Os veículos de comunicação que tiverem interesse em fazer a
cobertura da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, deverão
enviar e-mail para o endereço mastermidia@terra.com.br informando o nome e
cargo dos profissionais, além de telefone para contato.
O piloto
Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo, vai dar a largada
da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, que será realizada a
partir das 10 horas desta quarta-feira (28/8) no Kartódromo de Interlagos, na
zona sul de São Paulo (SP). Está confirmada a participação de 31 universidades
e escolas técnicas de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros,
com 59 protótipos inscritos, reunindo mais de 500 estudantes e professores de
cursos de engenharia.
"Está
tudo preparado. Já temos uma boa experiência com este tipo de evento e muitos
estudantes também já participaram de edições anteriores. Então, depois de
saudar e agradecer a presença de todos, agora é a hora da disputa e torcemos
para que tudo ocorra bem e que vença o melhor projeto", avisa Alberto
Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência
Energética.
A Maratona
Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio
para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o
protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou
eletricidade.
Todos os
veículos das categorias gasolina e etanol usarão um pequeno frasco com
combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes
de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de
combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.
Os protótipos
movidos a motor elétrico recebem o mesmo tipo de bateria, com exatamente a
mesma carga mínima. "Para deixar tudo mais justo, a escolha das baterias é
feita por sorteio. Os veículos vão para a pista e depois medimos o consumo com
o Joule Meter", explica Andriolo. O protótipo vencedor é aquele que
percorrer a maior distância com esta carga mínima de bateria.
Todos os
veículos poderão fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel externo do
kartódromo (804 metros de comprimento) por cerca de doze voltas seguidas. A
vitória depois de três tentativas em cada categoria será do protótipo que fizer
o percurso gastando menos combustível.
O recorde da
Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol
foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),
com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no
mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394
km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em
2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.
O anúncio dos
vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, na sexta-feira
(30/8), a partir das 13 horas. O prêmio é a doação de veículos Renault para as
universidades usarem em seus laboratórios.
A 10ª
Maratona Universitária de Eficiência Energética é evento suporte da Le Mans 6
Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC,
que será disputada no Autódromo de Interlagos, de 30 de agosto a 1º de
setembro.
Veja a
programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
27/8 -
Vistoria dos 59 veículos inscritos
28/8 - 10h00
- Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 -
2ª tentativa
30/8 - 8h00 -
3ª e última tentativa
13h00 -
Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi
CREDENCIAMENTO
Os veículos
de comunicação que tiverem interesse em fazer a cobertura da 10ª Maratona
Universitária de Eficiência Energética, através de seus repórteres, fotógrafos
e cinegrafistas, deverão enviar e-mail para o endereço mastermidia@terra.com.br
informando o nome e cargo dos profissionais, além de telefone para contato. A
confirmação do credenciamento será através de e-mail.
A 10ª
Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault,
Instituto Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris.
Mastermidia
João Alberto Otazú
Fotos divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário