sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Desafio Internacional das Estrelas: Antonio Pizzon...

ALTA ROTAÇÃO: Desafio Internacional das Estrelas: Antonio Pizzon...: Amazonense estreia parceria com o laboratório paranaense Prati-Donaduzzi O calendário do automobilismo brasileiro inicia neste final d...

Desafio Internacional das Estrelas: Antonio Pizzonia busca vitória pela nona vez


Amazonense estreia parceria com o laboratório paranaense Prati-Donaduzzi

O calendário do automobilismo brasileiro inicia neste final de semana logo com um dos maiores eventos da temporada. Tradicional evento de kart organizado pelo piloto Felipe Massa e que reúne os grandes nomes do automobilismo brasileiro e mundial, o 9º Desafio Internacional das Estrelas será realizado de sexta-feira (10) a domingo (12) no kartódromo (1.244 metros) do Beto Carrero World, na cidade de Penha (SC).


"É uma corrida que a gente espera o ano todo, pois é muito bem organizada, com uma grandeza incomparável e um público impressionante. É algo que na época em que corríamos de kart jamais poderíamos imaginar. Fico muito feliz de o Felipe (Massa) ter me convidado em todas as nove edições", agradece o amazonense Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi/Manaus), ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy.

A competição terá 25 pilotos de várias categorias do Brasil e do exterior. Entre os pilotos com passagem pela Fórmula 1, a lista de participantes comeca com Antonio Pizzonia (#3), o francês Jules Bianchi (#5), Luciano Burti (#8), Ricardo Zonta (#10), Lucas di Grassi (#11), Bruno Senna (#12), Felipe Massa (#19), o italiano Vitantonio Liuzzi (#20), Nelsinho Piquet (#30), Rubens Barrichello (#111) e o suíço Sebastien Buemi (#117).

Entre os campeões da prova figuram os brasileiros Daniel Serra (2005), Felipe Massa (2006), Rubens Barrichello (2008) e Lucas di Grassi (2010), o alemão Michael Schumacher (2007 e 2009), o espanhol Jaime Alguersuari (2011) e por fim o francês Jules Bianchi (2013).

"O nível dos pilotos é altíssimo. É uma festa de confraternização em que o contato com o público é muito próximo e que todo mundo quer vencer", avisa Pizzonia, que venceu a bateria de domingo em 2006 e foi o pole position em 2010.

O 9º Desafio Internacional das Estrelas terá o treino classificatório entre 18 e 19h15 (horário brasileiro de verão) no sábado, com transmissão ao vivo pelo SporTV, o mesmo acontecendo na primeira bateria, com largada às 21h45, que definirá o grid da corrida decisiva, disputada no domingo, às 11 horas, com transmissão ao vivo pela Rede Globo. A corrida noturna de sábado não contará mais pontos como nos anos anteriores, ficando como pré-final da prova principal.

"Quem sabe eu não repito o resultado de 2006 e comemoro com vitória o início da minha parceria com o laboratório Prati-Donaduzzi, que espero que seja de sucesso desde já e de longa duração", planeja o amazonense, que levará em seu kart de numeral 3 também o nome de sua cidade natal, Manaus.

O 9º Desafio Internacional das Estrelas beneficiará centenas de crianças que moram na região praiana de Santa catarina. Cerca de 30% da renda da bilheteria da arquibancada geral e uma brinquedoteca serão doadas para uma escola da rede pública estadual. No evento haverá uma grande ação social, onde 200 crianças das escolas da rede pública poderão assistir os treinos na sexta com livre acesso, além da doação de parte das bilheterias a entidades carentes.

E pela primeira vez, pilotos com deficiência participam do evento, em uma nova categoria, com karts adaptados, que tem os controles manuais. Artistas e pilotos vão participar de uma apresentação com kart adaptado, no sábado, para promover a inclusão do deficiente através do esporte automotor.

"Eu sempre participo de eventos beneficentes tanto em provas de kart como em futebol na Europa, nos Estados Unidos, na Colômbia e no Brasil. E o Desafio das Estrelas é um dos mais sérios e organizados. Então, vamos fazer o bem, também correndo bem", brinca Antonio Pizzonia.

Confira os numerais do grid 2014 do Desafio Internacional das Estrelas:
3 - Antonio Pizzonia (BRA/Stock Car)
4 - Julio Campos (BRA/Stock Car)
5 - Jules Bianchi (FRA/F-1)
8 - Luciano Burti (BRA/Stock Car)
9 - Ricardo Mauricio (BRA/Stock Car)
10 - Ricardo Zonta (BRA/Stock Car)
11 - Lucas di Grassi (BRA/WEC)
12 - Bruno Senna (BRA/WEC)
15 - Felipe Giaffone (BRA/F-Truck)
16 - Augusto Farfus Jr. (BRA/DTM)
18 - Allam Khodair (BRA/Stock Car)
19 - Daniel Serra (BRA/Stock Car)
19 - Felipe Massa (BRA/ F-1)
20 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Superstars Series)
23 - João Paulo de Oliveira (BRA/Super GT/F-Nippon)
25 - Felipe Nasr (BRA/GP2)
28 - Luiz Razia (BRA/GT Open)
30 - Nelsinho Piquet (BRA/NASCAR)
33 - Bia Figueiredo (BRA/Indy)
74 - Popó Bueno (BRA/Stock Car)
77 - Valdeno Brito (BRA/Stock Car)
88 - Beto Monteiro (BRA/F-Truck)
90 - Pietro Fittipaldi (BRA/F-4)
111 - Rubens Barrichello (BRA/Stock Car)
117 - Sebastien Buemi (SUI/WEC)

Confira a programação:
10/01 - Sexta-feira
17h - Sorteio dos Karts
20h - Warmup (10 min)
20h30 - 1ª Sessão de treinos livres (40 min)

11/01 - Sábado
16h - 2ª Sessão de treinos livres (40 min)
18h - Treinos classificatórios grupo 01 (15min)
18h30 - Treinos classificatórios grupo 02 (15min)
19h - Top Qualifying - Desafio das Estrelas
19h30 - Solenidade de abertura oficial
21h15 - Foto oficial - Desafio das Estrelas
21h20 - Drivers parade - Desafio das Estrelas
21h45 - 1ª bateria Desafio das Estrelas
22h15 - Pódio - Desafio das Estrelas
22h30 - Coletiva com os 03 primeiros colocados da bateria

12/01 - Domingo
8h30 - Warmup (15 min)
09h45 - Solenidade de abertura oficial
10h10 - Foto Oficial - Desafio das Estrelas
10h15 - Drivers parade - Desafio das Estrelas
11h00 - 2ª bateria - Desafio das Estrelas
11h40 - Pódio - Desafio das Estrelas
12h00 - Coletiva com os campeões - Desafio das Estrelas



Mastermidia
João Alberto Otazú

ALTA ROTAÇÃO: Pedro Piquet faz sua estreia nos carros de corrida...

ALTA ROTAÇÃO: Pedro Piquet faz sua estreia nos carros de corrida...: Aos 15 anos, o mais jovem piloto da família Piquet disputa neste final de semana na Nova Zelândia a primeira etapa da Toyota Racing Series...

Pedro Piquet faz sua estreia nos carros de corrida


Aos 15 anos, o mais jovem piloto da família Piquet disputa neste final de semana na Nova Zelândia a primeira etapa da Toyota Racing Series

Um novo capítulo da história da família Piquet no automobilismo internacional começa a ser escrito neste final de semana na Nova Zelândia. Aos 15 anos de idade e credenciado por resultados expressivos no kart, Pedro Piquet faz sua estreia em monopostos na Toyota Racing Series.

Competidor mais jovem no grid de 23 carros, Pedro pilota o carro #12, da equipe M2 Competition.

"Meu objetivo na Toyota Racing Series é ser competitivo e acumular experiência com carros de fórmula. É uma bela oportunidade, pois não tem outra categoria no mundo com 15 corridas em cinco semanas", declarou Pedro.


Na primeira jornada de treinos nesta quinta-feira, ele cravou o sétimo tempo do dia no circuito de Teretonga Park, com 55s019. Mais expressivo que a marca porém, foi o fato de ter baixado bastante a diferença para o líder entre as duas sessões de 30 minutos. No primeiro treino, a melhor volta do carro #12 ficou a 2s07 do melhor tempo. À tarde, a margem caiu para 0s78, marca apenas meio segundo pior que o antigo recorde da pista na TRS.

O circuito é considerado um dos mais desafiadores do calendário. Homologado pela FIA, o traçado tem 2,62 km com seis curvas e é percorrido no sentido anti-horário.

Além do desafio do circuito, o clima normalmente é um fator em Teretonga Park, autódromo conhecido por ser o palco mais ao sul em todo o automobilismo mundial e sujeito a rápidas variações de vento, umidade e temperatura.

A programação da etapa de abertura da temporada 2014 da TRS tem mais três sessões de 30 minutos de treinos livres na sexta-feira. A tomada de tempo acontece na manhã de sábado, e a primeira prova, de 15 voltas, à tarde. No domingo, são duas corridas, a primeira com 15 voltas e a segunda com 20.


Ficha técnica

Motor: Toyota 2ZZ-GE 1.800cc, 215 HP
Transmissão: Câmbio sequencial de 6 marchas
Peso: 550 kg (com o piloto)
Combustível: Etanol
Pneus: Michelin F3

Calendário
Etapa 1 - Teretonga Park, Invergargill - 8 a 12 de janeiro
Etapa 2 - Timaru Raceway, Timaru - 16 a 19 de janeiro
Etapa 3 - Highlands Motorsport Park, Cromwell - 23 a 26 de janeiro
Etapa 4 - Hampton Downs, Auckland - 30 de janeiro a 2 de fevereiro
Etapa 5 - Manfeild, Feilding - 6 a 9 de fevereiro

Sobre a Toyota Racing Series (TRS)

Estabelecida em 2004, é a principal categoria de fórmula da Nova Zelândia. O campeonato tem cinco etapas em cinco finais de semana consecutivos, com três baterias em cada uma delas.
Os carros são similares aos Formula 3, com a mesma relação peso-potência, mesmos pneus e conforme os parâmetros de segurança da FIA para a categoria.
Como é disputada tradicionalmente no início da temporada, a TRS atrai pilotos de todo o mundo, uma vez que o inverno no hemisfério norte dificulta o automobilismo na Europa.
Com cinco equipes inscritas, a 10ª edição do campeonato é a de maior representação internacional. São 13 países presentes no grid de 23 carros, sendo 19 pilotos estrangeiros e quatro neo-zelandeses. A faixa etária dos competidores varia de 15 a 23 anos de idade.
Entre os pilotos com passagem pela TRS, destacam-se o russo Daniil Kvyat (que em 2014 será titular da equipe Toro Roso na F1), o italiano atual campeão europeu de F3 Rafaelle Marciello, o neo-zelandês Mitch Evans (piloto da GP2 em 2013 e campeão da GP3 em 2012) e o britânico Alex Lynn, atual campeão do tradicionalíssimo GP de Macau.



Contato
Luís Ferrari
Fotos divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Equipe MItsubishi Petrobras passa pela temida regi...

ALTA ROTAÇÃO: Equipe MItsubishi Petrobras passa pela temida regi...: Guiga Spinelli e Youssef Haddad mantiveram bom desempenho e estão em 16º na classificação geral O Rally Dakar 2014 chegou ao seu quint...

Equipe MItsubishi Petrobras passa pela temida região de Fiambalá no quinto dia do Rally Dakar


Guiga Spinelli e Youssef Haddad mantiveram bom desempenho e estão em 16º na classificação geral

O Rally Dakar 2014 chegou ao seu quinto dia com muitas surpresas para os competidores. Sob um forte calor e enfrentando grandes dunas de areia solta, desafios tradicionais na região de Fiambalá, a Equipe Mitsubishi Petrobras conseguiu completar a prova com o carro 310, que continua bem na classificação geral, com a 16ª colocação.

"Fez muito calor durante todo o dia. Foi um grande desafio físico superar uma distância tão grande de baixo de um sol tão forte. Prometeram um Dakar de resistência esse ano, e até agora estão cumprindo essa promessa", conta o navegador Youssef Haddad, que chegou em 26º ao lado de Guiga Spinelli.


Para o piloto, a prova estava cheia de trechos bastante técnicos, que exigiram muita perícia, tanto ao volante como na navegação. "Transpusemos uma enorme subida de areia com vegetação, onde vários carros estavam parados. Mas, em uma segunda subida, que tinha incontáveis erosões, optamos por um lado mais difícil da montanha, o que nos fez perder bastante tempo", explica Guiga.

Outro desafio que marcou a etapa foi o começo dos difíceis trechos de deserto. "Nunca estive em um lugar em que a areia fosse tão solta e tão quente. Atolamos em um trecho onde era impossível colocar a mão no solo sem se queimar. Mas o Dakar é assim. Antes de ser um rali de resultado, é uma prova de superação. Independente da classificação, precisamos olhar para frente e os dias que faltam e levar o carro até o final apesar dos momentos de dificuldade", relata Youssef.

Depois de uma performance consistente nas primeiras etapas do Dakar, e de figurar entre os oitos primeiros na soma dos tempos, o carro número 336 ainda não havia chegado ao acampamento até o fechamento desse release.

Agora, a Equipe se prepara para mais uma etapa cheia de desafios. Depois de deixar Tucuman, a Equipe Mitsubishi Petrobrás seguirá rumo ao norte em direção ao coração da Argentina pela Ruta 40. Conhecida por suas paisagens, promete ser uma das etapas mais bonitas da competição. Com longos trechos de descampados, animais de todos os tamanhos podem ser um problema ao cruzar o trajeto dos carros.

As imagens de todas as provas e também o depoimento das duplas de nossa equipe estão em nossa página no YouTube: www.youtube.com/eqpmitsubishibr. Acesse e confira as informações que estão livres para uso.

6ª Etapa - 10 de janeiro
Tucuman - Salta (ARG)
Deslocamento: 270 km
Especial: 424 km
Total: 694 km

Resultados - 5ª etapa - 09/1*
1) Nani Roma /Michel Périn (ESP)-4h27m1s
2) Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (ZAF) - 4h31min21s
3)Robby Gordon/Kellon Walsh (EUA) - 4h47min13s
4) Orlando Terranova/ Paulo Fiuza (ARG) - 4h47min45s
5) Nasser Al-Attiyah/ Lucas Cruz (QAT) - 4h48m49s
28) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad - 6h8min49s

Classificação geral - Rally Dakar 2014*
1) Nani Roma /Michel Périn (ESP)-19h21m54s
2) Nasser Al-Attiyah/ Lucas Cruz (QUA) - 19h48m22s
3) Orlando Terranova/ Paulo Fiuza (ARG) - 19h53min40s
4) Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret (FRA) - 20h1min53s
5) Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (ZAF) - 20h3min18s
16) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad - 22h47min27s

Equipe Mitsubishi Petrobras
Acompanhe de perto todas as novidades da Equipe Mitsubishi Petrobras com Guilherme Spinelli, Youssef Haddad, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin no Rally Dakar:






A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, Axalta e Protune.

Carolina Vasconcellos
Fotos: Victor Releuterio / Gustavo Epifanio / Mitsubishi

ALTA ROTAÇÃO: Transparaná Troller 2014: Terá transmissão ao vivo...

ALTA ROTAÇÃO: Transparaná Troller 2014: Terá transmissão ao vivo...: Inscrições para a disputa continuam abertas. A tradicional prova off road contará com competidores de diversos estados brasileiros Fal...

Transparaná Troller 2014: Terá transmissão ao vivo do Super Prime pela TV Educativa


Inscrições para a disputa continuam abertas. A tradicional prova off road contará com competidores de diversos estados brasileiros

Faltam duas semanas e os preparativos para a realização do 20º Transparaná Troller começa a acelerar. Entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro de 2014, o Paraná será o centro do off-road nacional, uma das mais importantes disputas do gênero no país, que abre o calendário da temporada. A competição reunirá algumas das principais feras da modalidade nas categorias de regularidade: Master, Graduados, Junior, Jeep e Adventure. A organização preparou um roteiro que terá 1.500 quilômetros de trilhas e estradas com grande diversidade de terreno e inúmeros desafios para os participantes.

No domingo (26), o Transparaná Troller 2014 será destaque na programação da rede da TV Educativa. A emissora fará a transmissão ao vivo do Super Prime, circuito de dois quilômetros montado no Terminal Turístico Três Lagoas, localizado no final da Avenida João Riccieri Maran, s/n, bairro Três Lagoas, na cidade de Foz de Iguaçu, no oeste do Paraná, distante 20 quilômetros do centro urbano. A disputa para definir o grid de largada será às 10h com aproximadamente duas horas de duração. A competição deve atrair um público estimado em cerca de 10 mil pessoas.

A TV Educativa terá uma equipe que produzirá matérias do evento que serão veiculadas nos telejornais, éParaná - 20h de segunda a sexta e boletim éParaná - de segunda a sexta às 8h da manhã e, também, nos programas de esportes - éEsporte e boletim éEsporte. A geração de imagens para a transmissão ao vivo do Super Prime estará a cargo da Master TV que terá cinco câmeras em HD.

O Transparaná próximo de completar 20 anos de história, e consolidado como o maior rali das Américas, passará por sete cidades em sete dias de disputas, começa em Foz do Iguaçu (1ª etapa), depois segue para Cascavel, capital do oeste paranaense que volta a fazer parte da programação (2ª etapa), Campo Mourão (3ª etapa), Ivaiporã (4ª etapa), Curitiba (5ª etapa) e a chegada terá recepção no litoral paranaense, em Guaratuba (6ª etapa), como é tradição do evento.

"Toda a edição foi pensada para agradar os competidores e presentear os participantes com inúmeras atração, desde o hotel da largada sendo o maior Resort do Sul do país e em uma das cidades que mais atrai turistas no mundo. Outra novidade é a transmissão ao vivo pela TV Educativa do Paraná do Super Prime no domingo pela manhã. Já no sábado (25), faremos a Largada Promocional no Recanto Cataratas Thermas, Resort & Convention e logo após um coquetel de lançamento do evento. E, na segunda (27), começa o rali propriamente dito, com a largada da primeira etapa com destino à Cascavel", explica Alex Kolling, diretor do Transparaná.

Neste ano, aproximadamente 100 equipes de todo país são esperadas para disputar o Transparaná Troller 2014, a mais tradicional prova de regularidade do país será repleta de atrações na edição comemorativa de 20 anos. As inscrições seguem abertas e os interessados podem confirmar presença no site oficial, www.transparana.com.br, onde também encontrarão todas as informações. Se preferir, podem enviar um e-mail para alex@mundonav.com.br.

A TV Educativa

Cobertura Nacional: através do satélite da EMBRATEL, C-2 - 1.320 MHz, Horizontal, Banda L. A E-Paraná é retransmissora do conteúdo da TV Cultura no estado no Paraná, mas parte da programação é constituída por blocos de matérias locais. O conteúdo produzido pela E-Paraná busca informar e divulgar a cultura paranaense e promover a cidadania através de ações educacionais para sociedade. O sinal da e-Paraná também está presente através das 45 repetidoras que transmitem a programação para o litoral e o interior do Estado do Paraná. Mais informações www.rtve.pr.gov.br

O Transparaná Troller 2014 tem como patrocínio Ouro a Troller, Prata a Acassius Gráfica e Dispauto Auto Peças, Bronze a Trilha Eurocar, Ekron Off Road, Off Shox Amortecedores Especiais, Mamute Off Road, Itaipu Binacional, Klein e apoio do Recanto Thermas & Resort Park Hotel, Secretaria do Turismo do Paraná, Barracão do Jeep, Santa Paula Hotel, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Jeep Club 4x4 de Foz do Iguaçu. Supervisão da Confederação Paranaense de Automobilismo, realização do Jeep Club de Curitiba e do Mundo Nav.

Local do Super Prime:

Terminal Turístico Três Lagoas
Final da Avenida João Riccieri Maran, s/n - Três Lagoas - Foz do Iguaçu/PR
Horário de visitação: diariamente das 8h às 20 horas
Disponibilidade de espaço para camping.
Não há cobrança de ingressos.
Maiores: (45) 3577-4122

Confira a programação do Transparaná Troller 2014

24 de janeiro, sexta-feira
14h - Verificação técnica e administrativa em Foz do Iguaçu (PR)
Horário: 14h às 20h
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

25 de janeiro, sábado
14h - Verificação técnica e administrativa em Foz do Iguaçu (PR)
Horário: 09h às 19h
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

19h - Largada Promocional
22h - Coquetel Abertura Transparaná 2014
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

26 de janeiro, domingo
09h - Abertura do Parque Fechado
09h45 - Fechamento Parque Fechado
10h - Super Prime - ao vivo pela TV Educativa
Local: Terminal Turístico Três Lagoas
Final da Avenida João Riccieri Maran, s/n - Três Lagoas - Foz do Iguaçu/PR
(45) 3577-4122

12h - Resultado oficial Super Prime
18h - Briefing Geral e 1º dia prova
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

Etapa 1 - 27 de janeiro, segunda-feira
Foz do Iguaçu a Cascavel (PR)

Etapa 2 - 28 de janeiro, terça-feira
Cascavel a Campo Mourão (PR)

Etapa 3 - 29 de janeiro, quarta-feira
Campo Mourão a Ivaiporã (PR)

Etapa 4 - 30 de janeiro, quinta-feira
Ivaiporã a Ponta Grossa (PR)

Etapa 5 - 31 de janeiro, sexta-feira
Ponta Grossa a Curitiba (PR)

Etapa 6 - 01 de fevereiro, sábado
Curitiba a Guaratuba (PR)

Hotel Oficial em Foz do Iguaçu:
RECANTO CATARATAS Thermas, Resort & Convention
Av. Costa e Silva, 3500
Foz do Iguaçu/ PR - 85863-000
reservas@recantocataratasresort.com.br
Fone:+55 (45) 2102 3000
Reservas:+55 (45) 2102 3033 | 0800 707 2400


Assessoria de Imprensa do Transparaná Troller 2014:
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos
Foto divulgação