sábado, 31 de agosto de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Sergio Jimenez coloca Voxx Racing na 3ª...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Sergio Jimenez coloca Voxx Racing na 3ª...: Pela quinta vez na temporada 2013, Voxx Racing coloca ao menos um dos carros do time entre os dez primeiros colocados no grid de largada: S...

Stock Car: Sergio Jimenez coloca Voxx Racing na 3ª fila para corrida de Cascavel neste domingo

Pela quinta vez na temporada 2013, Voxx Racing coloca ao menos um dos carros do time entre os dez primeiros colocados no grid de largada: Sergio Jimenez parte de sexto em Cascavel e, após uma quebra, Denis Navarro larga em 21º

Estreante na Stock Car, pela quinta vez na temporada 2013 a Voxx Racing conquista um lugar entre os dez primeiros no grid de largada. Em Cascavel, Paraná, Sergio Jimenez largará em sexto e Denis Navarro em 21º.

Fazendo o primeiro tempo de seu grupo no Q1, Sergio Jimenez classificou para o Q2 na nona colocação. Na Super Pole, parte final do treino e que reúne os dez melhores colocados, o piloto do #73 fez ótimas voltas, conquistou o melhor tempo de todo o treino no segundo setor e irá partir, assim como em São Paulo, Interlagos, primeira etapa do ano, na terceira fila.

"O fim de semana começou difícil, mas com a ajuda de nossos engenheiros, mecânicos e do chefe de equipe, mudamos o carro e tudo começou a melhor para nós. Mesmo sem poder andar do modo que gostaríamos nos treinos livres, pois perdemos alguns jogos de pneus em escapadas de pista, fomos com muita confiança para o classificatório. Fizemos uma boa volta no treino, mas passamos um sufoco para entrar na Super Pole. No Q2, melhoramos ainda mais, fiz boas parciais e por 40 milésimos não largamos em terceiro. Mas todos estão de parabéns com o resultado hoje. Amanhã e se manter bem no começo da prova para terminar a corrida o mais na frente possível", disse Sergio Jimenez.

William Lube, chefe da equipe Voxx Racing, elogiou o trabalho de todos integrantes da equipe, que trabalharam duro para ajudar a conquistar a posição.

"Crescemos demais treino a treino hoje. A equipe desenvolveu muito, os mecânicos estão de parabéns, a engenharia fez um trabalho fantástico. E a sexta colocação com Sergio é a segunda melhor marca da equipe na temporada, só perdendo para Interlagos, onde ele mesmo largou em quinto. Estávamos esperando tempos largar na frente assim, pois de no meio do grid sabemos que é bem mais complicado. Amanhã é concentração total, pois precisamos de bons pontos", disse William Lube, comentando também sobre Denis Navarro, que também tinha tudo para ir para a parte final do treino. "Denis vinha em uma volta rápida, mas deu uma escapada na entrada da reta, se não também estaria no Q2", comentou William Lube.

Denis Navarro, top-10 no primeiro treino livre de Cascavel e dono da oitava posição no grid na primeira vez que a categoria visitou a cidade paranaense, em meados de junho, teve problemas em seu carro que o atrapalhou no final do classificatório.

"Tinha uma grande chance de ir para o Q2, mas na volta que vinha para entrar na Super Pole, passei um pouco na entrada da reta, escapei um pouco, e passei pelos ressaltos depois da zebra, o que quebrou meu carro. Com certeza tínhamos equipamento para ir para o Q2... espero que consigamos marcar bons pontos amanhã na corrida", revelou Denis Navarro.

Para a etapa paranaense, a imagem das apresentadoras Sabrina Sato e Fernanda Motta continuará estampando os capôs dos carros de Sergio Jimenez e Denis Navarro, respectivamente, promovendo a marca de shakes emagrecedores da linha Redubío, da Nutracom, marca líder de vendas no Brasil da qual elas são as novas garotas-propaganda.

O pole position da etapa foi Rubens Barrichello. A oitava etapa da temporada 2013 da Stock Car será neste domingo, às 11h30, com transmissão ao vivo pelo Sportv.

Veja o grid de largada de Cascavel, PR:
1. Rubens Barrichello (Full Time Competições) - 1:01.857
2. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) - 1:01.919
3. Cacá Bueno (Red Bull Racing) - 1:02.160
4. Max Wilson (Eurofarma RC) - 1:02.163
5. Marcos Gomes (Carlos Alves Competições) - 1:02.169
6. Sergio Jimenez (Voxx Racing Team) - 1:02.198
7. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - 1:02.211
8. Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing) - 1:02.229
9. Daniel Serra (Red Bull Racing) - 1:02.287
10. Vitor Genz (Gramacho Competições) - 1:02.457

11. Duda Pamplona (Officer ProGP) - 1:02.463
12. Diego Nunes (RC3 Bassani) - 1:02.465
13. Valdeno Brito (Shell Racing) - 1:02.467
14. Rafa Matos (Hot Car Competições) - 1:02.504
15. Julio Campos (Prati-Mico's Racing) - 1:02.525
16. Ricardo Sperafico (Officer ProGP) - 1:02.530
17. Gabriel Casagrande (RC3 Bassani) - 1:02.542
18. Rodrigo Sperafico (Prati-Mico's Racing) - 1:02.567
19. Galid Osman (Ipiranga-RCM) - 1:02.591
20. Allam Khodair (Vogel Motorsport) - 1:02.672
21. Denis Navarro (Voxx Racing Team) - 1:02.682
22. Lico Kaesemodel (Boettger Competições) - 1:02.693
23. Felipe Lapenna (Hanier Racing) - 1:02.696
24. Ricardo Zonta (BMC Racing) - 1:02.724
25. Luciano Burti (Boettger Competições) - 1:02.784
26. Tuka Rocha (BMC Racing) - 1:02.832
27. Alceu Feldmann (Full Time Competições) - 1:02.833
28. Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing) - 1:02.856
29. Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições) - 1:03.234
30. David Muffato (Carlos Alves Competições) - 1:03.277
31. Wellington Justino (Hot Car Competições) - 1:03.306
32. Popó Bueno (Shell Racing) - 1:03.368
33. Fabio Fogaça (Vogel Motorsport) - 1:03.722
34. Beto Cavaleiro (Hanier Racing) - 1:04.807

RF1 Jornalismo
Foto: Gagliano/Hyset/RF1


ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Barrichello larga da pole. Diego Nunes ...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Barrichello larga da pole. Diego Nunes ...: Estreante na RC3 Bassani, Gabriel Casagrande larga da nona fila. Piloto com o maior número de corridas na Fórmula 1, Rubens Barrichello...

Stock Car: Barrichello larga da pole. Diego Nunes parte da sexta fila. Estreante na RC3 Bassani, Gabriel Casagrande larga

Estreante na RC3 Bassani, Gabriel Casagrande larga da nona fila.

Piloto com o maior número de corridas na Fórmula 1, Rubens Barrichello (Medley) conquistou a sua primeira pole position na Stock Car. A sétima etapa da principal categoria do automobilismo brasileiro será realizada em Cascavel (PR) neste domingo (1º/9), a partir das 11 horas, para 40 minutos + 1 volta de disputas, com transmissão ao vivo pelo Sportv, além da TV Stock Car e também pelo Live Timing no site www.stockcar.com.br.

A segunda posição é de Ricardo Maurício (Eurofarma), vice-líder do certame, apenas 62 milésimos de segundo mais lento do que Rubinho. O líder na pontuação Cacá Bueno (Red Bull) vai largar da terceira posição.

Terceiro no grid de largada na primeira passagem das Stock Car em Cascavel nesta temporada, desta vez Diego Nunes (Petronas/Chocolates Garoto) vai partir da sexta fila. "O nosso carro era muito bom na chuva, quando corremos aqui no mês retrasado, e terminamos a corrida em quarto. Desta vez, com pista seca, melhoramos a cada treino e fiquei fora da Superclassificação com os dez primeiros por menos de 10 milésimos de segundo. Mas foi bom, a categoria está muito competitiva", comentou Nunes, que larga da 12ª posição.

Estreando na categoria nesta prova, o paranaense Gabriel Casagrande (Castor Chocolates/Simeira Corretora de Seguros/RC3 Bassani) fez uma excelente classificação e vai abrir a nona fila do grid, exatamente no meio do pelotão de 34 carros.

"Eu não esperava ir tão bem. A equipe me recebeu bem e estou me sentindo bem para fazer o melhor trabalho possível. Tenho que agradecer e parabenizar a equipe e espero que possamos continuar fazendo um belo trabalho amanhã. O Stock Car não é um carro simples de guiar, mas com a ajuda de todos me adaptei rápido", comemorou o piloto de apenas 18 anos de idade, que depois de correr de Fórmula Renault na Europa está fazendo apenas sua oitava corrida de Turismo.

O engenheiro Eduardo Bassani está muito confiante de que seu time possa novamente brigar pelas primeiras posições na corrida. "Tivemos uma boa performance hoje e ficamos fora dos dez primeiros do grid com o Diego (Nunes) no último minuto da classificação. Ele merecia estar mais a frente pelo belo trabalho que fez, mas a categoria está extremamente equilibrada. E o Casagrande é uma grata surpresa. É gratificante receber um estreante deste nível", elogiou o chefe da equipe RC3 Bassani/Petronas.

"Estrategicamente estamos muito bem para a corrida. Teremos três push-to-pass a mais do que os dez primeiros do grid e por isto esperamos estar na briga ali na frente com o Diego desde as primeiras voltas. Para o Gabriel a nossa expectativa é que ele pontue logo em sua estreia", encerrou.

O grid da Stock Car em Cascavel ficou assim:
1) Rubens Barrichello, Chevrolet, 1min01s857;
2) Ricardo Mauricio, Chevrolet, 1min01s919;
3) Cacá Bueno, Chevrolet, 1min02s160;
4) Max Wilson, Chevrolet, 1min02s163;
5) Marcos Gomes, Peugeot, 1min02s169;
6) Sérgio Jimenez, Peugeot, 1min02s198;
7) Thiago Camilo, Chevrolet, 1min02s211;
8) Atila Abreu, Chevrolet, 1min02s229;
9) Daniel Serra, Chevrolet, 1min02s287;
10) Vitor Genz, Peugeot, 1min02s457;
12) Diego Nunes, Peugeot, 1min02s465;
17) Gabriel Casagrande, Peugeot, 1min02S542.

A RC3 Bassani Racing tem os patrocínios de Petronas Lubrificantes Brasil S/A e Chocolates Garoto S/A.
Mastermidia
João Alberto Otazú

Foto: Vanderlei Soares

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Paranaenses formam "paredão" no meio do...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Paranaenses formam "paredão" no meio do...: Júlio Campos, Ricardo Sperafico, Gabriel Casagrande e Rodrigo Sperafico largam em posições subsequentes na metade do pelotão da corrida des...

Stock Car: Paranaenses formam "paredão" no meio do grid em Cascavel

Júlio Campos, Ricardo Sperafico, Gabriel Casagrande e Rodrigo Sperafico largam em posições subsequentes na metade do pelotão da corrida deste domingo. Júlio é o 15o e Rodrigo, o 18o

Quatro posições subsequentes serão ocupadas pelos quatro pilotos paranaenses mais bem colocados no grid de largada para a oitava etapa da Stock Car. O grupo, liderado pelo curitibano Júlio Campos, formará um verdadeiro "paredão" de pilotos da casa na volta da categoria ao autódromo de Cascavel, no Oeste do estado. Ao lado de Júlio na oitava fila larga Ricardo Sperafico. Logo atrás, abrindo a nona fileira, sai Gabriel Casagrande, e na sequência aparece Rodrigo Sperafico.


A diferença de Campos para Rodrigo Sperafico foi de apenas 0s042, o que mostra o equilíbrio da etapa. "Temos quatro pilotos, de três equipes diferentes, separados por quatro centésimos de segundo, o que é muito pouco. Realmente teremos uma corrida bastante competitiva neste fim de semana", falou Júlio, o oitavo na tabela de pontos do campeonato.

Depois de brigar pela pole e de conquistar o primeiro pódio para a Prati-Donaduzzi na Stock Car, Júlio esperava disputar a segunda parte do treino classificatório deste sábado, mas revelou que foi atrapalhado por um piloto mais lento em sua melhor volta. "A possibilidade era real de estar entre os dez primeiros, mas fui atrapalhado. Como consolo fica o fato de termos um carro rápido, e podermos acionar três vezes a mais o botão de ultrapassagem do que os pilotos que estão largando nas dez primeiras posições", acrescentou.

Para Rodrigo Sperafico, o treino classificatório de Cascavel comprovou a evolução que vem sendo sentida em seu carro após a chegada de Luis Trinci, o Dragão, para trabalhar o desenvolvimento de seu chassi. "Passamos a ter um engenheiro para cada carro, e isso é sempre muito positivo em uma equipe de corridas, porque há mais tempo para o desenvolvimento do carro durante o fim de semana. Começamos este novo formato de trabalho em Ribeirão Preto e os resultados estão se tornando mais consistentes. Meu carro já está melhor neste fim de semana, e com certeza estaremos melhor nesta corrida do que estivemos em Ribeirão", comentou Rodrigo.

A etapa de Cascavel foi marcada, também, pela primeira pole position de Rubens Barrichello na Stock Car. A largada para a oitava etapa da temporada está marcada para às 11h30 deste domingo, com transmissão ao vivo pelo SporTV. Veja o grid de largada completo para a corrida deste domingo no Paraná:

1) Rubens Barrichello (Full Time Competições), 1min01s857
2) Ricardo Mauricio (Eurofarma RC), 1min01s919
3) Cacá Bueno (Red Bull Racing), 1min02s160
4) Max Wilson (Eurofarma RC), 1min02s163
5) Marcos Gomes (Carlos Alves Competições), 1min02s169
6) Sergio Jimenez (Voxx Racing Team), 1min02s198
7) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), 1min02s211
8) Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing), 1min02s229
9) Daniel Serra (Red Bull Racing), 1min02s287
10) Vitor Genz (Gramacho Competições), 1min02s457

11) Duda Pamplona (Officer ProGP), 1min02s463
12) Diego Nunes (RC3 Bassani), 1min02s465
13) Valdeno Brito (Shell Racing), 1min02s467
14) Rafa Matos (Hot Car Competições), 1min02s504
15) Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing), 1min02s525
16) Ricardo Sperafico (Officer ProGP), 1min02s530
17) Gabriel Casagrande (RC3 Bassani), 1min02s542
18) Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi Racing), 1min02s567
19) Galid Osman (Ipiranga-RCM), 1min02s591
20) Allam Khodair (Vogel Motorsport), 1min02s672
21) Denis Navarro (Voxx Racing Team), 1min02s682
22) Lico Kaesemodel (Boettger Competições), 1min02s693
23) Felipe Lapenna (Hanier Racing), 1min02s696
24) Ricardo Zonta (BMC Racing), 1min02s724
25) Luciano Burti (Boettger Competições), 1min02s784
26) Tuka Rocha (BMC Racing), 1min02s832
27) Alceu Feldmann (Full Time Competições), 1min02s833
28) Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing), 1min02s856
29) Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições), 1min03s234
30) David Muffato (Carlos Alves Competições), 1min03s277
31) Wellington Justino (Hot Car Competições), 1min03s306
32) Popó Bueno (Shell Racing), 1min03s368
33) Fabio Fogaça (Vogel Motorsport), 1min03s722
34) Beto Cavaleiro (Hanier Racing), 1min04s807
Inova Comunicação
 Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos: Vanderlei Soares

ALTA ROTAÇÃO: STOCK CAR: RUBENS BARRICHELLO É O PRIMEIRO VENCEDO...

ALTA ROTAÇÃO: STOCK CAR: RUBENS BARRICHELLO É O PRIMEIRO VENCEDO...: Juri especializado formado por jornalistas que cobrem a categoria escolhe a ultrapassagem de Barrichello sobre Átila Abreu como a melhor da...

STOCK CAR: RUBENS BARRICHELLO É O PRIMEIRO VENCEDOR DO TROFÉU SHELL V-POWER

Juri especializado formado por jornalistas que cobrem a categoria escolhe a ultrapassagem de Barrichello sobre Átila Abreu como a melhor da etapa de Ribeirão Preto da Stock Car; após receber o troféu Shell V-Power, Barrichello também conquistou sua primeira pole na categoria

O piloto Rubens Barrichello foi o primeiro vencedor do Troféu Shell V-Power, que premia a melhor ultrapassagem em cada etapa da Stock Car. O júri composto por jornalistas especializados votou na manobra que o paulista fez sobre Átila Abreu na corrida disputada no circuito de rua de Ribeirão Preto (SP).


"Foi realmente uma ultrapassagem bem legal, aproveitei que o Valdeno (Brito) fez a manobra sobre o Átila e busquei o espaço para passar, que era bem apertado", diz Barrichello, citando a prova disputada em circuito de rua em Ribeirão Preto.

Após receber o troféu Shell V-Power, Barrichello teve outro destaque neste sábado em Cascavel: conquistou a sua primeira pole position na Stock Car no treino classificatório disputado hoje.

Amanhã, a categoria disputa sua oitava etapa da temporada 2013 às 11h30, com transmissão ao vivo pelo Sportv. Após a corrida, os jornalistas votarão na melhor ultrapassagem da prova e o piloto mais votado leva o Troféu Shell V-Power - que será entregue em todas as provas até o final da temporada, que se encerra em dezembro, em São Paulo, com a Corrida do Milhão.

Sobre a Raízen

A Raízen é líder em energia renovável no Brasil e primeiro player totalmente integrado do setor sucroenergético, com atuação em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar e etanol, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo. A companhia está entre as cinco maiores em faturamento do país e conta com cerca de 40 mil funcionários. Com 24 unidades, a Raízen produz 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4 milhões de toneladas de açúcar e gera mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 54 aeroportos, possui 57 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 22 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Na área de distribuição, a companhia conta com uma rede formada por 4.700 postos de serviço com a marca Shell e 800 lojas de conveniência Shell Select. A Raízen foi formada em 2011 a partir da integração de parte dos negócios de Shell e Cosan.
RF1 Jornalismo

Fotos: Carsten Horst/RF1

ALTA ROTAÇÃO: Barrichello voa e conquista a primeira pole na Sto...

ALTA ROTAÇÃO: Barrichello voa e conquista a primeira pole na Sto...: Vitória também inédita fica mais perto neste domingo em Cascavel   Foram necessárias apenas 11 corridas para que Rubens Bar...

Barrichello voa e conquista a primeira pole na Stock Car


Vitória também inédita fica mais perto neste domingo em Cascavel

 




Foram necessárias apenas 11 corridas para que Rubens Barrichello conquistasse a primeira pole na Stock Car. E ela chegou neste sábado no circuito paranaense de Cascavel, onde o piloto da Equipe Medley/Full Time confirmou na sessão classificatória o domínio exercido nos dois treinos livres deste dia agora histórico. Barrichello entrou na parte final do qualifying superado apenas por Ricardo Maurício (RC) e deu o troco na hora da verdade, restando ao campeão de 2008 o consolo de fechar a primeira fila. A prova de amanhã começará às 11:30 horas, com transmissão ao vivo pelo SporTv.

 

Embora confirmando a evolução das etapas mais recentes, o resultado obtido pelo ex-astro da Fórmula 1 surpreendeu porque há apenas dois meses, na passagem anterior da Stock Car pelo oeste paranaense, o 25º lugar no grid foi desapontador. Desta vez, a evolução foi notada desde o "shakedown" de apenas 15 minutos na véspera. "O carro evoluiu bastante em relação à última corrida", elogiou o piloto, que estreou como convidado da categoria em outubro passado em Curitiba.

 

Hoje, Barrichello desbancou os velhos "donos" da Stock Car - o pentacampeão Cacá Bueno, líder do campeonato, sairá em 3º - e a Medley/Full Time enfim superou as equipes que vêm se revezando na comemoração dos títulos desde 2004 - A. Mattheis e RC. Num traçado veloz e desafiador, a experiência de Barrichello foi novamente colocada em xeque e ele respondeu. "O carro estava bem balanceado. E a criançada parece que está trazendo esperança", brincou, referindo-se ao adesivo instalado no pára-brisa dianteiro em apoio à campanha da Rede Globo.

 


Comandando o pelotão de 34 carros, Barrichello tem uma ótima chance de quebrar o gelo e alcançar a vitória ainda inédita - o segundo lugar em Salvador em maio, seu único pódio até agora, ainda é o resultado mais expressivo. Em Cascavel, no entanto, a Stock Car trará de volta o reabastecimento de combustível, prática proibida em pistas de rua como a da última corrida em Ribeirão Preto. E a estratégia voltará a ter peso considerável. "Se o carro estiver bem, a tendência é que entremos no início da janela, para não correr o risco de sermos prejudicados com uma entrada do safety car", explicou.

 


Barrichello, cuja melhor posição de largada era o 4º em Salvador e Ribeirão Preto, tem também uma grande possibilidade de subir na classificação geral do campeonato - é o 7º com 64 pontos. Valdeno Brito (Shell) está em 6º, com 80, e sai em 13º. Os líderes partirão próximos e levam vantagem sobre Thiago Camilo, o 3º colocado. O piloto da RCM largará em 7º, duas casas à frente de Daniel Serra (Red Bull), seu mais direto perseguidor.

 

O grid ficou assim:

 

1 - Rubens Barrichello - Chevrolet - Medley Full Time Competições - 1min01s857

2 - Ricardo Mauricio - Chevrolet - Eurofarma RC - 1min01s919

3 - Cacá Bueno - Chevrolet - Red Bull Racing - 1min02s160

4 - Max Wilson - Chevrolet - Eurofarma RC - 1min02s163

5 - Marcos Gomes - Peugeot - Carlos Alves Competições - 1min02s169

6 - Sergio Jimenez - Peugeot - Voxx Racing Team - 1min02s198

7 - Thiago Camilo - Chevrolet - Ipiranga-RCM - 1min02s211

8 - Átila Abreu - Chevrolet - Mobil Super Pioneer Racing - 1min02s229

9 - Daniel Serra - Chevrolet - Red Bull Racing - 1min02s287

10 - Vitor Genz - Peugeot - Gramacho Competições - 1min02s457

 

 

11 - Duda Pamplona - Chevrolet - Officer ProGP - 1min02s463

12 - Diego Nunes - Peugeot - RC3 Bassani - 1min02s465

13 - Valdeno Brito - Peugeot - Shell Racing - 1min02s467

14 - Rafa Matos - Chevrolet - Hot Car Competições - 1min02s504

15 - Julio Campos - Peugeot - Prati-Mico's Racing - 1min02s525

16 - Ricardo Sperafico - Chevrolet - Officer ProGP - 1min02s530

17 - Gabriel Casagrande - Peugeot - RC3 Bassani - 1min02s542

18 - Rodrigo Sperafico - Peugeot - Prati-Mico's Racing - 1min02s567

19 - Galid Osman - Chevrolet - Ipiranga-RCM - 1min02s591

20 - Allam Khodair - Chevrolet - Vogel Motorsport - 1min02s672

21 - Denis Navarro - Peugeot - Voxx Racing Team - 1min02s682

22 - Lico Kaesemodel - Peugeot - Boettger Competições - 1min02s693

23 - Felipe Lapenna - Peugeot - Hanier Racing - 1min02s696

24 - Ricardo Zonta - Chevrolet - BMC Racing - 1min02s724

25 - Luciano Burti - Peugeot - Boettger Competições - 1min02s784

26 - Tuka Rocha - Chevrolet - BMC Racing - 1min02s832

27 - Alceu Feldmann - Chevrolet - Full Time Competições - 1min02s833

28 - Nonô Figueiredo - Chevrolet - Mobil Super Pioneer Racing - 1min02s856

29 - Rodrigo Pimenta - Peugeot - Gramacho Competições - 1min03s234

30 - David Muffato - Peugeot - Carlos Alves Competições - 1min03s277

31 - Wellington Justino - Chevrolet - Hot Car Competições - 1min03s306

32 - Popó Bueno - Peugeot - Shell Racing - 1min03s368

33 - Fabio Fogaça - Chevrolet - Vogel Motorsport - 1min03s722

34 - Beto Cavaleiro - Peugeot - Hanier Racing - 1min04s807

 


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Foto: Miguel Costa Jr./MF2

 


ALTA ROTAÇÃO: Felipe Fraga marca a quarta pole seguida no Brasil...

ALTA ROTAÇÃO: Felipe Fraga marca a quarta pole seguida no Brasil...: Líder do campeonato larga na frente pela quarta vez consecutiva na quarta prova da temporada. Até agora ele tem 100% de aproveitamento, ...

Felipe Fraga marca a quarta pole seguida no Brasileiro de Turismo


Líder do campeonato larga na frente pela quarta vez consecutiva na quarta prova da temporada. Até agora ele tem 100% de aproveitamento, pois também venceu as três corridas disputadas. Largada será domingo às 9h15.

 

Felipe Fraga é o pole position do Campeonato Brasileiro de Turismo e o maior candidato a conquistar pela quarta vez o Troféu Dolly, dado ao ganhador de cada etapa da competição. Felipe completou a volta em 1min06s085, média de 166,59 km/h e foi seguido por Marco Cozzi, com 1min06s235. A largada da quarta prova do ano da categoria formadora de pilotos para a Stock Car será neste domingo às 9h15 no Autódromo de Cascavel, no oeste paranaense.

 

 Grid da quarta etapa da temporada do Campeonato Brasileiro de Turismo

 

 1) Felipe Fraga (W2 Racing), 1min05s841, média de 167,20 km/h

 2) Marco Cozzi (Carlos Alves/J.Star), 1min06s235

 3) Pedro Boesel (Hot Car Racing), 1min06s330

 4) Gabriel Casagrande (Carlos Alves Competições), 1min06s406

 5) Tito Morestoni (Motortech Competições), 1min06s446

 6) João Pretto (Mottin Racing), 1min06s651

 7) Leandro Romera (J.Star Racing), 1min06s727

 8) Wagner Ebrahim (Motortech Competições), 1min06s871

 9) Raphael Abbate (Carlos Alves Competições), 1min06s963

 10) Guilherme Sperafico (RKL Competições), 1min07s326

 11) Felipe Tozzo (Nascar Motorsport), 1min07s376

 12) Fernando Fortes (J.Star Racing), 1min07s442

 13) Norberto Gresse (Nascar Motorsport), 1min07s515

 14) Daniel Kaefer (Scuderia 111), 1min07s928

 15) Luiz Ribeiro (Mottin Racing), 1min07s978

 16) Mauri Zaccarelli (Hot Car Racing), 1min08s218

 17) Carlos SG (RKL Competições), sem tempo

 18) Fábio Carreira (W2 Racing), sem tempo

 

 Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo

 

2 de junho - Brasília - DF

16 de junho - Cascavel - PR

11 de agosto - Ribeirão Preto - SP

 1º de setembro - Cascavel - PR

 15 de setembro - Velopark - RS

 20 de outubro - Curitiba - PR

 10 de novembro - Brasília - DF

 15 de dezembro - Interlagos - SP

 

 Mais informações no site www.brasileirodeturismo.com.br

O Campeonato Brasileiro de Turismo é patrocinado pela Dolly, Pirelli, Shell-VPower com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e da Pirelli. O campeonato é um evento da CBA, organizado em parceria com a Vicar e a Marques & Marques.



Milton Alves (Mtb 16583/SP)

Foto:Duda Bairros

 


ALTA ROTAÇÃO: Rubinho de novo em primeiro na Stock Car em Cascav...

ALTA ROTAÇÃO: Rubinho de novo em primeiro na Stock Car em Cascav...: Definição do grid da oitava etapa da temporada do Circuito Nova Schin Stock Car será a partir das 16 horas no Autódromo de Cascavel. Largad...

ALTA ROTAÇÃO: Acompanhe agora o live time da Stock Car (tomada d...

ALTA ROTAÇÃO: Acompanhe agora o live time da Stock Car (tomada d...: Rubinho foi o mais rápido nos dois treinos extras. http://www.oficw.com/nt/lt2.html  http://www.oficw.com//nt/lt2.htmt

Acompanhe agora o live time da Stock Car (tomada de tempos)

Rubinho foi o mais rápido nos dois treinos extras.

http://www.oficw.com/nt/lt2.html

 http://www.oficw.com//nt/lt2.htmt


ALTA ROTAÇÃO: Rubinho de novo em primeiro na Stock Car em Cascav...

ALTA ROTAÇÃO: Rubinho de novo em primeiro na Stock Car em Cascav...: Definição do grid da oitava etapa da temporada do Circuito Nova Schin Stock Car será a partir das 16 horas no Autódromo de Cascavel. Largad...

Rubinho de novo em primeiro na Stock Car em Cascavel

Definição do grid da oitava etapa da temporada do Circuito Nova Schin Stock Car será a partir das 16 horas no Autódromo de Cascavel. Largada da corrida acontece neste domingo a partir das 11h30, com transmissão pelo SporTv.

Rubens Barrichello se entendeu muito bem com a pista de Cascavel. Na tarde deste sábado, o ex-piloto de Fórmula 1 repetiu a dose do treino da manhã e foi o mais rápido nos 3.058 metros do traçado da cidade do oeste paranaense. Mesmo com o asfalto mais quente, devido à elevação da temperatura, Rubinho marcou tempo mais rápido ainda do que o da manhã e foi o único a virar abaixo do 1minuto e 2 segundos. Barrichello fez 1min01s835, média de 178,04 km/h e se posicionou na frente dos outros 33 pilotos da principal categoria do automobilismo brasileiro.


O segundo lugar ficou com Ricardo Maurício, vice-líder do Circuito Nova Schin Stock Car, com 1min02s013 seguido por Átila Abreu (1min02s016). Ricardinho e Átila só trocaram de posição em comparação com o primeiro treino livre.

Agora, os 34 pilotos partem para a definição do grid de largada. A partir das 16 horas dois grupos entram na pista e lutam para ficar entre os dez melhores, que brigam pela oitava pole position da temporada. Até agora somente Átila Abreu foi duas vezes o mais rápido. Nas outras seis vezes foram pilotos diferentes.

O Circuito Nova Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Nova Schin é o patrocinador master da principal categoria do automobilismo brasileiro, dando nome ao campeonato, que ainda tem o patrocínio da Pirelli, além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o apoio da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

Mais informações no site: www.stockcar.com.br

Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)

Fotos: Duda Bairros

ALTA ROTAÇÃO: 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energétic...

ALTA ROTAÇÃO: 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energétic...: 500 universitários com 55 protótipos de 29 universidades de todo o país encerraram sua participação depois de três dias de competição no K...

10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética foi um sucesso

500 universitários com 55 protótipos de 29 universidades de todo o país encerraram sua participação depois de três dias de competição no Kartódromo de Interlagos (SP)

A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética foi um sucesso depois de três dias de competição no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo. Cerca de 500 estudantes com 55 protótipos de 29 universidades de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros tentaram alcançar as melhores marcas de economia com motores movidos a Gasolina, Etanol e Eletricidade.



De acordo com Alberto Andriolo, idealizador e organizador do evento este ano houve uma participação maior de protótipos e do envolvimento das equipes, bem como um melhor controle de qualidade na construção dos veículos e na apuração dos resultados.

Os primeiros colocados com veículos movidos com Gasolina foram o Instituto Mauá de Tecnologia /SP, na primeira colocação com o protótipo Pé de Pano e a marca de 405,845 quilômetros por litro; em segundo lugar ficou a Universidade Federal de Santa Catarina/SC com Arara Negra, marca de 328,587 km/l e em terceiro ficou a Fundação Universitária da Região de Joinville/SC, com a marca de 248 km/l.

Na categoria Etanol a primeira posição ficou também com o Instituto Mauá de Tecnologia, com o veículo Barão de Mauá, que fez 233,057 km/l. O vice-campeão foi a Fundação Universitária da Região de Joinville/SC com o Uniet, com a marca de 149 km/l; e na terceira posição ficou a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com o protótipo Empurra que Vai, que completou a prova com 108,764 km/l.

Na categoria Elétrico o primeiro colocado foi a Escola de Engenharia de São Carlos/SP com o veículo Faisca II com o consumo 42,492 KJoules; em segundo ficou o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, com o veículo Ecofet com a marca de 42,651 KJoules; e em terceiro a Universidade Presbiteriana Mackenzie com o veículo Bagre I com a marca de 66,455 KJoules.

Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética destacou que com relação às competições anteriores as marcas foram superadas, chegando próximas dos recordes. A prova transcorreu em ambiente bom, com parcerias interessantes que tendem a crescer a partir do próximo ano. "A ideia é mostrar que os universitários são criativos, inovadores, arrojados e aceitam desafios", comemorou.

Segundo ele a indústria precisa de profissionais que gostam e tenham prazer de exercitar desafios, solicitam indicações de alunos das equipes participantes, e buscam esses estudantes para fazer parte do time de funcionários da montadora. "Já tivemos dois convites de empregos aqui e estamos pretendendo cada vez mais aumentar esse tipo de relacionamento", ressalta Andriolo.

Responsável pela entrega dos troféus aos vencedores, Emerson Fittipaldi disse que é necessário incentivar a juventude, a pesquisa, a tecnologia, e tentar descobrir coisas novas. Para o ex-piloto esse contexto é espetacular com várias equipes de universidades de todo o Brasil.

"Enquanto no Autódromo José Carlos Pace treinavam os carros mais sofisticados do mundo, no kartódromo a juventude mostrava um talento espetacular. Parabéns, estou muito feliz por estar nesse evento e espero que seja a minha primeira participação de muitas outras", comentou. O piloto ressaltou que tudo na vida é um desafio, cada vez mais nunca se pode estar contente com o que já fez. "O ano que vem se preparem que a concorrência vai melhorar", adiantou.

A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar protótipos dos veículos mais econômicos e inovadores do Brasil, quanto ao uso eficiente de combustíveis nas categorias gasolina, etanol ou eletricidade. Disputada desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é a quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América. Vencem as equipes cujo veículo consegue obter o menor consumo de combustível.

Aventura

Uma das equipes universitárias que participou da competição enfrentou uma verdadeira maratona desde a sua terra natal na região Nordeste. Essa equipe foi a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na qual o ônibus que os transportava após percorrer cerca de 300 quilômetros apresentou problemas mecânicos retornando para São Luiz, onde embarcaram em outro ônibus fretado pela universidade. O protótipo foi despachado por avião.

Depois de dois dias e meio de viagem os integrantes chegaram a São Paulo, o líder da equipe Antonio Vinicius Garcia Campos, 21 anos, adiantou que a viagem foi cansativa porque partiram na terça-feira e chegaram apenas na quinta-feira de madrugada em São Paulo. "Nós viemos com gás e garra para tentar competir, tivemos um gasto extra, boa parte tivemos que tirar do próprio bolso mesmo para pagar alimentação e tomar banho. A universidade só deu dinheiro para competir e não para os imprevistos", explicou.

Para Vinicius Campos o acontecimento foi uma fatalidade, não esperavam a quebra do ônibus, estavam com a expectativa de chegar na segunda-feira e competir de igual para igual como os outros participantes. "Batalhamos muito pelo nosso veículo, que esse ano conseguiu estrear, pois no ano passado, em Curitiba teve problemas na transmissão e não conseguiu andar", avaliou.

Apesar do atraso o veículo da equipe nomeado de Coyote (baseado no personagem do desenho animado Papa Léguas com suas invenções malucas para capturar o pássaro), percorreu oito voltas na pista. "Passamos um ano projetando o protótipo com bastante esforço, corremos atrás de parcerias do Maranhão que ajuda bastante a gente. Nos últimos cinco meses trabalhamos e montamos o veículo, e uma semana antes da competição terminamos ele. Nos testes realizados em uma pista de kart em São Luiz constatou-se que o protótipo percorreu 100 quilômetros com um litro de gasolina", finalizou.

A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio da Renault, Instituto Renault e Siemens, apoio da NSK Rolamentos e SPTuris.

Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos: Humberto Silva

ALTA ROTAÇÃO: Acompanhe agora 2º treino livre da Stock Car ao Vi...

ALTA ROTAÇÃO: Acompanhe agora 2º treino livre da Stock Car ao Vi...: http://www.oficw.com/nt/lt2.html

Acompanhe agora 2º treino livre da Stock Car ao Vivo

http://www.oficw.com/nt/lt2.html


ALTA ROTAÇÃO: Felipe Fraga na frente do Brasileiro de Turismo

ALTA ROTAÇÃO: Felipe Fraga na frente do Brasileiro de Turismo: Líder do campeonato foi o mais veloz no Autódromo de Cascavel, onde neste domingo será disputada a quarta etapa da temporada. Classificatór...

Felipe Fraga na frente do Brasileiro de Turismo

Líder do campeonato foi o mais veloz no Autódromo de Cascavel, onde neste domingo será disputada a quarta etapa da temporada. Classificatório será às 15h10 e a corrida está marcada para começar às 9h15.

Felipe Fraga, líder do Campeonato Brasileiro de Turismo, foi o mais rápido no segundo treino encerrado há poucos minutos no autódromo de Cascavel. O piloto de 17 anos, que venceu as três provas da temporada, completou a volta mais veloz em 1min06s134, média de 166,46 km/h.

O segundo lugar ficou justamente com Gabriel Casagrande, com 1min06s206. Casagrande, que estreia no Circuito Nova Schin Stock Car neste final de semana e se alterna entre os dois carros, é vice-líder do Campeonato Brasileiro de Turismo, e foi o mais rápido na abertura dos treinos nesta manhã. Há pouco, o terceiro lugar ficou com Pedro Boesel, que marcou 1min06s549.

Agora, os 19 pilotos se preparam para o treino classificatório, que começa às 15h10 e define o grid de largada da corrida deste domingo às 9h15.

Mais informações no site www.brasileirodeturismo.com.br

O Campeonato Brasileiro de Turismo é patrocinado pela Dolly, Pirelli, Shell-VPower com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e da Pirelli. O campeonato é um evento da CBA, organizado em parceria com a Vicar e a Marques & Marques.

Milton Alves (Mtb 16583/SP)

Foto: Fernanda Freixosa

ALTA ROTAÇÃO: Aston Martin lidera treinos livres das categorias ...

ALTA ROTAÇÃO: Aston Martin lidera treinos livres das categorias ...: Stefan Mucke e Darren Turner foram os melhores na LMGTE-Pro, enquanto trio dinamarquês liderou na LMGTE-Am A Aston Martin Racing domino...

Aston Martin lidera treinos livres das categorias de Gran Turismo da Le Mans 6 Horas de São Paulo

Stefan Mucke e Darren Turner foram os melhores na LMGTE-Pro, enquanto trio dinamarquês liderou na LMGTE-Am

A Aston Martin Racing dominou os treinos livres realizados nesta sexta-feira (30) para as categorias LMGTE-Pro e LMGTE-Am da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance FIA WEC, que acontece no autódromo de Interlagos, na capital paulista.

Stefan Mucke e Darren Turner foram os mais rápidos entre os pilotos da categoria LMGTE-Pro. A dupla, que pilota um Aston Martin Vantage, V8 foi a melhor das duas atividades realizadas nesta sexta-feira (30), marcando 1min33s 451 na sessão realizada nesta tarde. A segunda posição do dia ficou com a dupla formada pelo brasileiro Bruno Senna e por Rob Bell, quatro décimos mais lentos em relação ao tempo obtido pelos líderes e companheiros de equipe. A terceira melhor marca foi obtida por Marc Lieb e Richard Lietz, com um Porsche 911 RSR.

Pela categoria LMGTE-Am, os melhores do dia foram os dinamarqueses Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen e Nicki Thiim, que fizeram a melhor volta em 1min34s775, também com um Aston Martin Vantage V8. O trio foi seguido pelo Porsche 911 GT3 RSR pilotado por Raymond Narac, Jean-Karl Vernay e Christophe Bourret, que ficou a três décimos do melhor tempo. O grupo dos três melhores foi fechado por Vicente Potolicchio, Rui Aguas e Davide Rigon, com uma Ferrari F458 Italia.

Único brasileiro da categoria LMGTE-Am, Fernando Rees, companheiro dos franceses Patrick Bornhausen e Julien Canal, ficou com o sétimo tempo do dia, com 1min35s823.

Os pilotos da Le Mans 6 Horas de São Paulo retornam a pista a partir das 10h20min deste sábado (31), para a realização do último treino livre. Às 14h35min, será realizado o treino classificatório das categorias LMGTE-Pro e LMGTE-Am. A largada para a quarta etapa do FIA WEC acontece no domingo, às 12h.

Veja o resultado final dos dois treinos livres de hoje:

LMGTE-Pro
Treino 1:
1- Stefan Mucke/Darren Turner (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - 1min33s648
2- Marc Lieb/Richard Lietz (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) - 1min34s160
3- Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) - 1min34s298
4- Kamui Kobayashi/Toni Vilander (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) - 1min34s348
5- Jörg Bergmeister/Patrick Plilet (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) - 1min34s398
6- Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Richie Stanaway (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - 1min34s521
7- Bruno Senna/Rob Bell (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - 1min34s750

Treino 2:
1- Stefan Mucke/Darren Turner (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - 1min33s451
2- Bruno Senna/Rob Bell (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - 1min33s873
3- Marc Lieb/Richard Lietz (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) - 1min33s907
4- Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Richie Stanaway (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - 1min34s082
5- Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) - 1min34s230
6- Jörg Bergmeister/Patrick Plilet (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) - 1min34s501
7- Kamui Kobayashi/Toni Vilander (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) - 1min34s613


LMGTE-Am
Treino 1:
1- Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Nicki Thiim (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) - 1min35s287
2- Stuart Hall/Jamie Cambell-Walter (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) - 1min35s346
3- Vicente Potolicchio/Rui Aguas/Davide Rigon (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - 1min35s554
4- Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - 1min35s614
5- Tracy Krohn/Nicolas Jönsson/Maurizio Mediani (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - 1min35s710
6- Christian Ried/Gianluca Roda/Paolo Ruberti (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) - 1min35s773
7- Patrick Borhauser/Julien Canal/Fernando Rees (Chevrolet Corvette CX6-ZR1/LMGTE-Am) - 1min35s823
8- Raymond Narac/Jean-Karl Vernay/Christophe Bourret (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) - 1min36s334

Treino 2:
1- Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Nicki Thiim (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) - 1min34s775
2- Raymond Narac/Jean-Karl Vernay/Christophe Bourret (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) - 1min35s064
3- Vicente Potolicchio/Rui Aguas/Davide Rigon (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - 1min35s293
4- Stuart Hall/Jamie Cambell-Walter (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) - 1min35s297
5- Christian Ried/Gianluca Roda/Paolo Ruberti (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) - 1min35s329
6- Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - 1min35s635
7- Patrick Borhauser/Julien Canal/Fernando Rees (Chevrolet Corvette CX6-ZR1/LMGTE-Am) - 1min35s854
8- Tracy Krohn/Nicolas Jönsson/Maurizio Mediani (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - 1min36s950

Dinho Leme

Foto: José Mário Dias