sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Treinos livres da Copa Petrobras começam neste sáb...

ALTA ROTAÇÃO: Treinos livres da Copa Petrobras começam neste sáb...: Autódromo de Curitiba recebe a quarta rodada dupla da temporada da categoria que tem cinco montadoras brigando pelo título (Ford, Mitsubish...

Treinos livres da Copa Petrobras começam neste sábado

Autódromo de Curitiba recebe a quarta rodada dupla da temporada da categoria que tem cinco montadoras brigando pelo título (Ford, Mitsubishi, Chevrolet, Honda e Toyota), e vários pilotos na luta pela conquista.

O sábado no Autódromo de Curitiba será repleto de treinos, além de uma corrida. A Copa Petrobras de Marcas tem dois treinamentos livres antes de definir o grid de largada da primeira corrida da quarta rodada dupla da temporada. O primeiro começa às 9 horas e será dividido em dois grupos, assim como o segundo, programado para às 13 horas. O classificatório está confirmado para às 17h20 e a etapa deste domingo às 9h10.

Como sempre acontece, os oito primeiros colocados na corrida de abertura têm posições invertidas na segunda e última da quarta rodada dupla. Assim, o vencedor larga em oitavo, o segundo em sétimo, o terceiro em sexto, o quarto em quinto, o quinto em quarto, o sexto em terceiro, o sétimo em segundo e o oitavo na pole. A segunda prova, que complementa a rodada, acontece às 12h45.

Um dos destaques da Copa Petrobras de Marcas é a briga entre as cinco montadoras. A liderança está nas mãos da Toyota, que corre atrás de seu primeiro título geral. Até agora foram duas temporadas com duas multinacionais diferentes. Em 2011 foi a Chevrolet e no ano passado a Honda. Agora, a Toyota lidera com 208 pontos contra 169 da Honda. A Chevrolet tem 137, Mitsubishi 108 e Ford 74. Até o final do campeonato, dia 1º de dezembro, novamente em Curitiba, estarão em disputa 300 pontos, pois a rodada decisiva tem pontuação dobrada.

Entre os pilotos a liderança é de Galid Osman, com seu Toyota Corolla XRS. Galid assumiu a liderança na segunda rodada dupla do ano, quando fez barba e cabelo em Brasília e não deixou o posto nem mesmo depois das duas vitórias de Ricardo Zonta, outro piloto do Toyota Corolla XRS, em Interlagos, o templo do automobilismo brasileiro. O terceiro colocado é o sempre regular e atual campeão Ricardo Maurício, com seu Honda Civic. Galid tem 85 pontos, Zonta 78 e Ricardinho 77.

O quarto lugar é de Alceu Feldmann (Honda Civic) e Leandro Romera (Chevrolet Cruze) que têm 66 pontos, com Denis Navarro (Toyota Corolla XRS) em quinto com 55. O Mitsubishi Lancer GT melhorou bem na tabela de classificação com a chegada de André Bragantini, que fez dois pódios em Interlagos e chegou aos 40 pontos.

Nesta sexta-feira, os carros da Copa Petrobras fizeram um treino extra com 20 minutos de duração.

Fórmula 3 Sul-americana
A Fórmula 3 Sul-americana, a principal categoria continental de monopostos, que participa de todas as oito etapas junto com a Copa Petrobras de Marcas, terá sua quinta rodada dupla de 2013. O primeiro treino livre começa neste sábado às 8h10, o segundo às 10h50 e o classificatório a partir das 14h50. A abertura da quinta rodada será ainda neste sábado às 16h35, com 30 minutos de prova mais uma volta. A segunda corrida acontece no domingo às 10h25.

Calendário de 2013 da Copa Petrobras de Marcas

7 de abril - Interlagos - SP
21 de abril - Brasília - DF
21 de julho - Interlagos - SP
25 de agosto - Curitiba - PR
29 de setembro - Brasília - DF
27 de outubro - Tarumã - RS
17 de novembro - Cascavel - PR
1º de dezembro - Curitiba - PR

Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br

Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)
Foto: Duda Bairros/Vicar


ALTA ROTAÇÃO: FERRARI E SHELL REVIVEM O MUNDO DA FÓRMULA 1 DA DÉ...

ALTA ROTAÇÃO: FERRARI E SHELL REVIVEM O MUNDO DA FÓRMULA 1 DA DÉ...: Em um cinema dos anos 1950 em Malmedy, Bélgica, Shell celebra a longa parceria com a Ferrari promovendo uma exibição especial de seu filme ...

FERRARI E SHELL REVIVEM O MUNDO DA FÓRMULA 1 DA DÉCADA DE 1950

Em um cinema dos anos 1950 em Malmedy, Bélgica, Shell celebra a longa parceria com a Ferrari promovendo uma exibição especial de seu filme '1955 Belgian Grand Prix', com direito a Felipe Massa e Fernando Alonso comparecendo com trajes de pilotos daquela época

Na véspera do GP da Bélgica de F-1, que teve hoje em Spa-Francorchamps a realização dos primeiros treinos livres, os pilotos da Scuderia Ferrari, Fernando Alonso e Felipe Massa, participaram de um evento único promovido pela Shell, patrocinadora e parceria técnica da equipe italiana.

Os dois trocaram seus macacões de corrida modernos para dar à mídia a oportunidade de uma foto única antes de adentrarem ao cinema para a exibição do filme "1955 Belgian Grand Prix", película feita pela Shell onde pode-se ver os mais 60 anos de parceria técnica com a Ferrari na Fórmula 1.

As duas empresas uniram suas forças para disputar o Campeonato de Fórmula 1 de 1950, em uma época que marcou o início de uma nova era no automobilismo mundial. Desde então, a colaboração tornou-se uma das parcerias mais duradouras e bem-sucedidas da história do automobilismo, com a qual já foram realizadas mais de 500 corridas, além de terem vencido 10 campeonatos de construtores e 12 de pilotos.

"Estamos muito orgulhosos da nossa parceria com a Ferrari e este evento é uma oportunidade fantástica para mostrarmos onde nossa história compartilhada começou", comentou Richard Bracewell, gerente global de patrocínio da Shell. "Estamos trabalhando juntos há mais de 60 anos, e, embora muitas coisas mudaram nesse tempo, a importância desta parceria para nós é tão grande agora como era desde então."

Com uma banda de época para a criação da cena, os convidados também viram uma reunião inédita de carros clássicos, incluindo uma Ferrari 250 GT Boano, uma Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce, um Lancia Aurelia B24 Spider e um Fiat 600 Multipla

No Brasil, a Raízen é a licenciada da marca Shell, e usa as pistas de corrida para testar e desenvolver a tecnologia Shell V-Power dos seus combustíveis.

Nos treinos livres da manhã desta sexta-feira, Fernando Alonso foi o mais rápido na primeira sessão e Felipe Massa o quarto mais veloz na segunda. O treino que define o grid de largada será neste sábado, às 9h (horário de Brasília), com a corrida sendo disputada no domingo, também às 9h.

Nota para os jornalistas

O filme exibido em Spa está disponível no YouTube e pode ser incorporado em sites desde que colocado na íntegra e por meio do link abaixo:


RF1 Jornalismo

ALTA ROTAÇÃO: Nascar: Miguel Paludo corre em Chicago com novo pa...

ALTA ROTAÇÃO: Nascar: Miguel Paludo corre em Chicago com novo pa...: Empresa do ramo agrícola será o patrocinador principal da picape do piloto brasileiro na etapa de Chicago da Nascar Truck Series, no próxim...

Nascar: Miguel Paludo corre em Chicago com novo patrocínio: Brandt do Brasil

Empresa do ramo agrícola será o patrocinador principal da picape do piloto brasileiro na etapa de Chicago da Nascar Truck Series, no próximo dia 13

O piloto brasileiro Miguel Paludo irá correr a etapa da Nascar Truck Series no Chicagoland Speedway, no próximo dia 13, com um novo patrocinador: a Brandt do Brasil.

"Ao longo do último meio século, o Brasil tornou-se um líder global na produção agrícola", disse Rick Brandt, presidente e CEO da Brandt. "O Brasil, junto com outros países, é uma área chave de crescimento à medida que continuamos uma expansão internacional. Unir-se a Miguel Paludo é uma maneira perfeita para introduzir a Brandt do Brasil onde conectamos as paixões do automobilismo com a comunidade agrícola."

A Brandt já atua nos EUA como principal patrocinador do Chevrolet Camaro #31 da Scott Turner Motorsports de Justin Allgaier na Nascar Nationwide Series. Além disso, já fez uma aparição na Nascar Truck Series com Ryan Newman em 2011.

"O Brasil desempenha um papel importante na agricultura mundial e na americana: é o terceiro maior exportador agrícola do mundo, atrás os EUA e da União Europeia, e serve como um mercado crescente para as exportações agrícolas dos EUA. Podemos levar nossos produtos e conhecimentos patenteados ao Brasil para ajudar a aumentar a produção. Nossos produtos nutricionais são ideais para os diversos mercados do Brasil", diz Rick.

O novo patrocinador traz ainda mais confiança para Paludo brigar pela vitória em Chicago. "Eu não poderia estar mais animado com a oportunidade de correr com a Brandt do Brasil em minha picape em Chicago. Eu tenho visto a paixão e a energia que a empresa colocou em seu programa de automobilismo com a Turner Scott Motorsports e Justin Allgaier, e sou muito privilegiado para se tornar uma parte disso. Estou muito orgulhoso de estar representando a Brandt do Brasil. Muitas pessoas ainda ligam a imagem do Brasil apenas às praias e às grandes cidades, mas a agricultura desempenha um papel enorme em muitas partes do país, inclusive no Sul, onde eu cresci. Chicago é a casa da Brandt e eles sempre têm um grande número de convidados que apoiam nossa equipe por lá. Acho que não haveria nada mais especial do que ir para o Victory Lane representando a Brandt e o meu país", diz Paludo.

Sobre a Brandt

A companhia agrícola Brandt consiste em três divisões: Especialidade em Formulações, Agronomia de Varejo e Suporte aos Comerciantes. Fundada em 1953 por Glen Brandt e sua irmã Evelyn Thomas Brandt para ajudar os agricultores de Illinois a adotar novas tecnologias e ter um desempenho mais rentável, a empresa tem experimentado um crescimento agressivo, sob a liderança do presidente e CEO Rick Brandt. Inovação, tecnologia e serviço ao cliente são algumas das crenças fundamentais que conduzem a Brandt hoje. O foco da Brandt é fornecer os produtos e serviços que dão aos produtores a melhor oportunidade para o máximo retorno, além da construção de uma fonte de alimento mais forte, mais saudável e mais abundante. Para mais informações, visite a Brandt na internet em: www.brandt.com
RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)
Foto: divulgação


ALTA ROTAÇÃO: Estudantes da 10ª Maratona Universitária da Eficiê...

ALTA ROTAÇÃO: Estudantes da 10ª Maratona Universitária da Eficiê...: Cerca de 500 estudantes de engenharia de todo o Brasil estarão no Kartódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo, a partir desta segunda-f...

Estudantes da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética chegam a São Paulo

Cerca de 500 estudantes de engenharia de todo o Brasil estarão no Kartódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo, a partir desta segunda-feira (26/8). Credenciamento já está aberto.

O Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo (SP), recebe nesta segunda-feira (26/8) um grupo de mais de 500 estudantes e professores de cursos de engenharia de 31 universidades e escolas técnicas de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros. Eles participarão da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, que terá a largada oficializada por Emerson Fittipaldi, a partir das 10 horas de quarta-feira (28/8) e prosseguirá até o dia 30 de agosto.


"Como em qualquer competição, o kartódromo vai estar lotado de tensão e adrenalina. Afinal, a Maratona Universitária de Eficiência Energética é como uma prova final, quando os estudantes colocam na prática tudo o que estão aprendendo em seus cursos de engenharia e agora é a hora decisiva. Além de cada um dos estudantes e professores avaliar os seus conhecimentos, eles defendem o nome a eficiência de suas instituições de ensino", enaltece Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.

E como frisa o jornalista e empresário, o evento é realmente uma maratona, inclusive na viagem das equipes até o local das provas. Grande parte das equipes chegará ao kartódromo em ônibus fretados, outros viajarão de ônibus interestaduais comerciais levando seus protótipos desmontados nos maleiros, e alguns em comboio de carros, pois não costumam ter patrocínios para viagens de avião.

"Não deixa de ser uma aventura juvenil, como aquelas em que os jovens decidem ir para a praia e acampar na areia e comer macarrão instantâneo. O que diferencia é que estes têm um objetivo bem específico, que não é a diversão. Eles querem mostrar competência, eficiência. Eles querem vencer", vibra Andriolo.

"O nervosismo e a adrenalina da competição superam todo o sofrimento pelo esforço e cansaço. Muitas destas equipes já chegam ao kartódromo cansadas e ainda dormem em barracas e às vezes dentro dos boxes. Por isto, quando alcançam bons resultados, a vibração deles é realmente emocionante e contagiante", completa o idealizador.

Cerca de 100 alunos deverão montar acampamento no gramado existente na área de estacionamento do Kartódromo de Interlagos, motivados pela economia e pela praticidade de trabalhar em seus veículos até tarde da noite e poderem estar prontos para as provas diárias que começam cedo.

"Já recebemos contato para reservarmos espaço para mais de 10 barracas ao lado da lanchonete e próximo aos banheiros. Mas sabemos que outros vão dormir em ônibus fretado, carros e até dentro dos boxes. É emocionante vermos os esforços desta rapaziada. Isto é uma demonstração de trabalho em equipe e superação, daqueles que irão ditar o rumo tecnológico de nossa nação", completa o organizador.

Todas as 31 equipes com um total de 59 veículos inscritos em três categorias (etanol, gasolina e eletricidade) irão para a pista a partir de quarta-feira (28/8). Todos poderão fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel externo do kartódromo (804 metros de comprimento) por cerca de doze voltas seguidas. A vitória depois de três tentativas em cada categoria será do protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível.

A indicação dos vencedores será na sexta-feira (30/8), pelo ex-campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo. A premiação é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios.

O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

A 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética é evento suporte da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, que será disputada no Autódromo de Interlagos, de 30 de agosto a 1º de setembro.

Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
26/8 - Chegada das 59 equipes no Kartódromo de Interlagos
27/8 - Vistoria dos 59 veículos inscritos
28/8 - 10h00 - Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 - 2ª tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi

CREDENCIAMENTO

Os veículos de comunicação que tiverem interesse em fazer a cobertura da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, através de seus repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, deverão enviar e-mail para o endereço mastermidia@mastermidia.com.br informando o nome e cargo dos profissionais, além de telefone para contato. A confirmação do credenciamento será através de e-mail.

A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault, Instituto Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris.

Mais fotos e videos em www.maratonadaeficiencia.com.br
Mastermidia
João Alberto Otazú
Foto divulgação


ALTA ROTAÇÃO: Marcas: em pista onde foi ao pódio em 2012, Denis ...

ALTA ROTAÇÃO: Marcas: em pista onde foi ao pódio em 2012, Denis ...: Com 55 pontos na tabela, piloto do Corolla XRS #5 está apenas 30 pontos atrás do líder Galid Osman; competição distribui 50 pontos por fina...

Marcas: em pista onde foi ao pódio em 2012, Denis Navarro espera subir no campeonato em Curitiba

Com 55 pontos na tabela, piloto do Corolla XRS #5 está apenas 30 pontos atrás do líder Galid Osman; competição distribui 50 pontos por final de semana

O Brasileiro de Marcas desembarca neste final de semana em Curitiba, Paraná, para a quarta rodada dupla da temporada. Local de um pódio em 2012, o piloto Denis Navarro, da Bassani Racing, espera subir na tabela do campeonato. Atualmente ele está em sexto com 55 pontos ganhos.

"Tivemos alguns problemas de freios que nos atrapalharam no campeonato. Esperamos que isso seja resolvido para que possamos dar continuidade em nosso trabalho. Nossa meta em Curitiba, que é uma pista que gosto muito, é ir para cima para subir mais na tabela e disputar o título como fiz na temporada passada", disse Denis Navarro, que além do Marcas, compete na Stock Car com a equipe Voxx Racing.

Com 50 pontos em jogo durante o final de semana, e apenas 30 separando Navarro (55) do líder Galid Osman (85), o piloto do Corolla XRS #5 tem totais condições de subir na tabela do campeonato. Além de ter ido ao pódio ano passado, foi na pista paranaense que o paulista conquistou sua primeira vitória na Fórmula-3 Sul-Americana, evento que corre em paralelo com o Brasileiro de Marcas.

A etapa que marca o final da primeira metade da temporada tem sua programação iniciando-se na sexta-feira com um treino extra às 16h30. No sábado, o primeiro livre acontece às 9h com os pilotos sendo divididos em dois grupos. Os carros voltam para pista no segundo treino às 13h, com a definição do grid de largada acontecendo às 17h20.

No domingo, a primeira corrida tem largada prevista para às 9h10 e a segunda às 12h47. A visitação aos boxes será das 11h15 às 12h. A Band transmite a corrida 2 do Brasileiro de Marcas ao vivo a partir de 12h35.

Campeonato de pilotos após 3 etapas:
(Dez primeiros colocados)
1º) Galid Osman, 85 pontos
2º) Ricardo Zonta, 78
3º) Ricardo Maurício, 77
4º) Leandro Romera, 66
4º) Alceu Feldmann, 66
6º) Denis Navarro, 55
7º) Andre Bragantini Jr, 40
8º) Leonardo Nienkotter, 39
9º) Vicente Orige, 33
10º) Fernando Nienkotter, 32

RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: Luca Basani