Vitória escapa devido a uma rodada,
mas quebra de Ebel ainda no grid garante título de Padron; de forma incrível,
Tubino vence nos metros finais última etapa da temporada.
A etapa
decisiva que marcou o fim da temporada 2014 do Campeonato Paulista de F1600 não
poderia ter sido mais emocionante: empatado em pontos com Daniel Ebel (TJ
Motors), Emilio Padron (EF Preparações) cravou a pole position na manhã de
sábado com o tempo de 2min00s113, seguido por Thiago Felippe (Thomaz Racing) e
João Tubino Neto (San Race); Ebel largaria na 6ª colocação.
Já no grid de
largada Ebel com problemas no seu carro n° 32 vê a chance de lugar pelo título
terminar antes da volta de apresentação, abandonando a prova. Com o ponto extra
conquistado por Padron devido a pole position, o piloto de São Caetano do Sul
sagrava-se campeão antes mesmo da largada – porém não tinha essa informação por
desconhecer sobre o abandono do piloto que disputava o título contigo.
Na largada,
Padron mantém a ponta mas sofre forte pressão de Tubino; os jovens Matheus
Muniz (TJ Motors) e Marcelo Costa (Ascot Racing) abandonam depois de se tocaram
ainda na largada.
Largando na
segunda colocação, Luan Giraldi (Cacá Racing) perdera a posição para Tubino na
largada, mas não deixava o carioca escapar, e já na quarta volta ultrapassaria
o piloto da San Racing ficando a apenas 0s195 do líder. Padron conseguiria
abrir a vantagem de 0s457 em relação à Giraldi no sétimo giro, mas uma volta
depois rodaria devido a óleo na pista, caindo para a segunda colocação.
Tubino e
Giraldi travariam até o fim da prova uma bela disputa pelo vitória, alternando
a liderança; nos últimos metros para a bandeira quadriculada, Giraldi rasga a
reta dos boxes de Interlagos na frente, Tubino coloca de lado e vence com
apenas 0s186 de vantagem em relação ao piloto de Serra Negra.
Emilio Padron
termina na terceira colocação ficando com o título de 2014 da categoria;
William Daulision (DR Preparações) cruza na quarta colocação seguido por Luiz
Menezes Jr. (San Race) que depois de realizar corridas muito boas com pódios em
outros circuitos, enfim sobe ao pódio em Interlagos fechando a temporada com
chave de ouro. Glaucio Doreto (TJ Motors) fecha o pódio com ótima recuperação
após largar na 11ª colocação e ainda rodar na terceira volta após tocar na
briga por posições na pista.
Estreante,
Gabriel Lusquiños (TJ Motors) é outro jovem piloto que sai do kart para seguir
carreira tendo a F1600 como passo importante no aprimoramento: largando em 15º
lugar o piloto fez uma corrida constante recebendo a bandeira quadriculada em
7º lugar em seu primeiro contato com o carro, mostrando que em 2015 (onde já
está confirmado) dará muito trabalho aos "veteranos” da categoria.
Tubino não
escondia a felicidade em vencer pela primeira vez na temporada 2014 do
Campeonato Paulista de F1600: "Foi
um final de semana muito difícil: tivemos uma quebra, minha equipe San Race
trabalhou a madrugada inteira para me entregar
um equipamento competitivo novamente. Essa vitória é deles com certeza”,
finalizou o vencedor da prova.
A temporada
2014 da Fórmula 1600 termina com Padron somando 115 pontos contra 102 de Ebel e
73 de Doreto; mesmo sem participar das três últimas etapas, Flavio Matheus
fechou o campeonato em quarto lugar com 59 pontos, dois a mais do que Eduardo
Dias que fechou os cinco primeiros colocados.
Confira o resultado final da prova:
1) João
Tubino (San Race) – 12 voltas em 24min35s061
2) Luan
Giraldi (Cacá Racing) à 0s186
3) Emilio
Padron (EF Preparações) à 7s673
4) Willian
Daulisio (DR Preparações) à 19s185
5) Luiz
Menezes Jr. (San Race) à 34s230
6) Glaucio
Doreto (TJ Motors) à 49s389
7) Gabriel
Lusquiños (TJ Motors) à 50s775
8) Eduardo
Dias (San Race) à 51s105
9) Lore de
Mar (San Race) à 1min30s029
10) Danilo
Mioto (San Race) à 1min51s310
11) Alexandre
Bonilha (TJ Motors) à 2min23s514
Não completaram:
Eduardo Leão
(Della Barba) à 8 voltas
Thiago
Felippe (Thomaz Racing) à 7 voltas
Ricardo
Mangolini (Cacá Racing) à 6 voltas
Luciano Righi
(Cacá Racing) à 5 voltas
Thomaz
Soubihe à 4 voltas
Willian
Daulisio Jr. (DR Preparações) à 3 voltas
Matheus Muniz
(TJ Motors)
Marcelo Costa
(Ascot Racing)
Melhor volta:
Luan Giraldi (Cacá Racing) na 4ª volta em 2min00s982 (média de 126,197 km/h)
A F1600 conta
com o apoio da STP, FuelTech, Metal Horse, Lotse, MOTUL, Crestana e Alpie
Escola de Pilotagem.
Vitor Garcia .'. VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação
MTb: 34.906
Fotos: Rodrigo Ruiz