quarta-feira, 31 de julho de 2013

Sertões 2013: ProMacchina/Cotton Motorsport promove sustentabilidade com veículo movido a etanol


Marcus Cotton e Eduardo Costa disputam o certame a bordo do modelo Protom, de alta performance mas sem deixar de lado a preocupação com o meio-ambiente

 

Os competidores inscritos no Rally dos Sertões 2013 tiveram nesta quarta-feira a maior especial da história da competição. Foram 514 quilômetros de especial cronometrada e total de 764 quilômetros de percurso, passando pela temida região do Jalapão, no Tocantins. Em meio aos desafios do deserto do centro-oeste brasileiro, a dupla Marcus Cotton e Eduardo Costa, da Equipe ProMacchina/Cotton Motorsport vem provando que é possível acelerar fundo e conquistar bons resultados, sem deixar a preocupação com o meio ambiente de lado, já que promove a sustentabilidade ao competir a bordo do modelo Protom, movido a etanol. A equipe cruzou a linha de chegada da 7ª etapa com o tempo de 06h50m11s e a 5ª posição da categoria Pró Brasil.

 

 O percurso da sétima etapa realizado na região do Jalapão teve largada e chegada em Palmas, em uma espécie de ‘laço’. Cotton e Eduardo Costa enfrentaram trechos de alta velocidade, com cruzamento de rios, passagem por fazendas, com piçarras, e trechos travados com triais, que exigiram bastante navegação, sendo que a predominância da especial foi a temida areia do Jalapão.

 

 Cotton relata as dificuldades enfrentadas pela equipe, mas se diz satisfeito com o resultado obtido. "Foi difícil como sempre. O Jalapão é complicado, tem trechos de alta (velocidade) onde conseguimos andar bem. Na zona de abastecimento, fomos o 11º carro a chegar lá, e havíamos largado em último, então, estávamos bem colocados. No finalzinho, acabamos caindo em um charco e perdemos meia hora para sair. Mas conseguimos terminar, com o 5º tempo da categoria e 15º no geral", comemorou o piloto que aposta no etanol como forma de sustentabilidade, já que é um combustível produzido a partir a cana-de-açúcar, e menos poluente do que as demais categorias.

 

 Eduardo conta que além das areias do Jalapão, foi difícil lidar com as altas temperaturas do deserto. "Fora o calor, hoje foi tudo bem. Levamos bastante água no e um camelback extra. Pegamos muita poeira no caminho, por conta dos carros que estavam na nossa frente, e tivemos que ultrapassar. Largamos tarde, e na chegada, pegamos um sol mais baixo, tendo que encará-lo de frente, era complicado de enxergar. Não víamos a hora de terminar a especial", relatou o navegador.

 

 Segundo Cotton há pouco a ser feito para a etapa desta quinta-feira. "No carro tem pouca coisa para ser ajustada. Hoje tivemos uma especial longa, na areia e ele se saiu muito bem. Vamos ver se conseguimos recuperar alguma coisa nesses três últimos dias", finalizou.

 

 O Rally dos Sertões 2013 será composto por um roteiro de 4.115 quilômetros, sendo 2.428 quilômetros de especiais - 60,4 do trajeto total do percurso entre os estados de Goiás e Tocantins. Serão nove etapas disputadas até a chegada, de volta á Goiânia no dia 03 de agosto.

 

 Marcus Cotton e Eduardo Pereira e Costa contam com patrocínios da Amvox Eletrodomésticos, Verg-IT, Gatti Veiculos e apoio da ASA Advogados e Associados, Ladrox Wheels, Corauto Reparos Automotivos, Rede Camargo e Dynotech Dinamômetros.

 

 Acompanhe todas as informações sobre o Rally dos Sertões em: Webventure

 (www.webventure.com.br/sertoes2013), TV Globo, SporTV, Rádio Eldorado e Rádio Estadão, Blog da Cotton e Eduardo Costa (http://www.webventure.com.br/sertoes2011/blog/home/id/93), Rede Globo e Sportv, Rádio Interativa In (94,7 FM) e www.sigcomunicacao.com.br.

 

Resultado 7ª etapa - Categoria Pró Brasil (extra-oficial)

 1) Marcos Cassol/Luis Felipe Eckel, 05:52:29

 2) José Sawaya/Marcelo Haseyama, 06:11:03

 3) Jorley Jr./Maykel Justo, 06:11:45

 4) Mauro Guedes/Neurivan Calado, 06:23:30

5) Marcus Cotton/Eduardo Costa, 06:50:11

 6) Cleber Rosa/Eduardo Rebouças, 06:50:42

 

Programação:

 

8ª etapa: 01/08, quinta-feira

 Palmas (TO) - Minaçu (GO)

 DI: 312 km

 TE: 333 km (258 km para caminhões)

 DF: 20 km

 TOTAL: 666 km

 

9ª etapa, 02/08, sexta-feira

 Minaçu (GO) - Goianésia (GO)

 DI: 32 km

 TE: 264 km (231 km para caminhões)

 DF: 253 km

 TOTAL: 550 km

 

10ª etapa, 03/08, sábado (Final)

 Goianésia (GO) - Goiânia (GO)

 DI: 7 km

 TE: 123 km

 DF: 160 km

 TOTAL: 290 km

 Premiação

 

 Informações à Imprensa:

 SIG Comunicação

 Contato: Silvana Grezzana Santos


 


Marcelo Maragni/FotoArena
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário