sábado, 31 de janeiro de 2015

Kawakami concilia Moto 1000 GP com ano de estreia no Moriwaki 250 Junior Cup

Brasileiro de Motovelocidade revela piloto para campeonato internacional que antecede a categoria de base do Mundial de MotoGP

Detentor do título do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade na GPR 250, categoria de formação de pilotos implantada em 2013 pelo Moto 1000 GP, Meikon Kawakami assume o direcionamento internacional de sua carreira. Aos 12 anos, o paulista da equipe Playstation-PRT prepara-se para a temporada de estreia no Moriwaki 250 Junior Cup. Em 2015, ele vai conciliar a série europeia com a luta pelo segundo título brasileiro consecutivo.


Kawakami conquistou, em 2014, a vaga disponibilizada pelo Moto 1000 GP para da seletiva internacional Red Bull MotoGP Rookies Cup – foi à pista no mês de outubro em Guadix, na Espanha. “A partir do desempenho dele no Rookies Cup surgiu o convite para ele correr no Moriwaki Cup”, lembra o piloto Alan Douglas, campeão do Moto 1000 GP em 2011 na categoria principal, a GP 1000. É ele quem gerencia a carreira de Kawakami.

A temporada de 2015 do Moriwaki 250 Junior Cup já 19 participantes de 12 a 20 anos confirmados, representantes de Alemanha, Finlândia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália e Polônia – Kawakami é o único brasileiro inscrito. “É um campeonato forte, preparatório para o Mundial da categoria Moto3. Como as motos são iguais, com chassis da Moriwaki e motores da Honda, elas são sorteadas entre os pilotos antes de cada etapa”, diz Alan Douglas.


O Moriwaki 250 Junior Cup terá sete rodadas duplas em pistas do Reino Unido, da República Checa, da Alemanha e da Holanda – a primeira, nos dias 5 e 6 de abril, no circuito inglês de Snetterton. Antes disso, em 28 de fevereiro e 1º de março, os pilotos inscritos terão um fim-de-semana de treinamento para avaliação em Aragon, na Espanha, em programação que será finalizada com a primeira corrida da temporada, em etapa isolada.

A participação do atual campeão da categoria de formação de pilotos do Moto 1000 GP foi enaltecida pelo promotor do Campeonato Brasileiro, Gilson Scudeler. “Nossa proposta quando demos início ao evento, em 2011, foi revelar talentos para o cenário internacional. Ver o Meikon aprender aqui e chegar a um campeonato do nível do Moriwaki 250 Junior Cup nos deixa satisfeitos, são frutos do nosso trabalho já aparecendo para o mundo”, considera.

Scudeler reforça o propósito de manter a linha de ação do Moto 1000 GP. “Nós levamos a motovelocidade a sério, temos regras bem definidas e boa equiparação técnica. Queremos revelar mais nomes ao cenário internacional, formar ídolos no Brasil e ter, em médio prazo, um brasileiro campeão mundial, o que vai dar à motovelocidade uma visibilidade maior junto à grande massa, como aconteceu no vôlei, no tênis, no surfe, ou no automobilismo”, exemplifica.

Kawakami estreou no Moto 1000 GP em 2013. Conquistou uma vitória e subiu ao pódio outras cinco vezes, com três segundos, um terceiro e um quinto lugar. Foi vice-campeão brasileiro com 122 pontos, oito a menos que o gaúcho Pedro Sampaio. No ano passado, venceu três das oito etapas, conquistou dois segundos, um terceiro e um quarto lugar. Conquistou o título com 149 pontos, 19 a mais que o também paulista Lucas Torres, vice-campeão.

As motocicletas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade utilizam a gasolina Petrobras Podium e o óleo lubrificante Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, fornecedora de pneus a todas as equipes inscritas. A Auto Service Logística é a transportadora oficial do evento, que conta também com o apoio de Suzuki, Beta Ferramentas, Servitec, LeoVince, Shoei e Tutto Moto.



Grelak Comunicação

Inscrições para o 9º Rally Barretos abrem no dia 02

A partir da próxima segunda-feira, pilotos e navegadores já poderão garantir uma vaga no grid que abrirá o circuito nacional de competições do rali cross country e rali baja


A cidade de Barretos, a 426 quilômetros da capital paulista, sediará a etapa de abertura da temporada 2015 do rali cross country para carros e caminhões, e rali baja para motos, quadriciclos e UTVs. O 9º Cross Country Rallymakers Barretos terá concentração no dia 06 de março, com mais dois dias de disputas.

De acordo com o diretor executivo da Rallymakers, Fernando Bentivoglio, haverá 300 quilômetros de trechos cronometrados, que passarão por canaviais, seringais e áreas de pastos, mesclando setores de alta e média velocidade. As tradicionais lombadas estarão sempre presentes para testarem a suspensão dos veículos e proporcionarem voos espetaculares.


"Estamos bastante empolgados com as opções de percursos que temos encontrado. Barretos tem uma zona rural muito vasta, que nos proporcionará encaixar muitos caminhos inéditos", afirmou Bentivoglio. As inscrições serão abertas no próximo dia 02, e poderão ser realizadas pelo site www.rallymakers.com.br, no link Rally Barretos. "Os primeiros a se inscreverem poderão aproveitar os valores com desconto", salientou.

Enquanto isso, pilotos e navegadores dedicam-se a estrutura de suas equipes, ou seja, é momento de colocar o planejamento em prática. Alguns decidiram por utilizar o mesmo veículo e submetê-lo a ajustes minuciosos para essa nova temporada. Outros preferiram repaginar total, a exemplo da MS Rally, representada pela dupla Mauro Guedes e Neurivan Calado, que além de adquirirem um novo carro, também mudarão de categoria. "Tais novidades serão divulgadas no momento certo, mas posso garantir que acabamos de realizar um grande sonho, que é participar da principal categoria do rali. Essa será a nossa sexta participação no Rally Barretos... Estamos com saudades das trilhas e da velocidade", declarou Guedes.



O 9º Cross Country Rallymakers Barretos é realizado pela Rallymakers, com promoção da Agência Black Box. Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Barretos, Os Independentes, Bike Box e DNA Comunicação Digital

Isis Moretti - Mtb: 36.471

Fotos: Fábio Davini/DFOTOS - Márcio Machado/DFOTOS

NOVO PILOTO DA SHELL RACING, RICARDO ZONTA DESTACA TRABALHO INTENSO DE PRÉ-TEMPORADA NA OFICINA

Carros da Stock Car voltam a acelerar na semana que vem com a realização de dois dias de testes em Curitiba

A primeira corrida de 2015 da Stock Car é só no dia 22 de março em Goiânia (GO), mas o trabalho é intenso nas equipes nesta pré-temporada, em especial para aquelas que terão novidades neste ano, como a Shell Racing. Nesta semana, o novo piloto do time, o paranaense Ricardo Zonta, esteve em Petrópolis (RJ) para fazer o molde do banco de seu Stock Car e já iniciar o trabalho com seus mecânicos e engenheiros. O ex-F-1 será o companheiro de Valdeno Brito neste ano, competindo pela primeira vez na categoria nacional sem ser pelo seu próprio time.


"Estou bastante otimista com esta temporada. Serão muitas novidades e por isso é importante adiantar ao máximo o trabalho aqui na oficina em Petrópolis para que a gente possa ganhar tempo nos dois dias de treinos em Curitiba", diz Zonta, citando os testes marcados para 7 e 8 de fevereiro na capital paranaense. "Nesse primeiro contato, nós já estamos analisando alguns dados do carro de 2015 e também trouxe algumas informações do meu carro de 2014 para que a gente já tenha o máximo de dados para fazer uma rápida adaptação já para o primeiro dia de treino em pista", diz.

Em 2015, a Stock Car ainda não anunciou suas novidades no regulamento, mas a expectativa é de que um novo composto de pneus da Pirelli torne os carros mais rápidos, como destaca Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.

"A maioria das novidades a gente vai acabar conhecendo no teste de pré-temporada em Curitiba e obviamente na primeira corrida, mas a vinda do (Ricardo) Zonta na oficina já é muito importante para este processo de adaptação, para que ele já conheça todos da equipe e a gente já busque ajustes próximo ao estilo de pilotagem dele. Um piloto com tantos títulos em diversas categorias e passagens pela F-1 certamente vão ajudar a Shell Racing a lutar por boas colocações neste ano de 2015", diz Rodolpho.

Na próxima quarta-feira, os dois carros da Shell Racing sairão da sede do time, em Petrópolis, para viajar rumo ao Autódromo Internacional de Curitiba, onde serão realizados dois dias de testes (7 e 8). A primeira etapa da Stock Car será em Goiânia, no dia 22 de março.


RF1 Jornalismo
Fotos: Rodrigo França/RF1  - Carsten Horst/ Hyset/ RF1


Estão abertas as inscrições para a nova temporada do Rally Trilha SC

Competição começa no dia 28 de fevereiro, na cidade de São Bento do Sul, SC
O que era bom, ficará ainda melhor! Se os pilotos e navegadores de Santa Catarina já eram contemplados com um campeonato de rali de regularidade que era sucesso absoluto, a organizadora do evento, a SC Racing, encontrou uma forma de tornar esse certame ainda mais atraente.

Em 2015, o Rally SC passará a se chamar Rally Trilha SC e contará com o importante apoio da concessionária Troller de Florianópolis, Trilha SC. Por isso, alguns incrementos nas etapas virão por aí. "O lançamento do novo Troller atraiu um novo perfil de público. São pessoas que nunca tiveram contato com o off-road. Desta forma, nosso objetivo é oferecer mais do que um 4x4 para eles, e sim a aventura fora-de-estrada. Queremos que esses novos clientes vivenciem e usufruam da verdadeira aptidão do veículo que compraram e curtam um intenso e prazeroso passeio e, quem sabe, tornem-se futuros competidores do rali de regularidade", comentou o diretor da concessionária, Oscar Schmidt.


Ou seja, além das categorias Super Máster, Graduados, Júnior e Novato, agora, haverá um novo grupo, a Passeio. "Assim como a Novato, a Passeio se tornará a porta de entrada para aqueles que desejam praticar o off-road. Enquanto a primeira tem o perfil de disputa (luta pelo pódio), a Passeio é como o próprio nome já diz, e seguirá por um roteiro guiado pela organização, com algumas paradas pelo caminho para as pessoas usufruírem do melhor da região. Ambas possuem um trajeto totalmente diferenciado e seletivo para quem está começando", explicou o diretor geral da SC Racing, Edson João da Costa.

A primeira etapa do Rally Trilha SC será no dia 28 de fevereiro, no município de São Bento do Sul, SC. De acordo com o diretor de prova, Wagner Souza, os participantes enfrentarão cerca de 150 quilômetros, adentrando também a cidade de Volta Grande.


"Apoiar uma disputa da SC Racing é unir o útil ao agradável, pois além de estarmos próximos de nosso público e fazer algo interessante por eles, continuaremos envolvidos com o esporte que mais gostamos", disse Schmidt, que é tricampeão do Rally Transcatarina, e atual campeão do Rally SC.

Para quem deseja fazer parte desta prova, as inscrições podem ser feitas através do site www.rallysantacatarina.com.br.


Calendário Trilha Rally SC 2015

28/02 - São Bento do Sul, SC
18/04 - São Francisco de Paula, RS
06/06 - Brusque, SC (Fenajeep)
12/09 - São Joaquim , SC
21/11 - Balneário Piçarras, SC


O Campeonato Rally SC tem patrocínio de Troller Trilha SC e Gatos & Atos

Apoio de Ativa, Blumenau Iluminação, Floripa Textil, Lave Bem Lavanderia, Ozônio Seguros, Troller Mister Car, Prefeitura de Balneário Piçarras e Prefeitura de São Bento do Sul

Realização: SC Racing

Parceria: Jeep Clube São Bento e Jeep Club Pantaneiros do Carvão

Supervisão: FAUESC

Jornalista responsável:
Isis Moretti - Mtb: 36.471

Foto: Paulo Valente

Mitsubishi Motorsports: temporada 2015 de ralis reserva diversão, aventuras e surpresas

O 21º ano do rali de regularidade da marca dos três diamantes terá mais etapas e novas cidades no roteiro; podem participar desde iniciantes até duplas experientes

A Nação 4x4 já pode separar a agenda e marcar as datas das competições 2015. A temporada do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports começa dia 21 de março - e todo o calendário está definido, com 13 etapas: serão quatro no Nordeste e nove no Sudeste, passando por 11 Estados no total.

Em cada etapa, os competidores farão duas provas. Com isso, o sistema de descarte mudou: no Nordeste, os dois piores resultados não serão computados, e, no Sudeste, serão consideradas 12 provas de 18 disputadas. "Dessa forma, mais duplas têm chance de entrar na briga pelo campeonato", explica Fernando Julianelli, diretor de Marketing da Mitsubishi Motors. "A disputa vai aumentar e temos certeza que será muito divertido."


"É um ambiente familiar, um evento gostoso, muito organizado. E nos incentiva a viajar, parar por um fim de semana. Saímos da rotina", explica o competidor carioca Marcelo Barros, dono de uma L200 Triton. Já Wagner Uchima, que compete há cinco anos, destaca a segurança. "A Mitsubishi está de parabéns pela organização. Sempre participamos tranquilos, sabendo da estrutura que a marca nos fornecerá. Além disso, os prêmios são muito bons."

Em todas as etapas são premiados os cinco melhores de cada categoria - Graduados, para duplas experientes, Turismo, para quem tem experiência intermediária, e Turismo Light, para quem está começando. Há também premiação para as melhores duplas femininas, duplas mistas e para a dupla que chegar por último, chamada de Indiana Jones. O importante é ter espírito 4x4 do começo ao fim!

Mas não é apenas em busca dos prêmios que a Nação 4x4 roda o Brasil a bordo de seus Mitsubishi. "A emoção, a amizade e a comunidade que se forma aqui, não têm preço", conta o piloto Paulo Roberto de Goes. Além disso, na mala da volta, famílias e amigos levam também lembranças de novos lugares. "Durante os fins de semana de rali conhecemos cidades novas, o que é uma ótima forma de sair da rotina", comemora o participante Igor Carvalho.

No calendário 2015 permanecem os tradicionais destinos como Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Joinville (SC), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB). Já dois locais receberão a competição pela primeira vez: Gravatá (PE) e São José do Rio Preto (SP). Outra novidade é a cidade história mineira de Tiradentes (MG), que volta a ser palco da competição.

"Estamos ampliando as praças para que mais clientes possam vir e trazer seus carros e suas famílias. O rali é uma ótima oportunidade de testar o 4x4 em vários terrenos e ainda se divertir em um dia diferente, com muita festa", garante Julianelli.

Para participar basta ser proprietário de um veículo Mitsubishi das linhas Pajero ou L200, com tração 4x4. A inscrição não é cobrada: cada carro doa 30kg de alimentos não perecíveis e 6 kits de higiene, que são destinados a instituições de cada cidade por onde passar o rali. "Se divertir em um evento desses e ainda ajudar outras pessoas com sua inscrição é muito bacana", conta o competidor David Paulo Pereira, proprietário de um Pajero TR4.

Como funciona?
As inscrições são abertas sempre 12 dias antes da competição. Os interessados devem entrar no site www.mitsubishimotors.com.br e preencher o cadastro com dados pessoais e do veículo. As vagas são limitadas.

Na sexta-feira véspera da competição, os participantes se encontram para entregar os alimentos, confirmar a inscrição e adesivar os carros. À noite, há um briefing sobre as trilhas e também uma aula de navegação para os iniciantes. A planilha completa, com os tempos e indicações do caminho, só será entregue meia hora antes da largada, no dia seguinte.

No sábado, os veículos largam a partir das 8h em ordem numérica, com um minuto de intervalo entre eles. Vence quem for o mais regular, ou seja, quem passar pelos pontos de cronometragem no tempo proposto pela organização. "As provas são cuidadosamente planejadas para que todos possam usar ao máximo seus 4x4 e também curtir paisagens lindas. a dificuldade varia entre as categorias, então podem participar iniciantes, até quem nunca colocou o carro em uma trilha, até os mais experientes", explica Julianelli.

No fim do dia, após um grande almoço, sobem no pódio as cinco melhores duplas de cada categoria: Graduados, Turismo e Turismo Light.


Calendário 2015*
Sudeste
21/03 - Campos do Jordão (SP)
09/05 - Tiradentes (MG)
30/05 - São José do Rio Preto (SP)
13/06 - Goiânia (GO)
04/07 - Curitiba (PR)
08/08 - Penedo (RJ)
22/08 - Vitória (ES)
07/11 - Joinville (SC)
28/11 - Ribeirão Preto (SP)

Nordeste
25/04 - Gravatá (PE)
12/09 - João Pessoa (PB)
26/09 - Natal (RN)
24/10 - Fortaleza (CE)
*Datas e locais sujeitos a alterações.

Mitsubishi Pró-Brasil - Ação Social
A Nação 4x4 da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil. Desde 1994 foram arrecadadas mais de 980 toneladas de alimentos, em doações através das inscrições. Para participar das provas, os competidores fazem a doação, por carro, de 30kg de alimentos não perecíveis e seis produtos de higiene, que serão destinados a associações da cidade.



Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos
Fotos: Tom Papp/Mitsubishi


Marcelo Vianna anuncia participação no Endurance em 2015

Piloto disputará o Endurance Brasil e o Brasileiro pela equipe Satti Racing

O piloto Marcelo Vianna acertou sua participação para este ano no Campeonato Endurance Brasil, que tem suas provas realizadas nos circuitos do Rio Grande do Sul, e no Brasileiro de Endurance, que ainda aguarda definição do calendário. O piloto de 16 anos correrá pela equipe Satti Racing, a mesma pela qual disputou as 12 Horas de Tarumã, em dezembro, com o protótipo MCR. Vianna optou pelos dois campeonatos devido às características das provas de longa duração e estará inscrito na categoria 3.


"Eu sempre gostei de corridas longas, acompanho o WEC (Mundial de Endurance) e por isso escolhi os dois campeonatos para seguir minha carreira", disse o paulista. "São provas que testam o limite do equipamento e do piloto. Além disso, temos que poupar o carro e definir uma estratégia pensando no fim da corrida", afirmou o piloto, que dividirá o comando do protótipo MCR com mais dois pilotos. As provas têm entre duas e três horas de duração.

Para o chefe da equipe Satti Racing, Eduardo Satti, a evolução de Vianna como piloto tem sido constante. "Ele é muito seguro na condução do carro e já apresenta uma certa maturidade para o automobilismo. Nas 12 Horas de Tarumã, ele soube administrar a corrida muito bem e não judiou do equipamento, o que é muito importante em uma prova longa. O Marcelo está bem adaptado ao carro e devemos ter um entrosamento muito bom ao longo do ano", disse Satti.

As provas do Endurance Brasil serão realizadas em quatro circuitos - Tarumã, Santa Cruz do Sul, Guaporé e Rivera. Já o Brasileiro de Endurance ainda não tem datas nem circuitos definidos. Porém, a organização do campeonato trabalha com duas etapas dentro do calendário do Endurance Brasil e mais duas fora do estado, possivelmente em Curitiba e São Paulo.

Calendário Endurance Brasil:
29 de março - Tarumã
3 de maio - Santa Cruz do Sul
14 de junho - Guaporé
26 de julho - Rivera
6 de setembro - Guaporé
25 de outubro - Tarumã
A definir - 12 Horas de Tarumã


Texto: Ricardo Montesano

Fotosdivulgação