Etapa foi curta e muito rápida, mas
exigiu atenção das duplas; Guiga e Youssef foram atrapalhados e perderam muito
tempo
O primeiro
dia do Rally Dakar foi muito rápido, com um trecho de apenas 170 quilômetros
entre Buenos Aires e Villa Carlos Paz, na Argentina. Com dois veículos na
prova, a Equipe Mitsubishi Petrobras completou o trecho na 12a posição com
Carlos Sousa / Paulo Fiuza e em 29o com Guilherme Spinelli / Youssef Haddad.
"Uma primeira especial simples,
mas não fácil. Foi um trecho de alta velocidade, com freadas fortes e muitas
curvas de 90o, algumas delas sem áreas de escape. Fiquei extremamente
satisfeito com o ASX Racing e com o acerto do carro que fizemos antes de vir
para cá. Para este tipo de especial funcionou muito bem", comenta Guiga.
Apesar do
ritmo bom, a dupla não está satisfeita com a classificação de hoje. "O resultado não foi bom. Na
primeira parcial estávamos com o 10o tempo, mas daí pra frente alcançamos o
veículo do Cyril Despres e ele optou por não nos dar passagem. Fomos em um
ritmo muito mais lento do que estávamos andando até o fim da especial. Saímos
do 10o para o 29o, que é uma péssima posição de largada para amanhã",
relata Guiga. "Mas é ruim somente para a largada amanhã, não para a
classificação da prova. Ainda tem muita coisa pela frente. O carro está em
ordem e dupla andou bem. Vamos esquecer isso e andar rápido amanhã",
completa.
Em sua
estreia no Dakar com o ASX Racing, o português Carlos Sousa está satisfeito com
o primeiro dia. "Hoje foi uma
especial para não perder tempo, muito rápida. Foi para dar uma nova ordem de
largada amanhã. O carro está perfeito, muito equilibrado. Entramos com o pé
direito, independente da posição", comemora. "Foi bom para medirmos nossa condição com os outros pilotos. O
carro estava ótimo. Agora é descansar e se preparar para amanhã",
comenta Fiuza.
Para o
navegador Youssef Haddad, que também é engenheiro da Ralliart Brasil, o ASX
Racing se mostrou muito bom logo no primeiro dia. "O carro está perfeito em todos os sentidos. Foi um dia para
avaliarmos a temperatura em função das longas retas. Todo o carro está dentro
dos parâmetros normais", ressalta.
A especial de
hoje foi curta e serviu para aprimorar a navegação e todos os detalhes para o
restante da prova. "Um dia super
tranquilo de navegação, não tinha nada significativo. Apenas uma nova regra,
com a implantação dos carimbos dentro das zonas de radar, que nos dão mais
segurança nos pontos de frenagem", explica Youssef. O Guiga e eu
combinamos dentro do carro: se não estiver divertido, é porque estamos lentos.
E hoje foi um dia bem divertido. É essa
postura que vamos ter no restante do rali."
Etapa 2 - 05 de janeiro
Villa Carlos
Paz / San Juan (ARG)
Deslocamento:
107 km
Especial: 518
km
Total: 625 km
No segundo
dia, o Rally Dakar começa a mostrar as dificuldades e características de ser o
maior rali do mundo. A especial de 518 quilômetros passará por trechos
irregulares e os dois ASX Racing da Equipe Mitsubishi Petrobras encontrarão a
areia pela primeira vez nesta prova.
"Será um dia completamente
diferente de hoje, com um deslocamento curto e uma especial longa, a maior do
rali. Será principalmente por estradas com um pouco de areia. Mas,
provavelmente, não serão dunas difíceis. As estradas serão sinuosas, alternando
com pisos rápidos",
prevê Guiga Spinelli.
"Vamos pra frente, pra cima
sempre. Tentar andar o mais rápido possível e ir o mais para frente possível. A
segunda especial será completamente diferente, longa, e muito cansativa. Hoje
foi só o aperitivo",
completa Guiga.
A Equipe
Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, Axalta e
Protune.
Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos
Fotos: Victor Eleuterio / Mitsubishi