quarta-feira, 26 de março de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Representante do Brasil nos carros, Equipe Mitsubi...

ALTA ROTAÇÃO: Representante do Brasil nos carros, Equipe Mitsubi...: Maior prova de rali cross-country do mundo terá largada e chegada em Buenos Aires Quase três meses após o término da edição 2014, o Ral...

Representante do Brasil nos carros, Equipe Mitsubishi Petrobras aprova as novidades do Dakar 2015

Maior prova de rali cross-country do mundo terá largada e chegada em Buenos Aires

Quase três meses após o término da edição 2014, o Rally Dakar apresenta as novidades para a próxima prova, em janeiro de 2015. Assim como em 2009, primeiro ano da competição na América do Sul, a largada e chegada serão em Buenos Aires, na Argentina, em um trajeto que também passará por Chile e Bolívia.

"É sempre bom partimos de Buenos Aires. Além de ser uma festa muito bonita, facilita nossa logística com a largada e chegada no mesmo local", afirma o piloto Guilherme Spinelli, que participa da prova ao lado do navegador Youssef Haddad. "Nos três anos que a largada foi na capital argentina, mais de um milhão de pessoas foram às ruas para acompanhar nossa partida. Foi emocionante", relembra.

Outro grande desafio será a etapa maratona, onde os pilotos não poderão ter assistência de suas equipes de apoio. "Só em 2009, no primeiro ano da prova na América do Sul, tivemos etapa maratona para todos os veículos. Depois disso, foi somente para motos e quadriciclos e agora teremos novamente para os carros e caminhões. Será um novo desafio, pois percorreremos uma grande quilometragem em dois dias, sem o apoio de nossa equipe", explica Youssef.

A passagem pela Bolívia também é novidade para a Equipe Mitsubishi Petrobras. "Será a primeira vez que faremos uma prova por lá e, sem dúvida, teremos um belo visual nos salares e desertos bolivianos", reforça o piloto. Na última edição, apenas as motos fizeram o trecho boliviano, enquanto os carros seguiram pela Argentina.

Apesar de não ter revelado as quilometragens, o Rally Dakar continuará a dividir o percurso para os competidores das diferentes categorias, privilegiando o melhor traçado para cada tipo de veículo.

O próximo grande desafio da Equipe Mitsubishi Petrobras será o Rally dos Sertões, maior prova off-road do País, no mês de agosto.


Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos

Foto: Marcelo Maragni / Mitsubishi

ALTA ROTAÇÃO: Training Day abre temporada do rali gaúcho

ALTA ROTAÇÃO: Training Day abre temporada do rali gaúcho: Evento organizado pelo Eeac também faz parte da programação do Rally Internacional de Erechim O Rally Internacional de Erechim acontece...

Training Day abre temporada do rali gaúcho

Evento organizado pelo Eeac também faz parte da programação do Rally Internacional de Erechim

O Rally Internacional de Erechim acontecerá somente entre os dias 28 de maio e 1º de junho deste ano, porém, os motores vão roncar já neste final de semana. No próximo domingo, dia 30, o Erechim Auto Esporte Clube (Eaec), entidade que promove a prova erechinense, vai realizar a edição 2014 do Training Day. O dia de treinos, para as equipes que competem no rali de velocidade brasileiro, acontecerá na cidade de Áurea, que fica a 30 quilômetros de Erechim.

Mais de 15 carros devem alinhar no grid de largada do treino. Edgar Marsarotto Jr é navegador e também estará a frente dos trabalhos da organização do Training Day deste ano. “Esperamos que seja um ótimo evento, tanto para o público, como para os competidores que terão a oportunidade de voltar a acelerar em ritmo de prova. É hora de testar mudanças de equipamentos, alterações de configurações e também de pilotos e navegadores aprimorarem o entrosamento. Foi grande a receptividade dos moradores durante as visitas e da comunidade em geral, esperamos um evento que agrade a todos”, destaca Edgar.

O treino acontecerá em um trecho de estrada de terra, com largada no centro da cidade. “Preparamos uma especial mesclando trechos de alta velocidade, curvas, alguns trechos de baixa e ainda duas chicanes para que os competidores possam testar todas as situações de uma prova, seja acelerando, reduzindo forte ou nas retomadas de velocidade. A pista foi montada na cidade de Áurea, quase que na sua totalidade nas estradas da Linha São João”, explica Edgar.

Ele salienta ainda que a prefeitura de Áurea “abriu as portas” para receber o Training Day e está cuidando de toda parte da infra estrutura das estradas, “dando condições do Eaec organizar do forma tranquila e segura a realização deste dia de treino aos competidores. “O prefeito Ito Muller colocou a disposição da organização do evento o seu Secretário de Esportes, Rodrigo Mustefaga, que tem sido um parceiro incansável na organização, a sua Secretaria de Obras, que teve seu trabalho prejudicado nas últimas duas semanas por causa das chuvas está fazendo um grande esforço recuperando esse tempo para deixar tudo pronto para o evento, enfim muitas outras pessoas e setores vem colaborando e ainda irão nos ajudar muito no dia da realização do evento. E não podemos esquecer do Padre, Claudino Talaska que mais uma vez coloca toda a estrutura da Igreja Matriz para acolher competidores, equipes e público em geral”, acrescenta Edgar.

O Dia de Treino está aberto para todos os competidores do rali de velocidade. Edgar diz que a expectativa é de boa participação de competidores da região, uma vez que no próximo dia 26 de abril, o Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade terá sua primeira etapa, em Severiano de Almeida.

O Dia de treino inicia no domingo pela manhã com a chegada e montagem dos apoios das equipes, segue com abertura dos levantamentos de trecho aos competidores. A partir das 11h30 será servido um almoço no Salão de Festas da Igreja Matriz aberto a toda comunidade, com ingressos já a venda junto a Secretaria do Eaec.

A emoção da velocidade começa a partir das 13h30, devendo terminar por volta das 17h. Cada dupla poderá dar três voltas em cada uma das especiais. Edgar salientou ainda o auxilio dos pilotos Gleisson Assis e Alessandro Eccel na organização do treino. O Traning Day faz parte da programação do Rally Internacional de Erechim.

PROGRAMA DO TRAINING DAY

08.30h - Abertura da Secretaria junto ao Salão de Festas da Igreja Matriz
Início Verificação Administrativa
09.00h - Início Reconhecimento Especial Sentido Horário
09.30h - Início Verificação Técnica (Itens de Segurança)
10.00h - Encerramento Reconhecimento Especial Sentido Horário
10.15h- Início Reconhecimento Especial Sentido Anti-Horário
11.00h - Encerramento Verificação Administrativa
11.15h - Encerramento Verificação Técnica (Itens de Segurança)
Encerramento Reconhecimento Especial Sentido Anti-Horário
11.30h - Início Almoço aberto a toda comunidade Salão de Festas da Igreja Matriz
13.30h - Largada 1º Carro SS Training Day Sentido Horário
15.00h - Encerramento SS Training Day Sentido Horário
15.30h - Largada 1º Carro SS Training Day Sentido Anti-Horário
17.00h - Encerramento SS Training Day Sentido Anti-Horário

Sugestões ao público

O Trecho Cronometrado será de aproximadamente 7,0 kmts. Segue o mapa do trecho e Livro de Bordo do trecho em anexo.

Sugestão de Pontos para o Público:

1) Largada: ao lado do Salão de Festas da Igreja Matriz acompanhando curvas de acesso à estrada principal.

2) Curva 90º: a partir da Igreja Matriz siga a pé 600 Mts em direção a Centenário, encontrará a estrada fechada. Existem ruas de acesso lateral que permitem o acesso a veículos para estacionar na Rua da Matriz.

3) Salto: Seguindo 750 mts pela R. Nicolau Copérnico até o seu final e vire a esquerda seguindo pela estrada de terra por 1,1 Km, encontrará a estrada fechada. É possível acompanhar um bom trecho da SS e estimamos que os mais velozes irão saltar.

4) Curva de Alta: chegando de Centenário encontrarão a estrada fechada. Quem vir de Áurea deverá acessar 1:00 Hr antes do início.

5) Curva 90º: A partir do início do Cemitério percorre 3,2 Km até chegar nesta curva. Deverão acessar 1:00 Hr. antes do início.

6) Chicane: A partir do ponto 5 siga a SS por mais 600 mts. Deverão acessar 1:00 Hr. antes do início.

7) Chicane: A partir do ponto 8 siga por mais 250 mts. Deverão acessar 1:00 Hr. antes do início.

8) Curva 90º: Partindo de Áurea sentido a Erechim percorra a RS-211 por 3,25 Km e vire a esquerda seguindo por mais 600 mts, encontrará a estrada fechada.



Edson Castro
Prime Comunicação

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Brasileiro de Turismo altera data da te...

ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Brasileiro de Turismo altera data da te...: Rodada dupla segue marcada para Goiânia, mas será disputada nos dias 31 de maio e 1o de junho O Campeonato Brasileiro de Turismo sofreu...

Campeonato Brasileiro de Turismo altera data da terceira etapa

Rodada dupla segue marcada para Goiânia, mas será disputada nos dias 31 de maio e 1o de junho

O Campeonato Brasileiro de Turismo sofreu alterações. Após uma solicitação do Governo de Goiás para mudança de datas no calendário da Stock Car, a categoria de acesso também sofreu alterações. A terceira etapa do campeonato, que aconteceria nos dias 26 e 27 de abril, foi transferida para 31 de maio e 1o de junho. A praça foi mantida, e a rodada dupla será disputada em Goiânia.

As demais provas seguem como programado. Oito etapas marcam a temporada 2014, sendo quatro disputadas em rodadas duplas. A primeira, realizada no último final de semana em Interlagos, teve duas vitórias de Guilherme Salas. As outras três disputas em rodadas duplas acontecerão em Goiânia, Cascavel e Velopark.

Confira o calendário:
2a etapa: 13/04 - Santa Cruz do Sul
3a etapa: 01/06 - Goiânia*
4a etapa: 03/08 - Interlagos/alternativa
5a etapa: 17/08 - Cascavel*
6a etapa: 31/08 - Curitiba
7a etapa: 14/09 - Velopark*
8a etapa: 02/11 - Tarumã
*Rodadas duplas

O Campeonato Brasileiro de Turismo é patrocinado pela Dolly, Sicredi | Icatu | Mapfre, Shell-VPower e Cielo, com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e da Pirelli. O campeonato é um evento da CBA, organizado em parceria com a Vicar e a Marques & Marques.


Dep. de Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli

Foto: Duda Bairros/Vicar

ALTA ROTAÇÃO: Vai começar o Campeonato Brasileiro de de Rally Ba...

ALTA ROTAÇÃO: Vai começar o Campeonato Brasileiro de de Rally Ba...: Vencedor no ano passado em Ilha Comprida na categoria UTV, Rodrigo Varela quer outra vitória ao lado do irmão Gabriel, atual campeão com Qu...

ALTA ROTAÇÃO: Vai começar o Campeonato Brasileiro de de Rally Ba...

ALTA ROTAÇÃO: Vai começar o Campeonato Brasileiro de de Rally Ba...: Vencedor no ano passado em Ilha Comprida na categoria UTV, Rodrigo Varela quer outra vitória ao lado do irmão Gabriel, atual campeão com Qu...

Vai começar o Campeonato Brasileiro de de Rally Baja 2014

Vencedor no ano passado em Ilha Comprida na categoria UTV, Rodrigo Varela quer outra vitória ao lado do irmão Gabriel, atual campeão com Quadriciclo

Com previsão de calor e ausência de chuvas, o litoral sul de São Paulo vai ser invadido por quase 100 pilotos e suas motos, quadriciclos e UTV’s. Neste final de semana (29 e 30/3) acontecerá em Ilha Comprida, a 209 km da Capital, o 7º Rally da Ilha, válido como primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja.

"É uma prova muito gostosa de fazer e ao mesmo tempo competitiva. Terá mais de 20 UTV’s inscritos, então a concorrência será grande e mostra que a categoria está crescendo bastante", comentou o piloto Rodrigo Varela (Restaurante Divino Fogão).

Todo o evento terá concentração na Avenida Beira Mar, próximo ao Corpo de Bombeiros, desde as vistorias na sexta-feira (28/3), até a cerimônia de premiação no domingo. As motos, quadriciclos e UTV’s deverão percorrer 310 quilômetros entre trechos cronometrados e deslocamentos, cobrindo boa parte do perímetro de 70 quilômetros de extensão da Estância Balneária de Ilha Comprida.

"No ano passado já venci o Rally da Ilha. É uma prova bem rápida, bem no estilo que gosto, com muita areia e saltos. A expectativa é boa e vamos dar o máximo para vencer e começar bem o campeonato", continuou o piloto do veículo que tem a aparência dividida entre os quadriciclos e os carros. "O Can-Am Maverick é um excelente veículo e estamos prontos para vencer novamente", admite Rodrigo, que tem o apoio mecânico da Bike Box.

Entre os tradicionais quadriciclos, a competitividade é enorme, pois é o time de veículo que é muito utilizado em competições. "Como já começamos um outro campeonato na semana passada, já voltamos com um bom ritmo de competição e vencendo, então, vamos pra abertura do Baja com boas expectativas, em busca da vitória", avisa Gabriel Varela (Circuit Equipment/Divino Fogão Rally Team), que já está liderando o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, com duas vitórias na categoria Quadriciclos.

No ano passado Gabriel Varella foi o segundo colocado no Rally da Ilha, mas terminou a temporada como campeão. "Será um rali bem rápido e com bastante areia. Vamos acelerar forte em busca da vitória desta vez e defender o título conquistado no ano passado", planeja o atual Campeão Brasileiro de Rally Baja na categoria Quadriciclos.

Programação do Rally da Ilha:

29/03 - Sábado
08h00 - 09h00 - Secretaria de Prova / Vistoria - Parque de Apoio
09h30 - Briefing - Parque de Apoio
11h00 - 1ª Especial
13h00 - 2ª Especial
15h30 - Super Prime
20h00 - Briefing - Parque de Apoio

30/03 - Domingo
10h00 - 3ª Especial
12h30 - 4ª Especial
16h00 - Premiação

Confira o calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Baja:
30/3 - 1ª etapa - Ilha Comprida - SP
18/5 - 2ª etapa - Cuesta - SP
15/6 - 3ª etapa - Porto Belo - SC
20/7 - 4ª etapa - Barretos - SP
28/9 - 5ª etapa - Bandeirantes - SP
16/11 - 6ª etapa - Rota Sudeste - SP
14/12 - 7ª etapa - Amigos – SP

Mastermidia
João Alberto Otazú

Foto: Donizetti Castilho

ALTA ROTAÇÃO: SHELL RACING LIDERA CAMPEONATO POR EQUIPES NA STOC...

ALTA ROTAÇÃO: SHELL RACING LIDERA CAMPEONATO POR EQUIPES NA STOC...: Após segundo lugar de Valdeno Brito e Jeroen Bleekemolen e décimo de Popó Bueno e Gabriel Ponce de Léon, time acumula 14 pontos no campeona...

SHELL RACING LIDERA CAMPEONATO POR EQUIPES NA STOCK CAR

Após segundo lugar de Valdeno Brito e Jeroen Bleekemolen e décimo de Popó Bueno e Gabriel Ponce de Léon, time acumula 14 pontos no campeonato

Apesar de ter pontuação 50% menor do que uma corrida comum, justamente por seu formato inédito, a abertura da temporada da Stock Car já deu início à disputa pelo título de pilotos e equipes deste ano. Entre os times, a liderança é da Shell Racing, com 14 pontos, após conseguir um pódio no último domingo em Interlagos com a dupla Valdeno Brito e Jeroen Bleekemolen (em segundo lugar) e um top-10 com Popó Bueno e Gabriel Ponce de Léon.

"Claro que é apenas o começo, mas é ótimo começar o campeonato de equipes na frente, ainda mais em uma categoria tão competitiva quanto a Stock Car, onde os pilotos brigam por cada milésimo de segundo na pista e as equipes lutam ponto a ponto pelas melhores posições", explica Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, que divide a primeira colocação justamente com o time comandado pelo seu pai, Andreas, dos pilotos Cacá Bueno e Daniel Serra.

Na próxima etapa, em Santa Cruz do Sul, a disputa pelo campeonato fica ainda mais forte, já que um novo componente entra em jogo: a Stock Car terá rodadas duplas, com até 39 pontos em disputa para cada piloto. Serão atribuídos 24 pontos pela vitória na primeira corrida, mais longa (40 minutos) e depois 15 para a segunda bateria, de 20 minutos, que será disputada logo a seguir.

"A primeira corrida foi emocionante por seu formato em duplas e tenho certeza de que a rodada dupla também será uma grande atração nesta segunda etapa, em Santa Cruz do Sul. Foi muito bom começar o ano lutando pela vitória em Interlagos e esperamos aproveitar este pódio e a liderança da Shell Racing na disputa por equipes para manter o bom ritmo neste começo de campeonato", diz Valdeno Brito, que é o segundo colocado na classificação de pilotos, com 11 pontos.

A estratégia também será parte decisiva deste novo formato de rodada dupla, que terá também parada para reabastecimento de Shell V-Power Etanol, combustível oficial da Stock Car fornecido pela Raízen a todas as equipes.

"O ajuste do carro será bem mais elaborado. Vamos ter que pensar em um carro que seja rápido não apenas nos primeiros 40 minutos, mas também na bateria complementar de 20 minutos, que ainda terá a emoção de um grid invertido entre os dez primeiros colocados", explica Popó Bueno, décimo na tabela de pilotos, com três pontos.

A etapa de Santa Cruz do Sul será no próximo dia 13 e terá a classificação no sábado (dia 12) e as duas corridas no domingo com exibição ao vivo do Sportv.

Classificação, campeonato de equipes
(Cinco primeiras colocadas)
1º) Shell Racing, 14 pontos
2º) Red Bull Racing, 14
3º) Vogel Motorsport, 12
4º) Schin Racing Team, 10
5º) Voxx Racing, 9


RF1 Jornalismo

Foto: Carsten Horst/Hyset/RF1

ALTA ROTAÇÃO: Mitsubishi Cup abre a temporada 2014 em Jaguariúna...

ALTA ROTAÇÃO: Mitsubishi Cup abre a temporada 2014 em Jaguariúna...: Etapa marca o início da 15ª edição do rali cross-country de velocidade A primeira etapa da Mitsubishi Cup, rali cross-country de veloci...

Mitsubishi Cup abre a temporada 2014 em Jaguariúna (SP) neste sábado

Etapa marca o início da 15ª edição do rali cross-country de velocidade

A primeira etapa da Mitsubishi Cup, rali cross-country de velocidade da Mitsubishi Motors que está em sua 15ª temporada, será realizada neste sábado, dia 29 de março, em Jaguariúna (SP). Essa é a nona vez que a cidade paulista recebe o rali, que promete uma estreia recheada de disputas emocionantes.

"Fazer a abertura da temporada em Jaguariúna tem um gosto especial. É uma das cidades preferidas dos participantes, graças à combinação de trechos de velocidade com áreas muito técnicas e várias mudanças de piso. É uma primeira etapa ideal para a 15ª temporada da Mitsubishi Cup", explica Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi Motors.


O trajeto inédito de 34 quilômetros será realizado na conhecida Fazenda Meia Lua, onde o piso pode variar entre estradas de chão duro e areia. Devido à cana baixa e a trechos em plantações de soja, tanto os pilotos como seus convidados terão uma ampla visão de todo o trajeto.

"Por ser uma prova de alta velocidade, podemos esperar disputas acirradas, com diferenças de décimos de segundo", conta Corinna. "As duplas poderão acelerar fundo os Pajero TR4 e as L200 Triton preparadas para competição."

As duplas que participam da Mitsubishi Cup são divididas em cinco categorias: Pajero TR4R, Pajero TR4 ER, Pajero TR4 ER Master, L200 Triton ER e L200 Triton RS.

Pilotos, navegadores, familiares e convidados terão à disposição um lounge montado na própria Fazenda Meia Lua. Projetado para proporcionar momentos de descontração e descanso, o lounge terá ótima visibilidade da largada e de boa parte das provas.

Premiação
Os cinco primeiros colocados das categorias Pajero TR4 R, Pajero TR4 ER e Pajero TR4 ER Master recebem, por etapa, prêmios em dinheiro. E os três primeiros das categorias Triton ER e Triton RS recebem troféus.

E para comemorar os 15 anos do campeonato, foi criado o troféu para a melhor dupla da competição em todas as categorias durante toda a temporada. A dupla que conseguir completar todas as provas (sem quebrar, bater ou faltar) e somar o maior número de pontos, independente da categoria, ganhará uma viagem incrível para o Atacama, no Chile, com hospedagem no Explora, um dos mais exclusivos hotéis do mundo.

Além disso, também serão premiados o melhor piloto estreante e, pela primeira vez, o melhor piloto acima de 45 anos.

Sobre o rali
A Mitsubishi Cup é um rali cross-country de velocidade que chega à 15ª temporada em 2014 e conta com cinco categorias: L200 Triton ER, L200 Triton RS, Pajero TR4 ER Master, Pajero TR4 ER e Pajero TR4R. Os competidores correm em busca do menor tempo em um circuito fechado, sempre disputando segundo a segundo, já que o evento conta com as melhores duplas do Brasil.

Os veículos da Mitsubishi Cup são produzidos na fábrica da Mitsubishi Motors, em Catalão (GO), especialmente para o rali, e podem ser adquiridos ou locados de acordo com a categoria. No sistema de locação, chamado de Sit&Drive, os competidores se preocupam apenas em dirigir, sendo que toda preparação dos carros e manutenção é feita por uma equipe especializada da marca dos três diamantes, que proporciona todo o suporte necessário aos competidores antes, durante e depois de cada etapa.

A Mitsubishi Cup tem patrocínio de Mit Financiamentos, Pirelli, Petrobras, Lubrax, Magneti Marelli, Clarion, MAPFRE, Transzero, Unirios, Columbia, Artfix e STP
Programação da 1ª etapa da Mitsubishi Cup
Jaguariúna (SP)

28 de março - sexta-feira
Vistoria e briefing: FAJ/Campus 2 - Faculdade Jaguariúna acesso pelo KM 130 ou 127 da SP 340 / Rod. Gov. Adhemar Pereira de Barros (WP: -22 43' 05,82 / -47 01' 07,18)
9h às 13h - Vistoria - Pajero TR4ER Master, Pajero TR4ER e Pajero TR4R
12h às 14h - Treinos livres I Triton RS e Triton ER
14h às 17h - Treinos livres II Triton RS e Triton ER
19h às 19h45 - Briefing para pilotos e navegadores
20h às 20h30 - Briefing para imprensa

29 de março - sábado
Lounge/Apoio/Pista: Fazenda Meia Lua - acesso pelo KM 130 ou 127 da SP 340 / / Rod. Gov. Adhemar Pereira de Barros (WP: -22º 41’ 57,8" / -47º 05’ 55,4")
8h30 - Largada da primeira prova
11h - Largada prevista da segunda prova
13h30 - Largada prevista da terceira prova
17h - Início previsto da premiação da etapa.

Mitsubishi Cup - Calendário 2014*
1ª Etapa - 29/mar - Jaguariúna /SP
2ª Etapa - 26/abr - Mafra/SC
3ª Etapa - 31/mai - Guarapuava/PR
4ª Etapa - 26/jul - Analândia/SP
5ª Etapa - 13/set - Indaiatuba/SP
6ª Etapa - 11/out - Jaguariúna/SP
7ª Etapa - 8/nov - Mogi Guaçu/SP

* Calendário sujeito a alterações.


Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos

Fotos: Tom Papp / Ricardo Leizer / Mitsubishi

ALTA ROTAÇÃO: Primeira vitória de Dudu Barrichello marca segunda...

ALTA ROTAÇÃO: Primeira vitória de Dudu Barrichello marca segunda...: Filho de Rubens Barrichello venceu as duas baterias da Rotax Mini Max O Kartódromo Internacional Granja Viana recebeu neste último sába...

Primeira vitória de Dudu Barrichello marca segunda etapa da Copa SP de Kart KGV

Filho de Rubens Barrichello venceu as duas baterias da Rotax Mini Max

O Kartódromo Internacional Granja Viana recebeu neste último sábado (22) a segunda etapa da temporada 2014 da Copa São Paulo de Kart KGV. Marcada por disputas e acidentes, o dia teve destaque para duas famílias de peso no automobilismo brasileiro: Barrichello e Fittipaldi.

Dudu, filho mais velho de Rubens Barrichello, venceu pela primeira vez no campeonato, levando não só uma, mas as duas baterias da Rotax Mini Max. Quem também apareceu no kartódromo situado em Cotia, região metropolitana de São Paulo, foi Emerson Fittipaldi. Com seu filho Emmo, Emerson apareceu dando voltas no kartódromo, mostrando as competições para o menino de 7 anos de idade.


"Foi uma etapa especial pela vitória do Dudu Barrichello e também pelo bom número de participantes, com cerca de 200 pilotos em todas as categorias", diz Felipe Giaffone, tetracampeão da Fórmula Truck (três brasileiros e um sul-americano) e promotor da competição. "Só na categoria Rotax Max Masters, foram 25 pilotos, mostrando o sucesso da disputa", completa.

Dentro da pista, o também piloto da Truck, Beto Monteiro, venceu na Shifter Sênior, batendo o multicampeão Renato Russo. Na Rotax Micro Max, Felipe Bartz levou as duas corridas da rodada dupla. Na Executive, Eduardo Abrantes bateu Oscar Alves e venceu.

Já na Rotax Júnior Max, João Rosate não deixou margem para a concorrência e venceu as duas baterias da categoria. Na Shifter Kart, os irmão Dirani fizeram bonito, com Danilo, o mais velho, em primeiro, e Dennis, o mais caçula, em segundo. A prova foi marcada por um grave acidente entre Leonardo Raucci e Bruno Cunha. Raucci não conseguiu desviar do kart de Cunha, que estava parado com problemas na reta, e acertou-o em cheio. Com o impacto, capotou, quebrando a clavícula - o piloto teve pronto atendimento e já está em recuperação.

Após o incidente, a Rotax Max Masters empolgou com um grid cheio. Lá, Fernando Guzzi dominou e levou as duas provas da etapa. Na Cadete, Leonardo Rufino venceu; na Mirim, melhor para Gabriel Gomez.

Fechando as atividades de pista, Andreas Lopes venceu na Kart Adaptado; Nelson Stanisci levou as duas da Rotax DD2; João Cunha a Iame TaG e Nakamura/Vasquez a Pro-500.

A terceira etapa da Copa São Paulo de Kart será dia 5 de abril.

Rodrigo França (MTB 31120)

Fotos: Cris Reis

ALTA ROTAÇÃO: Bonora e Gil concluíram a primeira etapa do Brasil...

ALTA ROTAÇÃO: Bonora e Gil concluíram a primeira etapa do Brasil...: Ambos estreantes na categoria, a dupla Rodrigo Bonora/Rodrigo Gil tiveram um fim de semana de aprendizado na abertura do campeonato, no Aut...

Bonora e Gil concluíram a primeira etapa do Brasileiro de Turismo

Ambos estreantes na categoria, a dupla Rodrigo Bonora/Rodrigo Gil tiveram um fim de semana de aprendizado na abertura do campeonato, no Autódromo de Interlagos.

Pilotos da equipe RKL Competições, foram um dos estreantes nesta primeira etapa, que aconteceu no último fim de semana (22 à 23 de março) no Autódromo Jose Carlos Pace, Interlagos.
Rodrigo Bonora fez o seu primeiro treino à bordo do carro numeral #13, foi para conhecer o traçado e encontrar os pontos de frenagem.

Corrida 1

Rodrigo Gil fez a primeira corrida, largando na décima fila do grid, ainda em fase de adaptação com o carro e circuito, aos poucos foi se aproximando dos adversários e tentando suas primeiras ultrapassagens. Com um bom ritmo de corrida, em sua estréia o piloto concluiu na 14ª posição.
"Corrida de estreia muito boa, nunca havia guiado nada parecido, e  conquistamos uma boa posição final" - comenta Rodrigo Gil.

Corrida 2

No domingo (23), a pista amanheceu úmida, e próxima à formação do grid da segunda corrida do Brasileiro de Turismo, a garoa fez com que a maioria das equipes optasse pelo pneu de chuva. Largando na 14ª posição, Bonora abriu a primeira volta e já esteve em disputa com os outros oponentes, mas na segunda volta, uma pequena escapada no início da reta oposta fez com que perdesse algumas posições, mas rapidamente se aproximou do pelotão.. Bonora terminou a prova na 14ª colocação, e somaram pontos para o campeonato.

"Corrida com pista molhada, mais uma experiência para as próximas corridas. Fim de semana muito bom,  tive um grande aprendizado com o carro e com o circuito" - finaliza Rodrigo Bonora.

A próxima eta está agendada para o dia 13 de abril, no Autódromo de Santa Cruz do Sul - RS.

Texto: Velocidade Curitiba Assessoria de Imprensa
Foto: Cintia Azevedo