• Trio vencedor de Le Mans chega a São Paulo como líder do
campeonato • Quatro vitórias consecutivas na temporada do WEC mantém Audi
imbatível em 2013 • Com sua larga experiência em Interlagos, Lucas Di Grassi
pode dar apoio à equipe nos boxes
A equipe Audi
enfrenta dois grandes desafios rumo à quarta etapa do Campeonato Mundial de
Endurance (FIA WEC). A Le Mans 6 Horas de São Paulo acontece neste final de
semana (domingo, dia 1º de setembro) no Autódromo de Interlagos, e o time das
quatro argolas tentará manter a série invicta de 2013 - foram quatro vitórias,
contando as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Le Mans - e também vencer pela
primeira vez nos 4.309 metros do traçado paulistano.
Embora tenha
vencido todas as três provas da temporada até o momento (Silverstone, Spa e Le
Mans - a corrida de Sebring era extra-campeonato), a equipe de Ingolstadt não
teve o melhor desempenho nos 4.309 metros do traçado paulistano na prova do ano
passado, vencida pela Toyota de Alexander Wurz e Nicolas Lapierre. O
tradicional circuito da capital paulista é o mais curto da temporada do Mundial
de Endurance e traz grandes desafios no acerto dos protótipos por suas
características bastante diversas, como subidas, descidas, curvas cegas, curvas
de alta, de baixa velocidade e uma longa reta, além da baixa abrasividade do
asfalto, que resulta em menor aderência dos pneus. Para os pilotos, o sentido
anti-horário da pista traz um desafio físico, especialmente à musculatura do
pescoço.
Tanto que
para manter a invencibilidade de 2013, a Audi vem a São Paulo com seus dois R18
e-tron quattro sem a configuração do "long-tail" usada por um dos
carros na prova de Spa-Francorchamps e pelos três bólidos em Le Mans. A
configuração tinha uma traseira mais longa e menos pressão aerodinâmica, feita
especialmente para circuitos de alta velocidade, o que não é o caso de
Interlagos.
"São
Paulo é uma das poucas pistas em que se guia no sentido anti-horário. Isso
significa que nossos músculos serão submetidos a cargas diferentes. O nível de
aderência do asfalto é geralmente baixo e há muitas subidas e descidas. As duas
primeiras curvas são um grande desafio, porque nas freadas as rodas podem
travar facilmente", explicou o francês Benoît Tréluyer.
Os dois carros
da Audi serão pilotados pelo trio vencedor das 24 Horas de Le Mans e atual
líder do campeonato - Loïc Duval, Tom Kristensen e Allan McNish; e pelos
vice-líderes da temporada, André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer. O
brasileiro Lucas Di Grassi, que há um ano fez sua estreia pela esquadra alemã
justamente em solo nacional com um lugar no pódio e a volta mais rápida daquele
final de semana, irá ajudar a equipe com seus conhecimentos trabalhando junto
dos engenheiros e dos pilotos de dentro dos boxes. Como parte do plano
pré-estabelecido desde o início da temporada, Lucas não seria inscrito nas
corridas do WEC fora da Europa - ele foi terceiro em Spa e em Le Mans correndo
ao lado de Marc Gené e Oliver Jarvis. Di Grassi estará disponível e comunicará
suas impressões do R18 e-tron quattro para a imprensa, convidados VIP e
espectadores presentes.
"Trabalhamos
muito forte como um time e estamos firmemente seguindo um plano para
conquistarmos mais um título do Mundial de Endurance. Estou preparado para ajudar
a Audi no que for preciso no Brasil, seja nos boxes passando minhas impressões
e dando dicas sobre a pista, seja no relacionamento com mídia e patrocinadores.
E apesar de eu não estar no carro no final de semana, estou bastante ansioso
para ver o nosso desempenho, pois acumulamos muitos dados da corrida do ano
passado, então a expectativa inicial é que a nossa performance seja melhor em
relação a 2012", destacou Lucas Di Grassi.
Programação
da Le Mans 6 Horas de São Paulo
Sexta-feira,
30 de agosto
11h05 -
12h35: 1º Treino Livre
15h40 -
17h10: 2º Treino Livre
Sábado, 31 de
agosto
10h20 -
11h20: 3º Treino Livre
15h10 -
15h35: Treino Classificatório
Domingo, 1º
de setembro
12h00 -
18h00: Corrida
Visite
www.audi-motorsport.com e siga @Audi_Sport no Twitter. O site transmitirá a
corrida ao vivo via streaming.
Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Audi Media Service
Nenhum comentário:
Postar um comentário