domingo, 8 de fevereiro de 2015

Christian Hahn surpreende e conquista quarto lugar em sua primeira corrida na F3

Jovem piloto de 16 anos se destaca em Curitiba e aparece como uma das grandes revelações da categoria em 2015

Um início arrebatador para Christian Hahn na F3 Brasil. O jovem piloto de 16 anos da equipe Hitech teve um desempenho muito acima da média para um estreante neste domingo, em Curitiba. Depois de ficar fora da primeira prova da rodada dupla, ontem, por causa de um incidente no final do treino classificatório, Christian teve de alinhar o carro #9 da Hitech na última posição do grid nesta tarde. Mas a falta de experiência, definitivamente, não pesou. O piloto patrocinado pela Blau e Preserv pisou fundo, atacou os rivais,fez grandes ultrapassagens e cruzou a linha de chegada em quarto lugar.


"Estou muito feliz com este início. Foi uma pena não ter conseguido correr ontem. Mas nossa equipe conseguiu fazer um bom trabalho e recuperar o carro para a corrida de hoje. Dentro do carro, foi um trabalho de muita concentração para manter o ritmo da tocada e ganhar posições mesmo saindo lá de trás", contou Christian após cruzar a linha de chegada a apenas 6 segundos de um pódio logo em sua primeira corrida.


O bom desempenho de Christian foi bastante elogiado pela equipe Hitech e pelo seu orientador, o experiente piloto de Stock Car Allam Khodair: "Foi uma grande estreia. O Christian mostrou sangue frio na tocada do carro e a tendência agora é de que ele siga evoluindo nas próximas etapas. Temos um plano de metas para ele dentro da categoria e, nitidamente, se ele seguir este ritmo, vai alcança-las".

Christian e Khodair contam com o mesmo patrocinador: a Blau, indústria farmacêutica com mais de dez anos de história de apoio ao automobilsimo brasileiro e a marca de preservativos Preserv. Neste ano, as duas empresas também estarão no Mercedes Benz Challenge, com Marcelo Hahn.


A próxima etapa da F3 Brasil, uma das categorias preparatórias para a F1, está inicialmente marcada para o dia 26 de abril, em Brasília.


Império Agecom


Denis Navarro aprova primeiro contato com carro da Vogel Motorsport

Testes de pré-temporada em Curitiba marcaram retorno do piloto ao time de Petrópolis

Denis Navarro fez um balanço bastante positivo do primeiro contato com o carro da Vogel Motorsport. O piloto paulista passou os últimos dois dias acelerando o modelo Chevrolet número 5 nos testes oficiais de pré-temporada, em Curitiba. O foco principal foi a adaptação aos novos pneus Pirelli importados da Romênia e novo combustível. O etanol, utilizado até o ano passado, foi substituído por gasolina.


"Foi um final de semana de ajustes. Tivemos um bom desempenho com os novos pneus, o que nos deixou bastante animados. As perspectivas para a estreia, agora, são as melhores possíveis. Ainda precisamos melhorar alguns aspectos do carro, claro, mas no geral estou muito feliz com o retorno a Vogel Motorsport", afirmou Denis, que competiu pela equipe sediada em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 2012.


Em Curitiba, os treinos foram divididos em três baterias: uma no sábado e duas no domingo. No primeiro ensaio, Denis apareceu como o quarto piloto mais rápido do seu grupo de treino com a marca de 1min19s624. Já neste domingo Denis optou por não utilizar os pneus novos e sentiu a diferença: 26a colocação.

As atenções da Stock Car agora se voltam para a primeira etapa do campeonato, marcada para o dia 22 de março, em Goiânia. A corrida, assim como no ano passado, será disputada em formato especial, com pilotos convidados dividindo a tocada dos carros com os titulares.

Império Agecom


Stock Car: Burti e Suzuki elogiam carros da RZ Motorsport e apostam em temporada promissora

Pilotos estrearam pala equipe paranaense neste final de semana durante os testes coletivos da categoria, em Curitiba

Os treinos da pré-temporada da Stock Car, em Curitiba, marcaram a estreia do ex-F1 Luciano Burti e de Rafael Suzuki na RZ Motorsport. Foram dois dias de testes, com três treinos, que serviram para definir e testar os equipamentos para a primeira prova, que acontece no dia 22 de março, em Goiânia.


Os dois pilotos saíram satisfeitos de Curitiba e avaliaram como positivo os testes na equipe paranaense. "Os treinos foram positivos porque pudemos antecipar problemas, que se fossem em finais de semana de corrida poderiam complicar nosso desempenho. Conseguimos fazer vários ajustes, principalmente, na base do acerto do carro e como o objetivo era perceber o que estava acontecendo e isso conseguimos", contou Burti.

O paulista, radicado no Maranhão, Rafael Suzuki, acrescentou que os treinos foram de evolução. "Tivemos uma grande evolução durante os três treinos, beiramos o Top 10 várias vezes e isso nos deixa bastante animados para o que podemos mostrar ao longo do ano. Ainda precisamos definir alguns ajustes e melhorar em alguns pontos, claro. Mas, para um primeiro contato, o saldo foi muito positivo", disse.

Passados dois dias de ensaios, as atenções se voltam agora para a abertura da temporada, marcada para o dia 22 de março.

MS2 Comunicação Integrada

Foto : Carsten Horst/Hyset - divulgação

Com Popó e Cesar Ramos, Cavaleiro Racing inicia temporada em parceria com a C2

Motivação e evolução durante o teste de pré-temporada em Curitiba foram os destaques da equipe

Os treinos de pré-temporada em Curitiba neste final de semana marcaram o reinício dos trabalhos para equipes e pilotos na Stock Car. Mas enquanto a maioria dos times carrega para o novo ano as referências de outras temporadas, a Cavaleiro Racing começou literalmente do zero. Além de contar com dois novos pilotos: Popó Bueno e César Ramos, foi a primeira vez que a equipe contou com o comando técnico dos engenheiros e mecânicos da C2 Team.


E resultado, depois de mais de seis horas de carro na pista, foi bem acima do esperado, com os dois pilotos se destacando. No sábado, Popó Bueno chegou muito perto do grupo dos dez mais rápidos com a marca de 1min19s586. Já no computo geral deste domingo, destaque para o novato Cesar Ramos, 15o com a marca de 1min19s200.

"Eu acho que foi um treino de adaptação para ver como a equipe trabalha e eu pegar um pouco mais a mão do carro, mas acho que temos as ferramentas para fazer um bom trabalho e estou bem satisfeito", disse Ramos.

Popó também fez um balanço pra lá de positivo deste início de trabalho: "É uma equipe nova, são profissionais que também se juntaram agora, é o primeiro contato que a gente esta tendo em pista, mas o resultado final do primeiro treino foi bom e promissor. Melhor do que estar competitivo é a gente ver que temos um trabalho com todo mundo competente e, mais importante, todo mundo muito motivado".

Popó e Ramos voltam a acelerar pela Cavaleiro Racing no dia 22 de março, em Goiânia, palco da primeira etapa do campeonato. A corrida será disputada em formato especial, com os pilotos dividindo a tocada dos carros com convidados especiais.

A Cavaleiro Racing tem o apoio da Hanier e Contuflex.

MS2 Comunicação Integrada

Fotos; Vanderley Soares/MS2

Equipe C2 coloca Jimenez entre os mais rápidos nos testes de pré-temporada

Piloto recém-chegado ao time paranaense comemorou evolução ao longo do final de semana

A equipe C2 iniciou neste final de semana os trabalhos para a sua segunda temporada na Stock Car. E já chegou mostrando muita velocidade, colocando o recém-chegado ao time Sérgio Jimenez entre os dez mais rápidos dos ensaios deste domingo, em Curitiba.

"Tivemos alguns problemas no primeiro dia de testes, mas evoluímos rápido. Mexemos muito no carro e conseguimos acertar. Os testes foram bons porque conseguimos tirar importantes conclusões para a temporada. Já temos um ajuste base para a temporada, que é algo muito importante. Agora é dar continuidade a este trabalho", disse o piloto que no ano passado foi um dos candidatos ao título.


Casagrande, que assim como a equipe C2 irá para o seu segundo ano completo na categoria, celebrou o bom início de trabalho do companheiro e a evolução da equipe ao longo do final de semana: "A estreia do Jimenez foi muito boa e conseguimos alcançar os resultados que a gente esperava. Ele veio agregar maior qualidade técnica ao time e com certeza teremos um saldo positivo ao longo do ano".


A equipe C2 volta a acelerar na Stock Car no dia 22 de março, em Goiânia, na etapa inaugural da temporada 2015.

MS2 Comunicação Integrada

Fotos: Vanderley Soares/MS2

STOCK CAR: SHELL RACING COLOCA ZONTA E VALDENO ENTRE OS MAIS RÁPIDOS DA PRÉ-TEMPORADA

Ricardo Zonta fez o terceiro melhor tempo do final de semana, enquanto Valdeno Brito ficou com o oitavo lugar no geral, sendo o único time com dois carros entre os oito melhores

A equipe Shell Racing finalizou os testes de pré-temporada, realizados neste sábado e domingo no Autódromo Internacional de Curitiba, como uma das melhores do final de semana em Curitiba. Em sua estreia pelo time, o paranaense Ricardo Zonta fez o terceiro melhor tempo de todos os treinos disputados hoje e ontem, e o paraibano Valdeno Brito fez a oitava melhor marca.

Zonta andou pela primeira vez no carro da Shell Racing neste final de semana e parece ter se adaptado com bastante rapidez a nova equipe. O piloto participou das quatro sessões e anotou no segundo treino o tempo de 1min18s806, volta que garantiu a terceira colocação geral da pré-temporada.

"Foi um final de semana de muitas novidades, e acredito que a gente conseguiu se adaptar muito bem. Fui muito bem acolhido na Shell Racing e, mesmo que a gente saiba que o treino não vale pontos, é super importante saber que o time conseguiu marcar bons tempos com os dois carros", afirma Zonta, que deu 63 voltas nos testes.



Valdeno fez ao todo 70 voltas ao longo do fim-de-semana. O piloto do carro 77 fez 1min19s028 na segunda sessão e, com isso, ficou com o oitavo melhor tempo somando todos os testes. "É muito bom começar o ano com progresso nos testes. Estou bem satisfeito com o que a equipe produziu no final de semana. Tanto eu como o Ricardo (Zonta) fizemos bons tempos e agora é continuar trabalhando no acerto do carro para a temporada", diz Valdeno.

Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, destacou que a equipe fez um balanço bastante positivo dos treinos em Curitiba. "Conseguimos evoluir muito no ajuste do carro, conseguindo ser o único time a ter dois carros entre os oito primeiros. Claro que é apenas um teste, mas nos enche de confiança para já começar bem na corrida de abertura em Goiânia", diz Rodolpho.

A abertura da Stock Car será no dia 22 de março, com a prova em duplas: Ricardo Zonta terá o campeão mundial de F-1, Jacques Villeneuve, no carro 10. Já Valdeno correrá junto com o belga Laurens Vanthoor, campeão mundial de GT.

Confira o compilado dos treinos deste domingo:

1. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - 1:18.530
2. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) - 1:18.775
3. Ricardo Zonta (Shell Racing) - 1:18.806
4. Max Wilson (Eurofarma RC) - 1:18.970
5. Daniel Serra (Red Bull Racing) - 1:18.994
6. Cacá Bueno (Red Bull Racing) - 1:18.999
7. Allam Khodair (Full Time Sports) - 1:19.020
8. Valdeno Brito (Shell Racing) - 1:19.028
9. Julio Campos (Prati-Mico's Racing) - 1:19.064
10. Sergio Jimenez (C2 Team) - 1:19.108
11. Rafa Matos (Schin Racing Team) - 1:19.121
12. Galid Osman (Ipiranga-RCM) - 1:19.151
13. Átila Abreu (AMG Motorsport) - 1:19.152
14. Marcos Gomes (Voxx Racing Team) - 1:19.161
15. Cesar Ramos (Cavaleiro Racing Sports) - 1:19.200
16. Diego Nunes (Vogel Motorsport) - 1:19.214
17. Rafael Suzuki (RZ Motorsport) - 1:19.248
18. Popó Bueno (Cavaleiro Racing Sports) - 1:19.268
19. Felipe Lapenna (Schin Racing Team) - 1:19.317
20. Felipe Fraga (Voxx Racing Team) - 1:19.345
21. Bia Figueiredo (RC3 Bassani) - 1:19.346
22. Antonio Pizzonia (Prati-Mico's Racing) - 1:19.382
23. Lucas Foresti (AMG Motorsport) - 1:19.390
24. Rubens Barrichello (Full Time Sports) - 1:19.403
25. Denis Navarro (Vogel Motorsport) - 1:19.512
26. Vitor Genz (Boettger Competições) - 1:19.605
27. Fabio Fogaça (Hot Car Competições) - 1:19.609
28. Luciano Burti (RZ Motorsport) - 1:19.626
29. Gabriel Casagrande (C2 Team) - 1:19.698
30. Raphael Abbate (Hot Car Competições) - 1:19.754
31. Alceu Feldmann (Boettger Competições) - 1:19.761
32. Felipe Maluhy (ProGP) - 1:19.785
33. Pedro Barbosa (ProGP) - 1:22.059

RF1 Jornalismo 

Fotos: Carsten Horst/ Hyset/ RF1 - Rafael Gagliano/ Hyset/ RF1

Thiago Camilo fecha treinos em Curitiba com o melhor tempo

Atividades na Capital Paranaense marcaram a estreia dos novos pneus da Pirelli para a temporada 2015

Thiago Camilo foi o grande destaque dos treinos coletivos de pré-temporada do Circuito Schin Stock Car, realizados em Curitiba. O piloto da Ipiranga-RCM dominou as duas atividades realizadas neste domingo (8/02) e fechou os dias de testes como o mais rápido do final de semana, com sua melhor volta em 1min18s530.



O segundo melhor tempo do final de semana ficou com Ricardo Maurício, com 1min18s775. Ricardo Zonta fechou em terceiro, com 1min18s806. As três melhores marcas foram obtidas na primeira sessão deste domingo.


Camilo elogiou o trabalho da equipe Ipiranga-RCM. "Como sempre a equipe fez um belo trabalho. O chassi foi reconstruído e está no mínimo tão bom quanto antes do acidente. Completamos nosso programa de testes, andamos sempre rápido e nos adaptamos muito bem aos novos pneus", comentou o dono do carro #21, lembrando que o seu chassi teve de ser remontado após um forte acidente sofrido na etapa de Salvador em 2014.

Os treinos marcaram também a estreia do novo pneu da Pirelli para a Stock Car. O composto foi elogiado pelos pilotos. "Parece ser um bom pneu. Precisamos ter uma constância maior na pista e vamos descobrir as reais condições dele na primeira corrida, em Goiânia. Mas realmente parece ser um bom pneu", comentou Daniel Serra, dono do quinto tempo deste domingo.


"Tivemos uma excelente estreia dos Pirelli P Zero com as especificações de 2015. Tudo correu dentro das nossas expectativas, garantindo performance e consistência, e pudemos validar todo o trabalho realizado até agora tanto nas sessões de simulação indoor quanto no teste preliminar. Agora, vamos aproveitar o longo intervalo até a primeira etapa, para analisar todos os dados coletados aqui para estarmos preparados para a estreia deste pneu em Goiânia", explicou Jonathan Wells, chefe da equipe da Pirelli na Stock Car.

A primeira etapa da categoria será disputada no dia 22 de março, em Goiânia, com a corrida em duplas formada por pilotos titulares e seus convidados. No evento também acontecerão as primeiras etapas do Brasileiro de Marcas, Mercedes-Benz Challenge e Brasileiro de Turismo.

Confira o compilado dos treinos deste domingo:

1. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - 1:18.530
2. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) - 1:18.775
3. Ricardo Zonta (Shell Racing) - 1:18.806
4. Max Wilson (Eurofarma RC) - 1:18.970
5. Daniel Serra (Red Bull Racing) - 1:18.994
6. Cacá Bueno (Red Bull Racing) - 1:18.999
7. Allam Khodair (Full Time Sports) - 1:19.020
8. Valdeno Brito (Shell Racing) - 1:19.028
9. Julio Campos (Prati-Mico's Racing) - 1:19.064
10. Sergio Jimenez (C2 Team) - 1:19.108
11. Rafa Matos (Schin Racing Team) - 1:19.121
12. Galid Osman (Ipiranga-RCM) - 1:19.151
13. Átila Abreu (AMG Motorsport) - 1:19.152
14. Marcos Gomes (Voxx Racing Team) - 1:19.161
15. Cesar Ramos (Cavaleiro Racing Sports) - 1:19.200
16. Diego Nunes (Vogel Motorsport) - 1:19.214
17. Rafael Suzuki (RZ Motorsport) - 1:19.248
18. Popó Bueno (Cavaleiro Racing Sports) - 1:19.268
19. Felipe Lapenna (Schin Racing Team) - 1:19.317
20. Felipe Fraga (Voxx Racing Team) - 1:19.345
21. Bia Figueiredo (RC3 Bassani) - 1:19.346
22. Antonio Pizzonia (Prati-Mico's Racing) - 1:19.382
23. Lucas Foresti (AMG Motorsport) - 1:19.390
24. Rubens Barrichello (Full Time Sports) - 1:19.403
25. Denis Navarro (Vogel Motorsport) - 1:19.512
26. Vitor Genz (Boettger Competições) - 1:19.605
27. Fabio Fogaça (Hot Car Competições) - 1:19.609
28. Luciano Burti (RZ Motorsport) - 1:19.626
29. Gabriel Casagrande (C2 Team) - 1:19.698
30. Raphael Abbate (Hot Car Competições) - 1:19.754
31. Alceu Feldmann (Boettger Competições) - 1:19.761
32. Felipe Maluhy (ProGP) - 1:19.785
33. Pedro Barbosa (ProGP) - 1:22.059

O Circuito Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O evento tem a Schin como patrocinador máster e também conta com patrocínio da Pirelli e copatrocínio de Cielo e Mobil Super. Com o apoio da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.





Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli / Cleber Bernuci

Fotos: Marcus Cicarello/Vicar - Duda Bairros/Vicar

Stock Car: Fogaça e Abbate completam cronograma de testes em Curitiba

Pilotos da Hot Car vivem agora a expectativa para a etapa de abertura da temporada, no dia 22 de março, em Goiânia

Mais dois treinos encerraram neste domingo (dia 8) os preparativos das equipes e pilotos da Stock Car no autódromo internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), visando o início da temporada, que terá sua primeira etapa no dia 22 de março, em Goiânia (GO).


Os novos pilotos da equipe Hot Car Competições (Bardahl), Fábio Fogaça e Raphael Abbate, deram continuidade ao cronograma de testes e trabalho no acerto dos carros do time, que é comandado por Amadeu Rodrigues.

Fogaça foi o 29º pela manhã e terminou em 23º no treino da tarde. Abbate, que fará sua estreia na principal categoria nacional, após ser vice-campeão no Brasileiro de Turismo em 2014, ficou em 28º e 30º no geral. Os 34 carros da Stock Car estiveram na pista neste sábado e domingo.

"Seguimos o cronograma de testes e foi mais um dia legal, para o início dos trabalhos. Ainda estamos acertando o carro, que estava saindo de frente nas curvas de alta velocidade, mas tenho certeza de que com isso resolvido temos tudo para andar entre os 10 ou 15 primeiros", destacou Fogaça, que já anunciou seu companheiro para a corrida de duplas, em Goiânia. O jovem de 23 anos vai dividir o Stock Car #72 com o atual campeão da Fórmula Truck, Leandro Totti.


No Stock #26, Abbate também deu sequência a sua adaptação à categoria e ao carro. "O balanço geral foi positivo. Estivemos bem consistentes, principalmente com pneus usados. Faltou achar um set up melhor com pneus novos, mas continuamos evoluindo e agora é esperar a etapa de Goiânia", completou o piloto paulista, que também tem 23 anos. Abbate deve anunciar nas próximas semanas o seu companheiro para a corrida de duplas, que abre a temporada 2015.


O paulista Thiago Camilo liderou as duas sessões deste domingo e fez a melhor volta em 1min18s530.

FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Vanderley Soares

Stock: Fraga e Gomes destacam treinos produtivos em estreia com a Voxx Racing

Mais jovem vencedor da história da Stock Car, Felipe Fraga ficou satisfeito com o progresso nos dois primeiros dias com a nova equipe; Marcos Gomes, um dos destaques do treino com pneus usados, acredita que time já encontrou bom entrosamento logo de cara

A Voxx Racing fez um balanço positivo dos dois dias de testes de pré-temporada, neste final de semana, em Curitiba. Além de testar novidades no ajuste do carro, o treino foi a primeira oportunidade para a nova dupla de pilotos da equipe, Felipe Fraga e Marcos Gomes, fazer seu primeiro contato com o time em atividade de pista.

"A gente conseguiu colher bastante informação. Testamos muitas coisas no carro que serão úteis não apenas na corrida aqui de Curitiba, mas também em outras pistas. A gente até esperava um resultado melhor, mas a gente sabe que pode melhorar bastante no ajuste do carro. Temos um mês até a abertura da temporada e sabemos que podemos chegar em Goiânia em um patamar bem competitivo", diz Fraga.


Gomes também endossou a avaliação de seu companheiro de equipe. "Conseguimos completar nosso cronograma previsto de treinos, o que é ótimo nestes dois dias de pré-temporada. Claro que nem tudo foi como a gente queria, mas foi bem positivo. Ontem fizemos um grande treino, liderando a sessão até termos o problema de furo de pneu. Com certeza, evoluímos muito e já conseguimos um bom estágio de entrosamento", diz o piloto de Ribeirão Preto.


Sobre os pneus da Pirelli que serão usados a partir de 2015, Fraga acredita que só será possível uma melhor conclusão em Goiânia "Não é possível fazer uma análise profunda até aqui, especialmente em termos de durabilidade, pois ninguém teve como fazer muitos long runs", diz Fraga, que em Curitiba em 2014 foi um dos grande nomes da pré-temporada ao ser um dos mais rápidos dos treinos mesmo em seu primeiro contato com o carro da Stock. "Aquela foi uma sessão especial e desta vez tive a vantagem de já conhecer melhor o carro e assim passar mais informações para a minha nova equipe, a Voxx Racing", diz.

A abertura da Stock Car será no dia 22 de março, em Goiânia.

Confira os melhores tempos da última sessão desse domingo:

1º) Thiago Camilo - 1m18s570
2º) Ricardo Maurício - 1m18s868
3º) Cacá Bueno - 1m18s999
4º) Allam Khodair - 1m19s020
5º) Max Wilson - 1m19s070
6º) Ricardo Zonta - 1m19s088
7º) Sergio Jimenez - 1m19s108
8º) Valdeno Brito - 1m19s127
9º) Rafa Mattos - 1m19s139
10º)Galid Osman - 1m19s151
13°)Marcos Gomes - 1m19s256
19º)Felipe Fraga - 1min19s433

RF1 Jornalismo
Fotos; Carsten Horst/ Hyset/ RF1 - Rafael Gagliano/ Hyset/ RF1


F3 Brasil: Satisfeita com evolução no fim de semana, Hitech Racing fecha etapa de Curitiba no top-5

Desenvolvendo o trabalho com seus novos pilotos, a equipe de Pinhais conseguiu somar pontos importantes com o experiente Fernando Croce e o estreante Christian Hahn, que cruzou a linha de chegada da corrida deste domingo num sólido quarto lugar

A F3 Brasil está de volta. Depois de um ano de afirmação e muito crescimento em 2014, a principal categoria de formação de pilotos do automobilismo nacional abriu, neste fim-de-semana (7 e 8 de fevereiro), em Curitiba, a temporada 2015 com um grid encorpado e boas disputas nas classes A e Light. Para a Hitech Racing, que correu em casa, foram dias de muito trabalho, aprendizado, e de muita evolução com seus novos pilotos, ambos inscritos na categoria A: o experiente Fernando Croce e o estreante Christian Hahn, que deixaram o Paraná com pontos na bagagem.


Com seus dois pilotos na classe principal, o time chefiado por Rodrigo Contin iniciou sua jornada correndo em casa no sábado, e a cada atividade de pista, tanto Hahn quanto Croce conseguiram mostrar evolução significativa. No entanto, um incidente no fim da classificação, causou danos no carro do jovem paulista de 16 anos, e não foi possível repará-los a tempo para a primeira corrida do fim-de-semana. Por sua vez, Fernando Croce, no carro #84 cruzou a linha de chegada em quinto lugar na categoria principal após 19 voltas, garantindo para a Hitech Racing seus primeiros pontos no campeonato.

De acordo com a regra do grid invertido, Croce largou em sétimo lugar. Christian Hahn teve de partir da última fila, em 16º, e cumpriu uma boa corrida de recuperação. Com ritmo de corrida constante, o dono do carro #9 finalizou a disputa num belo quarto lugar. Fernando Croce, por sua vez, vinha logo atrás, mas, com uma pane no carro, não conseguiu chegar ao fim das 23 voltas realizadas em Curitiba.


Para Rodrigo Contin, o saldo deste primeiro fim-de-semana da temporada foi animador. O engenheiro mecânico destacou o bom ritmo da sua dupla nos treinos, ficou satisfeito com o desempenho de Fernando Croce e elogiou o trabalho do novato Christian Hahn tanto nos treinos como na corrida deste domingo. O chefe da Hitech Racing entende que o time tem todas as condições de evoluir e ser ainda mais competitivo na próxima etapa do campeonato, que está marcada para os dias 25 e 26 de abril, oficialmente agendada para o Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília.

Rodrigo Contin:

"Fiquei bastante satisfeito com a evolução que nosso time obteve neste fim de semana aqui em Curitiba. Gostei muito do trabalho do Christian Hahn, foi um ótimo começo. Mesmo sendo ele um estreante na categoria, logo de cara apresentou um bom ritmo, tanto nos treinos como na corrida que ele disputou hoje, o que é muito bom, considerando que ele tem pouquíssima experiência no automobilismo. Também fiquei positivamente surpreso com o ritmo do Fernando Croce, principalmente nos treinos. Penso que temos de evoluir, sobretudo com o nosso desempenho em corrida, mas avalio de forma positiva nosso primeiro fim de semana da temporada, e agora temos um tempo bom para desenvolver o que nos falta para chegarmos ainda mais competitivos na próxima etapa."


F3 Brasil, temporada 2015, Curitiba, etapa 1, corrida 1, final:

1.Pedro Piquet, Cesário F3, 19 voltas, 27min21s193
2.Rodrigo Baptista, Prop Car Racing, + 6s682
3.Matheus Iorio, Cesário F3, +10s218
4.Guilherme Samaia, Cesário F3 (Light), +18s343
5.Matheus Muniz, Prop Car Racing (Light), +25s433
6.Leonardo de Souza, EMB Racing, +25s675
7.Fernando Croce, Hitech Racing, +29s393
8.Giuliano Raucci, RR Racing, +1 volta
9.Nicholas Silva, RR Racing, +3 voltas
10.Carlos Cunha, CF3, +3 voltas
11.Pedro Cardoso, Cesário F3 (Light), +4 voltas
12.Andreas Visnardi, RR Racing (Light), +11 voltas
13.Igor Fraga, Prop Car Racing (Light), +11 voltas
14.Dario Lintz, EMB Racing (Light), +11 voltas
15.Artur Fortunato, A.Fortunato F3 Racing, 0 voltas
16.Christian Hahn, Hitech Racing, 0 voltas
17.Felipe Ortiz, RR Racing (Light), 0 voltas

F3 Brasil, temporada 2015, Curitiba, etapa 1, corrida 2, final:

1.Matheus Iorio, Cesário F3, 23 voltas, 31min34s542
2.Artur Fortunato, A.Fortunato F3 Racing, +6s153
3.Rodrigo Baptista, Prop Car Racing, +8s896
4.Christian Hahn, Hitech Racing, +15s091
5.Giuliano Raucci, RR Racing, +17s365
6.Pedro Piquet, Cesário F3, +5 voltas
7.Fernando Croce, Hitech Racing, +8 voltas
8.Carlos Cunha Filho, CF3, +13 voltas
9.Leonardo de Souza, EMB Racing, +16 voltas
10.Matheus Muniz, Prop Car (Light), 0 voltas
11.Guilherme Samaia, Cesário F3 (Light), 0 voltas
12.Nicholas Silva, RR Racing, 0 voltas
13.Pedro Cardoso, Cesário F3 (Light), 0 voltas
14.Andreas Visnardi, RR Racing (Light), 0 voltas
15.Igor Fraga, Prop Car Racing (Light), 0 voltas
16.Dario Lintz, EMB Racing (Light), 0 voltas
17.Felipe Ortiz, RR Racing (Light), 0 voltas


Jornalistas responsáveis
Mariana Viegas / Fernando Silva

Fotos: Vanderley Soares

Barrichello anuncia Ingo Hoffmann para corrida de duplas da Stock Car

Medley Full Time forma dupla entre o atual e o maior campeão da categoria

A Stock Car vai repetir a “corrida de duplas” em sua primeira prova do ano. A etapa inaugural que foi disputada com um absoluto sucesso em 2014, será novamente a grande sensação da principal categoria de automobilismo do Brasil, já que os 34 pilotos do grid vão convidar pilotos de outras categorias para uma corrida repleta de emoções. Rubens Barrichello, atual Campeão da Stock Car, convidou nada menos do que o multicampeão Ingo Hoffmann, recordista de títulos da categoria. A história entre Rubinho e Ingo é das mais curiosas. Rubens ganhou seu primeiro capacete de Ingo, e usa até hoje a cor laranja   em seu “casco” em referência ao do multicampeão. Ambos chegaram a categoria máxima do automobilismo, a F1, e em sua primeira corrida de Stock Car, no final de 2012, Rubinho homenageou Ingo ao usar o número 17 no carro da Medley Full Time Sports.

“Primeiramente, quero agradecer o convite que o Rubinho me fez. Fiquei muito contente e, ao mesmo tempo, é uma responsabilidade muito grande para mim, pois vou correr ao lado de um cara que acabou se tornando um ídolo para mim. Quando me aposentei no final de 2008, muitas vezes fui questionado se não voltaria a correr, e sempre disse que não, e tinha isso bem resolvido na minha cabeça. No entanto, um convite desse realmente é irrecusável. Cheguei a comentar com o Rubinho que não piloto um Stock desde 2008, e que talvez meu ritmo não seja o ideal, mas seguindo as palavras dele: ‘Vamos nos divertir!’. Eu pretendo me divertir bastante, mas logicamente visando um resultado positivo, de forma a não atrapalhar a temporada dele”, comentou o recordista absoluto de títulos da principal categoria do automobilismo nacional.

Rubens também comentou sobre a chance de correr com um piloto que sempre foi uma das referências desde criança. “Estou extremamente honrado em correr com um ídolo, e certamente vamos formar uma das duplas mais fortes da corrida. Será uma grande alegria vê-lo pilotando o 111, e estou muito entusiasmado com a nossa parceria”, destacou Rubens, recordista de Grande Prêmios de F1.

Além da admiração mútua entre os pilotos, o chefe de equipe da Medley Full Time garante seu aval para a sua dupla. “Certamente foi uma grande escolha, pois vai trazer o maior campeão de volta as pistas, e só isso já vale muito. Teremos dois campeões, então, certamente vamos formar uma dupla que vai dar trabalho. É claro que o Ingo não guia um Stock há muito tempo, mas um cara doze vezes campeão nunca perde o reinado”, comentou Maurício Ferreira, que conquistou seu primeiro título de pilotos e equipes no ano passado aos 36 anos, o mais jovem dono de equipe campeão da Stock Car.

A prova acontecerá no dia 22 de março no Autódromo de Goiânia, o mesmo “palco” que consagrou Rubens como vencedor da “Corrida do Milhão” no ano passado. O formato da corrida será anunciado oportunamente pela Vicar, organizadora do evento.

MyTeam - Press and Marketing

Foto: Fernanda Freixosa/Stock Car

Átila Abreu faz balanço positivo da pré-temporada da Stock Car em Curitiba

Piloto da equipe Mobil Super Racing ressalta oportunidade de usar acertos variados e o fato do novo companheiro de equipe reportar as mesmas reações em seu carro

Na tabela de tempos dos treinos de pré-temporada da Stock Car em Curitiba, o carro #51 não figurou com o mesmo protagonismo das últimas temporadas: seu melhor desempenho foi um nono lugar no treino livre da manhã deste domingo. Mas nem por isso Átila Abreu deixou a capital paranaense insatisfeito com a performance da equipe Mobil Super Racing. O vice-campeão da principal categoria nacional fez um balanço positivo dos trabalhos deste final de semana, quando teve a oportunidade de experimentar os novos pneus para a temporada 2015.


"A gente resolveu testar muitas coisas nesses dias. De manhã, com o pneu novo, talvez não tenha virado tão mal. No treino da tarde, fizemos outro tipo de acerto para testar outras alternativas e entender melhor o que precisa para esse pneu. Ele é diferente, tem outras reações e exige outros cuidados. Começamos a testar outras coisas e quando colocamos o pneu o acerto não estava bom e tive alguns problemas para conseguir virar. Pode ser a caixa de direção ou simplesmente alguma coisa de acerto, o que vamos avaliar ao analisar os dados nos próximos dias", afirmou o sorocabano.

Átila destacou também o fato de seu novo companheiro na equipe, o brasiliense Lucas Foresti, ter passado ao time reações muito parecidas com as suas quando os carros tiveram setups similares.

"A pré-temporada serviu para mostrar que os nossos carros tiveram comportamentos parecidos, tanto eu quanto o Lucas reportamos as mesmas reações então vai ser bom para trabalhar durante o ano. Se as reações realmente batem, vamos poder trabalhar cada um com um cenário diferente, sem perder tempo de treinos livres experimentando individualmente. Um pode ajudar o outro assim ao longo do ano", observou o dono do carro #51.

Ele enfatizou porém, que os trabalhos de pré-temporada, na prática, irão se estender até a semana da corrida de abertura da temporada, no dia 22 de março em Goiânia. A exemplo do ano passado, cada competidor regular da Stock Car irá dividir seu carro com um piloto convidado de outras categorias internacionais.

"Para o início da primeira etapa em Goiânia, vamos trabalhar muito na oficina com todos os dados coletados aqui. Foi uma boa pré-temporada. Testamos muita coisa que queríamos ter testado ano passado, mas não pudemos assumir o risco por estar na disputa do título. Algumas não funcionaram e outras sim, que vamos desenvolver durante o ano. O principal aqui foi colher informações, que, se soubermos usar até a prova de Goiânia, vão nos ajudar a começar o ano com o pé direito."



Luís Ferrari

Fotos: Carsten Horst - Hyset)

Matheus Iorio vence corrida 2 e sai de Curitiba na liderança da F3 Brasil

Saldo do primeiro fim-de-semana foi muito positivo para o paulista de 17 anos. Em sua estreia pela equipe Cesário F3, o piloto faturou um 3º lugar no sábado e finalizou a rodada dupla no topo do pódio, assumindo a liderança do campeonato

Matheus Iorio viveu um fim-de-semana vitorioso na abertura da temporada 2015 da F3 Brasil, entre 7 e 8 de fevereiro, no Autódromo Internacional de Curitiba. O piloto de 17 anos, que fez sua estreia pela equipe Cesário F3 competindo na classe principal da categoria, fez uma rodada dupla bastante consistente e conquistou bons resultados: ficou em 3º lugar na primeira corrida da etapa, na tarde de sábado, e venceu a segunda prova, realizada neste domingo (8). Na soma dos resultados, Matheus Iorio acumulou 24 pontos e assumiu a liderança do campeonato.


As atividades do fim-de-semana começaram no sábado, dia em que aconteceram os dois treinos livres, a classificação e a primeira corrida. Desenvolvendo um bom trabalho com sua nova equipe, Matheus conseguiu colocar o carro #34 no top-3 em todas as sessões e se garantiu na primeira fila do grid da corrida 1, disputada no fim da tarde. Iorio completou as 19 voltas num bom terceiro lugar, subindo ao pódio.

Veio o domingo e, com a regra de inversão do grid, Matheus largou em quarto lugar. Quarto que virou primeiro ainda nas primeiras curvas, quando assumiu a ponta após uma boa largada. Um incidente na primeira volta da corrida 2 tirou vários pilotos da categoria Light da disputa e causou a entrada do safety-car. Na relargada, o paulista foi ultrapassado por Pedro Piquet, que conseguiu administrar a vantagem até um problema o tirar da disputa faltando poucas voltas para o fim. Assim, Matheus Iorio conquistou sua primeira vitória na temporada, já na etapa de abertura do campeonato. Desta forma, o piloto começa 2015 da mesma forma que terminou o ano passado, quando finalizou o campeonato, em Goiânia, faturando a vitória na última corrida, pela categoria Light.

Com duas corridas realizadas, Matheus Iorio é o líder do campeonato, com 24 pontos, três a mais em relação a Rodrigo Baptista. Pedro Piquet, em terceiro, soma 15 pontos. A próxima etapa será disputada entre 25 e 26 de abril, oficialmente prevista para o Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília.

Matheus Iorio:

"Honestamente, fiquei surpreso pelo que aconteceu no fim-de-semana como um todo. Tive um bom desempenho e fui bem rápido nos treinos livres e na tomada de tempos, sempre andando entre os primeiros. Larguei na primeira fila ontem e terminamos no pódio, o que foi muito bom para a estreia na categoria A. Hoje consegui fazer uma ótima largada, assumi a ponta logo na segunda curva, depois mantive um bom ritmo. Começamos a temporada do jeito que terminamos 2014, no alto do pódio, o que é muito positivo para um começo de trabalho. Ir para casa como líder é excelente, mas sabemos que estamos apenas no início do campeonato e que tem muita coisa pela frente. Mas vale destacar mesmo o aprendizado obtido nos últimos dias e, nesse sentido, foi um fim de semana perfeito. Só posso agradecer a Deus."


F3 Brasil, temporada 2015, Curitiba, etapa 1, corrida 1, final:

1.Pedro Piquet, Cesário F3, 19 voltas, 27min21s193
2.Rodrigo Baptista, Prop Car Racing, + 6s682
3.Matheus Iorio, Cesário F3, +10s218
4.Guilherme Samaia, Cesário F3 (Light), +18s343
5.Matheus Muniz, Prop Car Racing (Light), +25s433
6.Leonardo de Souza, EMB Racing, +25s675
7.Fernando Croce, Hitech Racing, +29s393
8.Giuliano Raucci, RR Racing, +1 volta
9.Nicholas Silva, RR Racing, +3 voltas
10.Carlos Cunha, CF3, +3 voltas
11.Pedro Cardoso, Cesário F3 (Light), +4 voltas
12.Andreas Visnardi, RR Racing (Light), +11 voltas
13.Igor Fraga, Prop Car Racing (Light), +11 voltas
14.Dario Lintz, EMB Racing (Light), +11 voltas
15.Artur Fortunato, A.Fortunato F3 Racing, 0 voltas
16.Christian Hahn, Hitech Racing, 0 voltas
17.Felipe Ortiz, RR Racing (Light), 0 voltas

F3 Brasil, temporada 2015, Curitiba, etapa 1, corrida 2, final:

1.Matheus Iorio, Cesário F3, 23 voltas, 31min34s542
2.Artur Fortunato, A.Fortunato F3 Racing, +6s153
3.Rodrigo Baptista, Prop Car Racing, +8s896
4.Christian Hahn, Hitech Racing, +15s091
5.Giuliano Raucci, RR Racing, +17s365
6.Pedro Piquet, Cesário F3, +5 voltas
7.Fernando Croce, Hitech Racing, +8 voltas
8.Carlos Cunha Filho, CF3, +13 voltas
9.Leonardo de Souza, EMB Racing, +16 voltas
10.Matheus Muniz, Prop Car (Light), 0 voltas
11.Guilherme Samaia, Cesário F3 (Light), 0 voltas
12.Nicholas Silva, RR Racing, 0 voltas
13.Pedro Cardoso, Cesário F3 (Light), 0 voltas
14.Andreas Visnardi, RR Racing (Light), 0 voltas
15.Igor Fraga, Prop Car Racing (Light), 0 voltas
16.Dario Lintz, EMB Racing (Light), 0 voltas
17.Felipe Ortiz, RR Racing (Light), 0 voltas


Jornalistas responsáveis
Mariana Viegas / Fernando Silva

Fotos: André Santos/AS Image Sports