Matthieu Lussiana garante quarto
título consecutivo à BMW no Brasil e já planeja conquista de mais dois títulos
em 2015.
Pela primeira vez em quatro temporadas de
história o Moto 1000 GP viu o troféu de um de seus títulos ser levado para a Europa.
Com quatro vitórias em oito etapas da GP 1000, sua série principal, o francês
Matthieu Lussiana, 26 anos, acrescentou a seu currículo em 2014 o título máximo
do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Ele cumpriu sua primeira temporada
completa na competição representando a Petronas Alex Barros Racing.
O primeiro
título conquistado com uma moto de mil cilindradas em mais de dez anos de carreira fez Lussiana assumir metas mais ousadas
para 2015. “Vou continuar disputando o Moto 1000 GP e também vou correr de
Superstock 1000 na Europa. E com disposição para ganhar os dois campeonatos”,
avisa o piloto, que nasceu em Paris, reside atualmente em Limoges e deu à BMW
seu quarto título na GP 1000 em quatro temporadas do Moto 1000 GP.
O maior
desafio apontado por Lussiana na campanha pelo título foi o de ajustar a nova
versão HP4 da BMW. “Com certeza foi a
maior dificuldade, era tudo novidade para mim e para a equipe”, falou o
francês, que venceu duas etapas em Santa Cruz do Sul (RS), uma em Goiânia (GO)
e a segunda das duas em Cascavel (PR). Ele obteve segundos lugares em São Paulo
(SP) e Brasília (DF) e abandonou em Cascavel (PR) e Curitiba (PR).
Credenciado
pela experiência de uma década de participação nas várias categorias da
motovelocidade europeia, Matthieu Lussiana enalteceu o alcance do Moto 1000 GP
na mídia. “A publicidade desse
campeonato é ótima. Todas as corridas são transmitidas pela televisão,
inclusive com uso de câmeras onboard, e as corridas estão todas disponíveis na
internet. Isso é muito legal e ajuda muito a fazer o campeonato crescer”,
comentou.
Lussiana
iniciou sua carreira na motovelocidade aos 15 anos, atuando no Aberto da França
da categoria 125c, em que obteve um vice-campeonato. Em 2007 foi vencedor do
Junior Trophy e, no ano seguinte, estreou no Europeu de Stock 600, terminando
em 18º lugar. Em 2009 passou a atuar no FIM Stock 1000, em que foi 17º em 2010
e onde obteve seu melhor resultado em 2011 – um décimo lugar na etapa de Monza,
na Itália.
Em 2012, além
do 12º lugar geral na Stock 1000, o piloto francês fez sua estreia no Moto 1000
GP, na rodada dupla que encerrou a temporada na pista de Curitiba – conquistou
a vitória em sua primeira participação. Em 2013, além do segundo lugar nas 500
Milhas de Interlagos, foi 11º na Stock 1000, sem ter participado de duas das
etapas. A campanha incluiu sextos lugares nas etapas de Monza, Portimão, em
Portugal, e Silverstone, na Inglaterra.
As
motocicletas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade utilizam a gasolina
Petrobras Podium e o óleo lubrificante Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax
patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, fornecedora de
pneus a todas as equipes inscritas. A Auto Service Logística é a transportadora
oficial do evento, que conta também com o apoio de Suzuki, Beta Ferramentas,
Servitec, LeoVince, Shoei e Tutto Moto.
Fonte: Grelak Comunicação