terça-feira, 8 de abril de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Vitor Meira completa primeira etapa com vitória

ALTA ROTAÇÃO: Vitor Meira completa primeira etapa com vitória: Largando da primeira posição, piloto da Ford se manteve na ponta e venceu. Resultados colocam Denis Navarro na liderança   A prime...

Vitor Meira completa primeira etapa com vitória


Largando da primeira posição, piloto da Ford se manteve na ponta e venceu. Resultados colocam Denis Navarro na liderança

 

A primeira rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas foi encerrada na tarde deste domingo (06/04), no Autódromo de Tarumã (RS), com vitória de Vitor Meira. O piloto do Ford Focus #3, preparado pela equipe Amir Nasr Racing, partiu da primeira colocação, conseguiu manter a ponta em uma grande largada e se segurou na frente até a bandeirada final. Vicente Orige (Honda) terminou com a segunda posição e Thiago Marques (Chevrolet) foi o terceiro. Os resultados do final de semana colocam Denis Navarro (Toyota) na liderança do campeonato. Entre as marcas, a liderança é da Toyota, com 68 pontos.

 

 Meira elogiou o formato do campeonato. "Tivemos um pódio com dois Toyotas e um Honda na primeira corrida. Agora tivemos Ford, Chevrolet e Honda. Essa é a finalidade do campeonato. É um bom trabalho desenvolvido pela organização e pela Petrobras, que faz com que todos tenham o mesmo nível e todos possam vencer", comentou o competidor, que espera se manter na ponta até o final do campeonato. "É um trabalho duro, mas está muito bem feito. Ainda temos um longo trabalho pela frente, mas acho que esse ano teremos condição de disputar o campeonato", acrescentou o vencedor.

 

 "Procurei ser mais cauteloso e manter meu ritmo. A corrida ficou tranquila, por que eu não tinha condições de alcançar o Vitor e o pessoal que vinha atrás de mim estava muito distante. Consegui fazer uma corrida sem problemas e conquistar o segundo posto", comentou o segundo colocado Vicente Orige.

 

 Na 13a volta Caito Vianna (Mitsubishi) e Eduardo Rocha (Honda) se envolveram em um acidente, e ficaram parados em posição perigosa, o que forçou a interrupção da prova com a entrada do safety car. Na relargada, Thiago Marques foi pressionado por Denis Navarro (Toyota), mas segurou o terceiro posto.

 

 "Foram duas corridas muito disputadas. Sabemos que em Tarumã temos condição de segurar. Depois de uma reestruturação do Chevrolet o carro surtiu efeito. Só que esse é o primeiro passo de um acerto. Conquistamos dois top 5, mas ainda temos muito trabalho pela frente", explicou Thiago Marques.

 

Veja como terminou a corrida:

 1. Vitor Meira (Ford Focus) - 25 voltas em 31min45s861

 2. Vicente Orige (Honda Civic) - a 2.630

 3. Thiago Marques (Chevrolet Cruze) - a 6.772

 4. Denis Navarro (Toyota Corolla) - a 7.058

 5. Felipe Gama (Toyota Corolla) - a 7.509

 6. Vitor Genz (Ford Focus) - a 8.017

 7. Ricardo Maurício (Honda Civic) - a 8.603

 8. Wellington Justino (Toyota Corolla) - a 10.269

 9. Alceu Feldmann (Honda Civic) - a 10.734

 10. Gustavo Martins (Mitsubishi Lancer GT) - a 15.144

 11. Cesar Bonilha (Ford Focus) - a 15.786

 12. Carlos Souza (Ford Focus) - a 16.354

 13. Fabio Casagrande (Chevrolet Cruze) - a 19.262

 14. Wilson Pinheiro/Caito Vianna (Mitsubishi Lancer GT) - a 11 voltas

 15. Eduardo Rocha (Honda Civic) - a 11 voltas

 16. Galid Osman (Toyota Corolla) - a 16 voltas

 17. Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze) - a 18 voltas

 18. Daniel Kaefer (Chevrolet Cruze) - a 22 voltas

 Resultado sujeito a verificações técnicas e desportivas

 

 Os resultados do final de semana colocam Denis Navarro na liderança do campeonato, com um segundo e um quarto lugar conquistados em Tarumã. Ricardo Maurício aparece na segunda posição e Felipe Gama é o terceiro. Entre as marcas, a liderança é da Toyota, seguida por Honda, Ford, Chevrolet e Mitsubishi.

 

Veja como ficou o campeonato após as duas corridas:

 

Marcas

 1. Toyota - 68 pontos

 2. Honda - 63

 3. Ford - 49

 4. Chevrolet - 47

 5. Mitsubishi - 9

 

Pilotos

 1. Denis Navarro (Toyota Corolla) - 36

 2. Ricardo Mauricio (Honda Civic) - 33

 3. Felipe Gama (Toyota Corolla) - 32

 4. Thiago Marques (Chevrolet Cruze) - 32

 5. Vitor Meira (Ford Focus) - 31

 6. Vicente Orige (Honda Civic) - 30

 7. Vitor Genz (Ford Focus) - 18

 8. Galid Osman (Toyota Corolla) - 16

 9. Wellington Justino (Toyota Corolla) - 15

 10. Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze) - 12

 11. Cesar Bonilha (Ford Focus) - 10

 12. Gustavo Martins (Mitsubishi Lancer GT) - 9

 13. Carlos Souza (Ford Focus) - 8

 14. Alceu Feldmann (Honda Civic) - 7

 15. Fabio Casagrande (Chevrolet Cruze) - 3

 16. Daniel Kaefer (Chevrolet Cruze) - 2

 17. Eduardo Rocha (Honda Civic) - 1

 18. Wilson Pinheiro/Caito Vianna (Mitsubishi Lancer GT) - 0

 


Dep. de Comunicação Vicar

Eduardo Antonialli

Foto: Duda Bairros/Vicar

 

 

ALTA ROTAÇÃO: Seletiva de Kart Petrobras apresenta programa para...

ALTA ROTAÇÃO: Seletiva de Kart Petrobras apresenta programa para...: Treino com equipe na Europa, experiência em um simulador de F-1 e acompanhamento físico e de capacidade de concentração são algumas das açõ...

Seletiva de Kart Petrobras apresenta programa para orientação a jovens pilotos em sua 16ª edição

Treino com equipe na Europa, experiência em um simulador de F-1 e acompanhamento físico e de capacidade de concentração são algumas das ações de projeto exclusivo, que amplia o apoio da Seletiva de Kart Petrobras à base do automobilismo nacional, preparando jovens pilotos para novos desafios

Com 15 anos de existência, a Seletiva de Kart Petrobras é o principal torneio de incentivo à base do automobilismo nacional e que distribui a maior premiação. Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a competição já reuniu mais de 150 pilotos em suas finais num verdadeiro vestibular das pistas, envolvendo os maiores pilotos do kartismo no país. O evento também já passou por 16 estados e 30 cidades do Brasil.

Em 2014, o torneio se prepara para o início de sua 16ª edição, com a primeira etapa classificatória - a Copa Petrobras Sorriso Campeão - agendada para o dia 17 de maio no kartódromo de Aldeia da Serra, em São Paulo, onde pelo 12º ano acontecerá a ação social Sorriso Campeão, beneficiando os mecânicos e seus familiares com tratamento odontológico gratuito. O torneio também segue com o apoio da MG Pneus e da Birel Sudam, que fornece há mais de 10 anos os chassis para a final do evento.

E, para marcar o início de uma nova fase, os organizadores da Seletiva de Kart Petrobras anunciaram algumas mudanças e apresentaram um exclusivo e inovador programa para a orientação a pilotos no Brasil. O objetivo é ampliar o apoio do evento à base do automobilismo, diante da crescente dificuldade para o surgimento de novos pilotos no país, capazes de chegar ao topo. E os motivos para isso são muitos: a falta ou ausência de acompanhamento especializado, as diversas categorias disponíveis na Europa e Estados Unidos, a inexistência de uma categoria de base nacional, entre outros. As novidades foram divulgadas nesta terça-feira (dia 8), durante coletiva de imprensa, em São Paulo.

Na parte esportiva, a Seletiva de Kart Petrobras terá quatro etapas classificatórias e não seis como nos últimos anos. As provas acontecerão em São Paulo (Aldeia da Serra e Itu, esta última junto com o Brasileiro de Kart), Maranhão (São Luís) e Goiás (Itumbiara, junto com a Copa Brasil de Kart). Serão três vagas por etapa, mantendo 12 finalistas na decisão, marcada para os dias 27, 28 e 29 de outubro. Concorrerão às vagas pilotos das categorias Graduados, com idade entre 15 e 18 anos. Em virtude do novo formato do projeto, que prevê um treino com monopostos na Europa, a idade sobe de 14 para 15 anos completados no ano de realização da edição. Ex-campeões seguem sem poder concorrer a uma nova premiação.

A premiação do evento também muda, mas mantém a Seletiva de Kart Petrobras como o torneio com o maior prêmio da modalidade no país. Com o novo programa, o valor estimado sobe para 250 mil reais, distribuídos da seguinte forma:

Campeão: 60 mil reais
Troféu Lubrax: 5 mil reais para o melhor estreante na final
Troféu Melhor Mecânico: 1,5 mil reais
Programa de orientação para os quatro primeiros classificados

Binho Carcasci, idealizador da Seletiva de Kart Petrobras, e Paulo Carcasci, heptacampeão brasileiro de kart e diretor técnico do evento, foram os responsáveis pela formatação do novo projeto, que terá total apoio da Petrobras e Petrobras Distribuidora.

"A Petrobras, além de utilizar as competições automobilísticas como laboratórios para desenvolvimento de seus produtos, sempre procurou apoiar o desenvolvimento do automobilismo brasileiro, participando de todos os seus segmentos - protótipos, kart, turismo, rally, caminhões e fórmula - através de alguns dos seus campeonatos, ao invés do caminho de patrocínio individual a pilotos", comenta Claudio Thompson, gerente de patrocínios esportivos da Petrobras.

"Após uma rápida pesquisa com vários ex-kartistas, foi possível observar que, uma melhor formação e orientação eram mais importantes do que, apenas, um prêmio em dinheiro. Assim, sem esquecer a parte monetária, que sempre ajuda, é exatamente este melhor preparo, não só técnico, como comportamental, que procuraremos dar a um número maior de kartistas, com este novo formato de premiação da Seletiva de Kart Petrobras, esperando, assim, contribuir com a futura carreira dos jovens pilotos brasileiros", destaca Thompson.

Binho Carcasci reforça as palavras do executivo da Petrobras. "A premiação em dinheiro, que a Seletiva sempre ofereceu, é uma parte importante na conquista do título, mas há algum tempo sentimos que, mesmo com o dinheiro em mãos, os pilotos não sabiam o melhor caminho a seguir, tinham muitas dúvidas e por vezes não acabavam aproveitando o prêmio da melhor forma possível. Vamos continuar com a premiação em dinheiro para o vencedor, mas vamos dar a oportunidade dos quatro primeiros viverem uma experiência nova e enriquecedora, que dará a eles um panorama mais completo do que os aguarda no prosseguimento de suas carreiras", conta Binho.

O programa será dividido em algumas ações:

Ações Técnicas: Simulador de Fórmula 1, treino em uma equipe de monoposto - categoria de base - na Europa, acompanhado por um coach, vivência de um dia na oficina da equipe, participação no Mitsubishi Racing Experience com o ex-piloto Ingo Hoffmann no Brasil;

Ações Física e de Capacidade de Concentração: avaliação e acompanhamento físico e psicológico com o preparador Nuno Cobra Jr.;

Ações de Marketing: lições sobre marketing esportivo e media training.

"Antigamente, o piloto que visava chegar à Fórmula 1, tinha um caminho na Europa com duas ou três opções. Hoje, são várias categorias e caminhos a seguir. Sem orientação profissional, são grandes as chances de gastos mal feitos, desilusões financeiras e frustrações pessoais", reforça Paulo Carcasci, um dos maiores campeões do kartismo nacional, com sete títulos Brasileiros, e que será o responsável pelo trabalho de coach com os pilotos na Europa.

Antes do teste com a equipe de base na Europa, os pilotos terão um dia de trabalho junto com o time, para entender e adquirir uma base para o conhecimento teórico sobre todo o funcionamento e potenciais de ajustes de um monoposto de competição, acompanhado por todo o staff técnico da equipe. No dia do treino, o objetivo é os pilotos conhecerem o funcionamento do carro e como interagir com uma equipe de competição de alto nível.

Ainda na Europa, eles terão contato com um simulador de Fórmula 1, para mostrar aos pilotos a realidade de seus sonhos e apresentar as necessidades para alcança-los.

No Brasil, eles também viverão um dia especial, ao lado de um dos maiores nomes do automobilismo do país: Ingo Hoffmann. A experiência será realizada no autódromo Velo Città, no interior de São Paulo, com carros do modelo Lancer Evo R, dando aos pilotos novos conhecimentos de direção esportiva por se tratar de carros do tipo "turismo", aumentando a capacidade individual de enfrentar novas situações na carreira. Ao final do curso, os pilotos estarão aptos a requerer a carteira de piloto profissional de pista, categoria PGCB, junto à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Na parte física e psicológica, eles participarão de um programa de avaliação e acompanhamento físico e psicológico com o especialista Nuno Cobra Jr. Serão realizados testes regulares para inicialmente averiguar a capacidade aeróbica e posteriormente medir a evolução dos pilotos, de forma a otimizar a condução do treinamento e o controle dos resultados.

Os pilotos também passarão por um media training, que abordará a importância da boa comunicação com a imprensa, em português e em inglês, com ensinamentos e práticas orientadas no tema. E ainda terão uma palestra com o publicitário Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil, que apresentará noções de marketing esportivo, destacando a importância do bom relacionamento com patrocinadores.

"Queremos preparar os pilotos para novas experiências, apresentar as dificuldades e necessidades relacionadas à carreira, mostrando um panorama completo do automobilismo de base, no Brasil e na Europa, quebrando paradigmas e pré-conceitos sobre o automobilismo profissional", conclui Binho.

Confira o calendário da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:

Fase Classificatória
17 de maio - Copa Petrobras Sorriso Campeão - Aldeia da Serra / SP
2 de agosto - Itu / SP (Campeonato Brasileiro de Kart)
20 de setembro - São Luís /MA
11 de outubro - Itumbiara / GO (Copa Brasil de Kart)
Final
27, 28 e 29 de outubro - Local a ser confirmado



FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro

Foto: Nicola Pizarro

ALTA ROTAÇÃO: Abu Dhabi Desert Challenge: Varela e Gugelmin fica...

ALTA ROTAÇÃO: Abu Dhabi Desert Challenge: Varela e Gugelmin fica...: Brasileiros estão se recuperando e ocupam a 12ª posição depois de três dias de disputas Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogã...

Abu Dhabi Desert Challenge: Varela e Gugelmin ficaram em oitavo nesta terça-feira

Brasileiros estão se recuperando e ocupam a 12ª posição depois de três dias de disputas

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) tiveram um bom desempenho no terceiro dia do Abu Dhabi Desert Challenge, terceira etapa da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country, que será realizado até o dia 10 de abril, nos Emirados Árabes Unidos.

Depois dos dramáticos problemas mecânicos que enfrentaram na segunda-feira, nesta terça-feira (08/4) a dupla brasileira se recuperou e completou a terceira Especial na oitava posição entre os 28 concorrentes que ainda permanecem na prova. Na classificação total eles ocupam o 12º posto.


"Tinha tudo para ir bem melhor. Era para ser uma prova tranqüila, mas eu errei. Agora vamos pra amanhã e tentar fazer uma etapa sem descer do carro", admite Reinaldo Varela, único piloto brasileiro a vencer provas e que carrega dois títulos de Campeão Mundial de Rally Cross Country (2001 e 2012).

Depois de terem ficado apenas na 29ª posição no segundo dia de prova, em virtude da quebra da caixa de direção, com o carro perfeito Varela/Gugelmin foram atrás da recuperação, que conseguiram parcialmente.

"Dei três atoladas bobas, aquelas barbeiragens no topo de duninhas, difíceis de aceitar. Ficamos encavalados nas dunas, tivemos que descer do carro, colocar a prancha e ai perdemos muito tempo", assume o piloto da Divino Fogão/Blindarte/Temp Clean/Tecmin/Ibis/Itamotors. "Ainda tem mais dois dias de corrida e muita coisa pode acontecer. Era para a gente estar melhor, um dia foi problema com o carro e hoje foram estas atoladas. Vamos tentar fazer uns pontinhos para o Mundial e tentar a recuperação total nas etapas seguintes", espera o catarinense Gustavo Gugelmin.

O Abu Dhabi Desert Challenge prossegue nesta quarta-feira para o quarto dia de disputas, quando os concorrentes de 24 países enfrentarão outra Especial nas dunas e planícies do deserto Liwa, nos Emirados Árabes Unidos, com 378,69 km cronometrados.

Programação do Abu Dhabi Desert Challenge:
Estágio 4 - 9/4 (quarta-feira)
Total: 378,69 km
Local: Deserto Liwa

Estagio 5 - 10/4 (quinta-feira)
Termina no Circuito Yas Marina
Total: 359,87 km
Local: Deserto Liwa

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tem o apoio de Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors.


Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos: Marian Chytka

ALTA ROTAÇÃO: Marcos Ramos leva à Peugeot ao pódio no Marcas e P...

ALTA ROTAÇÃO: Marcos Ramos leva à Peugeot ao pódio no Marcas e P...: Com um bom trabalho em equipe, Ramos conquista duas vitórias durante a segunda etapa do metropolitano de Curitiba. A segunda etapa do...

Marcos Ramos leva à Peugeot ao pódio no Marcas e Pilotos

Com um bom trabalho em equipe, Ramos conquista duas vitórias durante a segunda etapa do metropolitano de Curitiba.


A segunda etapa do Marcas e Pilotos de Curitiba aconteceu no último final de semana 5 à 6 -, no Autódromo Raul Boesel, localizado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Etapa que foi marcada pelo bom desempenho de Marcos Ramos, o atual campeão da categoria Sênior.


No treino classificatório, que aconteceu no sábado (5), Marcos conquistou a pole em sua categoria e a nona colocação na geral, marcando 1m41s521.

Marcos fez uma boa largada e sempre se manteve em boas disputas com os oponentes e defendendo sua posição. Com 17 voltas completadas no circuito de Pinhais, Ramos conquistou sua primeira vitória na temporada de 2014.

" Estou muito feliz com o resultado, minha equipe trabalhou bastante para acertar o carro para a corrida, e estamos muito satisfeitos com este resultado" - comenta Ramos.

A segunda corrida aconteceu na manhã de domingo (6). Dada a bandeira verde para o início da prova, Marcos conseguiu escapar do enrosco do início da prova e manteve seu ritmo até o término da corrida e conquistou sua segunda vitória no certame.

" Final de semana excelente, corridas muito disputadas e tivemos 100% de aproveitamento, agora é pensar na próxima corrida” - finaliza.

A próxima etapa acontece nos dias 3 e 4 de maio, no Autódromo de Cascavel.

Marcos Ramos é patrocinado por: Grupo LeLac/ PPG Tintas/ Magnetron/ Nagazava Tintas/ Total Lubrifcantes


Texto: Velocidade Curitiba Assessoria de Imprensa

Foto: Cintia Azevedo

ALTA ROTAÇÃO: Rally RN 1500: Família Varela vai atrás mais de vi...

ALTA ROTAÇÃO: Rally RN 1500: Família Varela vai atrás mais de vi...: Gabriel Varela (Quadriciclo) lidera dois campeonatos brasileiros e Rodrigo Varela (UTV) vai atrás da primeira vitória na temporada O Ri...

Rally RN 1500: Família Varela vai atrás mais de vitórias

Gabriel Varela (Quadriciclo) lidera dois campeonatos brasileiros e Rodrigo Varela (UTV) vai atrás da primeira vitória na temporada

O Rio Grande do Norte recebe cerca de 100 pilotos de off-road para o 17º Rally RN 1500, considerado o segundo principal rali do Brasil, que começa a ser disputado a partir das 20 horas desta quarta-feira (09/4), com largada promocional no Palácio dos Esportes de Natal. Serão quatro dias de competição para Motos, Quadriciclos, UTVs e Carros, em quatro etapas válidas pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, percorrendo quase mil quilômetros entre trilhas e estradas do interior do Estado até domingo (134).

"É uma prova com bastante quilometragem em quatro dias, com competidores muito bons, alguns que já venceram esta prova e até o Rally dos Sertões. Então, vai ser bem duro e difícil, mas estamos bem preparados para andar bem e tentar novas vitórias na categoria", confia o piloto de Quadriciclos Gabriel Varela (Circuit Equipment/Divino Fogão Rally Team), líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, depois de vencer as duas primeiras etapas, e líder do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, depois de vencer a única etapa até agora realizada.

"É uma prova onde eu nunca andei, vai ser minha estreia aqui no Nordeste. É uma corrida que tem muita areia, que também foi o piso predominante nas três provas que eu venci neste ano. Vamos acelerar e sentar a lenha", desafia o piloto da Circuit Equipment/Divino Fogão Rally Team.

O seu irmão mais velho Rodrigo Varela (Restaurante Divino Fogão), que corre de UTV em dupla com João Arena, também está otimista. "A nossa expectativa é muito boa para esta segunda maior corrida de cross country no Brasil, com quatro dias de muita areia, piso bem gostoso de correr. O nosso UTV está bom e agora confiável, e por isto vamos acelerar e partir pra cima, para dar uma alavancada no campeonato, já que esta prova tem peso quatro", espera o primogênito do piloto Reinaldo Varela, bicampeão mundial de Rally Cross Country com carros.

"Vamos tentar fazer bonito aqui em Natal para honrar o nome de meu pai, que já venceu esta prova com carro e agora está nos Emirados Árabes atrás de mais um título mundial para o Brasil. Ficamos aqui na torcida por ele e acredito que ele está torcendo muito pelo nosso sucesso", acredita Rodrigo.


"O fato de nosso pai não estar conosco é legal por ele estar buscando o terceiro título mundial, mas seria melhor se ele estivesse acompanhando de perto as nossas corridas, porque ele tem muita experiência para nos passar, sempre com novas estratégias, o que é muito positivo para a gente", opina Gabriel.

"A gente gostaria de estar junto com os meninos, mas também temos a nossa corrida, bem longe de casa. Vamos ver se eles vão bem novamente, confio neles e estarei acompanhando e torcendo de longe", disse Reinaldo Varela, que disputa o Dhabi Desert Challenge até quinta-feira (10/4), dia da primeira etapa do RN 1500.

O RN 1500 vale pelas 3ª, 4ª, 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e terá quatro dias de especiais. Na quinta-feira os competidores enfrentarão 241 km entre Natal e Guamaré, com uma Especial de 116 km cronometrados em areia. No segundo dia, serão 272 km entre Guamaré e Currais Novos, com uma Especial de 139 km em estradas de terra batida e piçarras. No terceiro será um laço com saída e chegada em Currais Novos, percorrendo 191 km e com Especial de 112 km passando por muitas pedras. E para finalizar, a prova volta para Natal percorrendo 242 km, sendo 104 km cronometrados em serras com trechos sinuosos.

Programação:
09/04/13 - Vistorias, briefing e largada promocional
20h - Largada promocional - Palácio dos Esportes de Natal

10/04/14 - 1ª Prova
8h - Natal - Guamaré - 241 km - Especial: 116 km

11/04/14 - 2ª Prova
8h - Guamaré - Currais Novos - 272 km - Especial: 139 km

12/04/14 - 3ª Prova
8h - Currais Novos - Currais Novos - 191 km - Especial: 112 km

13/04/14 - 4ª Prova
8h - Currais Novos - Natal - 242 km - Especial: 104 km
14h - Evento de chegada - Central de vendas da Ecocil
17h - Resultado geral e premiação


Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos:Marcio Machado

ALTA ROTAÇÃO: Fernando Miranda conquista bons resultados no Marc...

ALTA ROTAÇÃO: Fernando Miranda conquista bons resultados no Marc...: Em um final de semana marcado por boas disputas, Fernando conquista bons resultados na sua primeira corrida no Marcas 'B'. O ...

Fernando Miranda conquista bons resultados no Marcas e Pilotos

Em um final de semana marcado por boas disputas, Fernando conquista bons resultados na sua primeira corrida no Marcas 'B'.


O curitibano, migrou de categoria, passou de Turismo 1.6 carburado para Marcas 'B' injetado. Com uma rápida adaptação com o carro, Fernando teve bons resultados nos treinos livres de sexta-feira (4) em uma condição pouco favorável, já que o circuito estava molhado. Fechou o dia de treinos com sua volta mais rápida de 1m50s194; 3º na categoria Marcas 'B' e 10º na geral.

Na tomada de tempo, ele fez o sexto tempo mais rápido em sua categoria e abriu a 11º fila do grid de largada.


Fernando fez uma boa largada, e depois de um toque no final da reta do Autódromo de Curitiba, retomou à prova em busca de posições. Poucas voltas depois, foi acionada a bandeira vermelha por conta de um incidente. Dada a relargada, Fernando se aproximou dos adversários e aos poucos foi tentando ultrapassá-los. Com um bom ritmo de corrida, Fernando finalizou sua primeira corrida no Marcas com o um quinto lugar na categoria.

" Corrida muito boa, tive um bom aprendizado no novo carro e na categoria, o toque no início da corrida desalinhou todo o carro, e mesmo assim consegui fazer uma boa corrida" - comenta Fernando.

Na segunda prova, Fernando manteve o ritmo da prova anterior para conquistar mais um bom resultado em sua estréia no categoria, sem nenhum incidente, o piloto da AGB Preparações, terminou a prova na 6º colocação na categoria Marcas'B'.

"Final de semana excelente e de muito aprendizado, e estou satisfeito com os resultados. Agora é pensar na próxima corrida" - finaliza.

A próxima etapa será nos dias 3 e 4 de maio, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, a prova será válida pela primeira etapa do Paranaense de Marcas e também da 3ª etapa do Marcas e Pilotos de Curitiba.


Fernando Miranda é patrocinado por: Valle do Ribeira/ BatiOli - Transportes Pesados/ Grupo Matias/ Zoomlion - Cifa/ FEMP Industrial



Texto: Velocidade Curitiba Assessoria de Imprensa

Foto: Cintia Azevedo

ALTA ROTAÇÃO: Com rodada dupla, Stock Car terá mais um final de ...

ALTA ROTAÇÃO: Com rodada dupla, Stock Car terá mais um final de ...: Equipe Voxx Racing, dos pilotos Sergio Jimenez e Denis Navarro, já trabalha para a primeira corrida dupla da Stock Car nesta temporada; pro...

Com rodada dupla, Stock Car terá mais um final de semana inédito em Santa Cruz do Sul

Equipe Voxx Racing, dos pilotos Sergio Jimenez e Denis Navarro, já trabalha para a primeira corrida dupla da Stock Car nesta temporada; provas serão no domingo às 11h e 12h20

A Stock Car tem neste final de semana uma etapa bem distinta do que a categoria viu nos últimos anos. Ao invés de uma prova única de 40 minutos, a categoria terá duas seguidas que irão totalizar uma hora de ação. Com 39 pontos em jogo nesta rodada dupla em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, a Voxx Racing, time de Sergio Jimenez e Denis Navarro, crê que a estratégia de troca de pneu e reabastecimento, somado com o acerto ideal do carro na pista gaúcha, sejam os pontos-chave de um grande resultado.

Para Jimenez, piloto que quase subiu no pódio na primeira corrida da temporada, em Interlagos, terminando em quarto, a pista de Santa Cruz do Sul é bastante técnica, não permitindo muitas ultrapassagens e exigindo um carro com um equilíbrio perfeito.

"A pista de Santa Cruz é bem legal, tem um esse de alta, freadas fortes, subidas, descidas, o que exige que o balanço do carro seja muito bom, ainda mais que teremos duas corridas. Com não há muitos pontos de ultrapassagem, fazer um classificatório forte e largar na frente é um ótimo começo", comentou Sergio Jimenez, que passou muitos anos de sua carreira correndo provas seguidas quando competia no kartismo europeu no início da década de 2000.

Denis Navarro, vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Marcas da temporada 2013 e atual líder do certame após a primeira etapa, destaca que o aproveitamento dos treinos terá um peso muito grande no resultado final da prova, uma vez que todos enfrentarão uma prova muito mais desgastante do que o usual.



"Será muito importante aproveitar os treinos livres ao máximo, pois se não acharmos o acerto ideal, acabaremos sendo prejudicados durante todo o final de semana. Os treinos serão essenciais nesta primeira experiência em rodadas duplas da Stock Car depois de muitos anos", disse Denis Navarro, que estava disputando as primeiras posições na etapa inaugural do campeonato em Interlagos quando foi rodado e atingido por outros carros, abandonando a disputa.

Para William Lube, chefe da equipe Voxx Racing, a estratégia terá um peso ainda maior nesta etapa. Por ser dividida em duas corridas, sendo a primeira de 40 minutos mais uma volta, e uma segunda, de 20 minutos mais uma volta, um pit stop obrigatório para troca de pneus acontecerá. O reabastecimento de etanol também será um ponto-chave pois, apesar de não obrigatório, será totalmente necessário, já que o piloto não conseguirá fazer toda a corrida sem reabastecer.

"Teremos uma parada obrigatória, com a de troca de um pneu. Teremos que trabalhar com a estratégia, pensar em combustível, o quanto que será reabastecido, tudo em prol da otimização de tempo. Tem muita coisa envolvida, por isso teremos que estudar muito. Quem manter o carro mais inteiro possível para a segunda corrida irá se dar muito bem", prevê Lube.

A pontuação das corridas também será distinta. Na primeira o vencedor receberá 24 pontos pela vitória. Nesta prova, os pontos serão distribuídos até a 20ª colocação, como acontecia até 2013. Na corrida mais curta, a segunda, o vencedor leva 15 e os pontos se estende somente até o 14º colocado.

Neste seu segundo ano na Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, a Voxx Racing vem com um layout completamente diferente em 2014. Destacando o espírito brasileiro e exaltando o patriotismo, o time correrá com a pintura nas cores da bandeira brasileira: verde e amarelo, sempre destacando o Grupo Cimed.

Os treinos livres para a rodada dupla de Santa Cruz do Sul irá se iniciar às 16h de sexta-feira (11). O treino que define o grid de largada da primeira corrida será no sábado (12), às 14h. A corrida principal acontecerá no domingo (13), às 12h, e contará com 40 minutos de duração. A segunda terá um grid invertido entre os dez primeiros pilotos e terá largada às 12h20. Sportv transmite ao vivo o treino classificatório e ambas as corridas.

Programação

Sexta-feira - 11 de abril
16h00 - 16h40 - 1º Treino livre - (Grupo 1)
16h50 - 17h30 - 1º Treino livre - (Grupo 2)

Sábado - 12 de abril
08h50 - 09h50 - 2º Treino livre (Grupo 1)
10h00 - 11h00 - 2º Treino livre (Grupo 2)
14h00 - 15h00 - Classificação

Domingo - 13 de abril
Stock Car - Corrida 1
10h10 - Abertura de Box
10h30 - Fechamento de Box
10h30 - 10h45 - Visitação ao Grid
10h47 - Hino Nacional
10h50 - Placa de 5 Minutos
10h55 - Volta de Apresentação
11h00 - Largada (40 min de prova + 1 volta)
11h45 - Pódio

Stock Car - Corrida 2
12h05 - Placa de 5 minutos
12h10 - Volta de apresentação
12h20 - Largada (20 min de prova + 1 volta)
12h45 - Pódio

Campeonato

1º) Felipe Fraga, 12 pontos
2º) Valdeno Brito, 11
3º) Marcos Gomes, 10
4º) Sergio Jimenez, 9
5º) Daniel Serra, 8
6º) Átila Abreu, 7
7º) Cacá Bueno, 6
8º) Tuka Rocha, 5
9º) Rubens Barrichello, 4
10º) Popó Bueno, 3
11º) Ricardo Zonta, 2
12º) Julio Campos, 1


Rodrigo França (MTB 31120)

Fotos: José Mário Dias/RF1

ALTA ROTAÇÃO: Marcas: Problema no carro breca corrida de Casagra...

ALTA ROTAÇÃO: Marcas: Problema no carro breca corrida de Casagra...: Após uma grande largada, o paranaense sofreu com uma quebra do parafuso da cambagem, que o fez abandonar A primeira etapa de abertura d...

Marcas: Problema no carro breca corrida de Casagrande em Tarumã

Após uma grande largada, o paranaense sofreu com uma quebra do parafuso da cambagem, que o fez abandonar

A primeira etapa de abertura da Copa Petrobras de Marcas marcou a estreia da C2 no campeonato que envolve cinco montadoras, neste domingo, em Tarumã.

Gabriel Casagrande finalizou a primeira corrida na sexta posição o que lhe garantiu no grid invertido da segunda corrida, a terceira posição. O jovem piloto pisou fundo pressionando já nas primeiras voltas o segundo colocado, mas na metade da corrida uma quebra no parafuso da cambagem o fez abandonar, ocasionando a quebra da suspensão do seu Cruze #83.

"Foi uma pena o meu Cruze estava muito rápido. Foi à primeira corrida da equipe e todos estão de parabéns", destacou o jovem de 19 anos.

Fabio Casagrande que retornou as pistas depois de três anos fora das competições gostou do que viu. "Sabia que essa primeira prova seria mais de adaptação então o meu objetivo foi cumprido", destacou o paulista.

A C2 se concentra agora para a segunda etapa da Stock Car, marcada para o dia 13 de abril, em Santa Cruz do Sul.

MS2 Comunicação Integrada
Foto: Duda Bairros/Vicar


ALTA ROTAÇÃO: Dupla caipira vence e lidera na Copa ECPA de Veloc...

ALTA ROTAÇÃO: Dupla caipira vence e lidera na Copa ECPA de Veloc...: Provas de abertura da temporada foram disputadas no sábado A abertura da temporada 2014 da Copa ECPA de Velocidade aconteceu no último ...

Dupla caipira vence e lidera na Copa ECPA de Velocidade

Provas de abertura da temporada foram disputadas no sábado

A abertura da temporada 2014 da Copa ECPA de Velocidade aconteceu no último sábado (5), em Piracicaba, no interior de São Paulo. Com 30 pilotos inscritos e 18 carros na pista, as provas foram disputadas no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, na categoria Marcas e Pilotos.

A vitória ficou com a dupla caipira formada pelo piracicabano Neto Datti e pelo piloto de Sertãozinho Lamartine Pinotti, cada um venceu uma das provas da rodada dupla e já lideram a competição na Super.

Apesar de ter largado na segunda posição, Neto Datti fez uma excelente largada e se manteve na cola do líder Luis Piccolo durante as 15 voltas, conseguindo duas ultrapassagens, sendo que a segunda, na última volta, para não perder mais e marcar a primeira vitória da temporada. “É sempre bom começar o ano vencendo, a temporada passada não foi muito boa, mas me trouxe muita experiência. Agora vamos trabalhar para manter o ritmo”, disse animado.

Uma das inovações desta temporada se refere a inversão do  grid de largada na disputa da segunda bateria. Agora, o resultado da primeira prova inverte a posição dos seis melhores colocados na disputa da prova final da etapa, ou seja, o vencedor larga em sexto, segundo em quinto, terceiro em quarto, quarto em terceiro, quinto em segundo e o sexto sai na frente.

E foi exatamente isso o que aconteceu com Lamartine Pinotti, que teve que largar em sexto. Mas, após a largada, o piloto sertanezino foi para cima e galgando posições assumiu a ponta antes da metade da prova para não perder mais.

“Esta é a segunda vez que piloto um carro de turismo aqui no ECPA e, por coincidência, foi minha segunda vitória nesta categoria”, afirmou Pinotti que no ano passado venceu a 100 Milhas Piracicaba pela mesma equipe Phoenix. “Porém, agora o objetivo é outro. Quero ser campeão”, afirmou.

Na categoria Light, o piracicabano Carlos Zilio venceu as duas provas e só não disparou na liderança porque a dupla formada por José Santiago e Ricardo Pinto chegou em segundo nas duas baterias.

Estreando no campeonato a bordo um Citroën C3, Rodrigo Stefanini também acabou abandonando a corrida nas duas baterias. “O carro é novo e ainda está em desenvolvimento, pois encontramos problemas onde esperamos que não houvesse. Mas espero ter mais sorte nas próximas etapas”, disse o capivariano.

Já seu conterrâneo, o piloto Mauricio Qugliato que herdou seu Pálio, fez uma boa estreia entre os Novatos e marcou um quarto e um terceiro lugares, nas duas baterias.

Novatos
Na categoria Novato, composta por pilotos iniciantes, vitória da dupla de São Paulo da equipe Phoenix, formada por Gabriel Moraes e Rafael Almeida, na primeira prova do dia. Já piracicabano Danilo Gandelim, de 15 anos, venceu a segunda, depois de uma largada espetacular, a bordo de um Gol da equipe Juka Motors.

Confira abaixo o resultado final das corridas:

Resultados da 1ª etapa da Copa ECPA de Velocidade
1ª prova Marcas e Pilotos - Super
1º Neto Datti/Lamartine Pinotti
2º João Moraes/Luis Piccolo
3º Luis Alves
Melhor volta: Neto Datti, em 1:18.094

1ª prova Marcas e Pilotos - Light
1º Carlos Zilio
2º José Santiago/Ricardo Pinto
3º Robinson Valter
Melhor volta: Alexandre Barbosa, em 1:19.924

1ª prova Marcas e Pilotos - Novato
1º Gabriel Moraes/Rafael Almeida
2º Rodrigo Palace
3º Danilo Gandelim
Melhor volta: Danilo Gandelim, em 1:19.010

2ª prova Marcas e Pilotos - Super
1º Neto Datti/Lamartine Pinotti
2º Luis Alves
3º Rodnei Mazieri /Gustavo Favoretto
Melhor volta: Lamartine Pinotti, em 1:18.352

2ª prova Marcas e Pilotos - Light
1º Carlos Zilio
2º José Santiago/Ricardo Pinto
3º Robinson Valter
Melhor volta: Carlos Zilio, em 1:19.259

2ª prova Marcas e Pilotos - Novato
1º Danilo Gandelim
2º Rodrigo Palace
3º Mauricio Quagliato
Melhor volta: Danilo Gandelim, em 1:19.742


Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA

Foto divulgação