quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Comunicado: Paulo Carcasci deixa o Super Kart Brasil em virtude de compromissos na Europa

Heptacampeão Brasileiro de kart foi um dos fundadores do campeonato que ajudou a elevar o nível do kartismo nacional

Dever cumprido. É assim que Paulo Carcasci, ex-piloto e heptacampeão brasileiro de kart, se despede do Super Kart Brasil, o popular SKB, que ajudou a elevar o nível das competições da modalidade e recolocou o kartódromo de Interlagos no cenário de grandes disputas. Carcasci deixa a sociedade em virtude da agenda apertada da temporada 2015, já que estará trabalhando na equipe Draco na F 3.5 World Series by Renault e também como coach do piloto André Negrão na GP2. Além disso, o heptacampeão brasileiro também atua como diretor técnico da Seletiva de Kart Petrobras, cargo que exerce há 17 edições em 2015.

Foram quatro anos e meio de envolvimento com o SKB, desde a fundação ao lado de outros seis kartistas (André Nicastro, Danilo e Dennis Dirani, Renato Russo, Ruben Carrapatoso e Sérgio Jimenez), promovendo campeonatos com objetivo de agregar cada vez mais experiências aos competidores.

Em carta, Carcasci diz que os objetivos foram alcançados em vários aspectos, elevando a qualidade das competições e da premiação. Confira:

"Gostaria de dizer que fundei o SKB junto aos outros seis multicampeões de kart com o intuito de fazer as melhores corridas de kart no país. Esse objetivo foi alcançado em vários aspectos. Conseguimos elevar a qualidade das competições de kart, além da premiação, e retornar Interlagos ao cenário do kart paulista como principal praça para a pratica.

Hoje existe conflito de interesses com outros trabalhos que faço e, portanto, tenho que deixar o grupo, mas saio satisfeito com os objetivos alcançados.

Em 2015 continuarei trabalhando com a Draco na F 3.5 WS by Renault, realizando coaching para o Andre Negrão na GP2 e ainda como diretor técnico da Seletiva de Kart Petrobras".

Para saber mais sobre o SKB, acesse: www.superkartbrasil.com.br



FGCom
Fernanda Gonçalves / Caio Scafuro
Foto: Fernando de Souza


Equipe Mitsubishi Petrobras sobe uma posição faltando dois dias para o fim do Rally Dakar

Carlos Sousa e Paulo Fiuza completam o trecho de hoje na 8ª colocação e agora ocupam o 8º lugar na classificação geral

No 11º dia de Rally Dakar, a Equipe Mitsubishi Petrobras ganha mais uma posição na classificação. Carlos Sousa e Paulo Fiuza terminam o dia em 8º e sobem para a 8ª colocação na geral. O trecho cronometrado de hoje teve 194 quilômetros por estradas argentinas.

"Fizemos uma bela especial, o carro estava impecável e não tivemos problemas. Estamos contentes de estar aqui nesse momento, na reta final.", comemora Carlos. "Como já havíamos previsto, não teremos muita diferença entre os tempos, as posições já estão praticamente definidas. Agora é torcer para que tudo dê certo e ficar atento para qualquer anomalia", afirma.


O trecho de hoje foi entre as cidades de Salta e Termas de Rio Hondo, com um total de 520 quilômetros. A cidade respira automobilismo e a chegada acontece no autódromo que recebeu o Mundial de Moto GP no ano passado.

"Faltam apenas duas para terminar. E hoje foi uma etapa do nosso tipo, com trechos rápidos, curvas fechadas e paisagens maravilhosas", garante Paulo. "É sempre bom voltarmos à Argentina e ver o público nos apoiando durante todo o trecho, na chegada e nos acampamentos. Eles ficam agitando as camisetas como se fossem bandeiras, é fantástico", disse.


"Essas duas especiais são as mais complicadas. Até chegarmos em Buenos Aires é atenção total. Só depois disso vamos relaxar", afirma o navegador.

Etapa 12 - 16 de janeiro
Termas de Rio Hondo / Rosario (ARG)
Deslocamento: 726 km
Especial: 298 km
Total: 1.024 km

Este será o maior dia do Rally Dakar 2015 e um dos maiores da história da prova. Serão 1.024 quilômetros, mas com uma especial curta, de 298 km. O penúltimo dia reserva surpresas, com uma vegetação típica da região e que exige muitos cuidados com o ASX Racing.


Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos

Fotos: José Mario Dias / Mitsubish - Gustavo Epifânio / Mitsubishi - Victor Eleuterio / Mitsubishi

Integração entre Super Kart Brasil e Campeonato Paulista promete agitar o kartismo nacional

Com novo patrocinador máster, temporada 2015 tem início no dia 25 na Aldeia da Serra

A temporada brasileira do esporte a motor começa no próximo dia 24 com a primeira etapa do Super Kart Brasil. Agora 100% integrado ao tradicional Campeonato Paulista da modalidade, o SKB promete mobilizar o cenário do kartismo brasileiro.

Serão seis etapas ao longo do ano, com o formato já consagrado no evento: tomada de tempo e duas corridas por dia, no sábado e no domingo. A única exceção é a categoria Sênior, que terá a programação concentrada no sábado (uma tomada e duas corridas), pensando no conforto e compromissos familiares dos pilotos, que terão os domingos livres.


"Esperamos uma temporada de altíssimo nível, como se fossem seis edições do Campeonato Brasileiro", observou Claudio Wilson Vieira, presidente do Interlagos Motor Clube. "A integração do SKB com o Paulista une os interesses reais do kartismo."

O piloto Sergio Jimenez, um dos fundadores do SKB, observa que a fusão com o Paulista coroa o conceito de "campeonato de kart feito por kartistas para kartistas". "O Campeonato Paulista de Kart é famoso por ser uma das competições mais difíceis do esporte a motor em escala mundial. A parceria com o SKB chancela o trabalho que fizemos na organização do evento nos últimos anos e nos permite algumas novidades para esta temporada."

Além do título de campeão paulista para o vencedor do SKB, a edição 2015 deverá ter pilotos convidados, um novo sistema de credenciamento via site, um pacote de inovações em mídias sociais e a expectativa de integração maior com outras categorias nacionais do automobilismo.


Outra grande novidade do SKB - Paulista é a chegada de um patrocinador máster, cujo nome será anunciado a seguir.

"Pensamos o evento como um todo de forma a valorizar os pilotos e favorecer a participação do maior número de concorrentes. Na formulação do calendário, por exemplo, tivemos o cuidado de evitar conflitos de datas com as principais corridas de carro no ano. Também marcamos as etapas com 45 dias de intervalo, sendo quatro etapas no primeiro e semestre e duas no segundo, para garantir aos competidores um prazo para recuperar o fôlego financeiro entre as corridas, sem comprometer o orçamento para o Campeonato Brasileiro", acrescentou Jimenez.

A primeira das seis etapas acontece nos dias 24 e 25 de janeiro, no kartódromo da Aldeia da Serra. As próximas cinco etapas estão designadas para Interlagos.

Serão disputadas dez categorias: Cadete, Graduados, Junior, Junior Menor, Sênior, Shifter (KZ/KZ2), Sprinter e Super Sênior.

SKB - Paulista - Calendário 2015*:
24 e 25/jan - Aldeia da Serra
7 e 8/mar - Interlagos
2 e 3/mai - Interlagos
6 e 7/junho - Interlagos
26 e 27/setembro - Interlagos
28 e 29/novembro - Interlagos
*Cronograma sujeito a alterações

Luís Ferrari

Fotos: Mauricio Villela / Luiz Pinheiro

Interlagos entra em nova fase de reformas

Interlagos entra em nova fase de reformas


A nova fase de reformas no Autódromo Municipal José Carlos Pace, no bairro paulistano de Interlagos, começa na próxima segunda-feira, 19.

 Isso significa dizer que a pista estará interditada até que sejam concluídas as obras de construção dos boxes auxiliares, que terão lugar no trecho que outrora era compreendido pelas curvas 1 e 2.

Estima-se que em maio seja possível usar o circuito a partir dos boxes auxiliares, uma vez que as obras na área dos boxes principais independem da paralização da pista.

Por Americo Teixeira Jr
DIÁRIO MOTORSPORT



GP2 - VANDOORNE E ART JUNTOS NOVAMENTE PARA 2015

Vice-Campeão 2014 retorna à GP2 Série

ART Grand Prix tem o prazer de anunciar que 22 anos de idade piloto belga Stoffel Vandoorne permanecerá com o esquadrão baseado em francês para sua segunda temporada consecutiva na GP2 Championship Series.
Stoffel impressionou desde sua corrida de estreia na série ao vencer a primeira corrida principal da temporada de 2014 no Bahrain antes de seguir-se o excelente desempenho com mais três vitórias, quatro pole positions consecutivas e um total de dez pódios para terminar sua temporada de estreia em uma excelente segundo lugar na série alimentador F1.

2015 será vê-lo disputar as cores da ART, mais uma vez com o objetivo principal que é reivindicar a glória do campeonato na classificação de pilotos e para retornar a equipe para o chefe do leaderboard, uma posição que eles têm confiança realizadas três vezes no passado.

Stoffel Vandoorne"Na sequência de uma grande temporada em 2014, estou muito feliz em continuar com a ART Grand Prix na GP2. Nós mostramos que somos o time a ser batido e muitos de nossos concorrentes já têm apontado para nós como seu alvo, que é normal e bastante lisonjeiro. Estou confiante, pois será o meu segundo ano com uma equipe fantástica que eu conheço bem. Além do DRS, os regulamentos não vai mudar e agora tenho experiência dos circuitos, raças pit stops e gestão de pneus. O objectivo é claro: queremos ganhar o título ".

Sébastien Philippe (Team Manager):  "Os resultados de nossa primeira colaboração com Stoffel na GP2 em 2014 falam mais que palavras! Ele faz parte dessa geração de motoristas naturalmente talentosos, que trabalham duro e são brilhantes tecnicamente. Ele é instantaneamente capaz de se adaptar em um contexto profissional para que ele possa tirar o máximo do carro e seus colegas. Suas qualidades pessoais também são fortes com seus grandes ambições semelhantes ao da ART Grand Prix. Depois de um excelente primeiro ano em que ele perdeu o título por muito pouco, não faz sentido que continuemos essa parceria na busca pelo título em 2015. "


Comunicado de imprensa ART Grand Prix

KantanKart ganha força no kartismo brasileiro

Diversas novidades para 2015 colocam campeonato entre os grandes do país

O KantanKart inicia a terceira temporada de sua história com o objetivo de consolidar-se como um dos principais campeonatos de kart do Brasil. Seguindo o conceito de "muito fácil", o Kantan apresentou, no fim do ano passado, seu novo formato com a criação de novas categorias e a presença de importantes nomes do kartismo como parceiros. Além disso, a organização do campeonato estabeleceu o Kartódromo Arena Brasil Kirin, em Itu (SP), como sede das seis etapas programadas para a temporada 2015.

"Será uma nova fase do KantanKart. Nos dois últimos anos, conseguimos colocar o campeonato no mapa do kartismo brasileiro e atraímos diversos pilotos, que gostaram muito do conceito que criamos. Agora estamos ajustando algumas partes e identificamos a falta de uma categoria de início, que será a Cadete. Teremos quatro categorias no total a um custo baixo para os padrões do kartismo brasileiro", afirmou o promotor do evento, Walter Savaglia. "Neste ano, teremos também o apoio de nomes consagrados do kartismo do país e profissionais renomados que têm bastante experiência no esporte a motor, como o Ricardo Tedeschi, o Lua e o Eduardo Gozzano", continuou.


Além da Cadete, o campeonato manterá as categorias U-13 e Top e colocará a Sênior para pilotos com mais experiência. "Acredito muito no crescimento do campeonato. O Kantan já demonstrou que veio para ficar. A categoria Cadete é de extrema importância para os jovens que querem entrar no kartismo. A U-13 e a Top já mostraram que deram certo e a Sênior abre possibilidades para pilotos experientes. Além disso, os novos chassis serão nacionais e isso facilitará muito o trabalho da organização, tanto do ponto de vista de custos quanto de logística", disse o piloto Dennis Dirani, que colaborará na parte técnica ao lado do irmão Danilo Dirani, de Danilo e Daniel Ramalho, Dibo, Zé Bolão e Walter Travaglini.

Para este ano, os chassis serão da linha KantanKart Bravar da fabricante Birel Sudam, que substituem os equipamentos italianos da PCR. Ao contrário do ano passado - os pilotos alugavam os karts -, os competidores inscritos para o campeonato serão donos de seu próprio chassi. O piloto compra o equipamento no início do ano e correrá com ele durante toda a temporada, mas a manutenção e posse do chassi ficará a cargo da organização até o fim do ano.

"A Birel Sudam é uma marca renomada no mercado. Através de nossos parceiros, conseguimos viabilizar o modelo Bravar/Birel Sudam, que é excelente e tem um custo muito acessível", disse Savaglia. Os motores também serão modificados. Na categoria U-10, serão os Honda RBC. Na U-13 e Top, os propulsores serão Iame MY RBC, e na Senior, Iame Tag. "A RBC é uma das melhores empresas fornecedoras de motores do Brasil. Com ela como parceira, vamos reduzir ainda mais os custos para os pilotos e a atratividade, já que os motores serão homologados", explicou.


A premiação também continuará fazendo parte do campeonato. No ano passado, os vencedores de cada etapa da classe K2 (Top) ganharam um dia de testes na F4 Sul-americana. Neste ano, haverá prêmios e descontos especiais para aqueles que optarem por correr na categoria continental. O objetivo é criar um plano de carreira para jovens talentos. "Essa parceria tem dado muito certo. Vejo a F4 Sul-americana como a melhor opção para quem está iniciando no automobilismo e o Tato, organizador da categoria, tem o mesmo pensamento que o nosso. A ideia é criar uma escada do kart para o automobilismo. Queremos preparar novos pilotos da melhor maneira possível", afirmou o promotor.

Para cumprir essa meta de desenvolvimento de pilotos, a organização do KantanKart baixou ainda mais os preços. Na categoria Cadete, o custo será de R$ 850,00 e inclui motor, inscrição e combustível. Os chassis serão fornecidos gratuitamente pela Birel Sudam aos pilotos até o fim do ano. Nas categorias U-13 e Top, o valor para cada etapa é de R$ 4.650,00 e inclui aluguel de motor, carburador e escapamento, parcela da compra do chassis, inscrição e combustível. Na Sênior, o custo é de R$ 4.850,00 e inclui aluguel de motor, carburador e escapamento, parcela da compra do chassis, inscrição e combustível. A apresentação oficial da nova temporada do KantanKart será no dia 8 de fevereiro durante a Copa Verão, que será realizada no Kartódromo Arena Brasil Kirin, em Itu (SP).

O KantanKart é promovido pela MMKT Sports Marketing, conta com supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), patrocínio da Gluby Fair Trade and Fashion, PlayTV, fornecimento de chassis Bravar/Birel Sudam, motores da RBC e apoio da Cartone Design, X-Trax, Wurth do Brasil, Ituano Motor Sport Club, F4 Sul-americana e MediaOne Communications, agência de comunicação do KantanKart.

Calendário KantanKart 2015:
28 de março - 1ª etapa
19 de abril - 2ª etapa
17 de maio - 3ª etapa
14 de junho - 4ª etapa
16 de agosto - 5ª etapa
20 de setembro - 6ª etapa
25 de outubro - 7ª etapa (Copa Bravar)
21 e 22 de novembro - 8ª e 9ª etapas (Copa RBC)
13 de dezembro - 10ª etapa (Copa MMKT)


Ricardo Montesano

Fotos: Cris Reis

Onix Ganha Versão Com Visual Esportivo

• Modelo Effect é caracterizado pelo acabamento exclusivo que inclui kit aerodinâmico, rodas aro 15’ grafite, teto em preto alto brilho e interior igualmente personalizado pelo Centro de Design Chevrolet

• Transmissão manual, sistema multimídia Chevrolet MyLink, painel digital e volante multifuncional de base reta e maior espessura fazem parte do pacote

• Apesar de vir completo e agregar novos acessórios, Onix Effect estreia pelo mesmo preço da versão LTZ, também equipada com o motor de 106 cv, o 1.4 aspirado flex mais potente

Em razão da surpreendente receptividade do consumidor ao conceito Onix Effect, exibido durante o Salão do Automóvel de São Paulo, há pouco mais um mês, a Chevrolet decidiu logo transformá-lo em uma versão de produção.

Ela se destaca pelo acabamento esportivo, pela extensa lista de itens de conveniência, conforto e segurança e pelo motor de 1.4 litro flex com 106 cavalos. A transmissão é manual, de cinco velocidades, combinando com a proposta do carro.

A série Effect é conhecida no mercado por agregar exclusividade a produtos da Chevrolet e, no passado, já caracterizou outros modelos da marca, sendo o Onix primeiro de produção nacional.

Todo o pacote de personalização do exterior e do interior do carro foi desenvolvido em conjunto com o Centro de Design da Chevrolet no Brasil, considerado na atualidade um dos mais completos e importantes da GM no mundo.

“O Onix Effect traz diversos acessórios exclusivos, como o spoiler dianteiro, as saias laterais, o aerofólio e um extrator na traseira, que melhoram o coeficiente aerodinâmico. Outro elemento que chama a atenção no carro é o teto pintado em preto alto brilho, criando efeito parecido com o de uma cobertura de vidro”, diz Carlos Barba, diretor executivo de design da GM América do Sul.

Visual impactante

Grade toda preta, faróis com máscara negra, luzes de neblina, lanternas com detalhes escurecidos, rodas aro 15 em tom grafite, pneus 185/65 e decalques coloridos no capô, nas laterais e na tampa do porta-malas caracterizam a nova versão, identificada pela logomarca “Effect”, na porta.
O visual externo conta ainda com os retrovisores e os adesivos da coluna B em preto brilhante, dando amplitude à área envidraçada e, junto com o teto de mesma tonalidade, conferem maior fluidez ao design e aumentam a proporção abaixo da linha de cintura do veículo.

O Onix Effect chega às concessionárias a partir da segunda quinzena de dezembro em duas opções de cores: Branco Summit e Vermelho Pepper, sempre com três anos de garantia.

O interior também ganhou esportividade com o volante com empunhadura mais espessa e base reta, igual ao de bólidos de competição. Ele tem teclas de controle do sistema multimídia Chevrolet MyLink. Os botões permitem ao condutor mudar as estações do rádio e fazer ou aceitar ligações telefônicas.

Assim como as molduras das saídas de ar no painel, o volante traz acabamento em vermelho acetinado. Há ainda tapetes bordados e quadro de instrumento com grafismo alusivo à nova versão.

Ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista envolventes com regulagem de altura, alerta para esquecimento do cinto de segurança, travas e vidros elétricos dianteiros com comando na chave, freios ABS com EBD e airbag duplo, por exemplo, são itens de série.

“O Onix Effect irá agradar principalmente aquele consumidor que busca um compacto prático, ágil e econômico para o uso urbano, porém com um visual mais arrojado e preço atraente”, define Marcos Munhoz, vice-presidente da GM.

Esportivo acessível

Apesar de vir completo e agregar acessórios exclusivos, o Onix Effect estreia pelo mesmo preço da versão LTZ, igualmente equipada com o motor SPE/4 de 106 cavalos, o 1.4 aspirado flex mais potente do mercado.

A transmissão é manual com alta capacidade de sincronização, que possibilita trocas rápidas e inversão de sentido de forma suave e com baixo esforço.
O Onix completou no mês passado dois anos no mercado brasileiro com recorde de vendas. Em novembro foram emplacadas 14.484 unidades do modelo, pioneiro no segmento a oferecer sistema de conectividade multimídia e transmissão automática de seis marchas.

A melhor marca até então havia sido registrada em junho deste ano, quando 14.017 unidades do Onix foram emplacadas no país. Todas as versões do carro trazem um amplo pacote de itens de conforto e segurança de série, como ar-condicionado e direção hidráulica.

Lançado em novembro de 2012, o Onix transformou-se rapidamente no Chevrolet mais vendido da linha e, recentemente, foi apontado como o carro com o maior valor de revenda do país, segundo levantamento feito pela AutoInforme, o que comprova sua excelente aceitação.


Fonte: Site da montadora