Exposição dos carros será nesta terça-feira à tarde, no Shopping
Iguatemi (SP). Largada será na manhã de quarta-feira, com os concorrentes
percorrendo 1.602 km em cinco dias, passando pelas mais famosas estradas da
história brasileira em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Começa nesta
quarta-feira (19/6) a 3ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas
Brasileiras, prova regida pela regras da FIA-Historic (Federação Internacional
de Automobilismo) e homologada pela FIVA (Federação Internacional de Veículos
Antigos), que percorrerá 1.602 km em cinco dias, passando pelas mais famosas
estradas da história brasileira em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A largada
está prevista para as 7 horas, do pátio externo do Shopping Iguatemi, em São
Paulo (SP), com os 50 carros clássicos fabricados entre 1919 e 1980 inscritos
partindo com um minuto de diferença, de acordo com a sua numeração, seguindo
rumo a Mogi-Guaçu (SP) pela Rodovia dos Bandeirantes, com chegada prevista para
as 10h25 no autódromo Velo Città, a cerca de 180 quilômetros da capital.
"Esta é uma das grandes novidades
deste ano. Pela primeira vez o nosso rallye vai fazer uma prova em um circuito
fechado, e logo no Velo Città, o melhor e mais moderno autódromo do
Brasil",
enaltece o Luis Cezar Ramos Pereira, piloto de rallye e Diretor da prova.
No moderno
circuito com 3.430 metros e predominância de curvas de baixa velocidade será
realizada uma prova de exatidão e velocidade controlada, onde o tempo
individual a ser atingido em cada uma das voltas da prova, a ser definido pelo
próprio participante dentro das limitações técnicas de seu veículo e de
segurança individual, deverá estar compreendido entre 3min00 (três minutos) e
2min15s (dois minutos e quinze segundos).
"A pista é sensacional e será uma
ótima oportunidade fazermos esta prova de regularidade com os carros clássicos e
iniciarmos o nosso rallye de forma bem competitiva", enaltece o Diretor de prova, que
também é Presidente do MG Club, promotor do evento.
Inicialmente
cada veículo completa três voltas e a dupla indica o tempo escolhido, entre as
três voltas cronometradas que efetuou. Depois entra novamente na pista para
percorrê-la por 10 voltas, tentando repetir a cada passagem a marca escolhida.
Depois do décimo giro, é obrigatória a entrada no Box e para fins de apuração a
pior volta é descartada. Depois do almoço será realizada a segunda bateria,
novamente em 10 voltas, repetindo o procedimento. A cada segundo de atraso o
competidor perde um ponto e a cada segundo adiantado a penalização é de três
pontos.
"Interessante será ver um
tricampeão mundial de Fórmula 1 voltar para um autódromo e não poder acelerar à
vontade. Como a prova é de regularidade, o importante será a precisão, que
dependerá da afinidade e sintonia entre piloto e navegador", destaca Luis Cezar, lembrando que
Nelson Piquet será uma das principais atrações do rallye de regularidade.
A partir das
14h25 os carros largam novamente com intervalo de um minuto e seguem para a
terceira etapa do dia, com previsão de chegada do primeiro carro às 15h40 no
Hotel Villa di Mantova, em Águas de Lindóia (SP), completando os 318 km do dia.
A competição
prossegue até domingo e vai revisitar algumas das mais famosas estradas da
história brasileira, como a Estrada dos Tropeiros, e parte do Caminho Novo e do
Caminho Velho Real, completando 1.602 km, depois de passar em dezenas de
cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Um show de carros clássicos
Entre os
carros inscritos, destaque para o Jaguar XK 120 (1950) da dupla mista Mário
Cezar e Eileen de Andrade, um veículo com 63 anos de idade. Aliás, uma
curiosidade é que a metade dos participantes é formada por casais, como os
cariocas Gilbert e Raquel Landsberg, com Jaguar MK2 (1962), vencedores da prova
do ano passado. Apenas uma mulher será a piloto: Rose Salmon, que tendo seu
marido Herve Salmon como navegador, pilotará um MG TD (1952).
Praticamente
metade dos carros participantes é da década de 70, destacando-se o Mercedes Benz
350 SLC (1973) dos gaúchos Rogério Franz/Mário Nardi, vencedores da 1ª edição
do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras. Os carros
preferidos para a participação neste ano são das marcas alemãs Mercedes-Benz e
Porsche, seguidos dos ingleses Jaguar e MG. Três Fuscas irão competir, sendo
que
os portugueses Alexandre Calheiros
Ferreira/Mario Artur Melo participarão com um raro Fusca 1600 S (Série
Especial), de 1975.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
19 de Junho (quarta-feira) - 220 km +
98 km de pista = 318 km
07h00 - Largada do 1º veículo - Shopping
Iguatemi São Paulo
08h30 - Saída Posto BR - abastecimento antes
do Velo Città Km 34 Rod. Bandeirantes
10h25 - Chegada na Pista Velo Città
12h00 - Almoço Hospitality Center Velo Città
14h25 - Saída da Pista
15h40 - Chegada no Hotel Villa di Mantova -
Águas de Lindóia
20h30 - 21h30 - Publicação do Resultado
Parcial
20 de Junho (quinta feira) - 432 km
07h00 -
Largada do 1º veículo - Hotel Villa di Mantova - Águas de Lindóia
12h20 - Almoço na Bica do Curió após Taubaté
Km 22 Rod. Oswaldo Cruz
15h40 - Abastecimento na Parada Marina Porto
Imperial (Paraty) Rodovia Rio-Santos, Km 578
17h40 - Chegada Hotel Meliá Angra Reis Rod.
Rio Santos (BR-101) km 488
20h30 - 21h30 - Publicação do Resultado
Parcial
21 de junho (sexta-feira) - 285 Km
08h00 - Largada do 1º veículo - Hotel Meliá
Angra dos Reis
12:40 hs - Almoço Hotel São Gotardo (Garganta
do Registro) BR 354 Km 0 - Divisa Itamonte/Itatiaia
17:00 - Chegada no Hotel Glória - Caxambu
20h30 - 21h30 - Publicação do Resultado
Parcial
22 de junho (sábado) - 254 Km
09h00 - Largada do 1º veículo - Hotel Gloria
12:00 hs - Almoço Mercato Italiano - Quiririm
- Estrada de Campos do Jordão-Trevo Quiririm
14:30 hs - Chegada no Hotel Home Green Home -
Campos do Jordão
18h00 - Largada do 1º veículo - Prova ‘Noite
do Saci’ - 100 Km
20:40 - Chegada no Hotel Home Green Home -
Campos do Jordão
23 de junho (domingo) - 213 Km
10h00 - Largada do 1º veículo - Hotel Home
Green Home
13h00 - Chegada Shopping Iguatemi
Leia mais:
http://www.mgcbr.com/a1000-milhas-/
O Rallye
Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras é uma realização do MG Club do
Brasil, com patrocínio Deicmar S/A, e apoio de Mitsubishi Motors e CDL Shopping
Iguatemi de São Paulo.
Mastermidia
João Alberto Otazú
Nenhum comentário:
Postar um comentário