Brasileiro amplia liderança na classe GTE Pro do Mundial de
Endurance
Equipe de Bruno Senna sai na pole nas 24 Horas de Le Mans
Completada
pelo francês Fred Makowiecki e pelo inglês Rob Bell, a equipe de Bruno Senna
conquistou nesta noite a pole da classe GTE Pro das 24 Horas de Le Mans, uma
das provas mais tradicionais do calendário automobilístico internacional e ponto
alto do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. Nos instantes derradeiros da
terceira e última sessão classificatória, Makowiecki superou o inglês Darren
Turner ao cravar a marca de 3min54s635 e inverteu a ordem da dobradinha dos
Vantage V8 do time oficial de fábrica da Aston Martin. A largada está marcada
para as 10 horas (Brasília) do sábado.
Embora as
posições de partida não tenham qualquer influência numa maratona tão extensa
como a de Le Mans, Bruno vibrou com a volta voadora do parceiro. "Aqui, largar na frente ou em último
não define nada. Mas, por causa da duração bem maior que o das seis horas das
demais corridas, os pontos são distribuídos em dobro, inclusive para a
pole", lembrou. Com a bonificação adicional, Bruno ampliou a liderança
na classificação de pilotos e saltou de 44 para 48 pontos, contra 38 de Turner
e do alemão Stefan Mücke.
O final das
tomadas classificatórias foi emocionante. Mais rápido no Q1 da véspera, com um
tempo que se manteve inalcançável no Q2, Makowiecki foi ultrapassado não apenas
por Turner, mas também pela Porsche 911 RSR do trio formado por Marc
Lieb-Richard Lietz-Romain Dumas. Em sua tentativa final, contudo,
"Mako" sobrou e colocou oito décimos sobre o segundo Vantage. "Deixamos o francês amarrado o dia
inteiro e só o soltamos na classificação", brincou Bruno. "Aí ele
matou a pau. O cara anda muito em qualquer pista, mas aqui ele é ainda
melhor", elogiou.
Embora o dia
tenha sido tão truncado quanto a quarta-feira, quando o excesso de acidentes
interrompeu os ensaios diversas vezes e a chuva intermitente complicou o
trabalho de acerto dos carros, Bruno conseguiu ganhar quilometragem numa pista
que não visitava há quatro anos."Coloquei
pneus lisos num asfalto ainda bem molhado e estava bem mais rápido que os
adversários. Isso me deu muita confiança. Mas será uma corrida dificílima,
porque os carros estão andando próximos demais. As diferenças são ridículas num
traçado tão extenso como este."
Nesta
sexta-feira marcada exclusivamente para atividades promocionais, a Aston Martin
vai aproveitar para definir a estratégia para uma corrida-chave em seu projeto
para 2013. No ano em que comemora seu centenário, a marca inglesa tem como uma
das principais metas a conquista de Le Mans - a outra é vencer o título da
classe GTE no Mundial de Endurance. A tendência é que Bell assuma o volante nas
primeiras três horas, tempo que cada um dos pilotos deverá passar no cockpit a
cada turno. "Quem tiver maior
autonomia, conservar melhor os pneus e escapar das pancadas vai se dar
bem", concluiu Bruno.
Entre os
supervelozes protótipos da classe LMP1, a marca de 3min22s349 estabelecida por
Loïc Duval na véspera se mostrou insuperável nas duas sessões de hoje. Por
isso, o francês e seus companheiros - o dinamarquês Tom Kristensen e o escocês
Allan McNish - mantiveram a vantagem sobre os outros dois Audi R18 e-tron
Quattro e abrirão o grid da categoria.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Foto: Divulgação AMR/MF2
Nenhum comentário:
Postar um comentário