Evento de Flying Lap em Interlagos contou ainda com mais uma
edição do BMW M Power Tour e terminou com melhor tempo estabelecido por um
Porsche
A quarta
etapa da Driver Cup 2013 levou os competidores a um dos tempos do automobilismo
mundial: o autódromo de Interlagos, em São Paulo, palco do GP Brasil de Fórmula
1. Na pista de 4.309 metros de extensão, os participantes puderam aproveitar
dois dias de tomadas de tempos válidas pela Driver Cup, além de sessões de
Track Day para aproveitarem o melhor de seus carros.
A primeira
etapa em circuito misto do ano marcou, também, um evento dominado por
"alemães". Na Driver Cup, a melhor marca do fim de semana foi
estabelecida por Rodolfo Toni a bordo de um Porsche 911 GT2 da categoria P3 em
1:46.540. Em seguida, no track day, o piloto cravou o recorde da pista em
eventos da Driver com 1:42.988.
Toni, que
iniciou em 2012 sua carreira como piloto profissional, ressaltou o papel dos
eventos de Flying Lap e Track Day nessa trajetória. "Eu comecei no automobilismo dois anos e meio atrás, também em
eventos de track day como este. Depois, fiz três corridas pela Audi DTCC em
2012, que também era promovida pela Driver, e foi quando comecei a dar um pouco
mais de foco neste ambiente de corrida. Mas minha origem é no Track Day e, por
isso, sempre venho andar", comentou Toni, antes de destacar as
vantagens desse tipo de evento.
"Aqui o dono do carro tem um
ambiente seguro, propício, onde ele pode realmente ter performance com seu
próprio veículo em segurança. Além, claro, de ser uma ótima oportunidade de
extravasar e treinar. E, no fim, todo mundo ganha, seja o competidor, o público
e as marcas, que cada vez mais vêm investindo nisso. Este é um espaço para que
elas mostrem os produtos e façam com que seus clientes realmente usem os
veículos",
completou Rodolfo.
Outro carro
alemão que se destacou no fim de semana foi o Audi R8 do competidor mais jovem
da Driver Cup. Guilherme Bertoni teve dias especiais em Interlagos. Ele, que
acompanha o pai Rogério Bertoni há dois anos nos eventos da Driver Cup, pela
primeira vez assumiu o comando do carro sem a presença do pai.
"Pilotei pela primeira vez no
evento da Driver durante a última etapa, em Itirapina (SP). Como neste fim de
semana meu pai não pode vir, pilotei o carro sozinho", contou Guilherme, que destacou a
sensação de assumir o volante. "É
uma sensação muito boa, ainda mais poder vir pilotar em uma pista de Fórmula 1
e sair daqui com um troféu. Mas minha grande diversão aqui é poder disputar com
meu pai. É uma rivalidade saudável, em casa, para ver quem fica com o melhor
tempo", finalizou Bertoni, vencedor na categoria S2 com o tempo de
1:50.947.
A
possibilidade de acelerar em uma pista de Fórmula 1 também foi aproveitada por
Silvio O. R. A bordo de um Lancer Evolution X, o competidor destacou os
principais pontos dos eventos promovidos pela Driver.
"Comecei a andar nos eventos da
Driver em 2010 justamente por isso: gosto muito de velocidade, e na rua, além
de ser proibido, correr é perigoso para você e para os outros. A Driver atende
perfeitamente minhas as expectativas, porque aqui tenho um ambiente realmente
sem stress. Posso andar no meu ritmo. Posso almoçar no autódromo, encontrar os
amigos. É perfeito. Fora que Interlagos é uma referência, e uma pista que
frequento desde 1969. Andar nessa pista é emocionante. Não tem igual", avaliou.
Auxílio profissional
- Para garantir a máxima segurança e, acima de tudo, garantir que os
competidores possam extrair o máximo desempenho de seus carros, a Driver leva
para o autódromo uma dupla de pilotos profisisonais. Maurizio Sala e Norberto
Gresse, ambos com extensos currículos no automobilismo nacional e
internacional, acompanham e dão dicas de pilotagem para os participantes da
Driver Cup e dos track days.
"Nosso primeiro trabalho com os
competidores, em geral, é baixar um pouco a adrenalina do fato de estar em uma
pista. A gente orienta a posição correta de pilotar, depois começa um ritmo
mais baixo para o pessoal ir se sentindo mais à vontade com a pista e vai
aumentando aos poucos",
aponta Norberto Gresse.
Uma das
primeiras lições que os competidores da Driver Cup, especialmente os novatos,
têm, é como lidar com as frenagens em alta velocidade. "Acho que a primeira lição é segurança e freio. Porque o freio
desse tipo de carro funciona, mas se não souber usar, ele acaba em uma volta.
Então a gente os ensina a como ter o freio durante o fim de semana todo",
destaca Maurizio Sala.
"Para a gente é muito prazeroso,
porque no primeiro contato, eles muitas vezes acham que não vão conseguir ser
competitivos. Daí quando chegamos no fim do dia, na entrega dos troféus, é
possível ver que a evolução foi grande. É uma forma de a gente ver que
participou realmente dessa evolução", completa Maurizio.
"O objetivo do evento é dar
oportunidade para os proprietários de esportivos curtam seus carros, mas com
segurança e instrução. Alguns, às vezes, até pensam que um Track Day desgasta
demais o carro, mas a partir do momento que você aplica a técnica que o
Norberto e o Maurizio ensinam, o desgaste diminui e a segurança aumenta.
Consequentemente, a diversão também aumenta. E esse é o objetivo. São
participantes que, durante a semana, lidam com uma série de pressões no
trabalho e o Track Day é uma válvula de escape", avalia Décio Rodrigues, organizador
da Driver Cup.
BMW M Power
Tour - O fim de semana, marcado por grandes marcas e grandes carros em
Interlagos, recebeu a edição de 2013 do BMW M Power Tour - organizado pela
Driver e promovido pela marca alemã. Nele, proprietários, convidados e
jornalistas puderam experimentar os carros da montadora - BMW M3, M5, 528i M
Sport, M135i, 640i Gran Coupé e 650i Cabrio - durante dois dias.
A próxima
etapa da Driver Cup está marcada para o dia 21 de setembro, no autódromo de
Interlagos. Confira os tempos da quarta etapa:
Classe Sport
Categoria S1
1º / 4 / Paulo M. / Porsche 997 Turbo PDK MKII
/ 1:48.336
2º / 241 / Michel N. / Porsche
997 Turbo PDK MKII / 1:48.757
3º / 162 / Basilios E. / Porsche 911
Turbo / 1:49.947
4º / 132 / José M. G. de C. Jr. / Nissan GT-R
/ 1:51.824
5º / 90 / Rogério P. / Nissan GT-R / 1:53.413
6º / 252 / Flavio H. O. / Porsche 997 Turbo /
1:53.875
7º / 227 / Vittorio D. / Porsche 997 Turbo PDK
MK2 / 1:59.933
8º / 350 / Alexandre A. B. / Nissan GT-R /
1:49.107
Categoria S2
1º / 18 / Guilherme M. B. / Audi R8 GT /
1:50.947
2º / 165 / Eric F. / Mercedes SLS
63 AMG / 1:52.694
3º / 66 / Luciano S. N. / Audi R8 V10
/ 1:53.456
Categoria S3
1º / 30 / Rogério W. / Porsche 997 GT3 RS /
1:49.637
2º / 1 / Marco A. P. / Porsche 997 GT3 /
1:50.225
3º / 2 / Luiz C. P. / Porsche 997 GT3 /
1:55.714
4º / 248 / Henry V. / BMW M3 GTS / 1:56.160
Categoria S4
1º / 262 / Rodrigo H. S. de S. / Porsche 997
Carrera S Cabrio / 1:54.924
2º / 35 / Valter S. J. / Porsche 997 Carrera S
/ 1:55.510
3º / 130 / Marcelo A. Z. / Porsche 997 Carrera
4S / 2:01.060
Categoria S5
1º / 23 / Luiz F. C. E. / Porsche Cayman S /
1:55.986
2º / 211 / Flavio A. A. F. / Porsche Boxster S
/ 1:57.857
3º / 777 / Juliano C. / Porsche Cayman S /
2:00.118
4º / 96 / Mauro K. / Porsche Cayman S /
2:00.277
5º / 236 / Gustavo R. / Porsche Boxster S /
2:01.150
6º / 152 / Rogério E. R. / Porsche Cayman S /
2:01.974
7º / 203 / Marcos R. M. / Porsche Boxster S /
2:02.643
8º / 254 / Moises P. V. / Porsche
Boxster S / 2:05.060
9º / 167 /
Davidson R. / Porsche Boxster S / 2:05.450
10º / 126 / Paulo S. R. / Porsche
Boxster S / 2:09.152
11º / 239 / Leonardo B. / Porsche Boxster
Spyder S / 2:10.817
Classe Turismo
Categoria Superturismo
1º / 77 / Matheus M. N. / Audi A3 Sport /
1:59.925
2º / 306 / Carlos E. Z. D. T. / Audi A3 Sport
/ 2:00.435
3º / 305 / Gualter O. B. / Audi A3 Sport /
2:02.605
4º / 107 / Ricardo L. M. / Audi A3 Sport /
2:04.148
5º / 304 / Eduardo A. / Audi A3 Sport /
2:04.174
Categoria Turismo 1
1º / 97 / Joaquim P. / Mercedes CLS 63 AMG /
1:57.657
Categoria Turismo 3
1º / 44 /
Fernando C. L. / Mercedes C 63 AMG / 1:57.323
2º / 207 / Daniel A. M. /
Mercedes C 63 AMG / 2:02.791
3º / 34 / Luis F. B. L. / Mercedes C
63 AMG / 2:04.937
4º / 263 / Roberto T. / Mercedes C 63 AMG /
2:08.154
Categoria Turismo 4
1º / 135 / José C. S. / BMW 135i Sport /
1:57.463
2º / 247 / Henry V. / BMW M3 CSL E46 /
2:00.879
3º / 157 / Manoel P. E. / Audi RS3 / 2:03.256
4º / 174 / Frederico J. R. / Chevrolet Camaro
SS / 2:05.315
5º / 204 / Marcelo M. / BMW 135i Sport /
2:06.829
6º / 307 / José A. / BMW 1M / 2:08.626
Categoria Turismo 5
1º / 325 /
José A. P. / Subaru Impreza WRX 2:00.230
2º / 258 / José C. P. V. / Mitsubishi Lancer
EVO X / 2:00.587
3º / 129 / Leandro E. W. / Mitsubishi Lancer
EVO X / 2:04.006
4º / 73 / Danilo G. / BMW M3 E36 / 2:04.324
5º / 199 / Daniel C. / Audi A3
Sportback / 2:05.433
6º / 33 / Luis F. A. J. / Audi S3 /
2:05.666
7º / 228 / Juliano T. / Subaru Impreza WRX /
2:05.985
8º / 64 / Wagner L. L. / Audi A3
Sportback / 2:07.514
9º / 234 / Gustavo C. G. / Mercedes
C250 CGi Sport / 2:09.525
10º / 184 / André N. de S. B. / BMW 330i Sport
/ 2:11.360
11º / 225 / Marcelo P. S. / BMW 130i Sport /
2:15.525
12º / 246 / Henry V. / BMW M3 E36 / 2:18.111
13º / 245 / Henry V. / BMW M3 E30 / 2:22.891
Classe Performance
Categoria Performance 3
1º / 172 / Rodolfo P. T. / Porsche 997 GT2 /
1:46.540
2º / 205 / Rodrigo C. / Mitsubishi Lancer EVO
IX MR / 1:47.113
3º / 251 / Fabio C. S. / Nissan GT-R /
1:51.206
4º / 231 / Artur F. S. C. R. / Nissan GT-R /
1:58.207
5º / 86 / Marcos V. M. A. / Ford
Mustang Shelby GT500 / 2:01.864
Categoria Performance 4
1º / 94 / Marcelo P. P. / Maserati 3200 GT /
1:53.481
2º / 222 / Alexandre A. / Ford
Mustang Shelby GT500 / 1:57.024
3º / 78 / Jean J. C. / BMW M3 E92 /
1:58.020
4º / 223 / Roberto D. / Ford
Mustang Shelby GT500 / 2:00.247
5º / 250 /
Edwin S. / Ford Mustang Shelby GT500 / 2:03.420
6º / 232 / Artur F. S. C. R. / Subaru
Impreza WRX STI / 2:05.396
7º / 218 / Henrique C. / BMW M3 E90 / 2:08.131
8º / 265 / Carlo A. S. / BMW X6 M / 2:13.727
Categoria Performance 5
1º / 666 / Antonio B. / Mitsubishi Lancer EVO
X / 1:52.429
2º / 229 / Afranio F. / Ford
Mustang GT / 1:56.924
3º / 335 / Rodrigo S. / BMW 335i Sport
/ 1:58.111
4º / 65 / Sadak R. L. / BMW 335i
Sport / 1:58.404
5º / 114 / João L. Q. / BMW M3 E36 /
1:58.496
6º / 210 / Silvio R. de O. / Mitsubishi Lancer
EVO X 1:58.731
7º / 142 / Eduardo M. D. S. R. / Mitsubishi
Lancer EVO X / 2:00.819
8º / 41 / Marcello B. / Ford
Mustang GT / 2:00.961
9º / 151 / Reinaldo G. Jr. / Subaru
Impreza WRX / 2:14.850
Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Fotografia Automotiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário