Marca terá três Audi R18 e-tron
quattro nas três primeiras posições do grid • Combinação das tecnologias TDI e
quattro se mostram as mais rápidas na classificação • Francês Loïc Duval
conquista a pole position para Le Mans pela primeira vez
Ingolstadt/Le
Mans, 21 de junho de 2013 - Pela primeira vez em 90 anos de história das 24
Horas de Le Mans, dois carros híbridos ocuparão a primeira fila na mais
tradicional prova de longa duração do planeta. Na noite de quinta-feira, a
equipe Audi Sport Team Joest colocou seus três Audi R18 e-tron quattro nas três
primeiras posições do grid de largada para a prova que começa a ser disputada
neste sábado - a partir das 10h no horário de Brasília.
A combinação
das tecnologias TDI (de motores movidos a diesel) e quattro (tração integral) -
que fez história em 2012 quando um carro da Audi foi o primeiro modelo híbrido
a vencer em Le Mans - voltou a mostrar sua força nos dois dias de classificação
ao longo dos 13.629 metros de extensão da pista de Sarthe, no oeste da França.
A bordo do Audi R18 e-tron quattro #2, o francês Loïc Duval estabeleceu sua
melhor volta em 3m22s349 (média de 242,5 km/h) ainda na sessão classificatória
de quarta-feira, e não viu seu tempo ser batido na noite de quinta, quando a
segunda sessão definiu as posições de largada.
Assim, o
francês de 31 anos de idade que divide a pilotagem com Tom Kristensen
(Dinamarca) e Allan McNish (Escócia), garantiu sua primeira pole position em Le
Mans. A oitava da Audi que, como já havia feito em 2000, 2001, 2002, 2004,
2006, 2011 e 2012, também ficou com a segunda posição do grid.
Saindo ao
lado do pole position neste sábado, o Audi R18 e-tron quattro #1 será pilotado
pelos atuais vencedores das 24 Horas, Marcel Fässler (Suíça), André Lotterer
(Alemanha) e Benoît Tréluyer (França). Lotterer, inclusive, foi um dos poucos
pilotos que conseguiram melhorar, na quinta-feira, suas marcas do dia anterior.
Em uma pista que secava lentamente após as pancadas de chuva deste segundo dia
de classificação, o piloto alemão estabeleceu uma volta em 3m23s696 e subiu da
terceira par a segunda posição no grid.
Eleito o
melhor estreante em Le Mans este ano, o brasileiro Lucas di Grassi, que pilota
o R18 e-tron quattro #1 ao lado de Marc Gené (Espanha) e Oliver Jarvis
(Inglaterra), larga na terceira posição. Gené foi o autor da melhor volta do
trio na classificação ao registrar sua passagem em 3m24s341.
Como já tinha
acontecido na quarta-feira, uma série de incidentes causou paralisações e
encurtou o tempo de pista aberta para os pilotos. Nas poucas voltas que fizeram
com asfalto seco, os pilotos da Audi ainda conseguiram coletar dados
importantes para a evolução do carro visando a corrida deste fim de semana.
Antes da
prova começar (às 11h no horário de Brasília, 15h locais), os times terão um
treino de 45 minutos para fazer os últimos ajustes e avaliações. Vinte e sete
canais transmitem a corrida ao redor do mundo e, pela internet, é possível
acompanhar onboard os carros da Audi com a transmissão no site
www.audi-motorsport.com e todas as informações no Twitter @Audi__Sport. A
corrida também será transmitida no site oficial da prova: www.lemans-tv.com.
Declarações
após a classificação
Dr.
Wolfgang Ullrich (Chefe
da Audi Motorport): "Esta é uma
ótima maneira de começar o fim de semana. Especialmente por ver os três carros
nas melhores posições. Nos concentramos para isso durante todos os treinos e os
pilotos se mostrara satisfeitos com o carro. Ocupar as três primeiras posições
do grid é uma ótima motivação para a equipe, mas, em Le Mans, sabemos que não é
crucial."
Chris
Reinke (Chefe da LMP): "O resultado é uma ótima
auto-afirmação para o time, mas estamos aqui para vencer a corrida, não a
sessão classificatória. Vamos nos concentar na estratégia e nos detalhes para a
corrida."
Ralf
Jüttner (Diretor Técnico
da Audi Sport Team Joest): "Nesta
quinta-feira as condições foram um pouco mais caóticas do que na quarta.
Tivemos chuva e várias interrupções. Conseguimos evoluir depois de preparar os
carros do zero durante a noite. Todos os pilotos ficaram satisfeitos com o
equilíbrio na quinta, mais até do que no dia anterior e garantem que têm um bom
carro para a prova. Isso, na verdade, é o mais importante porque em Le Mans o
resultado da classificação não significa muita coisa."
Loïc
Duval (Audi R18 e-tron
quattro #2): "Consegui uma volta na
quarta-feira boa o suficiente para me garantir a pole. Isso significa, também,
um ponto extra que pode ser decisivo no final do campeonato (Mundial de
Endurance). É sempre bom largar na pole, embora isso não signifique muito em
uma corrida como essa. Mas ficamos felizes. Na quarta-feira ainda não estávamos
satisfeitos com o equilíbrio do carro, mas na quinta ele já se mostrou bem
melhor. Como no fim da segunda sessão a pista estava mais rápida do que na
primeira, cheguei a ficar preocupado em perder a posição, mas no fim deu tudo
certo. Tudo correu dentro do programado e é por isso que estamos felizes com o
resultaado."
Tom
Kristensen (Audi R18
e-tron quattro #2): "Colocar nossos
carros nas três primeiras posições do grid é como um sonho, mas ao mesmo tempo
é exatamente o que esperávamos. Depois da volta perfeita que o Loïc (Duval) fez
na quarta-feira, na quinta nos concentramos na preparação do carro para a
corrida e estamos bastante satisfeitos. Agora precisamos trabalhar em conjunto
com toda a equipe para ter um carro rápido e confiável durante as 24
Horas."
Allan
McNish (Audi R18 e-tron
quattro #2): "Todos na Audi Sport
estão de parabéns. Dedicamos várias semanas de muito trabalho para essa corrida
e o resultado não poderia ter sido melhor que as três primeiras posições do
grid. Estamos bastante confiantes e creio que temos um bom acerto do carro para
as condições de corrida. Na quarta-feira, Loïc (Duval) fez um tempo muito bom
com a pista bastante suja e entrou para a história. Tom (Kristensen) e eu nos
sentimos muito confortáveis no carro. Estamos bem, mas, como sempre, ainda
temos longas 24 Horas pela frente."
Marcel
Fässler (Audi R18 e-tron
quattro #1): "Nossos parceiros
estão de parabéns pela pole position. Fiquei feliz pelo fato de o André
(Lotterer) ter recuperado uma posição na quinta e nos colocar na primeira fila.
Mas o mais importante é que todos sentimos que o carro melhorou do primeiro
para o segundo dia. Eu não esperava, por exemplo, ser tão competitivo com pneus
usados. Guardamos alguns jogos novos porque esperávamos que a pista ia secar
mais, mas largar em segundo é um ótimo começo."
Benoît
Tréluyer (Audi R18 e-tron
quattro #1): "Naturalmente nós
tentamos a pole position, mas não conseguimos uma volta limpa no fim. Fomos
muito rápidos nos trechos intermediários, então acho que tínhamos chances de
conseguir. Loïc (Duval), porém, foi muito bem no tráfego e tirou proveito
disso. Faz parte do jogo. O importante é que todo o time fez um excelente
trabalho e conquistou um resultado brilhante para a Audi."
Lucas
di Grassi (Audi R18
e-tron quattro #3): "De um modo
geral foi uma boa classificação, apesar de sabermos que nosso carro tinha mais
potencial no fim. Consegui o melhor tempo do primeiro setor no final da sessão
e estava rápido no trecho intermediário, mas fiquei preso no tráfego. Colocar
os três carros na frente do grid é um ótimo começo para a Audi, mas todos
sabemos que a corrida é bastante longa."
Marc
Gené (Audi R18 e-tron
quattro #3): "Na terceira sessão eu
tive a oportunidade fazer apenas uma volta, mas à noite. Na quinta, Lucas (di
Grassi) mostrou que nosso carro é rápido, confirmando as expectativas. Sinto
que estamos bem preparados para a corrida."
Oliver
Jarvis (Audi R18 e-tron
quattro #3): "O que podemos dizer
após a classificação é que temos um ótimo carro. Conseguimos ser rápidos mesmo
com pneus usados e temos a impressão que, com pneus novos e uma volta limpa,
era possível brigar pela pole. Mas vamos com total confiança para a
corrida."
Confira como ficaram as 10 primeiras
posições do grid para as 24 Horas de Le Mans 2013:
1
Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) 3m 22.349s
2
Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) 3m 23.696s
3 di
Grassi/Gené/Jarvis (Audi R18 e-tron quattro) 3m 24.341s
4
Davidson/Buemi/Sarrazin (Toyota) 3m 26.654s
5
Wurz/Lapierre/Nakajima (Toyota) 3m 26.676s
6
Prost/Jani/Heidfeld (Lola-Toyota) 3m 28.935s
7
Belicchi/Beche/Cheng (Lola-Toyota) 3m 32.167s
8 Leventis/Watts/Kane (HPD-Honda) 3m 36.547s
9
Pla/Heinemeier/Brundle (Morgan-Nissan) 3m 38.621s
10
Rusinov/Martin/Conway (Oreca-Nissan) 3m 39.535s
Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044
Foto: Audi
Sport / Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário