quarta-feira, 31 de julho de 2013

Domínio alemão na quarta etapa da Driver Cup


Evento de Flying Lap em Interlagos contou ainda com mais uma edição do BMW M Power Tour e terminou com melhor tempo estabelecido por um Porsche

 

A quarta etapa da Driver Cup 2013 levou os competidores a um dos tempos do automobilismo mundial: o autódromo de Interlagos, em São Paulo, palco do GP Brasil de Fórmula 1. Na pista de 4.309 metros de extensão, os participantes puderam aproveitar dois dias de tomadas de tempos válidas pela Driver Cup, além de sessões de Track Day para aproveitarem o melhor de seus carros.

 

A primeira etapa em circuito misto do ano marcou, também, um evento dominado por "alemães". Na Driver Cup, a melhor marca do fim de semana foi estabelecida por Rodolfo Toni a bordo de um Porsche 911 GT2 da categoria P3 em 1:46.540. Em seguida, no track day, o piloto cravou o recorde da pista em eventos da Driver com 1:42.988.

 

Toni, que iniciou em 2012 sua carreira como piloto profissional, ressaltou o papel dos eventos de Flying Lap e Track Day nessa trajetória. "Eu comecei no automobilismo dois anos e meio atrás, também em eventos de track day como este. Depois, fiz três corridas pela Audi DTCC em 2012, que também era promovida pela Driver, e foi quando comecei a dar um pouco mais de foco neste ambiente de corrida. Mas minha origem é no Track Day e, por isso, sempre venho andar", comentou Toni, antes de destacar as vantagens desse tipo de evento.

 

"Aqui o dono do carro tem um ambiente seguro, propício, onde ele pode realmente ter performance com seu próprio veículo em segurança. Além, claro, de ser uma ótima oportunidade de extravasar e treinar. E, no fim, todo mundo ganha, seja o competidor, o público e as marcas, que cada vez mais vêm investindo nisso. Este é um espaço para que elas mostrem os produtos e façam com que seus clientes realmente usem os veículos", completou Rodolfo.

 

Outro carro alemão que se destacou no fim de semana foi o Audi R8 do competidor mais jovem da Driver Cup. Guilherme Bertoni teve dias especiais em Interlagos. Ele, que acompanha o pai Rogério Bertoni há dois anos nos eventos da Driver Cup, pela primeira vez assumiu o comando do carro sem a presença do pai.

 

"Pilotei pela primeira vez no evento da Driver durante a última etapa, em Itirapina (SP). Como neste fim de semana meu pai não pode vir, pilotei o carro sozinho", contou Guilherme, que destacou a sensação de assumir o volante. "É uma sensação muito boa, ainda mais poder vir pilotar em uma pista de Fórmula 1 e sair daqui com um troféu. Mas minha grande diversão aqui é poder disputar com meu pai. É uma rivalidade saudável, em casa, para ver quem fica com o melhor tempo", finalizou Bertoni, vencedor na categoria S2 com o tempo de 1:50.947.

 

A possibilidade de acelerar em uma pista de Fórmula 1 também foi aproveitada por Silvio O. R. A bordo de um Lancer Evolution X, o competidor destacou os principais pontos dos eventos promovidos pela Driver.

 

"Comecei a andar nos eventos da Driver em 2010 justamente por isso: gosto muito de velocidade, e na rua, além de ser proibido, correr é perigoso para você e para os outros. A Driver atende perfeitamente minhas as expectativas, porque aqui tenho um ambiente realmente sem stress. Posso andar no meu ritmo. Posso almoçar no autódromo, encontrar os amigos. É perfeito. Fora que Interlagos é uma referência, e uma pista que frequento desde 1969. Andar nessa pista é emocionante. Não tem igual", avaliou.

 

Auxílio profissional - Para garantir a máxima segurança e, acima de tudo, garantir que os competidores possam extrair o máximo desempenho de seus carros, a Driver leva para o autódromo uma dupla de pilotos profisisonais. Maurizio Sala e Norberto Gresse, ambos com extensos currículos no automobilismo nacional e internacional, acompanham e dão dicas de pilotagem para os participantes da Driver Cup e dos track days.

 

"Nosso primeiro trabalho com os competidores, em geral, é baixar um pouco a adrenalina do fato de estar em uma pista. A gente orienta a posição correta de pilotar, depois começa um ritmo mais baixo para o pessoal ir se sentindo mais à vontade com a pista e vai aumentando aos poucos", aponta Norberto Gresse.

 

Uma das primeiras lições que os competidores da Driver Cup, especialmente os novatos, têm, é como lidar com as frenagens em alta velocidade. "Acho que a primeira lição é segurança e freio. Porque o freio desse tipo de carro funciona, mas se não souber usar, ele acaba em uma volta. Então a gente os ensina a como ter o freio durante o fim de semana todo", destaca Maurizio Sala.

 

"Para a gente é muito prazeroso, porque no primeiro contato, eles muitas vezes acham que não vão conseguir ser competitivos. Daí quando chegamos no fim do dia, na entrega dos troféus, é possível ver que a evolução foi grande. É uma forma de a gente ver que participou realmente dessa evolução", completa Maurizio.

 

"O objetivo do evento é dar oportunidade para os proprietários de esportivos curtam seus carros, mas com segurança e instrução. Alguns, às vezes, até pensam que um Track Day desgasta demais o carro, mas a partir do momento que você aplica a técnica que o Norberto e o Maurizio ensinam, o desgaste diminui e a segurança aumenta. Consequentemente, a diversão também aumenta. E esse é o objetivo. São participantes que, durante a semana, lidam com uma série de pressões no trabalho e o Track Day é uma válvula de escape", avalia Décio Rodrigues, organizador da Driver Cup.

 

BMW M Power Tour - O fim de semana, marcado por grandes marcas e grandes carros em Interlagos, recebeu a edição de 2013 do BMW M Power Tour - organizado pela Driver e promovido pela marca alemã. Nele, proprietários, convidados e jornalistas puderam experimentar os carros da montadora - BMW M3, M5, 528i M Sport, M135i, 640i Gran Coupé e 650i Cabrio - durante dois dias.

 

A próxima etapa da Driver Cup está marcada para o dia 21 de setembro, no autódromo de Interlagos. Confira os tempos da quarta etapa:

 

Classe Sport

 

Categoria S1

 1º / 4 / Paulo M. / Porsche 997 Turbo PDK MKII / 1:48.336

 2º / 241 / Michel N. / Porsche 997 Turbo PDK MKII / 1:48.757

 3º / 162 / Basilios E. / Porsche 911 Turbo / 1:49.947

 4º / 132 / José M. G. de C. Jr. / Nissan GT-R / 1:51.824

 5º / 90 / Rogério P. / Nissan GT-R / 1:53.413

 6º / 252 / Flavio H. O. / Porsche 997 Turbo / 1:53.875

 7º / 227 / Vittorio D. / Porsche 997 Turbo PDK MK2 / 1:59.933

 8º / 350 / Alexandre A. B. / Nissan GT-R / 1:49.107

 

Categoria S2

 1º / 18 / Guilherme M. B. / Audi R8 GT / 1:50.947

 2º / 165 / Eric F. / Mercedes SLS 63 AMG / 1:52.694

 3º / 66 / Luciano S. N. / Audi R8 V10 / 1:53.456

 

Categoria S3

 1º / 30 / Rogério W. / Porsche 997 GT3 RS / 1:49.637

 2º / 1 / Marco A. P. / Porsche 997 GT3 / 1:50.225

 3º / 2 / Luiz C. P. / Porsche 997 GT3 / 1:55.714

 4º / 248 / Henry V. / BMW M3 GTS / 1:56.160

 

Categoria S4

 1º / 262 / Rodrigo H. S. de S. / Porsche 997 Carrera S Cabrio / 1:54.924

 2º / 35 / Valter S. J. / Porsche 997 Carrera S / 1:55.510

 3º / 130 / Marcelo A. Z. / Porsche 997 Carrera 4S / 2:01.060

 

Categoria S5

 1º / 23 / Luiz F. C. E. / Porsche Cayman S / 1:55.986

 2º / 211 / Flavio A. A. F. / Porsche Boxster S / 1:57.857

 3º / 777 / Juliano C. / Porsche Cayman S / 2:00.118

 4º / 96 / Mauro K. / Porsche Cayman S / 2:00.277

 5º / 236 / Gustavo R. / Porsche Boxster S / 2:01.150

 6º / 152 / Rogério E. R. / Porsche Cayman S / 2:01.974

 7º / 203 / Marcos R. M. / Porsche Boxster S / 2:02.643

 8º / 254 / Moises P. V. / Porsche Boxster S / 2:05.060

 9º / 167 / Davidson R. / Porsche Boxster S / 2:05.450

 10º / 126 / Paulo S. R. / Porsche Boxster S / 2:09.152

 11º / 239 / Leonardo B. / Porsche Boxster Spyder S / 2:10.817

 

Classe Turismo

Categoria Superturismo

 1º / 77 / Matheus M. N. / Audi A3 Sport / 1:59.925

 2º / 306 / Carlos E. Z. D. T. / Audi A3 Sport / 2:00.435

 3º / 305 / Gualter O. B. / Audi A3 Sport / 2:02.605

 4º / 107 / Ricardo L. M. / Audi A3 Sport / 2:04.148

 5º / 304 / Eduardo A. / Audi A3 Sport / 2:04.174

 

Categoria Turismo 1

 1º / 97 / Joaquim P. / Mercedes CLS 63 AMG / 1:57.657

 

Categoria Turismo 3

1º / 44 / Fernando C. L. / Mercedes C 63 AMG / 1:57.323

 2º / 207 / Daniel A. M. / Mercedes C 63 AMG / 2:02.791

 3º / 34 / Luis F. B. L. / Mercedes C 63 AMG / 2:04.937

 4º / 263 / Roberto T. / Mercedes C 63 AMG / 2:08.154

 

Categoria Turismo 4

 1º / 135 / José C. S. / BMW 135i Sport / 1:57.463

 2º / 247 / Henry V. / BMW M3 CSL E46 / 2:00.879

 3º / 157 / Manoel P. E. / Audi RS3 / 2:03.256

 4º / 174 / Frederico J. R. / Chevrolet Camaro SS / 2:05.315

 5º / 204 / Marcelo M. / BMW 135i Sport / 2:06.829

 6º / 307 / José A. / BMW 1M / 2:08.626

 

Categoria Turismo 5

1º / 325 / José A. P. / Subaru Impreza WRX 2:00.230

 2º / 258 / José C. P. V. / Mitsubishi Lancer EVO X / 2:00.587

 3º / 129 / Leandro E. W. / Mitsubishi Lancer EVO X / 2:04.006

 4º / 73 / Danilo G. / BMW M3 E36 / 2:04.324

 5º / 199 / Daniel C. / Audi A3 Sportback / 2:05.433

 6º / 33 / Luis F. A. J. / Audi S3 / 2:05.666

 7º / 228 / Juliano T. / Subaru Impreza WRX / 2:05.985

 8º / 64 / Wagner L. L. / Audi A3 Sportback / 2:07.514

 9º / 234 / Gustavo C. G. / Mercedes C250 CGi Sport / 2:09.525

 10º / 184 / André N. de S. B. / BMW 330i Sport / 2:11.360

 11º / 225 / Marcelo P. S. / BMW 130i Sport / 2:15.525

 12º / 246 / Henry V. / BMW M3 E36 / 2:18.111

 13º / 245 / Henry V. / BMW M3 E30 / 2:22.891

 

 

Classe Performance

 

Categoria Performance 3

 1º / 172 / Rodolfo P. T. / Porsche 997 GT2 / 1:46.540

 2º / 205 / Rodrigo C. / Mitsubishi Lancer EVO IX MR / 1:47.113

 3º / 251 / Fabio C. S. / Nissan GT-R / 1:51.206

 4º / 231 / Artur F. S. C. R. / Nissan GT-R / 1:58.207

 5º / 86 / Marcos V. M. A. / Ford Mustang Shelby GT500 / 2:01.864

 

Categoria Performance 4

 1º / 94 / Marcelo P. P. / Maserati 3200 GT / 1:53.481

 2º / 222 / Alexandre A. / Ford Mustang Shelby GT500 / 1:57.024

 3º / 78 / Jean J. C. / BMW M3 E92 / 1:58.020

 4º / 223 / Roberto D. / Ford Mustang Shelby GT500 / 2:00.247

 5º / 250 / Edwin S. / Ford Mustang Shelby GT500 / 2:03.420

 6º / 232 / Artur F. S. C. R. / Subaru Impreza WRX STI / 2:05.396

 7º / 218 / Henrique C. / BMW M3 E90 / 2:08.131

 8º / 265 / Carlo A. S. / BMW X6 M / 2:13.727

Categoria Performance 5

 1º / 666 / Antonio B. / Mitsubishi Lancer EVO X / 1:52.429

 2º / 229 / Afranio F. / Ford Mustang GT / 1:56.924

 3º / 335 / Rodrigo S. / BMW 335i Sport / 1:58.111

 4º / 65 / Sadak R. L. / BMW 335i Sport / 1:58.404

 5º / 114 / João L. Q. / BMW M3 E36 / 1:58.496

 6º / 210 / Silvio R. de O. / Mitsubishi Lancer EVO X 1:58.731

 7º / 142 / Eduardo M. D. S. R. / Mitsubishi Lancer EVO X / 2:00.819

 8º / 41 / Marcello B. / Ford Mustang GT / 2:00.961

 9º / 151 / Reinaldo G. Jr. / Subaru Impreza WRX / 2:14.850

Inova Comunicação

Rafael Durante (Mtb 48.044)


Fotografia Automotiva
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário