A equipe comandada por Antonio Hermann
e Washington Bezerra terá seus carros pilotados por Cacá Bueno/Sérgio Jimenez e
Nelsinho Piquet/Matheus Stumpf no Mundial de Turismo em 2014
O BMW Team
Brasil - time que tem seus carros preparados pela AH Competições - continuará
seu desafio internacional iniciado na temporada 2013 e vai acelerar novamente
no mundial de turismo - o Blancpain Sprint Series, uma das principais
competições da modalidade no mundo. Para esta temporada, a equipe brasileira
terá mudanças na formação de suas duplas de pilotos: a bordo do BMW Z4 #21,
dois pilotos passam a integrar a equipe neste ano: Nelsinho Piquet, que já teve
passagem pela F-1 e foi o primeiro piloto brasileiro a vencer na Nascar, e
Matheus Stumpf, bicampeão da GT Brasil, e que também participou do FIA GT
Series, em 2013. Cacá Bueno e Sérgio Jimenez seguem no elenco. Bueno é
pentacampeão da Stock Car e Jimenez é multicampeão do kart e um dos destaques
da nova geração de talentos. Ambos dividirão a condução do BMW Z4 #0.
Para a
temporada de 2014, outra novidade é a chegada do Banco do Brasil como principal
patrocinador da equipe. Presente no automobilismo desde 2012, com patrocínio ao
piloto brasileiro Felipe Nasr na GP2, em 2014 o BB também anunciou parceria com
a equipe Williams na F1, com a marca do Banco exposta nos carros e nos macacões
dos pilotos Felipe Massa e Valteri Bottas.
De acordo com
Hayton Jurema da Rocha, diretor de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil,
a parceria com a BMW Team Brasil reforça a imagem de banco brasileiro que mais
investe no esporte ao longo dos últimos 23 anos, aumentando o vínculo com seus
públicos de interesse. "A atenção da mídia e dos públicos envolvidos nos
eventos automobilísticos desperta o interesse de grandes marcas, com destaque
no segmento financeiro", afirma o diretor. O BB já patrocinou a
transmissão do Desafio Internacional de Kart das Estrelas de 2008, os GPs de
Fórmula Indy do Brasil de 2009 a 2011, os GPs de F1 do Brasil de 2010 e 2011 e
agora é patrocinador da equipe Williams de F1 e do piloto de testes e
desenvolvimento da Williams, Felipe Nasr, na GP2.
Segundo
Hayton, o projeto contribui para o posicionamento da marca do Banco por meio do
automobilismo com a única equipe formada por pilotos de mesma nacionalidade,
oportunidade de vínculo da marca Banco do Brasil a uma equipe genuinamente
brasileira. "O conceito de 'seleção' da equipe brasileira está alinhado
com a política de patrocínio do BB, que prioriza o investimento em propriedades
que ressaltem brasilidade e tenham ampla representatividade junto a diversos
públicos. O layout dos carros com o amarelo como cor predominante e aplicações
da marca BB nas áreas de maior visibilidade do carro de competição reforçam
esse conceito", conclui o diretor.
Antonio
Hermann, Team Principal da equipe brasileira, mostrou-se bastante confiante
para esta temporada com a marca do BB junto do time. "Estamos muito
honrados com essa parceria com o Banco do Brasil e este patrocínio é motivo de
grande orgulho para toda a equipe e para nossos pilotos. Esperamos retribuir
com pódios, vitórias e, acima de tudo, talento e garra dos brasileiros nas
competições", declara Hermann. Washington Bezerra, diretor técnico do
elenco, revelou que espera bons resultados. "Já estamos adaptados ao
regulamento e ao formato das corridas. Nossa equipe já é respeitada por todos,
mas nossos desafios continuam. Estamos otimistas para esta temporada",
afirma.
Além do Banco
do Brasil, a equipe contará com o importante apoio da Beta do Brasil nesta
temporada. Para Joaquim Leão, presidente da empresa especializada em
ferramentas profissionais, continuar apoiando a equipe brasileira no Blancpain
Sprint Series é a melhor plataforma de testes para obter, cada vez mais,
produtos de alta qualidade. "O melhor local para colocarmos à prova a
nossa qualidade é nas equipes profissionais de alta competição motorizada, onde
rigor, eficiência e produtividade são fatores decisivos. A nossa parceria com o
time no Mundial de Turismo é perfeita para conseguirmos atingir os nossos
objetivos, obtendo respostas das melhoras a realizar ou do desempenho e
durabilidade atingidos. Adicionalmente, vem ao encontro da nossa tradição, do
nosso DNA - mais de 45 anos de presença no automobilismo internacional",
considera Leão.
Além do BB e
da Beta do Brasil, a Red Bull e a Real Drive Simuladores completam a lista de
apoiadores do time brasileiro no Mundial de Turismo. As disputas começam nos
dias 20 e 21 de abril, em Nogaro, na França. O calendário terá sete etapas com
rodadas duplas, uma a mais do que em 2013, totalizando 14 corridas na
temporada. As etapas terão transmissão ao vivo do Canal SporTV e pela Rede TV!
com exibição das provas para todo o país.
Confira o
calendário 2014 do Blancpain Sprint Series:
1ª etapa: 20
e 21 de abril - Nogaro (França)
2ª etapa: 18
de maio - Brands Hatch (Inglaterra)
3ª etapa: 6
de julho - Zandvoort (Holanda)
4ª etapa: 24
de agosto - Slovakia Ring (Eslováquia)
5ª etapa: 7
setembro - Algarve (Portugal)
6ª etapa: 19
de outubro - Zolder (Bélgica)
7ª etapa: 2
de novembro - Baku (Azerbaijão)
Sobre o Banco
do Brasil
Maior
instituição financeira da América Latina, o Banco do Brasil é líder em diversos
segmentos e referência em sustentabilidade e governança. Diferencia-se pela
força de sua marca e por adotar tecnologia de ponta em suas operações. O Banco
do Brasil S.A. (BB) é a maior instituição financeira da América Latina, oferece
soluções, serviços e produtos nos segmentos bancário, de investimento, gestão de
recursos, seguros, previdência e capitalização, meios de pagamento, entre
outros. Para isso, conta com mais de 117 mil colaboradores. No Brasil, o BB
possui a maior rede própria de atendimento entre as instituições financeiras e
oferece aos seus clientes 5.450 agências e mais de 44 mil terminais próprios de
autoatendimento, estando presente em 99,9% do total de municípios brasileiros.
No exterior, o Banco está presente em 49 dependências, localizadas em 24
países, entre agências e escritórios de representação distribuídos em quatro
continentes, além de manter acordo com outras instituições financeiras no
exterior para atendimento aos seus clientes. São 1.162 bancos que atuam como
correspondentes do BB em 134 países. Investimentos em cultura fortalecem o reconhecimento
da marca Banco do Brasil, uma das mais conhecidas e valiosas do País. Atributos
como solidez, segurança e credibilidade são creditados como pontos fortes e
relevantes do Banco.
BMW Team
Brasil
Primeira
equipe totalmente brasileira a participar do Mundial de Turismo
Foi 3ª
colocada no campeonato por equipes em 2013.
Ficha Técnica
do BMW Z4 GT3:
Comprimento:
4.387 mm
Largura:
2.012 mm
Altura: 1.210
mm
Distância
entre eixos: 2.509 mm
Distância
entre rodas: 1.623 mm (dianteiras) 1.667 mm (traseiras)
Peso: aprox.
1190 kg
Capacidade do
tanque/combustível: 105 litros, Super Plus Unleaded (98ROZ)
Chassi/carroceria:
Carroceria de aço de construção única, com célula de segurança soldada, feita
de tubulação de aço extremamente rígida de precisão
Transmissão:
Caixa de transmissão X-TRAC sequencial de 6 velocidades
Suspensão:
Suportes absorvedores de choque com conjunto de mola de baixa fricção, barra
estabilizadora tubular com lâminas de ajuste (dianteiras), eixo de ligação
longitudinal (traseiro), barra estabilizadora tubular com ajuste
Amortecedores:
KW ajustáveis de 4 vias
Motor
Tipo de
motor: V8
Capacidade:
4.361 ccm
Diâmetro x
curso: 92 x 82 mm
Compressão:
13,0 : 1
Potência
máx.: aprox. 560 bhp a 8.600 rpm
Torque máx.:
aprox. 515 Nm a aprox. 5.500 rpm
Rotações máx.
do motor: 9.000 rpm
Bloco de
cilindros: Alumínio
Lubrificação:
Por carter seco
Controle
Eletrônico do Motor
BMW ECU408
com dois microprocessadores de alto desempenho, injeção de cilindro individual,
função limitadora de velocidade no box, função de mudança rápida, EM, controle
integrado de tração, unidade de controle VANOS, monitoramento eletrônico de
rede
Carroceria
Carroceria de
competição em alumínio e fibra de carbono, com estrutura protetora de segurança
soldada
Tanque de
combustível de segurança FT3 com rápido abastecimento
Sistema de
macaco pneumático
Portas e
capôs de carbono
Para-brisa
aquecido Macrolon, vidros laterais e traseiros Macrolon
Assento de
corrida RECARO com sistema HANS
Crashpad
Sistema de
transmissão
Motor V8
Lubrificação
por cárter seco
Embreagem
sinterizada de 3 discos
Caixa de
câmbio X-TRAC sequencial de 6 velocidades com comando no volante e
arrefecimento de óleo
Transmissão
final com deslizamento limitado e arrefecimento de óleo
Suspensão e
Chassi
Suspensão de
competição com absorvedores de choque ajustáveis e barras de torção e
amortecedores KV de quatro vias
Rodas BBS
12x18" (frente) e 13x18" (atrás) com cubo rápido e bloqueio central
Sistema de
freio de competição AP com 6 pistões 378 mm (frente) e com 4 pistões 355 mm
(atrás)
Opções
Pacote de
peças para corridas de longas distâncias (abastecimento, freios)
Sistema de
registro de dados opcionais
Luzes
noturnas
FGCom / BMW Team Brasil / AH Competições
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Fotos divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário