Carro da Aston Martin liderou a maior parte da prova na categoria
GTE Pro
Um acidente envolvendo o francês Fred Makowiecki acabou
com o sonho de vitória de Bruno Senna na categoria GTE Pro das 24 Horas de Le
Mans. Já no período da manhã deste domingo, depois que o Vantage V8 liderou a
maior parte da mais importante prova de longa duração do automobilismo
internacional, o companheiro do brasileiro praticamente destruiu o carro ao
bater violentamente contra o muro, num acidente parecido com o que matou o
dinamarquês Allan Simonsen na véspera apenas pouco mais de 10 minutos depois da
largada. "Ele pegou uma parte do
asfalto úmido com pneus de seco e perdeu o controle. O carro moeu",
explicou.
Em seu 90º aniversário, as 24 Horas de Le Mans terminaram
com a vitória do Audi R18 e-tron Quattro do trio formado pelo dinamarquês Tom
Kristensen, o francês Loïc Duval e o escocês Allan McNish na classificação
geral e uma dobradinha dos Porsche 911 RS RSS liderada pelo alemão Marc Lieb,
pelo austríaco Richard Lietz e pelo francês Romain Dumas na GTE Pro. Foi um
final de certa forma surpreendente entre os carros de série depois do domínio
imposto pela Aston Martin desde o início da corrida. Bruno e seus parceiros
largaram na pole, o inglês Rob Bell caiu para terceiro, mas depois Makowiecki
retomou a ponta que Bruno soube conservar em seus dois turnos de três horas.
Bruno não escondeu a decepção com o desfecho. "Nosso carro estava muito rápido e não
apresentou qualquer problema. Estávamos parando apenas para mudar os pilotos,
trocar pneus e reabastecer. Eu estava com um ritmo bastante bom, virando sempre
na casa dos 3m55s", disse. No final, o 3º lugar do inglês Darren
Turner, do alemão Stefan Mücke e do escocês Peter Dumbreck foi o consolo da
casa britânica.
O final de semana em Le Mans acabou passando ao largo das
melhores expectativas da Aston Martin, que está completando 100 anos e tinha a
vitória em Le Mans como uma das grandes metas para as comemorações do
centenário. A tragédia com Simonsen na véspera atingiu em cheio a equipe. "Vimos a pancada pela câmara onboard
de um carro de trás. Ele bateu muito forte, lateralmente, do seu lado. Aquela
curva é feita em quarta marcha. Foi triste demais. Ainda na véspera, fomos
juntos para o desfile dos pilotos no centrinho da cidade e brincamos de roubar
a chave das scooters dos outros. Ele me disse que tinha uma filhinha de 18
meses e estava feliz. Foi impossível passar pelo local do acidente em todas as
voltas e não lembrar dele."
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Foto: AMR Divulgação/MF2
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