Com apenas 21 anos, piloto é
contratado pela G-Drive para competir no WEC e na tradicional 24 Horas de Le
Mans, a principal corrida do campeonato
A estreia do
paulista Pipo Derani no endurance em 2014 rendeu muitos elogios nos bastidores
da modalidade e na mídia internacional. O pódio logo na estreia na Le Mans
Series Europeia, em Paul Ricard (Fra), em setembro, e a melhor volta na etapa
do Estoril (Por), em outubro, colocaram em destaque o nome do piloto, de apenas
21 anos, que nesta temporada disputará o WEC (FIA World Endurance Championship)
pela equipe G-Drive Racing, atual vice-campeã na categoria LMP2.
O anúncio da
contratação do brasileiro aconteceu nesta quinta-feira (dia 5 de fevereiro), em
Paris, na França, na coletiva de imprensa do FIA WEC 2015. Derani estará a
bordo do Ligier JS P2 nas oito etapas do campeonato, que inclui a lendária 24
Horas de Le Mans. O carro é totalmente fabricado pela Onroak Automotive,
empresa que pertence ao dono da equipe (Jacques Nicolet). A estreia do modelo
aconteceu no ano passado em Le Mans, mostrando grande potencial.
O brasileiro
será companheiro do colombiano Gustavo Yacaman, que correu pelo time no ano
passado na Tudor United Sports Car nos Estados Unidos, e do mexicano Ricardo
Gonzalez, campeão do WEC em 2013 na LMP2 com a equipe e vencedor das 24 Horas
de Le Mans no mesmo ano.
Entre as
etapas, Derani disputará a tradicional 24 Horas de Le Mans em 2015. A corrida
está marcada para os dias 13 e 14 de junho. A temporada começa com as 6 Horas
de Silverstone, no dia 12 de abril, e - além de França e Inglaterra - o
campeonato também passa por Alemanha, Bélgica, China, Bahrein, Japão e Estados
Unidos.
"Conheci o Philippe Dumas, chefe
da equipe, em Interlagos, nas 6 Horas de São Paulo, e ele me convidou para um
teste em dezembro, em Magny-Cours. Sem dúvida, esse teste foi muito importante
para a minha contratação. Ter sido escolhido pela equipe e pela G-Drive para
representar a marca e o chassi no WEC é uma honra, pois é o time mais desejado
da categoria LMP2",
contou Derani.
"Não vai ser um ano fácil, mas
quando a oportunidade chegou, não tinha como não aceitar esse desafio com o
pacote que vamos ter (Ligier / Dunlop / Nissan). O WEC é o topo do mundo do
endurance e é onde todo piloto de corridas de longa duração quer estar. Tudo o
que vi da equipe até agora é top de linha e os resultados falam por si
só", destacou o
brasileiro, que correrá com os pneus Dunlop e motor Nissan.
Na temporada
2014, a equipe conquistou sete poles e quatro vitórias na LMP2 e foi
vice-campeã do FIA WEC, campeonato que conquistou no ano anterior. O time
também venceu em 2013 as 24 Horas de Le Mans, além de ser bicampeão da Le Mans
Series Ásia (2013/2014). No ano passado, também foi o único time europeu a
disputar a Tudor United Sports Car, conquistando três poles e quatro pódios,
sendo uma vitória.
"Estou muito feliz por ter o Pipo
conosco. Ele é um piloto muito rápido, jovem, determinado, além de excelente
pessoa também. Ele já entendeu a importância do jogo de equipe no endurance
desde o começo. O Pipo tem um grande futuro pela frente e farei de tudo para
ajuda-lo a conquistar o objetivo de se tornar um piloto profissional. Mas
primeiro vamos trabalhar forte juntos para levar à G-Drive Racing ao título
entre as equipes em 2015 com os dois carros", destacou o chefe da equipe, Philippe
Dumas.
Para Pipo,
uma das dificuldades da temporada serão as pistas do calendário. "Conheço apenas Silverstone, Spa e
Nurburgring. Tenho que aprender os traçados da Ásia e o mais importante, Le
Mans. Mas entro no campeonato este ano com essa mentalidade, buscando o máximo
de aprendizado", completou o brasileiro.
Após algumas
temporadas na Europa, onde correu nas principais categorias de base do
automobilismo e inclusive subiu ao pódio no tradicional GP de Macau de F-3,
Pipo decidiu voltar sua carreira para o endurance.
Em setembro
de 2014, na estreia na ELMS em Paul Ricard, ao lado do francês Nathanael
Berthon e do venezuelano Rodolfo Gonzalez, Pipo ficou em terceiro lugar. No
Estoril, correu com nova dupla, os britânicos James Littlejohn e Tony Wells. O
trio terminou na sexta posição e Pipo fez a volta mais rápida da corrida.
Confira o calendário do FIA WEC 2015:
12 de Abril:
6 Horas de Silverstone (ING)
02 de Maio: 6
Horas de Spa (BEL)
31 de Maio:
Testes em Le Mans (FRA)
13/14 de
Junho: 24 Horas de Le Mans (FRA)
30 de Agosto:
6 Horas de Nurburging (ALE)
19 de
Setembro: 6 Horas Circuito das Américas (EUA)
11 de
Outubro: 6 Horas de Fuji (JAP)
1 de
Novembro: 6 Horas de Xangai (CHN)
21 de
Novembro: 6 Horas do Bahrein (BHR)
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro
Foto: G-Drive Racing / Divulgação