sexta-feira, 27 de março de 2015

Carros Clássicos: Faltam 90 dias para o 4º Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras

Prova será realizada de 24 a 28 de junho, passando por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Inscrições estão abertas.

Faltam apenas 90 dias para a realização de um dos mais charmosos e elitizados eventos da América do Sul. De 24 a 28 de junho será disputada a 4ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, que deverá ter a participação de mais de 50 carros históricos fabricados entre 1919 e 1980 e 25 motos clássicas fabricadas entre 1931 e 1978.


Times de Portugal, Alemanha e França também já estão inscritos. Uma equipe de cinco carros do Rio Grande do Sul está formada e inscrita, com a participação da dupla ganhadora de duas edições, e mais uma vez o campeão de F1 Nelson Piquet participa com uma escuderia de seis carros.

"A grande novidade para este ano será a participação de motocicletas clássicas - será a segunda prova no mundo a autorizar e mesclar carros com motos", avisa Luis Cezar Ramos Pereira, diretor esportivo do MG Club do Brasil.

O Rallye 1000 Milhas Históricas faz parte do calendário mundial da FIVA- Federação Internacional de Veículos Antigos, e está regido pelas regras da FIA-Historic. A participação de motocicletas clássicas segue a regulamentação da Comissão de Motocicletas da FIVA, que trabalha em conjunto com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e com a FIA (Federação Internacional do Automóvel).


Mais que um Rally, o evento 1000 Milhas Históricas Brasileiras é um passeio por nossa história, pois passa por estradas e vias que desbravataram o interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, desde o tempo dos tropeiros. Serão cinco dias de competição de regularidade, largando e chegando no Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP). Há duas categorias de competição e uma categoria turística, onde a dupla inscrita pode seguir o rallye e sentir como é uma prova deste tipo.

No primeiro dia o rallye segue pelo interior de São Paulo, almoçando em Poços de Caldas e depois segue até a estância hidromineral de Águas de Lindóia (MG), percorrendo 545 km. No dia seguinte os participantes seguem mais 497 km para Angra dos Reis (RJ), no terceiro dia vão até Caxambú (MG), passando por Visconde de Mauá (RJ), completando 334 km, e no penúltimo dia a parada é em Campos do Jordão (SP), onde vai ser disputada a desafiadora Noite do Saci, uma Especial Noturna, somando mais 233 km. O encerramento no domingo, depois de 190 km será com a volta para o Shopping Iguatemi, na Capital.

Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de junho, na Secretaria do MG Club do Brasil, de 3ª a 6ª feira, das 14h às 18h, pelo e-mail secretariamg@terra.com.br, ou pelo telefone (11) 3673-5065. A promoção com descontos na inscrição vai até o dia 1º de maio.

O Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras é uma realização do MG Club do Brasil, com apoio institucional da Federação Brasileira de Veículos Antigos.

Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos: Vera Lambiasi

Estrelas da Stock Car confirmam presença no Endurance Brasil 2015

Juliano Moro e Claudio Ricci, que passaram pela categoria mais badalada do país, estão no grid da competição que começa em abril

Faltam 16 dias para o Endurance Brasil abrir sua primeira temporada no Autódromo de Tarumã. E aos poucos o grid da competição começa a ganhar a confirmação de grandes estrelas do automobilismo. Nomes como Juliano Moro e Claudio Ricci estarão nesta disputa com dois protótipos.

Moro, campeão da Fórmula Ford e da F3 Sul-Americana e com passagem pela Fórmula 3000 e Stock Car, vai se dedicar ao campeonato ao lado de sua equipe, a JLM Racing: "Vamos ter uma grande estrutura para esta competição. Vou estar em todas as etapas a bordo do protótipo MRX #28. Mas a ideia é que, a partir da metade do calendário, tenhamos dois carros no grid", revelou.


Já Ricci, outro nome que passou pela Stock Car e foi campeão da GT3 em 2010, vai disputar o Endurance Brasil ao lado dos irmãos Vinicius e Felipe Roso.

"Estou muito motivado para esta competição. Tivemos um ótimo 2014 com o protótipo MR18 da MetalMoro . Fizemos poles e lideramos corridas. Mas este ano a competição será muito mais acirrada, com grande número de carros e pilotos de qualidade. Além disso, com a organização cada vez mais alinhada teremos grandes evoluções e novidades e não tenho dúvidas de que esta será uma grande temporada", disse o piloto que tem o apoio da Farmácias São João.

A programação da primeira etapa, que acontece nos dias 11 e 12 de abril, já está definida. Os treinos livres começam no sábado. Já no domingo, a largada para a as Duas Horas de Tarumã está marcada para as 13h.


Confira a programação

Sábado - 11/04

08h30 - 18h00 - SECRETARIA/INSCRIÇÕES/CREDENCIAMENTO
09h10 - 9h40  - ENDURANCE (1º Treino Livre)
09h50 - 10h20 - CLASSIC (1º Treino Livre)
10h30 - 11h00 - ENDURANCE (2º Treino Livre)
11h10 - 11h40 - CLASSIC (2º Treino Livre)
11h50 - 12h20 - ENDURANCE (3º Treino Livre CAT GP1, P2 E P3)
13h00 - 13h30 - ENDURANCE (4º Treino Livre CAT GT1, GT2, T1 E T2)
13h50 - 14h10            - CLASSIC (Classificatório Cat A e B)
14h20 - 14h40 - CLASSIC (Classificatório Cat C e Força Livre)
14h50 - 15h10 - ENDURANCE (Classificatório CATEGORIAS GP1)
15h20 - 15h40 - ENDURANCE (Classificatório CATEGORIAS P2 E P3)
15h50 - 16h10            - ENDURANCE (Classificatório CATEGORIAS GT1 E GT2)
16h20 - 16h40 - ENDURANCE (Classificatório CATEGORIAS T1 E T2)
17h00 - CLASSIC (Briefing)
17h30 - ENDURANCE (Briefing)
18h00 - ENDURANCE (REUNIÃO GERAL DA CATEGORIA)

DOMINGO - 12/04

08h00 - 17h30 - SECRETARIA/INSCRIÇÕES/CREDENCIAMENTO
09h00 - 09h20            - ENDURANCE (WARMUP)
09h30 - CLASSIC (Abertura de Boxes)
09h45 - CLASSIC (Fechamento de Boxes)
09h50 - CLASSIC LARGADA 1ª BATERIA (25 minutos)
10H30 - 11H30 - HORÁRIO PROMOCIONAL
12h20 - ENDURANCE (Abertura de Boxes)
12H35 - ENDURANCE (Fechamento de Boxes)
13H00 - ENDURANCE (LARGADA DAS 2 HORAS DE TARUMÃ)
15h10 - ENDURANCE (PÓDIUM)
15h20 - CLASSIC (Abertura de Boxes)
15h35 - CLASSIC (Fechamento de Boxes)
15h40 - CLASSIC (LARGADA 2ª BATERIA - 25 minutos)

16h10- CLASSIC (PÓDIUM)
MS2 Comunicação Integrada

Fotos: Paolo Reis/MS2

DTM: Augusto Farfus destaca semana positiva de trabalho nos testes coletivos no circuito do Estoril

Único brasileiro no grid do DTM, Augusto Farfus realizou seu primeiro treino com a BMW M4 em 2015. Agora o piloto disputará, neste fim de semana, a primeira etapa do VLN — Campeonato Alemão de Endurance — como preparação visando as 24 Horas de Nürburgring


Pouco mais de três meses depois, Augusto Farfus voltou guiar a BMW M4, carro com o qual vai disputar, em 2015, sua quarta temporada no DTM. Depois de um começo de ano bastante intenso, com presença no grid das duas principais provas de endurance dos Estados Unidos — 24 Horas de Daytona, onde foi ao pódio, e as 12 Horas de Sebring —, o curitibano de 31 anos regressou à Europa nesta semana para participar da sessão oficial de testes coletivos que o DTM promove entre quarta e sexta-feira (25 a 27 de março) no tradicional circuito do Estoril, em Portugal. Farfus esteve na pista nos dois primeiros dias de atividades no traçado lusitano e conseguiu, em conjunto com o Team RBM, alcançar seus objetivos: ganhar quilometragem e acumular informações pontuais depois das atualizações que seu carro recebeu para a nova temporada.


As atividades de pista foram realizadas predominantemente com tempo bom na quarta-feira e com chuva durante boa parte desta quinta. O forte vento, característica desta região litorânea da Península Ibérica nesta época do ano, acabou por prejudicar um pouco o trabalho dos pilotos no Estoril. Ontem, o brasileiro completou 112 voltas, marcando como melhor tempo 1min33s585. Nesta quinta, Augusto deu 97 voltas (sendo o piloto que mais andou ao longo do dia) e registrou 1min33s246 na sua passagem mais rápida, fechando o top-10.

Nesta sexta-feira, o estreante Tom Blomqvist guia pelo Team RBM no Estoril. Augusto, por sua vez, segue para a Alemanha. Nesta temporada, o curitibano voltará a disputar as 24 Horas de Nürburgring, prova em que foi vencedor em 2010. Como preparação para uma das mais importantes corridas de longa duração do automobilismo mundial, Farfus vai disputar a primeira etapa do VLN, o Campeonato Alemão de Endurance, neste fim de semana. Ao lado de Jörg Müller, o piloto brasileiro está inscrito pelo Team Marc VDS e vai acelerar a BMW Z4 GT3. A prova, que terá 4 horas de duração, acontece no sábado.

Pelo DTM, a próxima sessão de testes coletivos será realizada entre 14 e 16 de abril no circuito alemão de Oschersleben. A etapa de abertura da temporada 2015 acontece entre 2 e 3 de maio em Hockenheim, marcando a readoção das rodadas duplas na categoria, com uma corrida, mais curta — 40 minutos e sem pit-stop obrigatório — no sábado e outra mais longa — 60 minutos e pit-stop obrigatório — no domingo.

Augusto Farfus:

"Foi muito bom voltar às atividades do DTM e guiar novamente a M4 depois de tanto tempo. Tivemos uma semana extremamente positiva: conseguimos fazer uma boa quilometragem e coletar muitas informações depois das atualizações que o carro teve durante o inverno. O vento forte acabou sendo o grande vilão dos pilotos aqui no Estoril ontem, enquanto a chuva durante o dia hoje não nos ajudou na evolução do treino, mas, no geral, o saldo é positivo porque conseguimos muitos dados do carro. Agora vamos para a Alemanha para fazer a primeira etapa do VLN como preparação para a disputa das 24 Horas de Nürburgring deste ano."

Eversports

Foto divulgação

Diretor da Vicar visita Autódromo de Londrina

Categoria pode retornar à cidade na temporada 2016, após quatro anos de hiato

Ausente do calendário da Stock Car desde 2012, a cidade de Londrina, no Interior do Paraná, pode voltar a fazer parte do Circuito Schin Stock Car. Na última quinta-feira (26) o diretor geral da Vicar, Maurício Slaviero, visitou o autódromo local na companhia do piloto Valdeno Brito, do presidente da Federação Paranaense de Automobilismo Rubens Gatti e de Marcio José Gomes, diretor da Fundação de Esportes de Londrina. Após a visita, o dirigente se encontrou com o prefeito Alexandre Kireeff, que apresentou as intenções do município em receber a principal categoria do automobilismo nacional.


De acordo com Slaviero, o circuito precisa de algumas obras de adequação, como um novo asfalto e novas barreiras de pneus. O município confirmou sua intenção de realizar as modificações ainda esse ano, para que a Stock Car possa correr na cidade em 2016.

"O prefeito analisou os benefícios que a categoria traria para a cidade, como movimentação financeira e hoteleira, e se mostrou bastante receptivo para a realização das obras de adequação. Esperamos que essas obras estejam finalizadas ainda esse ano, para que a Stock Car possa voltar para Londrina em 2016", comentou Slaviero.

Londrina recebeu até hoje 24 corridas da Stock Car, entre 1992 e 2012, o maior vencedor no circuito é Xandy Negrão, com cinco vitórias. Entre os pilotos ainda em atividade na categoria, três já venceram em Londrina. Cacá Bueno ganhou quatro corridas, Thiago Camilo venceu duas vezes e Max Wilson uma.


O Circuito Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio máster é da Schin. Patrocínio Petrobras e Pirelli. Copatrocínio Cielo. Apoio Pioneer. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

É proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos nas dependências do autódromo. O evento é destinado a maiores de cinco anos, acompanhados de responsáveis legais (parentes de primeiro grau). Na entrada, será obrigatória a apresentação de documento original (RG, CNH ou certidão de nascimento), independentemente da idade.

Dep. de Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli / Cleber Bernuci

Fotos: Edsley Saito.