quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Pipo Derani disputará a temporada 2015 do FIA WEC pela equipe russa G-Drive Racing

Com apenas 21 anos, piloto é contratado pela G-Drive para competir no WEC e na tradicional 24 Horas de Le Mans, a principal corrida do campeonato

A estreia do paulista Pipo Derani no endurance em 2014 rendeu muitos elogios nos bastidores da modalidade e na mídia internacional. O pódio logo na estreia na Le Mans Series Europeia, em Paul Ricard (Fra), em setembro, e a melhor volta na etapa do Estoril (Por), em outubro, colocaram em destaque o nome do piloto, de apenas 21 anos, que nesta temporada disputará o WEC (FIA World Endurance Championship) pela equipe G-Drive Racing, atual vice-campeã na categoria LMP2.

O anúncio da contratação do brasileiro aconteceu nesta quinta-feira (dia 5 de fevereiro), em Paris, na França, na coletiva de imprensa do FIA WEC 2015. Derani estará a bordo do Ligier JS P2 nas oito etapas do campeonato, que inclui a lendária 24 Horas de Le Mans. O carro é totalmente fabricado pela Onroak Automotive, empresa que pertence ao dono da equipe (Jacques Nicolet). A estreia do modelo aconteceu no ano passado em Le Mans, mostrando grande potencial.

O brasileiro será companheiro do colombiano Gustavo Yacaman, que correu pelo time no ano passado na Tudor United Sports Car nos Estados Unidos, e do mexicano Ricardo Gonzalez, campeão do WEC em 2013 na LMP2 com a equipe e vencedor das 24 Horas de Le Mans no mesmo ano.

Entre as etapas, Derani disputará a tradicional 24 Horas de Le Mans em 2015. A corrida está marcada para os dias 13 e 14 de junho. A temporada começa com as 6 Horas de Silverstone, no dia 12 de abril, e - além de França e Inglaterra - o campeonato também passa por Alemanha, Bélgica, China, Bahrein, Japão e Estados Unidos.

"Conheci o Philippe Dumas, chefe da equipe, em Interlagos, nas 6 Horas de São Paulo, e ele me convidou para um teste em dezembro, em Magny-Cours. Sem dúvida, esse teste foi muito importante para a minha contratação. Ter sido escolhido pela equipe e pela G-Drive para representar a marca e o chassi no WEC é uma honra, pois é o time mais desejado da categoria LMP2", contou Derani.

"Não vai ser um ano fácil, mas quando a oportunidade chegou, não tinha como não aceitar esse desafio com o pacote que vamos ter (Ligier / Dunlop / Nissan). O WEC é o topo do mundo do endurance e é onde todo piloto de corridas de longa duração quer estar. Tudo o que vi da equipe até agora é top de linha e os resultados falam por si só", destacou o brasileiro, que correrá com os pneus Dunlop e motor Nissan.

Na temporada 2014, a equipe conquistou sete poles e quatro vitórias na LMP2 e foi vice-campeã do FIA WEC, campeonato que conquistou no ano anterior. O time também venceu em 2013 as 24 Horas de Le Mans, além de ser bicampeão da Le Mans Series Ásia (2013/2014). No ano passado, também foi o único time europeu a disputar a Tudor United Sports Car, conquistando três poles e quatro pódios, sendo uma vitória.

"Estou muito feliz por ter o Pipo conosco. Ele é um piloto muito rápido, jovem, determinado, além de excelente pessoa também. Ele já entendeu a importância do jogo de equipe no endurance desde o começo. O Pipo tem um grande futuro pela frente e farei de tudo para ajuda-lo a conquistar o objetivo de se tornar um piloto profissional. Mas primeiro vamos trabalhar forte juntos para levar à G-Drive Racing ao título entre as equipes em 2015 com os dois carros", destacou o chefe da equipe, Philippe Dumas.

Para Pipo, uma das dificuldades da temporada serão as pistas do calendário. "Conheço apenas Silverstone, Spa e Nurburgring. Tenho que aprender os traçados da Ásia e o mais importante, Le Mans. Mas entro no campeonato este ano com essa mentalidade, buscando o máximo de aprendizado", completou o brasileiro.

Após algumas temporadas na Europa, onde correu nas principais categorias de base do automobilismo e inclusive subiu ao pódio no tradicional GP de Macau de F-3, Pipo decidiu voltar sua carreira para o endurance.

Em setembro de 2014, na estreia na ELMS em Paul Ricard, ao lado do francês Nathanael Berthon e do venezuelano Rodolfo Gonzalez, Pipo ficou em terceiro lugar. No Estoril, correu com nova dupla, os britânicos James Littlejohn e Tony Wells. O trio terminou na sexta posição e Pipo fez a volta mais rápida da corrida.


Confira o calendário do FIA WEC 2015:

12 de Abril: 6 Horas de Silverstone (ING)
02 de Maio: 6 Horas de Spa (BEL)
31 de Maio: Testes em Le Mans (FRA)
13/14 de Junho: 24 Horas de Le Mans (FRA)
30 de Agosto: 6 Horas de Nurburging (ALE)
19 de Setembro: 6 Horas Circuito das Américas (EUA)
11 de Outubro: 6 Horas de Fuji (JAP)
1 de Novembro: 6 Horas de Xangai (CHN)
21 de Novembro: 6 Horas do Bahrein (BHR)

FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro

Foto: G-Drive Racing / Divulgação

Com patrocínio da Geolab, Denis Navarro está de volta a Vogel Motorsport

Piloto apresenta novo carro e reestreia pela equipe de Petrópolis acontece neste final de semana

Denis Navarro vai disputar a temporada 2015 pela Vogel Motorsport. O piloto paulista de 27 anos acertou seu retorno à equipe comandada pelo experiente Mauro Vogel no final do ano passado e, com o apoio da Geolab, já está contando as horas para voltar a acelerar na maior categoria do automobilismo brasileiro. Os testes de pré-temporada acontecem neste final de semana, em Curitiba.

"Estou muito feliz de retornar a Vogel. Corremos juntos em 2012 e obtive ótimos resultados. Minha intenção nem era ter saído, mas por questões comerciais acabamos tomando caminhos diferentes. Hoje volto para a equipe muito mais experiente. Evolui e aprendi a lidar com algumas manhas do carro. Por isso o retorno desta parceria com o Mauro e o Gualter Salles tem tudo para dar certo", afirmou Navarro que competiu as últimas duas temporadas pela Voxx Racing. Sua estreia na categoria foi em 2011, com a Bassani Racing.

Mauro Vogel, um dos mais experientes chefes de equipe da Stock Car, também comemorou o retorno de Denis Navarro ao time de Petrópolis (RJ): "O Denis teve um excelente início de carreira na categoria e tivemos um ótimo desempenho quando estivemos juntos, em 2012. Aquele foi um ano onde estivemos muito competitivos. Vamos testar o carro neste final de semana, nos adaptar as novidades, e a partir daí teremos uma ideia de onde poderemos chegar".

Denis contará com o patrocínio da Geolab, Indústria Farmacêutica com sede em Anápolis-GO, em seu retorno à Vogel Motorsport. "A oportunidade de entrar no automobilismo com o Denis coincidiu com o momento em que a Geolab busca uma visibilidade nacional.
Hoje a Stock já reúne importantes indústrias farmacêuticas e queremos disputar este público fiel pois 2015 é um ano em que planejamos crescer acima da média de mercado. Pelos novos produtos que estão sendo lançados, investimentos que tem sido feitos e diferenciais que buscamos na equipe comercial.
A parceria com o Denis vem para consolidar o espírito competitivo que desejamos para este ano", afirmou André Luiz Hajjar, diretor da Geolab.

O teste de pré-temporada da Stock Car acontece neste final de semana em Curitiba. Serão três sessões de uma hora de atividades de pista. Uma no sábado e duas no domingo.

Império Agecom



Testes da pré-temporada 2015 marcam estreia de pilotos de ponta em novas equipes

Equipes como a Voxx Racing terão em Curitiba neste final de semana a primeira atividade de pista com sua nova dupla de pilotos, Marcos Gomes e Felipe Fraga

A Stock Car volta às pistas neste final de semana para dois dias de testes de pré-temporada em Curitiba, onde as equipes terão a oportunidade de ter o primeiro dia de trabalho com seus novos pilotos. É o caso da Voxx Racing, que terá em 2015 uma dupla nova: Felipe Fraga e Marcos Gomes.

Os treinos neste sábado e domingo também serão marcados pelas primeiras experiências dos pilotos com os novos pneus. Apesar das medidas não terem sido modificadas, a Pirelli fez alterações nos compostos, o que, segundo a expectativa da própria fornecedora, deve deixar os carros ainda mais rápidos na pista.

"Ainda é muito cedo para avaliar se essas diferenças vão mesmo resultar em voltas bem mais rápidas. O fato é que desde o primeiro treino deste final de semana nós vamos focar ao máximo nossos estudos neste novo composto de pneu e também no combustível", avalia Fraga, citando que em 2015 a Stock Car passa a correr com gasolina (antes utilizava etanol).

"Estou desde novembro sem pilotar na Stock e a ansiedade é muito grande para andar pela primeira vez no carro", diz o piloto tocantinense, que venceu duas vezes em sua temporada de estreia na categoria, incluindo sua primeira corrida na Stock, em Interlagos, disputada em duplas - mesmo formato da prova que será realizada no dia 22 de março em Goiânia.

Para Marcos Gomes, a temporada 2015 até já começou. O piloto aproveitou os primeiros dias do ano para conhecer a sede da nova equipe em Petrópolis, juntamente com Fraga e também participou das 24 horas de Daytona, nos EUA, aquecendo para os primeiros trabalhos na Stock.

"Quem é piloto tem sempre que estar cuidando da alimentação e da forma física e, se puder treinar acelerando um carro de corrida, melhor ainda. Agora é aproveitar estes dois dias de treino em Curitiba para já intensificar o trabalho de entrosamento com a Voxx Racing, que na verdade isso já começa desde nossa visita à oficina em Petrópolis (RJ)", afirma o piloto.

Além da estreia na equipe Voxx Racing, ainda tem outro motivo para estar bastante animado para o início da temporada: a volta da Stock Car a sua terra natal, Ribeirão Preto. A etapa será logo a segunda do calendário de 2015, em abril.

"A volta de Ribeirão (Preto) é uma novidade muito importante deste ano e é sempre bom receber o carinho da família, dos amigos e da torcida da região. Como a prova já será a segunda do ano, em abril, uma boa pré-temporada é fundamental para chegarmos nesta corrida já brigando pelas primeiras colocações", diz o filho do tetracampeão da Stock Car, Paulo Gomes.

O chefe da equipe Voxx Racing, William Lube, esteve bastante envolvido nos últimos dias cuidando dos detalhes finais antes de embarcar os carros para Curitiba - os equipamentos já devem chegar hoje ao Paraná. "Fizemos um trabalho intenso na oficina e também na JL (fabricante do carro), conduzindo testes em dinamômetro. Mas agora é a hora mais importante, já que nada substitui o conhecimento adquirido com o teste em pista", diz Lube.

Confira a programação dos treinos em Curitiba:

Sábado, 7 de fevereiro
11h20 - 11h30 - Shakedown Stock Car (Grupo 1)
11h40 - 11h50 - Shakedown Stock Car (Grupo 2)
13h00 - 14h00 - 1o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
14h40 - 15h40 - 1o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)

Domingo, 8 de fevereiro
09h00 - 10h00 - 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
10h10 - 11h10 - 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)
12h50 - 13h50 - 3o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
14h00 - 15h00 - 3o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)

RF1 Jornalismo
Foto divulgação


Átila Abreu realiza pré-temporada em Curitiba determinado a desvendar os novos pneus da Stock Car

Atual vice-campeão, piloto da equipe Mobil Super Racing, acelera o carro #51 pela primeira vez em 2015 neste final de semana

Depois de uma eletrizante temporada em 2014, com um número recorde de pilotos conquistando vitórias e a briga pelo título aberta até a última volta da última etapa, a Stock Car volta a se reunir neste final de semana. Curitiba recebe os teste de pré-temporada de 2015.

Vice-campeão em 2014 depois de ser o piloto que mais tempo permaneceu na liderança do campeonato, Átila Abreu inicia o ano motivado a levar o carro #51 um degrau acima nesta temporada, sua oitava completa na principal categoria do automobilismo brasileiro.

"Ano passado foi uma das melhores temporadas da minha carreira. Mesmo não tendo vencido o título, aprendi e me diverti muito com as disputas tanto com o Rubinho como com o Cacá e outros pilotos. Cresci muito como piloto e a equipe Mobil Super também sempre me deu um carro muito competitivo. O objetivo em 2015 é muito claro: buscar o título que escapou em 2014, que chegou bem próximo", afirma o piloto sorocabano.

Aos 27 anos de idade, o competidor do carro #51 acumula seis vitórias, 23 pódios e oito poles na Stock Car. Átila ostenta o melhor desempenho em treinos classificatórios na categoria, com a melhor posição média nos grids de largada nas últimas três temporadas.

Para iniciar o ano de 2015 com a mesma eficiência da temporada anterior, o piloto espera dedicar boa parte dos trabalhos em Curitiba aos novos pneus da Stock Car. As dimensões permanecem as mesmas, mas novos pneus têm outros compostos e uma construção diferente dos anteriores. "O coração do carro é o pneu, então temos que entender bem como eles funcionam e, a partir daí, buscar o acerto. A expectativa é que o novo pneu seja mais rápido e resistente e estou ansioso para verificar na pista", observou Átila.

Pelo quarto ano consecutivo, o carro #51 será coordenado no pit-box da equipe Mobil Super pelo engenheiro Thiago Meneghel, que abre a temporada com o mesmo objetivo de seu piloto. "Em 2014 o título escapou por alguns erros, mas em momento nenhum faltou performance. Então nosso objetivo não pode ser outro além de trabalhar muito forte desde a pré-temporada, para lutar novamente pelo campeonato da Stock Car."

O engenheiro destaca que, além dos pneus, outra novidade da maior categoria do automobilismo nacional é a substituição do etanol pela gasolina.

Já o regulamento desportivo de 2015 praticamente replica o modelo de 2014. Estão mantidos os sistemas de pontos para a prova de convidados (12 para o vencedor) e rodadas duplas (24 para o vencedor da primeira corrida e 15 para o da segunda, que larga com inversão das primeiras 10 posições no grid). A Corrida do Milhão e a prova de encerramento do ano (com pontuação dobrada) novamente serão em eventos de bateria única.

Os regulamentos particulares das etapas, que serão divulgados ao longo da temporada, irão definir a duração específica de todas as corridas. Mas o regulamento desportivo já estipula que, em rodadas duplas, a primeira bateria terá pit-stop obrigatório para trocar ao menos um pneu e pode ter até 48 minutos mais uma volta de duração, enquanto a segunda terá 28 minutos mais uma volta. No total, isso representa acréscimo de até 16 minutos no tempo total de cada etapa (o que representa 26,7% de mais tempo de pista em 2015 no comparativo com 2014, quando os carros corriam baterias de 40 e 20 minutos).

"Certamente o regime de consumo dos carros será diferente, o que pode mudar um pouco a dinâmica das corridas", observou Meneghel.

Átila pondera que, com pneus mais resistentes e o novo combustível, a organização também deve usar a pré-temporada para o ajuste fino do evento, inclusive com a possibilidade de corridas mais longas que as de 2014. "A segunda corrida um pouco maior pode favorecer os pilotos mais rápidos recuperarem as posições do grid invertido e talvez aí vejamos um mesmo piloto nos dois pódios do final de semana, o que não aconteceu nenhuma vez no ano passado", frisou.

Todas as atividades de pista da pré-temporada estão concentradas no final de semana, com um shakedown e um treino livre no sábado e dois treinos livres no domingo. A primeira corrida do ano acontece em Goiânia, com a prova de duplas marcada para o dia 22 de março.



Luís Ferrari

Foto: Atila Abreu (Hyset)