segunda-feira, 3 de março de 2014
ALTA ROTAÇÃO: Ronaldo Kastropil vai pilotar caminhão Mercedes-Be...
ALTA ROTAÇÃO: Ronaldo Kastropil vai pilotar caminhão Mercedes-Be...: Piloto paulista vai disputar os campeonatos Sul-Americano e Brasileiro da Fórmula Truck pela ABF Desenvolvimento Team. A primeira da...
Ronaldo Kastropil vai pilotar caminhão Mercedes-Benz em sua segunda temporada
Piloto paulista vai disputar os
campeonatos Sul-Americano e Brasileiro da Fórmula Truck pela ABF
Desenvolvimento Team.
A primeira das dez etapas dos campeonatos
Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck, marcada para 16 de março em
Caruaru (PE), vai apresentar ao público da categoria vários pilotos em
caminhões diferentes daqueles que pilotaram em 2013. É o caso do paulista
Ronaldo Kastropil, que na temporada de 2014 vai pilotar o Mercedes-Benz da ABF
Desenvolvimento Team, que terá o número 53 – no ano passado ele competiu com um
Scania.
Piloto de
vasta experiência em categorias automobilísticas de protótipos e de gran
turismo, Kastropil estreou na Fórmula Truck em 2013, defendendo a Ticket Car
Corinthians Motorsport. Marcou pontos em seis etapas, tendo como melhor
resultado o oitavo lugar na corrida final, disputada em Brasília no mês de
dezembro. Fechou o Campeonato Brasileiro em 17º. “Agora quero terminar o campeonato pelo menos entre os dez melhores”,
proclama.
O caminhão
que Kastropil vai pilotar em 2014 é o mesmo com que Régis Boessio conquistou
duas vitórias e a terceira posição na classificação final do Campeonato
Brasileiro de Fórmula Truck em 2013.
“Ainda não experimentei o novo caminhão, mas conversei com vários pilotos a
respeito e o que todos têm me dito é que ele tem uma tocada mais parecida com a
de um carro de corrida. Estou animado, acho que vai ser um campeonato ano para
mim”, diz.
Ronaldo
Kastropil manifesta satisfação com o resultado de seu primeiro ano na F-Truck. “Não com os resultados nas corridas
propriamente ditos, até porque enfrentei muitas quebras, mas foi muito positivo
para eu conhecer mais pistas, assimilar o funcionamento da Truck, saber como é
pilotar um caminhão. É um mundo totalmente diferente do que eu tinha
experimentado nas pistas e acho que essa experiência será muito útil neste ano”,
pondera.
Iniciando uma
nova fase com a ABF Desenvolvimento Team, Kastropil passará a contar nas etapas
da Fórmula Truck com a consultoria de pista do paranaense César Bonilha, piloto
experiente em categorias de turismo e provas longas. “O Cesinha conhece muito de automobilismo, será importante tê-lo ao meu
lado como estrategista. Ele é quem vai ficar comigo no rádio durante todos os
treinos e corridas. Vai ser um reforço importante”, aponta.
Grelak Comunicação
ALTA ROTAÇÃO: Danilo Andric é o primeiro piloto anunciado pela M...
ALTA ROTAÇÃO: Danilo Andric é o primeiro piloto anunciado pela M...: Equipe do ABC Paulista toma parte do Brasileiro de Motovelocidade para disputar títulos das categorias GP 1000 e GP Light. Em sua qu...
Danilo Andric é o primeiro piloto anunciado pela M2B Racing no Moto 1000 GP
Equipe do ABC Paulista toma parte do
Brasileiro de Motovelocidade para disputar títulos das categorias GP 1000 e GP
Light.
Em sua quarta temporada, o Moto 1000 GP acaba
de confirmar mais um reforço nos grids de pelo menos duas categorias. A M2B
Racing, equipe com sede em São Bernardo do Campo (SP) e chefiada por Marcelo
Anastácio, está entre as confirmadas para as oito etapas de 2014, que vão
colocar em disputa os títulos do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade – a
primeira etapa terá suas provas em Santa Cruz do Sul (RS) no dia 4 de maio.
Um dos
pilotos da M2B Racing na GP 1000, categoria principal do Moto 1000 GP, será
Danilo Andric, de São Caetano do Sul. “Até
cogitei trazer minha própria equipe para o campeonato, com mais pilotos, mas
decidi focar na preparação, minha e do equipamento, para brigar pelo título”, afirma
o piloto, dono de currículo vitorioso na motovelocidade. “Conheço a estrutura
da equipe do Marcelo, sei que seremos competitivos”.
Com 18 anos
de experiência na motovelocidade, Anastácio dedicou as últimas temporadas à
prestação de serviços técnicos a equipes nacionais. “Eu venho trabalhando nesse
projeto há dois anos e agora conseguimos formar o pacote ideal para que o
projeto tenha início. Estou muito contente com a forma como as coisas têm
acontecido”, afirma. “Já tive minha
equipe própria, depois trabalhei em outras equipes, agora minha equipe voltou”.
A M2B Racing
terá duas motos BMW S1000RR no grid da GP 1000. “O contrato assinado com o Danilo, que é um piloto do mais alto
gabarito, traduz a nossa expectativa de figurar na disputa direta pelo título.
Vamos ter mais uma moto na GP 1000 e o projeto é de também termos duas BMW na
GP Light”, ele revela. “Estamos
abertos e conversando com pilotos interessados em competir por uma equipe
competitiva, a ideia é sempre a de buscar novos talentos”.
Marcelo
Anastácio considera a possibilidade de rever o planejamento e, além das duas
motos na GP 1000, inscrever uma na GP Light e outra na GP 600. “Tudo vai depender das metas dos pilotos
com que vamos participar do campeonato. O Moto 1000 GP, além de ter os melhores
pilotos, oferece regras muito claras. Existe uma igualdade, uma equalização que
permite a todos os participantes uma condição favorável de vencer corridas”, considera.
Todas as
motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras
Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a
competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece seus pneus de
competição às equipes. O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem apoio de
Beta, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN,
Denko, Airfence Brasil e Peterlongo.
Grelak Comunição
ALTA ROTAÇÃO: Mitsubishi Lancer Cup terá sete etapas e carros re...
ALTA ROTAÇÃO: Mitsubishi Lancer Cup terá sete etapas e carros re...: Provas serão disputadas no autódromo Velo Città, homologado pela FIA Marcada para o início do mês de abril, a 2ª temporada da Mitsubi...
Mitsubishi Lancer Cup terá sete etapas e carros renovados em 2014
Provas serão disputadas no autódromo
Velo Città, homologado pela FIA
Marcada para
o início do mês de abril, a 2ª temporada da Mitsubishi Lancer Cup vem repleta
de novidades. Serão sete etapas durante o ano, uma a mais do que em 2013, com a
participação de dois carros na competição: o novo Lancer RS e o renovado Lancer
Evo R.
"A temporada de estreia em 2013
consolidou a Mitsubishi Lancer Cup no automobilismo nacional. Para este ano,
vamos crescer ainda mais, aumentando uma etapa e o número de carros no
grid", comemora
Corinna de Souza Ramos, diretora de projetos especiais da Mitsubishi Motors.
Depois de
receber elogios dos pilotos gentlemen drives durante toda a temporada, o Lancer
Evo R recebeu atualizações importantes que o deixarão ainda mais veloz e fácil
de guiar na pista. Entre as principais novidades estão freios com Sport ABS e o
novo acabamento do interior.
Com o Lancer
Evo RS também na pista, as disputas serão ainda mais acirradas, já que mais
carros estarão no grid, disputando simultaneamente a prova, que tem 25 minutos,
mais duas voltas cada. Todas as etapas serão disputadas no moderno autódromo
Velo Città, da Mitsubishi. Com 3.430 metros de extensão, recebeu no fim do ano
passado a homologação da FIA, tornando-se um dos três autódromos do Brasil
reconhecido pela entidade.
Apesar dos
carros largarem juntos, a premiação é dividida em três categorias: Lancer Evo
RS e Lancer Evo R, do primeiro ao quinto colocado, e Lancer Evo R Master,
destinada a pilotos com mais de 45 anos, premiando do primeiro ao terceiro.
Primeira temporada
Na temporada
2013, o primeiro campeão foi o jovem Bruno Mesquita, que já garantiu sua vaga
para as etapas deste ano. "Fiz meu primeiro campeonato no automobilismo
com a Lancer Cup. Tenho certeza que comecei a correr em uma das melhores provas
do Brasil", disse.
Com
instrutores como Ingo Hoffmann e Duda Pamplona, os pilotos puderam evoluir a
cada prova. "A qualidade dos instrutores, histórico esportivo e paciência
são grandes diferenciais. Sem contar as instalações de primeiro mundo"
afirma Maurício Zanella, que fez parte do grid em 2013.
A Mitsubishi
Lancer Cup tem patrocínio de Petrobras, BTG, Pirelli, Armura e Columbia. Mais
informações no site www.mitsubishimotors.com.br, no Facebook Mundo Mit
(www.facebook.com/Mundomit) e no site do autódromo Velo Città
(www.velocitta.com.br).
Lancer Cup - Sit&Drive
Seguindo o
formato de sucesso utilizado em sua temporada de estreia, a Mitsubishi Lancer
Cup conta com o sistema sit&drive. Nele, os veículos da competição são
alugados para os pilotos, possuem mecânica e preparação idênticas e, durante a
temporada, toda manutenção e apoio necessários são feitos pela equipe de
mecânicos e engenheiros da marca dos três diamantes.
Para saber
mais informações e como participar da Mitsubishi Lancer Cup, acesse o site www.lancercup.com.br ou envie um e-mail
para lancercup@mmcb.com.br.
Calendário - Lancer Cup 2014
1ª etapa - 11
e 12 de abril
2ª etapa - 09
e 10 de maio
3ª etapa - 13
e 14 de junho
4ª etapa - 18
e 19 de julho
5ª etapa - 15
e 16 de agosto
6ª etapa - 26
e 27 de setembro
7ª etapa - 24
e 25 de outubro
Ficha Técnica
- Lancer Evo R
Motor 2.0L
MIVEC Turbo
Potência 306
cv
Torque 55
Kgfm
Transmissão
mecânica "Close Ratio" de 5 marchas
Tração
integral 4x4 com diferencial central ativo hidráulico.
Capô, portas,
para choques, tampa traseira em fibra.
Para lama
dianteiro com extração de ar
Spoiler em
fibra
Aerofólio
traseiro em fibra de carbono
Gaiola de
proteção homologada pela FIA.
Painel
digital touch screen, Pro Tune® de 4.3" com: conta giros digital, shift
light, medidor de força G, voltímetro, pressão de combustível, velocímetro,
GPS, tempo de volta, além de outras funções
Sistema Pro
Tune® de aquisição e analise de dados
Sistema de
freio BREMBO com SPORT ABS
Pastilhas de
freio High Performance de competição.
Pneu Pirelli®
slicks 265/645-18.
Rodas liga
leve Enkei®, 18" x 8,5"
Ficha Técnica
- Lancer Evo RS
Motor 2.0L
MIVEC Turbo
Potência 340
cv
Torque 42
Kgfm
Câmbio
sequencial de 6 marchas com alavanca em fibra de carbono.
Tração
integral 4x4 com diferencial central ativo hidráulico.
Capô, portas,
para choques, tampa traseira em fibra.
Para lama
dianteiro com extração de ar
Spoiler em
fibra
Aerofólio
traseiro em fibra de carbono
Gaiola de
proteção homologada pela FIA.
Pintura
interna na cor cinza quantium
Painel
completo em plástico injetado com acabamento em fibra da carbono
Painel
digital touch screen, Pro Tune® de 5,6" com: conta giros digital, shift
light, medidor de força G, voltímetro, pressão de combustível, velocímetro,
GPS, tempo de volta além de outras funções.
Sistema Pro
Tune® de aquisição e analise de dados
Amortecedores
Öhlins® coil over com regulagem de bump e rebound.
Camber plate
na torre dos amortecedores dianteiros.
Sistema de
freio BREMBO com SPORT ABS
Pastilhas de
freio High Performance de competição.
Pneu Pirelli®
slicks 265/645-18.
Rodas de
silício 7 = 9,5"
Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos
Foto: Tom Papp / Mitsubishi
ALTA ROTAÇÃO: Massa pede "pés no chão" depois de dominar no Bahr...
ALTA ROTAÇÃO: Massa pede "pés no chão" depois de dominar no Bahr...: "Resultado foi melhor do que eu imaginava", reconhece piloto da Williams Mesmo animado com o encorajador início de temporad...
Massa pede "pés no chão" depois de dominar no Bahrein
"Resultado foi melhor do que eu
imaginava", reconhece piloto da Williams
Mesmo animado
com o encorajador início de temporada da Williams nos testes coletivos da
Fórmula 1, Felipe Massa disse que ainda não é hora de botar salto alto e sim de
manter os pés no chão. Neste sábado, ele estabeleceu o melhor tempo de todos os
sete dias de treinos já realizados no circuito do Sakhir (Bahrein) - divididos
em duas baterias de quatro dias - e que encerrarão amanhã a fase preparatória à
abertura do calendário dentro de duas semanas na Austrália. "Não podemos
tirar a nossa satisfação pelo trabalho que fizemos até agora. O carro é bom,
veloz, confiável, mas ainda é cedo. Equipes como Red Bull e Lotus, que não
estão muito bem, podem reagir rapidamente", lembrou.
Massa admitiu
que o domínio exercido pela equipe inglesa no deserto barenita excedeu à sua
expectativa. "Para ser sincero, não
esperava virar tão bem aqui. Na semana passada, quando o Rosberg andou na casa
do 1min33s, achava que não daria para baixar a marca dele. Mas conseguimos
avançar bastante no acerto e hoje, quando simulamos a classificação, o carro
estava muito rápido", comentou.
Massa
encerrou sua participação nos ensaios e amanhã irá ao autódromo para acompanhar
o trabalho da equipe e do companheiro Valtteri Bottas. Num campeonato que será
marcado pela mais profunda mudança no regulamento na história da categoria,
Massa disse que a confiabilidade demonstrada até agora tem sido o ponto alto do
FW36-Mercedes. Hoje, ele completou 99 voltas, equivalente a 540 quilômetros ou
quase um grande prêmio e meio, concentrando-se na busca do acerto e das
experiências aerodinâmicas antes de partir para a configuração do qualifying. "O carro não deu nenhum problema.
Acho que o nosso foi o único que não provocou bandeira vermelha."
Além do
contentamento com o comportamento em velocidade pura, Massa elogiou o trabalho
de desenvolvimento do carro em conjunto com os técnicos da Williams. "O dia foi produtivo, porque
conseguimos avançar muito em termos de acerto. Eu não estava feliz com algumas
coisas, mas melhoramos bastante o carro. E olha que a pista estava lenta na
maior parte do tempo, por causa do vento constante, e só no finalzinho é que
ficou mais rápida. Na verdade, ser o mais veloz nesta parte do ano não dá ponto
algum. O importante é que estamos entendendo esse carro cada vez mais. Terminar
a corrida na Austrália será um grande desafio e quem tiver um carro confiável,
como parece que temos, pode se dar muito bem", concluiu.
Os tempos do sábado no circuito de
Sakhir:
1 - Felipe Massa - Williams-Mercedes - 1min33s258
- 99 voltas
2 - Nico Rosberg - Mercedes - 1min33s484 - 103 voltas
3 - Kimi Raikkonen - Ferrari - 1min35s426 - 87 voltas
4 - Kevin Magnussen - McLaren-Mercedes
- 1min35s894 - 88 voltas
5 - Daniil Kvyat - Toro Rosso-Renault -
1min36s113 - 80 voltas
6 - Nico Hulkenberg - Force
India-Mercedes - 1min36s205 -
115 voltas
7 - Jules Bianchi - Marussia-Ferrari -
1min37s087 - 78 voltas
8 - Marcus Ericsson - Caterham-Renault -
1min38s083 - 117 voltas
9 -
Romain Grosjean - Lotus-Renault -
1min42s166 - 33 voltas
10 - Adrian Sutil - Sauber-Ferrari - sem tempo - 1 volta
11 - Sebastian Vettel - Red Bull-Renault - sem tempo - 1 volta
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: Wlliams F1/MF2
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