terça-feira, 27 de agosto de 2013

10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética: Emerson Fittipaldi dará a largada

Os veículos de comunicação que tiverem interesse em fazer a cobertura da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, deverão enviar e-mail para o endereço mastermidia@terra.com.br informando o nome e cargo dos profissionais, além de telefone para contato.

O piloto Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo, vai dar a largada da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, que será realizada a partir das 10 horas desta quarta-feira (28/8) no Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo (SP). Está confirmada a participação de 31 universidades e escolas técnicas de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros, com 59 protótipos inscritos, reunindo mais de 500 estudantes e professores de cursos de engenharia.


"Está tudo preparado. Já temos uma boa experiência com este tipo de evento e muitos estudantes também já participaram de edições anteriores. Então, depois de saudar e agradecer a presença de todos, agora é a hora da disputa e torcemos para que tudo ocorra bem e que vença o melhor projeto", avisa Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.

A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade.

Todos os veículos das categorias gasolina e etanol usarão um pequeno frasco com combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.

Os protótipos movidos a motor elétrico recebem o mesmo tipo de bateria, com exatamente a mesma carga mínima. "Para deixar tudo mais justo, a escolha das baterias é feita por sorteio. Os veículos vão para a pista e depois medimos o consumo com o Joule Meter", explica Andriolo. O protótipo vencedor é aquele que percorrer a maior distância com esta carga mínima de bateria.

Todos os veículos poderão fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel externo do kartódromo (804 metros de comprimento) por cerca de doze voltas seguidas. A vitória depois de três tentativas em cada categoria será do protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível.

O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

O anúncio dos vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, na sexta-feira (30/8), a partir das 13 horas. O prêmio é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios.

A 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética é evento suporte da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, que será disputada no Autódromo de Interlagos, de 30 de agosto a 1º de setembro.

Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
27/8 - Vistoria dos 59 veículos inscritos
28/8 - 10h00 - Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 - 2ª tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi

CREDENCIAMENTO
Os veículos de comunicação que tiverem interesse em fazer a cobertura da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, através de seus repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, deverão enviar e-mail para o endereço mastermidia@terra.com.br informando o nome e cargo dos profissionais, além de telefone para contato. A confirmação do credenciamento será através de e-mail.

A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault, Instituto Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris.

Mastermidia

João Alberto Otazú
Fotos divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário