terça-feira, 3 de junho de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Adibe Marques é o mais jovem piloto a pontuar no C...

ALTA ROTAÇÃO: Adibe Marques é o mais jovem piloto a pontuar no C...: Com apenas 16 anos, mais novo do grid consegui

u marcar pontos já em sua primeira corrida na categoria, no último final de semana, em Goiâni...

Adibe Marques é o mais jovem piloto a pontuar no Campeonato Brasileiro de Turismo

Com apenas 16 anos, mais novo do grid conseguiu marcar pontos já em sua primeira corrida na categoria, no último final de semana, em Goiânia

A estreia de Adibe Marques no campeonato Brasileiro de Turismo lhe rendeu um recorde: o de mais jovem piloto a pontuar no campeonato, com apenas 16 anos de idade.

Ele começou oficialmente no kart em 2012, já com 13 anos, idade já avançada se comparada ao currículo de outros pilotos que seguiram carreira. Com um ano de experiência na categoria Junior, "Adibinho", como é conhecido, destacou-se nos campeonatos que participou e logo ingressou na Graduados.


No breve currículo no kart, acumula participação na Copa São Paulo, Copa Brasil e Campeonato Brasileiro (2012 e 2013), no Sul Brasileiro 2013, que conquistou o título de vice campeão, e no Sul Americano em 2012, que alcançou a 4ª colocação, no Uruguai.

No último final de semana, em Goiânia, Adibe Marques fez sua estreia no Campeonato Brasileiro de Turismo apenas uma semana após ter completado 16 anos, o que lhe possibilitou obter a carteira de piloto e se inscrever para a competição somente agora, na 5ª etapa.

O jovem piloto teve uma rápida adaptação ao carro e já na primeira corrida, largando em 20º, conseguiu receber a bandeirada na 9ª posição. "Sabia que esta corrida não seria fácil, até comentei antes da corrida que seria como uma pre-estreia, para me preparar mesmo para a próxima etapa, que também será em Goiânia. Fiquei feliz de já marcar pontos e agora vou em busca de objetivos cada vez maiores".

Na segunda corrida da rodada dupla, realizada no domingo, Adibe largou no meio do grid, mas foi tocado na segunda volta e perdeu algumas posições. Com 35 minutos de prova teve tempo de testar bem a pista e o traçado, já que nem no simulador ele teve oportunidade de estudar, e conseguiu baixar bastante seu tempo de volta, concluindo a prova na 15ª posição.

Com os 12 pontos adquiridos na etapa, Adibe assumiu a 17ª posição na classificação geral do campeonato, entre 26 competidores. "Avalio que foi um bom começo, visto que eu não conhecia a pista, nem a equipe, nem o carro. Agora vamos montar nosso próprio carro e equipe para voltar à Goiânia em agosto e fazer um bom final de temporada para no ano que vem termos chances reais de brigar pelo título e quem sabe chegar a Stock Car, que é a principal e mais disputada categoria do automobilismo nacional".

Rodrigo França (MTB 31120)
Fotos: José Mário Dias/RF1



ALTA ROTAÇÃO: Nelsinho Piquet e GoPro se unem para correr os XGa...

ALTA ROTAÇÃO: Nelsinho Piquet e GoPro se unem para correr os XGa...: Brasileiro vai disputar as duas divisões do GRC até o

fim da temporada Nelsinho Piquet vai atrás de duas medalhas de ouro nos XGames ne...

Nelsinho Piquet e GoPro se unem para correr os XGames no Rallycross Lites

Brasileiro vai disputar as duas divisões do GRC até o fim da temporada

Nelsinho Piquet vai atrás de duas medalhas de ouro nos XGames neste final de semana em Austin. A partir da etapa texana do Red Bull Global Rallycross Championship, o piloto brasileiro vai competir tanto nos Supercars quanto no GRC Lites.

E para sua estreia na categoria de acesso Piquet Jr terá como patrocinadora principal a GoPro, marca de câmeras portáteis referência tanto nos esportes de ação quanto no automobilismo.

"Minha relação com a GoPro remonta aos XGames do ano passado em Foz do Iguaçu. É um orgulho correr com as cores de um produto que eu uso para produção de meus vídeos dentro e fora da pista. Vou trabalhar duro para conquistar o X de ouro no rallycross lites e ter muita matéria prima para um vídeo sensacional depois", afirma o brasiliense.


Ele vai pilotar um carro da equipe PiquetSports preparado pela OMSE, fornecedora única dos carros da GRC Lites. São veículos 4x4 com motor aspirado capaz de gerar até 310 cavalos de potência.

"A GoPro está orgulhosa por ter Nelson Piquet representando sua marca no Rallycross Lites nos XGames de Austin. Ele mostrou uma velocidade impressionante na abertura do Red Bull Global Rallycross Championship em Barbados e estamos ansiosos para acompanhá-lo em ação nos XGames", diz Rod Rojas, gerente de marketing em motorsports da GoPro.

Os XGames marcam a primeira etapa da temporada do GRC Lites. A categoria será disputada em nove rounds, sempre como preliminar da corrida dos Supercars, cuja temporada começou há duas semanas em Barbados.

Piquet Jr é o único piloto do GRC inscrito nas duas categorias e vai pontuar normalmente em ambas. A maior diferença entre os Lites e os Supercars diz respeito à motorização. Na última, os veículos são turbo, com mais de 600 HP.

"Na semana passada tive a oportunidade de acelerar o carro da Lites numa corrida na Inglaterra e gostei muito. A tocada é um pouco diferente e exige carregar mais velocidade nas curvas sempre com o giro alto. Certamente competir as duas categorias vai ajudar muito meu desenvolvimento no rallycross", frisou o piloto.

Nos Supercars, Nelsinho Piquet compete pela equipe SH Racing Rallycross. Após a etapa de abertura do ano, ele ocupa a quarta posição no campeonato com 40 pontos.

As medalhas do rallycross serão definidas neste sábado em Austin. Os XGames são transmitidos para o Brasil pelos canais ESPN.

Calendário - Global Rallycross Championship Lites:
7.jun - Austin - XGames
22.jun - Washington
20.jul - Nova York
26.jul - Charlotte
03.ago - Detroit
23.ago - Daytona
20.set - Los Angeles
27.set - Seattle
05.nov - Las Vegas



Piquet Sports
Luís Ferrari

Fotos: PiquetSports

ALTA ROTAÇÃO: Com mais de 100 inscritos, o Rally Rota SC está ga...

ALTA ROTAÇÃO: Com mais de 100 inscritos, o Rally Rota SC está ga...: Prova válida pelo Campeonato Brasileiro vai agitar Santa Catarina e

m junho Faltam 10 dias para a terceira edição do Rally Rota SC e os ...

Com mais de 100 inscritos, o Rally Rota SC está garantindo o maior grid da temporada 2014 de Rally Baja e Cross Country

Prova válida pelo Campeonato Brasileiro vai agitar Santa Catarina em junho

Faltam 10 dias para a terceira edição do Rally Rota SC e os trabalhos se intensificam na cidade de Tijucas, no litoral de Santa Catarina. Henrique Arena, diretor de prova, veio de mudança para executar os preparativos finais nas especiais (trechos cronometrados) que somam mais de 140 Km em cada dia de prova, sábado (14 de junho) e domingo (15).



Já são mais de 100 competidores inscritos na prova válida pelo Brasileiro de Rally Baja para Motos, Quadriciclos e UTVs e Brasileiro de Rally Cross Country para Carros e Caminhões. O Rally Rota SC já reúne o maior grid da temporada nos dois campeonatos e as inscrições seguem até o dia 11 de junho. As inscrições com desconto ainda podem ser garantidas até dia 06 no endereço http://goo.gl/pxFmxV.

O Rota SC será destaque nas festividades do Aniversário do Município de Tijucas. A Largada Promocional na Praça Concha Acústica brindará os 154 anos de emancipação. A Festa está marcada para as 20h de sexta-feira (13 de junho).


As largadas no sábado e domingo (14 e 15 de junho) serão na tradicional reta da P4, muito conhecida dos Rallys de Velocidade e local que concentra forte público na curva à direita de 90˚ que finaliza a reta de 1.800 metros, mesmo local que será realizado o Super Prime no sábado, a partir das 16h. Será uma competição em pista montada especialmente para o show ao público.

Confira a programação completa no site http://goo.gl/A1TTLw


O Rally Rota SC 2014 tem o patrocínio da Polaris e conta com o apoio da Prefeitura de Tijucas, UnetVale, GPS Precisão, Blue Deck FUN e Residence Design. Supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo, Confederação Brasileira de Motociclismo, Federação de Automobilismo de Santa Catarina e Federação Catarinense de Motociclismo.


Reflex Comunicação

Fotos: Haroldo Nogueira/SHEZ

ALTA ROTAÇÃO: Gabriel Casagrande participa do Linha de Chegada n...

ALTA ROTAÇÃO: Gabriel Casagrande participa do Linha de Chegada n...: O jovem piloto e o veterano Ingo Hoffman, 12 vezes campeão da Stock Car, são os convidados de Reginaldo Leme no Sportv Gabriel Casagran...

Gabriel Casagrande participa do Linha de Chegada nesta terça-feira

O jovem piloto e o veterano Ingo Hoffman, 12 vezes campeão da Stock Car, são os convidados de Reginaldo Leme no Sportv

Gabriel Casagrande participa esta noite do programa Linha de Chegada, do Sportv, apresentado por Reginaldo Leme. Casagrande estará ao lado de um dos maiores pilotos da história da categoria, Ingo Hoffman, justamente para falar da diferença entre as gerações na principal categoria do automobilismo brasileiro.


Entre os temas abordados, está o trabalho de coach - apoio que o experiente Julio Campos presta para Casagrande -, algo que não existia nos tempos em que Ingo Hoffman começou. "A maior ajuda que ele tem me dado é no lado psicológico. Ele já viveu isso, o que estou passando na categoria, e sabe me tranquilizar", disse o piloto da equipe C2 sobre a ajuda de Campos.

O multicampeão também falou sobre o apoio que ele deu ao piloto Atila Abreu, que hoje já é um piloto experiente da Stock Car."Corri até os 55 anos de idade e me mantive competitivo. O preparo físico é importante em qualquer categoria, e na Stock Car conta muito", salientou Ingo.


Sobre o preparo emocional, Ingo também relatou algumas experiências durante sua carreira na categoria e deixou conselhos para o estreante Casagrande. "Conheci o Casagrande agora aqui nos bastidores, mas já vi que é um menino que tem cabeça para estar na Stock Car, porque não basta ter talento, andar bem, tem que ter preparo emocional. É muito bom ter essa renovação de pilotos. Escutar a experiência dos mais velhos é um atalho, no sentido de controle emocional e tomar decisões durante a corrida. O emocional faz uma diferença monstruosa", diz Ingo.

Não perca! O programa vai ao ar nesta terça, às 00h50, no Sportv.

Anote na agenda:
O que: Programa "Linha de Chegada - Entrevista", com Gabriel Casagrande e Ingo Hoffmann
Quando: Terça-feira, 00h50 (de Brasília)
Onde: SporTV

MS2 Comunicação Integrada

Fotos: Juliana Marques/MS2

ALTA ROTAÇÃO: Totti vai a Brasília visando manter campanha invic...

ALTA ROTAÇÃO: Totti vai a Brasília visando manter campanha invic...: Vencedor das três primeiras corridas, paranaense da RM Competições tem assegurada a manutenção da liderança do campeonato O Campeonato ...

Totti vai a Brasília visando manter campanha invicta na Fórmula Truck

Vencedor das três primeiras corridas, paranaense da RM Competições tem assegurada a manutenção da liderança do campeonato

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck volta suas atenções à região Centro-Oeste do país nesta semana. As equipes já têm seus caminhões e sua estrutura técnica sendo transportada a Brasília (DF), onde no domingo (8) será disputado o GP Petrobras, valendo pela quarta das dez etapas da temporada de 2014. O anel externo do circuito, com 2.919 metros de extensão, revela as mais altas médias de velocidade do calendário da categoria.


A Fórmula Truck chega à capital federal para a 13ª edição consecutiva da etapa tendo Leandro Totti como líder invicto. Piloto de um Volkswagen-MAN, o paranaense da RM Competições ganhou as três corridas já disputadas em 2014, nas pistas de Caruaru (PE), Curitiba (PR) e São Paulo (SP). Ele tem 42 pontos a mais que o vice-líder paulista Felipe Giaffone, seu companheiro de equipe, e tem a manutenção da liderança matematicamente assegurada.

Totti lidera a temporada com 92 pontos, contra 50 de Giaffone. A tabela traz o paranaense Wellington Cirino e o brasiliense Geraldo Piquet, pilotos dos Mercedes-Benz da ABF-Santos, em terceiro e quarto lugares, com 49 e 43. Em quinto aparece o paulista Roberval Andrade, inscrito com o Scania da Ticket Car-Corinthians, com 38. O sexto, com 26, é o pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco. Os seis já venceram corridas da Truck em Brasília.

A única outra ocorrência de um piloto vencendo as três primeiras etapas da Fórmula Truck deu-se em 2003, com Djalma Fogaça ocupando o topo do pódio em Goiânia (GO), Guaporé (RS) e Cascavel (PR). Fogaça foi terceiro na classificação final daquele campeonato. “Totti está numa situação muito boa, e isso ninguém pode negar, mas não tem nada decidido”, considera Fogaça, que compete com um dos Ford de sua própria equipe, a DF Racing Fans.

Fogaça aponta Totti como um dos pilotos mais combativos da categoria. “Ele sempre foi um grande piloto, evoluiu demais como tal, mas não podemos descartar nunca adversários do nível do Wellington Cirino e principalmente do Felipe Giaffone. Principalmente o Giaffone, que tem a mesma arma”, lembra o piloto da DF, citando o fato de líder e vice-líder defenderem a mesma equipe. “O fato é que ainda é cedo. Como era cedo comigo em 2013”.


A programação do GP Petrobras em Brasília terá início na sexta-feira (6) com duas sessões de treinos livres de 60 minutos, cada, marcadas para as 11h e as 14h. No sábado (7) serão disputados dois treinos livres de 45 minutos, às 8h30 e às 10h15. A tomada de tempos classificatória vai começar às 13h, com transmissão ao vivo pelo site formulatruck.com.br. A corrida de domingo terá largada às 13h15, para 60 minutos de disputas.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação entre os pilotos após 3 de 10 etapas)
1º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 92
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 50
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento, 49
4º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento, 43
5º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 38
6º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 26
7º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 22
8º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 21
9º) Fabiano Brito (PR/Volvo), ABF Motorsport, 18
10º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 16
11º) André Marques (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 15
11º) Marcello Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 15
13º) Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 12
14º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 7
15º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 6
16º) João Maistro (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 5
16º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, 5
16º) David Muffato (PR/Ford), DF Racing Fans, 5
19º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 3
19º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakarmotors, 3
21º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, 2


Fonte: Grelak Comunicação
Fotos: Orlei Silva


ALTA ROTAÇÃO: Debaixo de chuva, Luís Tedesco e Raphael Furtado v...

ALTA ROTAÇÃO: Debaixo de chuva, Luís Tedesco e Raphael Furtado v...: Dupla contou com um ritmo muito forte e alguns abandonos para vencer a prova no interior gaúcho A chuva, mais uma vez, atrapalhou os co...



Debaixo de chuva, Luís Tedesco e Raphael Furtado vencem Rally de Erechim

Dupla contou com um ritmo muito forte e alguns abandonos para vencer a prova no interior gaúcho

A chuva, mais uma vez, atrapalhou os competidores da 17a edição do Rally Internacional de Erechim ao longo das últimas cinco especiais da prova, realizadas neste domingo (1), na cidade gaúcha. Duas das três duplas vencedoras do sábado (31) abandonaram a disputa hoje.


Rafael Túlio e Gilvan Jablonski, vencedores gerais do sábado com um Peugeot 207 da categoria CBR2, deixaram a prova na penúltima especial, após cometer um erro enquanto tentavam manter a vantagem construída no dia anterior. "Eu estava tranquilo e tirei o pé na primeira passagem, mas forcei um pouco no final", comentou Túlio.

Milton e André Pagliosa também abandonaram a prova na última especial, após bater o Mitsubishi Evo IX contra uma árvore. "Não deu nem para tentar sair dali porque o carro já estava muito avariado. Faltava pouco para terminarmos em primeiro", disse Milton.

A vitória geral ficou com a dupla formada por Luís Tedesco e Raphael Furtado, que completaram os dois dias de prova em 2h23min29s2 a bordo de um Fiat Palio da categoria CBR2. "Hoje (domingo) as especiais estavam mais lisas do que no sábado, mas tínhamos que buscar os tempos e arriscar um pouco mais. A estratégia que combinou o pé no acelerador com a cautela deu certo e em uma das especiais recuperamos um minuto", comentou Tedesco, piloto 16 vezes campeão brasileiro.


A segunda colocação geral ficou com Daniel Barros e Alessander Soares, que competiram no interior gaúcho com um Mitsubishi Evo IX, ficando a pouco mais de dois minutos de Tedesco e Furtado. O resultado garantiu a dupla a vitória entre os competidores da divisão CBR1. O terceiro posto geral ficou com José Barros Neto e Marco Marini, que também disputaram o Rally de Erechim com um Mitsubishi Evo IX pela categoria CBR1.

Vencedores das especiais de sábado na categoria CBR3, Evandro Carbonera e Eduardo Tonial confirmaram o título da classe, ao fecharem a prova em 2h31min12s3, ficando com o sexto posto geral com um Peugeot 207. Já a prova válida pelo Campeonato Sul-Americano foi vencida pelos paraguaios Diego Domingues e Edgardo Galindo.


Veja a classificação final do Rally Internacional de Erechim:

1 - Luís Tedesco/Raphael Furtado (Fiat Palio/CBR2) - 2h23min19s2
2 - Daniel Barros/Alessander Soares (Mitsubishi Evo IX/CBR1) - 2h25min40s6
3 - José Barros Neto/Marco Marini (Mitsubishi Evo IX/CBR1) - 2h27min15s1
4 - Ricardo Malucelli/Giovani Bordin (Mitsubishi Evo IX/CBR1) - 2h30min11s2
5 - Luccas Arnone/Andrey Karpinski (Peugeot 207/CBR2) - 2h30min36s0
6 - Evandro Carbonera/Eduardo Tonial (Peugeot 207/CBR3) - 2h31min12s3
7 - Leonardo Tagliari/Vitor Boff (GM/Celta/CBR3) - 2h33min37s9
8 - Pedro Zamith/Gilson Rocha (Peugeot 207/CBR2) - 2h35min01s0
9 - Marco Malucelli/Vinicius Anziliero (Volkswagen Gol/CBR3) - 2h39min31s9
10 - Edu Paula/Bruno Scarpelli (Peugeot 206/CBR3) - 2h43min11s6
11 - Gerson Lange/Rafaela Trapp (Peugeot 206/CBR3) - 2h43s15s3
12 - Fernando Solimann/Natasha Pedot (Ford Ka/CBR3) - 2h53min38s5
13 - Toninho Genoin/Maicol Souza (Peugeot 206/CBR3) - 3h01min48s9



Confederação Brasileira de Automobilismo
Relações com Imprensa
Dinho Leme
Fotos: Edson Castro