quarta-feira, 11 de março de 2015

Vencedor da corrida de duplas, Fraga corre com Alvaro Parente e Gomes, 3º em 2014, com Winterbottom

Equipe terá novamente pilotos estrangeiros que se destacaram no ano passado como dois dos melhores convidados da corridas de duplas: o português Alvaro Parente corre com Felipe Fraga e o australiano Mark Winterbottom com Marcos Gomes

O jovem piloto do Tocantins, Felipe Fraga, que entrou para a história da Stock Car ao vencer logo sua corrida de estreia, aos 18 anos, justamente na corrida de convidados de 2014, terá uma nova dupla neste ano, assim como o terceiro colocado da prova, Marcos Gomes. Os pilotos da Voxx Racing terão dois estrangeiros como companheiros de equipe em Goiânia na semana que vem, na etapa de abertura da Stock Car.


Fraga correrá com o português Alvaro Parente e Gomes, com o australiano Mark Winterbottom. Estas duas duplas são inéditas, mas a Voxx Racing já trabalhou com estes dois estrangeiros em 2014 e ambos estiveram entre os melhores convidados em Interlagos.

"A corrida de duplas da Stock Car sempre será especial para mim, porque fiz minha estreia na categoria justamente nesta prova e o resultado não poderia ser melhor, ganhando a corrida", diz Fraga, que fez dupla com o paranaense Rodrigo Sperafico. Por regulamento, os dois não podem mais correr juntos em 2015, já que o piloto do Tocantins não é mais um estreante. "Estou muito feliz em fazer dupla com o Álvaro (Parente), que deixou todo mundo impressionado em seu primeiro contato com o Stock Car sendo um dos convidados mais rápidos", diz Fraga.


Gomes também foi um dos destaques da corrida de duplas em 2014, chegando na terceira colocação. "Tive nesta corrida em especial um grande duelo contra o carro do Mark (Winterbottom), que estava competindo pela Voxx Racing, na briga pelo pódio. Com certeza temos duas duplas capazes de lutar pela vitória em Goiânia", diz Gomes, relembrando a competição com o australiano, que foi o quarto colocado em 2014.

Chefe da equipe Voxx Racing, William Lube acredita que o time ganhará ainda mais competitividade com o retorno dos dois convidados que se destacaram no ano passado. "Nossa dupla de pilotos é bem forte, com o Felipe (Fraga) e o Marcos (Gomes), e sabemos que na prova de convidados é fundamental que o piloto que venha de fora mostre uma rápida adaptação ao carro da Stock Car, algo que o Alvaro (Parente) e o Mark (Winterbottom) mostraram de cara. Em 2014, eles estiveram sempre entre os primeiros e agora, com um ano extra de experiência, tenho certeza de que serão ainda mais competitivos", diz Lube.

Campeão da Fórmula 3 Inglesa e da World Series, além de já ter testado na F-1, Parente conta que ficou muito satisfeito com a experiência em 2014. "Fico muito feliz em receber novamente o convite da equipe Voxx Racing. A gente tinha tudo para sair com um pódio naquela corrida e infelizmente tomamos um toque do Barrichello, no S do Senna, que nos tirou da prova. Será muito bacana dividir o carro com o Felipe (Fraga), que ganhou sua primeira corrida na Stock Car justamente nesta corrida de convidados. Quem sabe a gente repete este resultado neste ano", diz Parente.


Campeão da V8 Australiana, que utiliza carros bem parecidos com o Stock Car brasileiro, Winterbottom também destacou a expectativa de lutar pela vitória em Goiânia. "Conseguimos um bom quarto lugar na corrida do ano passado. Fiquei muito satisfeito de ser convidado novamente pela equipe Voxx Racing e espero que a gente evolua ainda mais em busca do pódio", diz o australiano.

A temporada 2015 também terá como novidade a chegada de uma marca que representa a mais completa linha de vitaminas do Brasil: Lavitan, que está há mais de 10 anos no mercado e cresce ano após ano, se consolidando como uma das linhas de produto carro-chefe do Grupo Cimed. Conta atualmente com 11 produtos: Lavitan AZ, AZ Mais, Mulher, Sênior, Kids, Omega 3, Vitamina D, Cálcio, Hair, Sport e Beauty, sempre buscando soluções para as necessidades mais especificas dos consumidores, sendo que Lavitan AZ é o 2º suplemento vitamínico mineral em número de unidades do mercado.

Os treinos para o GP de abertura da temporada da Stock Car serão disputados a partir de quinta-feira. A corrida será no domingo, dia 22, às 11h, com transmissão ao vivo da TV Globo.

Rodrigo França (MTB 31120)
Fotos: José Mario Dias/ RF1



Khodair convida Antonio Felix da Costa para a Corrida de Duplas da Stock Car

Piloto de testes da Red Bull na F1, português ainda disputa a Fórmula E e DTM

Antonio Felix da Costa, uma das mais jovens promessas do automobilismo mundial, estará ao lado de Allam Khodair na corrida de duplas da Stock Car, prova que vai abrir a temporada no dia 22, em Goiânia. O piloto português tem apenas 23 anos, mas conta com um currículo extenso. Félix da Costa é uma das estrelas do programa formador de jovens pilotos da Red Bull e testou com a equipe na F1 em 2012 e 2013. Atualmente disputa a DTM como piloto oficial da BMW e a Fórmula E, onde venceu a corrida da Argentina no início deste ano.


Esta será a primeira vez que Félix da Costa vem ao Brasil para uma corrida. E está ansioso. "Estive muito perto de participar nesta prova especial da Stock Car no ano passado, mas acabou não dando certo. E fiquei muito feliz quando recebi o convite para correr com o Allam este ano. Ele é um dos principais pilotos da categoria e eu simplesmente não poderia recusar! A Stock Car também dispensa apresentações, é muito competitiva e já está começando a ganhar muitos fãs na Europa", disse o piloto.


Allam Khodair, que no ano passado correu ao lado de Bruno Junqueira, comemorou a chegada do reforço internacional para a disputa: "Ele é um piloto bastante promissor que por mais de uma vez esteve muito perto de entrar na F1. Só isso já diz muito sobre a qualidade dele. Mesmo jovem ele é um cara com muita experiência e com certeza isso vai ajudar nosso time a evoluir e brigar por resultado".


O convite para Antonio Felix Da Costa partiu do chefe da equipe Full Time Texaco, Maurício Ferreira, que conheceu o piloto português durante um intercâmbio na DTM, ano passado. "Acredito muito no potencial dele. É um grande piloto, que me chamou a atenção logo no primeiro contato que tivemos. Temos uma grande expectativa de que ele pode nos ajudar nesta prova, já que a Stock Car é muito competitiva", disse Maurício.

António Félix da Costa, entretanto, espera adaptar-se rapidamente ao modelo V8 da Stock Car: "Conversei com o Augusto Farfus, que no ano passado correu ao lado do Rubens Barrichello, e já peguei algumas dicas. Além disso acredito que teremos um carro com um acerto bem definido. Basta ver os resultados do Allam Khodair no ano passado, com vários pódios, para ver que ele é um grande piloto e temos um carro bastante competitivo e rápido".

Os treinos para a Corrida de Duplas começam na quinta-feira, dia 19, com um treino destinado justamente aos pilotos convidados. A prova, com transmissão ao vivo da Globo, acontece domingo, dia 22. A largada está marcada para 10h30.

Império Agecom

Fotos divulgação

Fórmula E: consumo de energia preocupa Bruno Senna em Miami

Quinta etapa do mundial de carros elétricos será realizada neste sábado

Bruno Senna deu início nesta terça-feira a uma intensa maratona de atividades profissionais que deverão se estender por mais um mês. O piloto da Mahindra Racing passou por uma sessão de simulador na Carlin Motorsport - que cuida da operação de pista de sua equipe na Fórmula E - na Inglaterra, como preparação ao GP de Miami de carros elétricos neste sábado, e amanhã estará no circuito de Paul Ricard testando a McLaren 650S. Nas próximas semanas, Bruno ainda virá ao Brasil para disputar a abertura da Stock Car ao lado de Nicolas Prost, Antonio Pizzonia e Júlio Campos na Equipe Prati-Donaduzzi, irá à Malásia trabalhar como comentarista técnico da tevê britânica Sky Sports no GP da Malásia, regressará aos EUA para o GP de Long Beach da Fórmula E e estreará nas competições de GT pela McLaren em Monza.

Bruno disse que a pista de rua Miami, com pouquíssimas variações de traçado, lembra a de Putrajaya (Malásia). "São curvas praticamente apenas de 1ª e 2ª marchas. Nosso simulador não tinha alterações de altura no relevo e nem ondulações, o que devemos encontrar por lá e devem tornar tudo um pouco mais interessante do que vimos até agora. São várias superfícies diferentes e vamos passar até sobre os trilhos de uma linha férrea. Espero que o trem só passe quando eu já tiver deixado a galera para trás", brincou.

Com retas mais longas e sem chicanes, o circuito deverá permitir que os carros andem próximos, a exemplo da Malásia, e facilite as ultrapassagens. A maior preocupação de Bruno no momento é quanto ao consumo de energia, sempre uma questão importante nas provas da Fórmula E e cujas variáveis ainda não são todas conhecidas das equipes. "Ainda não sabemos qual será o número de voltas, e a duração da corrida sempre depende de uma confirmação no local. Aparentemente, será menos crítico do que na etapa mais recente em Buenos Aires, mas só vamos ter certeza quando chegarmos lá."


Nos testes de amanhã em Paul Ricard, Bruno estará acompanhado do britânico Adrian Quaife-Hobbs, que passou pela Fórmula GP2 no ano passado e agora é também um dos pilotos oficiais da McLaren na GT.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)
MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda.

Foto divulgação

Copa ECPA de Velocidade começa no sábado

Provas acontecem na categoria Marcas e Pilotos e Clássicos

A temporada da Copa ECPA de Velocidade começa neste sábado (14) com a disputa das categorias Marcas e Pilotos e a de Clássicos de Competição. As provas de abertura do certame acontecerão no Autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

 Em 2014, a categoria Marcas e Pilotos ganhou nova nomenclatura e a divisão principal passou a ser chamadas de Super, tendo como atual campeão Rodrigo Stefanini. Na divisão de acesso, que passou a ser a Light, o título ficou com Alexandre Barbosa. Neste mesmo ano foi criada a Novatos, categoria de entrada, tendo sido conquistada por Rafael Matta.

Esses três pilotos já confirmaram presença no grid desta temporada e vem com tudo para defender os títulos conquistados no ano passado.

Depois de se sagrar como bicampeão da categoria principal, ao ganhar o título em 2014, antes já havia conquistado em 2011, Stefanini almeja agora o terceiro título no Marcas e Pilotos. “Quero muito conquistar o tricampeonato e dar a minha equipe o segundo título consecutivo”, disse o piloto de Capivari que neste ano irá, novamente, competir com o Citroën C3.

Outros participantes

A equipe Phoenix Competições irá trazer para o autódromo do ECPA nada menos do que oito carros para essa temporada 2015. Segundo o chefe da equipe, Luis Piccolo, este é o maior número de participantes em cinco anos de disputa do certame.
“Teremos dois carros na categoria Super, três na Light e outros três na Novatos. Todos compostos por duplas. Acho que é um time forte e esperamos ser competitivos e esperamos brigar diretamente pelo título nas três categorias em disputa”, afirmou Piccolo, que além de preparador irá formar dupla com o piloto Netto Datti, vice-campeão na temporada passada, a bordo de um GM/Corsa.


As demais duplas da Phoenix Competições serão formadas por João Morais e Rodinei Mazzieri, também na Super e ao volante de um Ford Ka.

Na Light, a equipe terá Ricardo Pinto Leandro Borsari na pilotagem de um Ford/Fiesta; Rafael Matta e Anderson Paes em um GM/Celta e uma dupla de Capivari, formada por Junior e Neymar, em um GM/Corsa.

Entre os Novatos, André Lebl e Rodrigo Palace (GM/Corsa), Cristiano Frank e Leandro Pedro (GM/Prisma) e Fernando e André (VW/Gol).

Time de Piracicaba

Com dois carros na pista, a equipe Juka Motors também vem para a disputa. No carro principal, um Gol, Juca Gandelim vai correr sozinho entre os pilotos da Super. O outro Gol será pilotado pela dupla formada por Danilo Gandelim e Adriano Nunes, entre os Novatos.

Serviço

Acompanhe as novidades da Copa ECPA de Velocidade no site www.ecpa.com.br.
Mais informações pelo facebook.com/ecpabrasil e e-mail para ecpa@ecpa.com.br
O autódromo do ECPA está localizado em Piracicaba, no interior de São Paulo, na rodovia SP 135, km 13,5, no Distrito de Tupi. Telefones (19) 3438.7901 e 3438.7174.

Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA