terça-feira, 15 de abril de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Automobilismo: Brasileiros voltam a vencer no endu...

ALTA ROTAÇÃO: Automobilismo: Brasileiros voltam a vencer no endu...: Sérgio Laganá, Alan Hellmeister, Adolpho Rossi, Elias Azevedo, Nelson Silva Júnior, Renato Bendetto, Rodrigo De Paoli, Rodrigo Rocha e Alli...

Automobilismo: Brasileiros voltam a vencer no endurance norte-americano

Sérgio Laganá, Alan Hellmeister, Adolpho Rossi, Elias Azevedo, Nelson Silva Júnior, Renato Bendetto, Rodrigo De Paoli, Rodrigo Rocha e Alline Cipriani, pintaram de verde-amarelo o pódio do Spring Challenge promovido pela FARA (Formula & Automobile Racing Associantion) no autódromo de Homestead


O fim de semana teve festa brasileira no automobilismo norte-americano. A equipe oficial da Ginetta nos Estados Unidos, comandada pelos brasileiros Adolpho Rossi e Alline Cipriani, preencheu o pódio da categoria MP2 e teve dois carros no pódio da categoria MP4 do Spring Challenge promovido pela FARA (Formula & Automobile Racing Association) no autódromo de Homestead, em Miami.


Na classe MP2, os seis pilotos que subiram ao pódio eram brasileiros. Sérgio Laganá e Alan Hellmeister, segundo colocados no resultado geral da corrida - que teve 78 inscritos -, venceram nesta categoria. Adolpho Rossi, atual campeão da FARA, e Elias Azevedo, vice-campeão da Porsche Cup no Brasil, completaram a dobradinha brasileira. Nelson Silva Júnior e Renato Bendetto ficaram com a terceira posição.

Na busca pela vitória, Laganá e Hellmeister souberam aproveitar as ótimas características da Ginetta G55 para esse tipo de prova. Com bom ritmo de corrida e sem enfrentar problemas com o carro, a dupla cruzou a linha de chegada na segunda posição geral, atrás apenas de um modelo Porsche.

Enquanto isso, Adolpho Rossi e Elias Azevedo protagonizavam um show à parte em Homestead. Com um problema no diferencial durante o treino de classificação, Rossi largou no domingo da última posição entre os 72 carros no grid. Mas a recuperação foi impressionante. Com 1h10 de prova, quando entregou o carro a Elias Azevedo, Rossi já tinha melhorado 59 posições e estava em 13º no geral - e em quarto na divisão MP2. Coube ao parceiro conduzir o carro até a bandeirada final, garantindo o segundo posto entre os carros da classe. Com esse resultado, Adolpho Rossi lidera a temporada do FARA na categoria, com apenas um ponto de vantagem sobre o parceiro Elias Azevedo.

Correndo com a Ginetta G40 da classe 4, Rodrigo De Paoli e Rodrigo Rocha também fizeram uma corrida sem erros para terminar na segunda posição de sua categoria. Na mesma divisão dos companheiros de equipe, Alline Cipriani deu show correndo sozinha e terminou em terceiro lugar mesmo depois de perder duas voltas nos boxes por conta de um problema elétrico.

O único desfalque da equipe brasileira no final do Spring Challenge foi a Ginetta G50 pilotada por Elias Azevedo e João Gonçalves. A dupla chegou a liderar a categoria MP2 no início de prova, mas teve de abandonar ainda antes da metade da corrida por problemas elétricos.

"A sequência de vitórias que o time vem conquistando é fruto de uma equipe muito bem estruturada, que faz um ótimo trabalho no cuidado e preparação dos carros. Infelizmente tivemos um abandono nesta etapa, mas, por outro lado, vimos os outros cinco carros da equipe terminarem entre os Top-3 de suas categorias", comentou Elias Azevedo, lembrando que o Team Ginetta USA conquistou vitórias nas três etapas da FARA já realizadas em 2014. "A Ginetta é um carro incrivelmente competitivo. Muito bom de contorno de curva, ele se adaptou bem ao traçado misto - sem as curvas do oval - usado no Spring Challenge", completou o piloto.

"Nossos pilotos, mais uma vez, estão de parabéns pelo ótimo trabalho. É o Team Ginetta USA conquistando a América", vibrou Alline Cipriani, que comanda a equipe ao lado de seu marido, Adolpho Rossi. O próximo desafio do time é a Sunset 300, prova válida pela quarta etapa da FARA 2014, também em Homestead.

Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto:Juha Lievonen/ Stephanie Cipriani

ALTA ROTAÇÃO: Sprint Race terá transmissão do BandSports em HD

ALTA ROTAÇÃO: Sprint Race terá transmissão do BandSports em HD: A primeira rodada dupla da categoria está marcada para o dia 27 de abril, no autódromo de Interlagos Na sua terceira temporada, a Spri...

Sprint Race terá transmissão do BandSports em HD

A primeira rodada dupla da categoria está marcada para o dia 27 de abril, no autódromo de Interlagos

Na sua terceira temporada, a Sprint Race - o mais novo campeonato de automobilismo do Brasil -, confirmou a exibição pelo terceiro ano consecutivo de todas as provas pelo BandSports e a novidade é o formato HD. Pelo acordo, as transmissões serão editadas e transmitidas em horário nobre, e ainda serão mostradas duas reprises em horários esporádicos.

Thiago Marques, organizador do evento, explica o motivo para manter a parceria com a emissora para o calendário. "É sem dúvidas mais uma evolução para categoria. O nível das disputas assim como nossas marcas parceiras do evento, merecem o que tem de melhor em nível de transmissão", declara.

As disputas continuam iguais. São 16 corridas, que acontecem em oito datas diferentes. Cada prova tem o tempo de 25 minutos e cada carro pode ser representado por um ou dois pilotos.

A Sprint Race têm patrocínio da Alpina, Fremax, Pirelli, Ecopads e Bardhal.

Confira a programação da primeira etapa em Interlagos/SP:

Sexta-feira, 25 de abril

17h00 às 17h40 - 1o. Treino oficial
18h40 - Estudo de telemetria

Sábado, 26 de abril

10h30 - Fotos dos pilotos
11h00 - Briefing
11h55 às 12h35 - 2o. Treino oficial
15h45 às 15h55 - Classificação Grupo 1
16h00 às 16h10 - Classificação Grupo 2
17h10 - Estudo de telemetria

Domingo, 27 de abril

08h15 - Alinhamento do carros
08h40 - Placa de 5 minutos
08h45 - Saída para volta de aquecimento

12h30 - Alinhamento dos carros
12h55 - placa de 5 minutos
13h00 - Saída para volta de aquecimento
13h40 - Pódio

Calendário da Sprint Race 2014:

27/04 - 1ª etapa - São Paulo/SP
18/05 - 2ª etapa - Santa Cruz do Sul/RS
22/06 - 3ª etapa - São Paulo/SP
03/08 - 4ª etapa - Cascavel/PR
24/08 - 5ª etapa - Curitiba/PR
21/09 - 6ª etapa - Londrina/PR
09/11 - 7ª etapa - Curitiba/PR (oval)
07/12 - 8ª etapa - Curitiba/PR



Texto: Silvana Grezzana Santos
Foto: Humberto da Silva





ALTA ROTAÇÃO: De olho na estreia, Nelsinho Piquet testa BMW no A...

ALTA ROTAÇÃO: De olho na estreia, Nelsinho Piquet testa BMW no A...: Em parceria com Matheus Stumpf, brasiliense corre a primeira etapa do Blancpain Sprint Series neste final de semana na França Nelsinho ...

De olho na estreia, Nelsinho Piquet testa BMW no Algarve

Em parceria com Matheus Stumpf, brasiliense corre a primeira etapa do Blancpain Sprint Series neste final de semana na França

Nelsinho Piquet volta a competir em autódromos europeus neste final de semana, na primeira etapa do Blancpain Sprint Series. O piloto brasiliense fará sua estreia a bordo Z4 do BMW Team Brasil na abertura do campeonato em Nogaro. Seu parceiro na temporada 2014 será o piloto gaúcho Matheus Stumpf.

A última corrida realizada por Piquet na Europa também aconteceu em carros de Gran Turismo: em dupla com o português Alvaro Parente, Nelsinho venceu uma das provas do International GT Open em Barcelona no último final de semana de outubro de 2010.


"Estou muito motivado para a temporada. Sei o tamanho do desafio que é montar um time brasileiro no exterior e iniciativas como esta do Antonio Hermann têm 110% do meu apoio. Fiquei feliz pelo convite e espero contribuir com o projeto na pista", declarou o piloto, pivô da experiência pioneira da equipe Piquet Sports na F3 Britânica e GP2 na primeira metade dos anos 2000.

Nesta segunda-feira, o trabalho visando a estreia já teve início na prática. Nelsinho e Matheus encontraram a equipe no Autódromo do Algarve. Eles realizaram um shakedown dos carros após a instalação dos últimos kits de upgrade. Agora a equipe retorna para sua sede em Lisboa, para os últimos ajustes antes da viagem para a França.

O carro de Piquet e Stumpf não será o único do BMW Team Brasil inscrito no Blancpain Sprint Series. A dupla formada por Cacá Bueno e Sergio Jimenez, ambos veteranos da temporada passada na equipe e na categoria, ficará encarregada do outro BMW Z4.

Nelsinho é um dos quatro pilotos do grid com passagem pela Fórmula 1. Os outros são os italianos Alex Zanardi, Andrea Montermini e Giorgio Pantano.

A prova de abertura da temporada tem suas primeiras atividades de pista nesta sexta-feira com um treino livre. O segundo treino livre é no sábado, antes da tomada de tempo. A primeira bateria da temporada acontece no domingo, e a corrida principal está marcada para segunda-feira. As duas provas serão exibidas no Brasil pelo Sportv.



CONTATO
Piquet Sports
Luís Ferrari

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: BMW Team Brasil terá Banco do Brasil como principa...

ALTA ROTAÇÃO: BMW Team Brasil terá Banco do Brasil como principa...: A equipe comandada por Antonio Hermann e Washington Bezerra terá seus carros pilotados por Cacá Bueno/Sérgio Jimenez e Nelsinho Piquet/Math...

BMW Team Brasil terá Banco do Brasil como principal patrocinador na temporadaBMW Team Brasil terá Banco do Brasil como principal patrocinador na temporada

A equipe comandada por Antonio Hermann e Washington Bezerra terá seus carros pilotados por Cacá Bueno/Sérgio Jimenez e Nelsinho Piquet/Matheus Stumpf no Mundial de Turismo em 2014

O BMW Team Brasil - time que tem seus carros preparados pela AH Competições - continuará seu desafio internacional iniciado na temporada 2013 e vai acelerar novamente no mundial de turismo - o Blancpain Sprint Series, uma das principais competições da modalidade no mundo. Para esta temporada, a equipe brasileira terá mudanças na formação de suas duplas de pilotos: a bordo do BMW Z4 #21, dois pilotos passam a integrar a equipe neste ano: Nelsinho Piquet, que já teve passagem pela F-1 e foi o primeiro piloto brasileiro a vencer na Nascar, e Matheus Stumpf, bicampeão da GT Brasil, e que também participou do FIA GT Series, em 2013. Cacá Bueno e Sérgio Jimenez seguem no elenco. Bueno é pentacampeão da Stock Car e Jimenez é multicampeão do kart e um dos destaques da nova geração de talentos. Ambos dividirão a condução do BMW Z4 #0.


Para a temporada de 2014, outra novidade é a chegada do Banco do Brasil como principal patrocinador da equipe. Presente no automobilismo desde 2012, com patrocínio ao piloto brasileiro Felipe Nasr na GP2, em 2014 o BB também anunciou parceria com a equipe Williams na F1, com a marca do Banco exposta nos carros e nos macacões dos pilotos Felipe Massa e Valteri Bottas.

De acordo com Hayton Jurema da Rocha, diretor de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil, a parceria com a BMW Team Brasil reforça a imagem de banco brasileiro que mais investe no esporte ao longo dos últimos 23 anos, aumentando o vínculo com seus públicos de interesse. "A atenção da mídia e dos públicos envolvidos nos eventos automobilísticos desperta o interesse de grandes marcas, com destaque no segmento financeiro", afirma o diretor. O BB já patrocinou a transmissão do Desafio Internacional de Kart das Estrelas de 2008, os GPs de Fórmula Indy do Brasil de 2009 a 2011, os GPs de F1 do Brasil de 2010 e 2011 e agora é patrocinador da equipe Williams de F1 e do piloto de testes e desenvolvimento da Williams, Felipe Nasr, na GP2.

Segundo Hayton, o projeto contribui para o posicionamento da marca do Banco por meio do automobilismo com a única equipe formada por pilotos de mesma nacionalidade, oportunidade de vínculo da marca Banco do Brasil a uma equipe genuinamente brasileira. "O conceito de 'seleção' da equipe brasileira está alinhado com a política de patrocínio do BB, que prioriza o investimento em propriedades que ressaltem brasilidade e tenham ampla representatividade junto a diversos públicos. O layout dos carros com o amarelo como cor predominante e aplicações da marca BB nas áreas de maior visibilidade do carro de competição reforçam esse conceito", conclui o diretor.


Antonio Hermann, Team Principal da equipe brasileira, mostrou-se bastante confiante para esta temporada com a marca do BB junto do time. "Estamos muito honrados com essa parceria com o Banco do Brasil e este patrocínio é motivo de grande orgulho para toda a equipe e para nossos pilotos. Esperamos retribuir com pódios, vitórias e, acima de tudo, talento e garra dos brasileiros nas competições", declara Hermann. Washington Bezerra, diretor técnico do elenco, revelou que espera bons resultados. "Já estamos adaptados ao regulamento e ao formato das corridas. Nossa equipe já é respeitada por todos, mas nossos desafios continuam. Estamos otimistas para esta temporada", afirma.

Além do Banco do Brasil, a equipe contará com o importante apoio da Beta do Brasil nesta temporada. Para Joaquim Leão, presidente da empresa especializada em ferramentas profissionais, continuar apoiando a equipe brasileira no Blancpain Sprint Series é a melhor plataforma de testes para obter, cada vez mais, produtos de alta qualidade. "O melhor local para colocarmos à prova a nossa qualidade é nas equipes profissionais de alta competição motorizada, onde rigor, eficiência e produtividade são fatores decisivos. A nossa parceria com o time no Mundial de Turismo é perfeita para conseguirmos atingir os nossos objetivos, obtendo respostas das melhoras a realizar ou do desempenho e durabilidade atingidos. Adicionalmente, vem ao encontro da nossa tradição, do nosso DNA - mais de 45 anos de presença no automobilismo internacional", considera Leão.

Além do BB e da Beta do Brasil, a Red Bull e a Real Drive Simuladores completam a lista de apoiadores do time brasileiro no Mundial de Turismo. As disputas começam nos dias 20 e 21 de abril, em Nogaro, na França. O calendário terá sete etapas com rodadas duplas, uma a mais do que em 2013, totalizando 14 corridas na temporada. As etapas terão transmissão ao vivo do Canal SporTV e pela Rede TV! com exibição das provas para todo o país.

Confira o calendário 2014 do Blancpain Sprint Series:
1ª etapa: 20 e 21 de abril - Nogaro (França)
2ª etapa: 18 de maio - Brands Hatch (Inglaterra)
3ª etapa: 6 de julho - Zandvoort (Holanda)
4ª etapa: 24 de agosto - Slovakia Ring (Eslováquia)
5ª etapa: 7 setembro - Algarve (Portugal)
6ª etapa: 19 de outubro - Zolder (Bélgica)
7ª etapa: 2 de novembro - Baku (Azerbaijão)

Sobre o Banco do Brasil
Maior instituição financeira da América Latina, o Banco do Brasil é líder em diversos segmentos e referência em sustentabilidade e governança. Diferencia-se pela força de sua marca e por adotar tecnologia de ponta em suas operações. O Banco do Brasil S.A. (BB) é a maior instituição financeira da América Latina, oferece soluções, serviços e produtos nos segmentos bancário, de investimento, gestão de recursos, seguros, previdência e capitalização, meios de pagamento, entre outros. Para isso, conta com mais de 117 mil colaboradores. No Brasil, o BB possui a maior rede própria de atendimento entre as instituições financeiras e oferece aos seus clientes 5.450 agências e mais de 44 mil terminais próprios de autoatendimento, estando presente em 99,9% do total de municípios brasileiros. No exterior, o Banco está presente em 49 dependências, localizadas em 24 países, entre agências e escritórios de representação distribuídos em quatro continentes, além de manter acordo com outras instituições financeiras no exterior para atendimento aos seus clientes. São 1.162 bancos que atuam como correspondentes do BB em 134 países. Investimentos em cultura fortalecem o reconhecimento da marca Banco do Brasil, uma das mais conhecidas e valiosas do País. Atributos como solidez, segurança e credibilidade são creditados como pontos fortes e relevantes do Banco.

BMW Team Brasil
Primeira equipe totalmente brasileira a participar do Mundial de Turismo
Foi 3ª colocada no campeonato por equipes em 2013.

Ficha Técnica do BMW Z4 GT3:
Comprimento: 4.387 mm
Largura: 2.012 mm
Altura: 1.210 mm
Distância entre eixos: 2.509 mm
Distância entre rodas: 1.623 mm (dianteiras) 1.667 mm (traseiras)
Peso: aprox. 1190 kg
Capacidade do tanque/combustível: 105 litros, Super Plus Unleaded (98ROZ)
Chassi/carroceria: Carroceria de aço de construção única, com célula de segurança soldada, feita de tubulação de aço extremamente rígida de precisão
Transmissão: Caixa de transmissão X-TRAC sequencial de 6 velocidades
Suspensão: Suportes absorvedores de choque com conjunto de mola de baixa fricção, barra estabilizadora tubular com lâminas de ajuste (dianteiras), eixo de ligação longitudinal (traseiro), barra estabilizadora tubular com ajuste
Amortecedores: KW ajustáveis de 4 vias

Motor
Tipo de motor: V8
Capacidade: 4.361 ccm
Diâmetro x curso: 92 x 82 mm
Compressão: 13,0 : 1
Potência máx.: aprox. 560 bhp a 8.600 rpm
Torque máx.: aprox. 515 Nm a aprox. 5.500 rpm
Rotações máx. do motor: 9.000 rpm
Bloco de cilindros: Alumínio
Lubrificação: Por carter seco
Controle Eletrônico do Motor
BMW ECU408 com dois microprocessadores de alto desempenho, injeção de cilindro individual, função limitadora de velocidade no box, função de mudança rápida, EM, controle integrado de tração, unidade de controle VANOS, monitoramento eletrônico de rede

Carroceria
Carroceria de competição em alumínio e fibra de carbono, com estrutura protetora de segurança soldada
Tanque de combustível de segurança FT3 com rápido abastecimento
Sistema de macaco pneumático
Portas e capôs de carbono
Para-brisa aquecido Macrolon, vidros laterais e traseiros Macrolon
Assento de corrida RECARO com sistema HANS
Crashpad

Sistema de transmissão
Motor V8
Lubrificação por cárter seco
Embreagem sinterizada de 3 discos
Caixa de câmbio X-TRAC sequencial de 6 velocidades com comando no volante e arrefecimento de óleo
Transmissão final com deslizamento limitado e arrefecimento de óleo

Suspensão e Chassi
Suspensão de competição com absorvedores de choque ajustáveis e barras de torção e amortecedores KV de quatro vias
Rodas BBS 12x18" (frente) e 13x18" (atrás) com cubo rápido e bloqueio central
Sistema de freio de competição AP com 6 pistões 378 mm (frente) e com 4 pistões 355 mm (atrás)

Opções
Pacote de peças para corridas de longas distâncias (abastecimento, freios)
Sistema de registro de dados opcionais
Luzes noturnas


FGCom / BMW Team Brasil / AH Competições
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos divulgação