quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Bernie Ecclestone será julgado por suborno na Alem...

ALTA ROTAÇÃO: Bernie Ecclestone será julgado por suborno na Alem...: O tribunal prevê que o chefão da F1 terá de responder às acusações em abril Ecclestone e Gribkowsky foram acusados de subvalorizar o p...

Bernie Ecclestone será julgado por suborno na Alemanha


O tribunal prevê que o chefão da F1 terá de responder às acusações em abril

Ecclestone e Gribkowsky foram acusados de subvalorizar o produto de forma intencional, uma estratégia que serviria para o britânico continuar controlando a categoria

O empresário britânico Bernie Ecclestone, de 83 anos, principal dirigente da Fórmula 1, foi indiciado nesta quinta-feira por um tribunal de Munique, na Alemanha, sob acusação de envolvimento em corrupção. Trata-se de um caso de suborno nas negociações em torno da compra dos direitos comerciais da principal categoria do automobilismo mundial pela empresa CVC. Ecclestone é acusado de pagar mais de 30 milhões de euros de propina ao banqueiro Gerhard Gribkowsky, que já foi investigado, detido e condenado à prisão pelo episódio. Acredita-se que Ecclestone tenha feito o pagamento a um representante do banco alemão BayernLB, que serviu de intermediário nas negociações, para garantir que os direitos comerciais da Fórmula 1 fossem comprados pelo grupo CVC. Enquanto se defende, Ecclestone vai deixar de integrar o conselho de diretores da Fórmula 1.


O britânico admite o pagamento, mas nega o suborno - ele diz ter sido vítima de chantagem por parte de Gribkowsky. O caso chegou à Corte de Munique depois da abertura de uma ação pela empresa Constantin Medien, que alega ter sofrido grandes perdas financeiras depois que a Fórmula 1 passou a ter seus direitos vinculados à CVC, em 2006. Ecclestone e Gribkowsky foram acusados de subvalorizar o produto de forma intencional, uma estratégia que serviria para o britânico, que preside a Formula One Management (FOM) e a Formula One Administration (FOA), continuar controlando a categoria. A data do julgamento de Ecclestone não foi definida, mas um comunicado emitido pela Justiça alemã em Munique indica que o procedimento legal deverá ter início ao fim de abril.

No comunicado que divulgou nesta quinta, o conselho diretivo da F1 garantiu ter a certeza de que o britânico "é inocente das acusações contra si e se defenderá vigorosamente delas". O comunicado também explica que "Ecclestone deve continuar dirigindo as operações diárias" da categoria máxima do automobilismo, apesar de admitir que agora o mandatário estará "sujeito a maior supervisão e controle".



Foto google



ALTA ROTAÇÃO: Niterói Rally Team se prepara para o Transparaná 2...

ALTA ROTAÇÃO: Niterói Rally Team se prepara para o Transparaná 2...: A programação terá início na próxima semana em Foz do Iguaçu, no Paraná Os competidores do 20º Transparaná já começaram a se aquecer. ...

Niterói Rally Team se prepara para o Transparaná 2014


A programação terá início na próxima semana em Foz do Iguaçu, no Paraná

Os competidores do 20º Transparaná já começaram a se aquecer. A prova, que acontece de 26 de janeiro a 1º de fevereiro, terá aproximadamente 1.500 quilômetros, e passará por seis municípios: Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Ivaiporã, Ponta Grossa , Curitiba e Guaratuba, percorrendo as regiões Oeste, Centro-Oeste, Central, Sudeste, Metropolitana de Curitiba e litoral, do Paraná. O certame 2014 já conta com um grid de 37 equipes divididas nas categorias Master, Graduados, Jeep, Júnior e Adventure.


A Niterói Rally Team representada pelo piloto Ricardo Barra, participa pela terceira vez do evento, inscrito na categoria Master. Em 2009 e 2010, a equipe utilizou o modelo Troller. Na edição 2014, a equipe disputará a prova a bordo de uma Mitsubishi Pajero Full com 250 cv, sempre com a cores predominantes do time, o vermelho e preto. "Fizemos alguns ajustes no carro, reposicionamos o escapamento, instalamos dispositivo de alerta do giro do motor, melhoramos os equipamentos de navegação com a inserção de mais dois monitores", salientou o piloto que iniciou sua carreira em 2005. Já em 2006, conquistou o primeiro pódio na Copa Unijeep em Miguel Pereira/RJ, com um terceiro lugar. A primeira vitória foi em 2007 na Ibitipoca Off Road uma das provas mais tradicionais que são disputadas em solo mineiro.

A fundação da Niterói Rally Team se deu em 2008. "Tornamos realidade o que sempre foi sonho de muita gente, uma equipe de rali bem estruturada", contou Barra, levando para a equipe o título de campeão mineiro no mesmo ano. A primeira vitória na categoria Master aconteceu em 2009, pela Copa Mineira em prova disputada em Coronel Fabriciano (MG), sendo que a maior realização dentro das pistas foi em 2013, com a vitória da equipe, na categoria Production-T2, no 21º Rally Internacional dos Sertões, o segundo maior rali do mundo.

Ricardo Barra terá um novo companheiro de cockpit para esta prova, Wagner Hirt, de 26 anos. "Estou bem ansioso para o Transparaná, pensando em táticas para a competição. Quero ajudar a equipe a obter um bom resultado, acredito que não teremos dificuldades de entrosamento, já que vou ''andar'' pela primeira vez com o Ricardo", destacou o navegador de Apucarana, Campeão do Rally Paraná 2013, Tri-campeão Norte Paraná 2010, 2011 e 2012, e ainda, bi-campeão Transarapuka 2011 e 2013.

Segundo o Jeep Clube de Curitiba e o Mundo Nav, organizadores do certame, comparado com as edições anteriores, o roteiro será bem mais técnico. "Será um rali repleto de atrações e aventura para os participantes. Começa em Foz do Iguaçu, cidade turística, com muitas opções de diversão para toda a equipe, família e amigos. Durante todo o roteiro, o visual será extremamente bonito, mas as dificuldades serão grandes, por isso, colocamos médias de velocidade baixas", informou o diretor técnico do Transparaná 2014, Alex Kolling.

Para a equipe Niterói Rally Team o Transparaná será a primeira disputa do ano. "Utilizaremos o Transparaná para aquecermos para a temporada 2014. Nossa tática será totalmente baseada na performance do veículo, ou seja, quem conseguir preservar o equipamento, terá mais chances de vencer. O terreno será variado e isso demandará atenção redobrada dos competidores", concluiu o piloto de 52 anos que nasceu em Juiz de Fora (MG), mas reside em Niterói (RJ).

A equipe Niterói Rally Team conta com o patrocínio Cerveja Itaipava, TNT Energy Drink e Natsu - Mitsubishi Niterói.

Programação do Transparaná Troller 2014

24 de janeiro, sexta-feira
14h às 20h - Verificação técnica e administrativa em Foz do Iguaçu (PR)
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

25 de janeiro, sábado
09 às 19h - Verificação técnica e administrativa em Foz do Iguaçu (PR)
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

19h - Largada Promocional
22h - Coquetel Abertura Transparaná 2014
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

26 de janeiro, domingo
09h - Abertura do Parque Fechado
09h45 - Fechamento Parque Fechado
10h - Super Prime - ao vivo pela TV Educativa
Local: Terminal Turístico Três Lagoas
Final da Avenida João Riccieri Maran, s/n - Três Lagoas - Foz do Iguaçu/PR
(45) 3577-4122

12h - Resultado oficial Super Prime
18h - Briefing Geral e 1º dia prova
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

1ª Etapa - 27 de janeiro, segunda-feira
Foz do Iguaçu a Cascavel (PR)

2ª Etapa - 28 de janeiro, terça-feira
Cascavel a Campo Mourão (PR)

3ª Etapa - 29 de janeiro, quarta-feira
Campo Mourão a Ivaiporã (PR)

4ª Etapa - 30 de janeiro, quinta-feira
Ivaiporã a Ponta Grossa (PR)

5ª Etapa - 31 de janeiro, sexta-feira
Ponta Grossa a Curitiba (PR)

6ª Etapa - 1º de fevereiro, sábado
Curitiba a Guaratuba (PR)


Assessoria de Comunicação da Niterói Rally Team:
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos
Fotos: Doni Castilho/DFotos