terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

E o rali cross country cresce em Alagoas

O estado alagoano tem apresentado um crescimento nítido na modalidade do rali cross country. Cada vez mais, pilotos e navegadores da região começam a se dedicar a esse esporte, e, principalmente, a fazer bonito nas competições de todo o Brasil

Há cerca de dois anos, o Estado de Alagoas tem aparecido com notoriedade no cenário do rali cross country nacional. Isso porque a FAM - Federação Alagoana de Motociclismo - iniciou um forte trabalho de criação e incentivo de eventos desta modalidade. Com isso, novos competidores surgiram, e os que já existiam, tiveram mais uma oportunidade de se aprimorarem.

Em 2012, nasceu o Rally do Velho Chico (disputa local válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para motos, quadriciclos e UTVs). No final de 2013, vieram os ralis de regularidade, com o Campeonato Alagoano, e este ano, surgiu a Alagoas Cup, focada no rali baja. "De três anos para cá, a projeção de Alagoas no off-road mudou de praticamente inexistente, para um grid estruturado, sólido e participativo; não só no Estado, mas em todas as competições brasileiras. No Rally RN 1500 de 2014, era de Alagoas a maior delegação de pilotos, além disso, batemos o nosso recorde de competidores em uma única edição do Rally dos Sertões", apontou Silvio Arruda, vice-presidente da FAM e diretor promocional do Rally do Velho Chico.


No esporte há dez anos, Gustavo Xavier, piloto de UTV, acredita que o rali alagoano ainda tem muito para crescer, pois a cada etapa realizada na região, o número de veículos só aumenta. "Sou presença garantida em todas as provas no Estado, e são todas de excelente qualidade técnica, com vários tipos de obstáculos de terreno, que exigem do veículo, do piloto e do navegador. Todos os certames são de alto nível técnico, e tenho certeza que será assim também no Velho Chico, que este ano promete superar todas as expectativas. Teremos um Super Prime e é visível o cuidado que a organização está tendo com essa quarta edição", salientou Xavier.

O 4º Rally do Velho Chico será realizado de 27 a 29 de março, com largada de Maceió, pernoite em Pão de Açúcar e chegada em Traipu. O roteiro de aproximadamente 500 quilômetros, ainda passará por Girau do Ponciano, Major Izidoro, Olivença, Monteirópolis, Palestina, Belo Monte, Batalha e Jaramataia. Para mais informações e inscrições, acesse: www.velhochico.net.br.


Programação - 4º Rally do Velho Chico

27 de março - sexta feira
9h - Início das vistorias técnicas e administrativas para motos, quadris, UTVs - Maceió, AL
13h30 - Encerramento das vistorias
14h30 - Início do Superprime / Prólogo - Parque Shopping - Maceió, AL
18h30 - Briefing - Dia 01 - Maceió, AL

28 de março - sábado
9h30 - Largada (início da planilha) - Maceió - Deslocamento inicial - 170 km
12h30 - Largada da Prova Especial 1 - 160 km - Girau do Ponciano x Pão de Açúcar
20h - Briefing - Dia 02.

29 de março - domingo
10h - Largada (início da planilha) - deslocamento inicial de 45 quilômetros
11h - Largada do trecho cronometrado 2 - 150 km - Pão de Açucar X Traipu
13h - Início da chegada / Parque Fechado - Traipu, AL
15h30 - Divulgação dos resultados
16h - Início da premiação - Traipu, AL
17h - Encerramento do evento - Traipu, AL

O Rally do Velho Chico tem patrocínio de Parque Shopping Maceió, Atlântica Motos / Honda Dream, Engeap Engenharia, Polaris/G2 Racing, Rotacar Locadora Rent a Car e Posto LIBERAL/BR.

Apoio Institucional: Governo de Alagoas, Prefeituras Municipais de: Pão de Açucar e de Traipu.

Realização: RallySP / FAM - Federação Alagoana de Motociclismo

Liberdade de Ideias

Fotos: Gustavo Epifanio / Doni Castilho/DFOTOS

Blancpain GT Series: BMW Team Brasil anuncia disputa dos dois campeonatos em 2015

Equipe brasileira participará das sete etapas do Sprint e das cinco corridas do Endurance Series e vai em busca de vitórias e da briga pelo título. Cacá Bueno, Sérgio Jimenez e Valdeno Brito já estão confirmados nos BMW Z4 #0 e #77

O BMW Team Brasil inicia em 2015 sua terceira temporada no principal campeonato de Gran Turismo do mundo com novidades. O time, que tem o apoio da BMW do Brasil, disputará este ano os dois campeonatos do Blancpain GT Series: o Sprint (sete etapas, com corridas curtas) e o Endurance (cinco etapas, com provas de longa duração). Nas duas primeiras temporadas na Europa, a equipe - comandada por Antonio Hermann e Washington Bezerra - participou apenas do Sprint Series.


No BMW Z4 #0, Cacá Bueno e Sérgio Jimenez mantêm a parceria bem sucedida de 2014 nas provas de Sprint e que resultou na conquista de quatro pódios. Nos próximos dias, a equipe anunciará o companheiro da dupla nas provas de endurance.

No BMW Z4 #77, o paraibano Valdeno Brito - que participou de duas provas no ano passado, mostrando grande performance - já está garantido. As vagas de seus companheiros ainda estão sendo negociadas.


Em busca de melhorias, que proporcionarão mais competitividade ao BMW Z4, Hermann e Bezerra estiveram na Alemanha, na última semana, em reunião com os engenheiros e diretores da BMW Motorsport. "Discutimos vários aspectos de melhorias do carro e vamos levar a proposta à SRO (organizadora da GT Series). Estamos confiantes. O carro é competitivo, mas sofre na equalização da categoria com relação aos demais concorrentes", destacou Hermann, Team Principal da equipe brasileira.

"A expectativa é a melhor possível e vamos com tudo para disputar o título de 2015. Em igualdade com os outros carros e com os ótimos pilotos que temos, acredito que formaremos uma das melhores equipes do campeonato", continuou Hermann.

Pentacampeão da Stock Car, Cacá está entusiasmado com o novo desafio e otimista com relação ao desempenho do BMW Z4 nas provas de endurance. "Disputar os dois campeonatos é um avanço natural da equipe. Tivemos em 2013 um primeiro ano de aprendizado e, no meu ponto de vista, pelas condições que tínhamos em 2014, fizemos um excelente trabalho. Mesmo não tendo disputado uma etapa, eu e o Jimenez ficamos em sexto no campeonato, conquistamos vários pódios e agora vamos para um desafio ainda maior, fazendo os dois campeonatos, com um calendário europeu completo. Já temos mais experiência com as pistas, conhecemos melhor os adversários e estou bem entusiasmado, principalmente com as corridas longas, onde nosso carro se enquadra melhor e teremos chances de brigar pelas vitórias", declarou o piloto carioca.

Jimenez, assim como Cacá, está com a equipe desde o início do projeto na Europa. No primeiro ano, correu ao lado de Ricardo Zonta. E em 2014 já iniciou a parceria com o pentacampeão da Stock Car. "Fazer parte da equipe pela terceira temporada é uma honra e repetir a dupla com o Cacá só motiva e nos dá mais ânimo, pois a união entre os dois pilotos é de extrema importância para o acerto do carro e sincronia no final de semana. Conquistamos quatro pódios no ano passado. A vitória escapou por pouco. Então, espero só o melhor de 2015. O endurance vem para acumular e nos ajudar ainda mais no desenvolvimento da equipe e do carro", disse o piloto paulista, que ao lado de Cacá conquistou um segundo e três terceiros lugares na temporada passada.

Valdeno Brito, que foi bicampeão na equipe de Hermann e Bezerra na GT Brasil, está muito animado em voltar ao elenco, agora como titular absoluto. "Estou muito feliz pelo convite. Desde as duas corridas que fiz no ano passado, o desejo de fazer o campeonato todo só aumentou. Tenho o sonho de fazer provas longas, como as 24 horas de Spa, uma das principais pistas do mundo, e poder fazer isso com um time brasileiro, realmente me deixa muito animado e feliz. O mais importante é que o time já se conhece bastante. Eu conheço o Hermann e o Washington, também conheço os engenheiros e mecânicos e eles também já conhecem meu trabalho, então já existe um bom entrosamento. Temos as expectativas de algumas melhorias no carro, e com isso, aumentamos as chances de estar mais frequentemente no pódio. Estou bem animado em fazer um grande resultado", ressaltou o piloto natural da Paraíba, que em 2014 ficou bem próximo de um pódio e quase venceu a prova de Brands Hatch (Ing). Os melhores resultados do piloto, que correu ao lado de Matheus Stumpf, foram dois quarto lugares nas corridas classificatórias de Brands Hatch e Slovakia Ring, na Eslováquia.

Além dos pódios dos pilotos, em 2014, a equipe brasileira também venceu duas vezes o Pit Stop Challenge, com o pit stop mais rápido do final de semana nas etapas de Brands Hatch e Baku, no Azerbaijão. Cacá e Jimenez, mesmo sem disputar uma das etapas do ano passado, que coincidiu com o calendário da Stock Car, ficaram em sexto no campeonato e foram a melhor BMW na temporada. Entre as equipes, o time brasileiro também foi o melhor representante da montadora alemã, terminando em quarto lugar.


Os preparativos da equipe brasileira para a temporada começam no início de março, com um teste privado no Algarve, em Portugal. A categoria também terá testes oficiais nos dias 11 e 12 de março (Paul Ricard /Fra) e 17 e 18 de março (Misano / Ita). A temporada começa nos dias 4, 5 e 6 de abril, em Nogaro, na França, com a primeira etapa do Sprint Series.

Com "carros dos sonhos", a GT Series disputa a temporada por diversos países da Europa e as provas de endurance acontecem em pistas tradicionais, como Monza (Ita), Silverstone (Ing), Nurburgring (Ale), sem contar a famosa 24 Horas de Spa, na Bélgica.

Confira os calendários da temporada 2015:

11 -12 de Março: Blancpain Endurance Series Testes Oficiais / Paul Ricard (Fra)
17 - 18 de Março: Blancpain Sprint Series Testes Oficiais / Misano (Ita)
4 - 6 de Abril: Nogaro (Fra) - Sprint
11 - 12 de Abril: Monza (Ita) - Endurance 3 horas
9 - 10 de Maio: Brands Hatch (Ing) - Sprint
23 -24 de Maio: Silverstone (Ing) - Endurance 3 horas
5 - 7 de Junho: Zolder (Bel) - Sprint
19 - 20 de Junho: Paul Ricard 1000 (Fra) - Endurance 1000 km
24 de Junho: Testes Oficiais Total 24 Horas de Spa (Bel) - Endurance
3 - 5 de Julho: Moscou (Rus) - Sprint
23 -26 de Julho: Total 24 Horas de Spa (Bel) - Endurance 24 horas
4 - 6 de Setembro: Algarve (Por) - Sprint
19 - 20 de Setembro: Nürburgring (Ale) - Endurance 3 horas
2 - 4 de Outubro: Misano (Ita) - Sprint
24 - 25 de Outubro: Baku World Challenge (Aze) - Sprint


FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Photo 4 / Tony Hermann / Divulgação

Trio Brasileiro conquista as 200 milhas de Homestead, nos Estados Unidos

Estreante em provas de longa duração, time formado por Allam Khodair, Marcelo Hahn e Crhistian Hahn superaram até troca de carro para alcançar o topo do pódio

Vitória brasileira nas 200 milhas de Homestead, prova de longa duração disputada ontem, em Miami. Com direito a uma volta em cima do segundo colocado, o trio formado por Allam Khodair, Marcelo Hahn e Christian Hahn colocou a bandeira verde e amarela no ponto mais alto do pódio na disputa norte americana.

"Estamos muito felizes com este resultado. Nenhum de nós jamais tinha disputado uma prova de longa duração e, logo de cara, conquistamos a vitória. Estamos muito felizes", disse Marcelo, que ainda fez questão de elogiar os parceiros: "O Allam e o Christian tiveram uma tocada perfeita. Ninguém errou nada e por isso conseguimos vencer com enorme vantagem".


De fato a vitória do trio que conta com patrocínio da Blau Farmacêutica e da marca de preservativos Preserv começou a ser construída já no sábado. E na base da superação. O time brasileiro chegou para a disputa com o objetivo de estrear a nova Lamborghini Gallardo R-EX. No entanto, uma batida ainda nos treinos fizeram com que eles tivessem que apelar para um carro reserva. No caso, o modelo anterior da marca: a Lamborghini Gallardo FL2.

Mesmo assim os brasileiros não desanimaram e já começaram a se destacar nas "Sprint races", provas curtas, de 30 minutos, que servem como treinos. Foram três disputas como esta. Christian Hahn, jovem de 16 anos que compete na F3 brasileira, abriu a série e de cara emplacou um terceiro lugar na primeira corrida curta. Marcelo repetiu a dose. Já Khodair disputou apenas a tomada classificatória das 200 milhas e, mesmo com problemas no sistema de freios ABS, conquistou o terceiro lugar no grid da prova longa.


No domingo, antes da disputa das 200 milhas, um prenúncio: Christian pisou fundo na última prova de curta do final de semana e cruzou a linha de chegada na primeira colocação. "Os bons resultados nas ‘sprint races’ animaram a gente para a prova longa. Sabíamos que éramos capazes. As coisas só precisavam encaixar. E foi o que aconteceu", disse Christian, que pela primeira vez guiava uma Lamborghini.

A largada da prova ficou a cargo de Marcelo. O piloto que campeão sul-americano de GT em 2013 também com uma Lamborghini chegou a cair para o sexto lugar, mas usou toda a sua experiência para recolocar o time na terceira posição antes de entregar o carro para o filho Christian. O novato do trio manteve a tocada e levou o carro até Khodair, que tomou a ponta e cruzou a linha de chegada das 200 milhas em 2h09min28s694.


"Foi um grande resultado. Estou muito feliz de começar o ano com uma vitória dessas, ainda mais ao lado de um parceiro de longa data como o Marcelo. Conquistamos muitas vitórias juntos em campeonatos brasileiros de GT e agora levamos nossa parceria de sucesso até os Estados Unidos. Vamos comemorar bastante e isto já é um sinal de que 2015 pode ser um grande ano para nós", disse o piloto.

Khodair agora se concentra na estreia da Stock Car 2015, que acontece entre os dias 19 e 22 de março em Goiânia. Na mesma data Marcelo disputa a primeira etapa do Mercedes Benz Challenge, categoria onde foi vice-campeão em 2011. Christian, que disputa a F3, só volta a correr no dia 26 de abril, em Brasília.



Império Agecom

Marcas: C2 Team defenderá as cores da Renault com Casagrande e Cavaleiro

Equipe paranaense é a primeira confirmada pela mais nova montadora da Copa Petrobras de Marcas

A temporada de 2015 da Copa Petrobras de Marcas terá como grande novidade a chegada da Renault, montadora que se juntará a Honda, Toyota, Ford e Chevrolet e a C2 Team foi o primeiro time escolhido para defender as cores da marca francesa.


O piloto Gabriel Casagrande, que fará sua terceira temporada no Marcas se diz feliz com a escolha. "A Renault sempre esteve presente no automobilismo e, principalmente, na F1, então me sinto muito honrado de levar a marca para as pistas brasileiras depois de oito anos, que a montadora não participava de competições no país", destacou o agora dono do Novo Fluence 2015 #83.


Beto Cavaleiro, que assumiu o comando técnico da Cavaleiro Sports na Stock Car, terá dupla jornada neste temporada, pois guiará o outro modelo Fluence da C2 Team. "Estou bastante feliz nas opções que fiz e terei dois grandes desafios. Um como coordenador e outro como piloto em uma categoria tão próspera. Serão dois momentos no mesmo final de semana e quero fazer os dois com muito foco visando, claro, bons resultados nas duas situações", destacou o paulista.


A primeira etapa está marcada para o dia 22 de março e será disputada no Autódromo Internacional de Goiânia. "Quem sabe não vamos dar já nesse primeiro ano o título de construtores para a Renault. Pode ter certeza que lutaremos muito por isso", disse Casagrande, vencedor de duas corridas na última temporada.

Com grande tradição na Fórmula 1, A Renault possui 12 títulos de construtores e 11 títulos de pilotos em seu currículo, em 37 anos. Além disso, a marca teve uma grande história de sucesso nas pistas brasileiras, com a Fórmula Renault e a Copa Clio.

Confira o calendário da temporada:

1ª etapa - 22/03 - Goiânia
2ª etapa - 26/04 - Brasília
3ª etapa - 31/05 - Curitiba
4ª etapa - 02/08 - Salvador / Velopark
5ª etapa - 16/08 - Goiânia
6ª etapa - 13/09 - Brasília
7ª etapa - 18/10 - Curitiba
8ª etapa - 06/12 – Interlagos

MS2 Comunicação Integrada

Fotos: Duda Bairros/Vicar Divulgação

O francês Dubois está confirmado para a disputa do Rally de Barretos

Piloto e é o atual vice campeão da categoria quadriciclo e participará da prova que abre o calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Baja no interior paulista

A 9ª edição do Rallymakers Barretos marca nos dias 06 a 08 de Março, a 1ª etapa do calendário de competições dos Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Cross Country no país. O evento que reunirá as categorias motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões, tem presença confirmada do piloto da Equipe SAT Racing, Jérémy Dubois que competirá na categoria quadriciclos (KTM 525 XC).



Este ano será a segunda temporada completa de Jérémy no Brasileiro de Rally Baja, porém são sete anos em disputas na modalidade, sendo que será a sua 4ª participação no Rallymakers Barretos, esteve em 2010, 2011 e 2014. "No Rally de Barretos as duas primeiras vezes que estive no evento foram complicadas, pois fui desclassificado em 2010, quebrei o motor em 2011, mas já em 2014 terminei a prova em 3º lugar. Então esse ano quero brigar pela ponta e tentar começar o campeonato da melhor forma possível", destaca o francês.

A prova possui alto nível de exigência, sendo considerada uma das melhores e mais disputadas do país. O Parque de Apoio das equipes será no Parque do Peão, localizado no km 428 da Rodovia Brigadeiro Faria, em Barretos, onde acontece toda a programação de largada, chegada, prólogo, super prime e premiação.

"O evento de Barretos é sempre muito bem organizado, com uma ótima estrutura, e é sempre bom andar e participar dessa prova. O percurso é sempre rápido com muitas lombas, poeira e as famosas poças d'água! Fisicamente será cansativo pelo calor e pelo alto nível técnico do trecho determinado pela organização", comenta o piloto de 30 anos, nascido no norte da França, em Wattrelos e radicado em Taubaté, interior paulista.


Segundo o piloto Jérémy, para alcançar este objetivo, a estratégia será poupar o veículo durante o rali que será dividido em duas provas, uma no sábado e outra no domingo, com percurso de aproximadamente 300 quilômetros. "Como em todas as provas do ano, devo adotar uma pilotagem conservadora e, portanto, mais segura. Em Barretos, vou andar forte mais sem abusar para respeitar a mecânica e evitar erros na pilotagem, sabendo que haverão trechos travados, com subida e descidas, pedras, cascalho, lombadas e travessias de riachos. Um roteiro bem completo," acrescenta.

O piloto Jérémy Dubois conta com o patrocínio da Prefeitura de Taubaté, Hyundai Power Products, SAT Racing e, com apoio da Bieffe, Fine Art Studio, GaiaMX, Muscleshake, Skill Idiomas, Speed Motos e EMIT.

Programação do 9º Rallymakers Barretos:

06 de março - Sexta-feira

09h30  - Abertura de secretaria
12h00 às 17h00 - Vistorias técnicas CBM
13h00 às 15h00 - Apresentação para vistorias técnicas CBA
todas as categorias
17h00 às 17h30 - Apresentação para segunda vistoria CBA
(com multa)
17h00 às 18h00 - Segunda vistoria CBM (com multa)
18h30- Fechamento da Secretaria
19h00 - Briefing Motos/Quadris/UTVs
20h00 - Briefing Carros e Caminhões

07 de março - Sábado
08h00 - Abertura da pista do Prólogo/Super Prime para
reconhecimento a pé ou de bicicleta
09h00 - Encerramento do reconhecimento
09h30 - Prólogo Carros e Caminhões
10h00 - Largada da primeira moto na Prova Especial
12h30 - Largada do primeiro carro na Prova Especial
12h30 - Previsão de Largada Motos na Especial Indoor
18h00 - Briefing Motos/Quadris/UTVs
21h00 - Evento Promocional

08 de março - Domingo
08h00 - Largada da primeira moto na Prova Especial
10h30 - Largada do primeiro carro na Prova Especial
11h00 - Início Super Prime CBM seguido de premiação
13h00 - Início Super Prime CBA seguido de premiação
15h30 - Cerimonial de encerramento

Calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2014:

01 Etapa - Rally de Barretos/SP - 07 e 08 de Março
02 Etapa - Rally Ilha Comprida/SP - 11 e 12 de Abril
03 Etapa - Rally Cuesta Off Road-Botucatu/SP - 13 e 14 de Junho
04 Etapa - Rally do Jalapão/TO - 04 e 05 de Julho
05 Etapa - Rally Serra Azul-Itupeva/SP - 12 e 13 de Setembro
06 Etapa - Rally Rota SC-Tijucas/SC - 03 e 04 de Outubro
07 Etapa - Rally Rota Sudeste/ SP - 14 e 15 de Novembro
08 Etapa - Rally dos Amigos/SP - 12 de Dezembro
* Sujeito a alterações



SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos

Fotos: Doni Castilho/Dfotos - Magnus Torquato/Webventure  -  Gustavo Epifânio/Webventure