sábado, 23 de novembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Alex Caffi: “Quero terminar minha carreira como pi...

ALTA ROTAÇÃO: Alex Caffi: “Quero terminar minha carreira como pi...: Prestes a finalizar sua primeira temporada na categoria, italiano de 49 anos trabalhar para continuar no grid em 2014 . A temporada de ...

Alex Caffi: “Quero terminar minha carreira como piloto da Fórmula Truck”

Prestes a finalizar sua primeira temporada na categoria, italiano de 49 anos trabalhar para continuar no grid em 2014 .

A temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck levou ao grid da categoria o quinto ex-piloto de Fórmula 1 de sua história. Depois de Chico Serra, Cristiano da Matta, Christian Fittipaldi – que participou de apenas corridas no ano passado – e do argentino Gáston Mazzacane, foi a vez de Alex Caffi tomar parte da disputa. O primeiro ano como piloto caminhão do Iveco da Dakarmotors deixou o italiano “apaixonado” pela categoria.

“Ainda não tenho nada definido quanto ao meu futuro no automobilismo, só o que posso dizer com absoluta certeza é que realmente quero continuar na Fórmula Truck”, diz o piloto de 49 anos. “A categoria se tornou minha família e, se for possível, quero terminar minha carreira correndo lá. Espero, de verdade, que alguma equipe me dê um caminhão para o próximo ano”, acrescenta o ex-piloto das equipes Osella, Dallara e Arrows/Footwork de F-1.


A primeira temporada de Caffi na Fórmula Truck chegará ao fim no dia 8 de dezembro, na décima e última etapa do Campeonato Brasileiro, em Brasília (DF). Será sua oitava participação – ele estreou na terceira corrida de 2013, na pista pernambucana de Caruaru; os primeiros pontos foram conquistados já em sua terceira participação, no autódromo paulista de Interlagos, onde largou em 16º e terminou em terceiro, seu melhor resultado até agora.

Caffi esteve em Brasília durante a última etapa de 2012, já mantendo os contatos que o levariam ao grid atual. Chegou a fazer um teste com um Ford da equipe de Djalma Fogaça. “É uma pista bem diferente, até parece circuito oval, e tem curvas bem rápidas, o que normalmente me agrada muito”, diz, sobre o anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet. “Você precisa ter um caminhão equilibrado e um motor forte para se dar bem lá”.

O circuito remete Alex Caffi a um autódromo de seu país. “Eu lembro de uma pista parecida em Pergusa, na Sicília. Nos anos 80 era exatamente igual a Brasília, sentido horário, poucas curvas e todas rápidas”, resume. “Um dia Michael Schumacher esteve lá para testar um Fórmula 1 e quis instalar uma chicane antes da curva mais rápida. De fato, os pilotos de antigamente, do tempo dessa pista, eram bem mais ousados”, conclui, em tom de bom-humor.


Fonte: Grelak Comunicação

ALTA ROTAÇÃO: Nona pole de Vettel

ALTA ROTAÇÃO: Nona pole de Vettel: Pela nona vez este ano, Sebastian Vettel vai partir na primeira posição no grid do Grande Prémio Brasil de Fórmula 1. Numa pista comple...

Nona pole de Vettel

Pela nona vez este ano, Sebastian Vettel vai partir na primeira posição no grid do Grande Prémio Brasil de Fórmula 1.

Numa pista completamente alagada, a sessão foi consecutivamente atrasada até que a FIA entendeu estarem reunidas as condições mínimas de segurança para a disputa da derradeira fase da qualificação. Aí, o mais forte foi novamente Sebastian Vettel, que irá ter a seu lado o seu compatriota Nico Rosberg, numa primeira linha completamente composta por pilotos alemães.

Terceiro lugar para Fernando Alonso, uma posição na grelha que não não alcançava há muito, igualando no entanto as posições que obteve na Malásia, China e Bahrein. Mark Webber vai arrancar para a última corrida da sua carreira na F1 do quarto posto, ao lado de Alonso, enquanto Lewis Hamilton, Romain Grosjean, Daniel Ricciardo, Jean Eric Vergne, Felipe Massa e Nico Hülkenberg completaram o top 10. Destaque para os dois pilotos da Toro Rosso, que colocaram os seus monolugares no top 10. A correr em casa, Massa não conseguiu melhor que o nono lugar, precisamente atrás dos dois homens da Toro Rosso.

Tempos

3ª Fase da Qualificação

1. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m26.479s
2. Nico Rosberg Mercedes 1m27.102s +0.623s
3. Fernando Alonso Ferrari 1m27.539s +1.060s
4. Mark Webber Red Bull-Renault 1m27.572s +1.093s
5. Lewis Hamilton Mercedes 1m27.677s +1.198s
6. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m27.737s +1.258s
7. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1m28.052s +1.573s
8. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1m28.081s +1.602s
9. Felipe Massa Ferrari 1m28.109s +1.630s
10. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 1m29.582s +3.103s

2ª Fase da Qualificação

11. Heikki Kovalainen Lotus-Renault 1m27.456s +1.295s
12. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m27.798s +1.637s
13. Valtteri Bottas Williams-Renault 1m27.954s +1.793s
14. Sergio Perez McLaren-Mercedes 1m28.269s +2.108s
15. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m28.308s +2.147s
16. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m28.586s +2.425s

1ª Fase da Qualificação

17. Pastor Maldonado Williams-Renault 1m27.367s +2.025s
18. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m27.445s +2.103s
19. Charles Pic Caterham-Renault 1m27.843s +2.501s
20. Giedo van der Garde Caterham-Renault 1m28.320s +2.978s
21. Jules Bianchi Marussia-Cosworth 1m28.366s +3.024s
22. Max Chilton Marussia-Cosworth 1m28.950s +3.608s






ALTA ROTAÇÃO: Vettel garante a pole sob chuva em Interlagos; Mas...

ALTA ROTAÇÃO: Vettel garante a pole sob chuva em Interlagos; Mas...: Nem a pista molhada de Interlagos atrapalhou neste sábado o domínio de Sebastian Vettel na Fórmula 1, e o alemão garantiu a pole position p...

Vettel garante a pole sob chuva em Interlagos; Massa é 9o

Nem a pista molhada de Interlagos atrapalhou neste sábado o domínio de Sebastian Vettel na Fórmula 1, e o alemão garantiu a pole position para o Grande Prêmio do Brasil, ficando perto de mais recordes em sua carreira.

Foi a nona pole do tetracampeão Vettel na temporada, que o levou a gritar "inacreditável" no rádio da equipe Red Bull. Ele largará em São Paulo ao lado de Nico Rosberg, da Mercedes, seguido por Fernando Alonso, da Ferrari, em terceiro.

"Foi uma grande surpresa, estou muito feliz. Havia muita chuva no Q2, e o risco de aquaplanagem era grande. Quando fui informado, fiquei muito feliz e disse 'ole, ole, ole'. Mas isso é espanhol, não sei a expressão em português", afirmou Vettel a jornalistas.

Em seu último treino classificatório pela Ferrari, Felipe Massa conseguiu apenas o nono lugar.

Massa usou um capacete vermelho em homenagem à Ferrari, com "obrigado" em italiano e outras lembranças de sua carreira, além de um macacão com detalhes em verde e amarelo, presente de sua equipe.

O brasileiro disputará no domingo sua última prova pela Ferrari, depois de oito anos como titular, nos quais conquistou 11 vitórias e tem como melhor colocação o vice-campeonato de 2008. A partir de 2014, ele correrá pela Williams.

CHUVA

O treino começou sob chuva fraca, e todos os pilotos optaram por sair cedo dos boxes. Lewis Hamilton, da Mercedes, logo fez o melhor tempo, seguido de Vettel, antes de a chuva se intensificar, por volta da metade do Q1, levando vários pilotos a voltarem para suas garagens.

No fim do Q1, Vettel assumiu a liderança, com seu companheiro de equipe Mark Webber em segundo. O treino classificatório avançava sem contratempos, apesar da chuva, até que, na segunda parte da classificação, o mexicano Sergio Perez, que está de saída da McLaren, perdeu o controle do carro, rodou e bateu no muro.

O início do Q3, então, foi atrasado por 10 minutos, para que o carro fosse retirado da pista. Mas quando o treino estava para ser retomado, os organizadores anunciaram por três vezes adiamentos de 10 minutos cada devido ao volume de água na pista.

Assim que a pista foi finalmente liberada, os primeiros carros a saírem foram os da Red Bull. Com a pista mais lenta, a maioria dos tempos subiu bastante em relação às duas primeiras etapas de classificação.

DOMÍNIO DE VETTEL

Vettel conquistou o título por antecipação em 2013, tornando-se o tetracampeão mundial de F1 mais jovem, aos 26 anos. No último domingo, nos Estados Unidos, ele bateu o recorde de oito vitórias seguidas numa temporada.

Em Interlagos, ele busca igualar o recorde de 13 vitórias numa temporada registrado por Michael Schumacher em 2004, e pode também igualar o recorde de nove vitórias consecutivas alcançado há 60 anos pelo italiano Alberto Ascari em 1952-1953.

Para Webber, que não venceu nenhuma prova neste ano, chegou a hora de dizer adeus à categoria. Domingo, o australiano de 37 anos, que largará em quarto, completa seu 215º e último GP. Ele disputará as 24 Horas de Le Mans e o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) a partir de 2014 pela Porshe.

Em seus 12 anos de F1, Webber soma nove vitórias, 13 pole positions, 18 voltas mais rápidas e 41 pódios.

Por Camila Moreira e Tatiana Ramil
Fonte Reuters

Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

ALTA ROTAÇÃO: Equipe Mitsubishi Petrobras terá dois ASX Racing d...

ALTA ROTAÇÃO: Equipe Mitsubishi Petrobras terá dois ASX Racing d...: Guilherme Spinelli / Youssef Haddad e Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin vestem as cores do Brasil e partem para o maior rali do planeta ...

Equipe Mitsubishi Petrobras terá dois ASX Racing disputando o Rally Dakar

Guilherme Spinelli / Youssef Haddad e Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin vestem as cores do Brasil e partem para o maior rali do planeta

O Brasil terá duas duplas no Rally Dakar 2014. A Equipe Mitsubishi Petrobras parte para o maior desafio do off-road mundial com grandes novidades e a estreia de Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin ao lado de Guilherme Spinelli e Youssef Haddad.

"É excelente poder ter mais um carro na equipe, já que permitirá mais diversidade de estratégias e, com isso, buscar melhores resultados. O Reinaldo, sem dúvida, é hoje um piloto muito experiente também em provas internacionais, além de ser rápido. Tenho certeza que vai contribuir muito para a equipe, fiquei muito satisfeito com a escolha dessa forte dupla", comenta Guiga, que vai para o seu sexto Dakar.


A prova começa no dia 4 de janeiro em Rosario, na Argentina, e termina na cidade de Valparaíso, no Chile, no dia 18. Serão quase mais de 9.000 quilômetros pelas estradas, desertos e montanhas da Argentina e Chile. "Será um rali muito mais desgastante do que nos últimos anos e vai exigir bastante do carro, da equipe e das duplas", prevê Guiga.

O experiente piloto Reinaldo Varela estreia na Equipe Mitsubishi Petrobras, mas carrega no currículo cinco participações no Rally Dakar. Ao lado do navegador Gustavo Gugelmin, foi campeão Mundial de Rally Cross-country em 2012 na categoria T2 (carros originais) com um Pajero Full, além de inúmeros títulos conquistados em mais 337 provas disputadas no Brasil e no mundo.

"É uma satisfação muito grande estar correndo em uma equipe oficial e com uma grande estrutura. Desde o ano passado, quando ganhamos o Mundial, estou me preparando muito para andar bem e quero fazer uma ótima prova no Rally Dakar", empolga-se Varela. "Em um rali, o que mais favorece para um piloto é a sua experiência. Quanto mais provas, mais tranquilo se consegue andar. Agora é hora de colocar em prática tudo o que aprendi em todas essas provas ao redor do mundo."

Gustavo Gugelmin é estreante no Rally Dakar, mas a experiência ao lado de Varela traz tranquilidade ao navegador. "É um grande sonho participar do Dakar e já começar com uma grande equipe e um carro de grande potencial, o ASX Racing. Vamos com mais confiança por ter participado do campeonato Mundial, medimos força com os outros competidores e vemos que podemos brigar por boas posições. A navegação e os equipamentos utilizados pelo Dakar também são bem similares aqueles que usamos em várias provas, então não terei dificuldade com isso", afirma Gugelmin.

Este será o segundo Rally Dakar do ASX Racing, desenvolvido para enfrentar os grandes desafios que a prova impõem. Com ele, Guiga e Youssef foram campeões do Dakar Series, no Peru, e conquistaram a vice colocação no Rally dos Sertões, a segunda maior prova off-road do mundo. "Trabalhamos muito neste ano, fizemos provas de deserto importantes em Abu Dhabi e no Peru e estamos conseguindo evoluir o carro em desempenho e durabilidade", comemora Guiga.

A Equipe Mitsubishi Petrobras é chefiada pelo renomado Thierry Viardot, que esteve presente nas doze vitórias da Mitsubishi Motors no Rally Dakar.

Percurso longo e ainda mais difícil
A edição 2014 do Rally Dakar, que começa no dia 4 de janeiro, será uma das mais desafiadoras dos últimos tempos. "O rali está com um dia a menos. Serão 13 etapas e um dia de descanso. Mas, mesmo assim, será muito difícil, pois os dias são extremamente longos. Segundo o que a organização nos passou, será uma prova mais mista do que nos últimos anos, ou seja, mesclando mais estradas com deserto. E teremos novamente a dificuldade da altitude, nas especiais pelos Andes", descreve Guiga.

Os carros terão a maior quilometragem da prova, com 9.374 quilômetros, sendo a maior parte de trechos cronometrados, 5.522 km. O dia mais longo será entre Chilecito e Tucumán, onde as duplas enfrentarão 911 quilômetros.

"Desde 2005 o Dakar não tem especial tão longa e nesta edição teremos uma com 657 km. Mas, por outro lado, as etapas devem ter ser bem velozes. Mesmo assim, as equipes terão pouco tempo para manutenção nos carros e nós, menos tempo para descansar de um dia para outro e nos recuperarmos. Temos que ter cabeça para preservar o carro e a nós mesmos durante todo o rali", comenta o navegador Youssef Haddad.

Outro grande desafio para a Equipe Mitsubishi Petrobras será a etapa maratona, onde não é permitido ter manutenção das equipes. Somadas as duas etapas, os veículos andarão 1.464 quilômetros sem qualquer apoio, sendo 958 km de especiais. "A característica da região entre San Rafael e Chilecito é de muitas pedras. Teremos que ter um cuidado redobrado para não furarmos os pneus", explica Youssef.

"Estamos nos esforçando na preparação, mas temos consciência que este é o rali mais difícil do mundo e enfrentamos os melhores do mundo. Teremos adversários com muita experiência nesse tipo de prova e novos competidores chegando com boas chances. A prova terá um grid ainda maior com duplas e equipes do mais alto nível", disse Guiga.

Etapas do Rally Dakar

Etapa 1 - 05 de janeiro
Rosario - San Luis (ARG)
Deslocamento: 629 km
Especial: 180 km

Etapa 2 - 06 de janeiro
San Luis - San Rafael (ARG)
Deslocamento: 365 km
Especial: 433 km

Etapa 3 - 07 de janeiro
San Rafael - San Juan (ARG)
Deslocamento: 295 km
Especial: 301 km

Etapa 4 - 08 de janeiro
San Juan - Chilecito (ARG)
Deslocamento: 211 km
Especial: 657 km

Etapa 5 - 09 de janeiro
Chilecito - Tucuman (ARG)
Deslocamento: 384 km
Especial: 527 km

Etapa 6 - 10 de janeiro
Tucuman - Salta (ARG)
Deslocamento: 270 km
Especial: 424 km

Dia de Descanso - 11 de janeiro
Salta (ARG)

Etapa 7 - 12 de janeiro
Salta - Salta (ARG)
Deslocamento: 230 km
Especial: 533 km

Etapa 8 - 13 de janeiro
Salta (ARG) - Calama (CHL)
Deslocamento: 510 km
Especial: 302 km

Etapa 9 - 14 de janeiro
Calama - Iquique (CHL)
Deslocamento: 29 km
Especial: 422 km

Etapa 10 - 15 de janeiro
Iquique - Antofagasta (CHL)
Deslocamento: 58 km
Especial: 631 km

Etapa 11 - 16 de janeiro
Antofagasta - El Salvador (CHL)
Deslocamento: 144 km
Especial: 605 km

Etapa 12 - 17 de janeiro
El Salvador - La Serena (CHL)
Deslocamento: 349 km
Especial: 350 km

Etapa 13 - 18 de janeiro
La Serena - Valparaiso (CHL)
Deslocamento: 378 km
Especial: 157 km


Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos

Fotos: Vinicius Branca / Mitsubishi

ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: Classificatório confuso atrapalha, mas BMW...

ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: Classificatório confuso atrapalha, mas BMW...: Zonta e Jimenez largam em 11º na Corrida Classificatória deste domingo nas ruas da capital do Azerbaijão. Cacá Bueno e Allam Khodair partem...

FIA GT: Classificatório confuso atrapalha, mas BMW Sports Trophy Team Brasil mantém otimismo em Baku

Zonta e Jimenez largam em 11º na Corrida Classificatória deste domingo nas ruas da capital do Azerbaijão. Cacá Bueno e Allam Khodair partem da 13ª posição. Bandeiras vermelhas e incidentes marcaram os treinos

Com 28 carros no grid, a disputa da última rodada dupla da FIA GT Series, nas ruas de Baku, no Azerbaijão, neste domingo (24), promete emoção do começo ao fim. Neste sábado (23), durante os treinos livres e o classificatório, foram muitas bandeiras vermelhas e pequenos incidentes no desafiador traçado de 4,38 km. Com sol, mas frio, os pilotos do BMW Sports Trophy Team Brasil foram pra pista em busca do melhor acerto para os BMW Z4 e ficaram satisfeitos, só não esperavam serem tão atrapalhados pelas bandeiras e o tráfego na tomada de tempos.





No carro #21, Sérgio Jimenez e Ricardo Zonta garantiram o 11º lugar no grid de largada da Corrida Classificatória, que será realizada às 3h15 (de Brasília). A prova definirá o grid da Corrida Principal, marcada para as 7 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 2. No BMW Z4 #0, Cacá Bueno e Allam Khodair, que conquistaram um excelente quarto lugar na segunda sessão de treinos livres, vão largar em 13º na corrida 1.


A pole position para a prova, que abre a 6ª etapa do ano, ficou com a dupla René Rast e Niki Mayr-Melnhof, da equipe WRT, a bordo de um Audi R8 LMS. A sessão não teve a disputa da Super Pole. Com reparos na pista e as bandeiras ao longo do dia, a programação foi atrasada e os pilotos finalizaram o Q2 já com pouca luz natural. Acabou valendo a melhor volta de cada carro no Q1 e Q2.

Jimenez contou que enfrentou alguns imprevistos com os freios do BMW Z4 #21, o que atrapalhou também. O piloto ainda falou sobre os desafios do circuito de rua. "A pista é bem complicada. Em alguns pontos é larga de caber quase quatro ou cinco carros emparelhados, em outros é estreita para passar só um", comentou o paulista.

"O Q2 foi praticamente à noite, com as lanternas ligadas, e o Q1 teve duas bandeiras vermelhas. Por sorte, eu e o Ricardo conseguimos uma classificação razoável. Amanhã, a corrida com certeza terá vários incidentes. Tem lugar que só passa um carro e olhe lá", ressaltou Jimenez.


No carro #0, Khodair acredita que tinham grandes chances de brigar pelo terceiro lugar no grid, mas só na sua tomada, que teve 15 minutos de duração, foram duas bandeiras vermelhas e vários carros tocando a barreira de pneus.

"Estávamos muito bem e acredito que lutaríamos para largar em terceiro. Na minha sessão, no classificatório, bandeira vermelha e tráfego não me deixaram fazer uma volta rápida. Largaremos atrás, o que é uma pena. Mas vamos recuperar amanhã", finalizou Khodair.

Veja o grid da Corrida Classificatória (Top-15):

1 12 N.Mayr-Melnhof/R.Rast (Team WRT Audi R8 LMS) 1:42.551
2 5 M.Winkelhock/E.Ide (Phoenix Racing Audi R8 LMS) 1:43.062
3 11 S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS) 1:43.615
4 15 A.Sims/S.Dusseldorp (Boutsen Ginion McLaren MP4-12C) 1:43.825
5 10 A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C) 1:43.855
6 4 N.Catsburg/M.Martin (BMW SportsTrophy Team Marc VDS BMW E89 Z4) 1:43.908
7 9 S.Loeb/A.Parente (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C) 1:44.123
8 22 F.Vervisch/S.Vandoorne (Boutsen Ginion McLaren MP4-12C) 1:44.216
9 27 R.Bell/K.Estre (Hexis Racing McLaren MP4-12C) 1:44.243
10 41 N.Tandy/M.Holzer (Trackspeed Porsche 997 GT3) R 1:44.402
11 21 R.Zonta/S.Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW E89 Z4) 1:44.509
12 13 F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS) 1:44.587
13 0 A.Khodair/C.Bueno (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW E89 Z4) 1:44.699
14 44 A.Soucek/O.Turvey (MRS GT Racing McLaren MP4-12C) 1:44.851
15 42 M.Ragginger/D.Watts (Trackspeed Porsche 997 GT3 R) 1:45.297

Confira os horários da 6ª etapa da FIA GT Series em Baku (horários de Brasília - seis horas atrás do horário local):

Domingo, dia 24 de novembro
2h30 às 2h50 - Warm up
3h15 às 4h15 - Corrida Classificatória (resultado define o grid da Corrida Principal)
7h00 às 8h00 - Corrida Principal

Classificação do Campeonato (Categoria Pro Cup) - após cinco etapas (dez corridas):
1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 101
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 96
3. Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 76
4. R.Rast (Team WRT Audi R8 LMS), 64
5. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 63
6. Alon Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG), 63
7. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 61
8. M. Buhk (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 53
9. S. Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 39
10. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 37
S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 37
15. R. Zonta (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 29
19. A. Abreu (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 8



Para mais informações da equipe acesse:
Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Tony Hermann / Tijem Photo Agency

ALTA ROTAÇÃO: Peter Júnior conquista sua chance de tornar-se pil...

ALTA ROTAÇÃO: Peter Júnior conquista sua chance de tornar-se pil...: Sergio Pistili é o pole position da corrida de abertura da rodada dupla em Londrina (PR), neste sábado. No Autódromo Internacional Ayrt...

Peter Júnior conquista sua chance de tornar-se piloto Internacional

Sergio Pistili é o pole position da corrida de abertura da rodada dupla em Londrina (PR), neste sábado.

No Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no Paraná, onde está acontecendo a 8º Etapa do Campeonato Interestadual de Spyder Race 2013 SP/PR e a 3º Etapa da Copa Pirelli Spyder Race 2013 PR/SP, terminado o classificatório, o piloto do Spyder Race que comanda o protótipo 18, Peter Júnior, cravou o segundo tempo em sua categoria -P3 com o tempo de 1min26seg027.

Com o resultado obtido, Peter conquistou sua chance de ir aos Estados Unidos, onde pela parceria TEAM BRAZIL, testará e tentará vaga para disputar o campeonato de 2014 em um Fórmula 2000 PRÓ ou Fórmula Atlantic nos carros da ELLF Racing Team Usa de propriedade do parceiro Edson Degobbi.

"A primeira vaga conquistada para os testes no USA, foi da piloto Helena Soares que surpreendeu positivamente a todos com sua performance arrojada, forte e precisa, cravando excelentes tempos, mesmo sendo sua primeira vez em um carro com chassi tubular tipo protótipo. Nossos mais calorosos parabéns aos pilotos Helena Soares e Peter Junior pelas respectivas conquistas!", declarou Walter Policastro, do Grupo Facebook MOTORSPORT TV e proprietário da RACING DAYS SIMULADORES.

O Campeonato Interestadual de Spyder Race 2013 SP/PR e a Copa Pirelli Spyder Race 2013 PR/SP tem patrocínio de Pirelli, Scorro, Corsa, RedCoil e SuaInternet.com. Realização da PW1 Eventos Esportivos e Supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo.

Mais informações no site www.spyderrace.com.br


Grid de largada da Corrida 1 da Spyder Race, sábado 23/11:

Categoria P1

1º. 151 - Sergio Pistili, 1min20s583
2º. 75 - Henrique Assunção, 1min20s879
3º. 71 - Hypólito Borzani Martinez - 1min21s221
4º. 53 - Leonardo Totti/ Paulo Tattaro, 1min26s488
5º. 05 - Luiz Abbade/ Roberto Dal Ponte, 1min28s052
6º. 77 - Carlos Eduardo Ortoloni, sem tempo

Categoria P2

1º. 17 - Carlos Eduardo de Souza, 1min24s109
2º. 32 - Fernando Fortes, 1min24s705
3º. 10 - Peter Willian Januário, 1min28s366

Categoria P3

1º. 113 - Carlos Eduardo Silva (Kadu), 1min24s918
2º. 18 - Peter Junior, 1min26s027
3º. 70 - Ricardo Kastropil, 1min26s981
4º. 23 - Joon Park, 1min29s621


PROGRAMAÇÃO

SÁBADO - 23/11/2013
1ª Prova - Spyder Race
14:05 Largada (30 minutos)

DOMINGO -24/11/2013
2ª Prova - Spyder Race
10:15 Largada (30 minutos)

Próximas etapas do Spyder Race:
22, 23 e 24 de novembro - Londrina (PR)
20, 21 e 22 de dezembro - Interlagos (SP)


Assessoria de Imprensa da Spyder Race:
SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

Foto: Luciano Santos/SigCom

ALTA ROTAÇÃO: PARANAENSE DE TERRA

ALTA ROTAÇÃO: PARANAENSE DE TERRA: Cláudio Harmuch busca título da Super Fórmula O piloto curitibano Cláudio Harmuch (Grupo Uninter) participa no fim de semana passado (2...

PARANAENSE DE TERRA

Cláudio Harmuch busca título da Super Fórmula

O piloto curitibano Cláudio Harmuch (Grupo Uninter) participa no fim de semana passado (24 e 24/11), da sexta e última etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra 2013, na categoria Super Fórmula Tubular “I”. No evento que será organizado pelo Auto Esporte Clube Afonso Pena, no Autódromo de São José dos Pinhais, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), Cláudio Harmuch quer administrar liderança na categoria, pois tem 18 pontos de vantagem para o segundo colocado e não precisa nem vencer nas duas baterias.

Nos treinos classificatórios da quinta etapa, Harmuch marcou o segundo tempo, em 1min03s885, largando na primeira fila. O piloto curitibano fez boa largada e passou a seguir de perto o líder Diogo Freitas, ultrapassando-o quando teve problemas de câmbio, faltando quatro voltas para a bandeirada final. Daí em diante foi só administrar a diferença para o segundo colocado. Harmuch venceu a primeira bateria, com 14 voltas em 15min15s487, seguido de Luiz Camargo, a 1s009 e Tiago Silveira, a 8s832. Largou em primeiro na segunda bateria, com seu carro rendendo bem e fez mais uma boa corrida, travando boa disputa com Diogo Freitas pela liderança da prova até a 9.ª volta, quando foi superado pelo piloto baiano. Ao fim de 15 voltas, vitória de Diogo Freitas, com tempo de 16min19s632, seguido de Cláudio Harmuch, 11s818 e Luiz Camargo, a 19s374.

“Eu e o pessoal da equipe Abreu Motors estamos prontos para mais este desafio no fim de semana. Nosso carro está pronto e estou contente em decidir o campeonato em casa. Não preciso nem vencer, pois a vantagem obtida nas etapas anteriores me dá certa folga, mas quero pontuar ao máximo na primeira corrida, para garantir o título logo e não precisar ter que depender de algum resultado na segunda prova. Se tudo correr bem, vou “levantar o caneco” nesta etapa”, brincou Cláudio Harmuch (Grupo Uninter/Pro-Tork).

Classificação

Com cinco etapas realizadas e dez baterias disputadas, a classificação da categoria Super Fórmula, do Paranaense de Velocidade na Terra 2013, é a seguinte:
1.º) Cláudio Harmuch, 132 pontos

2.º) Diogo Freitas, 114
3.º) Luiz Santos Camargo, 108
4.º) Alisson Marçal, 88
5.º) Paulo Barbosa, 68
6.º) Claudir de Oliveira, com 64 pontos ganhos.


MRT – Assessoria e Comunicação
Assessoria de Imprensa da Equipe Grupo Uninter/Pro-Tork
Bispo Neto

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Driver Cup: Duelo de gigantes marca decisão do cam...

ALTA ROTAÇÃO: Driver Cup: Duelo de gigantes marca decisão do cam...: Competição de superesportivos celebra o encerramento de sua quinta temporada neste sábado, em Mogi-Guaçu Um verdadeiro duelo de gigante...

Driver Cup: Duelo de gigantes marca decisão do campeonato

Competição de superesportivos celebra o encerramento de sua quinta temporada neste sábado, em Mogi-Guaçu

Um verdadeiro duelo de gigantes vai marcar a sexta e última etapa da Driver Cup 2013. A quinta temporada da história da competição - criada com o intuito de permitir que proprietários de carros superesportivos possam testar os limites de suas máquinas em segurança - será encerrada neste sábado (23) com as provas de Flying Lap no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo.



Nesta etapa, a contagem de pontos é feita com base na volta mais rápida registrada por cada participante durante o fim de semana. Ela será decisiva para as três classes principais da Driver Cup (Sport, Turismo e Performance), que reúnem os "figurões" do fim de semana.

Na classe Sport, por exemplo, os líderes das subdivisões SuperSport, Sport 1, 2, 3, 4 e 5 são, respectivamente: um Porsche 911 GT2, um Porsche 911 Turbo MKII, um Audi R8 GT, um Porsche 911 GT3, um Chevrolet Corvette C6 e um Cayman S.

Na divisão Turismo, os líderes são: Audi A3 Race (categoria SuperTurismo), BMW M5 F10 (Turismo 1), Ford Mustang Shelby (Turismo 2), Mercedes-Benz C63 AMG (Turismo 3), BMW 135i Sport (Turismo 4) e Audi A3 Sportback (Turismo 5).


Na classe Performance, que permite preparação específica dos carros e, por isso, tem as máquinas mais velozes da Driver Cup, Alejandro Sanchez lidera a categoria P1 com um Porsche 911 (993) Biturbo.

Além de toda a festa pelo encerramento de mais uma temporada, a etapa da Driver Cup no Velo Città celebra, ainda, o sucesso obtido pelo evento em 2013. Ao longo do ano, foram 312 pilotos inscritos em pelo menos uma das seis etapas do calendário, o que representa um recorde para os eventos da Driver Cup. Os primeiros treinos para a etapa de Mogi-Guaçu começam às 8h deste sábado. O pódio está previsto para as 15h25. Saiba mais sobre o evento em www.drivercup.com.br.


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Sob chuva, Webber é o mais rápido em treino livre;...

ALTA ROTAÇÃO: Sob chuva, Webber é o mais rápido em treino livre;...: A chuva atrapalhou o treino livre deste sábado para o Grande Prêmio do Brasil, e quatro pilotos não foram à pista no circuito de Interlagos...

Sob chuva, Webber é o mais rápido em treino livre; Massa nem vai à pista

A chuva atrapalhou o treino livre deste sábado para o Grande Prêmio do Brasil, e quatro pilotos não foram à pista no circuito de Interlagos, em São Paulo. Mark Webber fez o melhor tempo, seguido pela dupla da Lotus Romain Grosjean e Heikki Kovalainen.

Webber, que disputa no Brasil sua última corrida na Fórmula 1, registrou a melhor volta com o tempo de 1min27s891. Seu companheiro de Red Bull, o tetracampeão Sebastian Vettel, ficou na 17ª colocação.

Por causa da chuva, os pilotos atrasaram sua entrada na pista e, faltando 20 minutos para o final do treino, que dura uma hora, apenas oito pilotos tinham registrado tempo.

As condições melhoraram no final do treino, mas quatro pilotos não foram à pista: a dupla da Ferrari Felipe Massa e Fernando Alonso, Nico Rosberg, da Mercedes, e Jenson Button, da McLaren.

Massa fará no domingo sua última corrida pela Ferrari, e a partir de 2014 pilotará pela Williams. O brasileiro será substituído na equipe italiana pelo campeão de 2007 Kimi Raikkonen.

Nos dois treinos livres de sexta-feira, também sob chuva, Rosberg fez os melhores tempos.

O treino classificatório, que define o grid de largada para a corrida de domingo, começa às 14h deste sábado.


Por Tatiana Ramil
Fonte Reuters
Foto: Beto Issa/F1 GP Brasil



ALTA ROTAÇÃO: Será Vettel o melhor piloto?

ALTA ROTAÇÃO: Será Vettel o melhor piloto?: Será Vettel o melhor piloto? À entrada de um fim de semana onde pode chancelar a sua nona vitória consecutiva, já não é fácil encontrar...

Será Vettel o melhor piloto?

Será Vettel o melhor piloto?

À entrada de um fim de semana onde pode chancelar a sua nona vitória consecutiva, já não é fácil encontrar adjetivos para qualificar as prestações de Sebastian Vettel, no culminar de uma época em que, independentemente do valor do seu Red Bull RB9 face à concorrência, o piloto alemão tem sido pouco menos que perfeito. Então se obtém a pole position, como já sucedeu oito vezes este ano, é pouco menos que imbatível.

Para além disso, e como se viu em Austin, adequa cada vez mais as suas prestações às necessidades. No GP dos EUA limitou-se a gerir a vantagem depois de ganhar dez segundos de avanço a Romain Grosjean, reduzindo o andamento nas últimas dez voltas, de modo a poupar pneus caso necessitasse de voltar a atacar fruto duma possível entrada do Safety Car em pista. Basicamente, para além do carro, Vettel parece estar um nível acima dos restantes pilotos, ou então estes, como Fernando Alonso e Lewis Hamilton, por exemplo, têm carros muito abaixo do Red Bull RB9. A grande questão de momento é: Será que Vettel tem um carro muito melhor que a Ferrari e Mercedes, e as suas prestações são fruto disso ou nesta equação também o cada vez maior valor do piloto alemão cava ainda muito mais a diferença. Difícil responder.

Mas para isso, atente-se nas palavras de Gary Anderson ao AutoSport em Abu Dhabi: “O seu andamento em todo o fim de semana foi muito superior ao de todos os outros. Fez um erro na qualificação que lhe custou a pole, mas passei parte do segundo treino livre na curva onde ele errou – a primeira – e garanto que ele acelerava pelo menos a distância de três carros antes de qualquer outro. O Vettel tem um feeling muito especial para antecipar quando é que os pneus traseiros vão começar a patinar em aceleração e passa de caixa milésimos de segundo antes de isso acontecer. Ele chegava ao limite do corretor já em quinta velocidade, sem nunca tirar o pé, enquanto o Webber ainda estava em terceira e com a traseira a mexer-se um pouco... Por isso, desse por onde desse, o Sebastian iria ganhar aquela corrida porque tem o melhor carro e porque é o que mais partido tira do material que lhe colocam à disposição. É vendo na pista que se percebe que a superioridade não é só do carro – é também graças ao seu talento e adaptabilidade como piloto”, disse. Gary Anderson é um grande especialista de Fórmula 1, analista e comentador da BBC e também um ex-designer que esteve na Jordan entre 1991 e 1998, Stewart Grand Prix, Jaguar Racing, novamente na Jordan em 2002 e 2003, e desde há dez anos para cá tem colaborado com várias TVs como analista e comentador de F1.






Foto: Reprodução / Instagram