terça-feira, 1 de outubro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Penúltima etapa da Copa ECPA de Velocidade pode se...

ALTA ROTAÇÃO: Penúltima etapa da Copa ECPA de Velocidade pode se...: Provas acontecem neste sábado em rodada dupla A quinta etapa da Copa ECPA de Velocidade será realizada neste sábado, dia 5 de outub...

Penúltima etapa da Copa ECPA de Velocidade pode ser decisiva

Provas acontecem neste sábado em rodada dupla



A quinta etapa da Copa ECPA de Velocidade será realizada neste sábado, dia 5 de outubro, e a rodada dupla pode ser decisiva para as pretensões dos pilotos que ainda buscam os títulos das categorias Turismo A e B da temporada 2013. Esta será a penúltima etapa do campeonato e as corridas serão disputadas no Autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), no interior de São Paulo.



Considerando que ainda faltam duas etapas e que cada uma delas tem 40 pontos em disputa, matematicamente o campeonato está totalmente indefinido e em aberto nas duas categorias da classe Turismo, A e B. “São 80 pontos em jogo, divididos em duas rodadas duplas em que cada vitória vale 20 pontos. Ainda não se pode apontar um favoritismo declarado”, afirma Dito Giannetti, organizador do certame.



Alexandre Nunes lidera entre os pilotos da Turismo A com 107 pontos; a dupla formada por Luis Piccolo e João Moraes aparece colado ao líder, com 101; Cassiano Rodrigues, terceiro colocado com 71; Rodrigo Stefanini, quarto com 66; e outra dupla, formada por pai e filho, Edson e Bruno Paes, em quinto com 49.



Ainda com chances matemáticas, porém remotas em virtude da pontuação daqueles que estão à frente, Gustavo Favoretto com 45 pontos e Luis Augusto Alves com 35 ainda mantém um fio de esperança.



Na Turismo B, a disputa também está interessante. Com 110 pontos, a dupla Marcio Cassorla e Milton Nicolau aparece na liderança, mas não pode bobear, pois há pelo menos outros quatro pilotos na batalha pelo título: José Torim, vice-líder com 84; Alex Fabiano, terceiro colocado com 81; Adilson Gorga, quarto com 76; e a dupla de Santos, Rodrigo Tavares e Adriano Brasiliense, na quinta posição com 63.



Domingo pista abre para treinão de arrancada



No dia 6 de outubro (domingo), a reta do autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) estará disponível para um treinão de arrancada. A pista ficará aberta das 9 às 17 horas. Diferente das provas do Campeonato ECPA de Arrancada, este treino é aberto para todos os pilotos, inclusive os não federados pilotando carros comuns.



A iniciativa do autoclube é proporcionar um lugar adequado para que racheiros de rua possam arrancar em um lugar apropriado e com segurança. Para tornar a prática atraente, os tempos serão cronometrados.



“Qualquer pessoa pode participar e com qualquer carro, mas vamos manter uma ambulância no local durante o dia todo”, informa Daniella Giannetti, proprietária da melhor. “Também estaremos cronometrando os tempos de todas as arrancadas”, completa.



Os treinos também visam a preparação de carros e pilotos para a próxima etapa do certame piracicabano de arrancada, que será disputa nos dias 8, 9 e 10 de novembro, com a realização da quinta e última etapa da temporada 2013 do Campeonato ECPA de Arrancada.



Serviço

O ECPA localiza-se na rodovia SP 135, Km 13,5, no distrito de Tupi, em Piracicaba/SP. O local possui lanchonete, restaurante, estacionamento, arquibancadas e sanitários. Mais informações pelo telefone (19) 3438.7901, e-mail ecpa@ecpa.com.br, site www.ecpa.com.br e facebook.com/ecpabrasil.


Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa ECPA
Foto divulgação



ALTA ROTAÇÃO: Na sexta etapa, no Velopark, o piloto Edson Jr. bu...

ALTA ROTAÇÃO: Na sexta etapa, no Velopark, o piloto Edson Jr. bu...: Prova será disputada no próximo dia 06 de outubro, no autódromo gaúcho de Nova Santa Rita (RS), na grande Porto Alegre. A Sportv transmite ...

Na sexta etapa, no Velopark, o piloto Edson Jr. buscará a vitória do Mercedes-Benz Grand Challenge

Prova será disputada no próximo dia 06 de outubro, no autódromo gaúcho de Nova Santa Rita (RS), na grande Porto Alegre. A Sportv transmite a prova ao vivo às 11h


Edson Coelho Jr. espera, com o modelo Mercedes-Benz C250 Turbo (#99), disputar pela segunda vez no circuito do Velopark de maneira semelhante à que ocorreu na última etapa da Mercedes-Benz Grand Challenge, em Curitiba (PR). O piloto mineiro tem chances de ser campeão da temporada 2013 e tem o apoio da equipe Rsports Racing e do chefe de equipe e piloto Leandro Romera para a conquista do título. A sexta etapa da temporada 2013 terá início nesta sexta-feira, dia 04 de outubro.

O objetivo principal de Edson Jr. é a maior pontuação no próximo final de semana. "Ainda temos chances de sermos os campeões da temporada 2013 e vamos batalhar até o fim para que isso aconteça. Aproveitamos o intervalo que tivemos recentemente para solucionar definitivamente todos os problemas que vinham nos prejudicando no decorrer do ano e, agora, com todo o equipamento funcionando perfeitamente, o objetivo é vencer corridas. Essas três últimas provas serão cruciais e estamos focados em obter excelentes resultados para, assim, concretizar nosso maior desejo - o título da Mercedes-Benz Grand Challenge", afirma o piloto de João Monlevade (MG).

Edson Jr., quarto colocado na tabela de classificação, com 58 pontos, já está familiarizado com a pista do circuito moderno e seguro, com 2.278 metros de extensão. "Como já conheço a pista, não será necessário muito tempo de adaptação, ou seja, poderemos aproveitar todo o tempo dos treinos para encontrar o acerto ideal do carro, que nos assegure o melhor desempenho possível nessa etapa do Velopark", ressalta Edson Coelho Jr..

O autódromo do Velopark foi inaugurado em 2010 e é um dos mais velozes do calendário do campeonato do Mercedes-Benz Grand Challenge. "Gosto do traçado e tenho um bom retrospecto neste circuito, onde conquistei dois pódios na temporada 2012 e briguei diretamente pela vitória nas corridas que disputei. Essas experiências positivas mostram que eu e a equipe Rsports nos adaptamos bem à pista naquelas ocasiões e, me levam a crer, que correr no Velopark pode ser uma ótima oportunidade de vencer novamente este ano" , destaca Edson, de 18 anos.

A competição já está chegando à reta final e é hora de pensar no próximo ano. "Existe uma grande possibilidade de que eu continue na categoria em 2014, mas correndo em um novo carro. É um lançamento da Mercedes-Benz, um veículo mais potente, fruto do investimento da fábrica com a intenção de potencializar o campeonato. O Mercedes-Benz Grand Challenge tem me proporcionado evolução e aprendizado significativos, além de ter contribuído para uma projeção minha no cenário automobilístico. Continuar nessa categoria seria muito gratificante e tenho certeza que me traria muitos benefícios", finalizou Edson Júnior.

O piloto Edson Coelho Júnior conta com patrocínio de Fiolux, Nestlé, EMC Sistemas, Neide Buffet e AvantGarde Motors. Site oficial: www.edsoncoelhojr.com.br

Classificação do campeonato, após cinco etapas:

1º) Márcio Campos (RS), Sicredi Racing, 81 pontos
2º) Neto de Nigris (SP), De Nigris-Gramacho, 78
3º) Rubens Tilkian (SP), Dragão Motorsport, 69
4º) Edson Coelho Júnior (MG), RSports, 58
5º)Cesare Marrucci (SP), WRacing, 46
6º) Arnaldo Diniz Filho (SP), Dragão Motorsport, 46
7º) Amorim Júnior (SP), Fiolux-RSports, 44
8º) Marcos Paioli (SP), Paioli Racing, 32 / Peter Michael Gottschalk (SP), 35
9º) Leo de Nigris (SP), 30
10º) Peter Gottschalk Júnior (SP), Paioli Racing, 26
11º) Roberto Santos (SP), Della Via, 23
12º) Linneu Linardi (SP), SBC Trans, 22
13º) Betinho Sartório (ES), Della Via, 22
14º) Rafael Zapelini (SC), Rodoerre Racing, 15
15º) Beto Rossi (SP), Rsports Racing, 14
16º) Fernando Júnior (RS), WRC, 13
17º) Raphael Teixeira (GO)/ Beto Santos (SP), Gusttavo Lima Racing, 9
18º) Jorge Tamake Júnior (SP), Paioli Racing, 4

Programação no Velopark (RS)

SEXTA-FEIRA - 04/10/2013

08h30 - 09h30: Treino Livre 1 (GT3/P E GT4)
09h40 - 10h40: Treino Livre 1 (Mercedes-Benz Grand Challenge)
10h50 - 11h50: Treino Livre 2 (GT3/P E GT4)
12h00 - 13h00: Treino Livre 2 (Mercedes-Benz Grand Challenge)
14h30 - 14h50: Classificação 1ª Corrida (GT4)
14h55 - 15h15: Classificação 1ª Corrida (GT3/P)
15h25 - 15h45: Classificação 2ª Corrida (GT4)
15h50 - 16h10: Classificação 2ª Corrida (GT3)
16h30 - 16h50: Classificatório Mercedes-Benz Grand Challenge

SÁBADO - 05/10/2013
09h00 - 09h10: Shakedown Sudamericano de Gran Turismo
14h00 - 14h50: Corrida 1 Sudamericano de Gran Turismo

DOMINGO 06/10/2013
08h50 - 09h00: Shakedown Mercedes-Benz Grand Challenge
09h05 - 09h15: Shakedown Sudamericano de Gran Turismo
09h22 - 10h22: Visitação Aos Boxes
11h00 - 11h45: Corrida Mercedes-Benz Grand Challenge
12h30 - 13h20: Corrida 2 Sudamericano de Gran Turismo

Calendário - Mercedes-Benz Grand Challenge:

Etapa 1 - 05 de maio - Circuito Anhembi (SP)
Etapa 2 - 23 de junho - Curitiba (PR)
Etapa 3 - 28 de julho - Tarumã (RS)
Etapa 4 - 18 de agosto - Interlagos (SP)
Etapa 5 - 08 de setembro - Curitiba (PR)
Etapa 6 - 06 de outubro - Velopark (RS)
Etapa 7 - 03 de novembro - Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 8 - 08 de dezembro - Interlagos (SP)


Assessoria de Imprensa do piloto Edson Coelho Jr.:
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos

Foto: Luciano Santos/SigCom

ALTA ROTAÇÃO: Fora” da disputa pelo título da F-Truck, Giaffone ...

ALTA ROTAÇÃO: Fora” da disputa pelo título da F-Truck, Giaffone ...: Tricampeão reconhece situação desfavorável na pontuação e frisa boa condição de tentar vencer em Guaporé pela terceira vez . Quando f...

Fora” da disputa pelo título da F-Truck, Giaffone tenta levar MAN a mais vitórias

Tricampeão reconhece situação desfavorável na pontuação e frisa boa condição de tentar vencer em Guaporé pela terceira vez .


Quando foi escalado pela equipe MAN Latin America para pilotar o novo MAN no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck de 2013, o piloto paulista Felipe Giaffone manifestou uma certeza e uma impressão. A certeza, de que o desenvolvimento do novo equipamento representaria seu maior desafio desde a estreia na categoria, em 2005; a impressão, de que os resultados do trabalho seriam colhidos só a partir da segunda metade da temporada.

Os prognósticos foram precisos. Até a quinta das dez etapas, apesar da notória eficiência do equipamento em voltas rápidas classificatórias, Giaffone somou apenas oito pontos, seis deles a título da bonificação atribuída quando a corrida completa seu primeiro terço. Os outros dois corresponderam a seu 13º lugar na quinta corrida do ano, no circuito paulista de Interlagos. Foi, até então, a única corrida em que levou o MAN TGX ao fim de uma corrida.

“Desde o início o caminhão se mostrou muito rápido, mas enfrentamos a série de dificuldades que já eram esperadas por conta do novo projeto”, avalia o piloto, que conduziu os caminhões Constellation da Volkswagen aos títulos do Campeonato Brasileiro em 2007, 2009 e 2011 – neste último ano, também foi campeão sul-americano. “Nas duas últimas corridas, já com boa parte desse desenvolvimento vencida, os resultados apareceram”, acrescenta.

A sexta etapa, no circuito paranaense de Cascavel, foi marcada pela primeira pole-position e pela primeira vitória de Giaffone com o caminhão MAN. A corrida seguinte, disputada em 8 de setembro na pista argentina de Córdoba, teve o tricampeão em segundo lugar no pódio. Com 54 pontos, foi o piloto que mais pontuou nas duas últimas corridas, tendo marcado 10 pontos a mais que o pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, líder da temporada.

Os resultados das etapas em Cascavel e em Córdoba elevaram Giaffone ao sétimo lugar na classificação do campeonato. Ele soma 62 pontos. Monteiro comanda a tabela com 104. “Faltam três corridas para o campeonato terminar, são 96 pontos em jogo, mas em termos práticos eu não me considero um dos candidatos ao título deste ano”, admite. “Temos uma condição competitiva para pensar em mais vitórias, mas penso que seja muito tarde para o título”.

Uma das dificuldades decorrentes da adoção do novo caminhão MAN é a distribuição de peso. “Meu caminhão ainda tem a frente bem acima do peso, isso influi bastante no acerto e na pilotagem. Achamos melhor coletar tudo que for possível de informação a respeito para buscar uma solução para o ano que vem. Mesmo com esse detalhe, o caminhão já é competitivo o suficiente, esses dois últimos resultados comprovam isso”, manifesta o tricampeão.

A oitava e antepenúltima etapa da Fórmula Truck será disputada no dia 13 de outubro no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, em Guaporé, no Rio Grande do Sul. Giaffone venceu a etapa guaporense duas vezes, em 2009 e 2010. “A ideia, claro, é chegar lá e planejar todo o trabalho de um modo que nos permita disputar a vitória. Não estou disputando o título, não tenho muito o que perder, então posso fazer esse jogo, corrida a corrida”, finaliza.

Após sete das dez corridas de seu calendário, o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a seguinte classificação:

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 104
2º) Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 90
3º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, 84
4º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 77
5º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, 75
6º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 71
7º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 62
8º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 59
9º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 58
10º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 46
11º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 40
12º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 37
13º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 32
14º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 30
15º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 24
16º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 22
17º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 21
18º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 20
19º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 18
20º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 17
20º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 17
22º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 15
23º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 13
24º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 12
25º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 10
26º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 3


Fonte e Foto: Grelak Comunicação

ALTA ROTAÇÃO: Vettel pode usar solução ‘secreta’ no fluxo de gas...

ALTA ROTAÇÃO: Vettel pode usar solução ‘secreta’ no fluxo de gas...: Segundo a revista italiana Autosprint Segundo a revista italiana Autosprint, o recente domínio de Sebastian Vettel pode dever-se, em pa...

Vettel pode usar solução ‘secreta’ no fluxo de gases de escape

Segundo a revista italiana Autosprint

Segundo a revista italiana Autosprint, o recente domínio de Sebastian Vettel pode dever-se, em parte, a uma inteligente solução para o fluxo dos gases de escape. Giancarlo Minardi, ex-proprietário da equipa de Fórmula 1 com o seu nome, assistiu ao GP de Singapura e alertou que o som do motor Renault de Vettel “soou parecido às épocas passadas, quando o controlo de tração era permitido”.

Agora, a revista italiana Autosprint publicou um vídeo exclusivo que mostra o som em curva do RB9 no traçado asiático, revelando o que dizem ser ‘informação confidencial’ sobre o recente domínio de Vettel. Contudo, os italianos duvidam que se trate mesmo de um controlo de tração, referindo um mapeamento inteligente de motores, que imita o comportamento dos difusores de gases de escape agora proibidos pela FIA. De resto, o conceituado jornalista britânico James Allen concorda com esta possibilidade, escrevendo no seu blog que “mais do que controlo de tração, parece algum tipo de mapeamento que simula as peças que existiram até o ano passado".





Fonte e foto: http://autosport.pt/