Única equipe 100% paranaense do grid teve Júlio Campos fechando a
primeira metade da temporada com um segundo lugar debaixo de muita chuva em
Cascavel
Domingo de
festa nos boxes da equipe Prati-Donaduzzi Racing na Stock Car. Correndo em
Cascavel, cidade que fica a cerca de 45 quilômetros da sede da indústria de
medicamentos que dá nome ao time, a equipe conquistou neste domingo seu
primeiro pódio na principal categoria do automobilismo brasileiro. Júlio
Campos, que já tinha conquistado a primeira pole-position da equipe na abertura
do campeonato, terminou a corrida deste domingo na segunda posição em uma manhã
marcada pelo frio e pela chuva no Oeste paranaense.
O resultado,
que comprovou a competitividade do time nesta sua terceira temporada na Stock
Car, começou a ser construído no sábado, quando Campos garantiu a quarta
posição no grid de largada. Na corrida de hoje, o piloto de Curitiba se manteve
o tempo todo entre os cinco primeiros e assumiu a segunda posição a menos de
cinco voltas do fim - com uma ultrapassagem sobre Ricardo Sperafico.
Sperafico
chegou a retomar o posto, mas uma batida de Daniel Serra em plena reta dos
boxes quando faltava menos de um minuto para o fim da corrida levou a direção
de prova a interromper e encerrar prova com bandeira vermelha. Nessa
circunstância, de acordo com as normas da Federação Internacional de
Automobilismo (FIA), valem as posições da passagem anterior dos pilotos pela
linha de chegada. E, por isso, Campos ficou com o segundo lugar.
"Fico muito feliz de voltar ao
pódio em Cascavel e de fazer parte desse momento tão importante da
Prati-Donaduzzi na Stock Car",
destacou Júlio, que repetiu seu resultado de 2012 no autódromo Zilmar Beux. "É sempre importante a andar na
frente. Comecei muito bem o ano com uma pole, mas depois tivemos pequenos
problemas nas outras etapas que deram aquela impressão de que alguma coisa
faltava. Esse pódio é o primeiro estágio no nosso plano de vencer uma corrida.
E vendo nosso desempenho ao longo desse ano, acho perfeitamente possível que
ela venha ainda em 2013", avaliou o piloto.
A corrida foi
marcada pela chuva que, por sua vez, proporcionou condições para grandes
disputas em praticamente todas as posições. Um espetáculo para o público, mas
um enorme desafio para os pilotos.
"Gosto de correr na chuva, mas em
categorias de turismo isso é muito complicado por causa da visibilidade. No
caso de quem está em primeiro é um pouco melhor porque não tem ninguém jogando
sujeira no seu carro. Para se ter ideia, saí dos boxes praticamente cego depois
do pit stop, porque com a velocidade baixa os vídeos do carro ficam
completamente embaçados",
contou Júlio Campos.
Os botões de
ultrapassagem, que aumentam a potência do motor para facilitar a troca de
posições, também foram determinantes para a disputa em Cascavel.
"A diferença nos tempos de volta
quando um piloto usa o push-to-pass é muito grande e isso chega a confundir um
pouco nossa cabeça dentro do carro, porque dá a impressão de se estar perdendo
muito tempo. Mas procurei economizar o acionamento do sistema no começo da
corrida e cheguei ali naquela parte decisiva com três chances de usá-lo.
Certamente esta seria minha arma na disputa com o Ricardo (Sperafico) na volta
final, e talvez teria terminado em segundo mesmo se não houvesse a bandeira
vermelha",
comentou.
Companheiro
de equipe de Júlio Campos, Rodrigo Sperafico teve um fim de semana difícil em
Cascavel. Integrante do grupo que pegou as piores condições de pista no treino
classificatório, Rodrigo largou apenas na 28ª posição e buscou uma prova de
recuperação, mas terminou em 21º.
"Foi uma corrida muito difícil
por causa das condições do tempo. E ainda mais complicada para quem largou de
trás, por conta da chuva no treino classificatório. Embora tenha sido um fim de
semana abaixo do esperado para mim, pessoalmente, estou muito feliz em ver a
equipe crescendo e conquistando este primeiro pódio. Sem dúvida isso vai
aumentar nossas expectativas para a segunda metade do campeonato", comentou.
A vitória de
Marcos Gomes em Cascavel marcou o fim da primeira metade da temporada na Stock
Car. Os pilotos voltam à ativa em 11 de agosto, quando as ruas de Ribeirão
Preto, no interior de São Paulo, recebem a abertura do segundo semestre no
campeonato. Confira como terminou a sexta etapa do ano e como fica a pontuação:
Resultado - 6ª etapa - Cascavel
1 - Marcos
Gomes - Carlos Alves Comp. - Peugeot - 30 voltas em 38min06s203
2 - Julio
Campos - Prati-Donaduzzi Racing - Peugeot - a 0s742
3 - Ricardo
Sperafico - Officer ProGP - Chevrolet - a 0.945
4 - Diego
Nunes - RC3 Bassani - Peugeot - a 1s541
5 - Daniel Serra - Red Bull
Racing - Chevrolet - a 1s933
6 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC -
Chevrolet - a 2s369
7 - David Muffato - Carlos Alves Comp. -
Peugeot - a 2s517
8 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team -
Peugeot - a 2s753
9 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet -
a 2s875
10 - Valdeno Brito - Shell Racing
- Peugeot - a 3s022
11 - Cacá Bueno
- Red Bull Racing - Chevrolet - a 3s801
12 - Fábio Fogaça - Vogel Motorsport -
Chevrolet - a 4s222
13 - Rubens Barrichello -
Medley/Full Time Competições - Chevrolet - a 5s516
14 - Ricardo Zonta - BMC Racing -
Chevrolet - a 5s726
15 - Luciano Burti - Boettger Competições -
Peugeot - a 6s485
16 - Tuka Rocha - BMC Racing - Chevrolet - a
7s010
17 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet -
a 7s474
18 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a
7s933
19 - Rafa Matos - Hot Car Competições -
Chevrolet - a 8s487
20 - Victor Genz - Gramacho Competições -
Peugeot - a 8s488
21 - Rodrigo Sperafico - Prati-Donaduzzi
Racing - Peugeot - a 9s680
22 - Wellington Justino - Hot Car Competições
- Chevrolet - a 12s932
23 - Alceu Feldmann - Full Time Competições -
Chevrolet - a 1 volta
24 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot
- a 1 volta
25 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Pioneer
Racing - Chevrolet - a 4 voltas
26 - Lico Kaesemodel - Boettger Competções -
Peugeot - a 4 voltas
Não completaram
27 - Átila
Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 10 voltas
28 - Felipe Lapenna - Hanier
Racing - Peugeot - a 14 voltas
29 - Rodrigo
Pimenta - Gramacho Competições - Peugeot - a 18 voltas
30 - Denis Navarro - Voxx Suplementos -
Peugeot - a 30 voltas
Excluídos
Allam Khodair
- Vogel Motorsport - Chevrolet
Popó Bueno - Shell Racing - Peugeot
Duda Pamplona -
Officer ProGP - Chevrolet
Campeonato - após 6 corridas
1 - Ricardo
Maurício - 111
2 - Daniel Serra - 110
3 - Cacá Bueno - 107
4 - Thiago Camilo - 88
5 - Max Wilson, 64
6 - Valdeno Brito - 62
7 - Ricardo Zonta e Tuka Rocha - 50
9 - Rubens Barrichello - 48
10 - Marcos Gomes - 46
11 - Julio Campos - 45
12 - Luciano Burti, Galid Osman e Sérgio
Jimenez - 41
15 - Allam Khodair - 35
16 - Ricardo Sperafico e Rodrigo Sperafico -
35
18 - Fábio Fogaça - 33
19 - Duda Pamplona - 30
20 - Rafa Matos - 29
21 - Nonô Figueiredo - 26
22 - Átila Abreu - 25
23 - Diego Nunes - 23
24 - Popó Bueno - 20
25 - Denis Navarro - 17
26 - Alceu Feldmann e Lico Kaesemodel - 16
28 - David Muffato - 14
29 - Felipe
Lapenna - 11
30 - Vitor Genz
- 9
31 - Wellington Justino - 8
32 - Rodrigo Pimenta - 3
33 - Beto Cavaleiro – 2
Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: José Mário Dias
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