segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Marcelo Vianna inicia preparação de olho no Endurance de Piracicaba

Piloto participa de testes com VW Gol no ECPA

Marcelo Vianna já começou sua preparação para a temporada 2015.No Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), o piloto de 16 anos acelerou pela primeira vez, na semana passada, um carro de Turismo de olho no Endurance de Piracicaba, prova de longa duração que será realizada no próximo fim de semana na mesma cidade do interior de São Paulo. Vianna testou um VW Gol e destacou as reações do modelo, bem diferentes em relação ao F1600 e ao protótipo que disputou as 12 Horas de Tarumã.

"É muito diferente do que estava acostumado a guiar. O carro não é tão forte, tem tração dianteira e é bem manhoso na tocada. A traseira tem que ficar solta para o piloto conseguir marcar bons tempos. Nesta primeira experiência, mexemos na cambagem, calibragem e motor e não demorou muito para virarmos rápido. Nesta semana continuamos a preparação", afirmou Vianna, que dividirá a condução do carro com o piloto Alex Fabiano.


Depois de estrear no automobilismo no ano passado, quando participou da Copa do Interior de F1600 - venceu uma das três provas debaixo de chuva - e das tradicionais 12 Horas de Tarumã, no Rio Grande do Sul, Vianna ainda não definiu qual caminho escolherá para seguir sua carreira. Por enquanto, o piloto participa de provas esporádicas para adquirir experiência.

"O importante é começar o ano com tudo. Preciso ganhar quilometragem e ritmo de corrida. Esse formato de corrida de longa duração ajuda na preparação física e técnica. Estamos avaliando algumas opções em categorias de fórmula ou Turismo", afirmou. A primeira das três provas que integram o minicampeonato tem largada prevista para sábado e terá 100 voltas.

Ricardo Montesano

Fotos divulgação

Off Road: Família Varela indicada para o Guidão de Ouro 2015

Rodrigo (UTV) e Gabriel (ATV) Varela colecionaram ótimos desempenhos e títulos na temporada 2014 de rally cross country pela equipe Divino Fogão Rally Team, e são fortes candidatos a vencerem a votação pública de melhores do ano

A mais famosa família do off-road nacional continua na berlinda. Amparados pelos ótimos desempenhos e títulos na temporada de 2014, a ‘Família da Poeira’ tem dois de seus integrantes como finalistas e fortes candidatos a vencerem a votação pública de melhores do ano, promovida pela revista de motociclismo Dirt Action. O piloto Rodrigo Varela e seu navegador João Arena, que competem de UTV, e Gabriel Varela, piloto de ATV, concorrem na categoria Melhor piloto de ATV ou dupla de UTV do Guidão de Ouro 2015.

Para votar, basta acessar o site www.revistadirtaction.com.br e clicar no banner Guidão de Ouro 2015 (lado direito da tela), para ter a listagem das categorias e concorrentes da promoção.

O primogênito Rodrigo Varela (Divino Fogão/Can-Am/Bike Box/Blindarte), 23 anos, levou o título do Sertões Series e os vice-campeonatos brasileiro no Rally Baja e no Rally Cross Country na categoria UTV.

Gabriel Varela (Divino Fogão/Can-Am/Blindarte), 20 anos, também teve um excelente ano, conquistando os títulos de bicampeão Brasileiro de Rally Baja e Campeão Brasileiro de Rally Cross Country, além de vice no Rally dos Sertões e terceiro no Sertões Series com ATV (Quadriciclo).

No final de 2014 o pai Reinaldo Varela (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) e seu navegador Gustavo Gugelmin tiveram o merecido reconhecimento da imprensa nacional e ganharam o Capacete de Ouro, na categoria Off-Road.

"Foi uma satisfação muito grande conquistar o troféu mais cobiçado pelos pilotos e navegadores, recebendo o reconhecimento da imprensa especializada. E agora tenho o orgulho de ver os meus dois filhos mais velhos como finalistas do Guidão de Ouro 2015. Tenho certeza que o público que acompanhou as provas de Quadriciclo e UTV vai votar nos meninos; eles são dedicados e levam o esporte com seriedade", comemorou o patriarca da ‘Família da Poeira’.

Mastermidia - João Alberto Otazú

Foto: Divino Fogão Rally Team

Marcas: RZ Toyota Motorsport terá Marques e Kaefer na temporada 2015

Equipe paranaense, que tem 15 vitórias e sete poles positions, formará um time 100% paranaense com Thiago Marques e Daniel Kaefer

A RZ Toyota Motorsport terá os pilotos Thiago Marques e Daniel Kaefer no comando dos Corolla da equipe paranaense na Copa Petrobras de Marcas 2015. Em três temporadas, a equipe de Ricardo Zonta, conquistou quinze vitórias e sete pole positions na categoria, que reúne cinco grandes montadoras. Além disso, em todos os anos seus pilotos lutaram pelo campeonato até a última etapa, o que deu a Toyota o título entre as montadoras por duas vezes, em 2012 e 2013.

Thiago Marques, que está na categoria desde sua primeira corrida de estreia em 2011, retorna a equipe na qual defendeu em 2012, quando conquistou três vitórias e foi um dos finalistas ao título. "É um lugar onde me sinto em casa. Ricardo Zonta é um amigo de infância e voltar a trabalhar com o Jorge (Salmini) e a equipe de mecânicos da RZ será maravilhoso. Tanto o Jorge, quanto o Samir Meira, que será o primeiro mecânico do meu carro, os conheço muito bem. No passado já trabalhamos pelo menos 10 anos juntos na Action Power. Então a expectativa de um bom ano é enorme. Vamos em busca de repetir as vitórias e pódios de 2012", destacou Marques.


Aos 23 anos, o piloto natural de Cascavel, Daniel Kaefer, fará sua segunda temporada na Copa Petrobras de Marcas, tendo como companheiro de equipe Marques. "Pra mim está sendo um crescimento importante na minha carreira, ano passado foi um bom aprendizado para que esse ano possamos ser mais competitivos dentro da equipe RZ, que é uma das melhores do campeonato. O Salmini vai ser uma peça fundamental pro nosso desenvolvimento ao longo deste ano, tenho certeza que vamos ter sucesso! Vamos em busca das vitórias", enfocou Kaefer.

Para o experiente Jorge Salmini, chefe da equipe RZ Toyota, nesta temporada a equipe tem duas metas - conquistar o título de equipes e pilotos. "Encerramos a temporada passada com vitórias e bons resultados. O time evoluiu a cada etapa, que era nosso objetivo maior. Por isso, nossa meta para esse ano é a conquista dos títulos, pois eles vêm batendo na trave nesses três anos. Será um ano de muito trabalho, mas estamos motivados", analisou Salmini.


A Copa Petrobras de Marcas entra na pista para a primeira etapa de 2015, entre os dias 20 e 22 de março, no Autódromo de Goiânia.
MS2 Comunicação Integrada

Fotos: Luca Bassani/MS2 - Divulgação



Chevrolet Lança Linha 2015 Do Cruze

• Mudanças estéticas seguem o padrão global e inclui nova frente, luz de direção diurna em LED e rodas redesenhadas

• Evoluções na calibração do motor e transmissão automática de segunda geração deixam o modelo mais econômico e com melhor dirigibilidade

• Modelo ganha ainda acabamento interior mais sofisticado e elegante, acionamento do motor por controle remoto e duas novas opções de cores

Modelo global da Chevrolet mais vendido no mundo, o Cruze passa no Brasil por sua primeira grande evolução. Além de mudanças estéticas, o veículo recebe importantes alterações mecânicas e conteúdos inéditos.

Com isso, inaugura-se um padrão ainda mais elevado de tecnologia e sofisticação para o segmento. Em relação a performance, o Cruze 2015 mostra maior agilidade no trânsito aliado a um menor consumo de combustível, resultado da maior disponibilidade de torque (força) em médias rotações e do remapeamento do ponto de troca de marchas.

Estas novidades estreiam simultaneamente no Sport6 e no sedã médio cerca de três anos após o lançamento deles no país. Desde então, a dupla, equipada com o moderno motor Ecotec 1.8 Flex de 144 cavalos, ocupa o posto de automóvel de passeio nacional topo de linha dentro do portfólio Chevrolet no Brasil.

Desenho renovado

As mudanças promovidas na carroceria do Cruze estão concentradas na parte frontal do veículo. O para-choque foi completamente redesenhado, passando a sensação de maior robustez e esportividade.

Marca registrada dos veículos globais da Chevrolet, a grade bipartida traz agora novos elementos estilísticos e incorpora barras cromadas na versão LTZ.

Já os inéditos faróis DRL (luzes diurnas) chegam como item de série. Compostos de LEDs e localizados sobre os novos faróis auxiliares, eles facilitam a visualização do veículo por outros motoristas e pedestres durante o dia. O acionamento ocorre automaticamente assim que a ignição é acionada.

O Cruze ganha também novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ.

Duas novas opções de cores também passam a ser ofertadas: Branco Vintage e Cinza Aztec, que se juntam às Azul Macaw, Branco Summit, Bege Desert, Preto Carbon Flash, Prata Switchblade, Cinza Mond e Vermelho Pepper, essa exclusiva para o hatch esportivo Sport6.

Salto em requinte

O Chevrolet Cruze, que sempre se destacou em relação aos principais rivais pelo seu design moderno e tecnologia, chega à linha 2015 ainda mais completo e sofisticado.
Os vidros elétricos agora são erguidos automaticamente assim que o usuário trava as portas pelo controle remoto. Outra novidade é a possibilidade de acionamento do motor por meio de uma tecla no chaveiro do veículo.

“Dessa forma, minutos antes de entrar no carro em um dia quente, o usuário pode acionar a ignição remotamente para ativar o ar-condicionado e climatizar a cabine”, explica William Bertagni, vice-presidente de engenharia de produto da GM América do Sul.

Este item de conveniência é um dos novos diferenciais da versão LTZ, que ganha ainda acabamento interno premium. Bancos, portas e painel passam a ser revestidos em couro bicolor (Brownstone e Jet Black) com costura pespontada, encontrados apenas em modelos de segmentos mais sofisticados.

Desde a configuração LT de entrada, o Cruze vem equipado com diversos itens de segurança, como controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP), airbags frontais e laterais, cinto de segurança de três pontos em todos os assentos, sistema isofix para a fixação de cadeirinhas infantis e trava interna antissequestro.

Ar-condicionado eletrônico, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, sistema multimídia com bluetooth com comando por voz em português e volante multifuncional regulável em altura e profundidade reforçam a lista.

O modelo ainda pode vir equipado com sensor de chuva e crepuscular, câmera de ré com gráfico para o auxílio a manobras, navegador com GPS, airbag de cortina, sistema presencial de abertura das portas e de acionamento do motor por meio do botão Start/Stop no painel.

Desempenho otimizado

Se do ponto de vista estético a linha 2015 do Cruze transmite aspecto mais imponente, na parte mecânica nota-se outro salto evolutivo, com ganho de performance e eficiência energética.

Além da recalibração do moderno motor Ecotec 1.8 Flex (144 cv), os engenheiros da Chevrolet desenvolveram uma nova geração da transmissão de seis velocidades, batizada de GF6-2.

Tanto o modelo sedan médio como o hatch esportivo mostram mais agilidade e suavidade nas trocas, melhorando significativamente a performance e o conforto ao dirigir.

Os números comprovam isso. Em comparação com o antecessor, o modelo 2015 foi até 1.2s mais rápido na prova de 0 a 100 km/h, cravando 10.2s quando abastecido com etanol. Retomadas de velocidade também ficaram mais ágeis, seja no modelo manual como no automático.

Isso porque o propulsor Ecotec 1.8 Flex reúne diversas tecnologias de ponta para motores aspirados. Entre elas o cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente variável, que torna as respostas do propulsor muito rápidas e colabora para uma queima de combustível otimizada.

O coletor de admissão variável (VIM) é outro destaque. Privilegia o torque em baixas rotações e a potência em altas rotações, tornando as respostas do motor mais elásticas.
Para informar o motorista quanto ao momento ideal para a troca das marchas, o Cruze manual passa a trazer uma luz de alerta no quadro de instrumentos.

Já a versão automática apresenta melhora no consumo de combustível e agilidade ao efetuar as trocas em espaço de tempo 50% inferior, sendo capaz de realizar reduções duplas e triplas.

Por ser inteligente, a transmissão aciona automaticamente o freio motor quando o controle de cruzeiro está acionado, mantendo estável a velocidade selecionada em declives.

Recorde global

Recentemente o Cruze atingiu a marca de 3 milhões de unidades emplacadas nos 118 países onde é comercializado, consagrando-o como o modelo Chevrolet mais vendido no mundo atualmente. No Brasil, mais de 140 mil unidades já foram vendidas, o que o posiciona como um dos líderes do segmento no país.


Fonte: Site da Montadora.

Gustavo Lima estreia no Brasileiro de Turismo pela C2 Team em 2015

Aos 18 anos, o brasiliense terá pela frente nesta temporada o desafio da transição dos carros de fórmula para o turismo. De olho na Stock Car e dando mais um importante passo em sua carreira, Gustavo Lima vai competir pela equipe C2 e levantará a bandeira do combate ao câncer

O início de 2015 representa a abertura de um novo ciclo para o piloto Gustavo Lima. Nas últimas temporadas, o brasiliense de 18 anos dedicou esforços com o objetivo de fazer parte do grid da F1, chegando inclusive a figurar como membro da academia de pilotos da McLaren. Contudo, o cenário cada vez mais complexo das categorias de fórmula no exterior, ao passo em que a Stock Car Brasil e as categorias de turismo no mundo todo crescem em importância e solidez, levaram Gustavo a decidir e anunciar, neste começo de ano, sua entrada no Campeonato Brasileiro de Turismo, classe de acesso à principal categoria do automobilismo nacional.


Lima competiu nos últimos três anos no automobilismo europeu, sendo um na Formula Renault Alps (2012) e dois na Formula 4 Inglesa (2013 e 2014), onde acumulou pódios e vitória. Para 2015, Gustavo, em conjunto com seu manager, o ex-piloto de F1 e F-Indy Mark Blundell, optou por investir no automobilismo nacional, na categoria que atrai cada vez mais jovens talentos.

O brasiliense vai competir pela equipe C2 Team. O time é de propriedade de Gabriel Casagrande e Júlio Campos, ambos pilotos da Stock Car, e ingressará em 2015 no Brasileiro de Turismo com dois carros. Para Lima, a escuderia baseada no Paraná é o lugar ideal para iniciar a nova fase na sua carreira pelo fato do time dotar de grande estrutura, excelentes profissionais e também fazer parte do grid da Stock Car.

Nos últimos anos, Gustavo levantou a bandeira da sustentabilidade no automobilismo com um projeto de neutralização de gases de efeito estufa gerados durante competições e viagens. Em 2015, novamente Lima representará uma causa de grande relevância social e vai divulgar, através da expressão "Correndo contra o câncer" estampada em seu carro, uma campanha de conscientização, prevenção e combate ao câncer, com ações nos autódromos e visitas a hospitais, entre outros.

Para sua estreia no Campeonato Brasileiro de Turismo, Gustavo Lima correrá com o #20 e terá novamente como seus patrocinadores as empresas CordCell, Exame Laboratório e Imagem, BSB Hospitalar e Racing Brasil. A temporada terá início em 6 de fevereiro com a realização de dos testes coletivos, em Curitiba. Já a etapa de abertura do campeonato está marcada para 22 de março, em Goiânia.

Gustavo Lima:

"As categorias de turismo estão crescendo bastante, no Brasil e no exterior, enquanto a sequência nas categorias de fórmula na Europa está cada vez mais difícil, especialmente pelos altos custos e falta de incentivo aos pilotos brasileiros no exterior. Então, vimos no Brasileiro de Turismo uma grande oportunidade na busca de um objetivo: competir na Stock Car em breve. Será um grande desafio, já que a transição do monoposto para o turismo nunca é fácil, mas vou trabalhar muito com a equipe C2 para me adaptar rápido e já buscar bons resultados. Além disso, será uma honra poder usar o automobilismo para conscientizar as pessoas sobre um assunto tão importante como a prevenção e combate ao câncer."

Guilherme Ferro, chefe da equipe C2 Team:

"Estamos bastante animados, pois o Gustavo tem um perfil muito similar ao do Gabriel (Casagrande), que veio correr de turismo depois de ter tido experiência na Europa e fez um ano de estreia muito bom. A ideia é proporcionar ao Gustavo esse mesmo desenvolvimento, para que em breve ele esteja pronto para disputar a Stock Car. A entrada da equipe no Brasileiro de Turismo também vem provar o crescimento da C2, que vem buscando contratar profissionais capacitados para mantermos o nível e crescermos ainda mais nas categorias que iremos disputar. Acreditamos que o Gustavo irá se adaptar rápido, já que é bastante experiente nos monopostos".

Calendário 2015 do Campeonato Brasileiro de Turismo:

06 e 07/02 - Curitiba (Treinos coletivos)
22/03 - Goiânia
26/04 - Brasília
02/08 - Salvador/Velopark
16/08 - Goiânia
04/10 - Santa Cruz do Sul
18/10 - Curitiba
08/11 - Tarumã
13/12 - Interlagos


MS2 Comunicação - Glauce Schütz
Arte: Carlos Barrichello Jr.

Foto: Jakob Ebrey

Chegada do Transparaná 2015 terá rock de primeira

O que estava ótimo, ficou show. A chegada da 21ª Edição do Transparaná, na melhor casa do litoral paranaense, o Café Curaçao, já fecharia com chave-de-ouro o maior e mais tradicional Raid do Brasil. Porém para coroar e fazer desta a melhor edição, um mega show do vocalista da lendária banda de rock brasileiro Barão Vermelho, o guitarrista Frejat.

A Prime, parceira do Café Curaçao, anunciou nesta terça-feira, 13, o show especial que acontecerá após a entrega da premiação do Transparaná 2015, no último sábado do mês de janeiro dia 31.

Nada melhor que rock e muita festa para receber o Transparaná 2015, a mistura disto é explosão total, depois de muito reflorestamento, estradas, rios, pilotos e navegadores poderão comemorar ao som do rock de Frejat.

A 21ª edição do Transparaná larga de Maringá no dia 28, rodando mais de 700 km de muita adrenalina, passando por Ivaiporã, Castro, Curitiba e chegando a Guaratuba

“A parceria do Jeep Clube de Curitiba e o Café Curaçao, demonstra que o Transparaná é ainda o Raid do Brasil. A cada cidade que passamos é sempre uma festa, e desta vez isto deve aumentar ainda mais”, comentou Thiago Germano, presidente do JCC.

Categoria Adventure

Ainda dá tempo de se inscrever e todo 4x4 é bem vindo. A categoria Adventure como nas últimas edições estará melhor ainda, ciceroneada por Sérgio Filardo, com experiência de muitos Transparanás, passará por muitas trilhas e paisagens belíssimas. É a oportunidade para você que tem um veículo 4x4 de qualquer marca e modelo, a se aventurar e levar sua família para um inesquecível passeio. “Muita gente tem um veículo destes e jamais ligou o 4x4, vamos fazer um passeio de primeira, em que o foco é desestressar e relaxar”,explica Sérgio.

Transparaná 2015

O Transparaná é patrocinado pela Troller, Trilha Eurocar, Dispauto Autopeças, Acassius Centro Gráfico, Mamute Off Road, Ekron. Com apoio das prefeituras de Ivaiporã e Castro e Jornal LAMA&CIA. Realização Jeep Clube de Curitiba.

Informações acessewww.transparana.com.br ou 41 3352-5063, contato@transparaná.com.br.
Não fique fora desta aventura, faça parte desta história. Transparaná, muito mais que um rally, é uma festa da família offroad.

 PRÉ PROGRAMAÇÃO TRANSPARANA 2015
Sujeita a Alterações

Inscrições e Vistoria  - Bristol Hotel - Maringá
Av. 15 de Novembro, 470 - Zona 01, Maringá - PR, 87013-230

1º Dia
*** Largada – 8:00 Condomínio Jardins D´Monet
Coordenadas Google Earth 23°21'39.16"S 52° 0'26.46"O
Ou -23.3623802,-52.0125151 No Google Maps
*** Neutro Abastecimento e apoio - Quinta do Sol - Posto Alvorada - Av Cruzeiro do Sul 732, Centro - 23°50'57.80"S 52° 8'5.27"O
*****Neutro Almoço – Hotel Fazenda Agua Azul - Rodovia entre Quinta do Sol e Fenix
23°53'28.39"S 52° 5'16.33"O
Chegada em Ivaiporã - Av. Curitiba – Em Frente ao SESC - Ao Lado do Lago Municipal
24°14'34.29"S 51°40'40.07"O

2º Dia
Largada Mesmo Local da Chegada do primeiro dia
Av. Curitiba – Em Frente ao SESC - Ao Lado do Lago Municipal
24°14'34.29"S 51°40'40.07"O
Neutro Para Almoço e Apoio
Reserva - Posto Boa Vista – Av Coronel Rogerio Borba - 1955
24°39'26.22"S 50°51'38.71"O
Chegada – Castro
Parque Lacustre - Rua Mariana Marquês
50°51'38.71"O 50° 0'11.14"O

3º dia
Largada – Em Frente ao Moinho da Castrolanda
24°47'30.76"S 49°56'43.19"O
Neutro Para almoço e Abastecimento
Itaperuçu - Posto São Pedro - Av.Crespim Furquim de Siqueira , 313 Centro
25°13'19.76"S 49°20'43.08"O

Chegada em Curitiba - Ainda a Definir
4º dia
Largada – Posto O Cupim 2 - Saída pra Joinvile Km 621
Neutro Abastecimento – Tijucas do Sul - Posto Saltinho - Rua XV de Novembro , 64 Vila Cubas I
Chegada – Guaratuba – Café Curaçao



PRÉ PROGRAMAÇÃO TRANSPARANA 2015
Sujeita a Alterações

Inscrições e Vistoria
Bristol Hotel - Maringá
Av. 15 de Novembro, 470 - Zona 01, Maringá - PR, 87013-230

1º Dia
*** Largada – 8:00 Condomínio Jardins D´Monet
Coordenadas Google Earth 23°21'39.16"S 52° 0'26.46"O
Ou
-23.3623802,-52.0125151 No Google Maps
*** Neutro Abastecimento e apoio - Quinta do Sol - Posto Alvorada - Av Cruzeiro do Sul 732, Centro - 23°50'57.80"S 52° 8'5.27"O
*****Neutro Almoço – Hotel Fazenda Agua Azul - Rodovia entre Quinta do Sol e Fenix
23°53'28.39"S 52° 5'16.33"O
Chegada em Ivaiporã - Av. Curitiba – Em Frente ao SESC - Ao Lado do Lago Municipal
24°14'34.29"S 51°40'40.07"O

2º Dia
Largada Mesmo Local da Chegada do dia 1
Av. Curitiba – Em Frente ao SESC - Ao Lado do Lago Municipal
24°14'34.29"S 51°40'40.07"O
Neutro Para Almoço e Apoio
Reserva - Posto Boa Vista – Av Coronel Rogerio Borba - 1955
24°39'26.22"S 50°51'38.71"O
Chegada – Castro
Parque Lacustre - Rua Mariana Marquês
50°51'38.71"O 50° 0'11.14"O

3º dia
Largada – Em Frente ao Moinho da Castrolanda
24°47'30.76"S 49°56'43.19"O
Neutro Para almoço e Abastecimento
Itaperuçu - Posto São Pedro - Av.Crespim Furquim de Siqueira , 313 Centro
25°13'19.76"S 49°20'43.08"O

Chegada em Curitiba - Ainda a Definir
4º dia
Largada – Posto O Cupim 2 - Saída pra Joinvile Km 621
Neutro Abastecimento – Tijucas do Sul
Posto Saltinho - Rua XV de Novembro , 64 Vila Cubas I
Chegada – Guaratuba – Café Curaçao


Claudio Staichok