sexta-feira, 21 de março de 2014

ALTA ROTAÇÃO: SHELL RACING PRESTA HOMENAGEM A AYRTON SENNA NA ST...

ALTA ROTAÇÃO: SHELL RACING PRESTA HOMENAGEM A AYRTON SENNA NA ST...: Pilotos titulares, Valdeno Brito e Popó Bueno, utilizaram em um treino livre o capacete réplica de Ayrton Senna, utilizado em parceria no a...

SHELL RACING PRESTA HOMENAGEM A AYRTON SENNA NA STOCK CAR EM INTERLAGOS

Pilotos titulares, Valdeno Brito e Popó Bueno, utilizaram em um treino livre o capacete réplica de Ayrton Senna, utilizado em parceria no ano passado com o Instituto Ayrton Senna; os convidados Jeroen Bleekemolen e o argentino Gabriel Ponce de Léon também declararam admiração pelo piloto brasileiro


Em diversos países, o dia 21 de março foi marcado por homenagens a Ayrton Senna, piloto que nasceu há exatos 54 anos e inspirou boa parte dos pilotos que hoje estão nas pistas brasileiras, caso da dupla da equipe Shell Racing, Popó Bueno e Valdeno Brito. Nesta sexta-feira, dia do primeiro treino oficial do GP de abertura da temporada, em Interlagos, os dois prestaram uma homenagem a seu ídolo utilizando um capacete que produz o famoso desenho utilizado por Senna em sua carreira.


A celebração foi ainda mais especial já que ganhou contornos internacionais, já que nesta primeira etapa a Shell Racing terá o holandês Jeroen Bleekemolen correndo com Valdeno na prova de duplas, e o argentino Gabriel Ponce de Léon com Popó.

"Ayrton Senna é a grande inspiração de nós, pilotos brasileiros, e é interessante ver como a memória dele segue viva agora em 2014, quando se completam 20 anos de seu legados nas pistas", diz Popó, que conheceu o tricampeão mundial de F-1 pela amizade do piloto com seu pai, Galvão Bueno. "É um grande orgulho para nós: toda vez que corro no exterior, me perguntam sobre Senna", diz Valdeno.

O nome Senna também é bastante popular. "Ele era impressionante, toda nossa geração foi influenciada por ele", diz de León, que tinha 15 anos quando o brasileiro morreu. Para o holandês Bleekenmolen, há uma curiosa história. "Meu irmão (Sebastian), que também é piloto, era fã de Alain (Prost) e eu, de Senna. Quando eles disputavam na pista, a gente também disputava em casa", relembra o companheiro de Valdeno, que inclusive correu com o filho de Prost, Nicolas, na famosa 24 Horas de Le Mans.

Os treinos da Stock Car continuam amanhã em Interlagos. A corrida será no domingo, às 10h30, com transmissão ao vivo da TV Globo.

RF1 Jornalismo

Foto: Rafael Gagliano/Hyset/RF1

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: chuva e astros convidados podem decidir...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: chuva e astros convidados podem decidir...: Abertura da temporada em Interlagos tem formato inédito na história da categoria Com previsão de chuva ao longo de todo o dia e um novo...

Stock Car: chuva e astros convidados podem decidir a pole

Abertura da temporada em Interlagos tem formato inédito na história da categoria

Com previsão de chuva ao longo de todo o dia e um novo e jamais experimentado sistema de classificação, os treinos classificatórios da abertura da temporada 2014 da Stock Car poderão ser dos mais imprevisíveis da história da categoria. Além da alta possibilidade da pista molhada neste sábado, de acordo com a meteorologia, o pole será conhecido pela média da melhor volta de cada uma das 33 duplas - um piloto titular e outro convidado, a principal atração da corrida deste domingo em Interlagos.


Pelo regulamento da prova, os titulares sairão dos boxes, a partir das 14 horas, com um jogo de pneus novos. Depois, cederão o cockpit para os companheiros, que terão de entrar na pista com o mesmo set de pneus. Boa parte dos "forasteiros" travou nesta sexta-feira o primeiro contato com o carro, enquanto outros, regressando à Stock ou já com alguma experiência, aproveitaram para desenferrujar. Nos ensaios exclusivos dos convidados, Bruno Senna (Prati-Mico's Racing), Lucas di Grassi (RCM), Vítor Meira (Boettger), o português Álvaro Parente (Voxx) e Augusto Farfus (Full Time) foram os principais destaques. Para o bem ou para o mal, os convidados provavelmente decidirão a ordem do grid.

Bruno, "veterano" da Corrida do Milhão em dezembro em Interlagos, gostou do comportamento do carro nos ensaios matinais. Chamou a atenção principalmente pelo desempenho no miolo travado do circuito, onde sempre esteve entre os mais rápidos. "O carro está bom. Não usei o botão de ultrapassagem nas duas sessões e ainda assim fiquei entre os melhores", comentou. Ele terá a companhia de Antonio Pizzonia, outro ex-piloto com passagem pela Williams na Fórmula 1. Pizzonia, aliás, gostou do que viu. "O Bruno está indo muito bem", elogiou, de olho nos monitores dentro dos boxes.

O segundo carro da Prati-Mico's Racing está sendo dividido entre o paranaense Júlio Campos, pole dessa mesma prova em 2013, e o paulista Fábio Carbone. Sem jamais ter andado na Stock Car, Carbone teve um início de adaptação mais complicado, mas sempre contando com a assessoria do parceiro. Campos, aliás, não esconde o entusiasmo com as possibilidades da equipe neste ano. "Aumentamos o investimento, estamos vindo numa fase de crescimento desde o último campeonato e acho que vamos incomodar bastante", afirmou

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos:  Vanderley Soares/MF2

ALTA ROTAÇÃO: Átila Abreu e Nelsinho Piquet têm capacete especia...

ALTA ROTAÇÃO: Átila Abreu e Nelsinho Piquet têm capacete especia...: Pilotos da equipe Mobil Super Racing fundem pinturas para primeira corrida em dupla na história da categoria Nelsinho Piquet e Átila Ab...

Átila Abreu e Nelsinho Piquet têm capacete especial para abertura da Stock Car

Pilotos da equipe Mobil Super Racing fundem pinturas para primeira corrida em dupla na história da categoria

Nelsinho Piquet e Átila Abreu, parceiros no carro #51 para a primeira corrida com revezamento de pilotos nos 36 anos de história da Stock Car vão para Interlagos com um "traje" de acordo com a ocasião. Os pilotos da equipe Mobil Super Racing competem na prova de abertura da temporada com um layout especial de capacete, fundindo as pinturas que normalmente exibem nas pistas.


"É uma corrida que pode marcar uma nova era dentro da Stock Car", comenta Átila Abreu. "A prova em duplas proporciona intercâmbio com outras categorias e dá visibilidade internacional para a Stock Car. É uma etapa especial, que merece um tratamento especial. Daí surgiu a ideia de uma edição exclusiva dos capacetes, para destacar a parceria com o Nelsinho e nosso compromisso em conquistar a vitória."

A pintura une os layouts normalmente utilizados pelos pilotos na Nascar e Stock Car. Do lado direito, o design é o tradicional usado por cada um deles, mas do lado esquerdo a pintura é a do parceiro na prova deste domingo.

"Tenho uma coleção de capacetes, fruto do meu hábito de trocar cascos com outros pilotos e comprar peças antigas. Este é o único com duas pinturas no mesmo capacete. Acho que simboliza a confiança que temos na dupla para esta corrida. Será minha primeira prova na Stock Car e a primeira em Interlagos em um bom tempo. Não poderia ter parceiros melhor que o Átila e a equipe Mobil Super Racing neste momento", afirmou Piquet Jr.

Valendo 12 pontos para o campeonato, a prova de abertura da Stock Car terá 50 minutos mais uma volta de duração, com uma parada obrigatória em torno do minuto 25. Neste momento, além das trocas de pneus e reabastecimento, os pilotos regulares da Stock Car darão lugar a seus pilotos convidados para a segunda metade da prova. A definição do grid também será feita a partir da combinação dos tempos de titular e convidado no treino qualificatório deste sábado.

A primeira corrida em dupla da história da Stock Car tem um recorde de nove ex-pilotos de Fórmula 1 (incluindo Piquet Jr) e oito nacionalidades representadas. Estão presentes também as principais categorias de turismo do mundo, como Nascar (EUA), DTM (Alemanha), V8 Supercar (Austrália) e TC 2000 (Argentina).

A prova marca também a adoção de novidades técnicas na principal categoria do automobilismo brasileiro, como o câmbio por paddle shift e pneus mais altos e largos.

"O Nelsinho tem 20 anos de carreira e sempre foi rápido. Ele já correu em diversas categorias e tem uma capacidade de adaptação única. Tivemos um treino de Porsche há um mês, e ele virou bem mesmo sem conhecer direito a pista. Minha expectativa é brigar pela vitória em Interlagos", disse o piloto sorocabano, que inicia sua sétima temporada completa na Stock Car.

"Espero contribuir para o primeiro título do Átila na Stock Car. E a melhor maneira de fazer isso é vencendo a corrida domingo", resumiu Piquet Jr.

Nesta sexta-feira acontecem os primeiros treinos livres. No sábado estão programados mais treinos livres e a tomada de tempo a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo Sportv. A corrida tem largada programada para 10h30 de domingo e será exibida ao vivo pela TV Globo.


Luís Ferrari

Fotos:Rafael Gagliano/Hyset/RF1