segunda-feira, 7 de outubro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Tony Kanaan é o novo piloto da Ganassi

ALTA ROTAÇÃO: Tony Kanaan é o novo piloto da Ganassi: Brasileiro assina contrato extenso com a equipe comandada por Chip Ganassi A Chip Ganassi Racing Teams anunciou hoje a contratação do b...

Tony Kanaan é o novo piloto da Ganassi

Brasileiro assina contrato extenso com a equipe comandada por Chip Ganassi

A Chip Ganassi Racing Teams anunciou hoje a contratação do brasileiro Tony Kanaan por vários anos iniciando na temporada 2014 da Fórmula Indy. Atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, o baiano será companheiro de equipe dos pilotos Dario Franchitti, Scott Dixon e Charlie Kimball. Kanaan correrá com o patrocínio da NTT DATA, líder do mundo em prestação de serviço em TI.

"Eu não poderia estar mais feliz com o acordo com a Ganassi. Eles certamente são uma das grandes jóias da categoria. O Chip criou uma organização fantástica com um único objetivo: Vencer, tanto corridas, como campeonatos. Estou ansioso para o próximo ano chegar para iniciar com esse pessoal. Hoje é um grande dia para mim", comentou Kanaan.

O brasileiro já teve uma experiência com a Ganassi e com o patrocinador NTT DATA, quando em junho desse ano foi convidado para disputar uma prova em Indianápolis na Grand-Am, categoria de protótipos norte-americana.

"Expandir o nosso relacionamento com a Ganassi é uma consequencia natural do sucesso que tivemos juntos em 2013. O foco e a dedicação para colocar um time campeão na pista a cada corrida é um grande exemplo para nossos clientes e empregados. E agora com a experiência e energia que o Tony traz não vemos a hora de 2014 começar", afirmou John McCain, presidente e CEO da NTT DATA.

Chip Ganassi, dono da equipe, também comentou a chegada do brasileiro. "Não é todo tempo que você, como dono de equipe, pode ter pilotos com cinco títulos das 500 Milhas de Indianápolis e mais de 75 vitórias. Eu penso que o TK adiciona muito em nossa organização. Não apenas pelo seu talento na pista, mas com os seus conhecimentos de liderança fora da pista. Estou muito empolgado em adicionar o TK como mais um talento do meu grupo de pilotos. Nós não podíamos esperar por um melhor parceiro como NTT DATA",

Fonte:  MPTeam

Foto: MPTeam

ALTA ROTAÇÃO: Pilotos da Mercedes-Benz buscam reação na disputa ...

ALTA ROTAÇÃO: Pilotos da Mercedes-Benz buscam reação na disputa ...: Piquet, Salustiano, Cirino e Boessio seguem entre os seis primeiros na tabela mesmo depois de fase marcada problemas. A temporada de 20...

Pilotos da Mercedes-Benz buscam reação na disputa pelo título da F-Truck

Piquet, Salustiano, Cirino e Boessio seguem entre os seis primeiros na tabela mesmo depois de fase marcada problemas.

A temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck foi marcada por fases distintas para os pilotos que competem com caminhões da Mercedes-Benz. Depois de terem vencido as quatro primeiras corridas do ano, eles amargaram, em termos gerais, uma queda de rendimento nas três etapas seguintes. Um panorama que os cinco pilotos da marca tentam reverter a partir da oitava etapa, neste domingo (13) em Guaporé (RS).

Quatro dos representantes da Mercedes-Benz aparecem entre os seis primeiros na tabela de pontos. O melhor colocado é Geraldo Piquet, brasiliense que defende a ABF Santos Desenvolvimento tendo ido ao pódio três vezes nas seis corridas que disputou – esteve fora da segunda etapa, em Londrina (PR), por conta de uma contusão. Piquet venceu a quarta corrida, em Goiânia, e foi o segundo na primeira, em Viamão (RS), e na sexta, em Cascavel (PR).

“Desde a primeira etapa a gente fez dobradinha e mostrou que está bem de performance”, lembra Piquet, citando a vitória de seu parceiro paranaense Wellington Cirino em Viamão. “Temos enfrentado problemas de quebras, e até a corrida passada na Argentina, onde fiquei em oitavo, quando o caminhão ia até o fim eu era primeiro ou segundo. Resolvendo a questão das quebras, tanto eu quanto o Cirino somos sérios candidatos ao título”, proclama.

Cirino, campeão de 2001, 2003, 2005 e 2008, está em quinto na tabela. Depois da vitória na abertura do campeonato na pista de Tarumã, só voltou ao pódio na sexta etapa, em Cascavel, onde cruzou a linha de chegada como terceiro colocado. “O campeonato ainda está aberto para muitos pilotos, mas a partir da corrida em Guaporé essa concorrência fica mais afunilada. Por isso é importante trabalharmos por uma vitória lá”, diz o paranaense.

Paulo Salustiano reconhece que a marca viveu um momento dos mais positivos no início do ano. “Estávamos um pouco à frente”, relembra o paulista da ABF Racing Team. “Os MAN estavam começando o desenvolvimento, a Iveco também estava buscando evolução e nós, que corremos com Mercedes-Benz, aproveitamos. Aí as outras marcas se aproximaram e, ao mesmo tempo, passamos a ter problemas com a resistência dos caminhões”, descreve.

Salustiano liderou o campeonato depois das três primeiras etapas, com uma vitória, um segundo e um terceiro lugar. “E, depois disso, nunca mais vi a bandeira quadriculada. Terminei só três corridas e ainda estou em quarto lugar no campeonato. Fizemos alterações no caminhão buscando resistência, agora é chegar a Guaporé e ver que tudo vai dar certo. Vou lá em busca de vencer, ou de somar pontos para continuar disputando o título”, resume.

Parceiro de Salustiano na ABF Racing Team, Pachenki estipulou como meta para sua primeira temporada na Fórmula Truck terminar o ano no grupo dos dez primeiros colocados no campeonato. “Ainda dá para chegar lá, apesar de eu ter abandonado as três últimas corridas”, aposta o paranaense, 11º na tabela de classificação com duas aparições no pódio – foi terceiro na segunda etapa, em Londrina, e quarto na quarta corrida, em Goiânia.

“Eu considero que venho andando melhor desde a etapa de Goiânia, por estar bem mais adaptado ao caminhão, só que os resultados não apareceram por causa dos abandonos”, comenta Pachenki. A oitava etapa vai proporcionar uma experiência inédita ao piloto. “Nunca corri em Guaporé, mas acho que vou me adaptar bem à pista. As duas últimas etapas serão em pistas que conheço e onde gosto de correr”, acrescenta, citando Curitiba e Brasília.

O outro piloto da Fórmula Truck inscrito com um Mercedes-Benz é Régis Boessio, único gaúcho no grid. Sexto colocado no campeonato, ele enfrentou problemas nas quatro últimas etapas, depois de um quarto e um segundo lugar e uma vitória nas três primeiras etapas. Piloto da ABF Desenvolvimento Team, ele comemorou justamente na etapa de Guaporé (RS), em outubro passado, a conquista de sua primeira pole-position na categoria.


Fonte: Grelak Comunicação

ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Terra - Chris Bornemann foi bem em...

ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Terra - Chris Bornemann foi bem em...: Brasileiro de Terra - Chris Bornemann foi bem em São José dos Pinhais   O piloto curitibano Chris Bornemann (WD-40/Embretech/Mundial ...

Brasileiro de Terra - Chris Bornemann foi bem em São José dos Pinhais

Brasileiro de Terra - Chris Bornemann foi bem em São José dos Pinhais


 O piloto curitibano Chris Bornemann (WD-40/Embretech/Mundial Prime/Luciflex/Vhip 
Acessórios/Reikdal Escapamentos/Mecar Carburadores/Maxicabos/NSO Borrachas/Metal Matrix/Prislux), teve um fim de semana muito bom, durante a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra 2013, realizada no Autódromo de São José dos Pinhais (PR), nos dias 28 e 29 de setembro. Chris largou na pole position, venceu a primeira corrida no sábado e ficou em 2.º lugar na segunda prova da categoria Turismo 1.600 do Brasileiro.

Em seu retorno ao Paraná após três anos e correndo pelo estado de Santa Catarina, Chris Bornemann e a equipe MP Competições dominaram os treinos livres e classificatório, conquistando a pole position com o tempo de 1min01s189, na primeira corrida. No classificatório da segunda corrida, marcou o segundo tempo em 1min06s227.  Chris venceu a primeira prova no sábado, de ponta a ponta, completando 15 voltas em 20min34s823, seguido de Fausto de Lucca, a 1s752 e Stive Tokarski, a 4s783. No domingo, Chris assumiu a liderança na primeira curva, mantendo-se me primeiro lugar até menos de uma volta, até que a famosa “gol pro” câmera de filmagem se desprendeu do pára-brisa e caiu na chave de ignição, apagando o carro e o piloto recebeu a bandeirada final em 2.º lugar.

“Gostei de voltar à pista onde conquistei muitos títulos, mesmo correndo pelo estado de Santa Catarina. Eu e minha equipe conseguimos um bom acerto do carro, onde liderei todos os treinos livres e conquistei a pole da primeira prova. As corridas foram muito disputadas. Venci a primeira e a câmera “on board” me atrapalhou na segunda prova. Agora, a briga pelo título do Brasileiro ficou para a etapa final em Cordeirópolis, em novembro”, declarou Christiano Bornemann (WD-40/Embretech/Mundial Prime/Luciflex/Vhip Acessórios/Reikdal Escapamentos/Maxicabos/NSO Borrachas/Metal Matrix/Prislux).

- Resultados -

Primeira corrida: 1.º) Christiano Bornemann (SC), 15 voltas em 20min34s823; 2.º) Fausto de Lucca (SC), a 1s752; 3.º) Stive Tokarski (PR), 4s783; 4.º) Gefferson de Lima (PR), 6s383; 5.º) Bewrnard Chyla (PR), 10s052; e em 6.º) Reginaldo Vieira (SC), 10s422. Segunda corrida: 1.º) Fausto de Lucca (SC), 18 voltas em 18min58s198; 2.º) Chris Bornemann (SC), a 0s304; 3.º) Gefferson de Lima (PR), 33s972; 4.º) Stive Tokarski (PR), 58s754; 5.º) Hemerson Pampuch (PR), 1min02s382; e em 6.º) Cláudio/Arlei Tucholski (PR), a uma volta. Próxima etapa do Brasileiro será em Cordeirópolis (SP), em novembro.

MRT – Assessoria e Comunicação
Bispo Neto

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Mercedes-Benz Grand Challenge: Cesare Marrucci sob...

ALTA ROTAÇÃO: Mercedes-Benz Grand Challenge: Cesare Marrucci sob...: Piloto da equipe W Racing ficou com a quinta colocação na sexta etapa do certame   O piloto Cesare Marrucci fechou a sexta etapa do Mer...

Mercedes-Benz Grand Challenge: Cesare Marrucci sobe no pódio no Velopark

Piloto da equipe W Racing ficou com a quinta colocação na sexta etapa do certame

 O piloto Cesare Marrucci fechou a sexta etapa do Mercedes-Benz Grand Challenge na quinta posição e novamente subiu ao pódio da categoria mais charmosa do país. A prova foi disputada neste domingo (6) no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul.

 Largando na sétima posição, a prova foi de poucas ultrapassagens. “O Velopark é uma pista onde pouco se ultrapassa. Tivemos um pouco de infelicidade na classificação, pois com a pista úmida eu ocupava a quarta posição. Porém, a pista secou muito rapidamente nos minutos finais, quando eu já havia me recolhido para os boxes”, afirmou o piracicabano que subiu ao pódio pela quarta vez na temporada, em seis provas disputadas.

 O momento crucial da prova foi a largada, quando os primeiros colocados se tocaram e alteraram suas posições. “Perdi duas posições no início e tive que partir para cima em busca de um melhor resultado”, afirmou o piloto que contou com a ajuda da competente equipe W Racing para realizar o pit stop mais rápido da prova. “Foi uma prova onde tive que controlar pelo espelho os ataques do pelotão que vinha atrás. A partir daí pouco pude produzir”, concluiu Marrucci que segue na quinta posição na tabela de pontos, agora com 57 pontos.

 O Mercedes-Benz Grand Challenge prossegue no dia 3 de novembro, com a realização da 7ª etapa. Cesare Marrucci tem patrocínio das Indústrias Marrucci.

 Confira o resultado dos cinco primeiros colocados na sexta etapa disputada no Velopark:

1° 99 Edson Jr.
2° 6 J.Fernando Junior
3° 31 Marcio Campos
4° 11 Neto De Nigris
5° 44 Cesare Marrucci

Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa
Foto: Claudio Kolodziej




ALTA ROTAÇÃO: Região de Santa Maria receberá a decisão do Gaúcho...

ALTA ROTAÇÃO: Região de Santa Maria receberá a decisão do Gaúcho...: Prova acontecerá em dezembro, mas preparativos já estão adiantados para a realização da corrida que vai decidir os campeões da temporada 20...

Região de Santa Maria receberá a decisão do Gaúcho de Rali

Prova acontecerá em dezembro, mas preparativos já estão adiantados para a realização da corrida que vai decidir os campeões da temporada 2013

 Nada menos que quatro de cinco categorias do Campeonato Gaúcho de Rali  de Velocidade chegarão a etapa final sem a definição dos campeões.  Emoção que promete ser um ingrediente a mais para a disputa da prova na região de Santa Maria, que acontecerá no dia 7 de dezembro. Apesar de a corrida acontecer somente daqui a dois meses, a organização já trabalha para garantir um rali no nível que a decisão do Campeonato exige.

A montagem do evento se dará na região do Recanto Maestro, distrito que fica entre os municípios de São João do Polêsine e Restinga Seca. Na Antonio Meneguetti Faculdade (AMF) ficará toda a estrutura de prova, como os boxes das equipes e também a organização da prova. O rali acontecerá em nove especiais, sendo seis com cerca de 12 quilômetros cada e outras três com 7 quilômetros cada, em estradas de terra, no interior dos municípios de São João do Polêsine, Silveira Martins e Restinga Seca.

Novidades, como a renovação das especiais em relação a corrida de 2012, estarão sendo anunciadas aos poucos pela organização da prova. A meta é de realizar mais um grande evento, assim, como fora no último ano. Com a decisão do Campeonato somente na última etapa, a expectativa é que mais de 30 carros alinhem no grid de largada.

"Estamos montando uma prova que será atrativa tanto para o público quanto para os pilotos e navegadores. São nove especiais que vão mesclar pisos e terrenos diferentes. Nossa prova terá algumas novidades no cenário do rali gaúcho que serão divulgadas nas próximas semanas", comentou Luciano Cassol, um dos organizadores da etapa.

E não somente a disputa pelo título que deve garantir emoção a corrida. Nada menos que 15 duplas ainda buscam uma colocação entre os três primeiros colocados em cada categoria. No Gaúcho de Rali, são cinco categorias: Classe 3 (4x4), Classe 9 (tração 4x2 e motores com até 1.600 cc), Super A (tração 4x2 e motores com até 1.600 cc, preparados), R1 (tração 4x2 e motor de até 2.000cc) além da Cross Country, para caminhonetes. Somente na Super A é que a competição já tem um campeão. A dupla Evandro Carbonera e Juliano Gracioli conquistaram o título por antecipação na quarta etapa, disputada no início de setembro, em Severiano de Almeida. No entanto, a dupla já garantiu sua presença na prova em Santa Maria.



Conheça mais sobre o Recanto Maestro

O Recanto Maestro nasceu com o intuito de ser um local pautado em desenvolvimento e formação. É um distrito localizado entre os municípios de São João do Polêsine e Restinga Sêca (RS); um exemplo de colaboração entre as iniciativas privada e pública, de como a ciência, tecnologia e o empreendedorismo podem contribuir com a região circunstante enquanto desenvolvimento econômico, ambiental, educacional, cultural e, sobretudo, humano. Hoje, abriga um centro empresarial, hotéis, restaurantes, incubadoras de empresas, condomínio residencial e é o campus de uma instituição de ensino superior - a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF).

Levando o nome do fundador do Recanto Maestro, Acad. Prof. Antonio Meneghetti, a AMF e é a primeira instituição de ensino superior do Brasil a ter a metodologia ontopsicológica aplicada em todos os seus cursos de graduação e pós-graduação. O projeto do Recanto Maestro - fundado pela Associação Brasileira de Ontopsicologia em parceria com a Associação Internacional de Ontopsicologia - tem entre seus princípios contribuir de modo espontâneo e privado para que o Brasil atinja os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas e que 198 países de todo mundo se comprometeram a cumprir até 2015.

Em 2007, em um evento anual realizado pelo Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC) denominado Annual Ministerial Review, em sua Innovation Fair, o exemplo do Recanto Maestro foi apresentado como um case que contribui para esses Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas. Isso porque, o trabalho desenvolvido no Recanto Maestro está alinhado a preceitos de todos os ODM, tais como, garantir a sustentabilidade ambiental, promover a qualidade de vida e a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, trabalhar pelo desenvolvimento mundial, formular e estabelecer parcerias que permitam o trabalho digno e produtivo aos jovens e tornar acessíveis os benefícios de novas tecnologias. Desta forma, o Recanto acaba sendo um parceiro do Brasil no alcance destes Objetivos.

O case do Recanto Maestro foi apresentado ainda, em 2012, durante a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Em 2009, o Recanto Maestro virou tema de um filme apoiado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Mais informações, no site: www.recantomaestro.com.br.


PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa do Rally de Santa Maria

Foto: Edson DCastro

ALTA ROTAÇÃO: Injustiça

ALTA ROTAÇÃO: Injustiça: Injustiça Desta vez, Vettel venceu e não ouviu vaias no pódio, como nas suas duas últimas vitórias, até porque, o modesto público do GP...

Injustiça

Injustiça

Desta vez, Vettel venceu e não ouviu vaias no pódio, como nas suas duas últimas vitórias, até porque, o modesto público do GP da Coreia nem seria parâmetro justo para medir a impopularidade do alemão. Mas, com o tetra cada vez mais próximo, a torcida obviamente tende a “torcer contra” o piloto da Red Bull.

Qualquer esporte dominado por apenas um atleta pode ser monótono, mas Vettel está longe de ser um vilão merecedor de vaias. Não é apenas uma questão de “ter o melhor carro” – algo que fica evidenciado com tamanho domínio, mas que os outros queridos campeões também conquistaram seus títulos competindo pela melhor equipe.
A hegemonia de Vettel e Red Bull é fruto de um trabalho intenso, desde a contratação do melhor projetista da atualidade, Adrian Newey, aliado à dedicação de um grande piloto. Afinal, quando o alemão, ainda uma promessa correndo pela equipe Toro Rosso, venceu de forma brilhante o chuvoso GP da Itália, em 2008, o time principal, que estreou em 2005, ainda não havia vencido. A primeira vitória da Red Bull veio em 2009, com Vettel já promovido na escuderia principal. Coincidência? Não!

Nos primeiros dias de teste da F-1 neste ano, fui até Jerez de la Frontera ver os novos carros em ação: um dos principais assuntos era justamente a ausência de Alonso, que preferiu seguir no seu intenso trabalho de preparação física. Vettel estava lá no circuito espanhol e, mesmo no dia em que ele não era o encarregado de acelerar, estava acompanhando de perto o trabalho de Webber na mureta do pit lane ou dentro dos boxes.

Dizer que o alemão só ganha porque tem o melhor carro ou que a equipe tem algo ilegal são críticas injustas. Óbvio que a Red Bull encontrou uma ótima solução em seu carro para 2013, em harmonia com os compostos de pneus escolhidos pela Pirelli.

Mais do que isso: Vettel é tão bom que conseguiu mudar a filosofia de uma equipe que se vangloriava de dar condições iguais para os seus dois pilotos e hoje pode se encher de orgulho de ter um grande líder. E que, por isso, não precisa de Kimi Raikkonen ou Fernando Alonso para 2014...

Rodrigo França



Foto Google

ALTA ROTAÇÃO: Stefanini vence e leva disputa pelo título para a ...

ALTA ROTAÇÃO: Stefanini vence e leva disputa pelo título para a ...: Líderes não vencem e decisão fica para a grande final Rodrigo Stefanini venceu a segunda corrida da quinta etapa da Copa ECPA de Ve...

Stefanini vence e leva disputa pelo título para a última etapa

Líderes não vencem e decisão fica para a grande final



Rodrigo Stefanini venceu a segunda corrida da quinta etapa da Copa ECPA de Velocidade na categoria Turismo A. Com esse resultado, o piloto de Capivari levou a decisão do campeonato para a sexta e última, que será disputada em novembro. As provas foram disputadas na tarde deste sábado (5), no Autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, no interior paulista.



Depois de sofrer com o equipamento durante o treino classificatório, quando acabou por ficar na sexta posição no grid de largada, Stefanini pisou fundo e terminou a primeira corrida na rodada dupla na terceira colocação.



Largando nesta posição, o piloto pulou na frente logo após a bandeira para vencer a prova e se aproximar um pouco mais do líder do certame, Alexandre Nunes, que fez duas excelentes corridas, terminando ambas na segunda colocação.



“Foram corridas muito disputadas, quando pude mostrar que estou vivo no campeonato. Sei que o título é muito difícil, mas vamos para a última etapa em condições de brigar pelo campeonato, o que é um estimulo a mais”, afirmou Stefanini.



Apesar de não ter vencido, o líder do certame esbanjava alegria com o resultado final. “Não dá para contar com a vitória, mas posso dizer que estou com uma mão na taça. Vou para a final sem o compromisso de precisar vencer e com a vantagem de administrar o resultado para ser campeão”, afirmou o paulistano Alexandre Nunes.



Vitoriosa na primeira bateria do dia, a dupla formada por Luis Piccolo e João Moraes tinha tudo para terminar a etapa na primeira colocação, não fosse a pane no motor do carro ainda na primeira volta da segunda bateria. “A quebra é um detalhe que está presente em qualquer corrida e o piloto tem que ter em mente que isso pode acontece. Infelizmente aconteceu hoje, mas não tem nada perdido, vamos para a última etapa com plenas chances de ficar com o título”, afirmou Moraes.



O piloto falou com razão, além de Alexandre Nunes e Rodrigo Stefanini, somente a dupla formada por Luis Piccolo e João Moraes têm chances de ficar com o título da temporada.



Cassiano Rodrigues que ainda mantinha boas chances de lutar pelo título teve seu motor estourado ainda na primeira volta da segunda bateria e saiu do páreo de forma melancólica. Após largar em último na primeira prova do dia e chegar em quarto, o piloto de Piracicaba largou desta posição mas o motor mão aguentou. “Tinha que vencer de qualquer maneira e sai para o tudo ou nada. Mas o motor não entendeu minha necessidade”, afirmou o piloto de forma sarcástica.



Na categoria Turismo B a vitória na primeira bateria ficou com a dupla Marcio Cassorla e Milton Nicolau, seguidos por outra dupla, Rinaldo e Neimar. Na segunda bateria do dia as posições se inverteram, com vitória de Rinaldo e Neimar, seguidos por Marcio Cassorla e Milton Nicolau.



Além das provas de Turismo, aconteceram também corridas nas categorias Stock Jr. Challenger e Clássicos de Competição. A última etapa da Copa ECPA de Velocidade acontecerá no dia 23 de novembro, fechando a temporada 2013. Confira abaixo o resultado final dos três primeiro colocados nas corridas:


Turismo A - 1ª prova

1º Luis Piccolo/João Moraes
2º Alexandre Nunes

3º Rodrigo Stefanini



Turismo B - 1ª prova

1º Marcio Cassorla/Milton Nicolau
2º Rinaldo/Neimar

3º Rodrigo Tavares/Adriano Nunes



Turismo A - 2ª prova

1º Rodrigo Stefanini
2º Alexandre Nunes

3º José Torim/Wilson Zambello



Turismo B - 1ª prova

1º Rinaldo/Neimar
2º Marcio Cassorla/Milton Nicolau

3º Robinson Valter



Stock Jr. Challenger

1º Fernando Lopes, 22 voltas em 29:08.883 - melhor volta 1:17.254

2º Nelson Marcondes a 4.478 - melhor volta 1:17.594

3º Luis Carvalho a 5.353 - melhor volta 1:17.406

4º Dario Lintz a 8.864 - melhor volta 1:17.276

5º Johny Alves a 17.981 - melhor volta 1:17.701



Serviço

Mais informações pelo  e-mail ecpa@ecpa.com.br ou pelo site www.ecpa.com.br.

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa ECPA

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: A principal arma de Helio Castroneves é sua capaci...

ALTA ROTAÇÃO: A principal arma de Helio Castroneves é sua capaci...: A principal arma de Helio Castroneves é sua capacidade de se reinventar diante das dificuldades De um lado, Scott Dixon venceu uma e fo...

A principal arma de Helio Castroneves é sua capacidade de se reinventar diante das dificuldades

A principal arma de Helio Castroneves é sua capacidade de se reinventar diante das dificuldades

De um lado, Scott Dixon venceu uma e foi 2º na outra; de outro, Helio Castroneves teve quebra de câmbio em ambas as provas da rodada dupla de Houston. Resultado: Dixon é o novo líder do IZOD IndyCar Series e parte para a última etapa, em Fontana (19 de outubro), com 25 pontos de vantagem sobre o brasileiro, agora vice-líder após pontear por 13 corrida consecutivas.

Numa pista pista repleta de defeitos e inapropriada para sediar uma prova de tamanha importância para o campeonato, o principal saldo negativo foi o acidente de Dario Franchitti, que seguramente o deixará inativo por alguns meses. Menos mal, a violência do impacto indicava, de início, consequências mais graves para ele e para o público.

Somente Dixon e Castroneves podem lutar pelo título no oval de duas milhas localizado na Califórnia. O neozelandês depende de si, apenas. Já Castroneves, para comemorar seu primeiro título, terá de aliar um resultado robusto com outro não tão significativo assim de Dixon.

Claro, a balança das dificuldades pende para o lado do três vezes vencedor da Indy 500, mas suas chances são reais. A Penske tem um compromisso de lhe oferecer um equipamento confiável (o que não aconteceu em Houston) e há um detalhe importante: no esporte, como na vida, Helio Castroneves tem a capacidade de se reinventar diante das dificuldades. Assim, qualquer que seja o resultado, a etapa de Fontana será inesquecível.

Por Americo Teixeira Jr.

Foto MICHAEL L. LEVITT/INDYCAR/LAT USA

ALTA ROTAÇÃO: Dario sofre grave acidente na segunda prova em Hou...

ALTA ROTAÇÃO: Dario sofre grave acidente na segunda prova em Hou...: Helinho tem novo problema e Dixon assume a liderança do campeonato Ao final da última volta da prova deste domingo (6) em Houston, ...

Dario sofre grave acidente na segunda prova em Houston

Helinho tem novo problema e Dixon assume a liderança do campeonato


Ao final da última volta da prova deste domingo (6) em Houston, EUA, o escocês Dario Franchitti sofreu um grave acidente com Takuma Sato e EJ Viso. Dario bateu com Sato e foi alçado para o alambrado e o carro espatifou em vários pedaços, inclusive destruindo a grande proteção e ferindo cerca de 15 torcedores, mas sem nenhuma gravidade.


O caso mais sério mesmo foi o de Dario, que foi levado ao hospital próximo e foi detectado uma concussão, uma fratura na espinha e no calcanhar direito. A princípio o três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e tetracampeão da categoria não vai precisar passar por uma intervenção cirúrgica, mas ainda não está totalmente descartada. Dario vai passar a noite no Memorial Hermann Texas Medical Center.

Tony Kanaan, um dos melhores amigos do escocês, estava já no aeroporto porque havia abandonado devido a uma batida, e voltou a pista e depois ao hospital para acompanhar de perto o tratamento do escocês. Eles serão companheiros de equipe em 2014, já que Kanaan foi contratado pela Ganassi.

Campeonato

Definitivamente a pista de Houston não foi nem um pouco positiva para o brasileiro Hélio Castroneves, da Penske. O paulista teve o mesmo problema da prova de sábado, no câmbio do carro número 3, e forçou a equipe levar o carro para as garagens e perder diversas voltas em relação ao líder, cruzando a linha de chegada apenas na 23a posição. Para piorar, Scott Dixon, da Ganassi, que venceu no sábado acabou fechando na segunda colocação nesse domingo e assumiu a liderança do campeonato restando apenas o GP de Fontana, no dia 20 de Outubro.

O brasileiro ainda foi ajudado por seu companheiro de equipe, Will Power, que foi para cima de Dixon e tomou do neozelandês a primeira posição, e impedindo de somar mais pontos. James Hinchcliffe, da Andretti Autosports, concluiu na terceira colocação e fechou o pódio, embora nenhum deles tenha comemorado ao final da etapa, ainda apreensivos com o estado de saúde de Dario Franchitti.

Com o final da penúltima etapa, agora Dixon tem a vantagem de 25 pontos em relação a Castroneves, e a prova no oval de Fontana, na Califórnia, determinará o campeão da Fórmula Indy 2013.


Final da Corrida 2 em Houston:


1. (9) Will Power, Dallara-Chevy, 90, Running
2. (2) Scott Dixon, Dallara-Honda, 90, Running
3. (8) James Hinchcliffe, Dallara-Chevy, 90, Running
4. (6) Justin Wilson, Dallara-Honda, 90, Running
5. (13) Sebastien Bourdais, Dallara-Chevy, 90, Running
6. (3) Simon Pagenaud, Dallara-Honda, 90, Running
7. (21) Oriol Servia, Dallara-Chevy, 90, Running
8. (10) Charlie Kimball, Dallara-Honda, 90, Running
9. (16) Mike Conway, Dallara-Honda, 90, Running
10. (17) Simona De Silvestro, Dallara-Chevy, 90, Running
11. (22) Tristan Vautier, Dallara-Honda, 90, Running
12. (24) Sebastian Saavedra, Dallara-Chevy, 90, Running
13. (14) Josef Newgarden, Dallara-Honda, 90, Running
14. (15) Takuma Sato, Dallara-Honda, 89, Contact
15. (7) Dario Franchitti, Dallara-Honda, 89, Contact
16. (12) EJ Viso, Dallara-Chevy, 89, Contact
17. (20) James Jakes, Dallara-Honda, 89, Running
18. (19) Graham Rahal, Dallara-Honda, 88, Running
19. (23) Luca Filippi, Dallara-Honda, 88, Running
20. (4) Marco Andretti, Dallara-Chevy, 88, Running
21. (5) Ryan Hunter-Reay, Dallara-Chevy, 87, Running
22. (18) Ed Carpenter, Dallara-Chevy, 61, Mechanical
23. (1) Helio Castroneves, Dallara-Chevy, 53, Running
24. (11) Tony Kanaan, Dallara-Chevy, 32, Contact

MP Team assessoria imprensa
Fotos: Brett Kelley/Indycar


ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Bandeirantes: Líder do Brasileiro, Régis...

ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Bandeirantes: Líder do Brasileiro, Régis...: Depois de disputar o Rally dos Sertões ao lado de Ana Carolina Sena Braga, piloto quer levar a Equipe Bahia Rally para a conquista de mais ...

Rally dos Bandeirantes: Líder do Brasileiro, Régis Braga quer manter boa fase e assegurar a vantagem

Depois de disputar o Rally dos Sertões ao lado de Ana Carolina Sena Braga, piloto quer levar a Equipe Bahia Rally para a conquista de mais um título do cross-country nacional

Após levar os títulos de 2012 do Brasileiro, Paulista e Sertões Series, - além da vitória conquistada no Rally dos Sertões 2011 -, o piloto Régis Braga está pronto para a disputa da 11ª edição do Rally dos Bandeirantes, que acontece entre 11 e 13 de outubro, em São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba. Tendo Ana Carolina Sena Braga como navegadora, o piloto baiano quer aumentar a vantagem e buscará o maior número de pontos para o título da categoria Super Production do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country, sendo o líder da competição.

O piloto de 45 anos, Régis Braga, há aproximadamente 15 anos participa nas principais provas do off-road brasileiro. "Os resultados este ano, tem sido a comprovação do trabalho efetivo da equipe. O time este está perfeito e vamos com a mesma garra e dedicação que tivemos em todas as etapas para a prova do Rally dos Bandeirantes na próxima semana, a qual me identifico bastante. E, agora com dois dias diferentes, vou gostar mais ainda", conta o piloto que fará sua quinta participação no certame.

O carro (Amarok) está pronto para a disputa que inclui no roteiro as cidades de São José dos Campos, Taubaté e Caçapava Velha. Depois de um terceiro lugar em 2009 e o vice-campeonato da prova em 2010, Régis acredita que chegou a hora de subir no degrau mais alto do pódio da tradicional prova que está em sua 11ª edição e, atrai as principais equipes do off-road nacional. "Nossa expectativa é vencer, estamos na liderança do Brasileiro, mas só nos interessa a vitória, pois, faltando cinco etapas para o final do campeonato, temos que garantir o maior número de pontos", enfatiza o piloto.

LIDERANÇA NO BRASILEIRO

Para a Bahia Rally competir no Rally dos Bandeirantes com o pé direito pode significar muito mais que sair na frente na luta pelo título da competição. Na liderança da categoria Super Production no Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country, a dupla pode abrir uma larga vantagem na liderança após as duas etapas programadas, válidas pelas 14ª e 15ª etapas do campeonato e a 6ª e 7ª etapas do Campeonato Paulista de Rally Cross-country.

"Estamos indo para ganhar o título da Super Production, além é claro de garantirmos manter a liderança do brasileiro. Sei que teremos fortes concorrentes, mas o nosso conjunto: piloto, navegadora, carro e equipe estão mais preparados do que nunca", finalizou Régis.

A equipe Bahia Rally tem o patrocínio do Banco Itaú e Concessionárias Bremen Volks.

Confira um vídeo da dupla Régis Braga/Ana Carolina Sena Braga da participação com a Amarok Rally no Rally dos Sertões 2013. Link: http://www.youtube.com/watch?v=CoAdRmNaY_0&feature=youtu.be

Classificação do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country - Super Production

Piloto

1º) Régis Braga - 82 pontos
2º) Helena Soares - 48
3º) Gunter Hinkelmann - 43 pontos
4º) Glauber Fontoura - 36 pontos
5º) Rafael Cassol - 29
6º)Gustavo Xavier - 24
7º) Armando Bispo - 24
8º) Helena Deyama - 22
9º) Guilherme Spinelli - 20
10º) Glaucio Vanderlinde - 20
11º) André Franco de Miranda - 19
12º) Marcelo Damini - 19
13º) Roberto Takashima - 14
14º) Celio Di Pace - 12
15º) Bartolomeu de Carvalho - 11
16º) Cristiano de Camargo - 8

Navegador
1º) Ana Carolina Braga - 82 pontos
2º) Claudia Grandi - 48
3º) Minae Miyauti - 44
4º) Weidner Moreira - 34
5º) Lelio Carneiro Jr. - 29
6º) Emerson Toshio - 24
7º) Youssef Haddad - 20
8º) Osmar Dehn João - 19
9º) Elson Oliveira - 19
10º) Idali Bosse - 16
11º) Frederico Macedo - 15
12º) Francisco Leopoldo - 12
13º) André Munhoz - 12
14º) Luciano Wanderley - 12
15º) Sergio Bessa - 12
16º) Paulo Ricardo Ramos - 10

Programação 11º Rally dos Bandeirantes

11/10/13 - Sexta feira

Parque da Cidade - São José dos Campos - WPT: S 23º10'05,60'' / W 45º53' 22,48"

13h30 - 17h00 - Secretaria de Prova (credenciamento e retirada dos adesivos)
14h00 - 16h00 - Vistoria CBA - Apresentação das categorias Protótipo-T1, Pró-Brasil, Super Production, Production-T2, Caminhões Leves e Caminhões Pesados.
20:00 h - Briefing - Dia 01 - Parque da Cidade.

12/10/13 - Sábado
08h30 - Largada - Início da Planilha - Parque da Cidade - São José dos Campos.
09h30- Largada da Prova Especial 01 - 75 km - Fazendas N. S. Glória, Gaspar e Conceição - Rodovia Ayrton Senna - Taubaté / Caçapava Velha.

12h30 - Largada da Prova Especial 02 - 75 km.
15h30 - Início do Prova Especial 03 / Superprime - 1,5 km - Parque da Cidade.
19h30 - Briefing - Dia 02 - Parque da Cidade.

13/10/13 - Domingo

09h40 - Largada - Início da Planilha - Parque da Cidade - São José dos Campos.
10h40 - Largada da Prova Especial 04 - São José dos Campos.
14h30 - Início do almoço de premiação - Local à definir - São José dos Campos.
15h30 - Início da Premiação.
16h30 - Encerramento do evento.

*Programação sujeita a alterações

Informações à Imprensa:
SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

Foto: Luciano Santos/SigCom

ALTA ROTAÇÃO: Sergio Perez alerta para o perigo dos Pirelli

ALTA ROTAÇÃO: Sergio Perez alerta para o perigo dos Pirelli: Sergio Perez mostrou-se insatisfeito com os pneus Pirelli. Sergio Perez mostrou-se insatisfeito com os Pirelli, após Fernando Alonso e ...

Sergio Perez alerta para o perigo dos Pirelli

Sergio Perez mostrou-se insatisfeito com os pneus Pirelli.

Sergio Perez mostrou-se insatisfeito com os Pirelli, após Fernando Alonso e Mark Webber terem criticado fortemente os italianos por levarem pneus de má qualidade e desgaste rápido para o GP da Coreia de Fórmula 1. O mexicano viu um dos seus pneus explodir durante a prova asiática, um incidente que poderia ter tido consequências mais graves.

Webber referiu que “a Pirelli irá dizer que o furo do Perez foi devido a um bloqueio, mas os pilotos estão a bloquear travagens por não haver piso para a esquerda”. O diretor desportivo da Pirelli, Paul Hembery, culpou o incidente de Perez devido a uma má travagem, dizendo ao ‘Telegraph’ que a falha “não teve nada a ver com as laminações que vimos anteriormente. O problema da degradação é a velha história. Estamos apenas a fazer o que nos pediram, que é proporcionar duas a três paragens por corrida”.

Perez quer que a marca de Milão tenha um melhor compromisso com a segurança, afirmando que “hoje nada de grave se passou, por isso ninguém irá comentar, mas um dia acontecerá algo e iremos todos lamentar”.







ALTA ROTAÇÃO: Quebra tira Irmãos Ebrahim da 2.ª corrida

ALTA ROTAÇÃO: Quebra tira Irmãos Ebrahim da 2.ª corrida: GT3 Brasil: - Quebra tira Irmãos Ebrahim da 2.ª corrida A segunda corrida também não foi boa para os irmãos Wagner e Fábio Ebrahim (A...

Quebra tira Irmãos Ebrahim da 2.ª corrida

GT3 Brasil: - Quebra tira Irmãos Ebrahim da 2.ª corrida


A segunda corrida também não foi boa para os irmãos Wagner e Fábio Ebrahim (Audi Top Service), durante a sexta etapa do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo 2013, realizada neste domingo (6/10), no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Largando da pole position, Fábio Ebrahim manteve a posição até a quarta volta, quando o Audi R8 LMS Ultra foi perdendo rendimento e sendo ultrapassado pelos principais adversários. Na nona volta, Fábio Ebrahim foi para os boxes e logo em seguida abandonou a prova.


No início da prova, Fábio Ebrahim até tentou abrir vantagem, mas sofrendo pressão forte de Marcelo Hahn nas quatro primeiras voltas e na reta principal do Velopark foi ultrapassado. Com rendimento fraco, Fábio ficou mais cinco voltas na pista, mas foi chamado para os boxes na nona volta. A equipe Ebrahim Motors até tentou recolocar o carro à pista, quando foi constatada a quebra do trem de força, homocinética e semi eixo. Sendo assim, só restou a Fábio Ebrahim abandonar a corrida, em mais um fim de semana para ser esquecido por todos na equipe, pois no sábado a dupla paranaense já teve problemas com a bomba de combustível de alta, que prejudicava o rendimento do Audi R8 LMS Ultra.


“Infelizmente, mais uma vez abandonamos por quebra, numa corrida que tínhamos tudo para concluir entre os três primeiros. No começo, eu até conseguia segurar o Marcelo Hahn, mesmo assim, sem abrir vantagem. Seria uma corrida muito disputada entre nós, a Lamborghini LP 600 a Ferrari F458”, declarou Fábio Ebrahim. “Está faltando um pouco de sorte para nós nesta temporada. Sabemos que as quebras fazem parte das corridas, mas foram duas etapas seguidas, onde tínhamos carro para “brigar” pela vitória. Nosso câmbio quebrou duas vezes este ano e neste fim de semana, a bomba de combustível de alta falhou e abandonamos por quebra do trem de força, homocinética e semi eixo. O traçado do Velopark é curto e tem zebras muito altas, que prejudicam a “tocada” dos supercarros”, concluiu Wagner Ebrahim.

- Resultado da 2.ª corrida –

          Depois de 53 voltas o resultado final da segunda corrida da 6.ª etapa, do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo 2013 foi o seguinte: 1.º) Allan Khodair/Marcelo Hahn (Lamborghini LP600 Plus, SP), em 50min47s209; 2.º) Daniel Serra/Chico Longo (Ferrari F458, SP), a 37s197; 3.º) Júlio Campos/Guilherme Figueroa (Lamborghini LP600 Plus, PR/SP), a uma volta; 4.º) Daniel Daroz/Fernando Poeta (Lamborghini LP 560 Plus, PR), a 22s594; 5.º) Fernando Roso/Vinícius Roso (Ferrari F430, RS), a três voltas; e em 6.º) Pierre Ventura/Cristiano Almeida (Lamborghini LP520, SP), a três voltas. A próxima etapa do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo está marcada para os dias 1, 2 e 3 de novembro, no Autódromo Oscar Alfredo Gálvez, em Buenos Aires, na Argentina.



MRT – Assessoria e Comunicação

Bispo Neto
Foto: Fernanda Freixosa