segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Stock Car: Felipe Fraga e Marcos Gomes estreiam na equipe Voxx Racing em Curitiba neste sábado

Pilotos da Stock Car vão participar de três sessões de treinos livres durante o final de semana, válidos pela pré-temporada da categoria

O final de semana de treinos livres em Curitiba promete muitas novidades na Stock Car. A equipe Voxx Racing vem com uma nova dupla de pilotos para seu terceiro ano na competição: Felipe Fraga e Marcos Gomes. No sábado, será realizado um shakedown de 10 minutos, além de um treino livre com duração prevista de 1 hora para cada grupo de pilotos. Para o dia seguinte serão dois treinos livres, com a mesma duração.

Felipe Fraga estreou na Stock Car no ano passado e já conquistou resultados importantes, como duas vitórias e uma pole position - é o mais jovem piloto a vencer na história da Stock. Agora, em 2015, tem o objetivo de continuar conquistando recordes, além de buscar um campeonato com resultados mais constantes ao longo do ano.

"Escolhi a Voxx por ter um perfil bem semelhante ao meu. É uma equipe com espírito jovem mas já com bastante experiência e grandes resultados na Stock. Será um ano desafiador e a expectativa é lutar por vitórias desde o início", afirmou Fraga, campeão do Brasileiro de Turismo, a divisão de acesso da Stock Car, em 2013.


Vencedor de seis corridas na Stock, Marcos Gomes também prevê um futuro de bons resultados pela nova equipe. O piloto tem no currículo o título da Stock Car Light de 2006, tendo feito uma temporada completa na categoria principal no ano seguinte. Gomes fez questão de acompanhar de perto o início de trabalho para 2015 que vem sendo feito na sede da Voxx Racing, localizada em Petrópolis (RJ).

"Na semana passada fui à sede da Voxx com Felipe (Fraga) e tivemos uma reunião bem produtiva com o William (chefe de equipe) e outros integrantes do time. Fiquei bastante satisfeito com o que eu vi. Fui bem recebido por todos e já me sinto em casa aqui na Voxx Racing", disse o filho do tetracampeão da Stock Car, Paulo Gomes.


Para William Lube, 2015 é o ano de afirmação para a equipe que conquistou sua primeira vitória nas ruas de Salvador em 2014.

"Esses dias de treinos em Curitiba serão muito importantes para o desenvolvimento de vários aspectos do nosso carro. O regulamento não teve grandes modificações para esta temporada, então a sensação é de que teremos uma continuação do bom trabalho que já vinha sendo feito no ano passado. Apesar do Marcos e do Felipe serem novos na equipe, já tivemos um ótimo começo de trabalho aqui na oficina e, com a experiência e velocidade deles, tenho certeza de que já seremos competitivos desde as primeiras corridas de 2015", disse o chefe de equipe.

Confira a programação em Curitiba:

Sábado, 7 de fevereiro
11h20 - 11h30 - Shakedown Stock Car (Grupo 1)
11h40 - 11h50 - Shakedown Stock Car (Grupo 2)
13h00 - 14h00 - 1o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
14h40 - 15h40 - 1o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)

Domingo, 8 de fevereiro
09h00 - 10h00 - 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
10h10 - 11h10 - 2o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)
12h50 - 13h50 - 3o Treino Livre Stock Car (Grupo 1)
14h00 - 15h00 - 3o Treino Livre Stock Car (Grupo 2)


RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)

Fotos divulgação

Sprint Race Brasil mantém fórmula do sucesso nas competições de 2015

Organizador do evento explica que o objetivo é dar continuidade a igualdade para todos os pilotos

O formato das etapas seguirá o mesmo do ano passado e grande parte do regulamento será mantida. para os 18 carros do grid. Um treino extra está programado para o dia 24 de fevereiro no autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). A primeira etapa do calendário 2015 será em março.

Thiago Marques, organizador do evento, explica o motivo para manter o formato das corridas. "Serão dois treinos, duas classificações e duas corridas. Isso permite que as duplas tenham o mesmo tempo de pista e sem interferência no potencial do parceiro de equipe, já que o piloto classifica para sua corrida. A prova noturna em Londrina e as duas corridas que valem pontos em dobro permanecem", esclarece.


Hajam vistas que as rodadas duplas e pontuações em dobro passaram a ser usadas por quase todas as categorias do automobilismo nacional como: Stock Car, Copa Petrobras de Marcas e Campeonato Brasileiro de Turismo. Outrossim, como resultado de sucesso, foi a corrida noturna da Sprint Race aderida pelo Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck para 2015.

"As inserções dos grandes campeonatos nacionais com algumas ideias que implantamos nos anos anteriores é motivo de orgulho para nós da organização é de que estamos no caminho certo. Com certeza é motivo de aplausos para todo o público apaixonado pelo automobilismo, que só ganha com essas evoluções", observa Thiago Marques.


"O automobilismo precisa de inovações e é exatamente isso que buscamos a cada etapa disputada", conclui.

Sistema de disputas

As disputas continuam iguais. São 16 corridas, que acontecem em oito datas diferentes. Cada prova tem o tempo de 25 minutos e cada carro pode ser representado por um ou dois pilotos. No caso das duplas, cada piloto terá o mesmo tempo de treinos e corridas. A premiação no pódio será do primeiro ao terceiro lugar a cada etapa, e o vencedor também recebe um prêmio oferecido pelo patrocinador.

Para competir, o piloto precisa apresentar apenas seu equipamento pessoal e recebe a preparação de um legítimo carro de competição com o mais alto padrão de qualidade, performance e segurança.

O calendário 2015 será composto de oito etapas e todas as emoções continuarão sendo televisionadas para todo o Brasil pelo canal BandSports e Play TV. Também serão mantidas todas as atrações de 2014 como a corrida Noturna de Londrina, a prova de Curitiba no anel externo (oval), as etapas com grid invertido e com pontuação dobrada e as três premiações (Winter, Final e Campeão).

Sistema de Premiação

Winter Cup: terá a 2ª, 3ª e 4ª como etapas de referência e a premiação será um troféu diferenciado e cheque de R$ 20.000,00.

 Final Cup: terá a 5ª, 6ª e 7ª como etapas de referência e a premiação será um troféu diferenciado e cheque de R$ 30.000,00. Neste caso, somente pilotos inscritos no campeonato com participação em no mínimo seis etapas.

-Campeão: receberá um troféu diferenciado e cheque de R$ 50.000,00.

Rookie of the year: para pilotos estreantes e que participaram em até três etapas nos anos anteriores da categoria. Receberá como prêmio um troféu diferenciado e cheque de R$ 25.000,00.

As premiações não são acumulativas. Sempre prevalecerá o maior prêmio, portanto, a premiação é invendável e intransferível.

Os cheques são simbólicos revertidos a um desconto com valor equivalente aos pilotos que fecharem contratos anuais para o ano seguinte na própria Sprint Race Brasil.

Em caso de separação das duplas vencedoras para o ano seguinte, os créditos serão automaticamente divididos entre os pilotos.

A Sprint Race têm patrocínio da Alpina, Pirelli, Ecopads, Bardhal, Fremax e Rio Custom.



Texto: Silvana Grezzana Santos

Crédito fotos: Luciano Santos/Sigcom

10ª Festival ECPA de Arrancada abre temporada em grande estilo

Evento teve provas noturnas, recordes e muita velocidade durante três dias

A 10ª edição do Festival ECPA de Arrancada, ocorrido neste fim de semana, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, no interior de São Paulo, teve quebra de recordes em duas categorias e a presença de um grande número de pessoas durante os três dias de evento.

A competição teve início na sexta-feira, quando foram realizados apenas treinos, e outros dois dias de forte aceleração. No sábado foram três puxadas classificatórias, que seguiram até altas horas e no domingo as finais em sistema de mata-mata.

Pilotos vindos das mais diferentes regiões do país se digladiaram na reta do autódromo sob um sol escaldante, mas as coisas melhoravam quando a noite caia. “Foi a primeira vez que testamos provas noturnas durante o Festival e a resposta foi muito boa. Como o calor não era tão forte, na sexta-feira as provas seguiram até às 20 horas e no sábado até às 23 horas. Foi uma experiência muito positiva e os competidores aprovaram”, afirmou a organizadora do evento, Daniella Giannetti.

Nas categorias mais aguardadas pelo público, que reúnem os carros mais preparados, o vencedor foi o piloto Alexandre Cardoso Castanheira, na Força Livre Traseira e Andre Minoru Matsutani, na Força Livre Dianteira, que superou o carro recordista da equipe Sapinho Câmbios.



Entre os recordes, Bruno Cunha Ceglia baixou a própria marca na Drag Bike, cravando 6.097 segundos, nos 201 metros de aceleração.

Na Dianteira Turbo B, além de vencer, Michael Miyamoto impôs um novo recorde à categoria, estabelecendo o tempo de 7.164 segundos.

Além das provas, o Festival contou com outras atrações, como a reunião de lojistas e prestadores de serviço do setor de alta performance. Na sexta-feira (30), após os primeiros treinos, ocorreu a premiação os campeões das temporadas 2013 e 2014.

A primeira etapa do Campeonato ECPA de Arrancada 2015 está marcada para os dias 20, 21 e 22 de março. Confira os vencedores da 10ª edição do Festival ECPA etapa da de Arrancada:

DESAFIO 9

1º - Edenilson José de Bessa

DESAFIO 8.5

1º - Fabio Ventura

ST – STANDART

1º - Sergio Fernando Ribeiro

DT-C – DIANTEIRA TURBO C

1º - Denison Cavalcante Oliveira

DT-B – DIANTEIRA TURBO B

1º - Michael Miyamoto

DT-A – DIANTEIRA TURBO A

1º - Rafael Munhoz Pagliuca

DO – DIANTEIRA ORIGINAL

1º - João Ricardo Mechi

TST - TRASEIRA STREET TURBO

1º - Newton Carlos Guirau Jr.

TT – TRASEIRA TURBO

1º - Luis Eduardo Figueiredo

FLD – FORÇA LIVRE DIANTEIRA

1º - Andre Minoru Matsutani

FLT – FORÇA LIVRE TRASEIRA

1º - Alexandre Cardoso Castanheira

DRAGSTER JUNIOR B

1º - Felipe Guedes Luna

DRAG BIKE

1º - Bruno Cunha Ceglia


Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa ECPA