Bicampeão e correndo “em casa”, Márcio Campos aponta economia de
pneus como fator decisivo na terceira etapa do campeonato
Em sua
terceira temporada, o Mercedes-Benz Grand Challenge tem uma corrida inédita no
Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), região da Grande Porto
Alegre. A corrida de domingo (28) no circuito gaúcho de 3.016 metros será a
terceira das oito etapas que compõem o calendário de 2013 da categoria, em que
os pilotos utilizam o modelo C250 Turbo da marca alemã. Os treinos para a prova
de Tarumã serão abertos no sábado (27).
Representante
do automobilismo do Rio Grande do Sul, Márcio Campos é bicampeão do Grand
Challenge. Depois de conquistar os títulos de 2011 e de 2012 formando dupla com
seu pai, João Campos, o piloto da Sicredi Racing assume sozinho, em 2013, a
pilotagem do carro número 31 – o novo formato, que substitui as rodadas duplas
por corridas únicas de 45 minutos, fez com que João assumisse a função de
estrategista da equipe gaúcha.
Márcio Campos
abriu sua atuação na temporada com vitória em outra etapa inédita – a que fez
parte da programação da etapa brasileira da Fórmula Indy, no circuito de rua do
Anhembi, em São Paulo (SP). Largando da pole, ele liderou a prova de ponta a
ponta. Na segunda etapa, em Pinhais (PR), o piloto da Sicredi Racing enfrentou
problemas com os freios e um furo de pneu que o obrigou a um pit stop,
deixando-o em nono na bandeirada final.
O bicampeão
apresenta-se para a etapa de Tarumã ocupando o terceiro lugar na classificação
com 27 pontos, 10 a menos que o líder paulista Neto de Nigris. “O fato de não ter vencido em Curitiba
tem pelo menos um aspecto bom, que é não levar o lastro”, lembra, citando o
peso extra de 50 quilos aplicado ao carro do piloto vencedor da etapa anterior.
“Não levar o lastro em Tarumã vai ajudar
bastante, com certeza, mas não é isso que resolve”.
As projeções
meteorológicas de frio intenso durante o fim de semana da corrida sugerem
atenção quanto à calibragem dos pneus, segundo Campos. “O pneu demora mais para esquentar, com isso a calibragem muda. Mas o
maior segredo está na pista, que é bem abrasiva. Ter um acerto que permita
poupar os pneus é a chave para a gente tentar se dar bem na corrida. O desgaste
dos pneus em Tarumã é muito acentuado”, diz o piloto da Sicredi Racing.
Prevendo que
os pilotos transponham à corrida o equilíbrio da tabela de classificação, que
tem dois pontos separando o segundo do quinto colocado, Campos adiciona à lista
de candidatos à vitória um nome que não integra as primeiras colocações no
campeonato – o do também gaúcho Fernando Júnior. “Ele tem um estilo de pilotar que funciona muito em Tarumã, além de
conhecer muito a pista. O Fernando vem para essa briga, com certeza”, aposta.
O fato de
voltar a correr no Rio Grande do Sul motiva Campos. “Sempre é diferente e um pouco especial, porque aparece bastante gente
para torcer, os amigos, os familiares, é um apoio legal de ter em casa”, cita.
“Quanto ao carro, eu estou bem
tranquilo. Tínhamos uma deficiência de motor na última etapa e ela foi sanada,
eu perdia 5 km/h de reta. O problema com os freios também foi resolvido. Então,
é esperar a hora de entrar na pista”, finaliza.
O bicampeão
do Mercedes-Benz Grand Challenge tem no carro número 31 da Sicredi Racing as
cores e logos de Icatu e Mapfre, seguradoras parceiras da Corretora de Seguros
Sicredi. Após duas das oito etapas, a classificação do campeonato é a seguinte:
1º) Neto de
Nigris (SP), De Nigris-Gramacho, 37
2º) Rubens Tilkian (SP), Dragão Motorsport, 28
3º) Márcio
Campos (RS), Sicredi Racing, 27
4º) Amorim
Júnior (SP), Fiolux-RSports, 26
4º) Cesare
Marrucci (SP), WRacing, 26
6º) Marcos
Paioli (SP), Paioli Racing, 17
7º) Arnaldo
Diniz Filho (SP), Dragão Motorsport, 15
8º) Peter Gottschalk Júnior (SP), Paioli Racing, 14
9º) Rafael
Zapelini (SC), Rodoerre Racing, 13
10º) Betinho
Sartório (ES), Della Via, 12
11º) Edson
Coelho Júnior (MG), RSports, 10
12º) Linneu
Lunardi (SP), SBC Trans, 9
12º) Raphael
Teixeira/Beto Santos (GO/SP), RSports, 9
14º) Roberto
Santos (SP), Della Via, 8
14º) Peter Michael Gottschalk (SP), Paioli Raing, 8
16º) Beto
Rossi (SP), Della Via, 7
17º) Jorge
Tamake Júnior (SP), Paioli Racing, 4
18º) Fernando
Júnior (RS), WRC, 2
Fonte: Grelak Comunicação
Foto: Grelak
Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário