Corvette 1963 vence no VeloCittà, seguido de um Fusquinha 1200 de
1955. Rolls Royce Corniche 1980 está em décimo.Nesta sexta-feira a prova
percorre 285 km de Angra dos Reis (RJ) até Caxambu (MG). O rallye termina no
domingo, depois de 1.602 km em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Um rallye de
regularidade pode provocar situações inusitadas. E com carros clássicos ainda
mais. É o que podemos observar na 3ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas
Históricas Brasileiras, que pela primeira vez teve uma prova dentro do
Autódromo VelloCittà, em Mogi Guaçu (SP). Um verdadeiro duelo Davi x Golias
entre um Corvette 1963 e um Fusquinha 1200 de 1955 dez vezes menos potente, acabou
com a vitória para o esportivo por pouquíssima vantagem depois de 21 pontos de
cronometragem sobre o mais famoso modelo popular do Brasil.
"O nosso rally de carros
clássicos é muito democrático. Entre os dez primeiros no VeloCittà tivemos oito
marcas diferentes, com carros esportivos, populares e de luxo da América do
Norte, América do Sul e da Europa, entre 33 e 58 anos de idade", enalteceu Luis Cezar Ramos Pereira,
piloto de rallye e Diretor da prova.
O primeiro
colocado foi o Corvette dos irmãos paulistas Christian e Thiago Casal de Rey. "Somos filhos de piloto e
colecionador de carros e acabamos enveredando por esse caminho. Estamos nos divertindo,
mas somos competitivos. No entanto o importante nesta prova é confraternizar
com os amigos que gostam do mesmo hobby de preservar a história do
automóvel", comentou Thiago, que pela primeira vez navega ao lado do
piloto que terminou a edição do ano passado como vice-campeão do Rallye
Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras.
Em seu
encalço ficaram os estreantes campineiros Claus Hoppen/Luiz Durval Paiva com o
simpático Fusca 1200. "Foi fantástico para nós, pois fomos muito regulares
com este meu carrinho de uso freqüente", comemorou o empresário e piloto
campineiro. "O barato de um rallye
de regularidade é que você só tem que minimizar os erros e a briga é com você
mesmo. Isto praticamente equilibra qualquer tipo de carro. Quem é mais determinado
tem a mesma oportunidade, estando com um esportivo potente como um Porsche e
Corvette, um luxuoso Rolls Royce ou um fusquinha idoso como o nosso", assegura
o navegador Luiz Durval, com vários títulos no Rally Cross Country.
Quem elogiou
bastante a atividade no Autódromo VeloCittà foi Nelson Piquet, que participa do
rallye com um Jaguar E-Type S2 1970. "Fiquei impressionado com o que
conheci. Acho que depois de Nurburgring esta foi a pista mais fantástica que
andei. O Souza Ramos está de parabéns pela obra que fez", comentou o
tricampeão mundial de Fórmula 1.
Os carros
fabricados entre 1950 e 1980 partiram do Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP) e
seguiram até Mogi-Guaçu (SP), disputando a prova de regularidade no autódromo
VeloCittà. Em seguida os concorrentes foram para Águas de Lindóia e Taubaté
(SP).
O Rallye
Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, regido pela regras da
FIA-Historic (Federação Internacional de Automobilismo) e homologado pela FIVA
(Federação Internacional de Veículos Antigos) segue nesta sexta-feira do Hotel
Meliá (Rod. Rio Santos (BR-101) km 488), em Angra dos Reis (RJ), até o Hotel
Glória, em Caxambu (MG), percorrendo 285 km. No almoço a prova para no Hotel
São Gotardo, próximo da BR 354 Km 0, na Garganta do registro, divisa entre
Itamonte (MG) e Itatiaia (RJ).
A competição
prossegue até domingo e vai revisitar algumas das mais famosas estradas da
história brasileira, como a Estrada dos Tropeiros, e parte do Caminho Novo e do
Caminho Velho Real, completando 1.602 km, depois de passar em dezenas de
cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Os dez primeiros colocados no
VeloCittà foram:
1) Christian
Pons Casal de Rey/Thiago Pons Casal de Rey (Corvette 63);
2) Claus
Hoppen/Luiz Durval Paiva (Fusca 1200 55);
3) Oscar Vila
Espejo/Cecília Kondo (Alpine A-110 77);
4) Fernando
Stickel/Miguel Barros (Porsche 911 Carrera 75);
5) Rogério
Franz/Mário Nardi (Mercedes-Benz 350 SLC 73);
6) Fernando
Camps/Daniel Ricardi (Porsche 911 SC 80);
7) Emilio
Losada/Glícia Losada (Porsche 911 SC 79);
8) Evaldo
Luque/Flávio Maia Luz (BMW 2002 Ti Touring 74);
9) Eduardo
Azevedo/Pedro Scaramuzza (Triumph TR4 66);
10) Luiz Gustavo Rosset/Mariana Rosset (Rolls Royce
Corniche 80).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
20 de Junho (quinta feira) - 432 km
07h00 -
Largada do 1º veículo - Hotel Villa di Mantova - Águas de Lindóia
12h20 -
Almoço na Bica do Curió após Taubaté Km 22 Rod. Oswaldo Cruz
15h40 -
Abastecimento na Parada Marina Porto Imperial (Paraty) Rodovia Rio-Santos, Km
578
17h40 -
Chegada Hotel Meliá Angra Reis (Rod. Rio Santos (BR-101) km 488)
20h30 - 21h30
- Publicação do Resultado Parcial
21 de junho (sexta-feira) - 285 Km
08h00 -
Largada do 1º veículo - Hotel Meliá Angra dos Reis
12:40 hs -
Almoço Hotel São Gotardo (Garganta do Registro) BR 354 Km 0 - Divisa
Itamonte/Itatiaia
17:00 -
Chegada no Hotel Glória - Caxambu
20h30 - 21h30
- Publicação do Resultado Parcial
22 de junho (sábado) - 254 Km
09h00 -
Largada do 1º veículo - Hotel Gloria
12:00 hs -
Almoço Mercato Italiano - Quiririm - Estrada de Campos do Jordão-Trevo Quiririm
14:30 hs -
Chegada no Hotel Home Green Home - Campos do Jordão
18h00 -
Largada do 1º veículo - Prova ‘Noite do Saci’ - 100 Km
20:40 -
Chegada no Hotel Home Green Home - Campos do Jordão
23 de junho (domingo) - 213 Km
10h00 -
Largada do 1º veículo - Hotel Home Green Home
13h00 -
Chegada Shopping Iguatemi
Leia mais:
http://www.mgcbr.com/a1000-milhas-/
Visite
www.1000milhashistoricas.blogspot.com
O Rallye
Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras é uma realização do MG Club do
Brasil, com patrocínio Deicmar S/A e EAV Seguros Especiais, e apoio de
Mitsubishi Motors, CDL Shopping Iguatemi de São Paulo, TAJ Ouro 18k, Wittel
Conference Call e Petrossian.
Mastermidia
João Alberto Otazú
Foto:
Verai Lambiasi
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