segunda-feira, 3 de março de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Ronaldo Kastropil vai pilotar caminhão Mercedes-Be...

ALTA ROTAÇÃO: Ronaldo Kastropil vai pilotar caminhão Mercedes-Be...: Piloto paulista vai disputar os campeonatos Sul-Americano e Brasileiro da Fórmula Truck pela ABF Desenvolvimento Team.  A primeira da...

Ronaldo Kastropil vai pilotar caminhão Mercedes-Benz em sua segunda temporada

Piloto paulista vai disputar os campeonatos Sul-Americano e Brasileiro da Fórmula Truck pela ABF Desenvolvimento Team.


 A primeira das dez etapas dos campeonatos Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck, marcada para 16 de março em Caruaru (PE), vai apresentar ao público da categoria vários pilotos em caminhões diferentes daqueles que pilotaram em 2013. É o caso do paulista Ronaldo Kastropil, que na temporada de 2014 vai pilotar o Mercedes-Benz da ABF Desenvolvimento Team, que terá o número 53 – no ano passado ele competiu com um Scania.

Piloto de vasta experiência em categorias automobilísticas de protótipos e de gran turismo, Kastropil estreou na Fórmula Truck em 2013, defendendo a Ticket Car Corinthians Motorsport. Marcou pontos em seis etapas, tendo como melhor resultado o oitavo lugar na corrida final, disputada em Brasília no mês de dezembro. Fechou o Campeonato Brasileiro em 17º. “Agora quero terminar o campeonato pelo menos entre os dez melhores”, proclama.

O caminhão que Kastropil vai pilotar em 2014 é o mesmo com que Régis Boessio conquistou duas vitórias e a terceira posição na classificação final do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck em 2013. “Ainda não experimentei o novo caminhão, mas conversei com vários pilotos a respeito e o que todos têm me dito é que ele tem uma tocada mais parecida com a de um carro de corrida. Estou animado, acho que vai ser um campeonato ano para mim”, diz.

Ronaldo Kastropil manifesta satisfação com o resultado de seu primeiro ano na F-Truck. “Não com os resultados nas corridas propriamente ditos, até porque enfrentei muitas quebras, mas foi muito positivo para eu conhecer mais pistas, assimilar o funcionamento da Truck, saber como é pilotar um caminhão. É um mundo totalmente diferente do que eu tinha experimentado nas pistas e acho que essa experiência será muito útil neste ano”, pondera.

Iniciando uma nova fase com a ABF Desenvolvimento Team, Kastropil passará a contar nas etapas da Fórmula Truck com a consultoria de pista do paranaense César Bonilha, piloto experiente em categorias de turismo e provas longas. “O Cesinha conhece muito de automobilismo, será importante tê-lo ao meu lado como estrategista. Ele é quem vai ficar comigo no rádio durante todos os treinos e corridas. Vai ser um reforço importante”, aponta.



Grelak Comunicação

ALTA ROTAÇÃO: Danilo Andric é o primeiro piloto anunciado pela M...

ALTA ROTAÇÃO: Danilo Andric é o primeiro piloto anunciado pela M...: Equipe do ABC Paulista toma parte do Brasileiro de Motovelocidade para disputar títulos das categorias GP 1000 e GP Light.  Em sua qu...

Danilo Andric é o primeiro piloto anunciado pela M2B Racing no Moto 1000 GP

Equipe do ABC Paulista toma parte do Brasileiro de Motovelocidade para disputar títulos das categorias GP 1000 e GP Light.


 Em sua quarta temporada, o Moto 1000 GP acaba de confirmar mais um reforço nos grids de pelo menos duas categorias. A M2B Racing, equipe com sede em São Bernardo do Campo (SP) e chefiada por Marcelo Anastácio, está entre as confirmadas para as oito etapas de 2014, que vão colocar em disputa os títulos do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade – a primeira etapa terá suas provas em Santa Cruz do Sul (RS) no dia 4 de maio.

Um dos pilotos da M2B Racing na GP 1000, categoria principal do Moto 1000 GP, será Danilo Andric, de São Caetano do Sul. “Até cogitei trazer minha própria equipe para o campeonato, com mais pilotos, mas decidi focar na preparação, minha e do equipamento, para brigar pelo título”, afirma o piloto, dono de currículo vitorioso na motovelocidade. “Conheço a estrutura da equipe do Marcelo, sei que seremos competitivos”.

Com 18 anos de experiência na motovelocidade, Anastácio dedicou as últimas temporadas à prestação de serviços técnicos a equipes nacionais. “Eu venho trabalhando nesse projeto há dois anos e agora conseguimos formar o pacote ideal para que o projeto tenha início. Estou muito contente com a forma como as coisas têm acontecido”, afirma. “Já tive minha equipe própria, depois trabalhei em outras equipes, agora minha equipe voltou”.

A M2B Racing terá duas motos BMW S1000RR no grid da GP 1000. “O contrato assinado com o Danilo, que é um piloto do mais alto gabarito, traduz a nossa expectativa de figurar na disputa direta pelo título. Vamos ter mais uma moto na GP 1000 e o projeto é de também termos duas BMW na GP Light”, ele revela. “Estamos abertos e conversando com pilotos interessados em competir por uma equipe competitiva, a ideia é sempre a de buscar novos talentos”.

Marcelo Anastácio considera a possibilidade de rever o planejamento e, além das duas motos na GP 1000, inscrever uma na GP Light e outra na GP 600. “Tudo vai depender das metas dos pilotos com que vamos participar do campeonato. O Moto 1000 GP, além de ter os melhores pilotos, oferece regras muito claras. Existe uma igualdade, uma equalização que permite a todos os participantes uma condição favorável de vencer corridas”, considera.

Todas as motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece seus pneus de competição às equipes. O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem apoio de Beta, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN, Denko, Airfence Brasil e Peterlongo.


Grelak Comunição

ALTA ROTAÇÃO: Mitsubishi Lancer Cup terá sete etapas e carros re...

ALTA ROTAÇÃO: Mitsubishi Lancer Cup terá sete etapas e carros re...: Provas serão disputadas no autódromo Velo Città, homologado pela FIA Marcada para o início do mês de abril, a 2ª temporada da Mitsubi...

Mitsubishi Lancer Cup terá sete etapas e carros renovados em 2014

Provas serão disputadas no autódromo Velo Città, homologado pela FIA


Marcada para o início do mês de abril, a 2ª temporada da Mitsubishi Lancer Cup vem repleta de novidades. Serão sete etapas durante o ano, uma a mais do que em 2013, com a participação de dois carros na competição: o novo Lancer RS e o renovado Lancer Evo R.

"A temporada de estreia em 2013 consolidou a Mitsubishi Lancer Cup no automobilismo nacional. Para este ano, vamos crescer ainda mais, aumentando uma etapa e o número de carros no grid", comemora Corinna de Souza Ramos, diretora de projetos especiais da Mitsubishi Motors.

Depois de receber elogios dos pilotos gentlemen drives durante toda a temporada, o Lancer Evo R recebeu atualizações importantes que o deixarão ainda mais veloz e fácil de guiar na pista. Entre as principais novidades estão freios com Sport ABS e o novo acabamento do interior.

Com o Lancer Evo RS também na pista, as disputas serão ainda mais acirradas, já que mais carros estarão no grid, disputando simultaneamente a prova, que tem 25 minutos, mais duas voltas cada. Todas as etapas serão disputadas no moderno autódromo Velo Città, da Mitsubishi. Com 3.430 metros de extensão, recebeu no fim do ano passado a homologação da FIA, tornando-se um dos três autódromos do Brasil reconhecido pela entidade.

Apesar dos carros largarem juntos, a premiação é dividida em três categorias: Lancer Evo RS e Lancer Evo R, do primeiro ao quinto colocado, e Lancer Evo R Master, destinada a pilotos com mais de 45 anos, premiando do primeiro ao terceiro.

Primeira temporada
Na temporada 2013, o primeiro campeão foi o jovem Bruno Mesquita, que já garantiu sua vaga para as etapas deste ano. "Fiz meu primeiro campeonato no automobilismo com a Lancer Cup. Tenho certeza que comecei a correr em uma das melhores provas do Brasil", disse.

Com instrutores como Ingo Hoffmann e Duda Pamplona, os pilotos puderam evoluir a cada prova. "A qualidade dos instrutores, histórico esportivo e paciência são grandes diferenciais. Sem contar as instalações de primeiro mundo" afirma Maurício Zanella, que fez parte do grid em 2013.

A Mitsubishi Lancer Cup tem patrocínio de Petrobras, BTG, Pirelli, Armura e Columbia. Mais informações no site www.mitsubishimotors.com.br, no Facebook Mundo Mit (www.facebook.com/Mundomit) e no site do autódromo Velo Città (www.velocitta.com.br).

Lancer Cup - Sit&Drive
Seguindo o formato de sucesso utilizado em sua temporada de estreia, a Mitsubishi Lancer Cup conta com o sistema sit&drive. Nele, os veículos da competição são alugados para os pilotos, possuem mecânica e preparação idênticas e, durante a temporada, toda manutenção e apoio necessários são feitos pela equipe de mecânicos e engenheiros da marca dos três diamantes.

Para saber mais informações e como participar da Mitsubishi Lancer Cup, acesse o site www.lancercup.com.br ou envie um e-mail para lancercup@mmcb.com.br.

Calendário - Lancer Cup 2014
1ª etapa - 11 e 12 de abril
2ª etapa - 09 e 10 de maio
3ª etapa - 13 e 14 de junho
4ª etapa - 18 e 19 de julho
5ª etapa - 15 e 16 de agosto
6ª etapa - 26 e 27 de setembro
7ª etapa - 24 e 25 de outubro

Ficha Técnica - Lancer Evo R
Motor 2.0L MIVEC Turbo
Potência 306 cv
Torque 55 Kgfm
Transmissão mecânica "Close Ratio" de 5 marchas
Tração integral 4x4 com diferencial central ativo hidráulico.
Capô, portas, para choques, tampa traseira em fibra.
Para lama dianteiro com extração de ar
Spoiler em fibra
Aerofólio traseiro em fibra de carbono
Gaiola de proteção homologada pela FIA.
Painel digital touch screen, Pro Tune® de 4.3" com: conta giros digital, shift light, medidor de força G, voltímetro, pressão de combustível, velocímetro, GPS, tempo de volta, além de outras funções
Sistema Pro Tune® de aquisição e analise de dados
Sistema de freio BREMBO com SPORT ABS
Pastilhas de freio High Performance de competição.
Pneu Pirelli® slicks 265/645-18.
Rodas liga leve Enkei®, 18" x 8,5"

Ficha Técnica - Lancer Evo RS
Motor 2.0L MIVEC Turbo
Potência 340 cv
Torque 42 Kgfm
Câmbio sequencial de 6 marchas com alavanca em fibra de carbono.
Tração integral 4x4 com diferencial central ativo hidráulico.
Capô, portas, para choques, tampa traseira em fibra.
Para lama dianteiro com extração de ar
Spoiler em fibra
Aerofólio traseiro em fibra de carbono
Gaiola de proteção homologada pela FIA.
Pintura interna na cor cinza quantium
Painel completo em plástico injetado com acabamento em fibra da carbono
Painel digital touch screen, Pro Tune® de 5,6" com: conta giros digital, shift light, medidor de força G, voltímetro, pressão de combustível, velocímetro, GPS, tempo de volta além de outras funções.
Sistema Pro Tune® de aquisição e analise de dados
Amortecedores Öhlins® coil over com regulagem de bump e rebound.
Camber plate na torre dos amortecedores dianteiros.
Sistema de freio BREMBO com SPORT ABS
Pastilhas de freio High Performance de competição.
Pneu Pirelli® slicks 265/645-18.
Rodas de silício 7 = 9,5"


Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos

Foto: Tom Papp / Mitsubishi

ALTA ROTAÇÃO: Massa pede "pés no chão" depois de dominar no Bahr...

ALTA ROTAÇÃO: Massa pede "pés no chão" depois de dominar no Bahr...: "Resultado foi melhor do que eu imaginava", reconhece piloto da Williams Mesmo animado com o encorajador início de temporad...

Massa pede "pés no chão" depois de dominar no Bahrein

"Resultado foi melhor do que eu imaginava", reconhece piloto da Williams


Mesmo animado com o encorajador início de temporada da Williams nos testes coletivos da Fórmula 1, Felipe Massa disse que ainda não é hora de botar salto alto e sim de manter os pés no chão. Neste sábado, ele estabeleceu o melhor tempo de todos os sete dias de treinos já realizados no circuito do Sakhir (Bahrein) - divididos em duas baterias de quatro dias - e que encerrarão amanhã a fase preparatória à abertura do calendário dentro de duas semanas na Austrália. "Não podemos tirar a nossa satisfação pelo trabalho que fizemos até agora. O carro é bom, veloz, confiável, mas ainda é cedo. Equipes como Red Bull e Lotus, que não estão muito bem, podem reagir rapidamente", lembrou.


Massa admitiu que o domínio exercido pela equipe inglesa no deserto barenita excedeu à sua expectativa. "Para ser sincero, não esperava virar tão bem aqui. Na semana passada, quando o Rosberg andou na casa do 1min33s, achava que não daria para baixar a marca dele. Mas conseguimos avançar bastante no acerto e hoje, quando simulamos a classificação, o carro estava muito rápido", comentou.

Massa encerrou sua participação nos ensaios e amanhã irá ao autódromo para acompanhar o trabalho da equipe e do companheiro Valtteri Bottas. Num campeonato que será marcado pela mais profunda mudança no regulamento na história da categoria, Massa disse que a confiabilidade demonstrada até agora tem sido o ponto alto do FW36-Mercedes. Hoje, ele completou 99 voltas, equivalente a 540 quilômetros ou quase um grande prêmio e meio, concentrando-se na busca do acerto e das experiências aerodinâmicas antes de partir para a configuração do qualifying. "O carro não deu nenhum problema. Acho que o nosso foi o único que não provocou bandeira vermelha."

Além do contentamento com o comportamento em velocidade pura, Massa elogiou o trabalho de desenvolvimento do carro em conjunto com os técnicos da Williams. "O dia foi produtivo, porque conseguimos avançar muito em termos de acerto. Eu não estava feliz com algumas coisas, mas melhoramos bastante o carro. E olha que a pista estava lenta na maior parte do tempo, por causa do vento constante, e só no finalzinho é que ficou mais rápida. Na verdade, ser o mais veloz nesta parte do ano não dá ponto algum. O importante é que estamos entendendo esse carro cada vez mais. Terminar a corrida na Austrália será um grande desafio e quem tiver um carro confiável, como parece que temos, pode se dar muito bem", concluiu.

Os tempos do sábado no circuito de Sakhir:

1          - Felipe Massa - Williams-Mercedes        -          1min33s258 - 99       voltas
2          - Nico Rosberg - Mercedes -            1min33s484 - 103     voltas
3          - Kimi Raikkonen - Ferrari -  1min35s426 - 87       voltas
4          - Kevin Magnussen - McLaren-Mercedes - 1min35s894 - 88       voltas
5          - Daniil Kvyat - Toro Rosso-Renault            -          1min36s113 - 80       voltas
6          - Nico Hulkenberg - Force India-Mercedes -           1min36s205 - 115     voltas
7          - Jules Bianchi - Marussia-Ferrari    -          1min37s087 - 78       voltas
8          - Marcus Ericsson - Caterham-Renault       -          1min38s083 - 117     voltas
9          - Romain Grosjean - Lotus-Renault -           1min42s166 - 33       voltas
10        - Adrian Sutil - Sauber-Ferrari -        sem tempo    - 1       volta
11        - Sebastian Vettel - Red Bull-Renault -        sem tempo    - 1       volta


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: Wlliams F1/MF2