Evento que envolve cerca de 500 estudantes de engenharia de todo
o Brasil terá sua décima edição, realizada no Kartódromo de Interlagos, a
partir de segunda-feira (26/8)
Evento de
suporte da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de
Endurance - FIA WEC, a 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética será
realizada na próxima semana (26 e 30/8) no Kartódromo de Interlagos, em São
Paulo (SP), reunindo alunos e professores de diversos cursos de engenharia em
todo o Brasil.
É a disputa
mais diferente que existe em circuitos normalmente utilizados por barulhentos e
velozes veículos de competição. Não tem barulho e poluição sonora e não adianta
ser o mais rápido. E o formato dos protótipos é livre e por isto surgem alguns
modelos com desenhos inusitados. A meta sempre é a eficiência energética, para
que vença o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movido por gasolina,
etanol ou eletricidade.
"Todos
os detalhes dos protótipos são pensados e projetados para o uso adequado e
eficiente da energia, passando pelos requisitos de segurança da indústria
automotiva", comenta Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª
Maratona Universitária da Eficiência Energética.
Um ponto
importante é a utilização de maneira racional e inovadora dos materiais. Os
veículos são super leves, pesando cerca de 25 quilos, e a maioria é construída
de material reciclado. Mas nenhum deles custa mais do que R$ 5 mil.
"Nós
também avaliamos o projeto e a forma construtiva do veículo. É condição
regulamentar que sejam totalmente criados pelas equipes formadas por um
professor líder e no máximo sete estudantes de engenharia", lembra o
idealizador, reforçando que no evento anualmente surgem novas idéias dos
futuros grandes engenheiros e que posteriormente podem ser aplicadas
comercialmente pela indústria automotiva.
Em todas as
três categorias (etanol, gasolina e eletricidade) os concorrentes irão fazer
três tentativas, uma por dia, a partir de quarta-feira (28/8). Desta forma,
após cada tentativa pelo anel externo do kartódromo, com 804 metros de
comprimento, os estudantes fazem ajustes para melhorar a eficiência energética.
O que vale é a melhor das três tentativas, sendo declarado vencedor de cada
categoria aquele veículo que fizer o percurso gastando menos combustível.
A indicação
dos vencedores será na sexta-feira (30/8), pelo ex-campeão de Fórmula 1 e
Fórmula Indy Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo. A
premiação é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus
laboratórios. "Mas o conhecimento é o principal troféu para os
alunos", enaltece Andriolo.
O recorde da
Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol é
de 736,395 km/l, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em
2011. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da
Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor
elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de
Tecnologia, de São Paulo.
Veja a
programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
26/8 -
Chegada das 59 equipes no Kartódromo de Interlagos
27/8 -
Vistoria dos 59 veículos inscritos
28/8 - 10h00
- Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 -
2ª tentativa
30/8 - 8h00 -
3ª e última tentativa
13h00 -
Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi
A 10ª
Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault,
Instituto Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris.
Mastermidia
João Alberto Otazú
Foto divulgação
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