sábado, 22 de março de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Primeiro dia de treinos tem Barrichello/Farfus na ...

ALTA ROTAÇÃO: Primeiro dia de treinos tem Barrichello/Farfus na ...: Dupla fez o melhor tempo desta sexta-feira em Interlagos Começou oficialmente a primeira etapa do Circuito Schin Stock Car 2014. Nesta ...

Primeiro dia de treinos tem Barrichello/Farfus na frente

Dupla fez o melhor tempo desta sexta-feira em Interlagos

Começou oficialmente a primeira etapa do Circuito Schin Stock Car 2014. Nesta sexta-feira (21/03) o Autódromo de Interlagos recebeu três sessões de treinos livres, sendo duas exclusivas para convidados e uma com todos os pilotos na pista.

Entre os novatos, o destaque foi Lucas Di Grassi, que em seu primeiro contato com o Stock Car liderou a atividade da manhã, com o tempo de 1min40s096. No treino da tarde, o companheiro de Thiago Camilo terminou com a segunda melhor marca, seis décimos atrás do experiente Rodrigo Sperafico, parceiro de Felipe Fraga.

"Acho que esses tempos de treino mostram alguma coisa, mas não são tão importantes. Importante mesmo será na tomada de tempos e na corrida. Esse é um carro que tem uma boa potência e aderência, se comporta mais ou menos como se espera. A reação dos comandos, freio, acelerador, volante é bem precisa. É um bom carro de corrida e estou me divertindo bastante", comentou Di Grassi.

Na última atividade, que foi encerrada precocemente por conta da forte chuva em Interlagos, a dupla formada por Rubens Barrichello e Augusto Farfus foi a mais veloz. "O resultado de hoje não tem uma conotação imediata, porque não sabemos as condições dos pneus que os outros companheiros estavam andando. Ficar em primeiro é sempre legal, em qualquer condição, mas teremos muito trabalho para manter o carro nessa posição amanhã", comentou Barrichello, dono do melhor tempo do dia (1min39s612).

Para a classificação deste sábado, os competidores serão divididos em quatro grupos. O primeiro será formado pelos 16 melhores no campeonato do ano passado. O segundo terá os demais competidores de 2013 e também os estreantes. No 3 estarão os acompanhantes do grupo 1 e no 4 os convidados do segundo. A ordem de largada será definida pela média de tempos de cada dupla.

"Espero competitividade e espero estar na briga para conseguirmos um lugar bem à frente do pelotão. Estou habituado a troca de pilotos, como alguns pilotos convidados. Então acredito que isso vá ajudar na corrida", disse o português Álvaro Parente, parceiro de Denis Navarro.

Veja a programação de pista para o final de semana:
Sábado 22 de março
08h00 - 08h45 - 2o Treino Livre (Grupo 1) Turismo
08h55 - 09h40 - 2o Treino Livre (Grupo 2) Turismo
09h55 - 10h55 - 4o Treino Livre - todos os pilotos (Grupo 1)
11h05 - 12h05 - 4o Treino Livre - todos os pilotos (Grupo 2)
12h30 - 12h50 - Classificação Turismo
14h00 - 15h00 - Classificação

1a corrida Campeonato Brasileiro de Turismo
15h40 - Abertura de box
15h50 - Fechamento de box
15h55 - Placa de 5 minutos
16h00 - Volta de apresentação
16h05 - Largada (25 minutos de prova + 1 minuto)
16h35 - Pódio

16h45 - 17h25 - Volta rápida

Domingo 23 de março
2a corrida Campeonato Brasileiro de Turismo
08h15 - Abertura de box
08h25 - Fechamento de box
08h30 - Placa de 5 minutos
08h35 - Volta de apresentação
08h40 - Largada (35 minutos de prova + 1 minuto)
09h20 - Pódio

1a etapa Circuito Schin Stock Car
09h40 - Abertura de box
10h00 - Fechamento de Box
10h00 - 10h15 - Visita ao Grid
10h17 - Hino Nacional
10h20 - Placa de 5 Minutos  
10h25 - Volta de Apresentação
10h30 - Largada (50 min de prova + 1 volta )
11h25 - Pódio

12h00 - 13h00 - Volta rápida

O Circuito Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Schin é o patrocinador master. O evento também tem o patrocínio da Pirelli, copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Mobil Super e MAPFRE SEGUROS. Com o apoio da Transzero, Pioneer e Cielo. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.


Dep. de Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli

Foto: Duda Bairros/Vicar

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: temporal antecipa fim dos treinos em In...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: temporal antecipa fim dos treinos em In...: Barrichello é o mais rápido e Pizzonia fica em 12º nos primeiros treinos Fechando o verão e abrindo o outono, as águas de março encerra...

Stock Car: temporal antecipa fim dos treinos em Interlagos

Barrichello é o mais rápido e Pizzonia fica em 12º nos primeiros treinos

Fechando o verão e abrindo o outono, as águas de março encerraram prematuramente os treinos livres da etapa inaugural da temporada 2014 da Stock Car nesta sexta-feira em Interlagos. Tímida a princípio no meio da tarde, a chuva se transformou num temporal que provocou o fechamento da pista por motivo de segurança. Ainda com o asfalto seco, no primeiro dos dois grupos, Rubens Barrichello (Full Time) estabeleceu a melhor marca dos ensaios coletivos. Antonio Pizzonia, parceiro de Bruno Senna na Prati-Mico's Racing na primeira corrida em dupla da história da categoria, ficou em 12º. A comparação dos tempos, no entanto, ficou prejudicada pelas diferentes condições de pneus e pelo estado mais ou menos favorável do asfalto que cada um encontrou.

A verdade sobre as chances de cada dupla virá nos treinos classificatórios também inéditos deste sábado - o piloto titular sairá com pneus novos e depois dará lugar ao astro convidado com o mesmo jogo. Com a previsão de chuva e o maior ou menor grau de intimidade de cada piloto com o asfalto molhado, a briga pela pole não deverá ter favoritos e nada pode ser descartado. Em condições normais, no entanto, Pizzonia e Bruno acreditam que têm chances de garantir uma boa posição no grid. "O carro está bom", concordaram. "Apenas os freios traseiros estão bloqueando um pouco, o que compromete as curvas, aumenta a temperatura e o desgaste dos pneus", disse Pizzonia. "Com pneus novos, não se sente tanto esse problema porque a aderência é maior. Mas, depois de três voltas, os freios voltam a travar", completou Bruno.

Bruno impressionou pela rapidez - foi o mais veloz do quarteto da equipe, complementado por Júlio Campos e Fábio Carbone. Mas coube a Pizzonia, com maior experiência na categoria, a incumbência de acertar o carro nos treinos da tarde. "Preferimos deixar nossos pneus novos para amanhã. Além disso, ainda preciso de mais tempo para me readaptar ao carro e ao circuito porque não ando aqui desde 2012", lembrou. "Mas, no geral, o carro está competitivo e me deixou animado. Vamos torcer para o tempo firmar e eu poder andar mais nos treinos livres de amanhã", afirmou o piloto amazonense.

Se Bruno e Pizzonia enfrentaram um dia praticamente livre de dificuldades, Campos e Carbone voltaram a sofrer com a pane no novo câmbio acionado por borboleta. "Ainda não andei, desde os treinos de pré-temporada em Curitiba", lamentou Campos, decepcionado com um drama que parecia longe de solução. A luz no fim do túnel, no entanto, veio no fim do dia. Debaixo de chuva, mas antes que o asfalto ficasse impraticável, Carbone conseguiu completar diversas voltas sem o travamento da quarta marcha. "Parece que agora ficou legal", comemorou o piloto convidado de Campos.

Já praticamente sem luz natural e com a água praticamente invadindo os boxes, a equipe deveria treinar a troca de pilotos, pneus e reabastecimento. De acordo com o diretor-técnico Juan Carlos Lopez, o pit stop poderá ser fundamental no domingo. "A parada nos boxes decide uma corrida. Quem perder dois ou três segundos vai ficar com a vida complicada", garantiu.

Os melhores tempos da sexta-feira:

1 - Rubens Barrichello-Augusto Farfus (Full Time), 1min39s612
2 - Ricardo Zonta-Diego Aventin (RZ), 1min39s680
3 - Denis Navarro-Álvaro Parente (Voxx), 1min39s792
4 - Cacá Bueno-Juan Manuel Silva (Red Bull), 1min39s882
5 - Átila Abreu-Nelsinho Piquet (Mobil Super), 1min40s152
6 - Gabriel Casagrande-Enrique Bernoldi (C2), 1min40s152
7 - Popó Bueno-Gabriel Ponce de León (Shell), 1min40s238
8 - Felipe Lapenna-Chico Serra (Hot Car), 1min40s358
9 - Thiago Camilo-Lucas di Grassi (RCM), 1min40s483
10 - Ricardo Maurício-Osvaldo Negri (RC), 1min40s612
11 - Luciano Burti-Ricardo Rosset (Vogel), 1min40s853
12 - Antonio Pizzonia-Bruno Senna (Prati-Mico's Racing), 1min41s209
13 -Fábio Fogaça-David Muffato (Carlos Alves),1min41s328
14 -Lucas Foresti-Antonio Jorge Neto (Bassani), 1min41s380
15 - Rafael Suzuki-Giuliano Losacco (Pro GP), 1min41s399

Márcio Fonseca (MTb 14.457)
MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda.
Foto: Vandeley Soares/MF2


ALTA ROTAÇÃO: Outono começa em clima de velocidade em Pomerode

ALTA ROTAÇÃO: Outono começa em clima de velocidade em Pomerode: Cidade catarinense recebe neste final de semana a abertura do Campeonato Brasileiro de rally de Velocidade. Corrida começa neste sábado e t...

Outono começa em clima de velocidade em Pomerode

Cidade catarinense recebe neste final de semana a abertura do Campeonato Brasileiro de rally de Velocidade. Corrida começa neste sábado e termina no domingo

Mais de 140 quilômetros de trechos cronometrados aguardam mais de 25 duplas para a abertura do Campeonato Brasileiro de rally de Velocidade. A prova acontece entre o sábado e domingo, dias 22 e 23 de março, na cidade catarinense de Pomerode. É o outono começando em clima de muita velocidade pelas estradas do interior do município, considerado o mais alemão do Brasil.



A corrida começa neste sábado com a realização de seis especiais em estradas de terra, no interior do município. O domingo reserva outras quatro especiais para os competidores. Esta sexta-feira foi marcada pelo reconhecimento das especiais, trabalho feito pelos competidores, para conhecer o roteiro por onde a prova vai passar.

Ainda nesta sexta outras duas atividades importantes foram realizadas. O shakedown serviu de teste para os competidores. Já no início da noite, os carros foram para a pista, em um trecho especialmente montado para a prova, junto ao Parque de Eventos de Pomerode, para o qualifying. A super especial definiu a ordem de largada dos competidores na prova deste sábado.

Reconhecimento na chuva, corrida no seco

Os competidores encontraram dificuldades para realizar o reconhecimento das especiais nesta sexta-feira. A chuva esteve presente na região de Pomerode por quase toda a manhã. O bom piso das especiais, no entanto ajudou na concentração. A boa notícia é que a previsão do tempo marca tempo bom para o final de semana, o que deve fazer com que a corrida aconteça com tempo seco.

As especiais em Pomerode se mostraram bastante técnicas, com trechos mais travados mesclando com outros de alta velocidade. Na pista, mais de 20 carros largam neste sábado, as 9h23 na primeira especial. A corrida se desenrola em outras cinco especiais, terminando próximo das 17h30.

No domingo a prova começa às 8h13 e tem término previsto para às 11h30. A entrega da premiação aos vencedores será realizada por volta das 14h no Parque de Eventos de Pomerode.

Confira os pontos de acesso ao público no mapa clicando no link http://goo.gl/ADgdyp ou interativo via Google Maps: http://goo.gl/Oj0Hbl

Todas as informações da prova e a Cobertura ao Vivo você encontra em www.rallydepomerode.com.br


Ordem de largada para este sábado, definida pelo qualifying (saída parque de apoio)

Categoria CBR 1 – carros de tração 4x4 turbo

1 – 09h00 - Dimas Pimenta/Rodrigo Konig – Peugeot 207 XRC
2 – 09h02 - Milton Pagliosa/Sidinei Broering – Mitsubishi Lancer
3 – 09h04 - Ricardo Malucelli/Giovani Bordin – Mitsubishi Lancer
4 – 09h06 - Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer

Categoria CBR 2 – carros de tração 4x2 e motor de até 1.600 cc preparados

1 – 09h10 - Lucas Arnone/Andrei Karpinski – Peugeot 207
2 – 09h12 - Rafael Tulio/Gilvan Jablonski – Peugeot 207
3 – 09h14 - Felipe Müeller/Felipe Costa – Peugeot 207
4 – 09h16 - Jean Pimentel/Thiago Osternack – Peugeot 206
5 – 09h18 - Pedro Zamith/Gilson Rocha – Peugeot 207
6 – 09h20 - Alexandre Carvalho/João Ribeiro – Peugeot 206
7 – 09h22 - Laurindo Solimann/Felipe Solimann – Peugeot 206

Categoria CBR3 – carros de tração 4x2 e motor de até 1.600 cc standard

1 – 09h26 - Marco Malucelli/Guilherme Trombini – VW Gol
2 – 09h28 - José Barros Neto/Marco Marini – GM Celta
3 – 09h30 - Hamilton de Castro/Toni Matias – Peugeot 206
4 – 09h32 - Toninho Genoin/Maicol Souza – Peugeot 206
5 – 09h34 - Evandro Carbonera/Eduardo Tonial – Peugeot 207
6 – 09h36 - Fernando Solimann/Cristiano Beus – Ford KA
7 – 09h38 - Osman Didi/Murilo Hekave – Peugeot 206
8 – 09h40 - Gerson Lange/Rafaela Trapp – Peugeot 206
9 – 09h42 - Fabiano Botelho/José Almeida – Peugeot 206

Categoria Convidados

1 - 09h44 - Marcos Vinicius/Darlan Belena - VW Ggol

Programação:

Sábado - 22 de Março de 2014

07h00 Abertura da Secretaria de Prova - Parque Municipal de Eventos de Pomerode
09h00 Largada do primeiro carro do Parque de Apoio
09h23 Largada do primeiro carro na PE-1
09h51 Largada do primeiro carro na PE-2
10h21 Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio A
11h49 Largada do primeiro carro na PE-3
12h17 Largada do primeiro carro na PE-4
12h47 Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio B
14h15 Largada do primeiro carro na PE-5
14h43 Largada do primeiro carro na PE-6
15h13 Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio C / Vistoria do Campeonato Catarinense
17h13 Entrada do primeiro carro no Parque Fechado
18h00 Divulgação da Ordem de Largada de Domingo
18h00 Encerramento da Secretaria de Prova

Domingo - 23 de Março de 2014

07h00 Abertura da Secretaria de Prova - Parque Municipal de Eventos de Pomerode
08h00 Largada do primeiro carro do Parque de Apoio D
08h13 Largada do primeiro carro na PE-7
08h51 Largada do primeiro carro na PE-8
09h11 Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio E
10h29 Largada do primeiro carro na PE-9
11h07 Largada do primeiro carro na PE-10
11h27 Entrada do primeiro carro no Parque Fechado Final
14h00 Divulgação dos resultados / Premiação
15h00 Encerramento do Evento


Reflex Comunicação
Texto: Edson Castro

Fotos: Edson Castro

ALTA ROTAÇÃO: Átila e Nelsinho mostram entrosamento no primeiro ...

ALTA ROTAÇÃO: Átila e Nelsinho mostram entrosamento no primeiro ...: Pilotos da equipe Mobil Super destacam percepções parecidas das reações do carro #51 O primeiro dia de atividades de pista para a corri...

Átila e Nelsinho mostram entrosamento no primeiro dia em Interlagos

Pilotos da equipe Mobil Super destacam percepções parecidas das reações do carro #51

O primeiro dia de atividades de pista para a corrida de abertura da temporada da Stock Car em Interlagos serviu para reafirmar o entrosamento entre Átila Abreu e seu convidado para a prova deste domingo, Nelsinho Piquet.

Ao término dos treinos desta sexta-feira, os dois pilotos destacaram que tiveram percepções bastante parecidas das reações do carro #51 da equipe Mobil Super Racing.

"Nenhuma informação que o Nelsinho passou depois de treinar pela manhã foi diferente do que eu senti no carro quando fui para a pista à tarde. Tudo o que ele reportou foi exatamente o que eu senti, talvez com apenas uma diferença de intensidade", disse Átila.

Piquet confirmou o diagnóstico do parceiro e acrescentou que seu papel como convidado passa por seguir o trilho de trabalho do piloto titular da categoria. "O Átila tem muito mais experiência que eu neste carro e com certeza me chamou para a dupla por acreditar na minha capacidade de adaptação. Claro que tenho que seguir a linha dele, que é muito rápido neste carro, e tentar pilotar da mesma maneira."

Apesar da química entre os companheiros, o primeiro dia da temporada 2014 da Stock Car não foi livre de turbulência para os pilotos da equipe Mobil Super Racing. Um problema no carro #51 pela manhã impediu Piquet de fazer mais de cinco voltas. À tarde, com o carro funcionando perfeitamente, foi a vez de a chuva atrapalhar os planos.

"Queríamos andar os dois no mesmo treino para ter um parâmetro melhor de comparação, já que o Nelsinho foi para a pista com o tempo mais quente que eu. E na Stock Car isso faz bastante diferença. Mas daí o chove-e-para dificultou um pouco", lembrou Átila. Ele resumiu a jornada desta sexta como "um dia de muito aprendizado" e mostrou otimismo para o sábado.

De acordo com a avaliação do piloto sorocabano, o carro #51 está bem equilibrado e poderá novamente brigar pela pole com alguns ajustes.

Nelsinho frisou que sentiu dificuldade para sentir a reação do Stock Car, provavelmente em virtude da caixa de direção adotada na categoria. E expressou confiança de largar no top-10. "Confio que vamos classificar entre os dez primeiros. Mas tem uma mescla muito boa de pilotos nesta prova e vários carros podem surpreender", declarou o competidor da Nascar.

Por fim, Átila comentou que a instabilidade do tempo em São Paulo não deve ser um problema pensando na corrida. "Temos experiência, e a chuva é um complicador para todos. O Nelsinho já competiu em diversas categorias e inclusive na terra com o rallycross. Aliás, até na neve ele andou treinando recentemente, então dificuldade de aderência não deve ser um problema para ele."

A tomada de tempo para o grid de largada da abertura da Stock Car acontece às 14h, com transmissão ao vivo do Sportv. A corrida deste domingo tem largada às 10h30 e será exibida pela TV Globo.


Luís Ferrari

Foto: Rafael Gagliano

ALTA ROTAÇÃO: Marco Cozzi estreia com o pé direito no Brasileiro...

ALTA ROTAÇÃO: Marco Cozzi estreia com o pé direito no Brasileiro...: Mesmo sem usar pneus novos, dono do carro #23 crava o quarto tempo no primeiro treino oficial da temporada Marco Cozzi está otimista pa...

Marco Cozzi estreia com o pé direito no Brasileiro de Turismo

Mesmo sem usar pneus novos, dono do carro #23 crava o quarto tempo no primeiro treino oficial da temporada

Marco Cozzi está otimista para retomar as coisas em Interlagos do mesmo ponto em que as deixou na última prova de 2013 do Campeonato Brasileiro de Turismo: no lugar mais alto do pódio.

Depois do primeiro dia de treino em São Paulo, o dono do carro #23 ficou muito satisfeito com sua performance. "Com pneu usado, acredito que temos o melhor ritmo da pista. Teve gente à minha frente que usou pneu zero hoje e se eu tivesse feito a mesma coisa provavelmente iria brigar pelo primeiro lugar", declarou o piloto da equipe Carlos Alves.

Em seu giro mais rápido, Cozzi cravou 1min47s916.

"Com a mesma condição de pneu dos outros caras, neste sábado, acho que vamos brigar novamente pela pole. Tinha dúvidas sobre o quanto ia ser competitivo com a padronização das molas na categoria, mas hoje elas foram todas embora e acredito que vamos brigar pela vitória mais uma vez", declarou Cozzi.

Neste sábado, está previsto mais um treino livre pela manhã e a tomada de tempo ao meio dia. A primeira bateria da temporada tem largada às 16h05 de sábado. A segunda bateria da primeira etapa do Brasileiro de Turismo será no domingo, a partir das 8h40.

O portal Terra mostra as duas provas ao vivo. Na Rede TV!, a corrida de sábado será transmitida ao vivo e a de domingo em VT inédito.

Treino livre do Brasileiro de Turismo (top-5)

1.         João Pretto
2.         Raphael Abbate
3.         Guilherme Salas
4.         Marco Cozzi
5.         Edson Coelho



Luís Ferrari

Foto: Onboardmotor