segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Bruno Baptista vence pela primeira vez na F4 Sudam

Brasileiro faz corrida precisa sobre piso molhado e ganha segunda prova da quarta etapa da categoria, em El Pinar

Em prova bastante movimentada e debaixo de forte chuva, Bruno Baptista venceu neste domingo a segunda prova da quarta etapa da F4 Sul-americana (F4 Sudam), realizada no autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, no Uruguai. Com cinco segundos lugares na temporada, Baptista lutou bastante pelo primeiro triunfo após duelar com o uruguaio Juan Manuel Casella, que concluiu a prova na segunda posição. O também uruguaio Francisco Cammarota completou o pódio. O resultado deu novamente a Baptista a liderança do campeonato, com 132 pontos. Felipe Ortiz é o segundo, com 121 pontos.


"A vitória finalmente chegou. Estávamos batendo na trave nas últimas etapas, mas hoje fizemos uma corrida perfeita, apesar das péssimas condições da pista devido à chuva. Tive um início de corrida muito bom, saindo do oitavo lugar para o terceiro e o carro sempre esteve ótimo", afirmou Baptista, que ultrapassou o líder Casella nos momentos finais da prova. "Disputamos bastante a liderança, fiquei sempre por perto e, quando ele deu uma escapada, consegui ganhar a posição. Estou muito feliz pela vitória e também por ter voltado à liderança do certame", explicou.

O pole Maximiliano González manteve a ponta após a largada e conseguiu segurar a posição nas primeiras curvas. Porém, Juan Manuel Casella, o vencedor da primeira corrida, foi para cima e assumiu a liderança da prova, trazendo junto o brasileiro Bruno Baptista, Felipe Ortiz e Francisco Cammarota. González caiu para o quinto lugar. Não demorou muito para a dupla Casella/Baptista abrir bastante em relação aos demais e apenas os dois disputaram a vitória. Baptista aproveitou o erro de Casella para ganhar o posto.

"Foi uma pena porque tínhamos condições de ganhar, mas de maneira geral foi um bom resultado. Larguei em sexto e em duas voltas estava na ponta. O objetivo era manter a liderança, já que não tinha o spray dos carros da frente. Baptista, no entanto, estava muito rápido e não deu para segurá-lo. Cometi um erro, ele me passou e terminei em segundo", disse Casella, que elogiou o comportamento do carro. "Já corri com chuva em outras categorias, mas aqui na F4 Sudam é mais simples porque os carros são muito estáveis", continuou.

Em terceiro ficou Francisco Cammarota, que retornou à categoria após duas etapas ausentes. "Foi uma corrida muito complicada, mas me diverti bastante. A visibilidade estava péssima. Larguei em último e rapidamente consegui ganhar algumas posições. No fim, se tivesse mais um pouco de tempo, poderia passar Casella, mas seria impossível chegar em Baptista. Estou feliz com meu resultado. Largar atrás e chegar ao pódio é muito bom", explicou o uruguaio.

A próxima etapa da F4 Sudam será realizada dia 28 de setembro, na cidade de Mercedes, no Uruguai. O fim de semana será especial, com etapa dupla. "Será uma maratona. Vamos ter que trabalhar bastante o estado físico e mental. Estou animado", disse Baptista.

Resultado da segunda corrida em El Pinar:
1) Bruno Baptista (BRA)
2) Juan Manuel Casella (URU)
3) Francisco Cammarota (URU)
4) Salvador de Alba (MEX)
5) Felipe Ortiz (BRA)
6) Adrian Chiribao (URU)
7) Maximiliano González (MEX)
8) Nicolas Muraglia (URU)
9) Diego Muraglia (URU)
Abandonou
10) Junior Calamari (ARG)

Classificação do campeonato após quatro etapas:
1) Bruno Baptista (BRA) - 132 pontos
2) Felipe Ortiz (BRA) - 121 pontos
3) Juan Manuel Casella (URU) - 83 pontos
4) Nicolas Muraglia (URU) - 54 pontos
5) Martín Ponte (ARG) - 51 pontos
6) Federico Ensslin (URU) - 46 pontos
7) Frederick Balbi (URU) - 45 pontos
8) Enzo Bortoleto (BRA) - 41 pontos
9) Diego Muraglia (URU) - 33 pontos
10) Francisco Cammarota (URU) - 30 pontos
11) Miguel Wholer (URU) - 28 pontos
12) Mauro Marino (ARG) - 18 pontos
13) Alessandro Salerno (ARG) - 14 pontos
14) Maximiliano González (URU) - 14 pontos
15) Adrian Chiribao (URU) - 14 pontos
16) Salvador de Alba (MEX) - 12 pontos
17) Junior Calamari (ARG) - 10 pontos


MEDIAONE
Ricardo Montesano

Fotos: Damian Barischpolski/F4 Sudam

Augusto Farfus faz grande corrida de recuperação, ganha 13 posições e termina em 7º em Lausitzring

Brasileiro foi um dos destaques deste domingo na oitava etapa da temporada do DTM. Largando da 20ª colocação graças a uma punição controversa, o piloto do Team RBM fez ótima prova e somou seis pontos para o campeonato


Augusto Farfus brilhou neste domingo (14 de setembro) em Lausitzring, palco da oitava etapa da temporada 2014 do DTM. O único brasileiro do grid da categoria se destacou ao empreender grande reação depois de ter largado em 20º graças a uma punição sofrida após a classificação, no sábado. Desde o início da prova, quando a pista estava muito molhada, o piloto do Team RBM mostrou ótimo ritmo e recuperou terreno com ultrapassagens importantes, para depois se estabilizar entre os dez primeiros na segunda fase da corrida, com o asfalto mais seco. Após completar 52 voltas e conquistar 13 colocações, Farfus cruzou a linha de chegada em sétimo lugar.

No início da noite de sábado, após a classificação, a direção de prova puniu Farfus com a perda de cinco posições no grid por considerar que o brasileiro atrapalhou outro piloto durante a tomada de tempos. Desta forma, Augusto caiu de 15º para 20º, já sabendo que teria de ter um grande desempenho para cumprir seu objetivo no fim de semana e somar pontos importantes para o campeonato.


Partindo do fim do grid, Augusto fez um ótimo começo de corrida, ganhando muitas colocações. Na quarta volta, o curitibano já era o 12º, mostrando um grande ritmo na pista molhada de Lausitzring. No 26º giro, com o asfalto já bastante seco, Farfus foi aos boxes para fazer seu pit-stop e colocar pneus slicks para cumprir a segunda metade da prova. Daí em diante, o brasileiro manteve o bom desempenho e subiu para sétimo lugar, posição em que terminou a disputa deste domingo. A corrida foi vencida por Pascal Wehrlein, da Mercedes, enquanto Marco Wittmann, em sexto, comemorou o título da temporada 2014 por antecipação.

A próxima etapa do campeonato acontece daqui a duas semanas, quando os 23 pilotos do DTM voltam a se reunir para a penúltima corrida do ano, no circuito de Zandvoort, na Holanda, onde Augusto Farfus conquistou uma das suas três vitórias em 2013.

Augusto Farfus:

"Antes de tudo, gostaria de dar os parabéns ao Marco Wittmann pela conquista merecida do título da temporada. Estou bem feliz e satisfeito com a nossa corrida aqui em Lausitzring. Sofremos uma punição ontem porque os comissários entenderam que atrapalhei outro piloto na classificação, algo que não aconteceu, mas conseguimos reverter isso durante a prova. Tivemos um ótimo ritmo na chuva e ganhamos muitas posições. Considerando que larguei em 20º, terminar em sétimo lugar e ser o segundo melhor carro da BMW está de bom tamanho.”

Eversports

Fotos divulgação

Le Mans Series: Pipo Derani estreia com pódio no endurance em Paul Ricard

Jovem piloto brasileiro é o terceiro colocado ao lado do francês Nathanael Berthon e do venezuelano Rodolfo Gonzalez, correndo pela equipe Murphy Prototypes. Vitória escapou após um drive thru no stint final

Pole position e pódio. O resultado só não foi melhor, porque a vitória escapou no stint final. O brasileiro Pipo Derani foi o terceiro colocado neste domingo (dia 14) na disputa da etapa de Paul Ricard, na França, penúltima da temporada 2014 da European Le Mans Series. Foram quatro horas de disputas e Derani dividiu a pilotagem do Oreca Nissan 03R LMP2, da equipe Murphy Prototypes, com o francês Nathanael Berthon e o venezuelano Rodolfo Gonzalez.

Faltando 30 minutos para o final da prova, o time sofreu um drive thru, após a parada de Gonzalez, por não ter desligado o motor no momento do reabastecimento. Foram 35 segundos perdidos na cobrança da penalização e o trio ficou apenas 18 segundos atrás dos vencedores Gary Hirsch / Christian Klein / Pierre Ragues, da equipe Newblood by Morand Racing.


"Foi muito bacana. Terminamos em terceiro e não poderia estar mais feliz... Quer dizer, na verdade, poderia. Tomamos um drive thru faltando 30 minutos, por começar o reabastecimento com o motor do carro ainda ligado no último stint do Rodolfo Gonzalez. Acho que ele esqueceu de apertar o botão de desligar o carro rápido e acabamos tomando este drive thru, que foi feito enquanto o Nathanael estava na pista, no último stint da corrida", contou Derani.

"Uma pena, mas terminamos a 18 segundos do primeiro e perdemos com o drive thru 35 segundos. Não seria nada mal ganhar minha primeira corrida no endurance, mas estou feliz por ter um carro competitivo, pela estreia, por termos feito a pole, então foi um final de semana muito produtivo. Estou feliz e queria agradecer o Greg (Murphy, chefe da equipe), a Murphy Prototypes e a Hertz Car Sales (patrocinadora do time) pela oportunidade", completou o paulista de 20 anos.

Pipo recebeu o convite para participar da prova, após o teste bem sucedido com o time no final de agosto em Snetterton, na Inglaterra. A etapa francesa é a penúltima da temporada e teve a participação de 37 carros, divididos em três categorias. Agora o piloto brasileiro estuda as possibilidades para a temporada 2015.

Fórmula 3 Alemã
Após o pódio na ELMS, Derani segue na Europa. No próximo final de semana (dias 19 a 21), ele disputará a penúltima etapa da Fórmula 3 Alemã, em Sachsenring. O piloto foi convidado pela equipe ADM Motorsports para ajuda-los na evolução e desenvolvimento do carro, já que o time está disputando a temporada apenas com um piloto.

"Recebi o convite do Renato Melchioretto (chefe da equipe) e espero poder contribuir com a experiência que tenho na categoria", comentou o brasileiro. "O objetivo inicial é me readaptar ao carro, já que a última vez que pilotei um F-3 foi no GP de Macau de 2013, depois conseguir virar rápido e ver onde estamos para começar o desenvolvimento do carro", completou Derani, que fará apenas esta prova.

Confira os cinco primeiros na etapa de Paul Ricard da ELMS:
1 KLIEN / HIRSCH / RAGUES Morgan - Judd LMP2 D 125 voltas
2 CHATIN / PANCIATICI / WEBB Alpine A450b Nissan LMP2 a 5s518
3 DERANI / BERTHON / GONZALEZ Oreca 03R - Nissan LMP2 a 18s856
4 DOLAN / TINCKNELL / ALBUQUERQUE Zytek Z11SN - Nissan LMP2 a 1min20s558
5 BACHETA / SHULZHITSKIY Zytek Z11SN - Nissan LMP2 a 1min57s916


FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro / Guilherme Silva

Fotos: Peter May