segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Avaré receberá a 17ª edição do Rally dos Amigos

A cidade de Avaré, SP, volta a ser palco de mais uma decisão dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja. Concentração do evento será no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel - EMAPA


Neste sábado, 13, o município de Avaré (a 263 quilômetros da capital paulista), receberá novamente a última etapa dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja. O 17º Rally dos Amigos é uma das provas mais tradicionais do circuito nacional e reúne as modalidades motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões. A expectativa é que o grid seja formado por mais de 100 equipes.

E será um dia de grandes disputas e fortes emoções, visto que o clima é de decisão. Organizado pela Dunas Race, o evento terá aproximadamente 150 quilômetros de trecho cronometrado, nos quais pilotos e navegadores exigirão tudo o que podem dos motores de seus veículos. "Porém, é preciso mais que velocidade. Temos de possuir a técnica e a coragem necessárias para pisar fundo no acelerador e ousar a cada manobra, seja de curva, reta ou superando algum tipo de obstáculo, como pedras e erosões, por exemplo", explicou o piloto Mauro Guedes.


Os competidores acreditam que o terreno apresentará características parecidas com as do ano passado: piso batido, mesclando cascalho, piçarra, areia e lombas, em meio a plantações de eucaliptos.

"Provavelmente teremos setores de alta velocidade, e isso nos deixa bastante empolgados", comentou o navegador Neurivan Calado. Os boxes estarão montados no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel - EMAPA, e o público terá livre acesso ao local para prestigiar os participantes e suas máquinas. "É sempre muito importante quando existe uma interação da população local com o rali. Isso nos motiva a entrar para a competição e dar o nosso melhor", completou Neurivan.


Programação - 17º Rally dos Amigos

12 de dezembro - Sexta-feira

11h às 19h - Secretaria de Prova (credenciamento e retirada dos adesivos pelos participantes)


13 de dezembro - Sábado

7h às 8h30 - Secretaria de prova
8h30 - Briefing (para todas as modalidades)

11h30 - Previsão de largada - Carros e Caminhões do parque de apoio
11h40 - Largada na Prova Especial
14h - Previsão de chegada do primeiro veículo
17h – Premiação




Jornalista responsável:

Isis Moretti - Mtb: 36.471

Fotos: Ricardo Leizer / Magnus Torquato

Copa ECPA de Velocidade define campeões da temporada

Última etapa foi disputada neste sábado no autódromo do ECPA, onde os pilotos protagonizaram disputas emocionantes. Com dois campeões inéditos, a festa foi do interior com vitoriosos de Capivari, Piracicaba e Ribeirão Preto

Com uma virada sensacional, o encerramento da temporada 2014 da Copa ECPA de Velocidade teve todos os ingredientes típicos de uma grande final. As duas baterias da categoria Marcas e Pilotos, realizadas neste sábado (6), no Autódromo de Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, definiram os campeões das divisões Super, Light e Novatos.

As provas foram válidas pela oitava e última etapa do campeonato e as disputas foram de muita intensidade, com o campeão da divisão principal sendo decidido apenas na última corrida e marcando uma virada incrível de um piloto que em nenhum momento liderou a competição.

Após duas corridas muito equilibradas, o piloto Rodrigo Stefanini sagrou-se o primeiro bicampeão da Copa ECPA de Velocidade, na categoria Marcas e Pilotos Super, a divisão principal do certame, conquistando uma vitória e um segundo lugar.

“Estou muito emocionado com a conquista, tanto pelo meu esforço, quanto pelo da equipe que acreditava muito nesse título e nunca me deixava desanimar. Foi uma vitória do esforço e da força de vontade de todo o grupo. E isso eu tenho que reconhecer, se fui melhor, foi com a ajuda da minha equipe que conquistei esse campeonato”, afirmou o capivariano que já havia conquistado o título em 2011.

Para ficar com o título, Stefanini necessitou da regra do descarte, que o ajudou a superar o piracicabano Neto Datti, que precisou descartar dez pontos na contagem final, enquanto que o campeão tinha zero de descarte. “Nosso início foi muito ruim, pois estreamos um carro novo nessa temporada, que é o Citroën C3, e demoramos muito para encontrar o acerto ideal. Tanto que não pontuei nas duas primeiras etapas e isso acabou ajudando no final”, disse emocionado.

Mesmo ficando como vice-campeão, o piracicabano Neto Datti saiu satisfeito. “Começamos desacreditados, mas as vitórias foram chegando e de meros coadjuvantes passamos a favoritos, tanto que liderei praticamente todo o campeonato. Infelizmente, fui um dos que aprovou a regra do descarte no início da temporada e, no final, ela me prejudicou. Mas isso faz parte do esporte e temos que olhar para frente e seguir adiante”, disse conformado o piloto que ainda marcou a poleposition, mas perdeu essa vantagem logo na primeira curva após a largada.

Outros pilotos também tinham chances de ficar com o título, mas não se deram bem, foi a dupla formada por Gustavo Favoretto e Rodnei Mazieri marcou apenas um terceiro e um quarto lugares. Já Lamartine Pinotti fez apenas um quinto lugar.

Como foram as provas
Na primeira prova do dia, Rodrigo Stefanini largou na segunda posição, mas assumiu a ponta depois de uma largada sensacional e, antes da primeira curva, já liderava para vencer de ponta a ponta. “Larguei muito bem e consegui defender a primeira colocação. Depois, o desafio foi manter a concentração e continuar andando em um ritmo forte”, conta o piloto capivariano.

Poleposition, Neto Datti caiu para terceiro na largada, mas conseguiu se recuperar terminando no segundo lugar.

Na segunda bateria, que é realizada com o grid invertido, Stefanini largou na sexta posição, agora com Cassiano Rodrigues, parceiro de Netto Datti, na sua frente, largando em quinto. A única chance de Datti vencer a temporada era Cassiano terminar em primeiro lugar e Stefanini três posições abaixo. A vitória foi conquistada, mas o piloto de Capivari chegou logo atrás para se consagrar como bicampeão.

Light
Pela divisão Light, Alexandre Barbosa administrou a vantagem e, sem muito esforço, conquistou o título com uma pilotagem bastante burocrática.  “Quando vi que meus concorrentes estavam atrás, pude economizar esforços”, disse o piracicabano que terminou as duas baterias na terceira posição e ainda assim ampliou a vantagem na tabela, pois seus principais concorrentes ficaram atrás.

A vitória na Light foi de Rick Fragnani, nas duas provas, seguido de Alexandre Navarro, que também foi ao pódio nas duas baterias, ambas na segunda posição. “Já disputo o certame há três temporadas, mas nas primeiras corridas do ano não imaginava que eu chegaria ao final como campeão. Agradeço a todos que me apoiaram durante o ano", comemorou Barbosa, que chorou muito dentro do carro durante a última volta.

Novatos
Rafael Matta já estava com o título praticamente assegurado antes mesmo da largada. Mas ele não deixou por menos e venceu as duas provas da Novatos, destinada a pilotos que ingressam na categoria e formando dupla com Anderson Paes.

“Esse não é meu início no automobilismo, mas foi minha estreia aqui no ECPA. Gostei muito de correr aqui e do formato do certame, tanto que pretendo continuar correndo aqui no ano que vem”, garantiu o campeão que é da cidade de Ribeirão Preto.

Resultados da 8ª etapa da Copa ECPA de Velocidade
1ª prova Marcas e Pilotos - Super
1º Rodrigo Stefanini
2º Neto Datti/ Cassiano Rodrigues
3º Rodnei Mazieri /Gustavo Favoretto
4º Edson/Bruno Paes
5º Lamartine Pinotti
Melhor volta: Luis Piccolo, em 1:18.482

1ª prova Marcas e Pilotos - Light
1º Rick Fragnani
2º Alexandre Navarro
3º Alexandre Barbosa
4º Valter Paim/Rodrigo Tavares
5º Rinaldo Palace/Neimar Barbosa
Melhor volta: Rick Fragnani, em 1:19.185

1ª prova Marcas e Pilotos - Novato
1º Rafael Matta/Anderson Paes
2º Rodrigo Palace./ André Leibl.
3º Matheus Netto
4º José Turim/Adilson Gorga
5º Mauricio Quagliato
Melhor volta: Rafael Matta, em 1:19.709

2ª prova Marcas e Pilotos - Super
1º Neto Datti/ Cassiano Rodrigues
2º Rodrigo Stefanini
3º Edson/Bruno Paes
4º Rodnei Mazieri /Gustavo Favoretto
5º Luis Alves
Melhor volta: Luis Piccolo, em 1:18.489

2ª prova Marcas e Pilotos - Light
1º Rick Fragnani
2º Alexandre Navarro
3º Alexandre Barbosa
4º Valter Paim/Rodrigo Tavares
5º Rinaldo Palace/Neimar Barbosa
Melhor volta: Rick Fragnani, em 1:19.116

2ª prova Marcas e Pilotos - Novato
1º Rafael Matta/Anderson Paes
2º Matheus Netto Rodrigo Palace./ André Leibl.
3º José Turim/Adilson Gorga
Melhor volta: Anderson Paes, em 1:20.312

1ª prova Clássicos
1º Thiago Perez
2º Devanir T./ Stanley W.
3º Luiz Teixeira
4º Carlos Szepkuthy
5º Carlos Igreja
Melhor volta: Thiago Perez, em 1:21.789

2ª prova Clássicos
1º Devanir T./ Stanley W.
2º Thiago Perez.
3º Carlos Igreja
4º Wellington Junior
5º Ruy e Fabio Quintela
Melhor volta: Devanir T./ Stanley W., em 1:20.822



Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA

Foto divulgação

Porsche GT3 Cup Challenge define seus campeões em Interlagos neste sábado

Constantino Jr. e Ricardo Rosset duelam pela coroa da Cup, enquanto título da Challenge está entre Fábio Alves e Kreis Jr.; na Cup Sport Eduardo Azevedo lidera por 10 pontos mas cinco pilotos têm chance de título

A Porsche GT3 Cup Challenge realiza neste sábado sua última etapa da temporada, em Interlagos, para definir três campeões. Estão em jogo os títulos da Cup e de sua classe de entrada, a Cup Sport, além da coroa da Challenge. Ao todo, nove pilotos entram na última etapa do ano com possibilidade de serem campeões.

Na classe Cup, a coroa de 2014 está entre Constantino Jr. e Ricardo Rosset, vencedores de 11 das 12 provas realizadas na temporada. Campeão da categoria em 2011, o piloto do carro #00 chega à etapa final com 12 pontos de vantagem sobre o atual campeão. Estão em jogo 42 pontos em Interlagos.

"O Rosset disputou três temporadas na Fórmula 1, competindo nas mais diversas pistas do mundo e adquirindo grande experiência no automobilismo. É um privilégio disputar esse título com ele, estou honrado por chegar nesta condição à corrida final", diz Constantino, maior vencedor da história da Porsche GT3 Cup com 36 vitórias (cinco delas nesta temporada).



Em 2014, ele estreou com duas vitórias no Estoril e a seguir viu o bicampeão enfileirar quatro triunfos para assumir a liderança. Rosset sustentou a ponta até a preliminar do GP Brasil de F1, quando Constantino reassumiu a dianteira.

O competidor do carro #1 sabe que não depende apenas de seus esforços para tornar-se o primeiro tricampeão da história de 10 anos da Porsche GT3 Cup. "Preciso contar um pouco com a sorte, porque ele tem uma margem razoável de pontos e é sempre muito constante em Interlagos. Mas já tive a experiência de ver o campeonato escapar quando meu carro falhou na segunda corrida do Velo Città e mesmo assim consegui ganhar com o carro emprestado do Charles Reed. Então continuo acreditando no título", sustenta Rosset.

Na Cup Sport, o cenário está mais embaralhado. Depois de assumir a liderança na preliminar da Fórmula 1, Eduardo Azevedo abriu vantagem na ponta na rodada dupla realizada dentro do evento das 6 Horas de São Paulo. O carro #88 tem 10 pontos de margem sobre Franco Giaffone. Na classe de entrada estão em disputa até 22 pontos no sábado.

O terceiro colocado é Gil Farah, único piloto além de Constantino e Rosset a vencer em 2014. Com seu triunfo em Curitiba, o competidor do carro #81 foi o primeiro (e único) representante da Cup Sport a vencer também no geral. A seguir vêm Daniel Schneider e Rodolfo Ometto.

Todos os cinco postulantes ao título da Cup Sport em 2014 competiram na Porsche GT3 Challenge em 2013.

Em 2014 porém, a Challenge viu um duelo entre o estreante catarinense Kreis Jr. e o carioca Fábio Alves, que faz neste ano sua primeira temporada completa na categoria.

Depois de arrebatar as duas vitórias na segunda passagem da Porsche GT3 Challenge por Curitiba, o piloto do carro #63 adotou a tática da "corrida do campeonato". Ele evitou desgastar seu equipamento disputando com pilotos convidados como Dú Rocha e Pedro Piquet, focando seu trabalho em controlar a diferença para o adversário direto pelo título, no caso, Kreis Jr.. Com isso, conseguiu chegar à etapa decisiva com vantagem de 14 pontos sobre o catarinense: "Vou continuar pilotando com a cabeça. Mesmo o Kreis ganhando as duas, serei campeão com dois quartos lugares", observou o piloto que estreia um novo layout em Interlagos.

Com o título da Challenge Sport assegurado por antecipação, o catarinense do carro #71 promete ir para o tudo ou nada. "Tenho que ganhar as duas corridas e contar com os outros pilotos também para tirar pontos do Fábio. Ele é muito consistente e sabe cuidar do equipamento", comentou Kreis.

Ele aproveitou o intervalo da categoria entre a preliminar da F1 e a corrida deste final de semana, para disputar prova de endurance em Miami. Competindo com uma Ginetta num grid de 84 carros, o trio formado por Kreis Jr., João Gonçalves e Luis Arruda subiu ao pódio em terceiro lugar na Miami 500, prova de quatro horas de duração disputada em Homestead. "O primeiro foi o Bruno Junqueira e o vice-campeão foi o Tarso Marques. Chegar em terceiro atrás de dois pilotos de Fórmula 1 foi animador e certamente me deixou mais empolgado para lutar pelo título da Challenge."

Além da classe de entrada da Challenge, já definida em favor de Kreis Jr, outra divisão que chega a Interlagos com o título resolvido é a Cup Master, para pilotos acima dos 50 anos de idade. Terceiro colocado na classificação geral, Clemente Lunardi amealhou praticamente o dobro dos pontos do segundo colocado na disputa por faixa etária, Maurizio Billi (111 pontos contra 63). A seguir, vêm embolados Gui Affonso (56), Roberto Posses (54), Tom Valle (51) e Sergio Ribas (48).

A programação da etapa final determina treinos livres da Cup e da Challenge e a tomada de tempo da primeira nesta sexta-feira. No sábado, acontecem a tomada da Challenge e as duas corridas de cada categoria, todas com 25 minutos mais uma volta de duração.

O portal Terra exibe as corridas ao vivo no sábado, enquanto o livetime da categoria cobre todas as atividades de pista desde sexta.


Classificação - Cup - Após 8 etapas
1-         00        Constantino Jr.           205
2-         1          Ricardo Rosset          193
3-         7          Clemente Lunardi       149
4-         27        Ricardo Baptista         136
5-         13        Pedro Queirolo           119
6-         15        Marcel Visconde        118
7-         88        Eduardo Azevedo      111
8-         3          Franco Giaffone         92
9-         81        Gil Farah         84
10-       77        Daniel Schneider        75
11-       08        Rodolfo Ometto         72
12-       99        Tom Valle       49
13-       34        Maurizio Billi   45
14-       4          Gui Affonso    42
15-       10        Adalberto Baptista      39
16-       18        Carlos Ambrósio        36
17-       52        Roberto Posses          32
18-       63        Sérgio Ribas   24
19-       9          Guilherme Figueirôa 16
20-       71        Rodrigo Hanashiro     14
21-       36        Charles Reed 14
22-       70        Marcelo Franco          8
23-       17        Marcelo Stallone        7
24-       20        Carlos Silveira            3
25-       89        Daniel Paludo 0
26-       14        Patrick Dempsey       0

Classificação - Cup Sport
1-         88        Eduardo Azevedo      87
2-         3          Franco Giaffone         77
3-         81        Gil Farah         74
4-         77        Daniel Schneider        70
5-         8          Rodolfo Ometto         65
6-         18        Carlos Ambrósio        43
7-         10        Adalberto Baptista      41
8-         14        Patrick Dempsey 3
9-         89        Daniel Paludo 0

Classificação - Cup Master
1-         7          Clemente Lunardi       111
2-         34        Maurizio Billi   63
3-         4          Gui Affonso    56
4-         52        Roberto Posses          54
5-         99        Tom Valle       51
6-         63        Sérgio Ribas   48
7-         17        Marcelo Stallone        41
8-         9          Guilherme Figueirôa 41
9-         36        Charles Reed 23
10-       20        Carlos Silveira            20

Porsche GT3 Challenge - classificação:
1          Fabio Alves     196
2          Kreis Jr. 182
3          Otávio Mesquita         141
4          Ronaldo Kastropil       130
5          Guto Oni         88
6          Rodrigo Mello 81
7          Tom Filho       73
8          Edu Guedes   69
9          Alex Silva       61
10        Henrique Assunção    58
11        Rodolfo Toni   58
12        Elias Azevedo 50
13        Caê Coelho    46
14        Dú Rocha       44
15        Marcello Sant'Anna    42
16        Marcelo Franco          40
17        Christian Germano     38
18        Marcello Sarcinella    36
19        Jorge Gomez 32
20        Alexandre Fantozzi    29
21        Marcio Basso 27
22        Renato Benedetto      26
23        Rodrigo Souza           25
24        Pedro Piquet   20
25        Kiko Leão (POR)       17
26        André Marques          12
27        Ramon Alcaraz          10
28        Paulo Costa (POR)    9
29        Ricardo Kastropil        9
30        Neto Bolzan    6
31        Paulo Pomelli 6
32        Mayara Bianchi          4


Luís Ferrari

Fotos: Luca Bassani