sábado, 18 de janeiro de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Transparaná: vinte anos de sucesso

ALTA ROTAÇÃO: Transparaná: vinte anos de sucesso: Maior rali de regularidade das Américas foi idealizado pelos jipeiros do Jeep Clube de Curitiba. A primeira prova partiu de Londrina e teve...

Transparaná: vinte anos de sucesso

Maior rali de regularidade das Américas foi idealizado pelos jipeiros do Jeep Clube de Curitiba. A primeira prova partiu de Londrina e teve 680 quilômetros de extensão

Com 62 equipes inscritas, o Tranparaná bate recorde de participantes este ano, quando completa 20 anos de história. O maior rali de regularidade das Américas acontece de 26 de janeiro a 1º de fevereiro e terá aproximadamente 1.500 quilômetros de percurso, que é mais desafiador que a edição anterior, com 70% de trilhas inéditas aos competidores.


A largada será em Foz do Iguaçu e contará com etapas em Cascavel, Campo Mourão, Ivaiporã, Ponta Grossa, Curitiba, encerrando com etapa e premiação em Guaratuba. Inscrições permanecem abertas pelo site www.transparana.com.br.

Fernando Neumann, diretor da categoria Adventure do Transparaná, explica que o recorde de inscritos e o sucesso da categoria é resultado de um trabalho direcionado. "A cada ano mais carros 4x4 são colocados no mercado, e o que enxergamos é a possibilidade de proporcionar a esses proprietários o uso deste veículo em condições adversas que explorem o turismo no Paraná. Passamos tanto pelo urbano como rural, contemplamos paisagens, aventura e adrenalina em atividades de lazer como tirolesa, arvorismo e cachoeiras", esclarece Neumann.

Rone Branco, que já foi vice-campeão do Transparaná, participa pela sexta vez, na categoria Master. "É uma prova única, sem comparação. É para poucos, uma semana de rally em que desafios vão surgindo e não existe margem para erros, é dedicação do começo ao fim", avalia o piloto de Curitiba, terá Enedir Junior, de Chapeço/SC, na navegação a bordo do veículo Troller e contam com patrocínio da Trevauto 4x4, Atturo Pneus, Filtros Ml, Camppina Vidros.

Wilson Batista, 54 anos, fará sua quarta participação e terá seu filho, Robson Batista (34), como piloto. "Marcante para qualquer apaixonado por off-road", conta. "Prova mais técnica com ótimo nível de organização e segurança. Como estamos mudando de categoria, esperamos "beliscar" o pódio em algumas etapas", diz o piloto curitibano inscrito na Graduados, com o veículo Mitsubishi Pajero (SAMA Minerações Associadas, Pesadão Transportes, Blumenauense Refeições Coletivas, Hospital IPO).

História

O maior rali de regularidade das Américas teve início na década de 90, com jipeiros do Jeep Clube de Curitiba. A ideia só foi colocada em prática em 1994, quando iniciaram os preparativos para a realização do evento. O primeiro Transparaná partiu de Londrina, no norte do Estado, e seguiu ao litoral paranaense, percorrendo de 680 quilômetros de extensão. Oitenta e oito veículos participaram do evento, que teve a participação de Wilson Fittipaldi, ex-piloto de Fórmula 1 e irmão de Emerson Fittipaldi, bicampeão da categoria internacional.

O Transparaná faz a ligação da costa oeste com a costa leste do Estado do Paraná e passa pelos "caminhos históricos", antes percorridos por desbravadores, tropeiros, colonizadores, índios e jesuítas. Assim, tornou-se uma importante vitrine de mostra da história paranaense e brasileira e das potencialidades econômicas, turísticas e agrícolas dos municípios hospedeiros.

O Transparaná Troller 2014 tem como patrocínio Ouro a Troller, Prata a Acassius Gráfica e Dispauto Auto Peças, Bronze a Trilha Eurocar, Ekron Off Road, Off Shox Amortecedores Especiais, Mamute Off Road, Itaipu Binacional, Klein e apoio do Recanto Thermas & Resort Park Hotel, Secretaria do Turismo do Paraná, Barracão do Jeep, Santa Paula Hotel, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Jeep Club 4x4 de Foz do Iguaçu. Supervisão da Confederação Paranaense de Automobilismo, realização do Jeep Club de Curitiba e do Mundo Nav.

Mais informações www.transparana.com.br.

Programação do Transparaná Troller 2014

24 de janeiro, sexta-feira
14h às 20h - Verificação técnica e administrativa em Foz do Iguaçu (PR)
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

25 de janeiro, sábado
09h às 14h - Verificação técnica e administrativa em Foz do Iguaçu (PR)
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

19h - Largada Promocional pontos turísticos de Foz do Iguaçu
Saída: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500
21h - Coquetel Abertura Transparaná 2014
Local: Itaipu Binacional

26 de janeiro, domingo
09h - Abertura do Parque Fechado
09h45 - Fechamento Parque Fechado
10h - Super Prime - ao vivo pela TV Educativa
Local: Terminal Turístico Três Lagoas
Final da Avenida João Riccieri Maran, s/n - Três Lagoas - Foz do Iguaçu/PR
12h - Resultado oficial Super Prime
18h - Briefing Geral e 1º dia prova
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

Etapa 1 - 27 de janeiro, segunda-feira
Foz do Iguaçu a Cascavel (PR)

Etapa 2 - 28 de janeiro, terça-feira
Cascavel a Campo Mourão (PR)

Etapa 3 - 29 de janeiro, quarta-feira
Campo Mourão a Ivaiporã (PR)

Etapa 4 - 30 de janeiro, quinta-feira

Etapa 5 - 31 de janeiro, sexta-feira
Ponta Grossa a Curitiba (PR)

Etapa 6 - 01 de fevereiro, sábado
Curitiba a Guaratuba (PR)

Hotel Oficial em Foz do Iguaçu:
RECANTO CATARATAS Thermas, Resort & Convention
Av. Costa e Silva, 3500
Foz do Iguaçu/ PR - 85863-000
reservas@recantocataratasresort.com.br
Fone:+55 (45) 2102 3000
Reservas:+55 (45) 2102 3033 | 0800 707 2400


Assessoria de Imprensa do Transparaná Troller 2014:
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos | Helena Matta | Luciano Santos

Fotos divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Brazil Open: Felipe Guimarães vence a pr...

ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Brazil Open: Felipe Guimarães vence a pr...: Hitech Racing faz dobradinha com Victor Franzoni em segundo, que estabeleceu a volta mais rápida O brasiliense Felipe Guimarães (Faculd...

Fórmula 3 Brazil Open: Felipe Guimarães vence a primeira

Hitech Racing faz dobradinha com Victor Franzoni em segundo, que estabeleceu a volta mais rápida

O brasiliense Felipe Guimarães (Faculdade Evangélica/Marc JR/Hitech Racing) mostrou que realmente está disposto a vencer pela segunda vez o Fórmula 3 Brazil Open. No final da tarde de sexta-feira ele venceu de ponta a ponta a primeira etapa do certame no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Em segundo, fazendo a dobradinha da Hitech Racing, chegou o paulista Victor Franzoni (Aflex/Vhero/E-Qual/Hitech Racing), que estabeleceu a volta mais rápida com o tempo de 1min38s213 (Média de 157,946 km/h).


"Dominamos até agora, está bacana. Sempre é bom começar vencendo, mas ainda tem muito chão até a quarta corrida, que é realmente a que define tudo. É legal ter um companheiro de equipe rápido, o negócio vai ser brigado até o final", declarou Guimarães, atual campeão do torneio.

A prova teve início com pista molhada e, por medida de segurança, os carros largaram com pneus de chuva em fila indiana e em movimento. Com isto, Felipe Guimarães liderou de ponta a ponta, perseguido de perto por Victor Franzoni, aumentando o ritmo à medida que a pista secava, estabelecendo a volta mais rápida na última passagem, para receber a bandeirada a 1s555 do vencedor.

"Achei que a minha estreia foi bem legal, atingi o meu objetivo de andar próximo do Felipe. Até a última corrida acho que vamos estar brigando pela vitória com ele", disse Franzoni, que correu de Fórmula Renault na Europa nos dois últimos anos.


A Hitech Racing também teve motivos para comemorar com a dobradinha de seus pilotos. "Não tinha como terminar melhor o dia. O Felipe fez uma corrida irretocável, sem erros e o Victor mostrou maturidade e garra ao mesmo tempo. Tomara qu tudo continue assim até domingo", pnderou o engenheiro paranaense Rodrigo Contin.

Na manhã de sábado, a partir das 11h15, será realizada a segunda prova com o grid de largada repetindo o posicionamento do treino classificatório. O somatório de pontos das duas corridas irá determinar a ordem de largada da terceira corrida, que será realizada as 15h45. A grande final será no domingo, a partir das 11h30, com grid de largada de acordo com o resultado da pré-final.

Os primeiros da primeira corrida foram:

1º) Felipe Guimarães, 16 voltas em 30min00s091;
2) Victor Franzoni, a 1s555;
3) Raphael Raucci, a 41s946;
4) Fernando Galera, a 45s034;
5) Leandro Florenzo, a 49s232;
6) Artur Fortunato, a 50s954.

Confira a programação do fim de semana:

Sábado - 18/1
11h15 - 2ª corrida
15h45 - 3ª corrida
Domingo - 19/1
11h30 - 4ª corrida


Mastermidia
João Alberto Otazú
Fotos: Luca Bassani