Brasileiro teve de desviar de acidente na primeira volta, caiu para
fim do pelotão e com ritmo forte conseguiu recuperar posições e terminar a
corrida próximo da zona de pontuação.
O fim de
semana em Lausitzring não foi fácil para Augusto Farfus Jr e nem para a BMW. Ao
contrário do ano passado, quando o brasileiro conseguiu largar da primeira fila
e subir ao pódio em sua segunda corrida no DTM, nesta etapa - a quarta do
campeonato - ele teve de fazer uma corrida de recuperação e completou as 52
voltas da corrida deste domingo (16) em 12º lugar, sendo o segundo melhor entre
os pilotos da BMW. O melhor representante da montadora bávara, que conquistou a
primeira vitória no retorno à categoria em 2012 neste circuito, foi Bruno
Spengler em 7º. O vencedor da prova foi o inglês Gary Paffett, da Mercedes.
Pela primeira
vez nas últimas seis corridas, o piloto do Team RBM não se classificou para a
fase final da tomada de tempos e teve de largar do 15º lugar, após ser punido
com a perda de cinco posições pelo uso de pneus não lacrados no treino livre de
sábado. Apesar disso, Farfus acreditava que tinha bom ritmo para a corrida, o
que acabou se confirmando durante a disputa no circuito de 3.478 metros de
extensão.
Na largada,
porém, Augusto teve de desviar da confusão causada por Dirk Werner, que rodou,
e caiu para a 20ª posição. Depois da primeira das duas paradas obrigatórias,
quando colocou novamente os pneus duros, o curitibano retornou em 16º, e por
causa do tráfego não conseguiu avançar muitas posições até a segunda parada, já
que o pelotão da frente adotou uma estratégia de parar mais tarde. Farfus
colocou os pneus de compostos super macios no segundo pit-stop para o terceiro
e mais longo stint, voltou em 20º, mas conseguiu aproveitar o ritmo forte para
fazer várias ultrapassagens e cruzar a linha de chegada em 12º lugar.
Apesar de não
ter marcado pontos, Farfus manteve praticamente a mesma distância para o líder
do campeonato. Agora, o brasileiro ocupa a 5ª posição com 33 pontos, contra 59
de Mike Rockenfeller. A próxima etapa do DTM acontece em pouco menos de um mês,
nos dias 13 e 14 de julho em Norisring, na Alemanha.
Augusto Farfus:
"Tínhamos um ritmo bem
competitivo durante a corrida, mas ficamos muito condicionados pela nossa
posição de largada e principalmente por ter caído para as últimas posições após
desviar do acidente. Fizemos uma estratégia acertada e consegui usar bem os
pneus super macios no último stint, que foi mais longo. O resultado foi
negativo para o campeonato, mas ficamos satisfeitos com o desempenho e é isso
que vamos levar para a etapa em Norisring"
Resultado da corrida em Lausitzring:
1) Gary Paffett (Mercedes C-Coupé) - HWA - 52 voltas
2) Mike
Rockenfeller (Audi RS5) - Phoenix - a 6.800s
3) Christian
Vietoris (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 11.510s
4) Robert
Wickens (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 12.790s
5) Jamie Green
(Audi RS5) - Abt - a 14.138s
6) Daniel
Juncadella (Mercedes C-Coupé) - Mucke - a 19.462s
7) Bruno
Spengler (BMW M3) - Schnitzer - a 21.592s
8) Mattias
Ekstrom (Audi RS5) - Abt - a 21.621s
9) Edoardo Mortara (Audi RS5) -
Rosberg - a 24.715s
10) Roberto Merhi (Mercedes C-Coupé) - HWA - a
25.643s
11) Adrien Tambay (Audi RS5) -
Abt - a 27.968s
12) Augusto
Farfus (BMW M3) - RBM - a 34.178s
13) Dirk Werner
(BMW M3) - Schnitzer - a 38.000s
14) Timo Glock
(BMW M3) - MTEK - a 49.305s
15) Joey Hand
(BMW M3) - RBM - a 53.321s
16) Miguel Molina (Audi RS5) - Phoenix
- a 58.882s
17) Pascal Wehrlein (Mercedes
C-Coupé) - Mucke - a 59.948s
18) Filipe Albuquerque (Audi RS5) -
Rosberg - a 1m03.083s
19) Martin Tomczyk (BMW M3) - RMG
- a 1m03.107s
20) Timo Scheider (Audi RS5) - Abt - a
1m08.006s
21) Marco Wittmann (BMW M3) - MTEK - a 1 volta
22) Andy Priaulx (BMW M3) - RMG - a 1 volta
Fonte: http://www.farfus.com
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário