500 universitários com 55 protótipos de 29 universidades de todo
o país encerram sua participação depois de três dias de competição no
Kartódromo de Interlagos (SP)
Depois de
três dias de competição no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de
São Paulo, termina nesta sexta-feira (30/8) a 10ª Maratona Universitária de
Eficiência Energética. O evento contou com a participação de cerca de 500
estudantes com 55 protótipos de 29 universidades de sete Estados (SP, PR, SC,
RS, MG, BA, MA) brasileiros.
"Os
universitários conseguiram resolver os eventuais problemas da primeira
tentativa e depois dos testes iniciais, neste segundo dia de prova atingiram um
rendimento dos veículos ainda melhor. Tudo indica que vamos ter um final de
evento com resultados surpreendentes em virtude dos bons projetos e do esforço
da moçada", comentou Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª
Maratona Universitária da Eficiência Energética.
Uma das
curiosidades da Maratona Universitária da Eficiência Energética é que a maioria
(cerca de 90%) dos pilotos é do sexo feminino, justamente porque os estudantes
desejam alcançar a eficiência em todos os níveis. Por isso, procuram estudantes
de menor estatura e peso, além de apostarem na suavidade e precisão das
mulheres ao volante.
"Eu
estou achando tudo muito super divertido. Ainda mais que não sei dirigir carro,
os meus colegas ficam brincando comigo, mas aqui na pista estou dando conta com
muita eficiência", comentou Amanda Puche, 25 anos, estudante de Engenharia
Civil e piloto do carro elétrico da Escola de Engenharia de São Carlos (SP), do
alto de seus 1m49 de altura e 48 quilos de peso, medidas típicas de um jóquei.
Imprevistos e
Irreverência
Todo evento
reunindo jovens universitários têm seus momentos alegres, descontraídos e
também de imprevistos. E na 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética
também esta sendo assim. Os estudantes passam um ano projetando e construindo
seus protótipos, e depois enfrentam longas viagens e noites mal dormidas para
participarem da competição, e nem tudo dá certo. É o caso dos alunos da
Universidade Estadual do Maranhão, que no meio do percurso até São Paulo
tiveram o seu ônibus quebrado e vão participar apenas do último dia de
competição.
Ou da
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que teve seu ônibus
arrombado já na Capital e três estudantes ficaram sem as suas malas com roupas,
documentos e dinheiro. Todos os outros concorrentes fizeram uma ‘vaquinha’ que
rendeu R$ 450 para os três contornarem um pouco o imprevisto.
Mas
irreverência é com eles mesmos. Todas as equipes apelidaram os seus veículos e
alguns têm nomes engraçados, como o Empurra que Vai e a Tartaruga Apavorada,
ambos do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - Unifeb SP,
o Maculosa e o Pinga ni Mim, os dois da Universidade Federal de Juiz de Fora -
MG, Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Dedo
Português, Patinho Feio e o Pé de Pano, do Instituto Mauá de Tecnologia/SP,
inspirado no cavalo branco e fiel companheiro do Pica-Pau (apesar de alguns
episódios ele ser do bandido). Aliás, o ‘carrinho’ do personagem do desenho
animado é o líder da competição na categoria Gasolina, com a média de 321,069
km por litro.
O líder na
categoria Etanol é o Barão de Mauá, também do Instituto Mauá, que atingiu a
marca de 225,756 km por litro. Já na categoria Eletricidade o primeiro colocado
é o Faísca II, protótipo da Escola de Engenharia de São Carlos/SP, com o
consumo de 60,522 KJoules.
O recorde da
Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol
foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),
com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no
mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394
km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em
2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.
Última
Tentativa
Todos os
veículos terão a última oportunidade de melhorarem as suas marcas nesta
sexta-feira. A vitória nas categorias gasolina e etanol será do protótipo que
fizer o percurso gastando menos combustível depois dos três dias de tentativas.
No caso dos movidos à eletricidade o vencedor será o que gastou menos energia,
também não importando em qual dos dias.
Os veículos
das categorias gasolina e etanol usaram um pequeno frasco de 250 ml com
combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes
de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de
combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.
Os protótipos
movidos a motor elétrico entram para o circuito com exatamente a mesma carga
mínima na bateria. Depois de percorrerem a distância mínima de oito voltas é
feita a medição da carga restante pelo Joule Meter. O protótipo vencedor é
aquele que ficar com mais carga na bateria.
A Maratona
Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio
para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o
protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou
eletricidade.
O anúncio dos
vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, nesta sexta-feira
(30/8), a partir das 14h30. O prêmio é a doação de veículos Renault para as
universidades usarem em seus laboratórios.
Veja a
programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
30/8 - 8h00 -
3ª e última tentativa
14h30 -
Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi
A 10ª
Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio da Renault,
Instituto Renault e Siemens, apoio da NSK Rolamentos e SPTuris.
Mastermidia
João Alberto Otazú
Foto: Humberto Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário