sexta-feira, 12 de julho de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Pipo Derani larga entre os top-10 nas três corrida...

ALTA ROTAÇÃO: Pipo Derani larga entre os top-10 nas três corrida...: Na primeira disputa de sábado, o piloto brasileiro parte da décima colocação. E, o nono lugar está garantido para a corrida 2 e, também pa...

Pipo Derani larga entre os top-10 nas três corridas da 6ª etapa da FIA F-3 Europeia em Nuremberg


Na primeira disputa de sábado, o piloto brasileiro parte da décima colocação. E, o nono lugar está garantido para a corrida 2 e, também para o domingo

Depois de mais de um mês de intervalo, nesta sexta-feira (12), os pilotos da FIA F-3 Europeia iniciaram as atividades da segunda metade da temporada 2013 com os treinos livres e os classificatórios no tradicional circuito de rua de Norisring, na cidade de Nuremberg, na Alemanha. Sob sol escaldante e temperatura na casa dos 30° C, os 28 pilotos do grid imprimiram ritmo forte e andaram muito próximos no curto traçado de 2.300 metros, completando as voltas com média de tempo abaixo de um minuto. Único brasileiro inscrito no campeonato, Pipo Derani encontrou bom acerto do carro e garantiu lugar entre os dez primeiros da fila no classificatório das três corridas do final de semana, correspondentes à sexta etapa do campeonato.

Largando da décima colocação na corrida de abertura do sábado (13), do nono lugar na segunda prova do dia e, também, na corrida derradeira de domingo (14), o jovem de 19 anos analisa alguns pontos importantes do traçado a serem trabalhados para as disputas. "Por ser o único circuito de rua do calendário, Norisring é totalmente diferente dos outros - principalmente por não ter o grip lateral. Temos que ficar espertos, pois o transito aqui é enorme e pra bater é fácil. Não podemos prever como vai ser nas corridas, mas o nosso carro correspondeu bem às longas retas. Outra vantagem é que as curvas fechadas deterioram menos os pneus", revelou Pipo, que pela primeira vez disputa o campeonato europeu.

Representando a Fortec Motorsports - mesma equipe que disputou a F-3 Inglesa no ano passado -, Derani também mencionou a estratégia que pretende seguir para continuar com o bom desempenho. "É uma pista muito técnica e permite ultrapassagens por causa do vácuo. Então, temos que ter um cuidado maior com o acerto da asa, já que a previsão é de calor para amanhã. E, esta temperatura deve influenciar no acerto do carro para as corridas", completou o paulista que soma 18 pontos, no 15º lugar da tabela de classificação.

Na liderança do campeonato, o italiano Raffaele Marciello (239,5 pontos) larga da pole position nas corridas 2 e 3 desta sexta etapa. O vice-líder, o sueco Feliz Rosenqvist (212 pontos), sai na frente na corrida 1, prevista para começar às 6h10 do sábado (horário de Brasília).

Confira os grids da sexta etapa no circuito de rua de Norisring (10 melhores):
Grid Corrida 1
1. Felix Rosenqvist (SUE) Mücke Motorsport 48s997
2. Raffaele Marciello (ITA) Prema Powerteam 48s998
3. Félix Serrallés (PR) Fortec Motorsports 48s999
4. Alex Lynn (GBR) Prema Powerteam 49s004
5. Alexander Sims (GBR) ThreeBond with T-Sport 49s027
6. Lucas Auer (AUT) Prema Powerteam 49s095
7. Tom Blomqvist (GBR) Eurointernational 49s200
8. Harry Tincknell (GBR) Carlin 49s251
9. Nick Cassidy (NZL) Eurointernational 49s296
10. Pipo Derani (BRA) Fortec Motorsports 49s310

Grid Corrida 2
1. Raffaele Marciello (ITA) Prema Powerteam 49s016
2. Alex Lynn (GBR) Prema Powerteam 49s090
3. Felix Rosenqvist (SUE) Mücke Motorsport 49.149
4. Alexander Sims (GBR) ThreeBond with T-Sport 49s158
5. Félix Serrallés (PR) Fortec Motorsports 49s175
6. Harry Tincknell (GBR) Carlin 49s254
7. Lucas Auer (AUT) Prema Powerteam 49s259
8. Tom Blomqvist (GBR) Eurointernational 49s269
9. Pipo Derani (BRA) Fortec Motorsports 49s311
10. Nick Cassidy (NZL) Eurointernational 49s403

Grid Corrida 3
1. Raffaele Marciello (ITA) Prema Powerteam 48s567
2. Felix Rosenqvist (SUE) Mücke Motorsport 48s761
3. Alex Lynn (GBR) Prema Powerteam 48s797
4. Tom Blomqvist (GBR) Eurointernational 48s860
5. Lucas Auer (AUT) Prema Powerteam 48s891
6. Alexander Sims (GBR) ThreeBond with T-Sport 48s931
7. Harry Tincknell (GBR) Carlin 48s973
8. Daniil Kvyat (RUS) Carlin 48s994
9. Pipo Derani (BRA) Fortec Motorsports 49s016
10. Félix Serrallés (USA) Fortec Motorsports 49s018

Veja a programação da 6ª etapa da FIA Fórmula 3 Europeia em Norisring (Horário de Brasília):
Sábado, dia 13 de julho
6h10 - Corrida 1
12h30 - Corrida 2

Domingo, dia 14 de julho
6h00 - Corrida 3

Classificação após 5 etapas (15 provas) - Os 5 primeiros:
1º) Raffaele Marciello, 239,5 pontos
2º) Felix Rosenqvist, 212
3º) Lucas Auer, 165
4) Alex Lynn, 133,5
5º) Harry Tincknell, 130
15º) Luis Felipe Derani, 18

Confira as próximas provas da FIA F-3 Europeia em 2013:
17 e 18 de agosto - Nürburgring (ALE)
28 e 29 de setembro - Zandvoort (HOL)
19 e 20 de outubro - Hockenheim (ALE)
26 e 27 de outubro - Paul Ricard (FRA)

Site: www.pipoderani.com.br
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Twitter: @pipoderani

Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula /Paula Maia
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br / paula@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br

Foto: Divulgaçao

ALTA ROTAÇÃO: Edson Jr. quer repetir bom desempenho na terceira ...

ALTA ROTAÇÃO: Edson Jr. quer repetir bom desempenho na terceira ...: Prova será disputada no próximo dia 28 de julho, no Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS) Edson Coelho Jr. espera, com o modelo Mercedes...

Edson Jr. quer repetir bom desempenho na terceira etapa da Mercedes-Benz Grand Challenge


Prova será disputada no próximo dia 28 de julho, no Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS)

Edson Coelho Jr. espera, com o modelo Mercedes-Benz C250 Turbo (#99), disputar pela primeira vez no circuito gaúcho de Tarumã de maneira semelhante à que ocorreu na última etapa da Mercedes-Benz Grand Challenge, em Curitiba (PR). O piloto mineiro realizou um treino extra para conhecer a pista, nesta quinta-feira (11), com o apoio da equipe Rsports Racing. A terceira etapa da temporada 2013 está prevista para o dia 28 de julho.

"Os meus treinos em simulador foram muito válidos para a etapa de Curitiba, me adaptei muito rapidamente ao traçado - sendo rápido logo nas primeiras voltas - e tive um excelente carro em mãos. Tarumã é uma pista de alta velocidade, muito técnica e desgastante, em que a consistência no decorrer da prova certamente fará a diferença. Assim sendo, minha expectativa, além de ser rápido, é conseguir atingir uma boa constância ao longo da corrida com a finalidade de buscar a vitória e conquistar pontos importantes para o campeonato", explicou Edson Jr.

Após duas etapas disputadas, o piloto de João Monlevade conta como vê o campeonato. "Até o presente momento, enxergo um campeonato em que demonstramos que formamos um time com capacidade e competência para acumular vitórias e brigar pelo título, mas tivemos nosso altíssimo potencial inibido por imprevistos nas corridas. Apesar de não nos encontrarmos hoje na situação desejada, estamos muito motivados e focados para recuperar os prejuízos das duas primeiras etapas nas seis provas restantes até o fim do ano. O campeonato é longo, ainda está aberto e batalharemos para conquistar o título enquanto for possível", afirmou Edinho.

FÉRIAS CRONOMETRADAS

Edson Jr. busca distribuir da melhor forma possível o período de férias da Universidade. "Estou aproveitando esse maior tempo livre que tenho tido nos últimos dias para não só me preparar bem fisicamente e conhecer a pista por meio de treinos no simulador, mas também relaxar a mente através do convívio com familiares e amigos", disse. "Acredito que esses momentos sociais, de acalmar, também são muito importantes na preparação para uma corrida, uma vez que não só o condicionamento físico e o conhecimento do traçado são exigidos no decorrer da prova, mas também o foco e a concentração. Assim sendo, além de intensificar os treinos, busco passar um tempo com minha família para garantir que também estarei preparado do ponto de vista psicológico", enfatizou.

ESTREIA NA NOVA PISTA

Sobre o treino extra para a terceira etapa realizado nesta quinta-feira (11), no Autódromo de Tarumã, o piloto destaca pontos positivos. "Foi muito bom o treino, vai adiantar bastante o processo de reconhecimento e economizar tempo nos treinos de sábado do fim de semana de corrida. Gostei demais da pista, achei bem desafiadora, com um traçado muito rápido, que exige coragem, mas também técnica", finalizou.

O piloto Edson Coelho Júnior conta com patrocínio de Duralitte, Nestlé, EMC Sistemas, Neide Buffet e AvantGarde Motors. Site oficial: www.edsoncoelhojr.com.br

Calendário - Mercedes-Benz Grand Challenge:

Etapa 1 - 05 de maio - Circuito Anhembi (SP)
Etapa 2 - 23 de junho - Curitiba (PR)
Etapa 3 - 28 de julho - Tarumã (RS)
Etapa 4 - 18 de agosto - Interlagos (SP)
Etapa 5 - 08 de setembro - Curitiba (PR)
Etapa 6 - 06 de outubro - Tarumã (RS)
Etapa 7 - 03 de novembro - Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 8 - 08 de dezembro - Interlagos (SP)


Assessoria de Imprensa do piloto Edson Coelho Jr.:
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos
sig@sigcomunicacao.com.br
www.sigcomunicacao.com.br

Foto: Luciano Santos/SigCom

ALTA ROTAÇÃO: Sudamericano de Gran Turismo: Preparação não pode ...

ALTA ROTAÇÃO: Sudamericano de Gran Turismo: Preparação não pode ...: Irmãos Fabio e Wagner Ebrahim mantém intensa rotina de treinos para a próxima etapa da temporada, em Tarumã (RS) Para buscar a lideran...

Sudamericano de Gran Turismo: Preparação não pode parar


Irmãos Fabio e Wagner Ebrahim mantém intensa rotina de treinos para a próxima etapa da temporada, em Tarumã (RS)

Para buscar a liderança do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo, os pilotos paranaenses Fabio e Wagner Ebrahim não descansam e treinam intensamente. A próxima etapa será realizada nos dias 27 e 28 de julho, no Autódromo de Tarumã, na região metropolitana de Porto Alegre (RS).

Wagner Ebrahim explica que a preparação envolve a parte física e também um treinamento de pista. "Estamos treinando fisicamente e de kart. A pista de Tarumã é de alta velocidade e de muita força G, por isso acreditamos que vamos ter um desgaste muito maior do que em Curitiba. Estamos focando bem a parte física e a equipe já revisou todo o carro", explica o piloto.

Fabio Ebrahim ressalta que, além do preparo na academia e no kart, ambos conhecem o circuito de Tarumã - embora não com os carros da GT. "Fiz três participações nesta pista pilotando o marcas regional e o Wagner fez corridas da Stock Car. Tarumã tem o traçado mais rápido do ano, vamos ter a maior media horária da temporada. São onze curvas em 3016 metros, contra sete curvas e 3058 metros de Cascavel, a segunda pista mais rápida. O preparo físico vai ser um fator muito importante no desempenho nesta etapa", esclarece Fabio.

Os pilotos da Ebrahim Motors/Audi Top Service aguardam um posicionamento da organziação para saber se haverá troca de pneus nas corridas em razão do asfalto abrasivo de Tarumã e pelas sequências de curvas para o lado esquerdo. "Com isso teremos que contar mais ainda com o trabalho da equipe para não perder tempo nas trocas de pneus", finaliza Wagner.

Apoios:
Audi Driving Experience
Audi Driving Experience oferece duas modalidades de curso que ensinam condução esportiva a bordo de um modelo Audi e pilotagem profissional. Os programas são divididos em S e RS, respectivamente, ministrados por pilotos profissionais e por uma equipe especializada da Audi. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 776 9696 ouade@audibrasil.com.br, acessadas pelo fanpage da Audi Brasil no Facebook.

Sparco

Os pilotos têm o patrocínio da Sparco, líder no automobilismo, marca associada à segurança e suporte dos pilotos na corrida. Com matriz na cidade de Torino, na Itália, a empresa está presente em todo o mundo, incluindo loja no Brasil, fornecendo peças como cintos de segurança, volantes e macacões, entre outros.
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Pablo Vaz

ALTA ROTAÇÃO: Peterhansel e Cottret confirmam presença no Rally ...

ALTA ROTAÇÃO: Peterhansel e Cottret confirmam presença no Rally ...: Franceses estarão na disputa com o Mini All4 Racing e a briga promete ser boa com o tetracampeão Guilherme Spinelli e seu Mitsubishi ASX ...

Peterhansel e Cottret confirmam presença no Rally dos Sertões e buscam o bicampeonato


Franceses estarão na disputa com o Mini All4 Racing e a briga promete ser boa com o tetracampeão Guilherme Spinelli e seu Mitsubishi ASX

Um dia após divulgar a lista de motos, quadris e UTVs, com grandes feras no off-road nacional e internacional, a Dunas Race - organizadora do Rally dos Sertões - anuncia os nomes dos pilotos e navegadores confirmados para a disputa de carros e caminhões na 21ª edição do maior rali do mundo disputado dentro de um único país.

Nos carros, o lendário Stephane Peterhansel e o navegador Jean-Paul Cottret chegam para lutar pelo bicampeonato, a bordo do Mini All4 Racing, vencedor da edição de 20 anos em 2012. Mas, novamente, a dupla terá de enfrentar um forte oponente na disputa da categoria T1-FIA: o tetracampeão Guilherme Spinelli e seu Mitsubishi ASX.

A briga promete ser boa e já começa em menos de duas semanas, na largada do rali em Goiânia (GO), no dia 25. A divisão carros ainda terá mais quatro categorias: Protótipos T1, Super Production, Pró Brasil e Production T2. São pilotos e navegadores de quatro países: Brasil, França, Chile e Holanda.

"Assim como nas motos, vai ser uma disputa de tirar o fôlego. Em 2012, o Peterhansel e o Cottret chegaram para disputar o Sertões pela primeira vez e faturaram o título. Agora teremos um dos ralis mais difíceis pela frente e já estamos todos ansiosos para ver essas duplas em ação, ao lado de outros nomes tão fortes, confirmados nas demais categorias", enfatiza Sabrina Proença, responsável pelo Departamento de Competição da Dunas Race.

Na Protótipos T1, a disputa também deve ser intensa do começo ao fim do rali. Marcos Moraes, vice-campeão em 2012, não estará competindo, já que voltou ao comando da organização da prova. Mas "passa o bastão" para o filho Lucas Moares, atual líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que vai correr as quatro primeiras etapas, válidas pelo Sertões Series. "Estou encarando como uma diversão, para conhecer um pouco o nosso evento por ‘dentro’", comenta Lucas, que terá o navegador Weidner Moreira a bordo do protótipo Sherpa.

Na direção do protótipo T-Rex - pilotado por Marcos Moraes em 2012 -, estará o experiente Klever Kolberg, ao lado de Flavio França. A categoria ainda terá os irmãos Cristian e Marcos Baumgart, com os navegadores Beco Andreotti e Kleber Cincea, respectivamente, e suas Mitsubishi L200 Triton Evo.

Na Super Production, Glaucio Vanderlinde (campeão da Production T2 em 2012) está entre os nomes fortes, ao lado do navegador André Lucas Munhoz (Mitsubishi TR4).

Já Jorge Wagenfuhr Junior e Marcos Panstein - campeões da Super Production em 2012 - decidiram encarar um novo desafio e estarão na Pró Brasil este ano. Com a ausência dos atuais campeões Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, que se recuperam de um acidente sofrido no Mundial de Rali, os vice-campeões de 2012 Mauro Guedes e Neurivan Calado (Mitsubishi Proton) também estão entre os favoritos na categoria.

E, na categoria Prodution T2, o Sertões terá o retorno do casal Willem van Hees e Doris van Hees (Troller). Ulysses Marinzeck Filho, que vinha competindo nos caminhões, também estará na categoria com a Troller.

Os Gigantes dos Sertões

Na categoria caminhões, Carlos Policarpo, Romulo Seccomandi e Davi Fonseca lutam por mais um título na categoria Leves, com um Ford F400. A briga será com o trio Felicio Tadeu Bragante / Ricardo de Paula Costa / Nelson Corder Junior, também com um Ford F400.

Entre os pesados, os atuais campeões Guido Salvini Netto / Flavio Bisi / Fernando Chwaigert (Mercedes Benz Atego 1725 4x4) disputarão o título com o pentacampeão Edu Piano e os navegadores Solon Mendes e Antonio Carlos de Sales (Ford Cargo 1933 4x4).

O Sertões 2013 será disputado do dia 25 de julho a 3 de agosto, com largada e chegada em Goiânia (GO). Serão mais de 4 mil quilômetros em 10 etapas da competição.

Veja a lista completa dos competidores de carros e caminhões:
http://www.sertoes.com/ListaExtraOficial_2013.html

Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:
http://facebook.com/sertoesoficial

Siga o Sertões no Twitter:
www.twitter.com/sertoesoficial

YouTube - Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace

Mais informações:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Caio Scafuro / Cleber Bernuci
fernanda@fgcom.com.br / caio@fgcom.com.br / cleber@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br
Foto: Theo Ribeiro/Fotoarena

ALTA ROTAÇÃO: Catarinense de Terra

ALTA ROTAÇÃO: Catarinense de Terra: Carro de Lucas Bornemann quebra em Ascurra   O piloto paranaenses Lucas Bornemann (Fricke Soldas/Merkle Balmer/Cassel Máquinas/WAP/Engep...

Catarinense de Terra


Carro de Lucas Bornemann quebra em Ascurra
 O piloto paranaenses Lucas Bornemann (Fricke Soldas/Merkle Balmer/Cassel Máquinas/WAP/Engepes/TBI Industries/Metabo/Cefec Pinhais) não foi bem na 4.ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo 2013, na categoria Marcas “A”, disputada no Autódromo Max Mohr, em Ascurra, nos dias 6 e 7 de julho. Sob o comando técnico da equipe Ávila Racing, do experiente preparado Nivaldo Ávila, o motor do Gol n.º 41 de Lucas quebrou na décima volta e o piloto abandonou a corrida.
Durante o treino classificatório que definiu o grid de largada, o carro de Lucas Bornemann teve problemas com um dos pistões do motor e conseguiu dar apenas uma volta rápida, marcando o terceiro tempo do grid. Na prova, Lucas largou bem e se manteve na “briga” pela liderança com os dois primeiros até a décima volta, quando o motor começou a “fumar”, quebrando logo em seguida, deixando o piloto a pé e abandonando a corrida, sem condições de pontuar nesta etapa.
Após a corrida, a equipe Ávila Racing descobriu que o que ocasionou as duas quebras foi uma falha no sistema de alimentação do carro. Com o resultado da etapa de Ascurra, Lucas Bornemann caiu da quarta para a quinta posição na classificação do campeonato. “Já sanamos o problema no motor do carro e vamos para a próxima etapa em Chapecó, animados com a consolidação dos bons resultados da equipe. Em Chapecó será um grande desafio, pois é a pista catarinense que eu menos andei. Participei de apenas uma prova em 2011 e com muitos problemas de uma corro novo, dei apenas dez voltas em todo o fim de semana. Mas quero aproveitar a rodada dupla no fim do mês, para pegar as manhas da pista e poder faturar bons pontos, não deixando os líderes do campeonato abrirem muita vantagem”, disse Lucas Bornemann (Academia Oxy Place/CT Noguchi’s).
- Classificação -
Com quatro etapas realizadas, a classificação do Campeonato Catarinense de Automobilismo 2013, na categoria Marcas “A” é a seguinte:
1.º) Fausto de Lucca, 109 pontos;
2.º) Christiano Bornemann, 84;
3.º) Samuel Deucher, 69;
4.º) Sidnei de Borba, 67;
5.º) Lucas Bornemann, 54; e em
6.º) Alexandro Spezia, 52.
A quinta etapa está marcada para os dias 27 e 28 de julho, no Autódromo de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.

MRT – Assessoria e Comunicação
bisponeto@terra.com.br


ALTA ROTAÇÃO: Automobilismo: Mineiro Victor Corrêa fica em sétim...

ALTA ROTAÇÃO: Automobilismo: Mineiro Victor Corrêa fica em sétim...: Brasileiro lidera desde a primeira etapa e quer ampliar vantagem na Inglaterra. O brasileiro Victor Corrêa (Unifenas) foi o sétimo mais ...

Automobilismo: Mineiro Victor Corrêa fica em sétimo nos treinos livres da Radical


Brasileiro lidera desde a primeira etapa e quer ampliar vantagem na Inglaterra.
O brasileiro Victor Corrêa (Unifenas) foi o sétimo mais rápido no último treino livre (sexta-feira) para a terceira rodada dupla da Radical Masters Euroseries, que será disputada neste final de semana (13 e 14/7) no circuito Silverstone Grand Prix, na Inglaterra. O treino de classificação da quinta etapa será realizado a partir das 5 horas (Brasília) de sábado, podendo ser acompanhado pelo site WWW.cronocaca.com.

"Temos que melhorar o carro nesta noite, para podermos brigar pelas três primeiras filas do grid de largada. Precisamos baixar pelo menos um segundo para estar ali na frente", admite Victor, que já conquistou duas pole positions neste ano.

O mineiro de Alfenas lidera o campeonato com 54 pontos, seis de vantagem para a dupla inglesa Tony Wells/James Littlejohn (Inglaterra), que estão na vice-liderança e fizeram o quarto tempo. A terceira posição é do lituano Konstantins Calko, com 42 pontos, que foi o quinto mais rápido.

"Tivemos alguns problemas de acerto no primeiro treino e por isto não usei pneus novos. Com as modificações que fizemos, já melhoramos no segundo treino, mas precisamos melhorar ainda mais, estamos um passo atrás de todos", contou o piloto da Unifenas.

"Ainda estou três décimos de segundo atrás de meus companheiros de equipe (Wells/Littlejohn) e a um décimo do lituano (Calko), que são os que mais me preocupam na classificação do campeonato. Se conseguir largar na frente deles já estarei um pouco mais satisfeito", comentou o líder do certame, que coleciona uma vitória, um segundo, um terceiro, um sexto lugar e duas voltas mais rápidas em quatro corridas.

O Radical Masters Euroseries é disputado com o protótipo Radical SR8, com 420 cavalos de potência e apenas 680 kg, relação peso-potência próxima à de um monoposto de categoria top, podendo atingir 290 km/h. O certame europeu é composto de seis rodadas duplas, em seis países diferentes, com transmissão pelo Euro Channel Eurosport.

Os mais rápidos no último treino livre de sexta-feira foram:
1)         Terrence Woodward (Inglaterra) e Ross Kaiser (Inglaterra), 1min59s783;
2)         Chris Hyman (África do Sul) e Alex Mortimer (Inglaterra), 1min59s825;
3)         Marcel Marateotto (Suiça) e Marco Cencetti (Itália), 1min59s957;
4)         Tony Wells (Inglaterra) e James Littlejohn (Inglaterra), 2min00s777;
5)         Mark Smithson (Escócia) e Christian Kronegard (Dinamarca), 2min00s909;
6)         Konstantins Calkos (Lituania), 2min00s946;
7)         Victor Corrêa (Brasil), 2min01s079;
8)         Robert Enestedt (Dinamarca), 2min01s284;
9)         Cantillon (Inglaterra), 2min02s062;
10)       Richard True (Inglaterra) e John Harrison (Inglaterra), 2min03s255.

A pontuação do Radical Masters Euroseries está assim:
1) Victor Corrêa (Brasil), 54;
2) Tony Wells (Inglaterra) e James Littlejohn (Inglaterra), 48;
3) Konstantins Calkos (Lituania), 42;
4) Terrence Woodward (Inglaterra) e Ross Kaiser (Inglaterra), 39;
5) Chris Hyman (África do Sul) e Alex Mortimer (Inglaterra), 36;
6) Jamie Contable (Inglaterra), 20;
7) Mark Smithson (Escócia) e Christian Kronegard (Dinamarca), 19;
8) Mike Cantillon (Inglaterra), 14;
9) Robert Enestedt (Dinamarca), 11;
10) Rob Wheldon (Inglaterra), Manhal Allos (Inglaterra) e Bassam Kronfli (Canadá), 7.

Visite WWW.victorcorrea.com.br
Mastermidia
João Alberto Otazú

Foto. Divulgação


ALTA ROTAÇÃO: Piquet Jr espera repetir na Nascar o top-10 obtido...

ALTA ROTAÇÃO: Piquet Jr espera repetir na Nascar o top-10 obtido...: Um dia depois de competir com o EVO 4x4 do X Team Mitsubishi, brasileiro volta à pista com o Camaro #30 A semana de rodada dupla para ...

Piquet Jr espera repetir na Nascar o top-10 obtido no rallycross em New Hampshire


Um dia depois de competir com o EVO 4x4 do X Team Mitsubishi, brasileiro volta à pista com o Camaro #30

A semana de rodada dupla para Nelsinho Piquet em New Hampshire começou com um top-10 no rallycross. De volta ao EVO XTR #12 do X Team Mitsubishi, o piloto brasileiro disputou na quinta-feira a primeira etapa da temporada do Global Rallycross Championship em solo americano e terminou a prova em décimo, uma posição acima do que conquistara em sua estreia na categoria nos X Games de Foz do Iguaçu em abril.

"Se conseguir repetir o top-10 neste sábado na corrida da Nationwide será um grande resultado", disse o pioneiro do automobilismo brasileiro na Nascar, a principal competição do esporte a motor nos EUA.

Sobre sua segunda experiência no GRC, Piquet Jr destacou a evolução do carro desde a etapa brasileira dos X Games. "O carro está mais rápido agora, mas a característica da pista aqui não era a mais favorável para a gente. Eram duas retas muito grandes, e nosso diferencial com o EVO é principalmente na tração, nas curvas, mais ainda na terra ou cascalho. Acabamos perdendo posição na reta e não deu para ir à final", avaliou o piloto.

Chefe do X Team Mitsubishi, Geraldo Rodrigues aponta que "foi importante conhecer nosso carro em pista com mais asfalto que terra". Ele destacou a informação acumulada em New Hampshire visando o melhor desenvolvimento do carro para os X Games de Los Angeles. "Agora sabemos melhor o caminho para termos um carro mais competitivo nos próximos X Games."

Nesta sexta-feira, Nelsinho retorna ao New Hampshire Motor Speedway. Agora com o Camaro #30 da equipe Turner Scott Motorsports. Estão programados dois treinos livres para a 17ª etapa da temporada 2013 da Nationwide Series, a primeira do piloto na categoria.

"Andei só uma vez de Nascar em New Hampshire, há mais de dois anos na Truck Series. Mas tivemos bons momentos em pista curta neste ano então espero ser competitivo novamente", afirmou. Ele é o 13º no campeonato, com 418 pontos.

Nesta etapa o Camaro #30 volta a apresentar a pintura predominantemente azul, com a Qualcomm de patrocinador principal. A Turner Scott Motorsports preparou para a corrida o chassi TMS-355, usado por Piquet Jr em quatro provas da temporada.

Situado no município de Loudon, a uma hora de Boston, o circuito tem uma milha de extensão com pouca inclinação nas curvas. Sua característica peculiar é a linha de chegada, de granito.

O treino de definição do grid acontece na manhã de sábado e a prova de 200 voltas tem largada prevista para 16h30 pelo horário de Brasília. O Fox Sports exibe a corrida ao vivo para o Brasil.

Resultado - GRC:
1.         Toomas Heikkinen
2.         Patrik Sandell
3.         Brian Deegan
4.         Tanner Foust
5.         Ken Block
6.         Sverre Isachsen
7.         Travis Pastrana
8.         Bucky Lasek
9.         Scott Speed
10.       Nelson Piquet Jr

Nationwide - Classificação no campeonato, após 16 de 33 provas
1. Regan Smith          558 pontos
2. Sam Hornish Jr.     552
3. Elliott Sadler 544
4. Justin Allgaier 543
5. Austin Dillon 541
6. Kyle Larson 516
7. Brian Vickers 505
8. Parker Kligerman 501
9. Brian Scott  494
10. Trevor Bayne 488
11. Alex Bowman 440
12. Mike Bliss 420
13. Nelson Piquet Jr. 418
14. Travis Pastrana 361
15. Reed Sorenson 338

Links
www.npiquet.com
twitter.com/nelsonpiquet
Contato
Luís Ferrari
imprensa@nelsonpiquet.com
Foto:CIA Stock

ALTA ROTAÇÃO: FIA WEC Le Mans 6 Horas de SP: AMK leva fãs de aut...

ALTA ROTAÇÃO: FIA WEC Le Mans 6 Horas de SP: AMK leva fãs de aut...: Entusiastas do mundo a motor têm chance única de conhecer todo o clima e ambiente de uma equipe profissional. Evento acontece no Autódromo...

FIA WEC Le Mans 6 Horas de SP: AMK leva fãs de automobilismo para viver dia como membro da Corvette


Entusiastas do mundo a motor têm chance única de conhecer todo o clima e ambiente de uma equipe profissional. Evento acontece no Autódromo de Interlagos de 30/08 a 01/09

Que fã de automobilismo não gostaria de passar um dia inteiro dentro do box de uma equipe e acompanhar de perto tudo o que acontece durante uma corrida? Agora isso é possível. A AMK Viagens criou um roteiro inédito que vai permitir, aos entusiastas do mundo a motor, viverem um fim de semana inesquecível e único sendo membro de uma equipe profissional durante o evento FIA WEC 6 Horas de São Paulo. A competição vai reunir em Interlagos as mais belas máquinas como Chevrolet, Audi, Honda, Aston Martin, Ferrari, Porsche, Lotus, entre outras.

O campeonato, criado em 2012 pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), é o maior evento de corridas de longa duração no mundo e é organizado em conjunto com o Automobile Club de L´Quest, que também realiza a lendária 24 Horas de Le Mans. A etapa São Paulo da competição será de 30 de agosto a 01 de setembro no tradicional autódromo de Interlagos.

Quem adquirir o pacote terá a chance de participar do FIA World Endurance VIP Experience como membro da equipe Corvette Racing / Larbre, atuais campeões mundiais em sua categoria, e que tem entre seus pilotos o brasileiro Fernando Rees. A participação na equipe permitirá ao fã ficar envolvido em toda movimentação dos boxes, conversas com pilotos e engenheiros, acompanhar as estratégias antes, durante e depois da corrida e ainda dará acesso a todas as atividades do Village, a área de entretenimento do evento.

O pacote de três noites de acomodação em hotel 4 ou 5 estrelas com café da manhã, inclui ingresso com acesso a arquibancada e a toda área de entretenimento do evento. Permite acessar o pit lane, sempre que o mesmo esteja aberto, acesso ao pit walk e sessão de autógrafos junto dos pilotos da equipe, acesso a pontos exclusivos da pista, oportunidade de conhecer todos os detalhes do interior do carro Corvette Racing, na companhia do piloto Fernando Rees. O roteiro tem o valor de R$ 4.359,00 por pessoa e conta também com os seguintes serviços:

•           Assistência e traslado do aeroporto / hotel e retorno em carro privado
•           Transporte em carro privado desde o hotel para o autódromo e espera para retorno ao hotel quando o cliente desejar
•           Uniformes para o visitante como membro da equipe
•           Acesso a todo o ambiente da equipe, contato com mecânicos, engenheiros, team manager, briefing interno dos pilotos
•           Acompanhar de perto a elaboração das estratégias de corridas e dos pit-stops
•           Acesso à coletiva de imprensa e sessão de autógrafos com os pilotos
Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula /Paula Maia / Caio Scafuro
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br / paula@fgcom.com.br / caio@fgcom.com.br
www.fgcom.com.brEntusiastas do mundo a motor têm chance única de conhecer todo o clima e ambiente de uma equipe profissional. Evento acontece no Autódromo de Interlagos de 30/08 a 01/09

Que fã de automobilismo não gostaria de passar um dia inteiro dentro do box de uma equipe e acompanhar de perto tudo o que acontece durante uma corrida? Agora isso é possível. A AMK Viagens criou um roteiro inédito que vai permitir, aos entusiastas do mundo a motor, viverem um fim de semana inesquecível e único sendo membro de uma equipe profissional durante o evento FIA WEC 6 Horas de São Paulo. A competição vai reunir em Interlagos as mais belas máquinas como Chevrolet, Audi, Honda, Aston Martin, Ferrari, Porsche, Lotus, entre outras.

O campeonato, criado em 2012 pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), é o maior evento de corridas de longa duração no mundo e é organizado em conjunto com o Automobile Club de L´Quest, que também realiza a lendária 24 Horas de Le Mans. A etapa São Paulo da competição será de 30 de agosto a 01 de setembro no tradicional autódromo de Interlagos.

Quem adquirir o pacote terá a chance de participar do FIA World Endurance VIP Experience como membro da equipe Corvette Racing / Larbre, atuais campeões mundiais em sua categoria, e que tem entre seus pilotos o brasileiro Fernando Rees. A participação na equipe permitirá ao fã ficar envolvido em toda movimentação dos boxes, conversas com pilotos e engenheiros, acompanhar as estratégias antes, durante e depois da corrida e ainda dará acesso a todas as atividades do Village, a área de entretenimento do evento.

O pacote de três noites de acomodação em hotel 4 ou 5 estrelas com café da manhã, inclui ingresso com acesso a arquibancada e a toda área de entretenimento do evento. Permite acessar o pit lane, sempre que o mesmo esteja aberto, acesso ao pit walk e sessão de autógrafos junto dos pilotos da equipe, acesso a pontos exclusivos da pista, oportunidade de conhecer todos os detalhes do interior do carro Corvette Racing, na companhia do piloto Fernando Rees. O roteiro tem o valor de R$ 4.359,00 por pessoa e conta também com os seguintes serviços:

•           Assistência e traslado do aeroporto / hotel e retorno em carro privado
•           Transporte em carro privado desde o hotel para o autódromo e espera para retorno ao hotel quando o cliente desejar
•           Uniformes para o visitante como membro da equipe
•           Acesso a todo o ambiente da equipe, contato com mecânicos, engenheiros, team manager, briefing interno dos pilotos
•           Acompanhar de perto a elaboração das estratégias de corridas e dos pit-stops
•           Acesso à coletiva de imprensa e sessão de autógrafos com os pilotos
Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula /Paula Maia / Caio Scafuro
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br / paula@fgcom.com.br / caio@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br
Foto: Divulgação

Equipes de fábrica confirmam presença no Rally dos Sertões 2013 na categoria motos


Honda Mobil, KTM, Yamaha e Kawasaki trazem equipes oficiais e suas "feras" para a competição, que será válida pelo Mundial Cross Country da FIM

Em ritmo de contagem regressiva para a 21ª edição do Rally dos Sertões, a maior competição off-road disputada dentro de um único país, a Dunas Race - organizadora do evento - divulgou esta semana a lista oficial de inscritos nas categorias moto, quadriciclos e UTVs.

Válido pelo Mundial Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), para motos e quadris, sendo a única etapa com peso 2 em 2013, o Sertões atraiu equipes oficiais de fábrica e suas estrelas para brigar pelo título.

Honda Mobil de Rally (com os brasileiros Jean Azevedo, Dario Julio, Nielsem Bueno e os irmãos Guto e Ike Klaumann), Yamaha Racing (com o bicampeão Cyril Despres e David Casteu), KTM (com o campeão de 2010 Marc Coma, Jakub Przygonski e Ruben Faria) e Kawasaki (com os irmãos Ramon e Moara Sacilotti) estão entre as equipes oficiais confirmadas para o Sertões.

Os competidores, das categorias motos e quadris, ainda estarão representando 10 países. Além dos brasileiros, o evento terá pilotos do Chile, França, Portugal, Holanda, Polônia, Espanha, Argentina, Uruguai e Catar.

"Sem dúvida, será uma das edições mais acirrada nas motos e quadris. A presença das equipes de fábrica demonstra a importância da competição, que será a única este ano com peso 2 no Mundial e os brasileiros terão a honra de acompanhar essa briga de perto", comenta Sabrina Proença, responsável pelo Departamento de Competição da Dunas Race.

"Nos quadris, também está confirmado o polonês Rafal Sonik, que em 2010 tornou-se o primeiro campeão estrangeiro do Sertões na categoria. Ainda teremos mais uma novidade com um representante do Catar, Mohamed Issa A M Abu-Issa, sem falar nos brasileiros Marcelo Medeiros, atual campeão, e Tom Rosa, campeão em 2011", destaca Proença.

"Pelo segundo ano, também teremos os UTVs na competição, com destaque para o campeão de 2012, Bruno Sperancini, e ainda o Carlo Collet, que já foi campeão nos quadris e agora luta por seu primeiro título na categoria", completa.

Além das motos, quadris e UTVs, o Sertões também conta com a disputa das categorias carros e caminhões, que terão suas listas oficiais divulgadas em breve. A competição começa no dia 25 de julho e termina no dia 3 de agosto, com a largada e a chegada em Goiânia (GO).

Veja a lista completa dos competidores das motos, quadris e UTVs:
http://www.sertoes.com/ListaExtraOficial_2013.html

Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:
http://facebook.com/sertoesoficial

Siga o Sertões no Twitter:
www.twitter.com/sertoesoficial

YouTube - Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace

Mais informações:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Caio Scafuro / Cleber Bernuci
fernanda@fgcom.com.br / caio@fgcom.com.br / cleber@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br

Foto: Jean-François Muguet

ALTA ROTAÇÃO: Copa Petrobras aquece motores para a terceira etap...

ALTA ROTAÇÃO: Copa Petrobras aquece motores para a terceira etap...: Mais uma rodada dupla, dia 21, será realizada nos 4.314 metros do Autódromo de Interlagos, a mais tradicional pista do automobilismo brasi...

Copa Petrobras aquece motores para a terceira etapa


Mais uma rodada dupla, dia 21, será realizada nos 4.314 metros do Autódromo de Interlagos, a mais tradicional pista do automobilismo brasileiro. Liderança é da Toyota seguida pela Honda, Chevrolet, Mitsubishi e Ford, que tem piloto novo.

A Copa Petrobras de Marcas terá, pelo menos, uma novidade no final de semana dos dias 20 e 21, quando será disputada a terceira etapa da temporada da categoria de carros de Turismo. O piloto Jaidson Zini completa a dupla de carros da Cesinha Competições e terá como companheiros, César Bonilha e Carlos SG, que dividem o cockit do outro Ford Focus da escuderia com sede no Paraná.

Jaidson Zini é natural de Cascavel, no oeste paranaense, cidade que tem tradição de formar grandes pilotos para o automobilismo brasileiro e internacional. Entre outros, de lá saíram, David Muffato, campeão da Stock Car em 2003, Diogo Pachenki, três vezes ganhador da categoria de acesso à Stock Car.

A liderança da Copa Petrobras de Marcas está nas mãos de Galid Osman (Toyota Corolla), vencedor das duas provas na rodada dupla em Brasília. Ele tem 70 pontos contra 69 do atual campeão Ricardo Maurício (Honda Civic). O terceiro lugar é de Leandro Romera (Chevrolet Cruze), com 62, e a seguir vêm Alceu Feldmann (Honda Civic), com 58 e Denis Navarro (Toyota Corolla) com 43.

Até agora foram disputadas duas das oito rodadas duplas e o título está totalmente em aberto, tanto entre os pilotos quanto entre as marcas, cuja liderança está em poder da Toyota (136 pontos) seguida pela Honda (131), Chevrolet (104), Mitsubishi (44) e Ford, com 38.

Por enquanto estão definidas 18 das 20 vagas existentes na categoria. Restam assentos somente num dos Ford Focus da Amir Nasr Racing e no Mitsubishi Lancer GT da Petrópolis Competições.

Relação de pilotos confirmados para a terceira etapa da temporada da Copa Petrobras de Marcas

Amir Nasr Racing (Ford Focus) - Vitor Meira

Toyota Bassani (Toyota Corolla) - Pedro Nunes e Denis Navarro

Carlos Alves Competições (Chevrolet Cruze) - Julio Campos/Gabriel Casagrande e Kreis Jr./Gustavo Martins

Cesinha Competições           (Ford Focus) - Cesar Bonilha/Carlos Souza e Jaidson Zini

Full Time Competições (Honda Civic) - Felipe Gama e Alceu Feldmann

JLM Racing (Honda Civic) - Vicente Orige e Ricardo Maurício

J. Star Competições (Chevrolet Cruze) - Fernando Fortes e Leandro Romera

Officer ProGP            (Mitsubishi Lancer) - Leonardo Nienkotter e Fernando Nienkotter

RZ Motorsport Toyota Corolla) - Thiago Marques e Galid Osman

Petrópolis Competições (Mitsubishi Lancer) - Eduardo Rocha.

Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br

Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)

Foto: Bruno Terena/Vicar

ALTA ROTAÇÃO: Sport Car Rally Team terá dois carros no 21º Rally...

ALTA ROTAÇÃO: Sport Car Rally Team terá dois carros no 21º Rally...: Equipe da Bahia compete pela segunda vez no principal evento off-road do País, que terá primeira de dez etapas, no dia 25 de julho, em Goi...

Sport Car Rally Team terá dois carros no 21º Rally dos Sertões


Equipe da Bahia compete pela segunda vez no principal evento off-road do País, que terá primeira de dez etapas, no dia 25 de julho, em Goiânia (GO)

Desta vez a equipe ganhou um reforço a mais e fez algumas modificações na configuração do quadro dos componentes na segunda maior competição cross country do planeta, no 21º Rally Internacional dos Sertões, atrás apenas do lendário Dakar. A equipe baiana situada na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no ano passado, tinha Cristiano Antônio Rocha como navegador no modelo Mitsubishi Pajero TR-4, mas para a edição 2013 será o piloto e, Rodrigo Cardoso, assumiu a posição no comando, como chefe de equipe. Sendo assim, Anderson Cleiton Geraldi será o companheiro de Cristiano no cockpit para a navegação, de 25 de julho a 03 de agosto, com largada e chegada em Goiânia (GO).

Apesar da pouco mais de um ano de experiência em competições no rali de velocidade cross country, já que só participou da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e do Sertões, Cristiano Rocha está otimista que o time conseguirá alcançar o objetivo traçado. "Nós gostamos do desempenho da TR-4 no rali do ano passado, e ficamos com confiança neste modelo, porque é um carro original de fábrica onde não tem adaptações mecânicas a serem testadas em prova. Pelo histórico deste veículo sabemos que não é um carro veloz e com potência, mas é constante e forte em relação às quebras. Os trechos de areião serão pesados, o grande desafio será andarmos no reduzido com a TR4 para obter melhor resultado", enfatiza o piloto Cristiano Rocha.

Cristiano e Anderson estão inscritos na categoria Production. "Achamos que será uma prova onde todo o conjunto, desde carro, piloto, navegador e equipe cada um terá sua grande importância, se um falhar coloca tudo em risco. Outro fator é a navegação, tem que ser perfeita para não danificar o equipamento", completa Anderson Geraldi.

DUPLA ESTREANTE

Mais surpresas na Sport Car Rally Team, José Silmar Nogueira e Alyson Clever Antunes, se juntam a equipe e enfrentarão pela primeira vez os 10 dias de provas no 21º Rally Internacional dos Sertões. A dupla está inscrita pela categoria Pró Brasil, com o veículo Sherpa. "O carro foi todo refeito. Trocamos o sistema de suspensão, inclusive amortecedores novos da marca baratec, o motor foi remapeado para ganhar mais potência e torque. Foram realizadas também várias outras mudanças, visando o reforço do carro para esta competição", contou o piloto. "O sistema de freio é a disco nas quatro rodas e os pneus são BF Goodrich", destacou Silmar Nogueira.

Silmar e Alyson aprovaram o percurso que será inédito para a dupla. "Muito bom, pois este ano está bem mais próximo para todos os competidores", disse. "Nunca participamos juntos e é meu primeiro sertões. O melhor até hoje já levantado. O nosso carro é forte e tem uma suspenção muito indicada para o roteiro desse ano. O Sherpa teve o motor trabalhado para mais durabilidade, a suspenção para ser mais confiável e a cabine melhorada para dar um pouco mais de conforto", garantiu o navegador Alyson.

As duplas e a equipe Sport Car Rally Team finalizam a preparação dos carros e ajustes finais na carreta oficina e dormitório para partirem em direção à Goiânia no dia 21 de julho.

A dupla da Sport Car Rally Team recebe o apoio da Semear Agrícola, Cheminova, Stoller, UPL, Nufarm, Helm, Parafuso & Cia, E. A. S. Serviços, Grupo Porto Brasil, Accert Transportes e Logística e Sementes Oilema.

Programação do 21º Rally dos Sertões:

Goiânia (GO)
22/07 - Abertura da Secretaria de Prova
23/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas e técnicas
24/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas, técnicas e briefings

1ª etapa: 25/07 - quinta-feira
Goiânia (GO) - Prólogo e Super Prime

2ª etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km

3ª etapa: 27/07, sábado
Pirenópolis (GO) - Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km (183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km

4ª etapa: 28/07, domingo
Uruaçu (GO) - Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km (180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km

5ª etapa: 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km (135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km

6ª etapa: 30/07, terça-feira
Natividade ((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km (182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km

7ª etapa: 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) - Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km (142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km

8ª etapa: 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) - Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km (258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km

9ª etapa, 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km (231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km

10ª etapa, 03/08, sábado (Final)
Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
Premiação

Assessoria de Imprensa equipe Sport Car Rally Team:
SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos
sig@sigcomunicacao.com.br
www.sigcomunicacao.com.br


Foto: Theo Ribeiro