52 protótipos de 28 universidades de todo o país participaram do
primeiro dos três dias de competição no Kartódromo de Interlagos (SP).
O primeiro
dia de competição da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética
começou nesta quarta-feira (28), com 52 protótipos de 28 universidades de seis
Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA) brasileiros indo para o circuito de 804 metros
de comprimento do Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São
Paulo, para a primeira tentativa de eficiência com os combustíveis gasolina,
etanol e eletricidade.
"A
qualidade dos veículos melhorou bastante. A performance dos protótipos melhorou
quase 100% na pista com relação ao ano passado e retrasado no mesmo
kartódromo", comemorou Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª
Maratona Universitária da Eficiência Energética.
Todos os
veículos participantes poderão fazer uma tentativa por dia, completando cerca
de doze voltas seguidas no anel externo do kartódromo. A vitória depois de três
tentativas em cada categoria (gasolina, etanol, eletricidade) será do protótipo
que fizer o percurso gastando menos combustível.
"Temos
que torcer que amanhã e depois seja tão bom como hoje (quarta-feira). Agora que
a vistoria resolveu os eventuais problemas e os ajustes foram testados na
primeira tentativa, eles (os universitários) mexeram nos veículos na tarde de
hoje e vão virar a noite também para se preparar para ter uma resposta melhor
na quinta e sexta-feiras. Quem sabe consigam até uma marca mais surpreendente
ainda do que temos até hoje", avaliou o organizador.
O recorde da
Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol
foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),
com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no
mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394
km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em
2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.
Todos os
veículos das categorias gasolina e etanol usaram um pequeno frasco com
combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes
de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de
combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.
Os protótipos
movidos a motor elétrico recebem o mesmo tipo de bateria, com exatamente a
mesma carga mínima. Os veículos vão para a pista e depois de percorrerem a
distância mínima de oito voltas é feita a medição da carga restante. O
protótipo vencedor é aquele que ficar com mais carga na bateria.
Segundo
Andriolo as equipes novas tiveram mais a aprender do que propriamente a equipes
mais experientes, "quem está acostumado a participar da competição há
quatro e cinco anos veio no kartódromo e conseguiu uma performance melhor do
que nas edições anteriores", explicou.
A Maratona
Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio
para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o
protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou
eletricidade.
O anúncio dos
vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, na sexta-feira
(30/8), a partir das 13 horas. O prêmio é a doação de veículos Renault para as
universidades usarem em seus laboratórios.
Veja a
programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
29/8 - 8h00 -
Largada para a 2ª tentativa
30/8 - 8h00 -
3ª e última tentativa
13h00 -
Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi
A 10ª
Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault,
Instituto Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris.
Mastermidia
João Alberto Otazú
Fotos: André Santos
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