terça-feira, 13 de agosto de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Piloto da GP 1000 vence corrida festiva em Angola

ALTA ROTAÇÃO: Piloto da GP 1000 vence corrida festiva em Angola: Praia, piloto de Portimão, disputou as duas baterias da prova no Autódromo Internacional de Luanda pilotando a Honda CBR 600RR preparada po...

Piloto da GP 1000 vence corrida festiva em Angola

Praia, piloto de Portimão, disputou as duas baterias da prova no Autódromo Internacional de Luanda pilotando a Honda CBR 600RR preparada por José Carlos Saraiva.

Destaque da categoria GP 1000, a principal do Moto 1000 GP, o piloto português Miguel Praia foi um dos principais nomes do Grande Prêmio Zé Du de Motovelocidade, disputado no último fim de semana em Angola como parte das celebrações do aniversário do presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos.
Praia, piloto de Portimão, disputou as duas baterias da prova no Autódromo Internacional de Luanda pilotando a Honda CBR 600RR preparada por José Carlos Saraiva. Na primeira bateria, depois de um acirrado duelo com o ídolo angolano Helder Coelho Vutty, o português comemorou sua primeira vitória no continente africano.

O duelo repetiu-se na segunda corrida, mas a atuação de Praia foi comprometida pela necessidade de um pit stop para troca da roda traseira da moto número 17, decorrência de um pneu furado. Ele cruzou a linha de chegada em quarto e, na somatória das duas baterias, fechou a disputa como vice-campeão do GP Zé Du, vencido por Vutty.

“Fiquei impressionado com a coragem dos pilotos angolanos, pela forma como pilotam em um autódromo que não recebe melhorias desde os anos 70. Confesso que tive de abusar mais do que esperava para conseguir a vitória”, admitiu Miguel Praia. “Só tenho a agradecer ao Saraiva, pela excelente moto que preparou, e à Federação Angolana, pela forma como nos recebeu”.

Neste domingo (18), Miguel Praia fará sua segunda participação de 2013 em uma competição no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão – em junho, ele atuou como convidado na etapa portuguesa do Mundial de Supersport. Em seguida, virá ao Brasil para a quarta etapa do Moto 1000 GP. A prova que vai encerrar a primeira metade do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade será disputada no dia 25 de agosto no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR).
Texto: Grelak Comunicação

Foto: Equipe Sanderson


ALTA ROTAÇÃO: Claudio Ricci e Rafael Derani recolocam Ferrari 45...

ALTA ROTAÇÃO: Claudio Ricci e Rafael Derani recolocam Ferrari 45...: Dupla campeã de 2009 retorna ao Campeonato Sudamericano de Gran Turismo neste fim de semana em Interlagos, São Paulo A quarta etapa da ...

Claudio Ricci e Rafael Derani recolocam Ferrari 458 Itália na disputa pela GT3 com a equipe CRT

Dupla campeã de 2009 retorna ao Campeonato Sudamericano de Gran Turismo neste fim de semana em Interlagos, São Paulo

A quarta etapa da temporada 2013 do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo tem uma dupla campeã marcando seu retorno. Rafael Derani e Claudio Ricci reeditam time que conquistou o título de 2009 da GT3 e confirmam retorno da Ferrari 458 Itália ao grid do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo. O Autódromo José Carlos Pace - Interlagos, recebe neste fim de semana os carros dos sonhos ao lado do Mercedes-Benz Grand Challenge com Rock And Roll de primeira através da parceria com a rádio 89FM.


Ansioso pelo retorno ao evento ao lado do seu tradicional companheiro, Claudio Ricci fala sobre a oportunidade. "Estou bastante satisfeito em retornar para o cockpit da Ferrari 458 Itália ao lado do Rafa e como consequência à briga por vitórias. Interlagos é uma pista fantástica para nós e acredito que teremos duas grandes corridas no fim de semana. É um prazer voltar e não vejo a hora de acelerar e festejar um bom resultado ao lado do time", encerra Claudio Ricci.

Dupla de Cláudio, Rafael Derani volta à categoria já pensando na vitória. "Ficamos longe da categoria por algumas etapas, infelizmente, mas neste tempo tivemos a oportunidade de trabalhar em cima do carro e deixá-lo pronto para competir em alto nível. Sinceramente, por mim, não vejo a hora de voltar. Estou bastante ansioso com isso e quero chegar logo na sexta-feira, colocar a 458 na pista e buscar o nosso melhor", comenta Derani.

"Não acho que seja possível disputar o título, mas quem sabe? Vamos correndo etapa por etapa e tentando fazer nosso melhor, dar trabalho mesmo para a Lamborghini LP600+ e o Audi R8 LMS ultra que venceram todas as corridas até agora. Voltamos com vontade de acelerar, somos os únicos campeões da categoria na pista e vamos buscar as vitórias", encerra Rafael Derani, que não vence uma corrida desde a etapa de Guaporé do ano passado.

A quarta etapa da temporada 2013 do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo e do Mercedes-Benz Grand Challenge acontece neste fim de semana em Interlagos, São Paulo. Os ingressos já podem ser adquiridos através do site www.ingressofacil.com.br e mais informações sobre os eventos são encontradas no site www.portalgt.com.br e nas mídias sociais www.facebook.com/portalgt, twitter @portal_gt e instagram @PortalGT.

PROGRAMAÇÃO EM INTERLAGOS:

SEXTA-FEIRA - 16/8/2013
11H50 - 12H50 - TREINO LIVRE 1 - GT3 E GT4
14H10 - 15H10 - TREINO LIVRE 2 - GT4
15H15 - 16H15 - TREINO LIVRE 2 - GT3

SÁBADO - 17/8/2013
09H00 - 10H00 - TREINO LIVRE 1 - MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE
10H10 - 10H30 - CLASSIFICAÇÃO 1ª CORRIDA - GT4
10H35 - 10H55 - CLASSIFICAÇÃO 1ª CORRIDA - GT3
11H05 - 11H25 - CLASSIFICAÇÃO 2ª CORRIDA - GT4
11H30 - 11H50 - CLASSIFICAÇÃO 2ª CORRIDA - GT3
12H00 - 13H00 - TREINO LIVRE 2 - MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE
15H15 - 16H05 - CORRIDA 1 - CAMPEONATO SUDAMERICANO DE GRAN TURISMO
16H30 - 16H50 - CLASSIFICATÓRIO - MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE

DOMINGO 18/8/2013
09H22 - 10H22 - VISITAÇÃO AOS BOXES
11H00 - 11H45 - CORRIDA - MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE
12H30 - 13H20 - CORRIDA 2 - CAMPEONATO SUDAMERICANO DE GRAN TURISMO

Dinho Leme
Fotos: Fernanda Freixosa



ALTA ROTAÇÃO: Acidente de Castroneves na Stock terá influência z...

ALTA ROTAÇÃO: Acidente de Castroneves na Stock terá influência z...: O acidente ocorreu no início do treino extra dedicado ao piloto convidado Líder da temporada 2013 da IndyCar, Helio Castroneves retor...

Acidente de Castroneves na Stock terá influência zero em sua continuidade na IndyCar 2013


O acidente ocorreu no início do treino extra dedicado ao piloto convidado

Líder da temporada 2013 da IndyCar, Helio Castroneves retornou aos Estados Unidos nesta segunda-feira, 12, totalmente confirmado para as provas finais do campeonato. Apesar do acidente sofrido na sexta-feira durante os treinos extras para a etapa de Stock Car em Ribeirão Preto, razão pela qual acatou a sugestão dos médicos de não correr neste domingo, o piloto do Team Penske está em ótimas condições.

 

Castroneves chegou ao Brasil na quinta-feira, 8, para competir a convite da Shell Racing, A. Mattheis Motorsport e com o apoio do Hospital 9 de Julho. Seria a primeira oportunidade de correr na cidade onde passou a residir desde os dois anos de idade, mas o acidente de sexta levou o diretor médico da Stock Car, Dr. Dino Altmann, a vetar sua participação.

 

O acidente ocorreu no início do treino extra dedicado ao piloto convidado. Antes, durante seu reconhecimento em carro de passeio, apontou justamente o muro que o vitimou como posicionado inadequadamente. “Tem de tirar isso daí porque está perigoso”, disse ele. Suas previsões acabaram por se confirmar ao perder o freio na reta e bater forte.

 

Ao sentir o pedal de freio bater no assoalho, o piloto estava a 180 km/h. Sua primeira reação foi a de diminuir a velocidade derrubando marchas, que reduziu para 120 km/h. Ao final do trecho, atirou o carro contra o muro para impedir uma pancada mais forte adiante. Mesmo assim, o impacto foi a 101 km/h.  Apesar de o resgate ter chegado rapidamente, Castroneves deixou o carro sozinho.

 

A força do choque ocasionou lesões musculares no abdômen e houve necessidade de levar três pontos nas canelas (sendo dois na esquerda), resultado do contato provocado pelo painel do carro. Mas não houve qualquer fratura, como foi possível constatar nos diversos exames realizados no Hospital São Francisco. “O Helinho está clinicamente perfeito, mas fisicamente não está em condições de se submeter ao esforço dessa corrida”, disse Dino Altmann para justificar o veto.

 

Em tempo integral

 

Mesmo assim, Castroneves esteve presente todos os dias no circuito montado no setor industrial de Ribeirão Preto e cumpriu a vasta agenda promocional e de media previamente estipulada. No domingo, além de dar uma volta em carro aberto para saldar o público presente, foi o comentarista convidado pela Rede Globo na transmissão ao vivo com narração de Sergio Mauricio e Reginaldo Leme.

 

“Não foi o final de semana que a gente tinha previsto, mas essas coisas acontecem. O importante é que pude participar dessa festa na minha cidade e não terei qualquer prejuízo no campeonato da Indy˜, disse Castroneves, que já estará nas pistas dos Estados Unidos no dia 21 no Open Test na pista californiana de Sonoma.

 

O três vezes vencedor da Indy 500 não poupou palavras para manifestar sua gratidão à Shell e à A. Mattheis Motorsport, equipe comandada por Rodolpho Mattheis. “Esses cara são demais. Passaram a madrugada toda, de sexta para sábado, preparando outro carro para mim, após o acidente. Essa atitude me deixou mais motivado ainda para disputar a corrida na minha cidade, mas nessas horas a gente tem de deixar o coração de lado e eu não tinha outra coisa a fazer a não ser seguir a orientação do Dr. Dino, a quem devo também um agradecimento muito especial˜, completou.

 

Americo Teixeira Jr

Diario Motorsport

Foto: Fernando de Souza

 
 

ALTA ROTAÇÃO: Cascavelense que corre nos EUA confirma presença n...

ALTA ROTAÇÃO: Cascavelense que corre nos EUA confirma presença n...: Nico Ferreira vai disputar categoria GP 1000 na etapa de sua cidade natal pilotando a Kawasaki da equipe HPN Racing   Confirmada par...

Cascavelense que corre nos EUA confirma presença na quarta etapa do Moto 1000 GP


Nico Ferreira vai disputar categoria GP 1000 na etapa de sua cidade natal pilotando a Kawasaki da equipe HPN Racing

 
Confirmada para dia 25 de agosto em Cascavel (PR), a quarta etapa do Moto 1000 GP tem confirmada a presença de um piloto da cidade no grid da principal categoria, a GP 1000. Nico Ferreira, de 27 anos, vai disputar a corrida pilotando a Kawasaki ZX10-R da HPN Racing. Nascido em Cascavel, Ferreira jamais participou de uma corrida no Autódromo Zilmar Beux, que recebe pela segunda vez o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

 

 Piloto de motovelocidade desde 2005, Ferreira disputa regularmente o AMA Superbike, categoria estadunidense de âmbito nacional, e o CCS Racing, campeonato da Flórida em que já obteve duas vitórias na atual temporada. No ano passado, depois de vencer as 500 Milhas Brasil formando dupla com Eric Granado, o piloto cascavelense fez uma participação na Moto 2 em Jerez de La Frontera, na Espanha, e optou pelas competições nos EUA, onde mora.

 

“Sempre quis correr em Cascavel, perto dos amigos e da família. Dei sorte de essa corrida não coincidir com nenhum dos campeonatos em que defendo a DMS nos Estados Unidos”, comenta o piloto. “A moto que vou pilotar em Cascavel é igual à daqui, estou levando vários mapas de ajustes do motor e de suspensão, isso torna o trabalho um pouco menos difícil. Espero manter a HPN onde ela merece estar, que é no pelotão da frente”, acrescenta.

 

 A primeira participação numa corrida no autódromo de sua cidade natal não representará a estreia de Nico Ferreira no Moto 1000 GP. Ele já participou da competição na etapa final de 2011, no Rio de Janeiro (RJ). Segundo no grid das duas provas – a primeira temporada era composta por rodadas duplas –, o piloto abandonou a primeira prova e terminou a outra em quarto lugar. As duas vitórias em Jacarepaguá foram do argentino Diego Pierluigi.

 

 Seis pilotos vão defender a HPN Racing na etapa de Cascavel do Moto 1000 GP. Na GP Light, os representantes da equipe são os pernambucanos Flavinho Sukar e Paulinho Kamba, sétimo e nono colocados na classificação do Moto 1000 GP, e o baiano Francisco Snoeck, que está na 17ª colocação. Os pilotos da HPN na GP 600 são o paulista Gustavo Ceccarelli, 14º na tabela de pontuação, e o pernambucano Rodrigo Souza, que está em 18º.

 

Todas as motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece os pneus Power Slick, da GP 1000, e Power Cup, da GP Light, da GP 600 e da GPR 250, a todas as equipes. O campeonato tem o apoio de Beta Ferramentas, Shoei, LeoVince, Servitec, Calfin, Tutto Moto e Peterlongo.

Grelak Comunicação

ALTA ROTAÇÃO: 8ª etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos na ca...

ALTA ROTAÇÃO: 8ª etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos na ca...: Pimenta vence e faz primeira dobradinha de equipe na temporada 2013   Pimenta vence a segunda bateria e aproveita quebra de Mohr p...

8ª etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos na categoria Super


Pimenta vence e faz primeira dobradinha de equipe na temporada 2013

 

Pimenta vence a segunda bateria e aproveita quebra de Mohr para encostar no líder da Super; Papareli conquista o título na Light e Virgilio Fagundes vence na Novatos embolando o campeonato que parecia decidido.

A equipe Crossfox-Engebras Racing não tem do que reclamar da 8ª etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos na categoria Super: após conquistar a pole position e ver Marcio Philippi (Chevrolet Corsa, n° 51 – Crossfox-Engebras Racing) vencer a primeira bateria, na segunda prova do dia foi a vez de Pedro Pimenta subir no degrau mais alto do pódio e ainda assinar a volta mais rápida da prova.

 

Na largada, Rodrigo Moreno (Chevrolet Celta, n° 55 – Maguila Motorsport) largou na pole position, uma vez que terminou a primeira prova do dia na 6ª colocação, e na Copa Marshal de Marcas e Pilotos é realizado o grid invertido para os seis primeiros na geral; o piloto manteve a ponta, seguido por Luiz Piccolo (Chevrolet Corsa, n° 92 – Arias Motorsport) e Cristian Mohr (Chevrolet Corsa, n° 59 – Arias Motorsport), esse último assumindo o comando no lugar de Luis Cirino.

 

Pimenta que assumiu o carro n° 51 na segunda prova fez uma excelente largada e já saíra do sexto lugar para assumir a ponta ultrapassando Piccolo e Moreno pelo meio antes de fechar a primeira volta; Mohr abandonaria na segunda volta com problemas na embreagem.

 

Na categoria Light, largando na 7ª colocação na geral Maique Papareli fez uma ótima corrida; sempre rápido e constante, o piloto do Chevrolet Celta, n° 880 da Maguila Motorsport brigada de igual para igual com os pilotos da categoria Super; o piloto ainda recebeu pressão de Cezar Martins (Volkswagen Gol, n° 82 – Arias Motorsport) que tentava se aproximar, mas não deu chance aos concorrentes e venceu mais uma na categoria, conquistando o título com duas etapas de antecipação.

 

Martins terminou a prova na segunda colocação, seguido pelo mineiro Mauro Neuenschwander (Chevrolet Celta, n° 88 – Fast Racing) que fez sua estreia na pista paulista, mas não pontuou devida a regra do regulamento desportivo que não dá os pontos aos pilotos que não participarem das seis primeiras etapas da temporada.

 

Eduardo Doriguel (Chevrolet Celta, n°333 – Fast Racing) cruzou a linha de chegada na quarta colocação, seguido por Alexandre Nascimento (Chevrolet Corsa, n° 30 – GBS Racing) e Valter Souza Jr. (Volkswagen Gol, n° 137 – Maya Motorsport); Eber Gomes que divide o carro com seu irmão Jefferson (Chevrolet Corsa, n° 32 – Crossfox-Engebras Racing) e também estão na disputa direta pelo título da categoria Light não tiveram um final de semana dos sonhos, e após o acidente na primeira bateria, sofreram com problemas mecânicos na segunda prova e cruzaram na 8ª colocação na categoria.

 

Pela categoria Novatos o líder Thiago Oliveira (Chevrolet Celta, n° 105 – AGB Preparações) também teve um final de semana para esquecer: depois de não terminar a primeira prova pela quebra de seu motor, voltou a ter problemas mecânicos e ficou novamente fora da zona de pontuação na segunda prova do dia.

 

A vitória ficou com Virgilio Fagundes (Chevrolet Celta, n° 28 – Arias Motorsport), que largando na terceira colocação na categoria, precisou de três voltas para assumir a ponta e travar ótimas disputas com Ayman Darwich (Chevrolet Celta, n° 173 – Alpie Competições), até o vencedor da primeira bateria abandonar na 7ª volta com problemas mecânicos; Anderson Scovoli (Chevrolet Corsa, n° 43 – Fast Racing) que largou na quarta colocação, assumiria o segundo lugar na 9ª volta para não mais perder até bandeira quadriculada.

 

Completaram o pódio da categoria Novatos, Alexandre Ortega (Chevrolet Corsa, n° 57 – Fast Racing) na terceira colocação, seguido por Carlos Will (Volkswagen Gol, n° 70 – Guichaco) e Rafael Delphim (Renault Clio, n° 130 – Power Pistons), que após participar do treino de classificação com o Volkwagen Gol da equipe, não conseguiu largar com o carro na primeira bateria e trocou para o modelo francês largando do fundo do grid, o que deu um sabor ainda mais especial pela conquista do pódio em sua segunda prova na temporada 2013.

 

Com a dupla vitória da equipe Crossfox-Engebras Racing de Marcio Philippi (1ª bateria) e Pedro Pimenta (2ª bateria), a equipe sagra-se a única a vencer as duas baterias em uma mesma etapa na temporada 2013.

 

Ao término da 8ª etapa a decisão do título na categoria Super está totalmente aberta, com 191 pontos para Cirino, seguido por 186 de Philippi e Pimenta e 182 de Aldo Piedade Jr.

 

 

Confira o resultado da 2ª bateria:

 

1) 51-M. Philippi/ P. Pimenta Jr (S), (16 voltas) 33:15.854

2) 65-Aldo Piedade Jr (S), à 4.001

3) 27-W. Freitas/ E. Amaral (S), à 6.913

4) 14-Gabriel Correa (V), à 7.119

5) 880-Maique Papareli (L), à 9.819

6) 82-Cezar Martins (L), à 12.085

7) 87-Gustavo M. (S), à 16.722

8) 55-Rodrigo Moreno (S), à 21.129

9) 89-G. Passarelli/ V. Passarelli (S), à 24.479

10) 71-Alexandre Souza (S), à 33.124

11) 16-Alexandre Papazissis (S), à 33.205

12) 88-Mauro Neuenschwander (L), à 40.100

13) 8-R. Lima/ L. Checchia (S), à 41.663

14) 28-Virgilio Fagundes (N), à 46.340

15) 36-Carlos Auricchio (L), à 49.759

16) 43-Anderson Scovoli (N), à 56.535

17) 333-Eduardo Doriguel (L), à 57.163

18) 30-A. Nascimento/ F. Dias (L), à 1:06.420

19) 137-Valter Sousa Jr (L), à 1:13.933

20) 57-R. Manzini/ A. Ortega (N), à 1:27.921

21) 32-Eber/ Jefferson (L), à 1:29.802

22) 70-Will (N), à 1:30.490

23) 130-Rafael Delphim (N), à 1:42.792

24) 7-Thomaz Soubihe (S), à 1:58.937

25) 22-Ricardo Pavanelli (S), à 2 voltas

26) 11-Ricardo Gargiulo (S), à 4 voltas

27) 29-Vinicius Corbo (L), à 5 voltas

28) 66-G. Pedras/ L. Filgueiras (S), à 7 voltas

29) 105-Thiago Oliveira (N), à 7 voltas

30) 213-L. Pagliato/ M. Silva (N), à 8 voltas

31) 173-Ayman Darwich (N), à 9 voltas

32) 59-L. Cirino/ C. Mohr (S), à 14 voltas

33) 17-R. Cardosa/ S. Maciel (L), à 14 voltas

34) 92-Luis Piccolo (S), à 12 voltas

 

Melhor Volta: M. Philippi/ P. Pimenta Jr(51), 2:03.357 (média de 125,752 km/h), na 6ª volta

 

A próxima prova (9ª etapa da temporada 2013) da Copa Marshal de Marcas e Pilotos está marcada o dia 13, 14 e 15 de setembro.

 

Para maiores informações acesse: www.marcasepilotossp.com.br ou através das redes sociais Facebook (www.facebook.com/marcasepilotossp.com.br), Twitter (@SPdeMarcas) ou Instagram (marcasepilotossp).

 

Acompanhe o Programa Marcas e Pilotos toda segunda-feira as 20h na TV Aberta (canal 9 da NET ou 72 e 186 da Vivo TV para a cidade de São Paulo) ou através pelo site ou celular em www.tvaberta.tv.br.

 

O Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos tem patrocínio de Pneus Marshal / Cantu Pneus e apoio de Crossfox Elétrica – Distribuidor de Materiais Elétricos, e Yachtsman Moda Masculina.

VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação

Foto divulgação