terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Segunda edição da Expedição Mitsubishi sairá do Ch...

ALTA ROTAÇÃO: Segunda edição da Expedição Mitsubishi sairá do Ch...: Viagem de oito dias terá 3.000 km e passará por belas paisagens do sul da Argentina A segunda edição da Expedição Mitsubishi já está pr...

Segunda edição da Expedição Mitsubishi sairá do Chile nesta sexta-feira com destino a Foz do Iguaçu

Viagem de oito dias terá 3.000 km e passará por belas paisagens do sul da Argentina

A segunda edição da Expedição Mitsubishi já está pronta para partir, dessa vez de Santiago, no Chile. Os 15 veículos L200 Triton e Pajero Dakar receberão os participantes para uma aventura incrível de oito dias, saindo na próxima sexta-feira, dia 24, desbravando o sul da Argentina e chegando em Foz do Iguaçu (PR) no dia 31 de janeiro.

Entre os belíssimos locais estão a travessia da Cordilheira dos Andes e a passagem aos pés do Monte Aconcágua, ponto mais alto da América do Sul, com 6.962m. Além disso, a Expedição Mitsubishi passará pela Vinícola Familia Zuccardi, com direito a degustação e almoço, dois parques nacionais, o Ischigualasto, em San Juan, e o Talampaya, em La Rioja, Serra Costa Miranda, Ruta 40, subida da Costa de Portezuelo, Ponte Corrientes, além da excelente gastronomia, ótimos hotéis e diversão em casinos e compras no Duty Free.


Na Expedição Mitsubishi, todos os veículos são da Mitsubishi Motors e não é necessário ser cliente da marca para fazer parte da viagem. Todos os participantes contam com uma estrutura completa e uma equipe especializada formada por mecânicos, médico, agentes de turismo, fotógrafo e staffs que garante a tranquilidade durante o percurso. As pessoas não precisam nem se preocupar em abastecer seus carros, já que esse processo é feito pela organização durante a noite, sem atrapalhar o cronograma da Expedição.

A viagem é feita com os carros usados na organização do Rally Dakar, muitos deles preparados com gaiola de proteção e banco concha, que dão uma emoção a mais para os participantes. "Estar em um veículo com esse perfil me chamou muito a atenção. Aumenta o espírito aventureiro e ficamos ainda mais ligados ao Dakar", revela o empresário paulista Wilson Rodrigues Pinto.

No momento da inscrição, os participantes já escolhem o carro que irão dirigir durante toda a viagem e o seu local no comboio. Já estão inclusas as hospedagens, alimentação completa, passeios, combustível e taxas dos veículos na aduana.

Primeira viagem
A Mitsubishi Motors deu a largada na Expedição Mitsubishi em dezembro de 2013, em um percurso de 3.000 quilômetros entre São Paulo e Buenos Aires, na Argentina. O roteiro passou pelas belezas das serras catarinenses e gaúchas, vinícolas, cânions, trilhas off-road, fazendas eólicas, além de percorrer as famosas Serra da Graciosa e Rio do Rastro.

"Foi amor à primeira vista e algo que nos interessou bastante deste o início por ser uma aventura, algo totalmente diferente", comentou o administrador Eduardo Lopez, que participou da Expedição Mitsubishi em dezembro, ao lado do irmão Julio. "Superou nossa expectativa. A organização, os lugares maravilhosos que passamos. Foi muito legal", completa Julio.

Para os mais de 70 participantes da primeira viagem, muita coisa surpreendeu. "É muito mais do que a gente imaginou. Não esperava que fosse assim, desfrutando de paisagens, coisas diferentes, nunca vivenciamos isso. Para nós tudo é novidade, só alegria. Estamos muito felizes", comemora Tomoko Gibo Ota, que foi para a Expedição Mitsubishi com o marido, Jorge, e a filha Keimy, que entrou de férias mais cedo da faculdade de Medicina para viajar com os pais.

Informações

Data: 24 a 31 de janeiro de 2014
Saída: Santiago (Chile)
Chegada: Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil)
Inscrições: os interessados em participar da Expedição Mitsubishi podem entrar em contato com a TGK M.I.C.E., operadora oficial da viagem, através do e-mail: expedicaomitsubishi@tgkmice.com.br.


Próxima viagem

A Expedição Mitsubishi terá esse mesmo roteiro, saindo de Santiago até Foz do Iguaçu durante o feriado de Carnaval. Para mais informações, expedicaomitsubishi@tgkmice.com.br.

Roteiro completo

1º dia (24/1) - Santiago (CHL)
2º dia (25/1) - Santiago (CHL) / Mendoza (ARG) - 411 km
3º dia (26/1) - Mendoza / Mendoza (ARG) - 31 km
4º dia (27/1) - Mendoza / Villa Union (ARG) - 563 km
5º dia (28/1) - Villa Union / Aimogasta (ARG) - 414 km
6º dia (29/1) - Aimogasta / Santiago Del Esteiro (ARG) - 434 km
7º dia (30/1) - Santiago Del Esteiro / Corrientes (ARG) - 686 km
8º dia (31/1) - Corrientes (ARG) / Foz do Iguaçu (BRA) - 624 km


Carolina Vasconcellos

Fotos: Green Pixel / Mitsubishi

ALTA ROTAÇÃO: Negrão assina com Arden e deve ser o único brasile...

ALTA ROTAÇÃO: Negrão assina com Arden e deve ser o único brasile...: Piloto campineiro viaja à Inglaterra no fim do mês para conhecer a equipe Depois de testar por três outras equipes no fim do ano pa...

Negrão assina com Arden e deve ser o único brasileiro na GP2

Piloto campineiro viaja à Inglaterra no fim do mês para conhecer a equipe



Depois de testar por três outras equipes no fim do ano passado, o campineiro André Negrão mudou os planos e acabou assinando com a Arden International para sua temporada de estreia na Fórmula GP2, cujas 11 rodadas duplas permanecerão atreladas ao calendário da Fórmula 1 em 2014. Nos ensaios realizados em Abu Dhabi depois do campeonato, Negrão havia avaliado os carros da Racing Engineering, Carlin e Hilmer Motorsport. O austríaco Rene Binder será seu companheiro.

A efervescência do mercado de técnicos e mecânicos provocou a correção da rota imaginada pelo piloto de 21 anos. "A Carlin parecia a alternativa mais interessante, mas o engenheiro com quem trabalhei nos testes, e com quem havia me entrosado bem, aceitou uma proposta da Russian Time. E o telemetrista foi para a Arden. Com isso, a Arden saiu de segunda para primeira opção", explicou Negrão. Com a carreira administrada pela Novac Sports, ele deverá se constituir no único representante do País na principal divisão de acesso à F1.

Criada pelo ex-piloto Christian Horner, principal dirigente da Red Bull na Fórmula 1, a Arden está virando uma casa brasileira na GP2. Foi a equipe de Bruno Senna em seu primeiro ano na série em 2007, marcado pela vitória em Barcelona logo na terceira etapa, e de Luiz Razia na campanha do vice-título de 2012. Recentemente, Negrão encontrou-se com Bruno, falou das perspectivas e recebeu o aval para correr pela Arden. "Ele me disse que a equipe era muito boa, estruturada e que em nada ficaria devendo à Carlin."

Negrão viajará à Inglaterra no próximo dia 27 e se apresentará à equipe para fazer o molde do banco e os ajustes dos pedais. Antes da etapa inaugural, marcada para o início de abril no Bahrein, a categoria promoverá três dias de testes coletivos em Abu Dhabi e mais três no circuito barenita de Sakhir, todos em março. Na visão de Negrão, esses testes serão importantíssimos numa série em que a limitação de treinos - os pilotos têm apenas uma sessão de 30 minutos antes das tomadas classificatórias - é um complicador adicional. Há pelo menos mais um. "Os pneus são extremamente difíceis de lidar. São iguais aos da F1, mas nesta você pode compensar com uma série de ajustes aerodinâmicos e mecânicos", lembrou.

Apesar da pouca idade e da experiência limitada na GP2, Negrão recusa-se a aceitar o papel de estreante. "Andei três anos na World Series, que em ocasiões chega a ser mais rápida que a GP2. Espero ser competitivo desde o começo do campeonato, porque os meus treinos no final de 2013 foram bons. Das seis sessões, fiquei entre os 10 em cinco. Além disso, conheço todas as pistas, menos a do Bahrein, onde passaremos antes da abertura do calendário, e a de Sochi, na Rússia, que estreará na categoria", concluiu.


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Quatro equipes defendem a Audi nas 24 Horas de Day...

ALTA ROTAÇÃO: Quatro equipes defendem a Audi nas 24 Horas de Day...: Prova será disputada nos dias 25 e 26 de janeiro nos Estados Unidos e marca a estreia da versão GTD do Audi R8 LMS • Romolo Liebchen: &quot...

Quatro equipes defendem a Audi nas 24 Horas de Daytona

Prova será disputada nos dias 25 e 26 de janeiro nos Estados Unidos e marca a estreia da versão GTD do Audi R8 LMS • Romolo Liebchen: "Demanda nos Estados Unidos aumentou significativamente"

Uma nova fase do automobilismo norte-americano começará no último fim de semana de janeiro, exatamente um ano após a dobradinha da Audi na classe GT das 24 Horas de Daytona. A 52ª edição da corrida de endurance clássida da Flórida será a primeira prova do novo campeonato Tudor United Sportscar Championship (TUSCC) e cinco Audi R8 LMS vão largar na mais competitiva das categorias em disputa.

Os dias 25 e 26 de janeiro são esperados com grande expectativa pelos fãs de automobilismo nos Estados Unidos, já que marcam a união entre a American Le Mans Series e a GRAND-AM em um único campeonato - que vai reunir os mais importantes fabricantes, pilotos e equipes. A dimensão deste novo campeonato se dá pelos 70 carros inscritos - entre protótipos e GTs - para a rodada de abertura, em Daytona. A classe GTD (GT Daytona), para carros baseado em modelos de produção e na qual compete o Audi R8 LMS, conta com o maior contingente de inscritos.

Por lá, as equipes clientes da Audi Sport desenvolveram uma versão GTD, a partir do modelo GT3 do Audi R8 LMS, que vai estrear nas 24 Horas. Como em sua versão anterior, o carro GTD carrega genes esportivos do R8 produzido para as ruas. Ao menos 50% da tecnologia é usada pelas duas versões. O chassi em alumínio, o motor V10 - que requer intervalos de manutenção de 20 mil quilômetros - e o sofisticado sistema de suspensão são alguns exemplos vistos, tanto no GTD, quanto no modelo de rua.

"Corremos em Daytona no ano passado para evidenciar as qualidades do R8", disse Romolo Liebchen, chefe da divisão de equipes-clientes da Audi Sport. "O resultado não poderia ter sido melhor: ficamos em primeiro e segundo na classe GT. Desde então, a demanda nos Estados Unidos aumentou significativamente. Estamos encantados em ter quatro times usando os Audi R8 LMS na abertura do TUSCC. Especialmente por serem quatro times de ótima reputação nos Estados Unidos. Estamos ansiosos para ver como será o desempenho deles durante a temporada".

Na abertura da temporada, em Daytona, a Audi Sport vai apoiar os times norte-americanos tanto tecnicamente, como cedendo seus pilotos. Esta será uma das quatro principais provas da temporada - junto das 12 Horas de Dayotna, 6 Horas de Watkins Glen e a "Petit Le Mans", em Road Atlanta. Marc Basseng (ALE) e Frank Strippler (ALE) vão correr pela GMG Racing; Filipe Albuquerque (POR) e Markus Winkelhock (ALE) serão os pilotos da Flying Lizard Motorsport; Oliver Jarvis (ING) fará parte da Fall-Line Motorsports, Christopher Haase (ALE) e René Rast (ALE) competirão pela Paul Miller Racing.

A forte presença do Audi R8 LMS na classe GTD do TUSCC, que tem seis fabricantes disputando diretamente, reflete o crescimento da Audi nos Estados Unidos. Com mais de 150.000 entregas, a marca das quatro argolas registrou uma alta de mais de 10% no mercado norte-americano, onde o modelo Audi Q5 é especialmente popular.

A largada para as 24 Horas de Daytona será dada no sábado, dia 25 de janeiro, às 14h30 locais - 11h30 no horário de Brasília. Confira quais serão os Audi no grid da prova:

Audi R8 LMS #32 (GMG Racing)
Marc Basseng (ALE), Frank Stippler (ALE), James Sofronas (EUA), Alex Welch (EUA)

Audi R8 LMS #35 (Flying Lizard Motorsports)
Filipe Albuquerque (POR), Seth Neimann (EUA), Alessandro Latif (ITA), Dion von Moltke (EUA)

Audi R8 LMS #45 (Flying Lizard Motorsports)
Nelson Canache Jr. (VEN), Tim Pappas (EUA), Spencer Pumpelly (EUA), Markus Winkelhock (ALE)

Audi R8 LMS #46 (Fall-Line Motorsports)
Charles Espenlaub (EUA), Oliver Jarvis (ING), Charlie Putman (EUA), James Walker (ING)

Audi R8 LMS #48 (Paul Miller Racing)
Matt Bell (ING), Christopher Haase (ALE), Bryce Miller (EUA), René Rast (ALE)


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto: Audi Sport / Divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Kart: Campeões mundiais David Foré e Jordon Lennox...

ALTA ROTAÇÃO: Kart: Campeões mundiais David Foré e Jordon Lennox...: Feras internacionais confirmam presença no IV Troféu Gustavo Sondermann neste final de semana A 14ª edição do Super Kart Brasil (SKB), ...

Kart: Campeões mundiais David Foré e Jordon Lennox-Lamb disputarão SKB 14 em Interlagos

Feras internacionais confirmam presença no IV Troféu Gustavo Sondermann neste final de semana

A 14ª edição do Super Kart Brasil (SKB), neste final de semana (25 e 26), no kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo, promete - como sempre - disputas de alto nível, com os melhores kartistas do país. E, para tornar a briga ainda melhor, os organizadores do evento confirmaram a participação do italiano David Foré, pentacampeão mundial e kart, e do inglês Jordon Lennox-Lamb, também detentor de um título mundial, na categoria KZ (karts com marcha).

Os treinos para o SKB 14 Troféu Gustavo Sondermann terão início já nesta quinta-feira (23) e o evento será disputado no traçado completo, com 1.150m, sentido horário. Mais de 100 kartistas são esperados.

Aos 33 anos, Foré é piloto número 1 da equipe italiana CRG Master. Com cinco títulos mundiais, ele é um dos maiores pilotos de kart de todos os tempos. Já Lennox-Lamb, de 21 anos, é um dos jovens talentos do kart britânico e foi campeão mundial de KZ 2 em 2012. Recentemente, ambos participaram das 500 Milhas de Kart, em Penha (SC).

"O Foré dispensa apresentações e é um grande ídolo do esporte. E o Lennox, apesar de jovem, também tem um currículo fortíssimo no kart. São duas presenças que nos deixam muito honrados e que servirão de grande motivação para os participantes do SKB", comenta Ruben Carrapatoso, também campeão mundial de kart, que junto com outros grandes campeões da modalidade no Brasil - André Nicastro, Danilo Dirani, Dennis Dirani, Paulo Carcasci, Renato Russo e Sérgio Jimenez - idealizaram o SKB em 2010.

O SKB 14 será realizado junto com a 1ª e a 2ª etapa do Campeonato Paulista de Kart. Valerão pela competição as categorias Cadete, Junior Menor, Junior, Graduados, Sênior e KZ. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas no site do evento (www.superkartbrasil.com.br). A entrada para o público acompanhar a disputa no kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, é gratuita.

O SKB 14 conta com o apoio do Hotel Transamérica e Voxx Suplementos.

Veja a programação para SKB 14 em Interlagos:

Quinta e Sexta Feira (23 e 24 de Janeiro)
Treinos Livres

Categorias 1º Treino / 2º Treino
Cadete 08:00 - 08:35 / 12:55 - 13:30
Jr Menor 08:35 - 09:10 / 13:30 - 14:05
Junior 09:10 - 09:45 / 14:05 - 14:40
Graduados 09:45 - 10:20 / 14:40 - 15:15
Sprinter 10:20 - 10:55 / 15:15 - 15:50
Super Cadete 10:55 - 11:30 / 15:50 - 16:25
Shifter (KZ / KZ2) 11:30 - 12:05 / 16:25 - 17:00
Senior / Super Senior 10:20 - 10:55 / 17:00 - 17:35

Sábado e Domingo (25 e 26 de Janeiro)
Classificações e Provas:

Categorias Tomada de Tempo
Cadete 08:00 - 08:05
Jr. Menor 08:15 - 08:20
Junior 08:30 - 08:35
Graduados 08:45 - 08:50
Senior / Sup.Senior 09:00 - 09:05
Sup.Cadete 09:15 - 09:20
Sprinter 09:30 - 09:35
Shifter / KZ / KZ2 09:45 - 09:50

1ª Prova do dia
10h15 - Cadete

Demais categorias, abastecimento e prova na sequência de tomada de tempo.


FGCom
Fernanda Gonçalves / Caio Scafuro

Foto Luiz Pinheiro