quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Magnussen e Vandoorne na rota da F1

ALTA ROTAÇÃO: Magnussen e Vandoorne na rota da F1: Magnussen e Vandoorne na rota da F1 Jonathan Neale, gestor da McLaren, acredita que Kevin Magnussen e Stoffel Vandoorne já provaram que...

Magnussen e Vandoorne na rota da F1

Magnussen e Vandoorne na rota da F1

Jonathan Neale, gestor da McLaren, acredita que Kevin Magnussen e Stoffel Vandoorne já provaram que merecem lugares na Fórmula 1 no futuro. Os dois estão atualmente a lutar pelo título de Fórmula Renault 3.5 com vantagem para o dinamarquês, sendo que António Félix da Costa ocupa o terceiro posto, um pouco longe dos rivais.

Já não é novidade que a McLaren procura um lugar para Magnussen já em 2014, mas Neale referiu agora numa teleconferência da Vodafone que “posso dizer que o Kevin Magnussen e o Stoffel Vandoorne são promessas muito entusiasmantes para o futuro”. Não obstante, o responsável lembrou que é difícil passar dos campeonatos de promoção para a F1 “e ainda estamos à procura da melhor forma deles o fazerem. Não posso especificar, mas espero vê-los na F1 num futuro não muito distante”, disse.





ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano de Marcas - Irmãos Carta querem “br...

ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano de Marcas - Irmãos Carta querem “br...: Irmãos Carta querem “brigar” por vitórias em Cascavel Os irmãos curitibanos Ruslan Carta Filho e Andrei Carta (Stetsom/Hipervisão/Audio...

Metropolitano de Marcas - Irmãos Carta querem “brigar” por vitórias em Cascavel

Irmãos Carta querem “brigar” por vitórias em Cascavel

Os irmãos curitibanos Ruslan Carta Filho e Andrei Carta (Stetsom/Hipervisão/Audioart/Orbe do Brasil/Baterias Impact) vão ao Oeste do Paraná participar da terceira etapa do Campeonato Paranaense e sexta do Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos, que será realizada no Autódromo Internacional de Cascavel, nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Liderando a classificação da Turismo 1.6, com 164 pontos e em segundo lugar na Marcas “B”, com 144 pontos, Ruslan Filho e Andrei visam repetir o bom desempenho do início da temporada 2013 e vão em busca da vitória nas duas categorias.

 Como ainda não tinham corrido em Cascavel, Ruslan Carta Filho e Andrei Carta treinaram junto com uma etapa do Metropolitano local no mês passado, para se adaptar ao traçado da pista. Na etapa passada, em Pinhais, na categoria Turismo 1.6 “A”, com o Gol n.º 69, os irmãos Carta obtiveram dois segundos lugares, mantendo a liderança do campeonato. E na categoria Marcas “B”, a bordo do o Gol n.º 169, Ruslan Filho e Andrei Carta (Stetsom/Hipervisão/Orbe/Impact) conquistaram um terceiro e um quarto lugares e ocupam agora a vice liderança, a seis pontos do primeiro colocado.

  “Nossos carros foram totalmente revisados e estão prontos para esta etapa. Após a última corrida, fizemos novos acertos de chão nos carros, visando melhorar o desempenho na parte sinuosa do circuito de Cascavel. Queremos voltar a vencer nas duas categorias e retornar à liderança da Marcas “B”, depois de dois resultados abaixo da expectativa na quinta etapa”, disse Andrei Carta. “Estamos confiantes para mais este desafio em Cascavel, onde queremos nos recuperar na Marcas “B” e ampliar a vantagem na Turismo 1.6 “A”. Tivemos alguns problemas na etapa passada, que já foram solucionados e acredito que vamos “brigar” pelas vitórias. O campeonato deste ano está muito disputado, nas duas categorias, o que valoriza ainda mais a conquista de quem se sagrar campeão”, concluiu Ruslan Carta Filho (Stetsom/Hipervisão/Audioart/Baterias Impact/Orbe do Brasil).

Classificação

Com cinco etapas realizadas e dez corridas disputadas, a classificação do Campeonato Metropolitano de Marcas e Pilotos 2013, na categoria Turismo 1.6 “A” é a seguinte: 1.º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 164; 2º) Beto Baú/Billy Gabardo (PR), 144; 3.º) Jeferson Averbuck (PR), 111; 4.º) Carlos Vaz/Marcelo Cordeiro (PR), 100; 5.º) Rodrigo Tassi/Luiz Ferreira (PR), 78; e em 6.º) Geovane Ciesielski/Israel Morais (PR), 69. E na Marcas “B”: 1.º) Eduardo Scheer (SC), 150; 2.º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 144; 3.º) Yukio Duzanowski (SC), 101; 4.º) Thiago de Oliveira (PR), 65; 5.º) Elberto Alves/Rafael Bastos (PR), 57; e em 6.º) Natan Sperafico (PR), 46.



MRT – Marketing Racing Team
Foto divulgação





ALTA ROTAÇÃO: McLaren confirmará pilotos para 2014 em breve

ALTA ROTAÇÃO: McLaren confirmará pilotos para 2014 em breve: A McLaren anunciou hoje que confirmará a sua dupla de pilotos para 2014 A McLaren anunciou hoje que confirmará a sua dupla de pilotos par...

McLaren confirmará pilotos para 2014 em breve

A McLaren anunciou hoje que confirmará a sua dupla de pilotos para 2014
A McLaren anunciou hoje que confirmará a sua dupla de pilotos para 2014 em breve, Martin Whitmarsh, chefe de equipe, indicou diversas vezes que Jenson Button e Sergio Peréz devem ser reconduzidos para o próximo ano.

Em teleconferência da Vodafone McLaren Mercedes, o gestor da equipa Jonathan Neale referiu que “não posso dizer quando, mas obviamente não irá demorar muito, pois espero que possamos clarificar o que se passa”. O responsável explicou ainda que as conversas com outros pilotos “é uma daquelas indústrias e negócios, e esta é a altura do ano em que todos estão a falar com todos, quer se trate de equipes técnicas ou de pilotos”.




ALTA ROTAÇÃO: Pilotos da GP 1000 apostam em equilíbrio maior na ...

ALTA ROTAÇÃO: Pilotos da GP 1000 apostam em equilíbrio maior na ...: Faustino, Lewis e Gutierrez tentam sobrepor bandeira brasileira no pódio à atuação dos argentinos Ribodino e Pierluigi. Nas quatro prim...

Pilotos da GP 1000 apostam em equilíbrio maior na segunda metade do Moto 1000 GP

Faustino, Lewis e Gutierrez tentam sobrepor bandeira brasileira no pódio à atuação dos argentinos Ribodino e Pierluigi.

Nas quatro primeiras das oito etapas previstas, o Moto 1000 GP teve domínio da Alex Barros Racing em sua categoria principal, a GP 1000. Depois da vitória de Alexandre Barros na abertura da temporada, em São Paulo (SP), o argentino Luciano Ribodino, campeão de 2012, levou a equipe a mais dois primeiros lugares, em Pinhais (PR) e na volta da competição ao autódromo paulista de Interlagos. A quarta etapa, que fechou em Cascavel (PR) a primeira metade da temporada, teve vitória do paranaense Diego Faustino, da Petronas Eurobike Team, com Ribodino em segundo.

Com 92 pontos e líder do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, que terá sequência neste domingo (22) com a quinta etapa, mais uma vez em Interlagos, Ribodino identifica adversários dispostos a alternar as bandeiras do Brasil e da Argentina no pódio da GP 1000. São os casos de Faustino, que foi a 54 pontos na vice-liderança do campeonato com a vitória em Cascavel, e do paulista Danilo Lewis, piloto da PRT/RC3 Brasil, terceiro colocado na corrida do mês passado, que ocupa a mesma posição na pontuação, com 46 – está um à frente do também paranaense Wesley Gutierrez, da Motonil Motors, quarto colocado.

Outro que aparece disposto a integrar a disputa por vitórias na fase final do campeonato é Diego Pierluigi, argentino que disputou a etapa de Cascavel pela JC Racing Team estabelecendo o novo recorde da pista. Sua atuação traz a expectativa de que a rivalidade entre Brasil e Argentina torne-se ainda mais evidente na segunda metade do Moto 1000 GP. “É uma rivalidade sadia, que leva a gente a querer andar ainda mais forte”, salienta Faustino, que mostra-se motivado para o fim de semana de disputas em Interlagos. “Cascavel foi um divisor de águas para a nossa equipe. Colocamos um equipamento novo, o controle de tração, que melhorou a performance. Agora sinto que tenho a moto na mão”, anima-se. Lewis, que foi ao pódio na última corrida realizada no Paraná, concorda com Faustino. “Dá até um gostinho de estar num Mundial, essa disputa entre os países em busca do primeiro lugar. Agora é acertar bem a moto para fazer o meu melhor e levar a bandeira do Brasil ao lugar mais alto do pódio”, prometeu.

Todas as motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece seus pneus de competição a todas as equipes. O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem o apoio de Beta Ferramentas, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN, Denko e Peterlongo.

MOTO 1000 GP – CLASSIFICAÇÃO DA GP 1000
1º) Luciano Ribodino (ARG/Alex Barros Racing), BMW, 92
2º) Diego Faustino (PR/Petronas Eurobike Team), BMW, 54
3º) Danilo Lewis (SP/PRT-RC3 Brasil), Kawasaki, 46
4º) Wesley Gutierrez (PR/Motonil Motors-Alemão Pneus), Kawasaki, 45
5º) Miguel Praia (POR/Center Moto Racing Team), Honda, 40
6º) Lucas Barros (SP/Alex Barros Racing), BMW, 32
7º) Alecsandre De Grandi (SP/Team De Grandi-Bardahl), Honda, 29
8º) Diego Perluigi (ARG/JC Racing Team), Kawasaki, 29
9º) Alexandre Barros (SP/Alex Barros Racing), BMW, 27
10º) Alan Douglas (SP/Pitico Race), Kawasaki, 22
11º) Sebastiano Zerbo (ITA/Ducati SBK Perfect Motors), Ducati, 21
12º) Ricieri Luvizotto (SP/Pro Rici Team), Suzuki, 20
13º) Diego Pretel (SP/Ducati SBK Perfect Motors), Ducati, 15
14º) Alberto López (ESP/Petronas Eurobike Team), BMW, 15
15º) Daniel Lenzi (PR/Grinjets SBK Racing), BMW, 10
16º) Luis Fittipaldi (DF/ Motonil Motors), Kawasaki, 10
17º) Murilo Colatreli (SP/Tato Racing), Kawasaki, 10
18º) Nico Ferreira (PR/ HPN Racing Team), Kawasaki, 9
19º) Jaime Cristobal, (SP/JC Racing Team), Kawasaki, 6
20º) Nick Iatauro (SP/Pitico Race), Kawasaki, 6
21º) Marcos Salles, (PR, Team Fuel Racing/Mormaii), BMW, 6
22º) Helder Shad (SP/ By Tripa Team), Kawasaki, 4
23º) André Luiz Carvalho (RJ/ SBK Rio Os Impossiveis), Kawasaki, 4
24º) Ricardo Suñe (VEN/SBK Brasil), BMW, 4
25º) Octávio Lucchini (SP/ Mupo Racing Team), Yamaha, 3
26º) Victor Moura (PR/VMX Racing Team), BMW, 2

Gralak Comunicação

Foto: Gralak Comunicação

ALTA ROTAÇÃO: Com autódromo liberado pela CBA, F-Truck mantém Br...

ALTA ROTAÇÃO: Com autódromo liberado pela CBA, F-Truck mantém Br...: Comunicado enviado a pilotos e equipes confirma que temporada será finalizada na capital federal pelo décimo ano consecutivo A direção ...

Com autódromo liberado pela CBA, F-Truck mantém Brasília como sede da etapa final

Comunicado enviado a pilotos e equipes confirma que temporada será finalizada na capital federal pelo décimo ano consecutivo

A direção do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck confirmou nesta terça-feira (17) que a última das dez etapas do calendário de 2013, marcada para entre os dias 6 e 8 de dezembro, será mesmo disputada em Brasília (DF), no Autódromo Internacional Nelson Piquet. A decisão, anunciada aos pilotos e às equipes em um curto comunicado, ratifica o décimo ano seguido em que a competição terá sua última etapa na capital do país.

O comunicado emitido pela Fórmula Truck foi calçado na liberação das instalações do autódromo pela Confederação Brasileira de Automobilismo, que chegou a determinar a suspensão das competições em Brasília em decorrência de problemas de infraestrutura verificados no início de junho. A liberação deu-se após vistorias pelas comissões técnicas da CBA e o compromisso assumido de cumprimento das exigências de adequações.

“Essa era uma preocupação que não tínhamos quando definimos nosso calendário, no fim do ano passado, e que se apresentou com a temporada em andamento. Uma preocupação que não existia, passou a existir e que agora deixa de existir”, diz a presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro. “Com isso, mantemos a tradição de encerrar a temporada em Brasília e dispensamos toda a preocupação de definir uma nova sede”, acrescenta.

Neusa enaltece a confirmação do circuito brasiliense no calendário. “É uma praça bastante favorável à logística da Fórmula Truck, que é gigantesca, o acesso a tudo é ótimo, os nossos patrocinadores e parceiros gostam bastante dos eventos em Brasília. Além disso, a etapa lá tem sempre um público muito bom, um público fiel. Fico feliz, particularmente, por poder manter o que estava no calendário desde o início”, complementa a dirigente.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem pela frente três etapas. Antes de Brasília, a categoria vai passar por Guaporé (RS), entre os dias 11 e 13 de outubro, e por Pinhais (PR), de 8 a 10 de novembro. A liderança na tabela de classificação é do pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, único piloto a ter conquistado mais de uma vitória em 2013,  ganhou a quinta etapa, em São Paulo (SP), e a sétima, em Córdoba (ARG).

Grelak Comunicação

Foto: Grelak Comunicação

ALTA ROTAÇÃO: Equipe erechinense já projeta última etapa do Gaúc...

ALTA ROTAÇÃO: Equipe erechinense já projeta última etapa do Gaúc...: Expectativa da Methanol Rally é melhorar posição na tabela final do Campeonato A prova de Severiano de Almeida, disputada no início do ...

Equipe erechinense já projeta última etapa do Gaúcho de Rali

Expectativa da Methanol Rally é melhorar posição na tabela final do Campeonato

A prova de Severiano de Almeida, disputada no início do mês, não foi necessariamente o que havia planejado a dupla Marcos da Silva e Darlan Placotnik, da equipe Methanol Rally/Tutti Pinturas. Uma quebra logo na segunda especial da corrida tirou a chance de a dupla buscar uma boa colocação na categoria R1 (carros de tração 4x2 e motor de até 2.000cc).

Marcos destaca que Severiano foi uma ótima prova para a equipe. “Rali duro com a quebra de quase 50% dos carros e nós estávamos entre eles. Enquanto andamos estávamos em primeiro em um bom ritmo de prova, aprimoramos o levantamento”, destaca o piloto.

Sobre o Campeonato, Marcos lamenta que não há mais como chegar ao título. “Infelizmente não temos mais como chegar ao título, mas buscaremos ainda uma colocação no campeonato. Santa Maria é uma ótima prova e vamos para lá com toda vontade de andar forte”, frisa o piloto.

A última etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade acontecerá em Santa Maria, no dia 7 de dezembro. Das cinco categorias em disputa, quatro ainda tem a disputa pelo título da temporada aberta, entre elas a R1.


Edson Castro
Assessor de Imprensa da equipe Methanol Rally

Fotos: Edson Castro

ALTA ROTAÇÃO: Nelsinho Piquet está pronto para rodada dupla nest...

ALTA ROTAÇÃO: Nelsinho Piquet está pronto para rodada dupla nest...: Brasileiro corre em Kentucky sábado à noite pela Nascar e disputa mais uma etapa do Global Rallycross Championship em Charlotte no domingo ...

Nelsinho Piquet está pronto para rodada dupla neste final de semana

Brasileiro corre em Kentucky sábado à noite pela Nascar e disputa mais uma etapa do Global Rallycross Championship em Charlotte no domingo

A agenda de Nelsinho Piquet está lotada neste final de semana. O pioneiro do automobilismo nacional tanto na Nascar quanto nas etapas internacionais do Global Rallycross Championship tem compromissos pelas duas categorias em cidades diferentes a partir de sexta-feira.


A maratona começa com os treinos livres para a segunda passagem da Nationwide Series pelo oval de 1,5 milha de Kentucky na temporada 2013, que marca a estreia do brasiliense como piloto regular desta divisão da Nascar.

O dono do Camaro #30 chega para o evento credenciado pelo décimo lugar em Chicago no último sábado, quando foi o melhor "rookie" da corrida disputada numa pista de características similares ao palco da prova deste sábado.

"Nosso programa em pistas intermediárias (1,5 milha) melhorou muito depois do teste que tivemos recentemente em Nashville. Os resultados já apareceram em Chicago e vamos trabalhar para fazer um bom papel novamente neste final de semana", comentou Piquet Jr.

Outro fator que pesa em prol do piloto da Turner Scott Motorsports é a ausência de competidores regulares da Sprint Cup inscritos para a corrida no Kentucky. Para efeito de comparação: na etapa anterior em Chicago eram seis, sendo que cinco deles fazem parte do Chase (o "playoff" da Cup) e todos os concorrentes ao maior título do automobilismo americano terminaram a prova à frente do brasileiro.

No sábado acontece a tomada de tempo e a largada para a prova de 200 voltas está marcada para sábado 20h30 (horário de Brasília). A Fox Sports anuncia a exibição da 27ª etapa da temporada de 33 corridas ao vivo para todo o país.

Imediatamente após o término de seu compromisso pela Nascar, Nelsinho Piquet retorna para Charlotte no avião da equipe Turner Scott Motorsports. No domingo, ele reassume o Mitsubishi EVO #12 do X Team Mitsubishi para a penúltima etapa da temporada do Global Rallycross Championship.

Piquet Jr comandou o primeiro carro de uma equipe brasileira a disputar a temporada completa do GRC na prova de estreia nos XGames de Foz do Iguaçu e na etapa de New Hampshire, em julho. Nas duas ocasiões terminou a uma posição da final.

"Vai ser mais puxado que na última etapa, porque o GRC e a Nascar eram no mesmo speedway em New Hampshire e agora tem uma distância de 800 km entre as duas corridas. Mas eu me encantei com o rallycross desde o início do ano e, quando surgiu a oportunidade de andar novamente, ainda mais na cidade onde eu moro, não vacilei e concordei na hora", frisou Nelsinho.

Chefe do X Team Mitsubishi, o empresário Geraldo Rodrigues saudou o retorno do piloto à competição que mescla superfícies de terra e asfalto em baterias eliminatórias. "Desde nossa última prova conseguimos upgrades no carro e vai ser importante usar a etapa de Charlotte para medir nossa evolução no comparativo com os adversários. Dessa forma vamos chegar mais afiados para a etapa de encerramento da temporada em Las Vegas no mês de novembro."

O evento de rallycross acontece o dia todo durante o domingo. Os canais ESPN detêm os direitos de transmissão do GRC para o Brasil.


Contato
Luís Ferrari

Fotos: CIA Stock / Carsten Horst

ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Inglesa: Brasiliense Felipe Guimarães qu...

ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Inglesa: Brasiliense Felipe Guimarães qu...: Brasileiro já venceu uma etapa, na Inglaterra O Campeonato Inglês de Fórmula 3 chega ao seu final neste fim de semana (21 e 22/9) com a...

Fórmula 3 Inglesa: Brasiliense Felipe Guimarães quer pódio na Alemanha

Brasileiro já venceu uma etapa, na Inglaterra

O Campeonato Inglês de Fórmula 3 chega ao seu final neste fim de semana (21 e 22/9) com a realização da quarta rodada tripla, desta vez em Nurburgring, na Alemanha. Apesar de não conhecer o circuito, o brasiliense Felipe Guimarães (Jesus Saves/Fittipaldi/Marc Jr) está motivado para subir novamente no pódio.

"No prazo de pouco mais de um mês eu venci a minha primeira corrida de Fórmula 3 na Inglaterra, depois venci no Sul-americano em Curitiba, e finalmente no último domingo venci de kart em Interlagos. Então, estou em ótima fase, em grande forma física e com o astral lá em cima. Portanto, só posso almejar brigar pelo pódio na Alemanha", planeja Guimarães, que este ano subiu duas vezes no pódio na Europa, uma delas pela vitória em Brands Hatch.

A grande desvantagem do brasileiro neste final de temporada é justamente não conhecer as 16 curvas dos 5.148 metros do mítico circuito alemão, próximo às cidades de Colônia e Frankfurt. Para piorar, vários de seus adversários já correram em Nurbrurgring, inclusive nesta temporada, pelo Campeonato Europeu de F-3.

"Para diminuir esta desvantagem eu fiz alguns treinos no simulador da equipe Amir Nasr Racing, aqui em Brasília. Pelo menos eu já sei pra que lado virar", contou o brasiliense. "Agora tenho que contar com um bom acerto inicial do carro da minha equipe (Fortec Motorsport), para poder conhecer a pista com tranqüilidade no único treino que teremos", torce o piloto, que na rodada anterior estreou um chassi Dallara mais atualizado, e já começou a diminuir a desvantagem da primeira metade do campeonato.

As atividades na pista alemã começam na sexta-feira, com um treino livre e a classificação. No sábado serão disputas as etapas 10 e 11, respectivamente às 5h50 e 11h10, no horário de Brasília. A prova de encerramento da temporada no domingo será as 3h30.

Os dez primeiros no campeonato depois de nove etapas são: 1) Jordan King (Inglaterra), 118 pontos; 2) William Buller (Irlanda do Norte), 115; 3) Antonio Giovinazzi (Itália), 97; 4) Felipe Guimarães (Brasil), 75; 5) Nicholas Latifi (Canadá), 68; 6) Sean Gelael (Indonésia), 66; 7) Jann Mardenborough (Inglaterra), 65; 8) Tatiana Calderon (Colombia), 59; 9) Jazeman Jaafar (Malásia), 58; 10) Felix Serralles (México), 51.

Mastermidia
João Alberto Otazú
Foto divulgação