terça-feira, 8 de abril de 2014
ALTA ROTAÇÃO: Vitor Meira completa primeira etapa com vitória
ALTA ROTAÇÃO: Vitor Meira completa primeira etapa com vitória: Largando da primeira posição, piloto da Ford se manteve na ponta e venceu. Resultados colocam Denis Navarro na liderança A prime...
Vitor Meira completa primeira etapa com vitória
Largando da primeira posição, piloto
da Ford se manteve na ponta e venceu. Resultados colocam Denis Navarro na
liderança
A primeira
rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas foi encerrada na tarde deste domingo
(06/04), no Autódromo de Tarumã (RS), com vitória de Vitor Meira. O piloto do
Ford Focus #3, preparado pela equipe Amir Nasr Racing, partiu da primeira
colocação, conseguiu manter a ponta em uma grande largada e se segurou na
frente até a bandeirada final. Vicente Orige (Honda) terminou com a segunda
posição e Thiago Marques (Chevrolet) foi o terceiro. Os resultados do final de
semana colocam Denis Navarro (Toyota) na liderança do campeonato. Entre as
marcas, a liderança é da Toyota, com 68 pontos.
Meira elogiou o formato do campeonato. "Tivemos um pódio com dois Toyotas e um
Honda na primeira corrida. Agora tivemos Ford, Chevrolet e Honda. Essa é a
finalidade do campeonato. É um bom trabalho desenvolvido pela organização e
pela Petrobras, que faz com que todos tenham o mesmo nível e todos possam
vencer", comentou o competidor, que espera se manter na ponta até o
final do campeonato. "É um trabalho
duro, mas está muito bem feito. Ainda temos um longo trabalho pela frente, mas
acho que esse ano teremos condição de disputar o campeonato",
acrescentou o vencedor.
"Procurei ser mais cauteloso e manter meu
ritmo. A corrida ficou tranquila, por que eu não tinha condições de alcançar o
Vitor e o pessoal que vinha atrás de mim estava muito distante. Consegui fazer
uma corrida sem problemas e conquistar o segundo posto", comentou o segundo colocado Vicente
Orige.
Na 13a volta Caito Vianna (Mitsubishi) e
Eduardo Rocha (Honda) se envolveram em um acidente, e ficaram parados em
posição perigosa, o que forçou a interrupção da prova com a entrada do safety
car. Na relargada, Thiago Marques foi pressionado por Denis Navarro (Toyota),
mas segurou o terceiro posto.
"Foram duas corridas muito disputadas.
Sabemos que em Tarumã temos condição de segurar. Depois de uma reestruturação
do Chevrolet o carro surtiu efeito. Só que esse é o primeiro passo de um
acerto. Conquistamos dois top 5, mas ainda temos muito trabalho pela
frente", explicou
Thiago Marques.
Veja como terminou a corrida:
1. Vitor Meira (Ford Focus) - 25 voltas em
31min45s861
2. Vicente Orige (Honda Civic) - a 2.630
3. Thiago Marques (Chevrolet Cruze) - a 6.772
4. Denis Navarro (Toyota Corolla) - a 7.058
5. Felipe Gama (Toyota Corolla) - a 7.509
6. Vitor Genz (Ford Focus) - a
8.017
7. Ricardo Maurício (Honda Civic) - a
8.603
8. Wellington Justino (Toyota Corolla) - a
10.269
9. Alceu Feldmann (Honda Civic) - a 10.734
10. Gustavo Martins (Mitsubishi Lancer GT) - a
15.144
11. Cesar Bonilha (Ford Focus) - a 15.786
12. Carlos Souza (Ford Focus) - a 16.354
13. Fabio Casagrande (Chevrolet Cruze) - a
19.262
14. Wilson Pinheiro/Caito Vianna (Mitsubishi
Lancer GT) - a 11 voltas
15. Eduardo Rocha (Honda Civic) - a 11 voltas
16. Galid Osman (Toyota Corolla) - a 16 voltas
17. Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze) - a
18 voltas
18. Daniel Kaefer (Chevrolet Cruze) - a 22
voltas
Resultado sujeito a verificações técnicas e
desportivas
Os resultados do final de semana colocam Denis
Navarro na liderança do campeonato, com um segundo e um quarto lugar
conquistados em Tarumã. Ricardo Maurício aparece na segunda posição e Felipe
Gama é o terceiro. Entre as marcas, a liderança é da Toyota, seguida por Honda,
Ford, Chevrolet e Mitsubishi.
Veja como ficou o campeonato após as
duas corridas:
Marcas
1. Toyota - 68 pontos
2. Honda - 63
3. Ford - 49
4. Chevrolet - 47
5. Mitsubishi - 9
Pilotos
1. Denis Navarro (Toyota Corolla) - 36
2. Ricardo Mauricio (Honda Civic) - 33
3. Felipe Gama (Toyota Corolla) - 32
4. Thiago Marques (Chevrolet Cruze) - 32
5. Vitor Meira (Ford Focus) - 31
6. Vicente Orige (Honda Civic) - 30
7. Vitor Genz (Ford Focus) - 18
8. Galid Osman (Toyota Corolla) -
16
9. Wellington
Justino (Toyota Corolla) - 15
10. Gabriel Casagrande (Chevrolet
Cruze) - 12
11. Cesar Bonilha (Ford Focus) - 10
12. Gustavo Martins (Mitsubishi Lancer GT) - 9
13. Carlos Souza (Ford Focus) - 8
14. Alceu Feldmann (Honda Civic) - 7
15. Fabio Casagrande (Chevrolet Cruze) - 3
16. Daniel Kaefer (Chevrolet Cruze) - 2
17. Eduardo Rocha (Honda Civic) - 1
18. Wilson Pinheiro/Caito Vianna (Mitsubishi
Lancer GT) - 0
ALTA ROTAÇÃO: Seletiva de Kart Petrobras apresenta programa para...
ALTA ROTAÇÃO: Seletiva de Kart Petrobras apresenta programa para...: Treino com equipe na Europa, experiência em um simulador de F-1 e acompanhamento físico e de capacidade de concentração são algumas das açõ...
Seletiva de Kart Petrobras apresenta programa para orientação a jovens pilotos em sua 16ª edição
Treino com equipe na Europa,
experiência em um simulador de F-1 e acompanhamento físico e de capacidade de
concentração são algumas das ações de projeto exclusivo, que amplia o apoio da
Seletiva de Kart Petrobras à base do automobilismo nacional, preparando jovens
pilotos para novos desafios
Com 15 anos
de existência, a Seletiva de Kart Petrobras é o principal torneio de incentivo
à base do automobilismo nacional e que distribui a maior premiação. Criada em
1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a competição já
reuniu mais de 150 pilotos em suas finais num verdadeiro vestibular das pistas,
envolvendo os maiores pilotos do kartismo no país. O evento também já passou
por 16 estados e 30 cidades do Brasil.
Em 2014, o
torneio se prepara para o início de sua 16ª edição, com a primeira etapa
classificatória - a Copa Petrobras Sorriso Campeão - agendada para o dia 17 de
maio no kartódromo de Aldeia da Serra, em São Paulo, onde pelo 12º ano
acontecerá a ação social Sorriso Campeão, beneficiando os mecânicos e seus
familiares com tratamento odontológico gratuito. O torneio também segue com o
apoio da MG Pneus e da Birel Sudam, que fornece há mais de 10 anos os chassis
para a final do evento.
E, para
marcar o início de uma nova fase, os organizadores da Seletiva de Kart
Petrobras anunciaram algumas mudanças e apresentaram um exclusivo e inovador
programa para a orientação a pilotos no Brasil. O objetivo é ampliar o apoio do
evento à base do automobilismo, diante da crescente dificuldade para o
surgimento de novos pilotos no país, capazes de chegar ao topo. E os motivos
para isso são muitos: a falta ou ausência de acompanhamento especializado, as
diversas categorias disponíveis na Europa e Estados Unidos, a inexistência de
uma categoria de base nacional, entre outros. As novidades foram divulgadas
nesta terça-feira (dia 8), durante coletiva de imprensa, em São Paulo.
Na parte
esportiva, a Seletiva de Kart Petrobras terá quatro etapas classificatórias e
não seis como nos últimos anos. As provas acontecerão em São Paulo (Aldeia da
Serra e Itu, esta última junto com o Brasileiro de Kart), Maranhão (São Luís) e
Goiás (Itumbiara, junto com a Copa Brasil de Kart). Serão três vagas por etapa,
mantendo 12 finalistas na decisão, marcada para os dias 27, 28 e 29 de outubro.
Concorrerão às vagas pilotos das categorias Graduados, com idade entre 15 e 18
anos. Em virtude do novo formato do projeto, que prevê um treino com monopostos
na Europa, a idade sobe de 14 para 15 anos completados no ano de realização da
edição. Ex-campeões seguem sem poder concorrer a uma nova premiação.
A premiação
do evento também muda, mas mantém a Seletiva de Kart Petrobras como o torneio
com o maior prêmio da modalidade no país. Com o novo programa, o valor estimado
sobe para 250 mil reais, distribuídos da seguinte forma:
Campeão: 60 mil reais
Troféu
Lubrax: 5 mil reais para o melhor estreante na final
Troféu Melhor
Mecânico: 1,5 mil reais
Programa de orientação para os quatro
primeiros classificados
Binho
Carcasci, idealizador da Seletiva de Kart Petrobras, e Paulo Carcasci,
heptacampeão brasileiro de kart e diretor técnico do evento, foram os responsáveis
pela formatação do novo projeto, que terá total apoio da Petrobras e Petrobras
Distribuidora.
"A Petrobras, além de utilizar as
competições automobilísticas como laboratórios para desenvolvimento de seus
produtos, sempre procurou apoiar o desenvolvimento do automobilismo brasileiro,
participando de todos os seus segmentos - protótipos, kart, turismo, rally,
caminhões e fórmula - através de alguns dos seus campeonatos, ao invés do
caminho de patrocínio individual a pilotos", comenta Claudio Thompson, gerente de
patrocínios esportivos da Petrobras.
"Após uma rápida pesquisa com
vários ex-kartistas, foi possível observar que, uma melhor formação e
orientação eram mais importantes do que, apenas, um prêmio em dinheiro. Assim,
sem esquecer a parte monetária, que sempre ajuda, é exatamente este melhor
preparo, não só técnico, como comportamental, que procuraremos dar a um número
maior de kartistas, com este novo formato de premiação da Seletiva de Kart
Petrobras, esperando, assim, contribuir com a futura carreira dos jovens
pilotos brasileiros", destaca
Thompson.
Binho
Carcasci reforça as palavras do executivo da Petrobras. "A premiação em
dinheiro, que a Seletiva sempre ofereceu, é uma parte importante na conquista
do título, mas há algum tempo sentimos que, mesmo com o dinheiro em mãos, os
pilotos não sabiam o melhor caminho a seguir, tinham muitas dúvidas e por vezes
não acabavam aproveitando o prêmio da melhor forma possível. Vamos continuar
com a premiação em dinheiro para o vencedor, mas vamos dar a oportunidade dos
quatro primeiros viverem uma experiência nova e enriquecedora, que dará a eles
um panorama mais completo do que os aguarda no prosseguimento de suas
carreiras", conta Binho.
O programa será dividido em algumas
ações:
Ações
Técnicas: Simulador de Fórmula 1, treino em uma equipe de monoposto - categoria
de base - na Europa, acompanhado por um coach, vivência de um dia na oficina da
equipe, participação no Mitsubishi Racing Experience com o ex-piloto Ingo
Hoffmann no Brasil;
Ações Física
e de Capacidade de Concentração: avaliação e acompanhamento físico e
psicológico com o preparador Nuno Cobra Jr.;
Ações de
Marketing: lições sobre marketing esportivo e media training.
"Antigamente, o piloto que visava
chegar à Fórmula 1, tinha um caminho na Europa com duas ou três opções. Hoje,
são várias categorias e caminhos a seguir. Sem orientação profissional, são
grandes as chances de gastos mal feitos, desilusões financeiras e frustrações
pessoais",
reforça Paulo Carcasci, um dos maiores campeões do kartismo nacional, com sete
títulos Brasileiros, e que será o responsável pelo trabalho de coach com os
pilotos na Europa.
Antes do
teste com a equipe de base na Europa, os pilotos terão um dia de trabalho junto
com o time, para entender e adquirir uma base para o conhecimento teórico sobre
todo o funcionamento e potenciais de ajustes de um monoposto de competição,
acompanhado por todo o staff técnico da equipe. No dia do treino, o objetivo é
os pilotos conhecerem o funcionamento do carro e como interagir com uma equipe
de competição de alto nível.
Ainda na
Europa, eles terão contato com um simulador de Fórmula 1, para mostrar aos
pilotos a realidade de seus sonhos e apresentar as necessidades para
alcança-los.
No Brasil,
eles também viverão um dia especial, ao lado de um dos maiores nomes do
automobilismo do país: Ingo Hoffmann. A experiência será realizada no autódromo
Velo Città, no interior de São Paulo, com carros do modelo Lancer Evo R, dando
aos pilotos novos conhecimentos de direção esportiva por se tratar de carros do
tipo "turismo", aumentando a capacidade individual de enfrentar novas
situações na carreira. Ao final do curso, os pilotos estarão aptos a requerer a
carteira de piloto profissional de pista, categoria PGCB, junto à CBA
(Confederação Brasileira de Automobilismo).
Na parte
física e psicológica, eles participarão de um programa de avaliação e
acompanhamento físico e psicológico com o especialista Nuno Cobra Jr. Serão
realizados testes regulares para inicialmente averiguar a capacidade aeróbica e
posteriormente medir a evolução dos pilotos, de forma a otimizar a condução do
treinamento e o controle dos resultados.
Os pilotos
também passarão por um media training, que abordará a importância da boa
comunicação com a imprensa, em português e em inglês, com ensinamentos e
práticas orientadas no tema. E ainda terão uma palestra com o publicitário
Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil, que
apresentará noções de marketing esportivo, destacando a importância do bom
relacionamento com patrocinadores.
"Queremos preparar os pilotos
para novas experiências, apresentar as dificuldades e necessidades relacionadas
à carreira, mostrando um panorama completo do automobilismo de base, no Brasil
e na Europa, quebrando paradigmas e pré-conceitos sobre o automobilismo
profissional", conclui
Binho.
Confira o calendário da 16ª edição da
Seletiva de Kart Petrobras:
Fase
Classificatória
17 de maio -
Copa Petrobras Sorriso Campeão - Aldeia da Serra / SP
2 de agosto -
Itu / SP (Campeonato Brasileiro de Kart)
20 de
setembro - São Luís /MA
11 de outubro
- Itumbiara / GO (Copa Brasil de Kart)
Final
27, 28 e 29
de outubro - Local a ser confirmado
Mais
informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro
Foto: Nicola Pizarro
ALTA ROTAÇÃO: Abu Dhabi Desert Challenge: Varela e Gugelmin fica...
ALTA ROTAÇÃO: Abu Dhabi Desert Challenge: Varela e Gugelmin fica...: Brasileiros estão se recuperando e ocupam a 12ª posição depois de três dias de disputas Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogã...
Abu Dhabi Desert Challenge: Varela e Gugelmin ficaram em oitavo nesta terça-feira
Brasileiros estão se recuperando e
ocupam a 12ª posição depois de três dias de disputas
Reinaldo
Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin /
Ibis / Itamotors) tiveram um bom desempenho no terceiro dia do Abu Dhabi Desert
Challenge, terceira etapa da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country, que será
realizado até o dia 10 de abril, nos Emirados Árabes Unidos.
Depois dos
dramáticos problemas mecânicos que enfrentaram na segunda-feira, nesta
terça-feira (08/4) a dupla brasileira se recuperou e completou a terceira
Especial na oitava posição entre os 28 concorrentes que ainda permanecem na
prova. Na classificação total eles ocupam o 12º posto.
"Tinha tudo para ir bem melhor.
Era para ser uma prova tranqüila, mas eu errei. Agora vamos pra amanhã e tentar
fazer uma etapa sem descer do carro", admite Reinaldo Varela, único piloto brasileiro a vencer
provas e que carrega dois títulos de Campeão Mundial de Rally Cross Country
(2001 e 2012).
Depois de
terem ficado apenas na 29ª posição no segundo dia de prova, em virtude da
quebra da caixa de direção, com o carro perfeito Varela/Gugelmin foram atrás da
recuperação, que conseguiram parcialmente.
"Dei três atoladas bobas, aquelas
barbeiragens no topo de duninhas, difíceis de aceitar. Ficamos encavalados nas
dunas, tivemos que descer do carro, colocar a prancha e ai perdemos muito
tempo", assume o
piloto da Divino Fogão/Blindarte/Temp Clean/Tecmin/Ibis/Itamotors. "Ainda tem mais dois dias de corrida e
muita coisa pode acontecer. Era para a gente estar melhor, um dia foi problema
com o carro e hoje foram estas atoladas. Vamos tentar fazer uns pontinhos para
o Mundial e tentar a recuperação total nas etapas seguintes", espera o
catarinense Gustavo Gugelmin.
O Abu Dhabi
Desert Challenge prossegue nesta quarta-feira para o quarto dia de disputas,
quando os concorrentes de 24 países enfrentarão outra Especial nas dunas e
planícies do deserto Liwa, nos Emirados Árabes Unidos, com 378,69 km
cronometrados.
Programação do Abu Dhabi Desert
Challenge:
Estágio 4 - 9/4 (quarta-feira)
Total: 378,69
km
Local:
Deserto Liwa
Estagio 5 - 10/4 (quinta-feira)
Termina no
Circuito Yas Marina
Total: 359,87
km
Local:
Deserto Liwa
Reinaldo
Varela e Gustavo Gugelmin tem o apoio de Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean
/ Tecmin / Ibis / Itamotors.
Mastermidia
João Alberto Otazú
Fotos: Marian Chytka
ALTA ROTAÇÃO: Marcos Ramos leva à Peugeot ao pódio no Marcas e P...
ALTA ROTAÇÃO: Marcos Ramos leva à Peugeot ao pódio no Marcas e P...: Com um bom trabalho em equipe, Ramos conquista duas vitórias durante a segunda etapa do metropolitano de Curitiba. A segunda etapa do...
Marcos Ramos leva à Peugeot ao pódio no Marcas e Pilotos
Com um bom trabalho em equipe, Ramos
conquista duas vitórias durante a segunda etapa do metropolitano de Curitiba.
A segunda
etapa do Marcas e Pilotos de Curitiba aconteceu no último final de semana 5 à 6
-, no Autódromo Raul Boesel, localizado em Pinhais, região metropolitana de
Curitiba. Etapa que foi marcada pelo bom desempenho de Marcos Ramos, o atual
campeão da categoria Sênior.
No treino
classificatório, que aconteceu no sábado (5), Marcos conquistou a pole em sua
categoria e a nona colocação na geral, marcando 1m41s521.
Marcos fez
uma boa largada e sempre se manteve em boas disputas com os oponentes e
defendendo sua posição. Com 17 voltas completadas no circuito de Pinhais, Ramos
conquistou sua primeira vitória na temporada de 2014.
" Estou muito feliz com o
resultado, minha equipe trabalhou bastante para acertar o carro para a corrida,
e estamos muito satisfeitos com este resultado" - comenta Ramos.
A segunda
corrida aconteceu na manhã de domingo (6). Dada a bandeira verde para o início
da prova, Marcos conseguiu escapar do enrosco do início da prova e manteve seu
ritmo até o término da corrida e conquistou sua segunda vitória no certame.
" Final de semana excelente,
corridas muito disputadas e tivemos 100% de aproveitamento, agora é pensar na
próxima corrida” -
finaliza.
A próxima
etapa acontece nos dias 3 e 4 de maio, no Autódromo de Cascavel.
Marcos Ramos
é patrocinado por: Grupo LeLac/ PPG Tintas/ Magnetron/ Nagazava Tintas/ Total
Lubrifcantes
Texto: Velocidade Curitiba Assessoria de Imprensa
Foto: Cintia Azevedo
ALTA ROTAÇÃO: Rally RN 1500: Família Varela vai atrás mais de vi...
ALTA ROTAÇÃO: Rally RN 1500: Família Varela vai atrás mais de vi...: Gabriel Varela (Quadriciclo) lidera dois campeonatos brasileiros e Rodrigo Varela (UTV) vai atrás da primeira vitória na temporada O Ri...
Rally RN 1500: Família Varela vai atrás mais de vitórias
Gabriel Varela (Quadriciclo) lidera
dois campeonatos brasileiros e Rodrigo Varela (UTV) vai atrás da primeira
vitória na temporada
O Rio Grande
do Norte recebe cerca de 100 pilotos de off-road para o 17º Rally RN 1500,
considerado o segundo principal rali do Brasil, que começa a ser disputado a
partir das 20 horas desta quarta-feira (09/4), com largada promocional no
Palácio dos Esportes de Natal. Serão quatro dias de competição para Motos,
Quadriciclos, UTVs e Carros, em quatro etapas válidas pelo Campeonato
Brasileiro de Rally Cross Country, percorrendo quase mil quilômetros entre
trilhas e estradas do interior do Estado até domingo (134).
"É uma prova com bastante
quilometragem em quatro dias, com competidores muito bons, alguns que já
venceram esta prova e até o Rally dos Sertões. Então, vai ser bem duro e
difícil, mas estamos bem preparados para andar bem e tentar novas vitórias na
categoria",
confia o piloto de Quadriciclos Gabriel Varela (Circuit Equipment/Divino Fogão
Rally Team), líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, depois de
vencer as duas primeiras etapas, e líder do Campeonato Brasileiro de Rally
Baja, depois de vencer a única etapa até agora realizada.
"É uma prova onde eu nunca andei,
vai ser minha estreia aqui no Nordeste. É uma corrida que tem muita areia, que
também foi o piso predominante nas três provas que eu venci neste ano. Vamos
acelerar e sentar a lenha",
desafia o piloto da Circuit Equipment/Divino Fogão Rally Team.
O seu irmão
mais velho Rodrigo Varela (Restaurante Divino Fogão), que corre de UTV em dupla
com João Arena, também está otimista.
"A nossa expectativa é muito boa para esta segunda maior corrida de cross
country no Brasil, com quatro dias de muita areia, piso bem gostoso de correr.
O nosso UTV está bom e agora confiável, e por isto vamos acelerar e partir pra
cima, para dar uma alavancada no campeonato, já que esta prova tem peso
quatro", espera o primogênito do piloto Reinaldo Varela, bicampeão
mundial de Rally Cross Country com carros.
"Vamos tentar fazer bonito aqui
em Natal para honrar o nome de meu pai, que já venceu esta prova com carro e
agora está nos Emirados Árabes atrás de mais um título mundial para o Brasil.
Ficamos aqui na torcida por ele e acredito que ele está torcendo muito pelo
nosso sucesso",
acredita Rodrigo.
"O fato de nosso pai não estar
conosco é legal por ele estar buscando o terceiro título mundial, mas seria
melhor se ele estivesse acompanhando de perto as nossas corridas, porque ele
tem muita experiência para nos passar, sempre com novas estratégias, o que é
muito positivo para a gente", opina
Gabriel.
"A gente gostaria de estar junto
com os meninos, mas também temos a nossa corrida, bem longe de casa. Vamos ver
se eles vão bem novamente, confio neles e estarei acompanhando e torcendo de
longe", disse
Reinaldo Varela, que disputa o Dhabi Desert Challenge até quinta-feira (10/4),
dia da primeira etapa do RN 1500.
O RN 1500
vale pelas 3ª, 4ª, 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross
Country e terá quatro dias de especiais. Na quinta-feira os competidores
enfrentarão 241 km entre Natal e Guamaré, com uma Especial de 116 km
cronometrados em areia. No segundo dia, serão 272 km entre Guamaré e Currais
Novos, com uma Especial de 139 km em estradas de terra batida e piçarras. No
terceiro será um laço com saída e chegada em Currais Novos, percorrendo 191 km
e com Especial de 112 km passando por muitas pedras. E para finalizar, a prova
volta para Natal percorrendo 242 km, sendo 104 km cronometrados em serras com
trechos sinuosos.
Programação:
09/04/13 - Vistorias, briefing e largada
promocional
20h - Largada
promocional - Palácio dos Esportes de Natal
10/04/14 - 1ª Prova
8h - Natal -
Guamaré - 241 km - Especial: 116 km
11/04/14 - 2ª Prova
8h - Guamaré
- Currais Novos - 272 km - Especial: 139 km
12/04/14 - 3ª Prova
8h - Currais
Novos - Currais Novos - 191 km - Especial: 112 km
13/04/14 - 4ª Prova
8h - Currais
Novos - Natal - 242 km - Especial: 104 km
14h - Evento
de chegada - Central de vendas da Ecocil
17h -
Resultado geral e premiação
Mastermidia
João Alberto Otazú
Fotos:Marcio Machado
ALTA ROTAÇÃO: Fernando Miranda conquista bons resultados no Marc...
ALTA ROTAÇÃO: Fernando Miranda conquista bons resultados no Marc...: Em um final de semana marcado por boas disputas, Fernando conquista bons resultados na sua primeira corrida no Marcas 'B'. O ...
Fernando Miranda conquista bons resultados no Marcas e Pilotos
Em um final de semana marcado por boas
disputas, Fernando conquista bons resultados na sua primeira corrida no Marcas
'B'.
O curitibano,
migrou de categoria, passou de Turismo 1.6 carburado para Marcas 'B' injetado.
Com uma rápida adaptação com o carro, Fernando teve bons resultados nos treinos
livres de sexta-feira (4) em uma condição pouco favorável, já que o circuito
estava molhado. Fechou o dia de treinos com sua volta mais rápida de 1m50s194;
3º na categoria Marcas 'B' e 10º na geral.
Na tomada de
tempo, ele fez o sexto tempo mais rápido em sua categoria e abriu a 11º fila do
grid de largada.
Fernando fez
uma boa largada, e depois de um toque no final da reta do Autódromo de
Curitiba, retomou à prova em busca de posições. Poucas voltas depois, foi
acionada a bandeira vermelha por conta de um incidente. Dada a relargada,
Fernando se aproximou dos adversários e aos poucos foi tentando ultrapassá-los.
Com um bom ritmo de corrida, Fernando finalizou sua primeira corrida no Marcas
com o um quinto lugar na categoria.
" Corrida muito boa, tive um bom
aprendizado no novo carro e na categoria, o toque no início da corrida desalinhou
todo o carro, e mesmo assim consegui fazer uma boa corrida" - comenta Fernando.
Na segunda
prova, Fernando manteve o ritmo da prova anterior para conquistar mais um bom
resultado em sua estréia no categoria, sem nenhum incidente, o piloto da AGB
Preparações, terminou a prova na 6º colocação na categoria Marcas'B'.
"Final de semana excelente e de
muito aprendizado, e estou satisfeito com os resultados. Agora é pensar na
próxima corrida"
- finaliza.
A próxima
etapa será nos dias 3 e 4 de maio, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, a
prova será válida pela primeira etapa do Paranaense de Marcas e também da 3ª
etapa do Marcas e Pilotos de Curitiba.
Fernando
Miranda é patrocinado por: Valle do Ribeira/ BatiOli - Transportes Pesados/
Grupo Matias/ Zoomlion - Cifa/ FEMP Industrial
Texto: Velocidade Curitiba Assessoria de Imprensa
Foto: Cintia Azevedo
ALTA ROTAÇÃO: Com rodada dupla, Stock Car terá mais um final de ...
ALTA ROTAÇÃO: Com rodada dupla, Stock Car terá mais um final de ...: Equipe Voxx Racing, dos pilotos Sergio Jimenez e Denis Navarro, já trabalha para a primeira corrida dupla da Stock Car nesta temporada; pro...
Com rodada dupla, Stock Car terá mais um final de semana inédito em Santa Cruz do Sul
Equipe Voxx Racing, dos pilotos Sergio
Jimenez e Denis Navarro, já trabalha para a primeira corrida dupla da Stock Car
nesta temporada; provas serão no domingo às 11h e 12h20
A Stock Car
tem neste final de semana uma etapa bem distinta do que a categoria viu nos
últimos anos. Ao invés de uma prova única de 40 minutos, a categoria terá duas
seguidas que irão totalizar uma hora de ação. Com 39 pontos em jogo nesta
rodada dupla em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, a Voxx Racing, time de
Sergio Jimenez e Denis Navarro, crê que a estratégia de troca de pneu e
reabastecimento, somado com o acerto ideal do carro na pista gaúcha, sejam os
pontos-chave de um grande resultado.
Para Jimenez,
piloto que quase subiu no pódio na primeira corrida da temporada, em
Interlagos, terminando em quarto, a pista de Santa Cruz do Sul é bastante
técnica, não permitindo muitas ultrapassagens e exigindo um carro com um
equilíbrio perfeito.
"A pista de Santa Cruz é bem
legal, tem um esse de alta, freadas fortes, subidas, descidas, o que exige que
o balanço do carro seja muito bom, ainda mais que teremos duas corridas. Com
não há muitos pontos de ultrapassagem, fazer um classificatório forte e largar
na frente é um ótimo começo",
comentou Sergio Jimenez, que passou muitos anos de sua carreira correndo provas
seguidas quando competia no kartismo europeu no início da década de 2000.
Denis
Navarro, vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Marcas da temporada 2013 e
atual líder do certame após a primeira etapa, destaca que o aproveitamento dos
treinos terá um peso muito grande no resultado final da prova, uma vez que
todos enfrentarão uma prova muito mais desgastante do que o usual.
"Será muito importante aproveitar
os treinos livres ao máximo, pois se não acharmos o acerto ideal, acabaremos
sendo prejudicados durante todo o final de semana. Os treinos serão essenciais
nesta primeira experiência em rodadas duplas da Stock Car depois de muitos
anos", disse
Denis Navarro, que estava disputando as primeiras posições na etapa inaugural
do campeonato em Interlagos quando foi rodado e atingido por outros carros,
abandonando a disputa.
Para William
Lube, chefe da equipe Voxx Racing, a estratégia terá um peso ainda maior nesta
etapa. Por ser dividida em duas corridas, sendo a primeira de 40 minutos mais
uma volta, e uma segunda, de 20 minutos mais uma volta, um pit stop obrigatório
para troca de pneus acontecerá. O reabastecimento de etanol também será um
ponto-chave pois, apesar de não obrigatório, será totalmente necessário, já que
o piloto não conseguirá fazer toda a corrida sem reabastecer.
"Teremos uma parada obrigatória,
com a de troca de um pneu. Teremos que trabalhar com a estratégia, pensar em
combustível, o quanto que será reabastecido, tudo em prol da otimização de
tempo. Tem muita coisa envolvida, por isso teremos que estudar muito. Quem
manter o carro mais inteiro possível para a segunda corrida irá se dar muito
bem", prevê
Lube.
A pontuação
das corridas também será distinta. Na primeira o vencedor receberá 24 pontos
pela vitória. Nesta prova, os pontos serão distribuídos até a 20ª colocação,
como acontecia até 2013. Na corrida mais curta, a segunda, o vencedor leva 15 e
os pontos se estende somente até o 14º colocado.
Neste seu
segundo ano na Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, a
Voxx Racing vem com um layout completamente diferente em 2014. Destacando o
espírito brasileiro e exaltando o patriotismo, o time correrá com a pintura nas
cores da bandeira brasileira: verde e amarelo, sempre destacando o Grupo Cimed.
Os treinos
livres para a rodada dupla de Santa Cruz do Sul irá se iniciar às 16h de
sexta-feira (11). O treino que define o grid de largada da primeira corrida
será no sábado (12), às 14h. A corrida principal acontecerá no domingo (13), às
12h, e contará com 40 minutos de duração. A segunda terá um grid invertido
entre os dez primeiros pilotos e terá largada às 12h20. Sportv transmite ao
vivo o treino classificatório e ambas as corridas.
Programação
Sexta-feira - 11 de abril
16h00 - 16h40
- 1º Treino livre - (Grupo 1)
16h50 - 17h30
- 1º Treino livre - (Grupo 2)
Sábado - 12 de abril
08h50 - 09h50
- 2º Treino livre (Grupo 1)
10h00 - 11h00
- 2º Treino livre (Grupo 2)
14h00 - 15h00
- Classificação
Domingo - 13 de abril
Stock Car -
Corrida 1
10h10 -
Abertura de Box
10h30 -
Fechamento de Box
10h30 - 10h45
- Visitação ao Grid
10h47 - Hino
Nacional
10h50 - Placa
de 5 Minutos
10h55 - Volta
de Apresentação
11h00 -
Largada (40 min de prova + 1 volta)
11h45 - Pódio
Stock Car - Corrida 2
12h05 - Placa
de 5 minutos
12h10 - Volta
de apresentação
12h20 -
Largada (20 min de prova + 1 volta)
12h45 - Pódio
Campeonato
1º) Felipe
Fraga, 12 pontos
2º) Valdeno
Brito, 11
3º) Marcos
Gomes, 10
4º) Sergio
Jimenez, 9
5º) Daniel
Serra, 8
6º) Átila
Abreu, 7
7º) Cacá
Bueno, 6
8º) Tuka
Rocha, 5
9º) Rubens
Barrichello, 4
10º) Popó
Bueno, 3
11º) Ricardo
Zonta, 2
12º) Julio
Campos, 1
Rodrigo França (MTB 31120)
Fotos: José Mário Dias/RF1
ALTA ROTAÇÃO: Marcas: Problema no carro breca corrida de Casagra...
ALTA ROTAÇÃO: Marcas: Problema no carro breca corrida de Casagra...: Após uma grande largada, o paranaense sofreu com uma quebra do parafuso da cambagem, que o fez abandonar A primeira etapa de abertura d...
Marcas: Problema no carro breca corrida de Casagrande em Tarumã
Após uma grande largada, o paranaense
sofreu com uma quebra do parafuso da cambagem, que o fez abandonar
A primeira
etapa de abertura da Copa Petrobras de Marcas marcou a estreia da C2 no
campeonato que envolve cinco montadoras, neste domingo, em Tarumã.
Gabriel
Casagrande finalizou a primeira corrida na sexta posição o que lhe garantiu no
grid invertido da segunda corrida, a terceira posição. O jovem piloto pisou
fundo pressionando já nas primeiras voltas o segundo colocado, mas na metade da
corrida uma quebra no parafuso da cambagem o fez abandonar, ocasionando a
quebra da suspensão do seu Cruze #83.
"Foi uma pena o meu Cruze estava
muito rápido. Foi à primeira corrida da equipe e todos estão de parabéns", destacou o jovem de 19 anos.
Fabio
Casagrande que retornou as pistas depois de três anos fora das competições
gostou do que viu. "Sabia que essa
primeira prova seria mais de adaptação então o meu objetivo foi cumprido",
destacou o paulista.
A C2 se
concentra agora para a segunda etapa da Stock Car, marcada para o dia 13 de
abril, em Santa Cruz do Sul.
MS2 Comunicação Integrada
Foto: Duda Bairros/Vicar
ALTA ROTAÇÃO: Dupla caipira vence e lidera na Copa ECPA de Veloc...
ALTA ROTAÇÃO: Dupla caipira vence e lidera na Copa ECPA de Veloc...: Provas de abertura da temporada foram disputadas no sábado A abertura da temporada 2014 da Copa ECPA de Velocidade aconteceu no último ...
Dupla caipira vence e lidera na Copa ECPA de Velocidade
Provas de abertura da temporada foram
disputadas no sábado
A abertura da
temporada 2014 da Copa ECPA de Velocidade aconteceu no último sábado (5), em
Piracicaba, no interior de São Paulo. Com 30 pilotos inscritos e 18 carros na
pista, as provas foram disputadas no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de
Automobilismo, na categoria Marcas e Pilotos.
A vitória
ficou com a dupla caipira formada pelo piracicabano Neto Datti e pelo piloto de
Sertãozinho Lamartine Pinotti, cada um venceu uma das provas da rodada
dupla e já lideram a competição na Super.
Apesar de ter
largado na segunda posição, Neto Datti fez uma excelente largada e se manteve
na cola do líder Luis Piccolo durante as 15 voltas, conseguindo duas
ultrapassagens, sendo que a segunda, na última volta, para não perder mais e
marcar a primeira vitória da temporada.
“É sempre bom começar o ano vencendo, a temporada passada não foi muito boa,
mas me trouxe muita experiência. Agora vamos trabalhar para manter o ritmo”,
disse animado.
Uma das
inovações desta temporada se refere a inversão do grid de largada na disputa da segunda
bateria. Agora, o resultado da primeira prova inverte a posição dos seis
melhores colocados na disputa da prova final da etapa, ou seja, o vencedor
larga em sexto, segundo em quinto, terceiro em quarto, quarto em terceiro,
quinto em segundo e o sexto sai na frente.
E foi
exatamente isso o que aconteceu com Lamartine Pinotti, que teve que largar em
sexto. Mas, após a largada, o piloto sertanezino foi para cima e galgando
posições assumiu a ponta antes da metade da prova para não perder mais.
“Esta é a segunda vez que piloto um
carro de turismo aqui no ECPA e, por coincidência, foi minha segunda vitória
nesta categoria”,
afirmou Pinotti que no ano passado venceu a 100 Milhas Piracicaba pela mesma
equipe Phoenix. “Porém, agora o objetivo
é outro. Quero ser campeão”, afirmou.
Na categoria
Light, o piracicabano Carlos Zilio venceu as duas provas e só não disparou na
liderança porque a dupla formada por José Santiago e Ricardo Pinto chegou em
segundo nas duas baterias.
Estreando no
campeonato a bordo um Citroën C3, Rodrigo Stefanini também acabou abandonando a
corrida nas duas baterias. “O carro é
novo e ainda está em desenvolvimento, pois encontramos problemas onde esperamos
que não houvesse. Mas espero ter mais sorte nas próximas etapas”, disse o
capivariano.
Já seu
conterrâneo, o piloto Mauricio Qugliato que herdou seu Pálio, fez uma boa
estreia entre os Novatos e marcou um quarto e um terceiro lugares, nas duas
baterias.
Novatos
Na categoria
Novato, composta por pilotos iniciantes, vitória da dupla de São Paulo da
equipe Phoenix, formada por Gabriel Moraes e Rafael Almeida, na primeira prova
do dia. Já piracicabano Danilo Gandelim, de 15 anos, venceu a segunda, depois
de uma largada espetacular, a bordo de um Gol da equipe Juka Motors.
Confira abaixo o resultado final das
corridas:
Resultados da 1ª etapa da Copa ECPA de
Velocidade
1ª prova
Marcas e Pilotos - Super
1º Neto
Datti/Lamartine Pinotti
2º João
Moraes/Luis Piccolo
3º Luis Alves
Melhor volta:
Neto Datti, em 1:18.094
1ª prova
Marcas e Pilotos - Light
1º Carlos
Zilio
2º José
Santiago/Ricardo Pinto
3º Robinson
Valter
Melhor volta:
Alexandre Barbosa, em 1:19.924
1ª prova
Marcas e Pilotos - Novato
1º Gabriel
Moraes/Rafael Almeida
2º Rodrigo
Palace
3º Danilo
Gandelim
Melhor volta:
Danilo Gandelim, em 1:19.010
2ª prova
Marcas e Pilotos - Super
1º Neto
Datti/Lamartine Pinotti
2º Luis Alves
3º Rodnei
Mazieri /Gustavo Favoretto
Melhor volta:
Lamartine Pinotti, em 1:18.352
2ª prova
Marcas e Pilotos - Light
1º Carlos
Zilio
2º José
Santiago/Ricardo Pinto
3º Robinson
Valter
Melhor volta:
Carlos Zilio, em 1:19.259
2ª prova
Marcas e Pilotos - Novato
1º Danilo
Gandelim
2º Rodrigo
Palace
3º Mauricio
Quagliato
Melhor volta:
Danilo Gandelim, em 1:19.742
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
Foto divulgação
Assinar:
Postagens (Atom)